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TCC PRONTO UNISA

 

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EAD 2 UNIVERSIDADE SANTO AMARO Sebastião Lacarra Medina Presidente da Mantenedora Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira Reitora Prof. Dr. Elói Francisco Rosa Pró-Reitor de Graduação e Inovação Profa. Dra. Patrícia Colombo Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Profa. Ms. Olinda Rizzo Diretora de Ensino Profa. Ms. Rosemeire de Oliveira Coordenadora do Curso de Educação Física (EAD e Presencial) Núcleo Docente Estruturante (NDE) – curso Bacharelado em Educação Física – EAD Profa. Ms. Rosemeire de Oliveira Prof. Dr. Bruno de Oliveira Pinheiro Prof. Ms. Bruno Allan Teixeira Prof. Dr. Elói Francisco Rosa Profa. Dra. Fernanda Regina Pires 3 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Artigo 1 – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um instrumento de aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo discente durante a sua formação acadêmica, com uma abordagem científica. Artigo 2 – É requisito obrigatório a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a obtenção de título de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro. CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Artigo 3 – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva desenvolver e/ou aplicar o pensamento científico do discente para estudar ou resolver um problema da sua área de formação. § Único – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma oportunidade do discente, juntamente com o docente, de contribuir para a produção científica da área e da Instituição. CAPÍTULO III DA NATUREZA Artigo 4 – A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é constituída da entrega de um ARTIGO escrito de acordo com o Manual de Normatização de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Santo Amaro. Artigo 5 – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é constituído de um trabalho científico individual no formato de ARTIGO de Relato de Experiência e/ou de Revisão de literatura. 4 § 1 – Todo conteúdo pedagógico de elaboração do ARTIGO estará disponível no AVA dos alunos, de acordo com a inscrição no Módulo para a realização do mesmo. § 2 – O ARTIGO de relato de experiência tem como base o desafio de alguma prática da atividade física, exercício físico, esporte e/ou atividade da prática profissional voltada para a atividade física que foi identificado através da experiência vivida, e que busca saná-lo e/ou compreendê-lo por meio de referências bibliográficas. Através deste tipo de trabalho, também é possível explorar e discutir as informações recentes sobre o assunto em estudo ou analisar os fatos de uma forma temporal frente à realidade vivida e estudada. CAPÍTULO IV DA RESPONSABILIDADE Artigo 6 – As atividades inerentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estão de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. CAPÍTULO V DA ORIENTAÇÃO E VAGAS Artigo 7 – A todo aluno é garantida a orientação para o desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Artigo 8 – Poderão ser professores orientadores todos aqueles que fazem parte do quadro docente da Instituição. Artigo 9 – Os professores orientadores para condução deste trabalho deverão considerar o grau de envolvimento necessário para o bom desenvolvimento do mesmo, ficando a critério do orientador a aprovação e aceitação do tema sugerido. § 1 – O professor orientador disponibilizará um período semanal e/ou quinzenal, conforme a necessidade dos orientandos inscritos no módulo vigente, para orientação, que será realizada em horário extraclasse, conveniente para ambas as partes e através dos meios de comunicação acertados previamente 5 entre as partes. CAPÍTULO VI DA INSCRIÇÃO Artigo 10 – A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve acontecer dentro do período dos três últimos módulos do curso, ou seja, módulos 14, 15 e 16 para o curso de Bacharelado em Educação Física de acordo com o cronograma de atividades. § 1 – Dentro do período mencionado, o discente será convidado para se inscrever em um dos módulos para a realização do TCC e este deverá ser realizado e concluído dentro do período do módulo. § 2 – Caso o discente não alcance a média mínima exigida (6,0) e/ou não entregue todas etapas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) até o término do do módulo 16, o mesmo entrará em regime de dependência (DP) nesta atividade que é obrigatória para a conclusão do curso. Artigo 11 – Os alunos deverão fazer a inscrição através da plataforma Moodle, dentro do período estabelecido e divulgado pela Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Artigo 12 – Tanto o professor orientador como o(s) orientado(s) tem o direito de desistir do trabalho em qualquer uma de suas fases. Artigo 13 – O pedido de desistência, contendo a exposição de motivos, deverá ser encaminhado via requerimento ao coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual se reserva o direito de aceitar ou não as razões da desistência. § Único – Caso o pedido seja aceito, o coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) indicará um orientador substituto. 6 Artigo 14 – O discente encaminhará ao coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma cópia do seu Trabalho de Conclusão de Curso, em versão definitiva nos formatos PDF e word (É OBRIGATÓRIO O ENVIO NOS DOIS FORMATOS), de acordo com o cronograma de atividades divulgado. CAPÍTULO VII DA DISPENSA Artigo 15 – Ficam dispensados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os alunos que atenderem aos requisitos abaixo: a) Alunos que concluíram seus projetos aprovados no PIBIC-UNISA (o aluno pode participar do PIBIC em qualquer momento, verifique as datas e editais no site da Instituição); b) Alunos que tiverem trabalhos completos publicados em revistas científicas e Congressos/Simpósios. § 1º – O requerimento para dispensa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser encaminhado ao coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) juntamente com o trabalho completo publicado em formato PDF e, quando publicado em evento cíentífico, do certificado de participação no evento. § 2º - Serão considerados artigos publicados nos ultimos 5 anos, tendo como referência o módulo que a solicitação for encaminhada para a Coordenação do Curso. CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E PRAZOS Artigo 16 – O professor orientador atribuirá uma nota de zero a dez ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme orientação a seguir: a) Conteúdo - até 7,0 (sete) pontos e serão analisados: Tema, complexidade, profundidade, relevância, coerência, objetividade, considerações finais, e 7 citações bibliográficas. b) Formatação - até 3,0 (três) pontos, a saber: Aspectos formais (normas ABNT solicitadas) e referências bibliográficas. Obs.: Caso o(s) aluno(s) obtenha(m) média entre 5,0 (cinco) até 5,74 (seis e setenta e quatro) o mesmo terá impreterivelmente 5 dias úteis para realizar os ajustes necessários em seu trabalho e entregá-lo devidamente corrigido para nova avaliação. Obtendo nota inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará automaticamente reprovado nesta atividade. c) Cada etapa da elaboração do TCC terá um prazo de envio. Serão 5 envios conforme disposto: I- Tema, hipótese e objetivo; II- Introdução e método; III- Reflexões e considerações finais; IV- Resumo e referências bibliográficas; V- Artigo completo dentro das normas ABNT. d) Após a postagem do arquivo na plataforma, em cada etapa, o professor orientador terá o prazo de até cinco dias úteis para realizar a análise e encaminhar o feedback para para o aluno. CAPÍTULO IX PUBLICAÇÃO DO TRABALHO Artigo 17 – Após o encerramento das avaliações, os estudantes que entregarem trabalhos avaliados com nota máxima ou com conteúdo relevante para a área, serão convidados a publicarem o Trabalho de Conclusão de Curso. Artigo 18 – Os trabalhos selecionados serão publicados na edição semestral dos Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Educação Física em formato de resumo ou resumo expandido ou trabalho completo. § 1º - Somente serão publicados os trabalhos cujo autor convidado preencher a 8 autorização de publicação presente no anexo III e encaminhar para o editor responsável. Artigo 19 - A coordenação do curso selecionará um professor responsável pela definição do formato dos trabalhos selecionados e definição do cronograma de edição e publicação dos Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Educação Física e definição. Artigo 20 - As edições dos Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Educação Física, estarão disponíveis no Repositório Institucional da UNISA (http://dspace.unisa.br/). Artigo 21 – O estudante que tiver seu trabalho publicado, poderá solicitar à Coordenação do Curso de Educação Física certificado de horas complementares por publicação de trabalho acadêmico. Artigo 22 – Caso o professor orientador entenda que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno seja digno de apresentação em algum evento científico (Congressos, Simpósios etc.), ambos, em comum acordo, poderão fazer o encaminhamento ao evento em questão. CAPÍTULO X DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 23 - Os casos omissos neste Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) serão resolvidos pelo Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso e pelo Coordenador de Curso. 