Pular para o conteúdo principal

trabalhos TUTORIAL PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÃO NO MODELO ENEM

TUTORIAL PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÃO NO MODELO ENEM: REQUISITOS GERAIS: • Comunicação eficiente: linguagem clara e objetiva, vocabulário apropriado aos conteúdos, habilidades e competências alvo da avaliação, bem como apropriado ao público alvo. A linguagem deve apresentar elementos suficientes para que o avaliando entenda precisamente o que e como deve responder. • Metodologia de ensino: o que se avalia não é apenas uma aprendizagem memorizada, mas também uma aprendizagem compreensiva, crítica. • Função dos resultados: os resultados serão analisados construtivamente para que se faça um diagnóstico de necessidades pedagógicas, para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do avaliando. • Concepção de aprendizagem, conhecimento ou saberes: avaliam-se os conhecimentos conceituais e factuais (saber), as habilidades de lidar com esses conhecimentos (saber fazer) ou a competência de utilizá-los eficientemente (fazer); avaliam-se os conhecimentos sobre atitudes e valores também. • Didática que a estrutura da questão deve ter: você deverá estar atento à: que elementos devem ser informados ao avaliando? Como tornar a questão atrativa para que haja empenho em responder? Que nível de complexidade a questão deve ter? Como torná-la básica, mais compreensiva, evitando-se o supérfluo, cansativo e enfadonho? • Correção linguística: garantir corretamente os elementos da textualidade, norma culta. pontuação adequada. vocabulário é pertinente. • Princípio da educabilidade: avalia-se, acreditando que todos aprendem e que os resultados da avaliação indicam o que cada um necessita tendo em vista assegurar o seu desenvolvimento contínuo. • Nível a que a avaliação se destina: é importante saber qual é o grau de complexidade que as questões podem apresentar para que sejam adequadas aos objetivos da avaliação e ao nível de desenvolvimento dos avaliados. LEMBRE-SE QUE A PROPOSTA É CONSTRUIR UMA QUESTÃO PARA O ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO). 1. CONSTRUINDO A QUESTÃO: I CONTEXTUALIZAÇÃO-SUPORTE: O ELEMENTO BASE *DEVE SER RETIRADO DE UM DOS MATERIAIS DE REFERENCIA DA PROPOSTA. *ATENÇÃO: ➔ Uma estratégia para elaborar questões interessantes e envolventes consiste na utilização de suportes que servem de referência para a resposta do problema apresentado no enunciado da questão. Para responder, é preciso que ele consulte o suporte e faça uma interpretação e/ou análise de seus elementos. Um exemplo: 2. (Enem 2011) Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena polıtica nacional na Primeira República? A união de ambas ́ foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do perıodo. A união foi ́ feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final. FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado). A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências polıticas colocavam ́ -nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior. TOPIK, S. A presença do estado na economia polıtica do Brasil de 1889 a 1930. Rio de ́ Janeiro: Record, 1989 (adaptado). Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilização: A. A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência, sem necessidade de alianças. B. As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para este período. C. As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas. D. A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias. E. A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias. Ao escolher o suporte você deve ter atenção aos seguintes pontos: • adequação ao assunto ou conteúdo e à habilidade; • adequação à faixa etária do público alvo; • o suporte deve ter, no máximo, 10 linhas, devido ao tempo disponível para a realização da atividade; • podem ser utilizados como suporte uma diversidade de gêneros textuais e imagéticos, bem como tipos de fontes: produções científicas, literárias, artísticas, sites, revistas, livros, jornais, folders etc.; • Inserir logo após a citação ou imagem do elemento-base (suporte) a referência bibliográfica completa da fonte original. Exemplo: CAVAZZANI, André Luiz M. CUNHA, Rogério Pereira da; GOMES, Sandro Aramis Richter. América portuguesa: uma introdução à cultura, à sociedade e aos poderes. Curitiba: InterSaberes, 2021. ➔ MUITA ATENÇÃO: • Não cometer discriminação e preconceito em relação a gênero, etnias, profissões, crenças, religiões, dentre outras; • Não colocar proposições anti-éticas e em desarco com a historiografia científica-acadêmica avaliada com relação ao conteúo; • Não fazer apologia a comportamento e condutas em desacordo a preceitos educativos e legais como, por exemplo, drogas, bebida, aborto, crime, armas, incitação à violência e a danos ou destruição de bem