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PROJETO MULTIDISCIPLINAR III Engenharia Civil


  MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR III Engenharia Civil Sumário INTRODUÇÃO ...................................................................................................................................................... 3 ETAPA 1 ............................................................................................................................................................... 4 ETAPA 2 ............................................................................................................................................................... 5 ETAPA 3 ............................................................................................................................................................... 6 ETAPA 4 ............................................................................................................................................................... 7 ETAPA FINAL ........................................................................................................................................................ 8 AVALIAÇÃO ....................................................................................................................................................... 10 ANEXO 1 - MODELO DE PLANO DE AÇÃO ........................................................................................................ 11 ANEXO 2 - MODELO DE RELATÓRIO FINAL ...................................................................................................... 14 INTRODUÇÃO Car@ Alun@, Espero que você esteja bem. O PROJETO MULTIDISCIPLINAR desenvolver habilidades e competências desafios do engenheiro civil no mercado de trabalho. Neste semestre, você vai seguir trabalhandocada vez especificamente na área de atuação utilizar o conhecimento adquirido neste semestre e nos semestres anteriores. O seu desafio é desenvolver as premissas da busca de um profissional da no que tange a necessidade de atendimento à comunidade e premissas de sustentabilidade nos âmbitos de planejamentoda infraestrutura urbana e sua cobertura social. Sob a orientação do Tutor EaD, durante este semestre, você vai caminhou no semestre passado, atuando as competências do profissional de encontradas pelas pessoas que vivem na mesm dessas situações e elaborar um Projeto Multidisciplinar que encaminhe uma possível solução. Para isso, você deve seguir as instruções e realizar as atividades em cada uma das 5 etapas propostas para esta disciplina. A metodologia dessas atividades está fundamentada em Aprendizagem Baseada em Problema e por Projeto (Araújo e Sastre, 2009) e Design Centrado no Ser Humano concluir as 5 etapas, você terá dado passos importantes no desenvolvi (PPC)como:  Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos;  Formular, de maneira ampla e usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;  Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas. Vamos lá? INFORMAÇÃO IMPORTANTE As instruções estão divididas em 5 etapas, as etapas de 1 a 3 devem ser realizadas no Primeiro Bimestre e as 4ª e 5ª etapas no Segundo Bimestre. PROJETO MULTIDISCIPLINAR procura ajudá-lo a competências necessárias para os o mercado de trabalho. seguir trabalhandocada vez mais especificamente na área de atuação da Engenharia Civil e vai utilizar o conhecimento adquirido neste semestre e nos desenvolver as premissas da busca de um profissional da áre no que tange a necessidade de atendimento à comunidade e premissas de sustentabilidade nos âmbitos de planejamentoda infraestrutura urbana e sua cobertura social. , durante este semestre, você vai avançar atuandona comunidade em que vive, analisando profissional de engenharia civilpodem seguir de forma a aliviar encontradas pelas pessoas que vivem na mesma comunidade que você. Você vai caracterizar uma dessas situações e elaborar um Projeto Multidisciplinar que encaminhe uma possível solução. Para isso, você deve seguir as instruções e realizar as atividades em cada uma das 5 etapas A metodologia dessas atividades está fundamentada em Aprendizagem Baseada em Problema e por Projeto (Araújo e Sastre, 2009) e Design Centrado no Ser Humano-HCD (Brown concluir as 5 etapas, você terá dado passos importantes no desenvolvimento d Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os As instruções estão divididas em 5 etapas, as etapas de 1 a 3 devem ser realizadas no Primeiro no Segundo Bimestre. área de engenharia civil, no que tange a necessidade de atendimento à comunidade e premissas de sustentabilidade nos muito mais do que já analisando situações em que de forma a aliviar as dificuldades Você vai caracterizar uma dessas situações e elaborar um Projeto Multidisciplinar que encaminhe uma possível solução. Para isso, você deve seguir as instruções e realizar as atividades em cada uma das 5 etapas A metodologia dessas atividades está fundamentada em Aprendizagem Baseada em Problema e HCD (Brown, 2008). Ao mento de competências Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os As instruções estão divididas em 5 etapas, as etapas de 1 a 3 devem ser realizadas no Primeiro ETAPA 1 DEFININDO O PROJETO Este Projeto Multidisciplinar é individual, mas pode ser realizado em grupo. Neste caso, peça ajudaao seu tutorEaD, para montar o seu grupo de trabalho com até 4 pessoas. Identifique o Nome e RA corretamente de todos os membros do seu grupo, para não haver dificuldades na hora da postagem dos documentos (relatórios, apresentações, fotos, gráficos etc.) no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Você deve identificar, na comunidade em que vive, um problema que possa ser resolvido por essas competências, tendo em vista as disciplinas deste semestre e dos semestres anteriores. Importante salientar que o foco maior dos projetos daqui em diante, é a RESPONSABILIDADE SOCIAL E A SUSTENTABILIDADE NO EQUILÍBRIO DO MUNDO. Esses fatores são inerentes ao propósito do engenheiro contemporâneo, de forma a possibilitar um país mais igualitário, potencialmente diverso, além de significativamente oportuno e legítimo a todos! E o melhor: faremos isso de forma aplicada! Os exemplos abaixo consideram a atual situação das populações do mundo frente a alta desigualdade social e referente falta de infraestrutura básica de atendimento às populações e comunidades, tendo em vista as disciplinas do 4º semestre do seu curso e o tema proposto, Ciência dos Materiais e Administração e Economia de Empresas(além dos conceitos já adquiridos emEmpreendedorismo e Ambiente Legal De Negócios e Meio Ambiente e Sustentabilidade) Por exemplo:  Para captação, fatores influentes, elaboração eplanejamento de intervenções na execução de construções e estruturas urbanas com vínculosà sustentabilidade, cabe avaliar qual seria o melhor partido de implementação para essa demanda.(Materiais, Sustentabilidade, Impactos socioeconômicos, Acesso aos insumos).  Elaboração de umaEAP(Estrutura Analítica de Projeto)que estabeleça o escopo da intervenção que se deseja implementar. (Gestão de Projetos) Nessa EAP devem ser inseridas as premissas e restrições que estão presentes em função da Sustentabilidade e seus impactos e do acesso a materiais e demais insumos Aprenda um pouco mais sobre Escopo de Projetosassistindo aos vídeos: Sobre escopo https://www.youtube.com/watch?v=Icqbp40SxIs&ab_channel=ArtiaGest%C3%A3odeProjetos%2CTarefaseEquipes Sobre premissas e restrições https://www.youtube.com/watch?v=2_Myo-X_OBc&ab_channel=RicardoVargas Você deve realizar esta etapa interagindo com a comunidade externa (mecanismos de georreferenciamento, sistemas estruturais de construções, gestores e profissionais de zoneamento urbano,indicadores de movimentação e manejo de materiais de construçãoetc.) para coletar os dados necessários para a definição do tema e do problema do Projeto Multidisciplinar. Esses passos são fundamentais na metodologia Design Ao final da etapa, você deve definir o escopo do projeto, identificar o problema a ser resolvido e iniciar o levantamento bibliográfico do tema. IMPORTANTE Não se esqueça de documentar as decisões sobre o escopo do projeto e do problema a ser solucionado. Discuta esses documentos com o Tutor e publique no AVA arquivo final). ETAPA 2 CONTEXTUALIZAÇÃO Recordando, um dos aspectos do perfil do profissional de competências, habilidades e atitudes que visem meio de modelos simbólicos, processuais e gestão em engenharia nos contextos social, É muito importante a interação com o meio externo, ouvir as pessoas em suas demandas, para entender a lógica do contexto para a proposta de solução do problema Design). No entanto, é importante como Google Meeting, Microsoft Teams desenvolvimento das atividades e formalidade Antes de iniciar a visita, elabore previamente as perguntas  O que está causando o problema ou a necessidade do contexto?  Por que é importante solucionar ou melhorar esse problema?  Com que sujeitos pode As respostas a essas perguntas formam a base para a representar a interação com o meio externo e constituem a base do Plano de Ação. Depois de definir e caracterizar o problema, avance para o passo seguinte: pesquisar algumas ideias iniciais que possam ser capazes de resolver o problema. Essa etapa do projeto é conhecida como Ideação. Ideação – é um passo importante na busca de soluçã temos a resposta para um problema. É importante saber como produzir boas ideias em número suficiente para análise. Podemos dizer que são duas fases de ideação: a geração e o refinamento das ide seguir podem ajudá-lo neste desafio. https://www.youtube.com/watch?v=6Czy58263RE https://www.youtube.com/watch?v=xO4Ps4L3yOE dados necessários para a definição do tema e do problema do Projeto Multidisciplinar. Esses passos são fundamentais na metodologia Design Thinking. você deve definir o escopo do projeto, identificar o problema a ser resolvido e iniciar o levantamento bibliográfico do tema. esqueça de documentar as decisões sobre o escopo do projeto e do problema a ser cumentos com o Tutor e publique no AVA. (Entrega das etapas no Recordando, um dos aspectos do perfil do profissional de engenharia civil competências, habilidades e atitudes que visem compreender os fenômenos físicos e químicos por processuais e outros, avaliação dos impactos das soluções de ngenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental. É muito importante a interação com o meio externo, ouvir as pessoas em suas demandas, para entender a lógica do contexto para a proposta de solução do problema (HCD . No entanto, é importante agregar o uso de tecnologia de informática Google Meeting, Microsoft Teamsetc. Isso auxiliará a dar mais celeridade a seu processo de desenvolvimento das atividades e formalidade às reuniões e processos de construção do projeto. elabore previamente as perguntas: O que está causando o problema ou a necessidade do contexto? Por que é importante solucionar ou melhorar esse problema? Com que sujeitos pode-se contar para a soluçãodesse problema? As respostas a essas perguntas formam a base para a representar a interação com o meio externo e constituem a base do Plano de Ação. Depois de definir e caracterizar o problema, avance para o passo seguinte: pesquisar algumas ideias iniciais que possam ser capazes de resolver o problema. Essa etapa do projeto é conhecida como é um passo importante na busca de solução, quando ainda são temos a resposta para um problema. É importante saber como produzir boas ideias em número suficiente para análise. Podemos dizer que são uas fases de ideação: a geração e o refinamento das ideias. Os vídeos a e desafio. https://www.youtube.com/watch?v=6Czy58263RE https://www.youtube.com/watch?v=xO4Ps4L3yOE dados necessários para a definição do tema e do problema do Projeto Multidisciplinar. Esses passos você deve definir o escopo do projeto, identificar o problema a ser resolvido e esqueça de documentar as decisões sobre o escopo do projeto e do problema a ser (Entrega das etapas no engenharia civilé desenvolver compreender os fenômenos físicos e químicos por os impactos das soluções de controle É muito importante a interação com o meio externo, ouvir as pessoas em suas demandas, para (HCD-Human Centered informática para reuniões virtuais Isso auxiliará a dar mais celeridade a seu processo de s reuniões e processos de construção do projeto. As respostas a essas