9 - Título; - Autores e Afiliações; - Resumo em português (de 100 a 250 palavras); - 3 a 5 palavras- chaves; - Introdução; - Método; - Reflexões e análises sobre o tema; - Considerações finais; - Referências bibliográficas. ANEXO I A estrutura dos artigos de Relato de Experiência deverá obedecer aos itens abaixo e o Modelo que está no anexo II: 10 ANEXO II MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS UNIVERSIDADE SANTO AMARO SOBRENOME, Nome do Aluno1 SOBRENOME, Nome do Orientador2 RESUMO Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado no curso de Educação Física da Universidade Santo Amaro (Licenciatura e Bacharelado). O resumo, elemento obrigatório, deve ser redigido em parágrafo único, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 250 palavras, conforme NBR 6028, sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, o método, as reflexões e as considerações finais a que se chegou. Deve- se evitar frases longas, citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, entre outros). Esse resumo deve ficar na primeira página do arquivo em Fonte Arial 12 e espaçamento simples (1,0). Em seguida, logo abaixo, deve-se apresentar palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6022. Para as palavraschave recomendamos um parágrafo único com 3 (três) a 5 (cinco) palavras separadas por ponto final, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo conforme exemplo abaixo. Palavras-chave: Artigo Científico. Metodologia. Normas. ABSTRACT Apresentar a tradução do resumo para a língua inglesa. Key-words: Apresentar a tradução das palavras-chave para a língua inglesa. 1 Graduando em Educação Física da Universidade Santo Amaro. aluno@xxxx.com 2 Professor orientador: titulação, Universidade Santo Amaro- SP – email@email.com 11 INTRODUÇÃO Este documento tem como objetivo apresentar modelo de formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser utilizado no curso de Educação Física da Universidade Santo Amaro (Licenciatura e Bacharelado), assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos. Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. É importante lembrar que: a redação do artigo deve considerar o público ao qual se destina; a linguagem deverá ser gramaticalmente correta, precisa, coesa, coerente e, preferencialmente, em terceira pessoa ou utilizando a impessoalização textual. Na introdução do artigo, a redação do texto é quase que exclusivamente baseada em citações das fontes (diretas e paráfrases), sendo uma importante base do trabalho de aprofundamento e análise conceitual e de apresentação e discussão das teorias necessárias. Normalmente neste item aparece também uma breve revisão bibliográfica sobre o que já foi escrito sobre o assunto. Devese apresentar todo o referencial teórico sobre o tema, a problemática em que se insere apresentada em formato de justificativa, as possíveis hipóteses sobre o tema e os objetivos que se pretender atingir. Formatação Geral do Artigo Neste modelo de Trabalho de Conclusão de Curso estão dispensados os elementos pré-textuais como capa, folha de rosto, listas (ilustrações, tabelas, símbolos, abreviaturas e siglas), ficha catalográfica, dedicatória, agradecimentos, epigrafe e sumário; ou pós-textuais como índice, apêndices e anexos. 12 O artigo completo deve ter de 15 a 20 páginas. O tamanho da folha deve ser A4. As margens devem ser: superior e esquerda 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm. O tipo de fonte para os elementos textuais (Introdução, Método, Reflexões e Considerações Finais) deve ser Arial, tamanho 12. Os parágrafos devem ser iniciados em 1,25 na régua, a partir da margem esquerda e configurado com espaçamento duplo (2.0). Todas as páginas do documento devem ser numeradas no canto superior direito, fonte Arial e em tamanho 10. O título do artigo deve estar centralizado, tamanho 14 em negrito, com letras maiúsculas e não ultrapassar três linhas. Os nomes dos autores devem ser alinhados à direita, com fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, com o último sobrenome em caixa alta, separado por vírgula, o restante do nome por extenso com 1ª letra de cada nome em letra maiúscula. As demais informações: Curso, Período, Turma, seguido do e-mail do autor separado por hífen, devem vir em nota de rodapé, devidamente numeradas. Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento o professor orientador. Os títulos das sessões devem ser posicionados à esquerda, com todas as letras maiúsculas e em negrito. Não colocar ponto final nos títulos. Cada sessão deve ser separada por dois espaçamentos simples. Os subtítulos das sessões, caso existam, devem ser apresentados à esquerda, em letras minúsculas, e em negrito. Citações diretas e elementos ilustrativos A citação direta é a cópia fiel do texto ou parte dele, onde é obrigatória a paginação e o ano da obra consultada. Citações diretas em até três linhas 13 devem ser apresentadas entre aspas. Em citações diretas com mais de três linhas, devem ser formatadas em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, e com recuo de 4 cm da margem esquerda. Apresentação de dados sendo eles ilustrativos ou complementares podem ser feitas em forma de tabelas, gráficos, quadros, figuras, entre outros. A inserção desses dados pode ser feita próximo ao texto, numerado(s) e deve ser representada da seguinte forma: fonte Arial, tamanho 10; centralizados e na parte inferior é obrigatório indicação da fonte, exceto quando for resultado elaborados pelo autor. O tamanho do item não deve ultrapassar as margens estabelecidas. MÉTODO No caso do artigo de relato de experiência, nesta parte do trabalho são realizadas descrições da atividade e/ou experiência vivida. Com informações como: período, tipo de atividade, tipo de local, faixa etária, análise, entre outras informações pertinentes. Assim, devem ser mostrados, de forma detalhada, os instrumentos, procedimentos e ferramentas dos caminhos para se atingir o objetivo da pesquisa, definindo ainda o tipo de pesquisa, a população (universo de pesquisa), a amostragem (parte da população ou do universo, selecionada de acordo com uma regra). Casos que necessitem da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas da UNISA, deverão considerar o tempo de elaboração do TCC e prazos de entrega de cada etapa. Dúvidas sobre solicitações ao Comitê de Ética em Pesquisas da UNISA deverão ser direcionadas para o professor orientador. 14 REFLEXÕES E ANÁLISES SOBRE O TEMA Por se tratar de uma pesquisa relato de experiência, nessa sessão serão abordados o que foi vivenciado, suas contribuições, benefícios e desafios, fazendo ainda um contraponto com as referências bibliográficas voltadas para o tema estudado. Espera-se, neste item, que o(s) discente(s) sejam capazes de analisar e discutir a prática com embasamento teórico de base científica e de qualidade bem como demonstre(m) um olhar crítico e escrita científica adequada para essa etapa de sua formação. CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta parte do trabalho pretende apresentar as principais conclusões, destacando as principais análises e observações e principalmente respondendo ao objetivo proposto no início da pesquisa. A escrita das considerações finais deve expressar a relação entre os objetivos do trabalho e as experiências analisadas. Pode ser iniciada com o resgate do objetivo seguido pelo que foi aprendido. Deve ser exposto de forma pontual as ideais principais e as contribuições que o trabalho proporcionou para a área de estudos. Nas Considerações Finais podem ser colocadas também as limitações do estudo com relação ao problema, sugestões de modificações no método para futuros estudos. Deve, portanto, abster-se do uso de citações. Destinando-se a demonstrar se as hipóteses foram confirmadas, quando houver, a responder às perguntas feitas no início do trabalho e a esclarecer se os objetivos fixados na introdução foram atingidos. 15 REFERÊNCIAS Elemento obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6023. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Para dois ou mais autores, deve-se separar por ponto e vírgula. Os títulos dos trabalhos e obras não devem ser abreviados. As referências ao final do trabalho, espaçamento simples (1,0) em cada obra, separadas entre obras por 1 (um) espaço simples, alinhadas a margem esquerda da folha. Devem ser observados: pontuação; aplicação de letras maiúsculas e minúsculas e título da obra em negrito. O Manual de normatização de trabalhos acadêmicos da UNISA3 foi a principal referência para elaboração deste documento. 3 Manual de normatização de trabalhos acadêmicos / Coordenação, Elaine Guglielmello de Andrade... [et.al.] – 3. ed. – São Paulo: Unisa, 2018. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2020. 16 ANEXO III

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