Pular para o conteúdo principal

MAPA PRONTO


 A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como objetivo compreender o ensino de Ciências e apontar estratégias e modelos pedagógicos que possam contribuir com a futura prática docente, bem como elucidar alguns  pressupostos metodológicos que visem o processos de ensino-aprendizagem em sala de aula, promovendo um ensino de qualidade que seja capaz de conduzir o aluno a vivenciar a Ciência em seu cotidiano.


Nessa perspectiva, e para ajudá-lo a inserir diferentes metodologias em sua futura sala de aula é que proponho a nossa atividade mapa. Esta atividade permitirá que você navegue pelo mundo da experimentação com suporte das histórias em quadrinhos. Seu maior objetivo será construir uma história em quadrinhos que conte como se realiza o experimento intitulado "super vulcão de bicarbonato de sódio e vinagre".


Para realizar este mapa você deverá assistir os dois vídeos, um que mostra o passo a passo de como fazer sua própria história em quadrinhos online e outro que ensina o experimento do vulcão, disponíveis abaixo e na sala do café (studeo). Feito isso, você pode soltar sua imaginação como fazer e nos contar, por meio de uma história em quadrinho como se realiza este experimento do vulcão. A história em quadrinhos deverá ser feita usando o aplicativo PIXTON EDU. Aproveite para criar cenários, personagens e as mais criativas situações para expressar sua criatividade ao confeccionar essa história.


MATERIAL DE APOIO:

Vídeo 1 - Como fazer histórias em quadrinhos online de forma gratuita* - Pixton Edu: https://youtu.be/8xCqwh3ApNE (copie e cole o link para o seu navegador de internet);

Vídeo 2 - Super VULCÃO para FEIRA DE CIÊNCIAS: https://youtu.be/0yOznKmgpxQ (copie e cole o link para o seu navegador de internet);


O que precisará constar no formulário padrão?


O formulário deverá conter os seguintes itens:

- Foto ou print de toda sua história em quadrinhos do começo ao fim, mínimo 4 quadrinhos (não se esqueça de que durante a historinha os personagens devem dizer os materiais utilizados no desenvolvimento do experimento e o resultado final, ok?).

- Um relato de até 10 a 20 linhas destacando a importância da experimentação em sala de aula e como o uso de histórias em quadrinhos pode fomentar o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.


Atenção:

- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.


Bom trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...