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A EXPRESSÃO CORPORAL E A DANÇA: INTERVENÇÕES TECNOLÓGICAS DIRECIONADAS ÀS BRINCADEIRAS E E-GAMES A SERVIÇO DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA


 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Curso: Educação Física Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: Estimular a autonomia do aluno por meio da produção textual que agrega e torna possível a apropriação de conhecimentos relevantes para sua formação acadêmica. Desenvolver a criticidade por meio de estudos indepentendes, sistemáticos, científicos que aproxime o aluno de seu campo de atuação profissional. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de situação-problemas estreitados com a realidade da área de formação. Integrar diversos conteúdos e conhecimentos adquiridos durante o semestre associanto teoria à pratica por meios da sistematização e organização de ideias. APRESENTAÇÃO Caro aluno(a),seja bem-vindo(a) a este semestre! O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teóricos e técnicos, ocorram fundamentados pelas novas evidências científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) será: A EXPRESSÃO CORPORAL E A DANÇA: INTERVENÇÕES TECNOLÓGICAS DIRECIONADAS ÀS BRINCADEIRAS E E-GAMES A SERVIÇO DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como base os conteúdos apresentados nas disciplinas do semestre. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR ATIVIDADE Esta atividade tem como objetivo ampliar a compreensão a respeito dos conteúdos envolvidos nas áreas de conhecimento contempladas no semestre vivenciado, resultando em uma produção textual individual fundamentada na aprendizagem baseada em uma situação-problema que apresenta a seguinte temática: A EXPRESSÃO CORPORAL E A DANÇA: INTERVENÇÕES TECNOLÓGICAS DIRECIONADAS ÀS BRINCADEIRAS E E-GAMES A SERVIÇO DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA. Para auxiliar na produção textual, realize a leitura dos artigos científicos a seguir: Dança inclusiva para um paralisado cerebral GOBETTI, Sabrina Emanuele; SUTIL, Cristina. DANÇA INCLUSIVA PARA UM PARALISADO CEREBRAL. Disponível em : https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/b9645-gobetti,- sabrina-emanuele.-danca-inclusiva-para-um-paralisado-cerebral.-lages,-unifacvest,-2016_2.-cursode-educacao-fisica..pdf Rompendo fronteiras na Educação Física através dos videogames, com interação corporal FINCO, Mateus David; FRAGA, Alex Branco. Rompendo fronteiras na Educação Física através dos videogames com interação corporal. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 3, p. 533-541, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/M6PjbCQqyHBBwHXGw7wxbhP/?lang=pt&format=pdf Exergames como recurso facilitador da participação de aluno com deficiência física nas aulas de educação física: percepação do aluno. DA SILVA, Fernanda Carolina Toledo; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. Exergames como recurso facilitador da participação de aluno com deficiência física nas aulas de educação física: percepção do aluno. Revista Cocar, v. 11, n. 21, p. 184-208, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1288 Paralisia Cerebral PEREIRA, Heloisa Viscaino. Paralisia cerebral. Rev Resid Pediátr, v. 8, n. 1, p. 49-55, 2018. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/residenciapediatrica.com.br/pdf/v8s1a09.pdf Orientações específicas para realização da Atividade Realize a leitura da situação-problema intitulada: Situação Problema Imagine que você é Professor(a) de Educação Física na Escola Estadual de seu município e que na sua turma de alunos do 1.º Ano do Ensino Médio há um aluno que apresenta paralisia cerebral. Sabendo da importância conhecer melhor as deficiências encontradas na parte motora e/ou intelectual de seus alunos, bem como, preparar os demais alunos para aceitação e inclusão de pessoas com deficiência em suas aulas, você resolve estudar melhor sobre o assunto. Além disso, verifica em seu plano de aula que para este primeiro trimestre, você irá ensinar o conteúdo da expressão corporal e da dança no sentido de criar um ambiente de aprendizagem que permita a todos os alunos vivenciarem a dança como forma de expressão em diferentes culturas e contextos, utilizando-se, inclusive, de diferentes estratégias. Deste modo, você deverá elaborar um texto que responda aos seguintes questionamentos: 1. O que é paralisia cerebral ? Aponte o conceito de paralisia cerebral e apresente suas classificações por tipo de lesão apontandando também os níveis de funcionalidade motora grosseira, manual, comunicação e de alimentação. 2. Por que pessoas com paralisia cerebral apresentam maior risco de comorbidades e como a atividade física que contempla a expressão corporal e a dança podem ser aplicadas para trazer benefícios a saúde deste público. 3. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p.56) relata que: “Por desconhecimento, receio ou mesmo preconceito, a maioria dos portadores de necessidades especiais tendem a ser excluídos das aulas de Educação Física. A participação nessa aula pode trazer muitos benefícios a essas crianças, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social, que levam este aluno a uma maior condição de consciência, em busca da sua futura independência.” Neste sentido, quais estratégias você irá utilizar no contexto da expressão corporal e da dança para que o aluno com paralisia cerebral seja aceito e incluído em suas aulas de Educação Física na escola? 4. Apresente um conceito da Dança como prática corporal e aponte como este objeto de conhecimento pode ser comtemplado nas aulas de Educação Física para alunos do 1.º Ano do Ensino Médio que é composto por alunos de diferentes raças, sexo, limitações e a deficiência cerebral. 5. Como as brincadeiras e e-games podem ser utilizadas na aula de expressão corporal e dança na Educação Física Escolar em turmas em que há alunos com paralisia cerebral? 6. Para o Professor de Educação Física certamente é um desafio acolher, em seu grupo de alunos, pessoas que necessitam de atividades adaptadas, independente de sua deficiência física ou intelectual, neste contexto, aponte os principais conhecimentos que são necessários para promover o desenvolvimento, a formação humana, a saúde e qualidade de vida deste público específico. As perguntas podem ser utilizadas como roteiro para sua produção textual, porém outros aspectos que, mediante a leitura dos artigos sugeridos, você considere importante, poderão ser contemplados em sua produção. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalho será realizado individualmente. 2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), em conformidade com a ABNT. 4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: • Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas. • Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário. Bom trabalho! Equipe de professores

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