NDIVIDUAL - PTI
Secretariado Executivo
CURSO:NDIVIDUAL - PTI Secretariado Executivo CURSO: Secretariado Executivo PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Secretariado Executivo Curso Secretariado Executivo Semestre: 3º Objetivo da Aprendizagem Conduzir o planejamento de ações que visem a apropriação de ferramentas e estratégias de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente corporativo. Prezado estudante, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Plano de ações e a cultural digital em ambientes corporativos”. Escolhemos essa temática para possibilitar a aplicação interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar o plano de ações, teoricamente fundamentado, que será apresentado à liderança de sua empresa para desenvolver estratégias de gestão por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) João Pedro é o secretário executivo de uma indústria farmacêutica multinacional que está implementando um novo polo em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Ele foi convidado a exercer o seu cargo nesta nova unidade da empresa, tendo em vista que além de assessorar seu superior nas atividades rotineiras, auxilia na tomada de decisões, exerce liderança, elabora planejamento de ações e organiza projetos. A primeira ação foi fazer um diagnóstico prévio da sua nova equipe de trabalho. Para isso, após a empresa contratar uma equipe de pesquisadores, foi detectado a potencialidade na gestão, mediada pelas novas tecnologias. Então, a empresa resolveu propor essa discussão e analisar as propostas de seus colaboradores porque foi constatado que, além da demora na solução de problemas diários, o secretário executivo, bem como os demais colaboradores estão utilizando ferramentas inadequadas para a condução do trabalho empresarial. Como uma das características de João Pedro é exercer uma liderança colaborativa que permite e almeja que seus colaboradores participem das discussões e tomadas de decisões, ele também organizou uma semana de reuniões com os responsáveis pela gestão da empresa, apresentou o resultado da equipe de pesquisadores e propôs que discutissem a respeito das transformações tecnológicas necessárias para o meio de trabalho, visto que as práticas corporativas realizadas por este grupo estão defasadas, requerendo plano de ações que desenvolvam letramentos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Secretariado Executivo O resultado dessa reunião apontou que João Pedro terá alguns desafios a serem vivenciados naquele novo polo, pois a gestão anterior não priorizou as potencialidades das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como uma ferramenta eficaz que poderia potencializar o diálogo entre a equipe, investir na capacitação de seus colaboradores, promover maior divulgação das ações da marca, valorizar os serviços ofertados aos clientes e, com isso, garantir a fidelização deles. Desse modo, o trabalho será feito de forma escalonada. Logo, nessa primeira etapa, a proposta é que cada responsável pelas áreas da empresa apresente um plano de ações que consolide a inovação tecnológica e, principalmente, aprimore a agilidade e criatividade na condução do trabalho corporativo. Para isso, o plano deve ser focado na capacitação de seus colaboradores, mais especificamente, na área de vendas, explorando-se as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, com suas mídias e os letramentos digitais, de forma que as ferramentas tecnológicas sejam incorporadas, de modo benéfica, na agilidade e na execução das atividades da empresa. Como o plano de ações será em etapas, segundo o cronograma, a primeira deve ser direcionada para o setor de marketing, visando a venda dos produtos e a captação de novos clientes. Situação-problema: O desafio do secretário executivo João Pedro, então, é elaborar o plano de ações para suas competências, conforme o solicitado. Para isso, visando à robustez e à eficácia de seu plano de ações, ele deve contemplar as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que sejam adequadas à sua função no ambiente corporativo e que desempenhe melhoria dos índices de satisfação com a qualidade e eficiência de seu trabalho. Desse modo, seu desafio é desenvolver uma cultura digital eficaz dentro de suas funções e exigências profissionais diárias. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A partir de agora, você deve se colocar na situação do secretário executivo João Pedro, colaborando na elaboração do plano de ações condutoras no uso de ferramentas de tecnologias digitais no ambiente corporativo. Para isso, sua tarefa é elaborar o plano de ações, que será apresentado na reunião de líderes da indústria farmacêutica em questão. Considerando as disciplinas estudadas, siga as instruções a seguir: 1) Inicialmente, reflita sobre estes questionamentos: • De que forma, hoje, as empresas podem promover a capacitação da equipe de marketing para garantir uma transformação digital de forma tranquila e eficiente? • Qual deve ser o ponto de partida? Como diagnosticar as necessidades dos clientes, considerando o local onde a empresa está alocada? • Na área de marketing, quais ações podem promover maior consolidação da presença da empresa nas redes sociais? Como criar propagandas atrativas, explorando a tecnologia? Quais redes sociais podem ser exploradas? Quais aspectos, relacionados ao cliente, devem ser PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Secretariado Executivo considerados, visando a criação de propagandas atrativas, gerando engajamento e fortalecendo a fidelização do cliente? • No cotidiano da empresa, como as ações devem ser colaborativas e isso requer várias pessoas trabalhando juntas, concomitantemente. Como a tecnologia pode ajudar? Quais recursos são possíveis? Quais ferramentas tecnológicas podem propiciar isso? • Na área de marketing, a troca de experiências, cada vez mais, tem potencializado a criação de plano de ações exequíveis em dado contexto para atingir finalidades pré-determinadas, quais ferramentas tecnológicas podem ser exploradas para reuniões online? Como essas reuniões precisam ser organizadas para otimização de tempo? 