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TCC EM MATEMÁTICA


 TCC EM MATEMÁTICA ­ DGT0716 TCC EM MATEMÁTICA Contextualização O Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Licenciatura em Matemática é ponto de culminância e terminalidade do conjunto de competências que foram mobilizadas e desenvolvidas durante todo curso. Na prática do TCC, o aluno deve evidenciar a articulação entre a teoria e a prática vista ao longo do curso, tendo a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de um projeto sob a forma de um artigo científico, baseando­se em conceitos teóricos, aplicando metodologias, utilizando técnicas ou ferramentas, estudando aplicações, dentre outros. Durante a disciplina de ?Projeto de TCC em Matemática? será elaborado somente o projeto do TCC pelo estudante, visto que o TCC será desenvolvido na íntegra na disciplina seguinte ­ ?TCC em Matemática?. Durante o curso dessa disciplina, o estudante, sob orientação do professor, definirá o tema a ser desenvolvido, identificará o problema, fazendo a sua descrição, elaborará os objetivos da pesquisa, realizará revisão bibliográfica sobre o tema escolhido, definirá o método que utilizará na pesquisa, escreverá uma justificativa que indique a relevância de seu trabalho e definirá os resultados esperados, prevendo possíveis limitações do trabalho. Desta forma, o documento final do Projeto de TCC deverá conter os seguintes itens: 1. Definição do tema; 2. Identificação e delimitação do problema; 3. Objetivos do estudo; 4. Justificativa; 5. Fundamentação teórica; 6. Procedimentos metodológicos; 7. Levantamento bibliográfico; 8. Viabilidade técnica, aplicação; 9. Resultados pretendidos; 10. Cronograma do projeto. Durante o curso dessa disciplina o aluno integrará todos os conceitos desenvolvidos durante o curso e mobilizará competências e habilidades para o desenvolvimento do projeto de TCC, para que seja plenamente elaborado na disciplina TCC em Matemática. Ementa AULA 1: A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO;AULA 2: O PROBLEMA CIENTÍFICO;AULA 3: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA;AULA 4: PREPARANDO O TERRENO;AULA 5: MÉTODOS DE COLETA DE DADOS;AULA 6: MÉTODOS QUANTITATIVOS;AULA 7: MÉTODOS QUALITATIVOS;AULA 8: MÉTODOS MISTOS;AULA 9: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TCC ? ARTIGO CIENTÍFICO;AULA 10: INTERPRETANDO AS EVIDÊNCIAS E RELATANDO AS CONCLUSÕES; Objetivos Gerais Reconhecer a importância da pesquisa acadêmica. Elaborar o anteprojeto de TCC. Aplicar as normas técnicas para construção e formatação de projetos de pesquisa e TCC. Objetivos Específicos Compreender a relevância do uso de técnicas para elaboração de objetivos da pesquisa. Identificar a estrutura e formatação de projetos de pesquisa para TCC. Conhecer e aplicar diferentes normas para formatação do trabalho de conclusão de curso: artigo científico. Estabelecer e delimitar um tema. Definir o problema. Realizar pesquisa bibliográfica. Apresentar a justificativa do Projeto e os objetivos do estudo. Apresentar Fundamentação Teórica. Levantar Fontese Realizar Procedimentos Metodológicos. Organizar o cronograma do TCC. Conteúdos AULA 1: A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO AULA 2: O PROBLEMA CIENTÍFICO AULA 3: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA AULA 4: PREPARANDO O TERRENO É AULA 1: A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO AULA 2: O PROBLEMA CIENTÍFICO AULA 3: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA AULA 4: PREPARANDO O TERRENO AULA 5: MÉTODOS DE COLETA DE DADOS AULA 6: MÉTODOS QUANTITATIVOS AULA 7: MÉTODOS QUALITATIVOS AULA 8: MÉTODOS MISTOS AULA 9: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TCC ? ARTIGO CIENTÍFICO AULA 10: INTERPRETANDO AS EVIDÊNCIAS E RELATANDO AS CONCLUSÕES Procedimentos de Avaliação Nesta disciplina a avaliação contará com a elaboração e entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujas características e desenvolvimento estão dispostos no Plano de Ensino. O Trabalho é realizado ao longo da disciplina, sob acompanhamento de um professor orientador que conferirá um conceito após a entrega final. A aprovação na entrega do TCC habilita o aluno a realizar uma prova discursiva, que consiste na defesa escrita do trabalho elaborado. A esta defesa será atribuído grau de 0,0 (zero) a 10 (dez). Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis). Bibliografia Básica BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. São Paulo: Autêntica, 2019 Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788551305942 CASARIN, Helen de Castro Silva; CASARIN, Samuel José. Pesquisa científica: da teoria à prática. Curitiba: Intersaberes, 2012 Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/5992 SANTOS, Selma Cristina dos; CARVALHO, Márcia Alves Faleiro de. Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Petrópolis: Vozes, 2015. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/114665 Bibliografia Complementar BARROS, Aidil Jesus da Silva; LEHFELD, Neide Aparecida. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Education, 2008 Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/419 FERRAREZI JUNIOR, Celso. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Contexto, 2011. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3447 MAZZOTTI, A.J.A. (Org.). Metodologia científica. 2.ed.. Rio de Janeiro: SESES, 2014. Disponível em: https://repositoriov2.azurewebsites.net/api/objetos/efetuaDownload/fd1482f0­10ca4dee­a429­ab0a44f02829 POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2014. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/5617 SORDI, José Osvaldo de. Elaboração de pesquisa científica. São Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788502210332 Outras Informações Outras InformaçõesFigura 1 – Legenda com o nome ou descrição da figura. (Fonte: inserir a fonte).

