Disciplina Prática em Logística
O que devo fazer?
ETAPA 2
Segue um resumo do que (vale nota) deve conter na ETAPA 2 e,
posteriormente, a descrição completa do que deve ser apresentado
em cada uma delas. Resumo das etapas:
Análise O que apresentar
2ª Etapa
Análise da Gestão de Estoque Relacionar os dados coletados com a teoria
Análise da Logística de Transporte e
Distribuição
Relacionar os dados coletados com a teoria
Análise do descarte de resíduos,
reutilização de embalagens e
logística reversa
Relacionar os dados coletados com a teoria
Plano de Ação Apresentar plano de ação de melhoria
O trabalho é composto por 3 postagens, sendo as duas primeiras relacionadas a
primeira etapa e a terceira para a SEGUNDA ETAPA. A primeira postagem não é
obrigatária, porém deve ser compreendida como um auxílio sobre as parametrizações do
trabalho sem valer nota. As duas outras postagens são obrigatórias e são pontuadas, e
deve ser observado que mesmo com o envio da primeira postagem para revisão do
Professor, se torna obrigatário o envio da segunda com as correções, caso contrário o
aluno ficará sem nota na primeira etapa. As postagens devem ser sempre feitas em
arquivo do word (.doc ou .docx), para que possibilite a orientação do professor. Deve
ficar claro que não serão aceitos trabalhos postados em outros tipos de arquivo, como
PDF, PPT, JEPG, PNG, ou qualquer outro.
Agora veja o que exatamente deve ser feito em cada tópico da SEGUNDA
ETAPA do trabalho:
Para fazer a análise, você deve relacionar os dados coletados na etapa 1 com a teoria
estudada. Fazer esta comparação, permite que tenhamos uma análise, visão crítica e plano
de ações adequados.
Análise da Gestão de Estoque
De posse dos dados coletados na etapa 1, é possível perceber possíveis gargalos, ou
mesmo se o gerenciamento de estoques está adequado à demanda:
• Como custos associados ao estoque são controlados, sejam estes de aquisição,
de manutenção e o custo total;
• Como é tratado o giro de estoque, a quantidade de material ou de produto
vendido em determinado período;
• É identificado um setor de compras na organização? Pois através dele pôde-se
identificar a importância de organizar o fluxo de materiais;
• Os sistemas de gestão de estoque estão maximizados ao uso dos recursos no
setor de logística. Os métodos de estoque utilizados para registar as entradas e
saídas de cada material estocado (custo médio ponderado, PEPS e UEPS);
• Foi identificado ponto de ressuprimento ou ponto de pedido de estoque?
• Analisar se nos dados coletados na primeira etapa, existem incontingências e
como são resolvidas, tais como faltas de mercadorias, avarias, perdas e
sazonalidade.
Análise da Logística de Transporte e Distribuição
• Após identificar se o transporte é próprio ou terceirizado, analisar as vantagens
de um modelo ou de outro para a empresa escolhida;
• Existe algum tipo de controle de frota?
• Como é feita conferência de cargas, seja de matérias-primas ou produtos
acabados;
• A empresa utiliza algum Indicador de Desempenho Logístico – KPIs, para adequar
as atividades de transporte?
Descarte de resíduos, Reutilização de Embalagens e Logística Reversa
• A organização faz o descarte de resíduos corretamente, conforme o tipo de
material?
• Há formas de melhorar a reutilização de embalagens?
• Analisando as questões de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e
sustentabilidade financeira da organização, é possível implantar na organização
um plano para o descarte correto de resíduos e reutilização de embalagens?
• Se foi identificado a logística reversa, quando foi implantada, quais as diferenças
associadas de antes e depois da implantação e qual o impacto para a sociedade?
• Caso não tenha a logística reversa, seria viável e possível sua implantação?
Plano de Ação
Verificar a sugestão da apresentação do plano de ação no anexo 1 deste manual. Lembrese que esta é apenas uma sugestão, você pode fazer seu plano de ação de forma
diferente.
Você pode listar quantas situações achar necessário para cada área analisada (estoques,
transportes e distribuição, descarte de resíduos, reutilização de embalagens e logística
reversa).
Além disso, ao apresentar o Plano de Ação, você deve elaborar um relatório com as
comparações positivas e negativas observadas nas atividades das áreas analisadas com a
teoria aprendida ao longo do curso. Se preferir, pode fazer isso durante a sua análise do
item 2, que é o desenvolvimento da estrutura do trabalho.
Estrutura do Trabalho
Muito importante seguir estas recomendações, pois trata-se de um trabalho
acadêmico, onde deve apresentar um trabalho organizado e que esteja adequado para
um bom entendimento. Todo o trabalho deve estar em Fonte Arial ou Times New Roman,
tamanho 12, cor preta, espaçamento entrelinhas de 1,5. Citações diretas acima de 3 linhas
devem ter recuo de 4 cm da margem esquerda, texto justificado e tamanho de fonte 10.
O tamanho do papel deve estar configurado para A4.
As margens devem estar configuradas da seguinte forma:
- Superior e esquerda: 3cm
- Inferior e direita: 2cm
O item 3 deste manual trouxe as informações que você deve coletar na
organização escolhida. Agora apresentamos a forma que você deve entregar estar
informações.
