19/11/2022 15:03 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 1/2 MAPA - LHIST - HISTÓRIA DO BRASIL: IMPÉRIO E REPÚBLICA - 54/2022 Período:24/10/2022 08:00 a 09/12/2022 23:59 (Horário de Brasília) Status:ABERTO Nota máxima:5,00 Gabarito:Gabarito não está liberado! Nota obtida: 1ª QUESTÃO O ano de 2022 é marcante para a história nacional, tendo em vista que é o ano do bicentenário da Independência do Brasil em relação a Portugal. Por mais que a data de 07 de setembro seja comemorada todos os anos com desfiles, ações institucionais e governamentais, conhecer que o acontecimento não se resumiu ao dia de 07 de setembro de 1822, não é algo corriqueiro entre os cidadãos brasileiros. Sabemos que: “Tem-se dito da independência do Brasil que foi um desquite amigável entre os reinos unidos. Não há, porém, desquite perfeitamente amigável: precedem-no sempre incompatibilidades, rusgas, desavenças. Pode não ocorrer propriamente violência. Foi o que se deu nesse caso: a separação só teve que arcar com a resistência do general Madeira na Bahia depressa vencida. O mais consistiu em amuos, ameaças e ajustes de interesses. Sobreviveu, entretanto, um como que ressentimento entre as duas partes que, querendo simular indiferença, de fato caíram num alheamento, o qual, após durar bastante tempo, se foi progressivamente desvanecendo; já nos nossos dias, para dar lugar a uma cordialidade necessária e possivelmente fecunda. A independência, tal como se operou, teve aliás o caráter de uma transação entre o elemento ‘nacional' mais avançado, que preferiria substituir a velha supremacia portuguesa por um regime republicano segundo o adotado nas outras antigas colônias americanas, por esse tempo emancipadas, e o elemento reacionário, que era o lusitano, contrário a um desfecho equivalente, no seu entender, a uma felonia da primitiva possessão e a um desastre financeiro e econômico da outrora metrópole. A referida transação estabeleceuse sobre a base da permanência da dinastia de Bragança, personificada no seu rebento capital, à frente de um império constitucional e democrático, cujo soberano se dizia proclamado ‘pela graça de Deus e pela unanime aclamação dos povos’, a um tempo ungido do Senhor e escolhido pela vontade popular.” LIMA, Oliveira. O movimento da independência (1821-1822). Brasília: Edição Fac-símile da FUNAG, 2019, p. 07. Disponível em: https://funag.gov.br/biblioteca/download/o-movimento-da-independencia.pdf. Acesso em 06 set. 2022 Isto é, o processo de independência do Brasil foi distinto ao ocorrido em outros países da América, visto que não foi sumariamente violento, não resultou em uma república imediatamente, nem mesmo teve os membros da monarquia expulsos do território. No entanto, é errôneo afirmar que foi uma atitude súbita do monarca lusitano. Diante desse contexto, caro(a) aluno(a), lhe desafio a resolver o seguinte exercício: Você foi contratado pelo governo de seu município como historiador. O projeto do governo local é a produção de um material impresso, para ampla circulação entre os moradores da cidade, com a finalidade de comemoração do Bicentenário da Independência. Para isso, foi-lhe solicitado a entrega de um esboço do que seria esse projeto executado. Para produzir esse material, você terá que desenvolver os seguintes passos: a) Escolha uma ferramenta pedagógica diferenciada (visme, canva, smart art, etc). b) Na ferramenta escolhida, elabore uma linha de tempo, que contemple ao menos 5 episódios que fazem parte do processo de Independência do Brasil. c) Escreva uma legenda que possua uma breve explicação sobre cada episódio selecionado. d) Produza um texto de 10 a 15 linhas, explicando quais os grupos sociais que tinham maior interesse na 19/11/2022 15:03 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/2 Independência do Brasil. e) Produza um texto de 5 a 10 linhas, explicando como você, avalia os 200 anos de Independência do Brasil. Orientações: - Assista ao tutorial, disponível na Sala do Café. - Faça seu MAPA, utilizando uma ferramenta tecnológica. - Desenvolva em seu MAPA todos os conteúdos elencados. - Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade. - Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina. - Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. - O formato do arquivo deve ser “PDF”. Atenção: - Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". - Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado. Bom trabalho! ALTERNATIVAS Nenhum arquivo enviado.
