Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO


 NOME DA IES CAMPUS TÍTULO DO PROJETO DE EXTENSÃO Nome do discente Nome do(a) professor(a) orientador Ano Cidade/estado Sumário 1. DIAGNÓSTICO E TEORIZAÇÃO 3 1.1. Identificação das partes interessadas e parceiros 3 1.2. Problemática e/ou problemas identificados 3 1.3. Justificativa 3 1.4. Objetivos/resultados/efeitos a serem alcançados (em relação ao problema identificado e sob a perspectiva dos públicos envolvidos) 4 1.5. Referencial teórico (subsídio teórico para propositura de ações da extensão) 4 2. PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 5 2.1. Plano de trabalho (usando ferramenta acordada com o docente/tutor) 5 2.2. Descrição da forma de envolvimento do público participante na formulação do projeto, seu desenvolvimento e avaliação, bem como as estratégias para mobilizá-lo. 5 2.3. Metas, critérios ou indicadores de avaliação do projeto 5 2.4. Recursos previstos 6 2.5. Detalhamento técnico do projeto 6 3. ENCERRAMENTO DO PROJETO 6 3.1. Avaliação de reação da parte interessada 6 3.2. Relato de experiência 6 3.2.1. CONTEXTUALIZAÇÃO 6 3.2.2. METODOLOGIA 6 3.2.3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6 3.2.4. REFLEXÃO APROFUNDADA 7 3.2.5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7 1. DIAGNÓSTICO E TEORIZAÇÃO 1.1. Identificação das partes interessadas e parceiros Descrever as partes interessadas no projeto (perfil socioeconômico, escolaridade, gênero, faixa etária, quantidade estimada de participantes, outras informações), inclusive citando parceiros, se houver. Nesta etapa é importante demonstrar quem são os participantes para justificar a pertinência social do projeto. Incluir evidências (ex: termo de acordo de cooperação) do acordo entre as partes interessadas. 1.2. Problemática e/ou problemas identificados Apresentar a problemática e/ou problemas identificados na comunidade para a realização do projeto. 1.3. Justificativa Apresentar a justificativa para a realização do projeto na comunidade, incluindo os pontos mais relevantes sobre o tema/assunto a ser abordado, além de explicar qual a contribuição do projeto e porque é necessário/importante naquele contexto/realidade. 1.4. Objetivos/resultados/efeitos a serem alcançados (em relação ao problema identificado e sob a perspectiva dos públicos envolvidos) Descrever claramente os objetivos/resultados/efeitos a serem alcançados, em relação ao problema identificado e sob a perspectiva dos públicos envolvidos, a partir de pesquisa/encontros/conversas/trocas/escuta com a comunidade (conforme especificado no item 10 – Objetivos do Plano de Aprendizagem). 1.5. Referencial teórico (subsídio teórico para propositura de ações da extensão) Breve exposição e discussão dos referenciais teóricos utilizados para entender e esclarecer a situação-problema que orienta o projeto, apresentando-as e relacionando-as com o desenvolvimento do projeto. O referencial teórico escolhido deve ser assertivo para justificar as escolhas das ações formuladas, ou seja, obras e autores citados devem apresentar respostas teóricas-científicas apropriadas para os desafios enfrentados durante a execução do projeto de extensão. Aqui, no mínimo 3 (três) autores deverão ser referenciados (ver referências bibliográficas da disciplina e outras a critério do professor e ou dos acadêmicos). Sugere-se mínimo de 500 caracteres e máximo de 3 (três) páginas. 2. PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 2.1. Plano de trabalho Montar um plano de trabalho contendo informações sobre as ações a serem executadas para alcançar os objetivos do projeto, contendo: cronograma com os prazos, recursos e formas de acompanhamento dos resultados. O cronograma deve especificar qual é o prazo de entrega de cada uma das etapas do projeto descritas no item 14 – Procedimentos de Ensino-Aprendizagem do Plano de Aprendizagem, bem como os prazos para as entregas do texto de cada item deste roteiro de extensão. 2.2. Descrição da forma de envolvimento do público participante na formulação do projeto, seu desenvolvimento e avaliação, bem como as estratégias pelo grupo para mobilizá-los. Apresentar a forma como os participantes sociocomunitários envolvidos atuaram no planejamento, desenvolvimento e avaliação do projeto. Importante destacar que essas etapas serão definidas, a partir de pesquisa/encontros/conversas/trocas/escuta do públicoalvo, contexto no qual a delimitação das ações do projeto de extensão serão produto também da interação entre o público acadêmico e o público local em construção conjunta. Produzir registros (ex: fotos, capturas de tela, mensagens, formulários etc.) das reuniões, discussões, interações para evidenciar a ocorrência da troca mútua. 2.3. Metas, critérios ou indicadores de avaliação do projeto Descrever o detalhamento das etapas para atingir os objetivos previstos na seção 1.4, indicando como eles serão alcançados, definindo os critérios e os indicadores necessários para a efetividade do projeto. 2.4. Recursos previstos Descrever os recursos previstos (materiais, institucionais e humanos) para o desenvolvimento do projeto. Esclarecer que qualquer indicação de gastos financeiros deve apontar a fonte deste recurso. Sugere-se dar preferência a estratégias que minimizem ao máximo possível o dispêndio de custos financeiros, tendo em vista que as IES não possuem previsão de recursos específicos para a execução de projetos de extensão a serem desenvolvidos nas disciplinas da matriz curricular. 2.5. Detalhamento técnico do projeto Descrever aspectos técnicos do projeto, como a solução de Tecnologia da Informação desenvolvida, conforme etapas definidas no item 14 – Procedimentos de EnsinoAprendizagem do Plano de Aprendizagem. 3. ENCERRAMENTO DO PROJETO 3.1. Avaliação de reação da parte interessada Realizar avaliação de reação com a parte interessada (ex: formulário, entrevista gravada em áudio/vídeo, depoimento em áudio/vídeo etc.), para que o efetivo atingimento dos objetivos sociocomunitários propostos fique evidente. 3.2 Relato de experiência Nesta seção, o aluno deve sistematizar as aprendizagens construídas durante o atingimento dos objetivos sociocomunitários estabelecidos para o projeto. O relato deve necessariamente cobrir os seguintes itens: 3.2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO Explicitar a experiência/projeto vivido e contextualizar a sua participação no projeto. 3.2.2 METODOLOGIA Descrever como a experiência foi vivenciada: local; sujeitos/públicos envolvidos; período; detalhamento das etapas da experiência. 3.2.3 RESULTADOS E DISCUSSÃO A expectativa e o vivido; descrição do que foi observado na experiência; no que resultou a experiência; como você se sentiu? Descobertas/aprendizagens, facilidades, dificuldades e recomendações, caso necessário. 3.2.4 REFLEXÃO APROFUNDADA Espaço para relato sobre a experiência vivida versus teoria. 3.2.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Outros aspectos que podem ser trabalhados junto à parte interessada e perspectivas de trabalhos futuros, envolvendo tanto extensão quanto pesquisa. Soluções tecnológicas alternativas que poderiam ter sido implementadas para o projeto desenvolvido. OBSERVAÇÃO: Exige-se que todo o processo de desenvolvimento do projeto de extensão seja documentado e registrado através de evidências fotográficas ou por vídeos, tendo em vista que o conjunto de evidências não apenas irá compor a comprovação da realização das atividades, para fins regulatórios, como também poderão ser usadas para exposição do projeto em mostras acadêmico-científicas e seminários de extensão a serem realizados pelas IES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur