TCC EM MATEMÁTICA DGT0716 TCC EM MATEMÁTICA Contextualização O Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Licenciatura em Matemática é ponto de culminância e terminalidade do conjunto de competências que foram mobilizadas e desenvolvidas durante todo curso. Na prática do TCC, o aluno deve evidenciar a articulação entre a teoria e a prática vista ao longo do curso, tendo a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de um projeto sob a forma de um artigo científico, baseandose em conceitos teóricos, aplicando metodologias, utilizando técnicas ou ferramentas, estudando aplicações, dentre outros. Durante a disciplina de ?Projeto de TCC em Matemática? será elaborado somente o projeto do TCC pelo estudante, visto que o TCC será desenvolvido na íntegra na disciplina seguinte ?TCC em Matemática?. Durante o curso dessa disciplina, o estudante, sob orientação do professor, definirá o tema a ser desenvolvido, identificará o problema, fazendo a sua descrição, elaborará os objetivos da pesquisa, realizará revisão bibliográfica sobre o tema escolhido, definirá o método que utilizará na pesquisa, escreverá uma justificativa que indique a relevância de seu trabalho e definirá os resultados esperados, prevendo possíveis limitações do trabalho. Desta forma, o documento final do Projeto de TCC deverá conter os seguintes itens: 1. Definição do tema; 2. Identificação e delimitação do problema; 3. Objetivos do estudo; 4. Justificativa; 5. Fundamentação teórica; 6. Procedimentos metodológicos; 7. Levantamento bibliográfico; 8. Viabilidade técnica, aplicação; 9. Resultados pretendidos; 10. Cronograma do projeto. Durante o curso dessa disciplina o aluno integrará todos os conceitos desenvolvidos durante o curso e mobilizará competências e habilidades para o desenvolvimento do projeto de TCC, para que seja plenamente elaborado na disciplina TCC em Matemática. Ementa AULA 1: A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO;AULA 2: O PROBLEMA CIENTÍFICO;AULA 3: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA;AULA 4: PREPARANDO O TERRENO;AULA 5: MÉTODOS DE COLETA DE DADOS;AULA 6: MÉTODOS QUANTITATIVOS;AULA 7: MÉTODOS QUALITATIVOS;AULA 8: MÉTODOS MISTOS;AULA 9: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TCC ? ARTIGO CIENTÍFICO;AULA 10: INTERPRETANDO AS EVIDÊNCIAS E RELATANDO AS CONCLUSÕES; Objetivos Gerais Reconhecer a importância da pesquisa acadêmica. Elaborar o anteprojeto de TCC. Aplicar as normas técnicas para construção e formatação de projetos de pesquisa e TCC. Objetivos Específicos Compreender a relevância do uso de técnicas para elaboração de objetivos da pesquisa. Identificar a estrutura e formatação de projetos de pesquisa para TCC. Conhecer e aplicar diferentes normas para formatação do trabalho de conclusão de curso: artigo científico. Estabelecer e delimitar um tema. Definir o problema. Realizar pesquisa bibliográfica. Apresentar a justificativa do Projeto e os objetivos do estudo. Apresentar Fundamentação Teórica. Levantar Fontese Realizar Procedimentos Metodológicos. Organizar o cronograma do TCC. Conteúdos AULA 1: A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO AULA 2: O PROBLEMA CIENTÍFICO AULA 3: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA AULA 4: PREPARANDO O TERRENO É AULA 1: A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO AULA 2: O PROBLEMA CIENTÍFICO AULA 3: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA AULA 4: PREPARANDO O TERRENO AULA 5: MÉTODOS DE COLETA DE DADOS AULA 6: MÉTODOS QUANTITATIVOS AULA 7: MÉTODOS QUALITATIVOS AULA 8: MÉTODOS MISTOS AULA 9: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TCC ? ARTIGO CIENTÍFICO AULA 10: INTERPRETANDO AS EVIDÊNCIAS E RELATANDO AS CONCLUSÕES Procedimentos de Avaliação Nesta disciplina a avaliação contará com a elaboração e entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujas características e desenvolvimento estão dispostos no Plano de Ensino. O Trabalho é realizado ao longo da disciplina, sob acompanhamento de um professor orientador que conferirá um conceito após a entrega final. A aprovação na entrega do TCC habilita o aluno a realizar uma prova discursiva, que consiste na defesa escrita do trabalho elaborado. A esta defesa será atribuído grau de 0,0 (zero) a 10 (dez). Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis). Bibliografia Básica BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. São Paulo: Autêntica, 2019 Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788551305942 CASARIN, Helen de Castro Silva; CASARIN, Samuel José. Pesquisa científica: da teoria à prática. Curitiba: Intersaberes, 2012 Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/5992 SANTOS, Selma Cristina dos; CARVALHO, Márcia Alves Faleiro de. Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Petrópolis: Vozes, 2015. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/114665 Bibliografia Complementar BARROS, Aidil Jesus da Silva; LEHFELD, Neide Aparecida. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Education, 2008 Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/419 FERRAREZI JUNIOR, Celso. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Contexto, 2011. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3447 MAZZOTTI, A.J.A. (Org.). Metodologia científica. 2.ed.. Rio de Janeiro: SESES, 2014. Disponível em: https://repositoriov2.azurewebsites.net/api/objetos/efetuaDownload/fd1482f010ca4deea429ab0a44f02829 POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2014. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/5617 SORDI, José Osvaldo de. Elaboração de pesquisa científica. São Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788502210332 Outras Informações Outras InformaçõesFigura 1 – Legenda com o nome ou descrição da figura. (Fonte: inserir a fonte).
