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Logística

Disciplina Prática em Logística O que devo fazer? ETAPA 2 Segue um resumo do que (vale nota) deve conter na ETAPA 2 e, posteriormente, a descrição completa do que deve ser apresentado em cada uma delas. Resumo das etapas: Análise O que apresentar 2ª Etapa Análise da Gestão de Estoque Relacionar os dados coletados com a teoria Análise da Logística de Transporte e Distribuição Relacionar os dados coletados com a teoria Análise do descarte de resíduos, reutilização de embalagens e logística reversa Relacionar os dados coletados com a teoria Plano de Ação Apresentar plano de ação de melhoria O trabalho é composto por 3 postagens, sendo as duas primeiras relacionadas a primeira etapa e a terceira para a SEGUNDA ETAPA. A primeira postagem não é obrigatária, porém deve ser compreendida como um auxílio sobre as parametrizações do trabalho sem valer nota. As duas outras postagens são obrigatórias e são pontuadas, e deve ser observado que mesmo com o envio da primeira postagem para revisão do Professor, se torna obrigatário o envio da segunda com as correções, caso contrário o aluno ficará sem nota na primeira etapa. As postagens devem ser sempre feitas em arquivo do word (.doc ou .docx), para que possibilite a orientação do professor. Deve ficar claro que não serão aceitos trabalhos postados em outros tipos de arquivo, como PDF, PPT, JEPG, PNG, ou qualquer outro. Agora veja o que exatamente deve ser feito em cada tópico da SEGUNDA ETAPA do trabalho: Para fazer a análise, você deve relacionar os dados coletados na etapa 1 com a teoria estudada. Fazer esta comparação, permite que tenhamos uma análise, visão crítica e plano de ações adequados. Análise da Gestão de Estoque De posse dos dados coletados na etapa 1, é possível perceber possíveis gargalos, ou mesmo se o gerenciamento de estoques está adequado à demanda: • Como custos associados ao estoque são controlados, sejam estes de aquisição, de manutenção e o custo total; • Como é tratado o giro de estoque, a quantidade de material ou de produto vendido em determinado período; • É identificado um setor de compras na organização? Pois através dele pôde-se identificar a importância de organizar o fluxo de materiais; • Os sistemas de gestão de estoque estão maximizados ao uso dos recursos no setor de logística. Os métodos de estoque utilizados para registar as entradas e saídas de cada material estocado (custo médio ponderado, PEPS e UEPS); • Foi identificado ponto de ressuprimento ou ponto de pedido de estoque? • Analisar se nos dados coletados na primeira etapa, existem incontingências e como são resolvidas, tais como faltas de mercadorias, avarias, perdas e sazonalidade. Análise da Logística de Transporte e Distribuição • Após identificar se o transporte é próprio ou terceirizado, analisar as vantagens de um modelo ou de outro para a empresa escolhida; • Existe algum tipo de controle de frota? • Como é feita conferência de cargas, seja de matérias-primas ou produtos acabados; • A empresa utiliza algum Indicador de Desempenho Logístico – KPIs, para adequar as atividades de transporte? Descarte de resíduos, Reutilização de Embalagens e Logística Reversa • A organização faz o descarte de resíduos corretamente, conforme o tipo de material? • Há formas de melhorar a reutilização de embalagens? • Analisando as questões de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e sustentabilidade financeira da organização, é possível implantar na organização um plano para o descarte correto de resíduos e reutilização de embalagens? • Se foi identificado a logística reversa, quando foi implantada, quais as diferenças associadas de antes e depois da implantação e qual o impacto para a sociedade? • Caso não tenha a logística reversa, seria viável e possível sua implantação? Plano de Ação Verificar a sugestão da apresentação do plano de ação no anexo 1 deste manual. Lembrese que esta é apenas uma sugestão, você pode fazer seu plano de ação de forma diferente. Você pode listar quantas situações achar necessário para cada área analisada (estoques, transportes e distribuição, descarte de resíduos, reutilização de embalagens e logística reversa). Além disso, ao apresentar o Plano de Ação, você deve elaborar um relatório com as comparações positivas e negativas observadas nas atividades das áreas analisadas com a teoria aprendida ao longo do curso. Se preferir, pode fazer isso durante a sua análise do item 2, que é o desenvolvimento da estrutura do trabalho. Estrutura do Trabalho Muito importante seguir estas recomendações, pois trata-se de um trabalho acadêmico, onde deve apresentar um trabalho organizado e que esteja adequado para um bom entendimento. Todo o trabalho deve estar em Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, cor preta, espaçamento entrelinhas de 1,5. Citações diretas acima de 3 linhas devem ter recuo de 4 cm da margem esquerda, texto justificado e tamanho de fonte 10. O tamanho do papel deve estar configurado para A4. As margens devem estar configuradas da seguinte forma: - Superior e esquerda: 3cm - Inferior e direita: 2cm O item 3 deste manual trouxe as informações que você deve