Pular para o conteúdo principal


 FACULDADE QI BRASIL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS (NOME DO ALUNO - COMPLETO) (DADOS PRINCIPAIS- – Letra Arial, maiúscula, tamanho 12, normal e centralizado). PLANO DE NEGÓCIOS (TÍTULO do trabalho – Letra Arial, maiúscula, tamanho 16, negrito e centralizado) LOCAL, MÊS E ANO. (Letra Arial, maiúscula, tamanho 12, normal e centralizado). FACULDADE QI BRASIL - FAQI CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DISICIPLINA: PLANO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: (NOME DO PROFESSOR COMPLETO) (Letra Arial, maiúsculo, tamanho 12, normal e centralizado) Nome do Negócio (TÍTULO do trabalho – Letra Arial, maiúscula, tamanho 16, negrito e centralizado) Trabalho interdisciplinar da disciplina Plano de Negócios, como exigência para a finalização da disciplina Pnalo de Negócios da Faculdade QI Brasil - FAQI. (Letra Arial, minúscula, tamanho 12, normal e justificado com recuo a esquerda de 6 cm, espaço simples) LOCAL, MÊS E ANO. (Letra Arial, maiúscula, tamanho 12, normal e centralizado) Sumário 1. RESUMO EXECUTIVO 6 2. CAPACIDADE EMPRESARIAL 7 2.1 Identificação dos empreendedores, experiências e atribuições 7 2.2 Dados da empresa 7 2.3 Missão da Empresa 7 2.4 Visão 8 2.5 Valores 8 2.6 Logotipo 8 2.7 Slogan 8 2.8 Setor de atividades 8 2.9 Forma Jurídica e enquadramento tributário 8 2.10Capital social 9 2.11Fonte de recursos 9 3. ANÁLISE DE MERCADO 10 3.1 Estudo dos Clientes 10 3.2 Estudo dos Concorrentes 10 3.3 Estudo dos Fornecedores 10 4. PLANO DE MARKETING 12 4.1 Descrição dos principais produtos e serviços 12 4.2 Estratégias de Preço 12 4.3 Estratégias Promocionais 12 4.4 Estrutura de comercialização 12 4.5 Localização do Negócio 12 4.6 Matriz SWOT (Avaliação Estratégica) 13 5. PLANO DE VIABILIDADE OPERACIONAL 14 5.1 Plano operacional - layout 14 5.2 Capacidade Produtiva / Comercial / Serviços 14 5.3 Processos Operacionais 14 5.4 Necessidade de Pessoal 15 6. PLANO FINANCEIRO 16 6.1 Estimativa dos investimentos fixos 16 6.2 Estimativa do capital de giro 16 6.3 Estimativa dos custos fixos operacionais mensais 17 6.4 Investimentos com despesas pré-operacionais 17 6.5 Estimativa do Investimento Total (resumo) 18 6.6 Estimativa de Faturamento Mensal da Empresa 18 6.7 Estimativa dos Custos de Comercialização 19 6.8 Apuração dos Custos das Mercadorias Vendidas (CMV) ou Materiais Diretos (CMD) 20 7. PLANO CONTÁBIL 21 7.1 Fluxo de caixa projetado 21 7.2 Demonstrativo de Resultado - DRE 21 7.3 Balanço Patrimonial de Abertura 21 7.4 Indicadores de Viabilidade 21 7.4.1 Ponto de Equilíbrio 21 7.4.2 Lucratividade (% a.a) 22 7.4.3 Rentabilidade (% a.a) 22 7.4.4 Prazo de retorno do investimento (em anos) 22 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23 9. REFERÊNCIAS 24 1. RESUMO EXECUTIVO O mundo gastronômico está em evidência , as pessoas buscam inovações desta forma surge a Shreks Pizza Delivery , na cidade de canoas ,Um espaço onde será oferecido uma variedade de ingredientes, e a o cliente se torna seu próprio pizzaiolo ,montando sua pizza e levando assada para casa ,Com sede fixa na cidade de canoas , a idéia surgiu para os diferentes tipos de público ,para atender diferentes gostos gastronômicos ,com o valor sendo definido por quilo. Tendo como visão tornar se referência em pizzas delivery até o ano de 2028 estando sempre entre as melhores .A missão oferecer ingredientes de qualidade para satisfazer o cliente seus valores são ,dedicação ,respeito eficiência , e comprometimento com a qualidade do atendimento. Usando o slogan seja você o pizzaiolo .Venha fazer sua própria pizza e a leve para casa , para comer com sua famÍlia e através do logotipo mostramos nosso e respeito pela culinária ,na Shreks Pizza Delivery, Após perceber o interesse das pessoas em pizzas de todos os sabores ,pensamos em um diferencial , os clientes escolhem o tamanho da pizza monta os ingredientes e pesa , a coloca no forno para assar e a leva para comer em casa, Com a empresa funcionando de terça a sábado , com uma média de vendas de vinte pizzas por dia ficaríamos