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PRÁTICA PEDAGÓGICA I


 PRÁTICA PEDAGÓGICA I APRESENTAÇÃO A disciplina Prática Pedagógica I – Estágio supervisionado objetiva possibilitar reflexões sobre os saberes e perspectivas que fundamentam as práticas educativas contemporâneas, bem como compreender como a tecnologia tem reinventado os parâmetros da cultura científica, influenciando diretamente o ensino e a aprendizagem. Dialogaremos sobre a relação entre a sociedade informatizada e o processo educacional, explorando como a informática tem sido aproveitada de maneira socialmente significativa na cultura escolar, compreendendo como ela pode potencializar e enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem. Refletiremos sobre os desafios enfrentados por educadores em relação ao uso da informática em sala de aula, bem como as oportunidades e benefícios proporcionados por essa integração. Nossa abordagem será centrada na construção de um ambiente de aprendizado autônomo, buscando promover a participação ativa de todos os alunos. Por meio de um estudo de caso, você será estimulado a pensar em soluções inovadoras e estratégias eficazes para enfrentar os desafios da educação na era digital. Diante disso, você irá explorar a intersecção entre tecnologia e educação, bem como se tornar agente transformador na construção de uma cultura escolar mais inclusiva, dinâmica e conectada à sociedade digital. Desejamos que a disciplina Prática Pedagógica I seja uma experiência enriquecedora e formativa! Equipe Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG ESTUDO DE CASO Analise a seguinte situação: “Hamilton é um professor com vasta experiência de docência e possui uma trajetória marcada por resultados acadêmicos positivos. Ele acredita que as aulas com quadro e giz são uma forma tradicional e eficaz de ensino-aprendizagem, pois sempre obteve bons resultados com essa metodologia. No entanto, nos últimos meses, ele notou uma mudança no comportamento dos alunos em relação às suas aulas. Anteriormente, os estudantes demonstravam interesse e entusiasmo em aprender. Eles não apresentavam indisciplina, permaneciam em silêncio durante as explicações e mostravam interesse em compreender os conceitos apresentados. No entanto, recentemente, a participação diminuiu consideravelmente, as perguntas tornaram-se raras e os olhares desatentos revelaram um claro sinal de desinteresse. Intrigado e preocupado com essa mudança, o professor Hamilton decidiu investigar as possíveis razões para a perda de interesse dos alunos. Ele acredita que compreender o motivo desse desinteresse é fundamental para criar estratégias que possam resgatar o engajamento e promover momentos de ensino-aprendizagem mais satisfatórios para seus alunos. ” Diante do caso relatado, a presente prática tem como objetivo explorar como o professor Hamilton pode utilizar a tecnologia como uma estratégia para engajar seus alunos. Reforçamos que ao abordar a relação entre tecnologia e educação, é importante considerar como o acesso à informação e aos recursos tecnológicos tem transformado a forma como os alunos aprendem e se relacionam com o conhecimento, bem como alguns desafios, como resistência dos alunos, falta de recursos adequados ou até mesmo insegurança em relação ao uso das ferramentas. Refletindo sobre a relação entre tecnologia e educação, o ensino na sociedade da informação e a ação docente por meio do uso das novas tecnologias, é essencial compreender a importância da atualização constante do professor em relação às ferramentas tecnológicas e como isso pode impactar positivamente a prática docente e o processo de aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, discorra, em duas laudas, sobre os seguintes tópicos:  Qual a relevância do professor se manter atualizado em relação às novas tecnologias disponíveis para o ensino?  Como a integração dessas ferramentas pode tornar as aulas mais atrativas e estimulantes?  Como o uso adequado da tecnologia pode ampliar as possibilidades de ensino e proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas?  Como o professor Hamilton pode aproveitar essa realidade da sociedade da informação para aprimorar sua prática docente e conectar-se com os estudantes de forma mais efetiva? O texto valerá 10 pontos e, para aprovação na disciplina, você deverá alcançar 8 pontos. Ele deverá seguir as seguintes diretrizes:  Escrita acadêmica e formatação: Ao elaborar o texto, utilize a escrita acadêmica apresentada na disciplina de Metodologia Científica. Lembre-se de redigir o texto em terceira pessoa, seguindo a formatação solicitada: Fonte Arial, tamanho 12, texto justificado, espaçamento entre linhas de 1,5cm, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25cm, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2cm. Cite as referências seguindo a ABNT ao longo do texto e na lista de referências bibliográficas.  Embasamento teórico: Para discorrer sobre o assunto e responder as perguntas propostas, você deverá dialogar com pensamentos de autores da área. Lembramos que todas as obras utilizadas devem ser citadas e, caso não forem, seu trabalho será considerado Plágio, será reprovado e sofrerá sanções disciplinares. Indicaremos nas referências obras que possuem acesso livre e que poderão te auxiliar neste processo: REFERÊNCIAS BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. LÉVY, P. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. MIRANDA, A. Sociedade da Informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, maio/ago. 2000. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015. SCHLEMMER, E.; MOREIRA, J. A. Ampliando conceitos para o paradigma da Educação Digital OnLIFE. Revista Interacções, Santarém, v. 16, n. 55, p. 103-122, 2020.

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