perguntas formam a base para a representar a interação com o meio externo e Depois de definir e caracterizar o problema, avance para o passo seguinte: pesquisar algumas ideias iniciais que possam ser capazes de resolver o problema. Essa etapa do projeto é conhecida como Os objetivos desta etapa são:  Interagir com a comunidade externa;  Definir o problema;  Definir os requisitos para a abordagem do problema; Mãos à obra! Ao final desta etapa, você deve ter bem definido o Título do Projeto, Objetivos e Ideias Iniciais para solucionar o problema. IMPORTANTE Não se esqueça de documentar essas decisões sobre o Título, Objetivos e Ideias de Solução do projeto. Discuta esse documento com o tutor e publique no AVA. (Entrega das etapas no arquivo final). ETAPA 3 PLANO DE AÇÃO O plano de ação é um documento que organiza suas tarefas na execução do PM. Nesta etapa, você define as atividades e osprazos a serem cumpridos para a execução do PM, desde a Contextualização até a Conclusão.O plano de ação é importante para você fazer o acompanhamento das atividades do PMjunto ao tutor e avaliar o seu progresso durante o semestre. No plano de ação você define o objetivo a ser cumprido em cada etapa, incluindo as respectivas ações relacionadas e as reuniões com o tutor. O Plano de Ação deve ser postado no AVA, até o final do primeiro bimestre. DICA Não deixe de consultar o modelo de Plano de Ação em anexo. Para a execução do Projeto Multidisciplinar, é importante a interação com o meio externo.Ouvir as pessoas em suas demandas, entender a lógica da situaçãoe propor a solução do problema. Os objetivos desta etapa são:  Interagir com a comunidade externa;  Estudar mais profundamente o problema;  Iniciar a abordagem do problema;  Definir como solucionar o problema por meio de ações práticas;  Elaborar o Plano de Ação para resolver o problema escolhido. IMPORTANTE Não se esqueça de postar o seu Plano de Ação no AVA e discutir com o tutor. (Entrega das etapas no arquivo final). ETAPA 4 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Lembre-se de levar em conta o etapa. O cronograma de execução do projeto apresentado no Plano de Ação, poderá ser adequado às necessidades do grupo, no entanto, lembre ser cumpridas, que compõem a avaliação fi Ação. Nesta etapa, vocêdeve concluir o levantamento bibliográfico e proporuma soluçãoinicial. Portanto, é necessário entender conceitos que o norteiam. Basicamente, as atividades que você por meio de ferramentas de webconferência principais conceitos envolvidos para palavras, você deve identificar a base bibliográfica na qual alguns autores assunto relacionado ao problema. Ao definir o problema, você identificou preocupam a comunidade, no sentido de encontrar uma solução.Cabe ao responsável pelo projeto transformar essa situações problemáticas em oportunidades você deve tentar reformularesses iniciadas com "Como podemos...". iremos olhar para o problema com outra visão, que leva participantes a uma possível solução, respostas. Lembre-se que, nesse projeto, seu propósito está vinculado ao planejamento em si. O vídeo a seguir pode ajudar nessa https://www.youtube.com/watch?v=UxJBfWuTvBU Um aspecto importante do processo de pessoas para obter feedback sobre processo de criação da solução. processos criativos de empresas inovadoras. Isso facilita o processo depesquisar como comunidades funcionam e entender como comunidade tende a adotar a solução que ela ajudou a criar informações valiosas sobre todas as variantes da Um exemplo clássico desse processo de criação de solução é o que se observa no filme Poder (The Founder), baseado em você tiver oportunidade, assista ao filme e identifique todas essas etapas de criação de solução. A essa altura, você criou uma solução para o problema identificado no início do projeto. O próximo passo é você apresentar essa solução inicial à comunidade externa e melhorias. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO de levar em conta o feedback do tutor sobre o Plano de Ação, antes de iniciar esta etapa. O cronograma de execução do projeto apresentado no Plano de Ação, poderá ser adequado às necessidades do grupo, no entanto, lembre-se que, na quinta etapa, há atividades que devem ser cumpridas, que compõem a avaliação final na disciplina e que devem estar incluídas no Plano de o levantamento bibliográficoque dá suporte à . Portanto, é necessário entender: o que é o problema e os principais você deve executarsão reuniões entre os participantes de webconferência. Durante as discussões, você principais conceitos envolvidos para encontrar a solução do problema identificado deve identificar a base bibliográfica na qual alguns autores estudaram e analisaram o ssunto relacionado ao problema. identificou situações problemáticas que preocupam a comunidade, no sentido de encontrar uma solução.Cabe ao responsável pelo projeto transformar essas em oportunidades de solução. Para tanto, deve tentar reformularesses problemas na forma de perguntas m "Como podemos...". Ao questionar "Como podemos" iremos olhar para o problema com outra visão, que leva os ossível solução, e a encontrar diversas nesse projeto, seu propósito está vinculado ao planejamento em si. pode ajudar nessa formulação: https://www.youtube.com/watch?v=UxJBfWuTvBU Um aspecto importante do processo de criação de uma solução é o envolvimento de outras sobre as ideias. A finalidade dessefeedback é . Esse processo é conhecido como co-criação e muito utilizado nos criativos de empresas inovadoras. Isso facilita o processo depesquisar como entender como melhor encontrar a solução. a adotar a solução que ela ajudou a criar e o grupo consegue coletar osas sobre todas as variantes da solução. Um exemplo clássico desse processo de criação de solução é o que se observa no filme baseado em fatos históricos sobre a criação do restaurante assista ao filme e identifique todas essas etapas de criação de solução. uma solução para o problema identificado no início do projeto. O próximo a solução inicial à comunidade externa e Ação, antes de iniciar esta etapa. O cronograma de execução do projeto apresentado no Plano de Ação, poderá ser adequado há atividades que devem nal na disciplina e que devem estar incluídas no Plano de suporte à análise do problema é o problema e os principais os participantes da solução deve refletir sobre os identificado. Em outras estudaram e analisaram o criação de uma solução é o envolvimento de outras é fazê-las participar do criação e muito utilizado nos criativos de empresas inovadoras. Isso facilita o processo depesquisar como solução. Nessas condições, a e o grupo consegue coletar Um exemplo clássico desse processo de criação de solução é o que se observa no filme Fome de criação do restaurante McDonalds. Se assista ao filme e identifique todas essas etapas de criação de solução. uma solução para o problema identificado no início do projeto. O próximo a solução inicial à comunidade externa e receber sugestões de Antes de concluir o projeto é necessário testar a solução encontrada. Uma sugestão consiste no uso dos laboratórios virtuais da própria instituição, como:  Locação de Obra: https://ava.webacademico.com.br/mod/lti/view.php?id=216648  Engenharia de Qualidade - Ferramenta 5S: https://ava.webacademico.com.br/mod/lti/view.php?id=239316 Esses e outros laboratórios poderãoser encontrados em conjunto com o plantão do monitor dos laboratórios, propiciando todo o suporte para aprendizado e desenvolvimento de cada um deles. Interessante lembrar que eles serão bases extremamente interessantes para sua notabilidade de desenvolvimento prático das atividades desse projeto multidisciplinar e parte fundamental de sua experimentação da vida profissional aplicada! IMPORTANTE Converse com o tutor EaD para realização das simulações. Essa simulação é muito importante para avaliação do impacto da solução no ambiente externo envolvido com a situação problema e que deve anteceder a implementação da solução, pois muitas vezes o custo da implementação é muito elevado. Como não existe uma única solução, mas sim a mais adequada ao contexto que se apresenta, é importante que essa solução seja discutida com os participantes da solução, sobre como as distintas soluções podem ser melhores que outras. Cada um dos integrantes deve propor uma possível solução e o grupo deve chegar a um consenso a respeito da melhor solução possível. IMPORTANTE Documentar todas as decisões sobre o projeto e suas soluções. Discuta essas decisões com o tutor e publique no AVA um pequeno resumo das soluções e resultados alcançados. (Entrega das etapas no arquivo final). ETAPA FINAL APRESENTAÇÃO Está quase no fim! Nesta etapa, o grupo, deve atingir os seguintes objetivos:  Finalizar a solução do problema.  