- A Influência da Tecnologia no Processo de Aprendizagem no Ensino Fundamental.
- Métodos de Alfabetização: Uma Análise Comparativa entre o Construtivismo e o Método Fônico.
- A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil: Uma Perspectiva Pedagógica.
- A Educação Inclusiva: Desafios e Estratégias para a Integração de Alunos com Necessidades Especiais.
- Gestão Democrática na Escola: Participação dos Estudantes no Processo Decisório.
- O Papel do Professor no Estímulo à Autonomia do Aluno na Educação Infantil.
- A Relação entre Família e Escola: Contribuições para o Desenvolvimento Integral do Aluno.
- Educação de Jovens e Adultos (EJA): Desafios e Perspectivas no Contexto Brasileiro.
- O Uso de Jogos Pedagógicos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática.
- A Formação Continuada de Professores: Necessidades e Impactos na Prática Docente.
- A Educação Ambiental na Escola: Estratégias Pedagógicas para a Formação de Cidadãos Conscientes.
- O Currículo Escolar e a Valorização da Cultura Afro-Brasileira.
- A Musicalização na Educação Infantil: Benefícios para o Desenvolvimento Cognitivo e Socioemocional.
- A Intervenção Pedagógica no Combate ao Bullying Escolar.
- A Metodologia de Projetos no Ensino Fundamental: Impactos na Motivação e na Aprendizagem dos Alunos.
- A Literatura Infantil como Ferramenta para Discussão de Temas Sociais Contemporâneos.
- A Utilização de Recursos Multimídia no Ensino de Ciências Naturais.
- A Avaliação Formativa como Instrumento de Reflexão e Melhoria do Processo Pedagógico.
- O Ensino Híbrido e suas Implicações para a Autonomia e Personalização da Aprendizagem.
- A Pedagogia Waldorf: Princípios e Aplicações no Contexto Educacional Brasileiro.
AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...
Comentários
Postar um comentário