CAPA
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Descrição da Organização
2.2. Análise dos Resultados
2.3. Plano de ação
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
4. REFERÊNCIAS
Onde:
CAPA: deve conter nome da instituição; nome do autor; título do trabalho; descrição do
trabalho com nome do professor orientador; local da instituição (polo); ano de entrega.
Ver anexo 2 deste manual.
INTRODUÇÃO: é a apresentação do assunto a ser tratado como um todo, descrevendo o
objetivo do trabalho e todas as partes estudadas. Além disso, descrever detalhadamente
como você coletou os dados e as bases que utilizou para fazer a análise. Texto deve mínimo
de 20 linhas e máximo de uma página.
DESENVOLVIMENTO: é a parte na qual o assunto tratado deve ser explicado.
Subtítulo 2.1 – Descrição da Organização
Já realizado na etapa 1. Adequar conforme necessário, após orientação do professor ao
final da primeira etapa. Máximo de duas páginas.
Subtítulo 2.2 – Análise dos Resultados
Deve estar de acordo com o apresentado no item 3.2 deste manual. Apresentar juntamente
com o diagnóstico da etapa 1, a relação com a teoria estudada, fazendo uma análise do que
representa cada dado para a organização no que diz respeito à análise da gestão do
estoque, análise da logística de transporte e distribuição, análise da situação do descarte
de resíduos, reutilização de embalagens e logística reversa. Mínimo de 6 e máximo de 8
páginas.
Subtítulo 2.3 - Plano de ação
Elaborar um parecer e plano de ação, apresentando uma síntese dos resultados
considerando melhorias para a organização e sociedade, além de ações possíveis de
sustentabilidade. Mínimo de 2 e máximo de 3 páginas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Descrever as contribuições proporcionadas pela pesquisa ou
atividades realizadas durante sua realização.
Texto deve conter entre 15 e 20 linhas.
REFERÊNCIAS: Listar todo e qualquer material que foi pesquisado para a elaboração do
trabalho.
Ex. de referência de livro: VIEIRA, José Guilherme Silva. Metodologia de pesquisa científica
na prática. Curitiba: Fael, 2010.
Processo Avaliativo: Quanto vale a ETAPA 2?
2ª etapa – Apresentação dos resultados com análise teórica e melhorias
propostas (peso: 6,0 pontos)
Vale lembrar que esta disciplina de Prática em Logística não tem recuperação, pois
trata-se de encerramento de curso. Para tanto o aluno deve apresentar este trabalho
para compor nota mínima de 6,00 pontos para ser aprovado.
Obs: Este é apenas um resumo do manual com instruções direcionadas a ETAPA 1.
Para o melhor entendimento e compreensão da atividade é fundamental a leitura
do manual completo.
Bons estudos!
Nota máxima
10,0
1ª etapa
Fundamentação Teórica e
Dados da Empresa
Até 4,0 pontos
Nota máxima
10,0 pontos
2ª etapa
Apresentação dos resultados e
melhorias
Até 6,0 pontos
Anexos
Sugestão de apresentação do Plano de Ação
Plano de Ação
Nome da Organização:
Área analisada Situação atual Melhorias Propostas
Exemplo:
Plano de Ação
Nome da Organização: XWZ Panificadora e Confeitaria
Área analisada Situação atual Melhorias Propostas
Estoque
A empresa tem um sistema para registo de
vendas e saída de produtos. No entanto, os
insumos comprados para a produção, bem
como outros custos são controlados
manualmente em planilha do excel.
Aquisição de um sistema que permita inserir
informações sobre os insumos necessários na
produção e as quantidades produzidas de cada
produto.
Estoque
Não há um departamento de compras definido
na empresa. Os pedidos de insumos são
passados manualmente para o gerente geral
que, duas vezes por semana, faz as compras.
Mesmo que na estrutura não haja um
departamento específico de compras, com as
informações dos insumos, da produção e saída
de produtos, é possível fazer a gestão de
compras de forma mais eficaz.
Logística de
Transporte e
Distribuição
A empresa aceita encomendas e faz as
entregas aos clientes. As entregas são feitas
pelo funcionário disponível no momento, sem
veículo adequado.
Contratar empresa especializada em transporte
de produtos perecíveis. Ou aquisição de veículo
refrigerado, com espaço adequado, para
garantir que o produto chegue em boas
condições no destino.
Descarte de
resíduos
Não há descarte seletivo de resíduos.
Recicláveis, orgânicos, pilhas, lâmpadas e
outros materiais são jogados no mesmo
recipiente para a coleta.
Fazer o descarte seletivo de resíduos conforme
tipo de material. Verificar no município opções
de destinação dos variados tipos de resíduos:
empresas privadas, ONGs, locais de
aproveitamento de materiais. Óleo de cozinha
usado pode virar sabão, alguns locais compram
este insumo para fazer sabão. Isso pode gerar
economia para a empresa
DATAS DE ENTREGA DA ETAPA 2
Etapa
Entreg
a
Descrição da atividade
Período de
entrega
Período de
Correção
2ª Única
Análise da Gestão de Estoque
Postagem de
09/06/2023 até
16/06/2023
Até
27/06/2023
Análise da Logística de
Transporte e Distribuição
Análise do descarte de resíduos,
reutilização de embalagens e
logística reversa
Plano de Ação
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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