Realizar os testes da solução.  Apresentar o planejamentoda solução junto à comunidade externa.(se possível)  Escrever as análises do resultado no relatório final.  Compreender o impacto da solução no contexto profissional. Em primeiro lugar, você precisa as informações que já coletou adquiriuno decorrer das etapas anteriores modelo de solução. Nessa etapa final, é necessária a elaboração d a gravação do vídeo de apresentação do projeto É importante entender que o relatório final alguns aspectosbásicos. Além de também deve fazer um vídeo apresentando o projeto que acabou de concluir. Usar o modelo em anexo fornece maiores detalhes para registrar o que foi realizado e o resultado no relatório final. Nesse modelo básico de cada capítulo. O relatório final também deve levar em consideração o relatório parcial (entregue na Etapa 3) e o feedback IMPORTANTE Depois de concluir as tarefas do projeto e encontrar a solução do problema decisões com o tutor EaD e publique no AVA o Relatório Final e o Vídeo da Apresentação. (Entrega das etapas no arquivo final). ARAÚJO, Ulisses F. e SASTRE, Genoveva. Paulo. Summus. 2009. BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business finalizar a solução. Use todas ou e os conhecimentos que correr das etapas anteriores e conclua o seu é necessária a elaboração do relatório final e ídeo de apresentação do projeto. entender que o relatório final deveabranger Além de entregar o documento, você deve fazer um vídeo apresentando o projeto que fornece maiores detalhes para registrar o que foi realizado e o resultado rio final. Nesse modelo, você verá uma sugestão de estrutura do relatório e o conteúdo básico de cada capítulo. O relatório final também deve levar em consideração o relatório parcial feedback dado pelo tutor durante o semestre. concluir as tarefas do projeto e encontrar a solução do problema e publique no AVA o Relatório Final e o Vídeo da Apresentação. (Entrega das etapas no arquivo final). ARAÚJO, Ulisses F. e SASTRE, Genoveva. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior . Harvard Business Review. p. 84-92. 2008. fornece maiores detalhes para registrar o que foi realizado e o resultado uma sugestão de estrutura do relatório e o conteúdo básico de cada capítulo. O relatório final também deve levar em consideração o relatório parcial concluir as tarefas do projeto e encontrar a solução do problema, discuta essas e publique no AVA o Relatório Final e o Vídeo da Apresentação. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São AVALIAÇÃO Relatório Final – 6,0 Pontos  Estrutura do relatório – Verificar se o relatório possui uma estrutura condizente com a metodologia científica. (valor 0,5)  Desenvolvimento – Verificar se a caracterização do problema está clara e se está fundamentada nas teorias apresentadas nas disciplinas no semestre. (valor 2,0)  Metodologia – Verificar se o autor do projeto descreveu coerentemente a forma como a pesquisa sobre o assunto foi realizada destacando os materiais e métodos utilizados no Projeto Multidisciplinar. (valor 1,0)  Resultados – Verificar se o autor apresentou os resultados em confronto com as referências indicadas. Verificar se o autor apresentou o impacto da solução no contexto analisado. (valor 1,0)  Linguagem e referências – Verificar se linguagem do relatório apresenta coerência, coesão, ortografia e gramática adequadas de acordo às normas aplicáveis. (valor 0,5)  Participação– Verificar se o autor participou das reuniões e se comunicou comfrequência com o Tutor EaD (valor 1,0) Apresentação – 4,0 Pontos  Qualidade – Verificar se o vídeo gravado apresentou o problema e a respectiva solução com clareza e objetividade, descrevendo o