ATIVIDADE PRÁTICA REDAÇÃO JORNALÍSTICA GERAL ATIVIDADE 01 Público OBJETIVOS A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos: - Identificar os principais elementos do texto jornalístico; - Analisar as característicadas de cada tipo de redação jornalística; - Redigir um artigo de opinião. RECURSOS Computador com software para edição de texto, acesso à internet e ao ambiente virtual. PROCEDIMENTOS PRÁTICOS Atividade proposta Análise comparativa do texto jornalístico Procedimentos para a realização da atividade Público A redação jornalística é uma das habilidades mais importantes para os profissionais de jornalismo, seja para escrever para veículos impressos, digitais, televisão ou rádio. Cada veículo tem suas próprias características, e a escrita jornalística precisa se adaptar a essas particularidades para garantir que a mensagem seja transmitida da maneira mais eficaz possível. Uma das técnicas mais utilizadas na redação jornalística é o modelo da pirâmide invertida, que consiste em apresentar as informações mais importantes no início do texto e depois, gradualmente, detalhar os aspectos menos relevantes. Essa estrutura é especialmente útil em veículos impressos e digitais, onde o espaço é limitado e é preciso chamar a atenção do leitor rapidamente. Um conceito essencial na escrita jornalística é o lead. Geralmente, é o primeiro parágrafo de um texto e deve relatar o que há de principal na notícia para atrair a atenção do leitor para o restante da matéria. O lead deve ser claro, objetivo e destacar as informações mais importantes da notícia. No jornalismo impresso, os textos são geralmente mais extensos e detalhados, permitindo que o repórter explore com mais profundidade os aspectos da notícia. Já na televisão e no rádio, a narrativa é mais concisa, e o repórter precisa transmitir as informações de forma clara e objetiva em um curto espaço de tempo. Além disso, o jornalismo também inclui o artigo de opinião, um formato em que o autor pode expressar suas opiniões sobre um tema específico. Nesse tipo de texto, é importante apresentar argumentos sólidos e bem fundamentados para sustentar a opinião do autor. É importante destacar que o artigo de opinião deve ser assinado pelo autor e não pode ser anônimo ou em nome da redação. Público O desenvolvimento contínuo da habilidade de redação jornalística é uma tarefa constante para todos os profissionais da área, que precisam estar sempre atualizados e prontos para se adaptar às novas formas de produção de conteúdo e à evolução das práticas jornalísticas. Com base no contexto apresentado, realize a seguinte atividade: 1. Selecione uma notícia atual que tenha sido publicada em diferentes veículos de comunicação (jornal impresso, digital, TV ou rádio). 2. Leia e compare três versões da notícia, observando as diferenças na abordagem, estilo e estrutura de cada veículo. 3. A partir da leitura, escreva um artigo de opinião, analisando as características de redação jornalística de cada veículo, identificando o lead, a estrutura piramidal invertida, o tom utilizado na escrita, a forma de citação de fontes e outras particularidades que possam ser observadas. 4. O artigo de opinião deve ter uma introdução que apresente o tema e as diferentes versões da notícia analisada. Apresente sua análise comparativa, destacando as diferenças e semelhanças de cada veículo e expresse a sua opinião sobre o resultado da análise. 5. O artigo de opinião deve conter 500 a 600 palavras. Checklist Etapa 1 – Ler texto introdutório. Etapa 2 – Selecionar três versões da mesma notícia, publicadas em veículos diferentes. Etapa 3 – Redigir um artigo de opinião, de 500 a 600 palavras, sobre a análise das diferenças e semelhanças da redação jornalísitca de cada veículo. RESULTADO Entrega de um arquivo em formato Word (.docx), arquivo único, com a identificação do aluno, que contemple todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no checklist. Público ATIVIDADE PRÁTICA REDAÇÃO JORNALÍSTICA GERAL ATIVIDADE 02 Público OBJETIVOS A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos: - Identificar os principais critérios do jornalismo informativo; - Compreender as características da notícia; - Redigir uma notícia seguindo os critérios e características desse gênero jornalístico. RECURSOS Computador com software para edição de texto, acesso à internet e ao ambiente virtual. PROCEDIMENTOS PRÁTICOS Atividade proposta Redação de notícia para um jornal local Procedimentos para a realização da atividade Público O conceito de notícia é um dos pilares fundamentais do jornalismo. Ele se refere a informações atuais e relevantes que são divulgadas por meios de comunicação para o público em geral. Segundo José Marques Melo (1994, p. 65) notícia "é o relato integral de um fato que já eclodiu no organismo social". Mas o que faz uma informação se tornar uma notícia? Existem alguns critérios referentes ao texto jornalístico informativo que devem ser levados em consideração, como a importância, a atualidade, a proximidade e a curiosidade do público. A importância se refere à relevância da informação para a sociedade como um todo. Assuntos que impactam diretamente a vida das pessoas, como questões políticas, econômicas, sociais e culturais, costumam ter mais destaque na mídia. A atualidade, por sua vez, diz respeito ao tempo em que a informação é divulgada. Notícias recentes, que ainda estão em desenvolvimento, geralmente têm mais interesse do público. A proximidade é um critério importante, pois as pessoas tendem a se interessar mais por notícias que afetam diretamente suas vidas ou suas comunidades. Assim, eventos locais e regionais costumam ter mais destaque em veículos de comunicação que atendem essas áreas. Já a curiosidade se refere a notícias que despertam a atenção do público por sua natureza incomum, inesperada ou pitoresca. Além desses critérios, a objetividade é outro aspecto importante da notícia. Os jornalistas devem buscar apresentar as informações de forma imparcial, sem distorcer os fatos ou apresentá-los de forma tendenciosa. A ética e a responsabilidade social também são valores importantes na produção de notícias, pois elas podem ter um impacto significativo na sociedade. Público É importante destacar que o conceito de notícia está em constante evolução. Com o advento das redes sociais e da internet, a forma como as informações são produzidas e disseminadas mudou significativamente. Hoje, a velocidade e a quantidade de informações disponíveis podem ser um desafio para os profissionais da área, que precisam manter a qualidade e a credibilidade em meio a um ambiente cada vez mais complexo. Referência: MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994 Com base no contexto apresentado, realize a seguinte atividade: 1. Escolha um tópico relevante na sua cidade ou região. Pode ser a realização de eventos locais, política, esportes ou qualquer acontecimento de interesse para a comunidade, como mutirões de limpeza, restauração de pontos turísticos etc. 2. Escreva uma notícia sobre o tópico selecionado, utilizando o estilo de pirâmide invertida de escrita: coloque as informações mais importantes no início da notícia e adicione detalhes secundários ao longo do texto. 3. Lembre-se que a redação de notícias implica precisão, imparcialidade e objetividade. 4. A notícia deve conter 150 a 300 palavras. Checklist Etapa 1 – Ler texto introdutório. Etapa 2 – Selecionar um tópico relevate para a sua cidade ou região. Etapa 3 – Redigir uma notícia de 150 a 300 palavras sobre o evento selecionado, utilizando o estilo pirâmide invertida. RESULTADO Entrega de um arquivo em formato Word (.docx), arquivo único, com a identificação do aluno, que contemple todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no checklist. Público ATIVIDADE PRÁTICA REDAÇÃO JORNALÍSTICA GERAL ATIVIDADE 03 Público OBJ E TI V O S A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos: - Identificar as principais características do texto no jornalismo digital; - Compreender a aplicação de hiperlinks e integração de mídia na redação jornalística; - Redigir uma reportagem seguindo os critérios e características do jornalismo digital. RE CU R SO S Computador com software para edição de texto, acesso à internet e ao ambiente virtual. PR O C EDI M EN TO S P RÁ TICO S Atividade proposta Redação de reportagem para uma plataforma digital. Procedimentos para a realização da atividade Público Com o advento da internet e das tecnologias digitais, o jornalismo passou por transformações significativas. A forma como as notícias são escritas, apresentadas e consumidas foi revolucionada, criando oportunidades e desafios para os jornalistas. Uma das principais características do jornalismo digital é a forma específica de escrita. A redação de notícias para a internet difere significativamente do jornalismo impresso tradicional. A internet transformou a maneira como as notícias são apresentadas, já que as histórias não são, necessariamente, limitadas por restrições de espaço. Isso significa que, em muitos casos, os escritores têm a liberdade de criar artigos mais longos e também a capacidade de incluir elementos multimídia, como imagens, vídeos e gravações de áudio. Outro elemento essencial do jornalismo digital é o uso de hiperlinks. Eles permitem que os leitores acessem rapidamente informações adicionais, fornecendo contexto e evidência de apoio para uma história. Os hiperlinks também incentivam os leitores a se envolverem com outras fontes de informação, o que pode levar a um público mais informado. Os jornalistas devem usar os hiperlinks estrategicamente, garantindo que os links que fornecem sejam relevantes e acrescentem valor à narrativa. Os hiperlinks devem ser usados para fornecer contexto adicional, expandir pontos importantes ou direcionar os leitores para histórias ou fontes relacionadas. É importante notar, no entanto, que os hiperlinks também podem ser uma distração se usados em excesso ou sem critérios. Com a ampliação das mídias sociais e a disponibilidade de ferramentas multimídia, os jornalistas agora podem integrar várias mídias em suas reportagens. Isso inclui imagens, vídeos, gravações de áudio, infográficos e muito mais. A integração de mídia pode Público melhorar a qualidade de uma matéria, tornando-a mais envolvente e informativa. Também pode ajudar a fornecer contexto e nuances adicionais para uma história. Por exemplo, uma entrevista em vídeo com um sujeito pode fornecer mais insights em sua perspectiva do que uma citação escrita. Da mesma forma, um infográfico pode ajudar os leitores a visualizarem dados complexos. Com base no contexto apresentado, realize a seguinte atividade: 1. Escolha um tópico atual relacionado à tecnologia e inovação. 2. Escreva uma reportagem sobre o tópico selecionado, utilizando o estilo de escrita para veículos digitais. 3. Inclua ao menos três hiperlinks de forma estratégica. Selecione palavras-chave da sua reportagem e inclua links que direcionem para outras plataformas (No Word: selecionar a palavra, botão direito > Links > adicione o link). Pode ser para texto de site de notícias, infográficos, vídeos ou episódios de podcast. Os links podem ser de sua escolha, desde que sejam relevantes para o conteúdo da sua matéria. 4. A reportagem deve conter 300 a 400 palavras. Checklist Etapa 1 – Ler texto introdutório. Etapa 2 – Selecionar um tópico atual relacionado à tecnologia e inovação Etapa 3 – Redigir uma reportagem de 300 a 400 palavras sobre o tema selecionado, utilizando no mínimo três hiperlinks. RE S U LT AD O Entrega de um arquivo em formato Word (.docx), arquivo único, com a identificação do aluno, que contemple todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no checklist. Público
AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...
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