19/11/2022 15:03 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 1/2 MAPA - LHIST - HISTÓRIA DO BRASIL: IMPÉRIO E REPÚBLICA - 54/2022 Período:24/10/2022 08:00 a 09/12/2022 23:59 (Horário de Brasília) Status:ABERTO Nota máxima:5,00 Gabarito:Gabarito não está liberado! Nota obtida: 1ª QUESTÃO O ano de 2022 é marcante para a história nacional, tendo em vista que é o ano do bicentenário da Independência do Brasil em relação a Portugal. Por mais que a data de 07 de setembro seja comemorada todos os anos com desfiles, ações institucionais e governamentais, conhecer que o acontecimento não se resumiu ao dia de 07 de setembro de 1822, não é algo corriqueiro entre os cidadãos brasileiros. Sabemos que: “Tem-se dito da independência do Brasil que foi um desquite amigável entre os reinos unidos. Não há, porém, desquite perfeitamente amigável: precedem-no sempre incompatibilidades, rusgas, desavenças. Pode não ocorrer propriamente violência. Foi o que se deu nesse caso: a separação só teve que arcar com a resistência do general Madeira na Bahia depressa vencida. O mais consistiu em amuos, ameaças e ajustes de interesses. Sobreviveu, entretanto, um como que ressentimento entre as duas partes que, querendo simular indiferença, de fato caíram num alheamento, o qual, após durar bastante tempo, se foi progressivamente desvanecendo; já nos nossos dias, para dar lugar a uma cordialidade necessária e possivelmente fecunda. A independência, tal como se operou, teve aliás o caráter de uma transação entre o elemento ‘nacional' mais avançado, que preferiria substituir a velha supremacia portuguesa por um regime republicano segundo o adotado nas outras antigas colônias americanas, por esse tempo emancipadas, e o elemento reacionário, que era o lusitano, contrário a um desfecho equivalente, no seu entender, a uma felonia da primitiva possessão e a um desastre financeiro e econômico da outrora metrópole. A referida transação estabeleceuse sobre a base da permanência da dinastia de Bragança, personificada no seu rebento capital, à frente de um império constitucional e democrático, cujo soberano se dizia proclamado ‘pela graça de Deus e pela unanime aclamação dos povos’, a um tempo ungido do Senhor e escolhido pela vontade popular.” LIMA, Oliveira. O movimento da independência (1821-1822). Brasília: Edição Fac-símile da FUNAG, 2019, p. 07. Disponível em: https://funag.gov.br/biblioteca/download/o-movimento-da-independencia.pdf. Acesso em 06 set. 2022 Isto é, o processo de independência do Brasil foi distinto ao ocorrido em outros países da América, visto que não foi sumariamente violento, não resultou em uma república imediatamente, nem mesmo teve os membros da monarquia expulsos do território. No entanto, é errôneo afirmar que foi uma atitude súbita do monarca lusitano. Diante desse contexto, caro(a) aluno(a), lhe desafio a resolver o seguinte exercício: Você foi contratado pelo governo de seu município como historiador. O projeto do governo local é a produção de um material impresso, para ampla circulação entre os moradores da cidade, com a finalidade de comemoração do Bicentenário da Independência. Para isso, foi-lhe solicitado a entrega de um esboço do que seria esse projeto executado. Para produzir esse material, você terá que desenvolver os seguintes passos: a) Escolha uma ferramenta pedagógica diferenciada (visme, canva, smart art, etc). b) Na ferramenta escolhida, elabore uma linha de tempo, que contemple ao menos 5 episódios que fazem parte do processo de Independência do Brasil. c) Escreva uma legenda que possua uma breve explicação sobre cada episódio selecionado. d) Produza um texto de 10 a 15 linhas, explicando quais os grupos sociais que tinham maior interesse na 19/11/2022 15:03 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/2 Independência do Brasil. e) Produza um texto de 5 a 10 linhas, explicando como você, avalia os 200 anos de Independência do Brasil. Orientações: - Assista ao tutorial, disponível na Sala do Café. - Faça seu MAPA, utilizando uma ferramenta tecnológica. - Desenvolva em seu MAPA todos os conteúdos elencados. - Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade. - Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina. - Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. - O formato do arquivo deve ser “PDF”. Atenção: - Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". - Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado. Bom trabalho! ALTERNATIVAS Nenhum arquivo enviado.
Comentários
Postar um comentário