coletar na organização escolhida. Agora apresentamos a forma que você deve entregar estar informações. CAPA 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO 2.1. Descrição da Organização 2.2. Análise dos Resultados 2.3. Plano de ação 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 4. REFERÊNCIAS Onde: CAPA: deve conter nome da instituição; nome do autor; título do trabalho; descrição do trabalho com nome do professor orientador; local da instituição (polo); ano de entrega. Ver anexo 2 deste manual. INTRODUÇÃO: é a apresentação do assunto a ser tratado como um todo, descrevendo o objetivo do trabalho e todas as partes estudadas. Além disso, descrever detalhadamente como você coletou os dados e as bases que utilizou para fazer a análise. Texto deve mínimo de 20 linhas e máximo de uma página. DESENVOLVIMENTO: é a parte na qual o assunto tratado deve ser explicado. Subtítulo 2.1 – Descrição da Organização Já realizado na etapa 1. Adequar conforme necessário, após orientação do professor ao final da primeira etapa. Máximo de duas páginas. Subtítulo 2.2 – Análise dos Resultados Deve estar de acordo com o apresentado no item 3.2 deste manual. Apresentar juntamente com o diagnóstico da etapa 1, a relação com a teoria estudada, fazendo uma análise do que representa cada dado para a organização no que diz respeito à análise da gestão do estoque, análise da logística de transporte e distribuição, análise da situação do descarte de resíduos, reutilização de embalagens e logística reversa. Mínimo de 6 e máximo de 8 páginas. Subtítulo 2.3 - Plano de ação Elaborar um parecer e plano de ação, apresentando uma síntese dos resultados considerando melhorias para a organização e sociedade, além de ações possíveis de sustentabilidade. Mínimo de 2 e máximo de 3 páginas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Descrever as contribuições proporcionadas pela pesquisa ou atividades realizadas durante sua realização. Texto deve conter entre 15 e 20 linhas. REFERÊNCIAS: Listar todo e qualquer material que foi pesquisado para a elaboração do trabalho. Ex. de referência de livro: VIEIRA, José Guilherme Silva. Metodologia de pesquisa científica na prática. Curitiba: Fael, 2010. Processo Avaliativo: Quanto vale a ETAPA 2? 2ª etapa – Apresentação dos resultados com análise teórica e melhorias propostas (peso: 6,0 pontos) Vale lembrar que esta disciplina de Prática em Logística não tem recuperação, pois trata-se de encerramento de curso. Para tanto o aluno deve apresentar este trabalho para compor nota mínima de 6,00 pontos para ser aprovado. Obs: Este é apenas um resumo do manual com instruções direcionadas a ETAPA 1. Para o melhor entendimento e compreensão da atividade é fundamental a leitura do manual completo. Bons estudos! Nota máxima 10,0 1ª etapa Fundamentação Teórica e Dados da Empresa Até 4,0 pontos Nota máxima 10,0 pontos 2ª etapa Apresentação dos resultados e melhorias Até 6,0 pontos Anexos Sugestão de apresentação do Plano de Ação Plano de Ação Nome da Organização: Área analisada Situação atual Melhorias Propostas Exemplo: Plano de Ação Nome da Organização: XWZ Panificadora e Confeitaria Área analisada Situação atual Melhorias Propostas Estoque A empresa tem um sistema para registo de vendas e saída de produtos. No entanto, os insumos comprados para a produção, bem como outros custos são controlados manualmente em planilha do excel. Aquisição de um sistema que permita inserir informações sobre os insumos necessários na produção e as quantidades produzidas de cada produto. Estoque Não há um departamento de compras definido na empresa. Os pedidos de insumos são passados manualmente para o gerente geral que, duas vezes por semana, faz as compras. Mesmo que na estrutura não haja um departamento específico de compras, com as informações dos insumos, da produção e saída de produtos, é possível fazer a gestão de compras de forma mais eficaz. Logística de Transporte e Distribuição A empresa aceita encomendas e faz as entregas aos clientes. As entregas são feitas pelo funcionário disponível no momento, sem veículo adequado. Contratar empresa especializada em transporte de produtos perecíveis. Ou aquisição de veículo refrigerado, com espaço adequado, para garantir que o produto chegue em boas condições no destino. Descarte de resíduos Não há descarte seletivo de resíduos. Recicláveis, orgânicos, pilhas, lâmpadas e outros materiais são jogados no mesmo recipiente para a coleta. Fazer o descarte seletivo de resíduos conforme tipo de material. Verificar no município opções de destinação dos variados tipos de resíduos: empresas privadas, ONGs, locais de aproveitamento de materiais. Óleo de cozinha usado pode virar sabão, alguns locais compram este insumo para fazer sabão. Isso pode gerar economia para a empresa DATAS DE ENTREGA DA ETAPA 2 Etapa Entreg a Descrição da atividade Período de entrega Período de Correção 2ª Única Análise da Gestão de Estoque Postagem de 09/06/2023 até 16/06/2023 Até 27/06/2023 Análise da Logística de Transporte e Distribuição Análise do descarte de resíduos, reutilização de embalagens e logística reversa Plano de Ação
 

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