Pular para o conteúdo principal

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


 

NOME DO ALUNO: _____________________________________________

CURSO E TURMA:__________________________ DATA: _____________

 

PROJETO COM BASE NO COMPONENTE CURRICULAR

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

 

                        Ao desenvolver um projeto o mesmo deverá conter os seguintes elementos:  compreender a origem da cultura e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual, o projeto visa a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares, relacionando os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seu próprio conhecimento.

                    Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.  O aluno deverá fazer 02 projetos seguindo o esquema abaixo

PARA QUEM CURSA

FARÁ O PROJETO

OBSERVAÇÃO

 

 

 

PEDAGOGIA

01 no Ensino Infantil

01 no Fundamental 1

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno.

 

 

 

LETRAS

01 no fundamental 2

01 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

MATEMÁTICA

01 no fundamental 2

01 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

01 no fundamental 2

01 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

 

 

 

HISTÓRIA

01 no fundamental 2

01 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

CIÊNCIAS BIO

01 no fundamental 2

01 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

GEOGRAFIA

01 no fundamental 2

01 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

ARTES

01 no fundamental 2

01 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

SOCIOLOGIA / FÍSICA

02 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

FILOSOFIA /

 

02 no Ensino Médio

Você poderá escolher qualquer ano dentro dessa modalidade de escolha livre do aluno

 

 

 

 

 Além disso o aluno fará a segunda parte que engloba as Atividades Culturais - Práticas Pedagógicas. Deverá seguir a tabela e fazer na folha própria fornecida pelo Cicep.

 

Evento ou curso

Carga horária máxima por evento

pppordiadiaevento

Carga horária

máxima geral

Museu

8 horas

20 horas

Teatro / Show

5 horas

40 horas

Palestras pedagógicas

10 horas

40 horas

Feiras e Congressos

10 horas

40 horas

Filmes (no cinema ou locados)

5 horas

30 horas

Resenha de livros específicos

 

 

5 horas

30 horas

Oficinas Artísticas

5 horas

30 horas

Curso (Até um ano antes do início do curso)

Mínimo 4 horas

72 horas

Reuniões Pedagógicas (EX: ATPC)

Mínimo 2 horas

20 horas

Eventos Escolares e eventos na Universidade

4 horas

20 horas

 

 

*****DICAS IMPORTANTES*****

- Você pode escolher quais atividades irá fazer, não precisa fazer todas da tabela.

- Deverá fazer 100 horas no mínimo, se passar não tem problemas.

- Pode ser digitado ou manuscrito, porém se manuscrito com letra legível e na folha própria do Cicep, sem abreviações e rasuras.

- Elaborar um relatório síntese de cada um dos eventos e anexar algum documento que comprove a realização do mesmo, inclusive dos cursos realizados.

- Pode ser utilizada foto, desde que o apareça o aluno.

- O Cicep oferece cursos que valem às 100 horas de atividades complementares.

- Não esqueça de fazer o relatório das atividades complementares SOMENTE na folha enviada por email do Cicep.

- Prazo para entrega até seis meses após a última aula do curso, passado esse prazo entrar em contato com o Cicep.

- NÃO PRECISARÁ IMPRIMIR ESSAS ATIVIDADES DE PRÁTICA PEDAGÓGICA.

 

ENVIAR PARA PRÉ ANÁLISE NO EMAIL:

Prof. Coordenador : Cesar Oliveira dos Santos.

Enviar em pdf para

Email: coordenacaolicenciatura@cicep.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO DA TURMA

 

 

 

TEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

 

 

QUANTIDADE DE AULAS NECESSÁRIAS

 

 

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

 

 

 

 

 

COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS

 

 

 

SEQUÊNCIA DESCRITIVA DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA

 

 

 

MATERIAL DIDÁTICO E PARADIDÁTICO

 

 

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

 

 

 

RECURSOS TECNOLÓGICOS

 

 

 

 

 

RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      ATIVIDADE

 


 

 

 

PROJETO

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO DA TURMA

 

 

 

TEMA DA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

 

 

QUANTIDADE DE AULAS NECESSÁRIAS

 

 

 

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

 

 

 

COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DESCRITIVA DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA

 

 

 


 

 

 

 

MATERIAL DIDÁTICO E PARADIDÁTICO

 

 

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

 

 

 

RECURSOS TECNOLÓGICOS

 

 

 

 

 

RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE

 


Atividades Culturais -

Práticas Pedagógicas.

 

Curso e Turma: _______________________________________________                                                  

Aluno:______________________________________________________

 

RELATÓRIO DE HORAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

 

DATA

LOCAL

EVENTO

HORAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO

Local: _______________________________________________________________

Evento: ______________________________________________________________

Data: _______/ ________/ ________.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...