na média de quatrocentas pizzas por mês , com a intenção de acordo com projeções futuras , dobrar esse número , e com o tempo abrirmos ´filiais em outras cidades. Com previsões futuras de aumentar os nossos colaboradores a empresa inicia com cinco pessoas na equipe sendo elas uma recepcionista, um pizzaiolo para orientar os clientes , uma caixa , uma para serviços gerais, e eu único proprietário para auxiliar a todos no que precisar .Sendo assim uma Micro Empresa com um capital social de 80.000,00 Sendo assim podemos ver que a Shreks Pizzaria Delivery ,tende a ser um negócio inovador e lucrativo podendo expandi lo futuramente, 6 2. CAPACIDADE EMPRESARIAL A seguir temos os dados principais da empresa,Shreks Pizza Delivery juntamente com a missão,visão e valores. 2.1 Identificação dos empreendedores, experiências e atribuições Nome : Emerson correa kuhn Cargo: Proprietário Atribuições: conhecer bem o mercado,inspirar os funcionários,captar recursos divulgar o negócio,ser um faz tudo. e assim sucessivamente... 2.2 Dados da empresa A Shreks Pizzaria Delivery ,é uma empresa do ramo alimentício , situada na cidade de canoas, a fim de trazer uma inovação, onde o cliente é o próprio pizzaiolo,com produtos de qualidade ,e preocupada com o meio ambiente, nossas caixas , são feitas de material reciclável e com seu Representante comercial e único dono Emerson correa kuhn, e sua localização onde fica um acesso favorável aos moradores de canoas e cidades vizinhas, fica na Rua Açucena 930 próximo a Rua Armando Fajardo no munícipio de canoas. 7 2.3 Missão da Empresa Segundo Chiavenato (2005) a missão funciona como propósito para as atividades da organização .Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e estratégia organizacional.Tendo isto em vista a missão da Shreks Pizza Delivery tem como missão servir ingredientes de qualidade para satisfazer os seus clientes. 2.4 Visão Segundo Chiavenato (2009), A visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do futuro,está mais voltada para aquilo que pretende ser do que como ela realmente é, representa o destino o que a empresa pretende transformar em realidade, Á partir desta visão a Shreks Pizzaria delivery, tornar se referência em pizzas delivery até o ano de 2018,estando sempre entre as melhores . 2.5 Valores Para Chiavenato e Sapiro (2009), os valores são o conjuntos de conceitos filosofias e crenças gerais que a organização respeita e pratica e estão acima das práticas cotidianas, para busca de ganhos em curto prazo.Assim como a Missão e a visão, os valores são de suma importância para a organização. Assim os valores a Shreks Pizza Delivery tem como valores, dedicação,respeito,eficiência e comprometimento com a qualidade do atendimento. 8 2.6 Logotipo 2.7 Slogan Seja você seu próprio pizzaiolo. 2.8 Setor de atividades A empresa Shreks Pizzaria Delivery ,atua no ramo da alimentação tendo como alvo a venda de pizzas de diversos sabores para todos tipos de público. 2.9 Forma Jurídica e enquadramento tributário A empresa Shreks Pizzaria Delivery enquadra se no simples nacional de acordo com o âmbito tributário federal. O enquadramento no âmbito federal se estabelece no lucro presumido: Impostos Estaduais e Icms sendo 9%CSLL,0,65% PIS, 3%COFINS, 17%,ICMS. 9 2.10 Capital social Para Putnam(1996),capital social refere-se á práticas sociais,normas e relações de confiança que existe entre os cidadãos de uma dada sociedade,Assim forma-se o quadro capital social da empresa. Quadro - Capital Social. NOME DO PROPRIETÁRIO VALOR (R$) % de participação Sócio 1 Emerson correa kuhn 80,000,00 100% Sócio 2 Sócio 3 TOTAL 80,000,00 100% Fonte: autor 2.11 Fonte de recursos Para Assaf Neto (2002) capital próprio ou fonte de recursos,é um recurso que procede dos acionistas ou sócios da entidade ou decorrentes de suas operações sociais que correspondem ao patrimônio líquido. A empresa Shreks Pizzaria Delivery possui um capital social de R$80,000,00 em uma quota única neste ato em moeda corrente no país. 10 3. ANÁLISE DE MERCADO Buscamos através da análise de mercado, um resultado favorável e por isso vamos analisar o mercado, clientes e nossos concorrentes identificando seus pontos fortes e fracos . 3.1 Estudo dos Clientes Após elaborar um questionário sobre a empresa Shreks Pizzaria Delivery, buscamos ver o que realmente os clientes esperam.Com o estudo de clientes concluido vimos, que a idéia nova de o próprio cliente ser seu pizzaiolo, foi bem aceita muitos gostaram da idéia de montar sua própria pizza, e leva la para comer em casa com sua familia,sendo assim 64% dos potenciais clientes gostaram da inovação ,e outros 36% gostaram da idéia mas mesmo assim ainda dizem que preferem´comer na própria pizzaria,ou que entreguem a pizza em casa .Concluimos então que futuramente poderemos ampliar o espaço para que os clientes possam comer na pizzaria, e aumentar o número de clientes ,mudando assim sua opinião. 3.2 Estudo dos Concorrentes Avaliamos dois concorrentes da região ,com serviços similares,com os da Shreks PizzariaDelivery,e percebemos que não há concorrência significativa. Através de pesquisas com clientes das Pizzarias Monto Pizza e Pizza Top podemos perceber que existem grandes diferenças em seus serviços prestados aos clientes e seus valores. Alguns clientes disseram que a fila de espera é muito demorada,algumas pizzas são ruins,e muitas vezes as máquinas de passar cartão ficam fora do ar ,sendo assim vimos alguns problemas a ser evitados por nós , para atrairmos, esses clientes para nós. 11 Atendimento Valores Localização condições de pagamento Prestação de serviços Shreks Pizaraia Excelente Bom Fácil acesso Acessíveis Muito boa Monto pizza Bom Alto Fácil acesso Aceitam poucos cartões Boa Pizza Top Bom Alto Difícil acesso Somente a vista Ruim Quadro XXX – Análise de Concorrentes. Fonte: autor 3.3 Estudo dos Fornecedores Quadro XXX – Estudo dos Fornecedores. Ord em Descrição dos itens Fornecedor Quant. Preço ( R$ ) Condições pagament o Prazo de entrega 1 Móveis para pizzaria Pizarro imóveis um ambiente montado 8.000.000 Avista ou nos cartões 3 meses 2 Móveis para pizzaria Frigo imóveis Um ambiente montado 10.000.00 Avista ou nos cartões 3 meses 3 Móveis para pizzaria Italinea class Um ambiente montado 13.5000.0 0 Avista ou nos cartões 2 meses e meio Fonte: autora 12 Ordem Descrição dos itens Forneced or Quant. Preço ( R$ ) Condiçõe s pagament o Prazo de entrega 1 Fornos eletricos para pizzaria Estrela 10 5 1,963,83 Avista ou nos cartões 3 meses 2 Fornos elétricos para pizzaria Cetro Máquinas 5 2.799,05 Avista ou nos cartões 3 meses 3 Fornos elétricos para pizzaria American as 5 2,272,03 Avista ou nos cartões 2 meses e meio 13 4. PLANO DE MARKETING Fazer a introdução do item, ou seja, apresentar o que virá na sequência desse item. 4.1 Descrição dos principais produtos e serviços Nesse item, o empreendedor deverá apresentar os principais produtos da empresa criada. 4.2 Estratégias de Preço Nesse item, o empreendedor deverá apresentar o conceito/definição de estratégias de preço, embasado em algum autor pesquisado. Lembrete: ainda não é o momento de divulgar os preços. 4.3 Estratégias Promocionais Nesse item, o empreendedor deverá apresentar o conceito/definição de estratégias promocionais, embasado em algum autor pesquisado. Na sequência apresentar a estratégia escolhida para esse negócio, especificamente, e o porquê. 4.4 Estrutura de comercialização Nesse item, o empreendedor deverá apresentar o conceito/definição de canais de distribuição, embasado em algum autor pesquisado. Na sequência apresentar os canais de distribuição utilizados para esse negócio, especificamente, e o porquê. 4.5 Localização do Negócio Sugere-se alocar um mapa de localização (opcional). 14 4.6 Matriz SWOT (Avaliação Estratégica) Nesse item, o empreendedor deverá apresentar o conceito/definição de canais de distribuição, embasado em algum autor pesquisado. Lembrete: atender as recomendações da apostila PN vigente Forças Fraquezas Fat ore s Inte rno s Oportunidades Ameaças Fa tor es Ex ter no s Quadro XXXX – Análise SWOT. Fonte: autor 15 5. PLANO DE VIABILIDADE OPERACIONAL Fazer a introdução do item, ou seja, apresentar o que virá na sequência desse item. 5.1 Plano operacional - layout Nesse item, além da apresentação da estrutura do layout, deverá ser argumentado como esse funciona. Figura 1 e 1 A – exemplos de Layout 5.2 Capacidade Produtiva / Comercial / Serviços Nesse item, o empreendedor deverá informar suas projeções do volume produtivo e do volume de vendas. 