MAPA – EMPREENDEDORISMO
Acadêmico: |
R.A. |
Disciplina:
Empreendedorismo |
|
Curso: |
INSTRUÇÕES DE
ENTREGA
ESTA ATIVIDADE
MAPA DEVE SER FEITA INDIVIDUALMENTE.
LEIA TODO O
ENUNCIADO COM ATENÇÃO ANTES DE COMEÇAR A FAZER A ATIVIDADE.
Como finalizar e
entregar a atividade MAPA:
Ao final do seu
trabalho, é necessário que você tenha um arquivo em mãos. Ele deve ser enviado para
correção pelo seu Studeo, em formato de arquivo DOC/DOCX ou PDF, e apenas esses
formatos serão aceitos.
Obs.: O STUDEO
ACEITA SOMENTE O ENVIO DE UM ANEXO/ARQUIVO.
Problemas
frequentes a evitar:
Coloque um nome
simples no seu arquivo. Se
o nome tiver caracteres estranhos — principalmente, pontos
— ou for muito grande, é possível que a equipe de correção não consiga
abrir o seu trabalho e ele seja zerado.
Se você
usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF para evitar
incompatibilidades.
Verifique se
você está enviando o arquivo correto! É a atividade MAPA da
disciplina de Física Geral e Experimental I? É outra atividade de estudo?
Como enviar o
seu arquivo:
Ao final do
enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo.
Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
Antes de clicar
em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma
vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que
você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
ATENÇÃO!!!
Sobre plágio e
outras regras:
Esta atividade
MAPA é, obrigatoriamente, individual, ou seja, não pode ser feita em
duplas, trios, quartetos etc.
Não é permitido
que duas ou mais pessoas entreguem o mesmo trabalho. Se isso acontecer, todos
os envolvidos terão suas atividades zeradas.
Trabalhos
copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
CONTEXTUALIZAÇÃO - M.A.P.A.
![]() |
Startup é uma empresa emergente que busca
identificar oportunidades de negócios em mercados em transformação ou ainda
pouco explorados. Normalmente, as startups são criadas por empreendedores que
desejam inovar, desenvolvendo novos produtos, serviços ou modelos de negócios.
Elas são caracterizadas por uma cultura ágil, flexível e inovadora, onde o foco
está em identificar as necessidades dos clientes e criar soluções que atendam essas
demandas de forma personalizada e inovadora. Como é o caso da Apple, que
transformou o segmento de comunicação ao criar o iPhone.
Por outro lado, a empresa tradicional é uma
organização estabelecida que opera em mercados consolidados, com uma estrutura
de custos já definida. Normalmente, essas empresas têm uma cultura mais
conservadora e uma estrutura organizacional mais rígida, com diversos níveis
hierárquicos e departamentos claramente definidos (departamento comercial,
marketing, contabilidade, recursos humanos etc). Elas têm uma estrutura de
financiamento mais estável, com acesso a fontes de capital próprio e
empréstimos bancários, o que lhes permite manter suas operações em longo prazo.
A exemplo, na mesma área de comunicação, podemos destacar como empresa
tradicional a gigante da telefonia Vivo.
Fonte: MAGNO
NETO, W. B. Empreendedorismo. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
QUESTÃO 1
1. Durante nossas aulas já compreendemos melhor
quais são as principais diferenças entre empresa tradicional e startup. Durante
nossa atividade prática MAPA o objetivo é que você compreenda melhor quais são
as principais diferenças no desenvolvimento de um produto ou serviço de uma
empresa tradicional e startup de mesmo segmento. Dessa forma você estudante
terá condições de pensar em melhores formas de promover ganho de produtividade
no seu segmento de trabalho. Para isso, veja as orientações a seguir:
a.
Com base nos nossos estudos sobre o tema “Diferenças
entre startup e grande empresa”, identifique como uma empresa tradicional
desenvolve e faz o lançamento de um novo produto, explicando com suas palavras
pelo menos dois dos "pecados mortais" no modelo de lançamento de um
produto:
Resposta:
|
b.
Para uma melhor compreensão agora você vai realizar uma
pesquisa para identificar e descrever o processo de desenvolvimento do cliente
de uma startup.
b.Resposta:
|
c. Agora
você vai identificar e descrever três diferenças na forma de desenvolvimento e
lançamento de produto/serviço de uma startup e uma empresa tradicional. Essas
diferenças entre empresa tradicional e startup não podem ser as mesmas que já
foram mencionadas nas questões anteriores.
c.Resposta:
|
QUESTÃO 2
2. Com 19 unicórnios, Brasil fica em 10º lugar no
ranking global
País desceu uma posição em 2023 após ser
desbancado pela Coreia do Sul; lista compara startups consideradas como
unicórnio. A startup é considerada unicórnio quando o seu valor de mercado
ultrapassa US $1 bilhão.
O Brasil desceu uma posição no ranking de países
com mais startups unicórnios em 2023. Agora, está em 10º lugar com 19 empresas
de inovação avaliadas em mais de US $1 bilhão. Marcas como iFood, Quinto Andar
e Loft estão entre os representantes do país. A Coreia do Sul agora ocupa o 9º
lugar, com 22 unicórnios. A lista é encabeçada pelos Estados Unidos, que contam
com 712 companhias do tipo. China (248) e Índia (85) vêm em seguida. Os números
são de um levantamento da Tipalti feito a partir de dados da Crunchbase.
Disponível em: <https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/com-19-unicornios-brasil-fica-em-10o-lugar-no-ranking-global/>.
Acesso em: 23 abr. 23.
Partindo da compreensão que você já possui sobre
as diferenças entre empresa tradicional e startup e com base no texto
apresentado sobre o posicionamento do Brasil no ranking de maiores startups,
você vai continuar a desenvolver seu MAPA conforme as orientações a seguir:
a.
Realize uma pesquisa dentro do segmento da sua área de
formação e identifique uma startup que está crescendo no Brasil, faça uma breve
explicação sobre essa startup, apresente qual é o segmento de clientes que ela
possui e qual a proposta de valor que ela tem.
Resposta:
|
b.
Permanecendo dentro do segmento da sua área de
formação, identifique dois problemas relevantes que existem no segmento dessa
startup que você apresentou.
b.Resposta:
|
c.
Agora você vai desenvolver uma proposta de valor
para solucionar um desses dois problemas levantados anteriormente, a qual possa
proporcionar ganho de produtividade ao segmento da sua área de formação.
c.Resposta:
|
Comentários
Postar um comentário