3
CONSIDERAÇÕES FINAIS /CONCLUSÃO
As conclusões não são um resumo do
artigo, mas dos resultados obtidos no trabalho, apresentados de forma objetiva
e concisa.
Texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Obs:
Você pode usar no título dessa
seção: 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ou 3
CONCLUSÃO
4
Referências
A lista de referências é
estreitamente relacionada à revisão de literatura da seção 2. Ela deve incluir
os trabalhos de onde foram extraídos dados, figuras, tabelas, textos etc. Todas
as referências citadas no texto devem ser incluídas na lista de referências.
Por outro lado, a lista não deve incluir trabalhos não citados no texto. Sempre
voltar ao referencial teórico para montar a seção REFERÊNCIAS do artigo.
Importante: As Referências devem seguir as normas da ABNT. Segue alguns
exemplos.
ACKERMAN, PL. 100 years without resting. In: Ackerman, PL,
(Ed.) Cognitive fatigue:
Multidisciplinary perspectives on current research and future applications.
Washington: American Psychological Association, 2011.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Anuário do Transporte Aéreo. Brasília: Agência Nacional de Aviação
Civil, 2013.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Dados estatísticos.
Disponível em: <www.anac.gov.br>. Acesso em: 05 dez. 2012.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Sistema Educator. 2015.
Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/educator/Index2.aspx>. Acesso em:
10 set. 2015.
ÅKERSTEDT, T; GILLBERG, M. Subjective and objective
sleepiness in the active individual. The
International journal of neuroscience, Vol. 1-2, No.52 (1-2), p. 29-37,
1990.
ALMEIDA, C. A. Concepção
e desenvolvimento de um protótipo de software genérico para avaliar a qualidade
em serviços utilizando o método SERVQUAL. 2013. 1 v. Dissertação (Mestrado)
- Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade
Federal do Paraná, Curitiba, 2013
ALVES, MGM; CHOR, D; FAERSTEIN, E; LOPES, CS; WERNECK, GL.
Versão resumida da job stress scale: adaptação para o português, Short version
of the job stress scale: a Portuguese language adaptation. Revista de Saúde Pública,
Vol 2, No.38, p. 164-171, 2004.
ANGELIN, Paulo Eduardo. Profissionalismo e profissão: teorias sociológicas e o processo de
profissionalização no Brasil. REDD,
São Paulo, v.3, n.1. 2010. Disponível em <
http://seer.fclar.unesp.br/redd/article/view/4390>. Acesso em: 12 maio 2015.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO
9001:2008: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos. 2 ed. Rio de
Janeiro, 2008. 36 p.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO
15100: Sistemas de gestão da qualidade – requisitos para organizações de
aeronáutica, espaço e defesa. 3 ed. Rio de Janeiro, 2010. 26 p.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO
17021:2011: Avaliação de conformidade – Requisitos para organismos que
fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão. 3 ed. Rio de Janeiro,
2011. 47 p.
BACAL, MEA. Lealdades
visíveis e invisíveis: um estudo sobre a transmissão geracional da profissão
na família. Doutorado, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2013.
BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Para onde vai a classe
média: um novo profissionalismo no Brasil?. Tempo Social, [s.l.], v. 10, n. 1,
p.129-142, maio 1998. FapUNIFESP (SciELO). 1998. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20701998000100009>. Acesso em: 13 nov. 2015.
BAZERMAN, MAX H. Judgment
in managerial decision-making. Hoboken: John Wiley & Sons, 2006.
BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. A conceptual
model of service quality and its
implications for future research. Journal
of Marketing, v. 49, p. 41-50, 1985. Quadrimestral.
BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. A excelência em serviços. São Paulo:
Saraiva, 2014.
BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. Alternatives
scales for measuring service quality: A comparative assessment based on
psychometric and diagnostic criteria. Journal
of Retailing, New York, v. 70, n. 3, p. 201-230, 1994.
BERRY, L. L; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. SERVQUAL: A
multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, Cambridge, v. 64,
n. 1, p. 12-40, 1988. Quadrimestral.
BOSI, M L M. Profissionalização e conhecimento: a Nutrição
em questão. São Paulo: Hucitec. 1996.