 

 

 

 

3  CONSIDERAÇÕES FINAIS /CONCLUSÃO

 

As conclusões não são um resumo do artigo, mas dos resultados obtidos no trabalho, apresentados de forma objetiva e concisa.

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

Obs:

Você pode usar no título dessa seção:  3  CONSIDERAÇÕES FINAIS  ou  3  CONCLUSÃO

 

4   Referências

A lista de referências é estreitamente relacionada à revisão de literatura da seção 2. Ela deve incluir os trabalhos de onde foram extraídos dados, figuras, tabelas, textos etc. Todas as referências citadas no texto devem ser incluídas na lista de referências. Por outro lado, a lista não deve incluir trabalhos não citados no texto. Sempre voltar ao referencial teórico para montar a seção REFERÊNCIAS do artigo. Importante: As Referências devem seguir as normas da ABNT. Segue alguns exemplos.

 

ACKERMAN, PL. 100 years without resting. In: Ackerman, PL, (Ed.) Cognitive fatigue: Multidisciplinary perspectives on current research and future applications. Washington: American Psychological Association, 2011.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Anuário do Transporte Aéreo. Brasília: Agência Nacional de Aviação Civil, 2013.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Dados estatísticos. Disponível em: <www.anac.gov.br>. Acesso em: 05 dez. 2012.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Sistema Educator. 2015. Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/educator/Index2.aspx>. Acesso em: 10 set. 2015.

ÅKERSTEDT, T; GILLBERG, M. Subjective and objective sleepiness in the active individual. The International journal of neuroscience, Vol. 1-2, No.52 (1-2), p. 29-37, 1990.

ALMEIDA, C. A. Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software genérico para avaliar a qualidade em serviços utilizando o método SERVQUAL. 2013. 1 v. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013

ALVES, MGM; CHOR, D; FAERSTEIN, E; LOPES, CS; WERNECK, GL. Versão resumida da job stress scale: adaptação para o português, Short version of the job stress scale: a Portuguese language adaptation. Revista de Saúde Pública, Vol 2, No.38, p. 164-171, 2004.

ANGELIN, Paulo Eduardo. Profissionalismo e profissão: teorias sociológicas e o processo de profissionalização no Brasil. REDD, São Paulo, v.3, n.1. 2010. Disponível em < http://seer.fclar.unesp.br/redd/article/view/4390>. Acesso em: 12 maio 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001:2008: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos. 2 ed. Rio de Janeiro, 2008. 36 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 15100: Sistemas de gestão da qualidade – requisitos para organizações de aeronáutica, espaço e defesa. 3 ed. Rio de Janeiro, 2010. 26 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 17021:2011: Avaliação de conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão. 3 ed. Rio de Janeiro, 2011. 47 p.

BACAL, MEA. Lealdades visíveis e invisíveis: um estudo sobre a transmissão geracional da profissão na família. Doutorado, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2013.

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Para onde vai a classe média: um novo profissionalismo no Brasil?. Tempo Social, [s.l.], v. 10, n. 1, p.129-142, maio 1998. FapUNIFESP (SciELO). 1998. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20701998000100009>. Acesso em: 13 nov. 2015.

BAZERMAN, MAX H. Judgment in managerial decision-making. Hoboken: John Wiley & Sons, 2006.

BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. A conceptual model of  service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, p. 41-50, 1985. Quadrimestral.

BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. A excelência em serviços. São Paulo: Saraiva, 2014.

BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. Alternatives scales for measuring service quality: A comparative assessment based on psychometric and diagnostic criteria. Journal of Retailing, New York, v. 70, n. 3, p. 201-230, 1994.

BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, Cambridge, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988. Quadrimestral.

BOSI, M L M. Profissionalização e conhecimento: a Nutrição em questão. São Paulo: Hucitec. 1996.

BOSZORMENYI-NAGY, I; SPARK, GM. Invisible loyalties. 2nd Edition. New York: Routledge, 1984.

BRANNEN, E.. The Problem of Aging Aircraft: Is Mandatory Retirement the Anwers? Journal Of Air Law And Commerce. [s. L.], p. 425-467. 25 nov. 1991.

BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Instrução Suplementar - IS Nº 00-001: Sistema de Dificuldades em Serviço. Revisão A. 2012. Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/certificacao/CI/Textos/IS-00-001A-P.pdf>. Acesso em: jun. 2015.

BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Instrução Suplementar (IS) N° 00-003B: Exames de conhecimentos teóricos de licenças, habilitações e certificados. Revisão B. 2015. Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/ biblioteca/IS/2015/IS00-003B.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.

BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) 2014:. Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/rab/servicos/certidao_inteiro.asp>. Acesso em: 03 mar. 2017.

BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 01: Definições, regras de redação e unidades de medida para uso nos RBAC. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/BPS2011/8s/RBAC01.pdf>. Acesso em: jun. 2015.

COELHO, C. E. A. Processo de Certificação de Produto. In: Aeroespacial Brazilian Symposium on Aeroespace Eng. & Applications. Proceedings... São José dos Campos, 2009. Disponível em: <http://www.cta-dir2009.ita.br/Proceedings/PDF/59041.pdf>. Acesso em: jun. 2015.

 

TÍTULO DO ARTIGO

 

 

 

Nome do aluno 1

Nome do Professor 2

 

RESUMO

 

Aqui é apresentado o trabalho de forma sucinta (até 250 palavras, de 8 a 10 linhas, apenas um parágrafo e espaçamento simples), informando ao leitor finalidade, metodologia, resultados e conclusão do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original se julgado que o conteúdo não é de seu interesse. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas, e não de enumeração de tópicos, lembrando que é necessário o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

PALAVRAS-CHAVE: Termos e Palavras 1. Termos e Palavras 2. Termos e Palavras 3

 

1      INTRODUÇÃO

 

A introdução deve ser colocada logo abaixo do resumo.

Esta seção deve proporcionar ao leitor uma introdução geral sobre o tema do artigo, com o propósito de atraí-lo para a leitura completa do artigo. Você deve apresentar inicialmente, em um único texto, sem citações, sem nenhuma seção, de forma clara, uma introdução ao seu tema onde deve constar o/os motivo que justificam a sua escolha pelo tema, deve sinalizar o enforque central do seu trabalho e o que você pretende alcançar com esse tema. Além disso, deve informar sobre a metodologia que será utilizada na sua pesquisa, os objetivos específicos e por fim, deve comentar sobre a relevância do seu trabalho (social, para o governo, para as empresas etc). Tendo feito isso o próximo passo é descrever o que será apresentado ao longo do trabalho.

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

 

2      DESENVOLVIMENTO/REFERENCIAL TEÓRICO

 

Esta seção é o resultado da revisão de literatura (livros, artigos etc.) das áreas de conhecimento relacionadas com o tema do artigo. Nela são apresentadas as ideias principais de autores da área. As referências do artigo devem incluir, no mínimo, 3 livros e 2 artigos de revistas idôneas sobre o tema em questão. A seção pode ser dividida em tantas subseções quanto desejáveis. Sua adequada organização permite, posteriormente, realizar comparações e análises, levando a uma melhor compreensão do assunto. Usar no máximo 4 citações diretas, se for o caso.

 

Obs:

Você pode usar no título dessa seção:  2  DESENVOLVIMENTO ou 2  REFERENCIAL TEÓRICO

 

2.1            ÁREA DE ESTUDO  - AQUI VOCÊ COLOCAR O TÍTULO DO ASSUNTO QUE SERÁ ABORDADO

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

2.2            ITEM SECUNDÁRIO   - AQUI VOCÊ COLOCAR OUTRO TÍTULO E ASSIM POR DIANTE...

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

As citações diretas que tenham mais de três linhas devem ser feitas sem aspas, com quatro centímetros de recuo e fonte de tamanho menor que o texto do artigo, seguidos da citação com o nome do autor, ano e página entre parênteses (exemplo de formato usado para citação direta).

 

OBS: CASO TENHA ALGUMA TABELA/FIGURA PARA INCLUIR

Como inserir Figura ou Tabela:

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