Pular para o conteúdo principal

ESTUDO DE CASO 1: A ENSINO DA GEOGRAFIA DA RELAÇÃO SOCIEDADE – NATUREZA PARA TURMAS DE ENSINO MÉDIO


 TÍTULO: ESTUDO DE CASO 1: A ENSINO DA GEOGRAFIA DA RELAÇÃO SOCIEDADE – NATUREZA PARA TURMAS DE ENSINO MÉDIO (SEGUE LINK DO ESTUDO DE CASO 1) IMAGEM REPRESENTATIVA Fonte: Nova Escola. Disponível em< https://novaescola.org.br/plano-deaula/5608/conscientizacao-ambiental. Acesso em 29 de set. 2020 CONTEXTUALIZAÇÃO O texto “As práticas e metodologias de Ensino de Geografia em um mundo em transformação: O estudo de caso da atuação da professora Helena no Ensino Médio” será o nosso embasamento para a todas as etapas vindouras da disciplina Prática e Metodologia do Ensino de Geografia. Por isso, é essencial a leitura interpretação e aprofundamento dos estudos de caso, bem como a elaboração de reflexões e associações com as situações empíricas vivenciadas nas escolas e aulas de Geografia. Nesse sentido, o primeiro estudo de caso trata-se de uma temática muito importante dentro da Geografia: A relação Sociedade – Natureza. Como exemplificado na imagem acima, são várias as possibilidades de trabalhar essa temática na sala de aula, principalmente pelo viés da educação ambiental, a qual está diretamente relacionada com a conscientização dos estudantes para uma ética socioambiental. PROPOSTA DE ATIVIDADE Faça uma leitura do estudo de caso 1: Estudo de Caso 1: O ensino da Geografia da relação sociedade – natureza para turmas de Ensino Médio. (LINK DO ESTUDO DE CASO 1 ). Considerando a imagem e a contextualização acima, e a partir da sua compreensão sobre o estudo de caso, construa um parágrafo respondendo as seguintes questões: • Qual o ponto de vista apresentado na afirmação em negrito da imagem representativa acima? Por quê? • Partindo da realidade do município Abelha Rainha (Estudo de Caso 1), qual dos problemas ou impactos socioambientais gerados na cidade Abelha Rainha mais chamou sua atenção? Conte os motivos. • Leia a última postagem do(da) seu(sua) colega de turma, que faz referência aos problemas ou impactos socioambientais gerados na cidade Abelha Rainha. • Comente sobre alguns exemplos de pesquisas ou práticas de ensino que poderiam ser realizadas nas aulas de Geografia da professora Helena, para trabalhar os problemas ou impactos socioambientais (citados na última postagem do(da) seu(sua) colega) com uma turma de Ensino Médio da cidade Abelha Rainha. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO • Discorra em um parágrafo com 15 linhas observando a Norma Culta da Língua Portuguesa. • A postagem precisa estar coerente com a contextualização e a proposta da atividade informadas acima. • Seja sucinto e coerente. • Cópia de texto dos colegas ou da Internet reduzirá a nota a ZERO. DICAS FINAIS • Você é livre para realizar o número de postagens que quiser, como também poderá opinar sobre a postagem realizada pelos colegas. Quanto mais interagir, mais construtiva ficará nossa discussão. • Fique atento (a) ao seu e-mail, pois o tutor poderá enviar uma mensagem para você, solicitando uma nova postagem. • Evite deixar suas postagens para o último dia, pois o espaço para debates ficará pequeno e o tema pouco explorado. • A nota do fórum será registrada a partir da correção do professor/tutor .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...