2) Para aprofundar suas reflexões, leia os seguintes textos: • MARTINS, Márcia Maria de Modeiros Travassos Saeger; ROCHA, Danielle Matias da; ANDRADE, Tabira de Souza; BARBOTIN, Maria Angeluce Soares. Ferramentas de Tecnologia da Informação e comunicação como suporte às atividades do secretário executivo. In: Revista Gestão e Secretariado. São Paulo, 2015. v.6, n. 2, p. 65-87. (ANEXO 1) • FERNANDES, Emília Fabretti; GRECO, Eliana Alves. O Gênero discursivo propaganda e a influência da imagem na composição textual. In: Secretaria de Educação do Paraná. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, Curitiba, 2016, Versão Online, vol. 1, p. 1-22. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/ 2016_artigo_port_uem_emiliafabrettifernandes.pdf Acesso em 24 jun. 2022. (ANEXO 2) • PAES, Raul Vitor Oliveira; RODRIGUES, Joyce Magno; OLIVEIRA, Priscila Eny Souza. Canais online de comunicação sobre o secretariado: um mapeamento introdutório de perfis no instagram. Revista de Gestão e Secretariado. São Paulo, SP, v. 10, n. 3, p. 27-52. Disponível em:https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1031/pdf Acesso em 24 jun. 2022. (ANEXO 3) • SOARES, Rodrigues Israel. Webconferências: os momentos síncronos na prática. Instituto Federal de Goiás. Goiás, 2020. Disponível em: https://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Webconfer%C3%AAncias_%20os%20momentos %20s%C3%ADncronos%20na%20pr%C3%A1tica!%20(20-12-2020).pdf Acesso em 24 jun. 2022. (ANEXO 4 ) 3) Por fim, com base em suas reflexões e nas leituras sugeridas, além de outras que tenha pesquisado sobre o tema, organize sua produção textual interdisciplinar, orientando-se pela seguinte estrutura: • Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Secretariado Executivo • Introdução: No item introdutório, você deve apresentar o tema da reflexão a ser desenvolvida, a justificativa e o objetivo da elaboração do plano de ações. (1 lauda) • Desenvolvimento: O desenvolvimento do seu trabalho deverá ser organizado em duas partes: Parte I: Você deverá propor uma discussão teórica com base no eixo temático central da discussão evocada pela situação-problema, ou seja, o planejamento de ações para o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o desenvolvimento de estratégias de marketing. Para isso, você pode retomar as reflexões que realizou a partir das questões apresentadas no item 1 destas orientações, com ênfase em aspectos como: - Planejamento do marketing deve levar em conta os elementos do gênero propaganda (qual mídia será selecionada; a qual público-alvo se destina; faixa etária; nível social; escolaridade, dentre outros); - Diante do porte da sua empresa, da localização, do produto a ser veiculado e do destinatário deve-se analisar qual Tecnologia Digital da Informação e Comunicação pode ser explorada, ou seja, qual mídia é mais adequada, considerando o produto, a finalidade e o contexto. - É premente contemplar a relação entre propaganda e ética social, atendendo os pressupostos éticos na disseminação de informações que abrande desde veracidade até respeito a todos os consumidores. Nessa discussão, você deve mobilizar referenciais teóricos que versem sobre o tema, bem como mobilizar dados de pesquisas atuais que ilustrem as proposições elaboradas. (2 laudas) Parte II: Você deverá, com o respaldo da discussão teórica, apresentar o plano de ações que será apresentado aos líderes de sua empresa. Para isso, poderá utilizar o modelo estrutural a seguir: (2 a 3 laudas) Título Apresentar o título do plano de ações idealizado. Objetivos Relacionar os objetivos do plano, considerando o produto a ser divulgado e as estratégias que vai explorar (públicoalvo, faixa etária, escolaridade, faixa social, dentre outros). Recursos humanos Relacionar as equipes necessárias para as ações e qual canal de comunicação será selecionado para as reuniões (webconferências). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Secretariado Executivo financeiros Projetar o orçamento necessário para as ações. materiais Descrever o que será selecionado para as ações (mídia, contratação de pessoas, dentre outros). Execução Descrever as ações projetadas a curto, a médio e a longo prazo. Ferramentas de gestão Relacionar as ferramentas tecnológicas a serem mobilizadas. Princípios balizadores Relacionar os princípios sociais, éticos e culturais que norteiam o planejamento das ações. Resultados esperados Apontar o que se espera alcançar com o planejamento das ações propostas. * Outros itens podem ser inseridos, se você julgar relevantes para a apresentação de sua proposta. • Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a síntese de suas percepções sobre o desenvolvimento do projeto. (1 lauda) • Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou outros recursos. • Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração do texto. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalho será realizado individualmente. 2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). 4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrese de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Secretariado Executivo A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: ● Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas. ● Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). ● Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. ● Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. ● Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário. Bom trabalho!
Secretariado Executivo
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
Comentários
Postar um comentário