ATIVIDADE VALOR DE 35$ Módulo D - 116754 . 7 - Estratégias de Gestão e Organização Empresarial - D.20222.D AV1 - Atividade Contextualizada
Módulo D - 116754 . 7 - Estratégias de Gestão e Organização Empresarial
- D.20222.D
AV1 - Atividade Contextualizada
Conteúdo do
exercício
1.
Metodologia Ativa- Resolução de problemas: O objetivo
dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudo
nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia
ativa na contextualização do assunto proposta para solução de problemas.
Preparado (a)? Vamos começar!
Desejo boas-vindas a você na
Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade
diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas
abordados em nossa disciplina.
Aqui, você irá desenvolver e
apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para
concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos
científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te
auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao
tema proposto e busque utilizar de termos técnicos com clareza, para a
compreensão do texto.
Lembre-se de que, durante o
estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância
para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado (a) nesses conhecimentos
adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar
textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na
internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua
produção.
Dito isso, vamos em frente!
1. Para começar, analise com atenção
o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Localizada no Estado de
Pernambuco, no município de Caruaru, o Extra Market é uma empresa fictícia do
ramo de supermercados. Baseado no cenário em que a empresa está inserida e
diante dos resultados analisados, foi realizado um planejamento estratégico e
em uma das etapas foi feita a Análise de SWOT do supermercado Extra Market, ou
seja, verificaram-se os ambientes interno e externo e os resultados
apresentados foram esses abaixo:
Ambiente Interno
- Pontos Fortes (Forças)
· Chances de oferecer serviços
diferenciados baseado na necessidade do cliente;
· Capacidade de manter
promoções semanais;
· Experiência no setor
varejista e busca sempre de inovação tanto em conhecimentos, quanto em produtos
e serviços.
- Pontos Fracos (Fraquezas)
· Péssima localização; ·
Estrutura física deficitária, espaço pequeno;
· Recursos financeiros escassos
para realizar investimentos.
Ambiente Externo
- Oportunidades
· Expansão do ramo varejista,
com grande demanda no município;
· Aumento dos negócios
utilizando estratégias de marketing;
· Fidelização de clientes.
- Ameaças
· Concorrentes com localizações
mais privilegiadas;
· Procura de clientes por
ambientes mais confortáveis;
· Possibilidade de entrada de
novos concorrentes no município.
2. Com base na interpretação do
texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da
disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos
questionamentos abaixo:
Considerando as fraquezas e as
oportunidades esplanadas no texto e reconhecendo a necessidade de alavancar os
negócios do Supermercado Extra Market e, assim, manter-se como uma empresa que
cria vantagem competitiva sustentável no mercado varejista, como a estratégia
de diferenciação de Michael Porter possibilitaria essa melhoria?
3. Não se esqueça: Sua
dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Comentários
Postar um comentário