público ou privado; • Não cometer plágio de questões existentes (serão detectados por programas na correção da atividade); • Evitar colocar ilustrações meramente decorativas nos elementos-base; ademais, verifique, quando utilizar gravuras, textos ou outro tipo de ilustração, se a propriedade ou o elemento mencionado realmente existe e se o tamanho possibilita a leitura plena de todos os seus elementos. Não devem ser utilizados os termos: • “índio”. Utilizar “indígena”; • “escravo”. Utilizar “escravizado”; • “folclórico”. Utilizar “cultura popular”; • “negritado”. Utilizar “em bold”; • “louco”, para se referir a doenças psíquicas; • “denegrir”, “mulato”, “mercado negro” etc. 2. COMANDO DA QUESTÃO: No comando, inclui-se uma instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo respondente do teste. Essa instrução poderá ser expressa eventualmente como pergunta ou frequentemente como frase a ser completada pela alternativa correta. Exemplo: a) Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado na imagem acima? Assinale uma única alternativa correta. b) Para a caracterização do processo polıtico durante a Primeira Rep ́ ública, utilizase com frequência a expressão Polıtica do Café com Leite. No entanto, os textos ́ apresentam a seguinte ressalva à sua utilização: Dicas na construção do comando: Direcionar-se ao avaliando, utilizando a 2ª pessoa do singular (exemplos: considere, analise, etc.) Devem ser evitadas: • formulações do tipo “pegadinhas”, induzindo ao erro e/ou dificultando a resolução; • dicas que levem à resposta correta; • expressões negativas, como: “exceto”, “falso”, “incorreto”, “não” ou “errado”, uma vez que o objetivo é identificar aquilo que o aluno aprendeu, e não o contrário; • termos totalizadores, como “sempre”, “nunca”, “todo”, “totalmente” ou demais palavras determinantes; • opções de resposta como “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”; • associações óbvias, alternativas idênticas ou semelhantes às palavras contidas no enunciado; 3. ALTERNATIVAS: Uma vez definido o enunciado da questão, o autor deverá elaborar as alternativas de resposta, de modo que apresentem informações relevantes para avaliar a habilidade. Assim, as opções devem apontar possíveis caminhos de raciocínio, dentre eles, o correto, delimitando a etapa do desenvolvimento da aprendizagem em que o estudante se encontra. As alternativas precisam: apresentar paralelismo (ou correspondência) sintáticosemântico, ao longo de toda a alternativa; • apresentar paralelismo estrutural, contendo extensões equivalentes e coerência com o enunciado; • ser independentes umas das outras, de maneira que não sejam excludentes, negando informações do texto, nem semanticamente muito próximas; • estar dispostas de maneira lógica (sequência narrativa, alfabética); estar em ordem crescente (da menor para a maior), decrescente (da maior para a menor), ou com a mesma extensão; • evitar a repetição de palavras que aparecem no enunciado. Caso seja necessário repetir palavras (como por exemplo, artigos e preposições) no início das alternativas, inserir tal palavra no próprio comando, evitando, assim, sua repetição em cada uma das alternativas; • evitar alternativas demasiadamente longas, ou que se sobressaiam das demais; • garantir que o gabarito seja apresentado de forma clara, de modo que seja a única alternativa correta; • focalizar o certo em relação ao elemento essencial de que trata a alternativa de resposta, buscando não falsear com detalhes e dados secundários (exceto em simulados cuja prova oficial utilize esse método). Exemplo: 4. (Enem 2011) É difıcil ́ encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930. MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e cientıfica no final ́ do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado). O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de: A. Incentivar o caráter autoritário de Getúlio Vargas e do Estado Novo proposto em 1937 B. Resgatar simbolicamente as figuras polıticas ligadas ́ à Monarquia destacandose Dom Pedro II e Marechal Floriano Peixoto. C. Criticar a política educacional adotada durante a República Velha que privilegiava o estudo da história da colonização portuguesa no Brasil. D. reforçar a necessidade de renovação política brasileira proposta pela Aliança Liberal. E. destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação da República no Brasil. 4. COMENTANDO AS ASSERTIVAS – GABARITO: Finalmente, as assertivas devem ser comentadas em um gabarito, indicado em fonte vermelha logo abaixo delas o comentário explicativo de porque a afirmativa é a correta ou é uma das erradas. *Os comentários do gabarito devem ter até três linhas. 5 SALVANDO EM PDF: DEPOIS DE ELABORADA E REVISADA A QUESTÃO, SALVE-A EM PDF E POSTE NO AVA, NO LINK TRABALHOS da disciplina. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis