Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Sumário Orientações Gerais...................................................................................................................................2Elaboração do TCC....................................................................................................................................2Formatação do TCC.................................................................................................................................. 51. Diagramação..................................................................................................................................... 5Anexo A – Modelo de Capa...................................................................................................................7Anexo B - Modelo de Apresentação do Texto do Artigo......................................................................8Prova Final Online.................................................................................................................................. 10Reposição............................................................................................................................................... 10 Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|2Orientações Gerais De acordo com a última resolução do CNE/CES – nº. 01, de 06 de abril de 2018 – o desenvolvimentoe a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaramdeserobrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu. Desta forma, alguns cursos oferecidos pela Universidade Candido Mendes passarama adotar anovadiretriz do Ministério da Educação, tornando opcionais tanto o desenvolvimento como a entregadoTrabalho de Conclusão de Curso. O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor paraoMinistério da Educação. Alertamos, no entanto, que alunos que desejam prestar concursos públicos devemanalisar editaiscom especial atenção, visto que – por vezes – a entrega do TCC é indispensável para validaçãodotítulo e aplicabilidade da pontuação. A obrigatoriedade (ou não) da elaboração e entrega do TCC em seu curso deverá ser observadanomomento da matrícula. Em alguns cursos, atualmente, ambas permanecemobrigatórias(emalinhamento ao projeto pedagógico de curso aprovado pela instituição de ensino e peloMEC) atéque ocorra atualização para a nova proposta. Elaboração do TCC 1. O formato do seu trabalho de conclusão será Artigo Científico. 2. A sua orientação começará junto com a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Estadisciplina irá apresentar métodos para desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso. 3. O seu orientador irá agendar chat e/ou fórum da disciplina de acordo comas informaçõesdisponibilizadas em sua plataforma. É muito importante que você participe. É dessa formaquepoderá iniciar sua orientação e tirar suas dúvidas. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|3Você poderá visualizar essas informações na lateral esquerda de sua plataforma. No local indicadoiráidentificar o Menu Trabalho de Conclusão de Curso e, então, nos três submenus seguintes poderáacessar: a) Sala de Aula de Metodologia da Pesquisa: aqui encontrará o material que vai nortearodesenvolvimento de seu TCC. b) Orientação: nesta parte terá acesso às datas para entrega de seu trabalho e, nestatela, irátransitar as versões de seu TCC com seu orientador. c) Manual do TCC: segmento no qual irá encontrar orientações gerais para nortearodesenvolvimento e entrega de seu trabalho. As datas de chat e fórum da disciplina de Metodologia da Pesquisa deverão ser acompanhadaspelo Calendário em sua tela inicial. 4. Após discussão e definição do tema junto a seu orientador poste a primeira versãodoseuTrabalho de Conclusão (sempre seguindo a estrutura proposta pelo mentor). Não se preocupe, nestemomento seu trabalho não precisa estar completo. São apenas os primeiros passos. 5. O seu orientador irá lhe retornar no prazo de até 10 dias úteis após a sua postagem. Vocêreceberáas primeiras orientações e correções a serem feitas. Essa troca de arquivos será realizadaatéquevocê esteja apto (a) /aprovado (a) em seu TCC - isto é - nota igual ou superior a 7 (sete inteiros). 6. A estrutura do seu trabalho deverá estar concluída até a data estipulada emsua plataforma. Esteéseu prazo para finalizar a primeira etapa. O que é a primeira etapa? Trata-se da escolhadotema, definição dos objetivos, problematização, justificativa e metodologia a ser aplicada. Alémdisso, abrange a definição dos capítulos que serão desenvolvidos no segundo momento. 7. Os capítulos já definidos – anteriormente – na estrutura deverão ser desenvolvidos e finalizadosno período estipulado em sua plataforma, conforme item 2. 8. No momento de finalização do Trabalho de Conclusão de Curso, seu orientador irá solicitar queposte a versão final em formato PDF. O propósito é o de, enfim, avaliá-lo (a) como apto(a) notrabalho e, assim, autorizar o agendamento de sua Prova Final. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|49. Atenção! O limite de prazo para postagem de seu Trabalho de Conclusão de Curso emformatoPDF,orientado e finalizado, deve ser seguido rigorosamente de acordo coma informaçãoemsuaplataforma. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|5Formatação do TCC 1. Diagramação Formatação – Aspectos Gráficos 1.1 Margens Esquerda e superior: 3,0 cm Direita e inferior: 2,0 cm 1.2 Espaçamento O corpo do texto em espaçamento 1,5 e sem espaçamento entre parágrafos. Os títulosdasseções e subseções do trabalho devem ser separados do texto por dois espaços. Em notas de rodapé, referências, citações e resumo usar espaço simples. Na Bibliografiae/ouReferências Bibliográficas utilizar espaço entrelinha simples e depois, entre uma referênciaeoutra, espaço duplo. 1.3 Tipo da Fonte Arial (preferencialmente) ou Times New Roman. 1.4 Tamanho da Fonte Para o corpo do texto usar a letra de tamanho nº. 12, normal. Para os títulos dos capítulosepara as palavras introdução, agradecimento, sumário, referências bibliográficas, apêndiceseanexos: usar letra de tamanho maior (pode ser até 16), em caixa alta e emnegrito. Paraostítulos dos itens e/ou subtítulos usar o tamanho nº. 14, em caixas alta e baixa e emnegrito. 1.5 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Nãodeixarespaço em branco entre os parágrafos. 1.6 Numeração A numeração deve ser iniciada a partir da primeira folha da Introdução (parte textual), sendoque as páginas que antecedem a Introdução são contadas, mas não são numeradas. Anumeração deve ser feita em números arábicos, a 2 cm das margens superior e lateral direita. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|6Para efeito de numeração, todas as páginas são contadas, porém, o número sócomeçaaaparecer na primeira página do texto (corpo do trabalho). Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|7Anexo A – Modelo de Capa Universidade Candido Mendes - UCAM ____________________________ Nome do curso ___________________________ Nome do (a) aluno (a) ___________________________________ Título do trabalho: e subtítulo, se houver Prof. Dr. _________________________ Nome do (a) orientador (a) ____________ 201__ (cidade e ano de conclusão) Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|8Anexo B - Modelo de Apresentação do Texto do Artigo ______________________________________ Título do trabalho: e subtítulo, se houver. _______________________________________¹ Nome do (a) aluno (a) Acadêmico do Programa de Pós-graduação lato sensu “(nome do curso)” da UniversidadeCandidoMendes - UCAM. Resumo: Escrito em texto corrido, sem espaçamento entrelinhas, contendo todas as seções dotrabalho:introdução do tema (uma ou duas frases, no máximo), objetivo do trabalho, metodologiautilizada, resultados e discussão e conclusão. Palavras-chave: Abstract: Idêntico ao que for escrito em português. Keywords: __________________________________ ¹ E-mail do aluno. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|91. Introdução Descrição do tema geral para o específico e finalizar com o objetivo no final deste item. O objetivo inicia, obrigatoriamente, com um verbo. Todos os parágrafos devemser referenciados. 2. Referencial Teórico O tema pode ser abordado em tópicos Não precisa ser extenso Todos os parágrafos precisam ser referenciados Não usar o mesmo autor sequencialmente 3. Método O método deve ser descrito detalhadamente. Descrever qual o delineamento da pesquisa, onde foram feitas as buscas (quais bases dedados), período de buscas, palavras-chave, critérios de inclusão e exclusão (se houver), período, palavraschave pesquisadas, idioma, (...). 4. Análise e Interpretação dos Dados Nesta seção você deverá orientar sua discussão com base no objetivo, apontando estudos queembasem as suas explicações. Assim o seu objetivo se justifica. 5. Considerações Finais Responda ao seu objetivo. Seja direto. Não se use referências. 6. Referências Verificar normas da ABNT. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|10Prova Final Online Sua Prova Final Online será agendada após a data limite estipulada em sua plataforma, paraentregado TCC e você será informado através de Comunicado. Lembre-se: será imprescindível que esteja aprovado (a) em todas as disciplinas – notaigual ousuperior a 7 (sete inteiros) - e apto (a) no Trabalho de Conclusão de Curso, aprovadopeloseuorientador. Serão duas avaliações, sendo uma composta por 10 questões objetivas e a segunda por 10questõesdissertativas (totalizando 20 questões). A abordagem contemplará todo o conteúdo programáticodocurso. Esta avaliação compõe a média da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica - juntocomotrabalho de conclusão de curso - e deverá ser igual ou superior a 7 (sete inteiros) para aprovação. Excepcionalmente, ouvida a coordenação pedagógica do curso, poderá a UniversidadeCandidoMendes autorizar a prorrogação do prazo para realização da avaliação final online obrigatória. Reposição O aluno que não estiver apto (a) no Trabalho de Conclusão de Curso até a data estipuladae/ounãorealizar a avaliação final online na data agendada pela Universidade deverá, por meiodateladeServiços ou Declarações, no prazo máximo de seis meses, solicitar a Reposição deTCCe/ouAvaliação Final, mediante pagamento da taxa de R$200,00 (duzentos reais), sujeitando-seadesignação de nova data pela Universidade para a entrega do TCC e realização da prova. Anovadataserá informada através de Comunicado. A mesma solicitação deve ser realizada em caso de reprovação na disciplina de MetodologiadaPesquisa Científica, isto é, média inferior a 7 (sete inteiros). Caso transcorra mais de um ano da data originalmente designada para a avaliação final onlineeentrega do TCC, o aluno será considerado desistente com a perda do vínculo acadêmico, quesomente será recuperado, caso promova o seu reingresso em nova turma, sob nova matrícula, pagando os valores estabelecidos pela UCAM e obrigando se a cursar a disciplina de Metodologiada Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|11Pesquisa Científica que lhe permitirá, ao final, entregar o Trabalho de Conclusão de Cursoerealizaraavaliação final online.
Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Sumário Orientações Gerais...................................................................................................................................2Elaboração do TCC....................................................................................................................................2Formatação do TCC.................................................................................................................................. 51. Diagramação..................................................................................................................................... 5Anexo A – Modelo de Capa...................................................................................................................7Anexo B - Modelo de Apresentação do Texto do Artigo......................................................................8Prova Final Online.................................................................................................................................. 10Reposição............................................................................................................................................... 10 Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|2Orientações Gerais De acordo com a última resolução do CNE/CES – nº. 01, de 06 de abril de 2018 – o desenvolvimentoe a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaramdeserobrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu. Desta forma, alguns cursos oferecidos pela Universidade Candido Mendes passarama adotar anovadiretriz do Ministério da Educação, tornando opcionais tanto o desenvolvimento como a entregadoTrabalho de Conclusão de Curso. O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor paraoMinistério da Educação. Alertamos, no entanto, que alunos que desejam prestar concursos públicos devemanalisar editaiscom especial atenção, visto que – por vezes – a entrega do TCC é indispensável para validaçãodotítulo e aplicabilidade da pontuação. A obrigatoriedade (ou não) da elaboração e entrega do TCC em seu curso deverá ser observadanomomento da matrícula. Em alguns cursos, atualmente, ambas permanecemobrigatórias(emalinhamento ao projeto pedagógico de curso aprovado pela instituição de ensino e peloMEC) atéque ocorra atualização para a nova proposta. Elaboração do TCC 1. O formato do seu trabalho de conclusão será Artigo Científico. 2. A sua orientação começará junto com a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Estadisciplina irá apresentar métodos para desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso. 3. O seu orientador irá agendar chat e/ou fórum da disciplina de acordo comas informaçõesdisponibilizadas em sua plataforma. É muito importante que você participe. É dessa formaquepoderá iniciar sua orientação e tirar suas dúvidas. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|3Você poderá visualizar essas informações na lateral esquerda de sua plataforma. No local indicadoiráidentificar o Menu Trabalho de Conclusão de Curso e, então, nos três submenus seguintes poderáacessar: a) Sala de Aula de Metodologia da Pesquisa: aqui encontrará o material que vai nortearodesenvolvimento de seu TCC. b) Orientação: nesta parte terá acesso às datas para entrega de seu trabalho e, nestatela, irátransitar as versões de seu TCC com seu orientador. c) Manual do TCC: segmento no qual irá encontrar orientações gerais para nortearodesenvolvimento e entrega de seu trabalho. As datas de chat e fórum da disciplina de Metodologia da Pesquisa deverão ser acompanhadaspelo Calendário em sua tela inicial. 4. Após discussão e definição do tema junto a seu orientador poste a primeira versãodoseuTrabalho de Conclusão (sempre seguindo a estrutura proposta pelo mentor). Não se preocupe, nestemomento seu trabalho não precisa estar completo. São apenas os primeiros passos. 5. O seu orientador irá lhe retornar no prazo de até 10 dias úteis após a sua postagem. Vocêreceberáas primeiras orientações e correções a serem feitas. Essa troca de arquivos será realizadaatéquevocê esteja apto (a) /aprovado (a) em seu TCC - isto é - nota igual ou superior a 7 (sete inteiros). 6. A estrutura do seu trabalho deverá estar concluída até a data estipulada emsua plataforma. Esteéseu prazo para finalizar a primeira etapa. O que é a primeira etapa? Trata-se da escolhadotema, definição dos objetivos, problematização, justificativa e metodologia a ser aplicada. Alémdisso, abrange a definição dos capítulos que serão desenvolvidos no segundo momento. 7. Os capítulos já definidos – anteriormente – na estrutura deverão ser desenvolvidos e finalizadosno período estipulado em sua plataforma, conforme item 2. 8. No momento de finalização do Trabalho de Conclusão de Curso, seu orientador irá solicitar queposte a versão final em formato PDF. O propósito é o de, enfim, avaliá-lo (a) como apto(a) notrabalho e, assim, autorizar o agendamento de sua Prova Final. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|49. Atenção! O limite de prazo para postagem de seu Trabalho de Conclusão de Curso emformatoPDF,orientado e finalizado, deve ser seguido rigorosamente de acordo coma informaçãoemsuaplataforma. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|5Formatação do TCC 1. Diagramação Formatação – Aspectos Gráficos 1.1 Margens Esquerda e superior: 3,0 cm Direita e inferior: 2,0 cm 1.2 Espaçamento O corpo do texto em espaçamento 1,5 e sem espaçamento entre parágrafos. Os títulosdasseções e subseções do trabalho devem ser separados do texto por dois espaços. Em notas de rodapé, referências, citações e resumo usar espaço simples. Na Bibliografiae/ouReferências Bibliográficas utilizar espaço entrelinha simples e depois, entre uma referênciaeoutra, espaço duplo. 1.3 Tipo da Fonte Arial (preferencialmente) ou Times New Roman. 1.4 Tamanho da Fonte Para o corpo do texto usar a letra de tamanho nº. 12, normal. Para os títulos dos capítulosepara as palavras introdução, agradecimento, sumário, referências bibliográficas, apêndiceseanexos: usar letra de tamanho maior (pode ser até 16), em caixa alta e emnegrito. Paraostítulos dos itens e/ou subtítulos usar o tamanho nº. 14, em caixas alta e baixa e emnegrito. 1.5 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Nãodeixarespaço em branco entre os parágrafos. 1.6 Numeração A numeração deve ser iniciada a partir da primeira folha da Introdução (parte textual), sendoque as páginas que antecedem a Introdução são contadas, mas não são numeradas. Anumeração deve ser feita em números arábicos, a 2 cm das margens superior e lateral direita. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|6Para efeito de numeração, todas as páginas são contadas, porém, o número sócomeçaaaparecer na primeira página do texto (corpo do trabalho). Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|7Anexo A – Modelo de Capa Universidade Candido Mendes - UCAM ____________________________ Nome do curso ___________________________ Nome do (a) aluno (a) ___________________________________ Título do trabalho: e subtítulo, se houver Prof. Dr. _________________________ Nome do (a) orientador (a) ____________ 201__ (cidade e ano de conclusão) Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|8Anexo B - Modelo de Apresentação do Texto do Artigo ______________________________________ Título do trabalho: e subtítulo, se houver. _______________________________________¹ Nome do (a) aluno (a) Acadêmico do Programa de Pós-graduação lato sensu “(nome do curso)” da UniversidadeCandidoMendes - UCAM. Resumo: Escrito em texto corrido, sem espaçamento entrelinhas, contendo todas as seções dotrabalho:introdução do tema (uma ou duas frases, no máximo), objetivo do trabalho, metodologiautilizada, resultados e discussão e conclusão. Palavras-chave: Abstract: Idêntico ao que for escrito em português. Keywords: __________________________________ ¹ E-mail do aluno. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|91. Introdução Descrição do tema geral para o específico e finalizar com o objetivo no final deste item. O objetivo inicia, obrigatoriamente, com um verbo. Todos os parágrafos devemser referenciados. 2. Referencial Teórico O tema pode ser abordado em tópicos Não precisa ser extenso Todos os parágrafos precisam ser referenciados Não usar o mesmo autor sequencialmente 3. Método O método deve ser descrito detalhadamente. Descrever qual o delineamento da pesquisa, onde foram feitas as buscas (quais bases dedados), período de buscas, palavras-chave, critérios de inclusão e exclusão (se houver), período, palavraschave pesquisadas, idioma, (...). 4. Análise e Interpretação dos Dados Nesta seção você deverá orientar sua discussão com base no objetivo, apontando estudos queembasem as suas explicações. Assim o seu objetivo se justifica. 5. Considerações Finais Responda ao seu objetivo. Seja direto. Não se use referências. 6. Referências Verificar normas da ABNT. Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|10Prova Final Online Sua Prova Final Online será agendada após a data limite estipulada em sua plataforma, paraentregado TCC e você será informado através de Comunicado. Lembre-se: será imprescindível que esteja aprovado (a) em todas as disciplinas – notaigual ousuperior a 7 (sete inteiros) - e apto (a) no Trabalho de Conclusão de Curso, aprovadopeloseuorientador. Serão duas avaliações, sendo uma composta por 10 questões objetivas e a segunda por 10questõesdissertativas (totalizando 20 questões). A abordagem contemplará todo o conteúdo programáticodocurso. Esta avaliação compõe a média da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica - juntocomotrabalho de conclusão de curso - e deverá ser igual ou superior a 7 (sete inteiros) para aprovação. Excepcionalmente, ouvida a coordenação pedagógica do curso, poderá a UniversidadeCandidoMendes autorizar a prorrogação do prazo para realização da avaliação final online obrigatória. Reposição O aluno que não estiver apto (a) no Trabalho de Conclusão de Curso até a data estipuladae/ounãorealizar a avaliação final online na data agendada pela Universidade deverá, por meiodateladeServiços ou Declarações, no prazo máximo de seis meses, solicitar a Reposição deTCCe/ouAvaliação Final, mediante pagamento da taxa de R$200,00 (duzentos reais), sujeitando-seadesignação de nova data pela Universidade para a entrega do TCC e realização da prova. Anovadataserá informada através de Comunicado. A mesma solicitação deve ser realizada em caso de reprovação na disciplina de MetodologiadaPesquisa Científica, isto é, média inferior a 7 (sete inteiros). Caso transcorra mais de um ano da data originalmente designada para a avaliação final onlineeentrega do TCC, o aluno será considerado desistente com a perda do vínculo acadêmico, quesomente será recuperado, caso promova o seu reingresso em nova turma, sob nova matrícula, pagando os valores estabelecidos pela UCAM e obrigando se a cursar a disciplina de Metodologiada Pró-Reitoria de Avaliação, Regulação e Estudos da Educação Superior – PARES Página|11Pesquisa Científica que lhe permitirá, ao final, entregar o Trabalho de Conclusão de Cursoerealizaraavaliação final online.
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