BOSZORMENYI-NAGY, I; SPARK, GM. Invisible loyalties. 2nd
Edition. New York: Routledge, 1984.
BRANNEN, E.. The Problem of Aging Aircraft: Is Mandatory
Retirement the Anwers? Journal Of Air
Law And Commerce. [s. L.], p.
425-467. 25 nov. 1991.
BRASIL.
Agência Nacional de Aviação Civil. Instrução
Suplementar - IS Nº 00-001: Sistema de Dificuldades em Serviço. Revisão A.
2012. Disponível em:
<http://www2.anac.gov.br/certificacao/CI/Textos/IS-00-001A-P.pdf>. Acesso
em: jun. 2015.
BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Instrução
Suplementar (IS) N° 00-003B: Exames de conhecimentos teóricos de licenças,
habilitações e certificados. Revisão B. 2015. Disponível em:
<http://www2.anac.gov.br/ biblioteca/IS/2015/IS00-003B.pdf>. Acesso em:
25 nov. 2015.
BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) 2014:.
Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/rab/servicos/certidao_inteiro.asp>.
Acesso em: 03 mar. 2017.
BRASIL.
Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento
Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 01: Definições, regras de redação e
unidades de medida para uso nos RBAC. Brasília, 2011. Disponível em:
<http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/BPS2011/8s/RBAC01.pdf>. Acesso
em: jun. 2015.
COELHO,
C. E. A. Processo de Certificação de Produto. In: Aeroespacial Brazilian Symposium on Aeroespace Eng. &
Applications. Proceedings... São
José dos Campos, 2009. Disponível em:
<http://www.cta-dir2009.ita.br/Proceedings/PDF/59041.pdf>. Acesso em:
jun. 2015.
TÍTULO
DO ARTIGO
Nome do aluno 1
Nome do Professor 2
RESUMO
Aqui
é apresentado o trabalho de forma sucinta (até 250 palavras, de 8 a 10 linhas, apenas um parágrafo e
espaçamento simples), informando ao leitor
finalidade, metodologia, resultados e conclusão do documento, de tal forma que
este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original se julgado que o
conteúdo não é de seu interesse. O resumo deve ser composto de uma sequência de
frases concisas, afirmativas, e não de enumeração de tópicos, lembrando que é
necessário o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa,
explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a
informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da
situação etc.).
PALAVRAS-CHAVE:
Termos e Palavras 1. Termos e Palavras 2.
Termos e Palavras 3
1
INTRODUÇÃO
A introdução deve ser colocada
logo abaixo do resumo.
Esta seção deve proporcionar ao
leitor uma introdução geral sobre o tema do artigo, com o propósito de atraí-lo
para a leitura completa do artigo. Você deve apresentar inicialmente, em um
único texto, sem citações, sem nenhuma seção, de forma clara, uma introdução ao
seu tema onde deve constar o/os motivo que justificam a sua escolha pelo tema,
deve sinalizar o enforque central do seu trabalho e o que você pretende
alcançar com esse tema. Além disso, deve informar sobre a metodologia que será
utilizada na sua pesquisa, os objetivos específicos e por fim, deve comentar
sobre a relevância do seu trabalho (social, para o governo, para as empresas
etc). Tendo feito isso o próximo passo é descrever o que será apresentado ao
longo do trabalho.
Texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
2 DESENVOLVIMENTO/REFERENCIAL
TEÓRICO
Esta seção é o resultado da revisão
de literatura (livros, artigos etc.) das áreas de conhecimento relacionadas com
o tema do artigo. Nela são apresentadas as ideias principais de autores da
área. As referências do artigo devem incluir, no mínimo, 3 livros e 2 artigos
de revistas idôneas sobre o tema em questão. A seção pode ser dividida em
tantas subseções quanto desejáveis. Sua adequada organização permite,
posteriormente, realizar comparações e análises, levando a uma melhor
compreensão do assunto. Usar no máximo 4 citações diretas, se for o caso.
Obs:
Você pode usar no título dessa
seção: 2 DESENVOLVIMENTO ou 2
REFERENCIAL TEÓRICO
2.1
ÁREA
DE ESTUDO - AQUI VOCÊ COLOCAR O TÍTULO DO ASSUNTO QUE
SERÁ ABORDADO
Texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
2.2
ITEM
SECUNDÁRIO - AQUI VOCÊ COLOCAR OUTRO TÍTULO E
ASSIM POR DIANTE...
Texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
As citações
diretas que tenham mais de três linhas devem ser feitas sem aspas, com quatro
centímetros de recuo e fonte de tamanho menor que o texto do artigo, seguidos
da citação com o nome do autor, ano e página entre parênteses (exemplo de
formato usado para citação direta).
OBS: CASO TENHA ALGUMA
TABELA/FIGURA PARA INCLUIR
Como inserir Figura ou Tabela:
Comentários
Postar um comentário