Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADES (PRÁTICAS) FORMATIVAS I

 

ATIVIDADES (PRÁTICAS) FORMATIVAS I A prática de ensino e a formação do professor. A indissociabilidade prática-teoria-prática da ação docente. Os diferentes espaços de formação. Condicionantes das práticas docentes nas escolas de ensino fundamental e médio. A investigação do cotidiano escolar e a construção de alternativas pedagógicas. ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA: 1. OBJETO: Miniexposição fotográfica de ambientes variados que podem ser aproveitados como espaços de formação. 2. DESENVOLVIMENTO: fotografar ambientes variados do cenário urbano e rural onde reside a estudante ou estudante e que possam ser utilizados como espaços de formação em alguma disciplina da proposta curricular dos mais variados níveis e modalidades de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais e finais) e Ensino Médio). ATENÇÃO: Não é necessário fazer a indicação para todas as séries e níveis de ensino; deve-se escolher apenas uma série, por exemplo, a 4ª série do Ensino Fundamental e, então, desenvolver a atividade para esse público. 3. REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO: a) Fotografar 10 ambientes variados, do meio urbano ou rural (NÃO PRECISA SER OS DOIS: OU UM OU OUTRO), identificando-os por numeração progressiva (Ambiente 1, Ambiente 2 etc.); b) Redigir texto explicativo, indicando as possíveis utilizações formativas de cada ambiente definir componente curricular e tema a ser explorado, correlacionando cada texto explicativo com o respectivo registro fotográfico (Ambiente 1, Ambiente 2 etc.). 4. PROCEDIMENTO: anexar, nos espaços específicos, o documento explicativo e os registros fotográficos. 5. AVALIAÇÃO: será atribuído 0,5 (meio ponto) para cada fotografia de espaço de formação e 0,5 (meio ponto) para cada explicação didática e pedagogicamente adequada dos usos de cada espaço de formação, totalizando 10,0 (dez pontos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...

TRABALHO PRONTO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roteiro Aula Prática 2 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA NOME DA DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Unidade: 1 – O que uma criança aprende quando brinca? Aula: 2 – Os aspectos lúdicos e as experiências no desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional, social e motor. OBJETIVO Para promover a reflexão crítica e prática sobre o papel do professor na Educação Infantil com ênfase no cuidado, na escuta e na atitude responsiva, compreendendo como esses gestos contribuem para o desenvolvimento integral da criança, realize as etapas desta atividade. PROCEDIMENTO/ATIVIDADE ATIVIDADE PROPOSTA: ATIVIDADE 1 – Roteiro Reflexivo e Interativo: Cuidar, Ouvir e Responder 1. Leitura e Roda de Conversa Inicial (presencial ou virtual síncrona) Organize um momento de leitura e debate a partir de um texto-base (indicação do professor) que aborde o cuidado como dimensão constitutiva do ato educativo na primeira infância. Após a leitura, oriente os ...