funcionamento da solução e o seu impacto no meio externo em análise. (valor 3,0)  Tempo – Verificar de o vídeo respeitou a duração de 5 a 10 minutos. (valor 1,0) ANEXO 1 - MODELO DE PLANO DE AÇÃO Disciplina: Tema gerador: Título do trabalho: Problema: Objetivo: Grupo: Integrantes: Nome #1, RA Nome #2, RA Nome #3, RA Nome #4, RA ETAPA 1 Objetivos: Montagem do Grupo e início daanálise do cenário do projeto. DATA INICIAL ATIVIDADE / EVENTO RESPONSÁVEL DATA FINAL PREVISÃO DE HORAS GASTAS OBSERVAÇÃO ETAPA 2 Objetivos: Identificação e caracterização do problema a ser estudado pelo grupo. DATA INICIAL ATIVIDADE / EVENTO RESPONSÁVEL DATA FINAL PREVISÃO DE HORAS GASTAS OBSERVAÇÃO ETAPA 3 Objetivos: Elaborar o Plano de Ação do Projeto Multidisciplinar. DATA INICIAL ATIVIDADE / EVENTO RESPONSÁVEL DATA FINAL PREVISÃO DE HORAS GASTAS OBSERVAÇÃO ETAPA 4 Objetivos: construir e apresentar a solução inicial, coletar sugestões com a comunidade externa. DATA INICIAL ATIVIDADE / EVENTO RESPONSÁVEL DATA FINAL PREVISÃO DE HORAS GASTAS OBSERVAÇÃO ETAPA 5 Objetivos: Concluir e entregar o Relatório Final e o Vídeo de apresentação. DATA INICIAL ATIVIDADE / EVENTO RESPONSÁVEL DATA FINAL PREVISÃO DE HORAS GASTAS OBSERVAÇÃO ANEXO 2 - MODELO DE RELATÓRIO FINAL 1. INTRODUÇÃO A Introdução é a apresentação do assunto a ser tratado, também deve conter também o problema a ser pesquisado.  Desenvolver o tema  Anunciar a ideia básica  Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho  Descrever as motivações que levaram à escolha do tema Indicar o objeto do trabalho: O que será estudado? 1.1 Problema e objetivos O objetivo geral define o que se pretende atingir com o projeto. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Os objetivos podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilize verbos nos infinitivos para os objetivos:  Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir)  Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar)  Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar) 1.2. Justificativa Neste item, espera-se que o grupo traga as razões ou práticas que justifiquem a proposta inicial. Exemplos:  Relevância social, cultural e acadêmica;  As contribuições da pesquisa para o local onde o projeto será desenvolvido. 2. DESENVOLVIMENTO 2. 1. Fundamentação teórica Pesquisar em fontes confiáveis como monografias, trabalhos de conclusão de cursos, artigos científicos, revistas especializadas, dissertações e teses e entre outras fontes como instituições públicas ligadas às normatizações. A fundamentação deve ser condizente com o problema em estudo. 2.1. Aplicação das disciplinas estudadas no Projeto Multidisciplinar Este item do referencial teórico deve indicar os conteúdos das disciplinas estudadas no curso que foram abordados no projeto. Espera-se que os estudantes relacionem de forma clara e coerente, o conteúdo estudado à solução desenvolvido durante o projeto. 2.2. Metodologia Metodologia refere-se aos métodos e instrumentos adotados para a execução do projeto. Nela, espera-se que o grupo descreva os passos e as estratégias adotadas para o desenvolvimento do seu projeto multidisciplinar. 3. Resultados O grupo deve demonstrar a criação de soluções com base na metodologia sugerida pelo Tutor Presencial, considerando os passos: ouvir, criar e implementar. Portanto, deve identificar quais foram os resultados obtidos em cada um dos passos para a construção da solução. 3.1. Solução inicial Descrição detalhada com imagens, sobre como se deu o processo de construção da primeira solução desenvolvida pelo grupo. 3.2. Solução Final Descrição detalhada com imagens sobre como se deu o processo de construção da solução final apresentada pelo grupo. Espera-se que o grupo demonstre quais foram as melhorias realizadas na solução final, a partir dos feedbacks coletados junto à comunidade ou local onde o projeto foi desenvolvido. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Devem-se retomar os objetivos e o contexto em que o projeto integrador foi desenvolvido e apontar os principais resultados obtidos pelo grupo. 5. REFERÊNCIAS

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