PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Curso: Tecnologia em Gestão de
Recursos Humanos
Semestre: 3º e 4º
Disciplinas: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Direcionar o aluno para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado(a) aluno(a),
Seja bem-vindo(a) a esse semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como objetivo possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho, você desenvolverá a atitude de investigação relacionada a uma Situação Geradora
de Aprendizagem (SGA) embasado em conhecimentos construídos em cada disciplina ao longo do
semestre e no exercício da capacidade analítico-reflexiva.
Você deverá ler atentamente as NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL,
conforme consta ao final deste documento.
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá conhecer o contexto da Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA) para realizar as tarefas propostas. Considere o caso hipotético “Contribuições
de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário de pós-pandemia” apresentado na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário pós-pandemia
O ano de 2021 foi desafiador para todos os segmentos, e especialmente para a economia,
devido ao contexto mundial de pandemia, que ainda permanece. Grande parte das empresas
precisou se reinventar pois a Covid-19 trouxe uma mudança radical na forma das organizações
trabalharem para sobreviverem.
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Uma das principais soluções adotadas por grande parte dessas organizações foi a
flexibilização das relações de trabalho proporcionada pelo sistema home office. O sistema não é
novidade e veio com a necessidade de manter os funcionários trabalhando fora do espaço físico
organizacional, principalmente para garantir o distanciamento social. Todavia, vários segmentos
retomaram suas atividades de modo presencial ou híbrido (alternado home office e presencial), com
isso surgem várias questões, tais como: como estabelecer o acompanhamento e o desenvolvimento
das pessoas em espaços físicos distintos; como se concebem as relações de negociação e gestão de
conflitos mediadas pelo uso das tecnologias, como definir a carreira e a remuneração, e os cuidados
com a saúde e segurança no trabalho de seus colaboradores.
Pensando nisso, a empresa Prevenção vem se importando cada vez mais com o
desenvolvimento de seu pessoal, buscando inovações em seus processos e nos serviços. Ela atua na
área da saúde – considerada como uma das melhores operadoras de saúde da região Sul do país,
atuando há mais de 20 anos no mercado. Atualmente conta com um quadro de 150 funcionários,
distribuídos em cinco escritórios regionais.
A diretoria, junto com a área de Recursos Humanos da empresa, chegou à conclusão de que
é preciso se atualizar às novas tendências do mercado, inovações em gestão de pessoas, novos
modelos de atuação dos profissionais como o modelo híbrido, por exemplo, pensando em melhorias
para os colaboradores e expansão da empresa no mercado. Para isso, resolveu contratar uma
consultoria externa especializada na área para auxiliar na adequação desses processos e propor
novas práticas que levem a Prevenção ao alcance de seus objetivos.
Agora é com você!
Seu trabalho é posicionar-se como membro dessa consultoria externa contratada pela empresa
Prevenção e resolver os desafios propostos a seguir, considerando os conteúdos trabalhados nas
disciplinas do semestre.
DESAFIO 1
Em conversa com a diretoria e com uma representante da área de RH da Prevenção, a
consultoria externa, a qual você representa, identificou a necessidade de fortalecer o trabalho em
equipe dos colaboradores da empresa. Criar, aprimorar e incentivar o trabalho em equipe é uma das
boas alternativas para se realizar o desenvolvimento organizacional.
Em meio aos novos formatos de atuação, como por exemplo o modelo híbrido (que alterna
home office e presencial), vem crescendo a criação e manutenção de equipes virtuais, mediadas pelas
tecnologias da informação e comunicação, o que exigem alguns novos cuidados.
Você enquanto consultor(a) externo(a), apontou para a diretoria e para a representante do
RH que, mesmo que uma equipe seja virtual, sendo composta por membros que estão fisicamente
distantes, eles precisam mobilizar suas competências para que haja um trabalho coletivo,
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entendendo que aspectos comportamentais como a busca pelo conhecimento mútuo, a construção
de vínculo socioafetivo, o estabelecimento de confiança, a abertura para uma comunicação acessível
e assertiva, entre outros, apresentam-se como necessidades prementes que precisam ser satisfeitas,
através da aquisição e aperfeiçoamento constante de competências comportamentais, assegurando
um desempenho produtivo e saudável dessa equipe.
Diante disso, a sua ideia como consultor(a) é propor um plano de desenvolvimento de equipes
que englobe os colaboradores da empresa Prevenção:
1) Equipes de trabalho virtuais passam pelos mesmos estágios de desenvolvimento das equipes
físicas. Sendo assim, descreva os estágios de desenvolvimento pelos quais passam as equipes de
trabalho e que, muito provavelmente, as equipes da Prevenção também atravessam.
2) Cite e descreva ao menos duas competências específicas para o trabalho virtual e que precisam
fazer parte do repertório comportamental dos membros das equipes virtuais da empresa Prevenção.
3) Faça a sugestão de uma proposta educacional para aplicar nas equipes de trabalho da Prevenção,
com o objetivo de transmitir e desenvolver as competências específicas já descritas e formar equipes
comprometidas com os propósitos organizacionais.
Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas:
JULIANO, Márcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018.
DESAFIO 2
Partindo da necessidade de reestruturação da empresa Prevenção, em função do contexto
estabelecido, você - enquanto consultor(a) contratado(a) – propôs reuniões em conjunto com a área
de Recursos Humanos e convocou também a participação de membros representantes das diferentes
áreas da empresa, chegando à conclusão de que é preciso dedicar especial atenção aos novos
modelos de atuação dos profissionais, considerando a especificidade do modelo híbrido - que exige
uma reconfiguração das práticas e relacionamentos entre as equipes de trabalho quando viabilizadas
pelo uso de tecnologias, já que agora muitas reuniões são realizadas de maneira online de locais
fisicamente distintos. É preciso garantir que as entregas e demandas sejam realizadas
satisfatoriamente por todos, sempre pensando em melhorias para os colaboradores e visando a
expansão da empresa no mercado.
Logo nas primeiras reuniões, você percebeu a existência de muitos conflitos a serem
administrados, pois especialmente no início da pandemia, os funcionários da Prevenção acreditavam
que todos, ou pelo menos a maioria deles, seriam dispensados e, portanto, enfrentavam um
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momento de incertezas, apresentando baixa autoestima, que dificultavam as ações que deveriam
ser priorizadas. Os líderes das áreas precisam, portanto, adotar uma estratégia que busque resgatar
os princípios éticos, os valores, as crenças e a cultura da empresa para alinhar todos os integrantes
em busca dos objetivos estabelecidos.
Agora o desafio é com você:
De que forma o trabalho dos líderes de equipe poderia ser viabilizado no modelo híbrido de
trabalho, com objetivo de contribuir para constituição de uma equipe que valoriza a conduta ética,
os valores e cultura da organização na realização das suas atividades, minimizando possíveis
conflitos?
Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas:
COSTA, Júlio Cezar Da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018.
DESAFIO 3
O desafio proposto para você, enquanto consultor(a) externo(a), consiste na elaboração de
uma proposta de Plano de Carreira para os gestores das empresas-clientes, diante desse cenário da
pandemia do coronavírus, do trabalho híbrido (home-office e presencial), prepará-los para uma
futura implantação do Plano de Carreira. Porém, a empresa-cliente ainda não tem pleno
conhecimento do que consiste em um Plano de Carreira e tampouco, quais são os modelos de
carreira, e qual seria o mais indicado a ser adotado pela empresa.
Sendo assim, o desafio está dividido em duas partes:
1) Apresentar uma definição sobre o Plano de Carreira e as vantagens da implementação na empresa;
2) Escolher 3 (três), dentre os vários modelos (tipos) de Carreira existentes, conceituá-los e
apresentar as vantagens específicas de cada um dos que foram escolhidos.
Abaixo apresentamos uma lista com modelos (tipos) de carreira:
• Linha hierárquica.
• Linha em Y.
• Linha de especialização.
• Linha de polivalência.
• Linha generalista.
• Linha mista.
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Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas:
HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017 (disponível
biblioteca digital).
DESAFIO 4
O sistema de trabalho home office (teletrabalho), adotado por grandes empresas, públicas e
privadas, em função da pandemia do novo coronavírus, apresenta tendência de permanência na
maioria das companhias, mesmo após uma futura volta à normalidade. O home office foi uma opção,
porém veio acompanhado de uma série de questões relacionadas à legalidade de como este trabalho
tem sido realizado.
Neste contexto, responda as perguntas a seguir:
1) Na ocorrência de um acidente de trabalho, qual a responsabilidade do empregador?
2) Quais os riscos este trabalhador estará exposto realizando home office?
Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas:
CÂMARA, F. M. Saúde e Segurança do Trabalho. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional. 2016.
224 p.
DESAFIO 5
Considerando o contexto e situação geradora de aprendizagem apresentada, o desafio agora
é que você, enquanto consultor externo contratado, proponha a elaboração de um sistema de
informações sobre o cenário da pandemia do coronavírus, alertando os colaboradores sobre as
informações falsas e a desinformação gerada.
Com isso você deverá:
1) Identificar o conceito de “Fake News” e seus meios de comunicação;
2) Propor um sistema ou ferramenta para os colaboradores não serem afetados pelas fake news.
Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas:
FERREIRA, Marcel Chaves; MATOSO, Mariana Campos. Fake news e o comportamento de manada:
a influência social para a aceitabilidade do conteúdo falso. Research, Society and Development, v.
11, n. 5, p. e55311528132-e55311528132, 2022. Disponível em:
(https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28132). Acesso em: 05 jul. 2022.
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REFERÊNCIAS
- CÂMARA, F. M. Saúde e Segurança do Trabalho. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional.
2016. 224 p.
- CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como
incrementar talentos na empresa. 8ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2016. [MINHA BIBLIOTECA]
- COSTA, Júlio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018. 208 p.
- DUTRA, Joel Souza. Administração de carreiras – uma proposta para repensar a gestão de pessoas.
São Paulo: Atlas, 1996.
- FERREIRA, Marcel Chaves; MATOSO, Mariana Campos. Fake news e o comportamento de manada:
a influência social para a aceitabilidade do conteúdo falso. Research, Society and Development, v.
11, n. 5, p. e55311528132-e55311528132, 2022. Disponível em:
(https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28132). Acesso em: 05 jul. 2022.
- GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2ª Ed. São Paulo: Pearson
Prentice Hall, 2007. [BIBLIOTECA VIRTUAL]
- HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017 (disponível
biblioteca digital).
- JULIANO, Márcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018.
- Organização Internacional do Trabalho. As normas da OIT e a COVID-19 (coronavírus). 23 de março
de 2020 – Versão 1.2. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---rolima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_745248.pdf Acesso em: 04 jul.2022
- Organização Internacional do Trabalho. Teletrabalho durante e após a pandemia da COVID-19 Guia
prático. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilolisbon/documents/publication/wcms_771262.pdf Acesso em: 01 jul.2022
- PUENTE-PALACIOS, Katia; ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de. Grupos e equipes de trabalho
nas organizações. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E. & BASTOS, A. V. B. Psicologia,
organizações e trabalho no Brasil. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2014. (p. 385-412). Disponível
em: . Acesso dez. 2021.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
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2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no
trabalho a seguinte sequência, segundo as normas da ABNT:
1. Introdução: Apresentar o objetivo do trabalho e contextualizar a SGA proposta (1 a 3 laudas).
2. Desenvolvimento: Apresentar as resoluções dos desafios propostos (5 a 9 laudas).
3. Considerações Finais: Apresentar a importância da realização da atividade para a formação
profissional (1 a 3 laudas).
Referências bibliográficas.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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