FP105 – Portfólio I
Ponto de partida
INDICAçõES GERAiS:
O aluno deve elaborar este
documento antes de iniciar as tutorias das disciplinas, e nele deve evidenciar
e refletir sobre sua realidade atual em relação ao âmbito da Educação. O aluno
não deve ter medo de equivocar-se na exposição de seus conhecimentos, tentando
ser o mais sincero possível para que mais tarde possa realizar uma
retrospectiva, retomando o ponto de partida, e avaliando/valorando por conta
própria seu processo formativo. Deve refletir, especificamente, sobre os
seguintes aspectos:
Experiências formativas e
profissionais relacionadas à Educação
A reflexão do aluno deve
abranger as experiências formativas e profissionais anteriores ao início do
mestrado, relacionadas ao âmbito da Educação e consideradas realmente
significativas, justificando.
Deve levantar as seguintes
questões:
Quais experiências formativas e/ou profissionais foram especialmente
relevantes?
Por que são
consideradas relevantes?
O que acrescentaram à
formação?
MUITO IMPORTANTE: Não
se trata de enumerar simplesmente e compilar em uma lista todas as experiências
formativas e/ou profissionais como em um currículo; o aluno deve fazer
referência às experiências que considera especialmente significativas,
elaborando um discurso estruturado e reflexivo, como se explica anteriormente.
Representações e crenças
iniciais sobre a educação
O aluno deve refletir sobre
as crenças e representações que possui em relação à Educação antes de iniciar o
curso. Deve levantar aspectos como:
Como entendo atualmente
a Educação?
Como concebo o processo
de aprendizagem?
Qual a função acredita
que devem desempenhar as TIC no campo educacional?
Quais as funções que acredita que devem desempenhar os professores e os
alunos no processo de aprendizagem?
Necessidades de formação
Como o enunciado indica, o
aluno deve recapitular suas necessidades de formação ao início do mestrado.
Deve levantar as seguintes questões:
Neste momento inicial, que carências são possíveis identificar na
formação e/ou na atuação como professor no campo da educação?
O que é possível observar a partir das experiências formativas e/ou
profissionais prévias na área da educação?
Quais os desafios que se apresentam?
Expectativas de formação
Como o enunciado propõe, o
aluno deve recapitular suas expectativas de formação em relação ao mestrado que
será iniciado. Deve levantar as seguintes questões:
O que espero deste
curso?
Que metas e objetivos foram estabelecidos para as diferentes etapas que
compõem o programa?
Quais são os objetivos
profissionais?
MUITO IMPORTANTE: As
perguntas não devem aparecer no seu texto, elas são apenas para nortear a
reflexão de vocês em cada um dos itens. Vocês podem realizar no formato de
texto ou estruturar reflexão de vocês nos quatro tópicos principais.
Esta entrega é uma
atividade de auto reflexiva, na qual a entrega não terá revisão e nem
qualificação.
Este documento deve atender os seguintes requisitos
formais:
·
Extensão: 6 páginas, no
máximo (sem contar instruções e enunciados).
·
Tipo de letra: Arial.
·
Tamanho: 11
pontos.
·
Entrelinhas: 1,5.
·
Alinhamento: Justificado.
O trabalho deve ser
realizado neste documento Word e deve-se seguir o procedimento oficial
de entrega. Em nenhum caso deve ser enviado através do correio ao
professor.
Lembrando que os
trabalhos que não atendam as condições de identificação não serão
corrigidos.
Nome completo:
Usuário:
Nome completo do(a) professor(a):
data:
Comentários
Postar um comentário