AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as devidas referências conforme ABNT, tanto no corpo do texto quanto ao final dele. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o(a) tutor(a) da disciplina. Bons estudos! Template: Template Atividade Prática de Ensino.docx Gestão.docx AP – Unidade II Pensando no Plano Nacional de Educação (PNE), mais especificamente, na meta 7, que se volta à melhoria da qualidade da educação nacional em todas as suas etapas e modalidades, realize a leitura do artigo Os Caminhos da melhoria da qualidade da educação básica no PNE: uma análise das estratégias da meta 7, disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/52 49/4038 (BOF, A. M. Os caminhos da melhoria da qualidade da Educação Básica no PNE: uma análise das estratégias da meta 7. In: MORAES, G. H.; ALBUQUERQUE, A. E. M. de (org.). Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Estratégias do Plano Nacional de Educação I. 1. ed. Brasília: Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. v. 5. p. 11-41). Posteriormente, com base no Artigo analisando, elabore um texto (de 25 a 30 linhas), refletindo sobre a importância da instituição da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para que a meta 7 seja alcançada. Sugere-se, também, a leitura do documento Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação, disponível em: https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as devidas referências conforme ABNT, tanto no corpo do texto, quanto ao final dele. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o(a) tutor(a) da disciplina. Bons estudos! Template: Template Atividade Prática de Ensino.docx Gestão.docx AP – Unidade III É notória a importância do Coordenador Pedagógico dentro do ambiente escolar. Nesse sentido, é fundamental que as funções por ele exercidas estejam em consonância com seu papel dentro da Escola. Visando a melhor compreender e refletir sobre isso, solicita-se a leitura do Artigo intitulado Coordenador pedagógico: uma análise de sua função no cotidiano escolar. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2 092 (CAMPOS, T. C.; MADEIRO, E. P. Coordenador pedagógico: uma análise de sua função no cotidiano escolar, HUMANIDADES & INOVAÇÃO, [s.l.], v. 7, p. 236, 2020. Com base no Artigo, organize um texto (de 25 a 30 linhas), apresentando, de modo sucinto, as funções do Coordenador Pedagógico e como se dá a construção de sua identidade dentro da Escola. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as devidas referências conforme ABNT, tanto no corpo do texto quanto ao final dele. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o(a) tutor(a) da Disciplina. Bons estudos! AP – Unidade IV Atualmente, muito se tem discutido sobre a gestão democrática na Escola, bem como suas possibilidades e desafios. Nessa conjuntura, é de suma importância que se reflita sobre essa temática a partir do pensamento de Paulo Freire. Sendo assim, realize a leitura do artigo intitulado Gestão educacional em Paulo Freire: educação política e democrática, disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113253/64401 (SOUZA, L. C. de; DONAIRE, S. K.; NEVES, S. G. Gestão educacional em Paulo Freire: educação política e democrática, ensino-aprendizagem e participação das instâncias colegiadas. Revista brasileira de política e administração da educação, [s.l.], v. 37, p. 753-769, maio-ago. 2021). A partir dessa leitura, elabore um texto argumentativo (de 25 a 30 linhas), enfocando como Paulo Freire articulava a concepção de educação política e democrática às práticas de gestão educacional. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as devidas referências conforme ABNT, tanto no corpo do texto quanto ao final dele. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o(a) tutor(a) da Disciplina. Bons estudos!
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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