TÍTULO: ESTUDO DE CASO 1: A ENSINO DA GEOGRAFIA DA RELAÇÃO SOCIEDADE – NATUREZA PARA TURMAS DE ENSINO MÉDIO (SEGUE LINK DO ESTUDO DE CASO 1) IMAGEM REPRESENTATIVA Fonte: Nova Escola. Disponível em< https://novaescola.org.br/plano-deaula/5608/conscientizacao-ambiental. Acesso em 29 de set. 2020 CONTEXTUALIZAÇÃO O texto “As práticas e metodologias de Ensino de Geografia em um mundo em transformação: O estudo de caso da atuação da professora Helena no Ensino Médio” será o nosso embasamento para a todas as etapas vindouras da disciplina Prática e Metodologia do Ensino de Geografia. Por isso, é essencial a leitura interpretação e aprofundamento dos estudos de caso, bem como a elaboração de reflexões e associações com as situações empíricas vivenciadas nas escolas e aulas de Geografia. Nesse sentido, o primeiro estudo de caso trata-se de uma temática muito importante dentro da Geografia: A relação Sociedade – Natureza. Como exemplificado na imagem acima, são várias as possibilidades de trabalhar essa temática na sala de aula, principalmente pelo viés da educação ambiental, a qual está diretamente relacionada com a conscientização dos estudantes para uma ética socioambiental. PROPOSTA DE ATIVIDADE Faça uma leitura do estudo de caso 1: Estudo de Caso 1: O ensino da Geografia da relação sociedade – natureza para turmas de Ensino Médio. (LINK DO ESTUDO DE CASO 1 ). Considerando a imagem e a contextualização acima, e a partir da sua compreensão sobre o estudo de caso, construa um parágrafo respondendo as seguintes questões: • Qual o ponto de vista apresentado na afirmação em negrito da imagem representativa acima? Por quê? • Partindo da realidade do município Abelha Rainha (Estudo de Caso 1), qual dos problemas ou impactos socioambientais gerados na cidade Abelha Rainha mais chamou sua atenção? Conte os motivos. • Leia a última postagem do(da) seu(sua) colega de turma, que faz referência aos problemas ou impactos socioambientais gerados na cidade Abelha Rainha. • Comente sobre alguns exemplos de pesquisas ou práticas de ensino que poderiam ser realizadas nas aulas de Geografia da professora Helena, para trabalhar os problemas ou impactos socioambientais (citados na última postagem do(da) seu(sua) colega) com uma turma de Ensino Médio da cidade Abelha Rainha. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO • Discorra em um parágrafo com 15 linhas observando a Norma Culta da Língua Portuguesa. • A postagem precisa estar coerente com a contextualização e a proposta da atividade informadas acima. • Seja sucinto e coerente. • Cópia de texto dos colegas ou da Internet reduzirá a nota a ZERO. DICAS FINAIS • Você é livre para realizar o número de postagens que quiser, como também poderá opinar sobre a postagem realizada pelos colegas. Quanto mais interagir, mais construtiva ficará nossa discussão. • Fique atento (a) ao seu e-mail, pois o tutor poderá enviar uma mensagem para você, solicitando uma nova postagem. • Evite deixar suas postagens para o último dia, pois o espaço para debates ficará pequeno e o tema pouco explorado. • A nota do fórum será registrada a partir da correção do professor/tutor .
TÍTULO: ESTUDO DE CASO 1: A ENSINO DA GEOGRAFIA DA RELAÇÃO SOCIEDADE – NATUREZA PARA TURMAS DE ENSINO MÉDIO (SEGUE LINK DO ESTUDO DE CASO 1) IMAGEM REPRESENTATIVA Fonte: Nova Escola. Disponível em< https://novaescola.org.br/plano-deaula/5608/conscientizacao-ambiental. Acesso em 29 de set. 2020 CONTEXTUALIZAÇÃO O texto “As práticas e metodologias de Ensino de Geografia em um mundo em transformação: O estudo de caso da atuação da professora Helena no Ensino Médio” será o nosso embasamento para a todas as etapas vindouras da disciplina Prática e Metodologia do Ensino de Geografia. Por isso, é essencial a leitura interpretação e aprofundamento dos estudos de caso, bem como a elaboração de reflexões e associações com as situações empíricas vivenciadas nas escolas e aulas de Geografia. Nesse sentido, o primeiro estudo de caso trata-se de uma temática muito importante dentro da Geografia: A relação Sociedade – Natureza. Como exemplificado na imagem acima, são várias as possibilidades de trabalhar essa temática na sala de aula, principalmente pelo viés da educação ambiental, a qual está diretamente relacionada com a conscientização dos estudantes para uma ética socioambiental. PROPOSTA DE ATIVIDADE Faça uma leitura do estudo de caso 1: Estudo de Caso 1: O ensino da Geografia da relação sociedade – natureza para turmas de Ensino Médio. (LINK DO ESTUDO DE CASO 1 ). Considerando a imagem e a contextualização acima, e a partir da sua compreensão sobre o estudo de caso, construa um parágrafo respondendo as seguintes questões: • Qual o ponto de vista apresentado na afirmação em negrito da imagem representativa acima? Por quê? • Partindo da realidade do município Abelha Rainha (Estudo de Caso 1), qual dos problemas ou impactos socioambientais gerados na cidade Abelha Rainha mais chamou sua atenção? Conte os motivos. • Leia a última postagem do(da) seu(sua) colega de turma, que faz referência aos problemas ou impactos socioambientais gerados na cidade Abelha Rainha. • Comente sobre alguns exemplos de pesquisas ou práticas de ensino que poderiam ser realizadas nas aulas de Geografia da professora Helena, para trabalhar os problemas ou impactos socioambientais (citados na última postagem do(da) seu(sua) colega) com uma turma de Ensino Médio da cidade Abelha Rainha. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO • Discorra em um parágrafo com 15 linhas observando a Norma Culta da Língua Portuguesa. • A postagem precisa estar coerente com a contextualização e a proposta da atividade informadas acima. • Seja sucinto e coerente. • Cópia de texto dos colegas ou da Internet reduzirá a nota a ZERO. DICAS FINAIS • Você é livre para realizar o número de postagens que quiser, como também poderá opinar sobre a postagem realizada pelos colegas. Quanto mais interagir, mais construtiva ficará nossa discussão. • Fique atento (a) ao seu e-mail, pois o tutor poderá enviar uma mensagem para você, solicitando uma nova postagem. • Evite deixar suas postagens para o último dia, pois o espaço para debates ficará pequeno e o tema pouco explorado. • A nota do fórum será registrada a partir da correção do professor/tutor .
Comentários
Postar um comentário