5.3 Processos Operacionais Nesse item, o empreendedor deverá selecionar a principal atividade/processo da empresa/negócio e descrevê-la através de fluxograma. Também deverá apresentar o conceito de fluxograma, de acordo com determinado autor pesquisado. Alocação de um fluxograma. 16 Lembrete: número e nome da figura na parte superior e na parte inferior a fonte. 5.4 Necessidade de Pessoal Nesse item deverá ser apresentada a projeção do pessoal necessário para o funcionamento da empresa criada, alocando um organograma. Na sequência descrever os cargos, qualificações e salários. Também se faz necessário alocar uma tabela com estimativa dos custos da mão de obra, incluindo seus encargos de acordo com o enquadramento tributário. É necessário definir/conceituar, de acordo com determinado autor pesquisado, organograma e descrição de cargo. Lembrete: número e nome do quadro e/ou tabela na parte superior e na parte inferior a fonte. Em se tratando de tabelas, sem linhas e apenas bordas superiores e inferiores. Função Nº de empregados X Salário Mensal (R$) = Subtotal + % de encargos sociais = Total Salários + encargos (R$) 1 X = + = 2 X = + = 3 X = + = TOTAL dos custos com mão de obra Quadro XXX – Estimativa dos custos com mão de obra (MODELO) Fonte: autora 17 6. PLANO FINANCEIRO Fazer a introdução do item, ou seja, apresentar o que virá na sequência desse item. 6.1 Estimativa dos investimentos fixos Nesse item, o empreendedor deverá relacionar, poderá ser via tabela ou quadro os materiais que compõe os investimentos fixos na criação da empresa/negócio. Os dados deverão ser extraídos da Tabela 1 – Análise de Fornecedores. Lembretes: Para fins da construção do balanço patrimonial, é importante totalizar os custos por agrupamento (máquinas e equipamentos, móveis e utensílios) para depois totalizar o custo total de tais investimentos. Número e nome do quadro e/ou tabela na parte superior e na parte inferior a fonte. Em se tratando de tabelas, sem linhas e bordas apenas superiores e inferiores. 6.2 Estimativa do capital de giro Nesse item deverá constar a definição/conceito de algum autor sobre capital de giro e, na sequência informar a estimativa de estoque (tabela), bem como estabelecer um valor de caixa mínimo. Descrição dos itens Quantidade Estimada X Valor Unitário de aquisição (R$) = Valor Total (R$) 1 X = 2 X = 18 Total Tabela XXX - estimativa do estoque inicial (o que precisa ser comprado). Fonte: autora 19 Descrição R$ Estoque Inicial Caixa Mínimo (reserva inicial de caixa) Valor Total do Capital de Giro (tabela anterior + caixa mínimo) Tabela XXXX - estimativa total de capital de giro. Fonte: autora 6.3 Estimativa dos custos fixos operacionais mensais Nesse item, o empreendedor deverá informar e após relacionar, poderá ser via tabela ou quadro, as estimativas dos custos fixos envolvidos no negócio. Pois tais custos servem como referência para composição do caixa mínimo. Descrição Custo Total mensal (R$) Total Custos Fixos Tabela XXXX - Estimativa de custos fixos operacionais mensais Fonte: xxxxx 6.4Investimentos com despesas pré-operacionais Nesse item, o empreendedor deverá informar e após relacionar, poderá ser via tabela ou quadro, as estimativas dos investimentos pré-operacionais do negócio. Investimentos Pré-operacionais R$ 20 Total dos Investimentos Pré-operacionais Tabela XXXX – Estimativa dos Investimentos pré-operacionais Fonte: xxx 6.5 Estimativa do Investimento Total (resumo) Nesse item, o empreendedor deverá informar e após relacionar, via tabela, as estimativas dos investimentos totais, incluindo todas as estimativas efetuadas até esse momento. Tabela XXXX – Estimativa do Investimento Total. Descrição dos Investimentos Valor (R$) Percentual (%) 1. Investimentos Fixos 2. Capital de Giro (estoque + caixa mínimo) 3. Investimentos Pré-operacionais Valor dos Investimentos Totais ( 1 + 2 + 3 ) Fontes de Recursos Valor (R$) Percentual (%) 1. Recursos Próprios 2. Recursos de Terceiros Total (1 + 2) Fonte: xxx Fonte: xxx 21 6.6 Estimativa de Faturamento Mensal da Empresa Esse é o momento do cálculo do preço de venda. Nesse item, o empreendedor deverá calcular o preço de venda pelo mark-up para cada produto do estoque inicial, conforme orientado na Apostila PN. Sugere-se colocar, pelo menos, a fórmula do cálculo. Após alocar numa tabela todos os produtos do estoque com seus respectivos preços de venda. Importante: Se o enquadramento tributário for pelo Simples, ao estimar as vendas, pensem o quanto imaginam faturar até o final do ano, a partir da data de abertura do negócio. Após consultem a Tabela do Simples para utilização da alíquota na composição do preço de venda. Produto/Serviço Quantidade estocada X Preço de Venda Unitário (R$) 1 2 Tabela XXXX – Preço de venda de todos os produtos estocados (vide estoque acima adquirido – tabela xxx, item xxx). Fonte: xxx Tabela xxxx – Estimativa de Faturamento mensal (projetando vendas de parte do estoque acima adquirido – tabela xxx, item xxx) Produto/Serviço Quantidade (estimativa de volume de vendas) X Preço de Venda Unitário (R$) = Faturamento Total (R$) 1 22 2 TOTAL Lembrete: este faturamento não poderá ultrapassar o limite mínimo do simples que é de R$ 180.000,00 anuais para a alíquota considerada no cálculo do preço de venda (mark-up). 6.7 Estimativa dos Custos de Comercialização Nesse item, o empreendedor deverá fazer a demonstração do cálculo relativo à estimativa de custos de comercialização. 6.8 Apuração dos Custos das Mercadorias Vendidas (CMV) ou Materiais Diretos (CMD) Nesse item, o empreendedor deverá informar que tipo de apuração efetuou e, na sequência elaborar a tabela com os respectivos custos. Produto/ Serviço Estimativa de Vendas (un) X Valor (Custo) Unitário de Aquisição (R$) = CMD / CMV (R$) 1 2 TOTAL Tabela XXX – apuração dos custos das mercadorias vendidas. Fonte: xxx 23 7. PLANO CONTÁBIL Fazer a introdução do item, ou seja, apresentar o que virá na sequência desse item. 7.1 Fluxo de caixa projetado Nesse item deverá constar a definição/conceito de algum autor sobre fluxo de caixa projetado e, na sequência elaborar a planilha do fluxo de caixa projetado para a empresa/negócio criado. 7.2 Demonstrativo de Resultado - DRE Nesse item, o empreendedor deverá projetar os resultados através do DRE, utilizando os dados das tabelas anteriores correspondentes para a quantidade de meses dentro do ano em exercício, ou seja, a partir da data de abertura do negócio. 7.3 Balanço Patrimonial de Abertura Nesse item, o empreendedor deverá elaborar o Balanço Patrimonial de Abertura da empresa/negócio criado. 7.4 Indicadores de Viabilidade Nesse item deverá constar a definição/conceito de algum autor sobre indicadores de viabilidade e, na sequência apresentar os indicadores que serão adotados na empresa/negócio criado. 7.4.1 Ponto de Equilíbrio Nesse item, o empreendedor deverá construir o cálculo, através da fórmula adequada e, interpretar o resultado. 24 7.4.2 Lucratividade (% a.a) Nesse item, o empreendedor deverá construir o cálculo, através da fórmula adequada e, interpretar o resultado. 7.4.3 Rentabilidade (% a.a) Nesse item, o empreendedor deverá construir o cálculo, através da fórmula adequada e, interpretar o resultado. 7.4.4 Prazo de retorno do investimento (em anos) Nesse item, o empreendedor deverá construir o cálculo, através da fórmula adequada e, interpretar o resultado. 25 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesse item, o empreendedor deverá registrar suas considerações gerais, mesmo em casos de inviabilidade do negócio. 26 9. REFERÊNCIAS Como em alguns itens será necessário apresentar embasamento teórico (conceitual/definição). Portanto, nesse espaço deverá ser registrado as literaturas consultadas. (de acordo com ABNT) 27

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur