Manual de estágio
supervisionado III
Administração EAD
1 > MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ADMINISTRAÇÃO EADSUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO 4
2
OBJETIVOS 6
3
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIO-
NADO OBRIGATÓRIO DO CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO 8
3.1 REQUISITOS PARA ESTAGIAR 8
3.2 JORNADA DIÁRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 9
3.3 COMO FAZER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 9
3.4 PARTICIPAÇÃO 9
3.4.1 CRITÉRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO 3.5 CAMPOS DE ATUAÇÃO 11
3.6 AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3.7 ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3.7.1 CABE À COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO 3.7.2 CABE AOS PROFESSORES ORIENTADORES 3.7.3 CABE À SUPERVISÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 10
11
12
13
14
14
4
DIREITOS E DEVERES DO ESTAGIÁRIO 15
4.1 DIREITOS DO ESTAGIÁRIO 15
4.2 DEVERES DO ESTAGIÁRIO 15
5
CRITÉRIOS DE ENTREGA E AVALIAÇÃO 17
>
APÊNDICES 19
2 > MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ADMINISTRAÇÃO EADAPRESENTAÇÃO
Este manual tem o objetivo de informá-lo (a) a respeito das normas, critérios e pro-
cedimentos para o cumprimento das atividades do Estágio Supervisionado do cur-
so de ADMINISTRAÇÃO da Faculdade Multivix Serra. Ele foi escrito com o intuito
de facilitar a busca das informações necessárias para compreender e oferecer as
orientações para o cumprimento e registro dessas atividades.
O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do apren-
dizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma expe-
riência acadêmico-profissional através de vivências no trabalho, complementando o
ensino teórico e contribuindo para o desenvolvimento de sua qualificação profissional.
3
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD1 INTRODUÇÃO
Segundo a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008:
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de
trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que
estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior,
de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos
finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jo-
vens e adultos.
§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o
itinerário formativo do educando.
§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade pro-
fissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do
educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Art. 2º O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determi-
nação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do
projeto pedagógico do curso.
De acordo com as Diretrizes Curriculares do Curso de Administração em vigor
(Resolução CNE/CES 5, de 14 de Outubro de 2021):
Art. 7º O Estágio Curricular Supervisionado é um componente curricular dire-
cionado para a consolidação dos desempenhos profissionais desejados, ine-
rentes ao perfil do formando, devendo cada instituição, por seus Colegiados
Superiores Acadêmicos, aprovar o correspondente regulamento, com suas di-
ferentes modalidades de operacionalização.
§ 1º O estágio de que trata este artigo poderá ser realizado na própria insti-
tuição de ensino, mediante laboratórios que congreguem as diversas ordens
práticas correspondentes aos diferentes pensamentos da Administração e
desde que sejam estruturados e operacionalizados de acordo com regula-
mentação própria, aprovada pelo conselho superior acadêmico competente,
na instituição.
§ 2º As atividades de estágio poderão ser reprogramadas e reorientadas de
acordo com os resultados teórico-práticos gradualmente revelados pelo alu-
no, até que os responsáveis pelo estágio curricular possam considerá-lo con-
cluído, resguardando, como padrão de qualidade, os domínios indispensáveis
ao exercício da profissão.
§ 3º Optando a instituição por incluir no currículo do curso de graduação em
Administração o Estágio Supervisionado de que trata este artigo, deverá emitir
regulamentação própria, aprovada pelo seu Conselho Superior Acadêmico,
contendo, obrigatoriamente, critérios, procedimentos e mecanismos de ava-
liação, observado o disposto no parágrafo precedente.
4
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADConsiderando o que rege as legislações supracitadas, o presente Manual foi elabora-
do com o intuito de regulamentar as atividades de estágio OBRIGATÓRIO do curso
de Administração.
5
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD2 OBJETIVOS
Considerando a importância do estágio para a complementação curricular, quando
se conciliam os conhecimentos teóricos, obtidos em sala de aula, com a realidade do
mercado de trabalho, a Faculdade Multivix Serra implementa o Programa de Estágio
Supervisionado para os alunos do curso, baseado no tripé instituição de ensino-em-
presa-aluno.
A Instituição de Ensino Superior (IES), no processo de preparação de novos profissio-
nais para o mercado, estimula seus alunos à obtenção de oportunidades de estágio
através da implantação em sua infraestrutura de mecanismos de suporte, que ve-
nham a reforçar a importância das atividades práticas, sejam elas remuneradas ou
não. Dentre as atividades motivadoras e indutoras encontram-se seminários, pales-
tras e minicursos, desenvolvidos por profissionais e especialistas convidados e pelo
seu corpo docente. A agenda dos eventos faz parte de calendário próprio.
As mudanças socioeconômicas ocorridas nos últimos anos influem nas relações de
trabalho, na produção do conhecimento e na vida social. Novos valores, novas refe-
rências e novas dinâmicas são exigidas dos cidadãos, tendo que desenvolver comple-
xas e novas competências, dada a transitoriedade dos conhecimentos e sua relação
com o trabalho.
Objetivando contribuir para a formação desse novo cidadão, cujo perfil é demandado
de maneira crescente por uma sociedade multidisciplinar, o estágio curricular na Fa-
culdade Multivix Serra realizado ao longo do curso de graduação, deverá consolidar, de
modo geral, os seguintes objetivos:
• Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização
das realidades individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e pro-
fissional;
• Possibilitar ao aluno o contato com diferentes instituições, linhas de ação e me-
todologias de trabalho, para que identifique, analise e critique a realidade, suas
estruturas e funcionamentos;
• Proporcionar oportunidades de aplicar habilidades desenvolvidas durante o
curso;
6
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD• Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o
surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores, capazes de
adotar novos modelos de gestão, métodos e processos inovadores, tecnologias e
metodologias alternativas;
• Estabelecer o conhecimento e a aplicação de novas tecnologias, metodologias
e organização do trabalho;
• Propiciar ao aluno vivência da realidade profissional e familiarização com o futu-
ro ambiente de trabalho e dos negócios.
• Estimular a inserção do tripé instituição de ensino-empresa-aluno na comuni-
dade em geral;
• Implementar um processo de acompanhamento inovador e eficiente durante
o período no qual o aluno está desenvolvendo atividades de caráter prático.
7
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DO ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
DO CURSO SUPERIOR DE
ADMINISTRAÇÃO
A legislação vigente divide o estágio supervisionado da seguinte forma:
• É considerado obrigatório aquele definido na estrutura curricular, descrita no
projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e
obtenção de diploma;
• É considerado não-obrigatório aquele cujo desenvolvimento é uma atividade
opcional.
Em ambos os casos deve-se atender a legislação vigente considerando o disposto
nas Diretrizes Curriculares de cada curso, visto que não há obrigatoriedade para to-
dos os cursos de graduação.
A estrutura organizacional do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos da Facul-
dade Multivix Serra é composta de:
• Instituição;
• Coordenador de Curso;
• Coordenador de Estágio Supervisionado;
• Alunos Estagiários;
• Supervisor de Estágio na Empresa Concedente.
3.1 REQUISITOS PARA ESTAGIAR
O programa de estágio supervisionado no curso de Administração é obrigatório e
inicia a partir do quinto semestre do curso, perfazendo um total de 400 horas, assim
distribuídas:
8
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADEstágio supervisionado I - 100 horas
Estágio supervisionado II - 100 horas
Estágio supervisionado III - 100 horas
Estágio supervisionado IV - 100 horas
3.2 JORNADA DIÁRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A jornada diária de Estágio Supervisionado é de até 06 horas diárias e até 30 horas
semanais, no máximo, conforme previsto no art. 10 da lei 11.788, “(...) II – 06 (seis) horas
diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da
educação profissional de nível técnico e do ensino médio regular”.
3.3 COMO FAZER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O estágio curricular obrigatório e não obrigatório deve ser cumprido, preferencial-
mente, em organização de livre escolha do aluno, porém as atividades desenvolvidas
precisam estar coerentes com as necessidades de sua formação profissional.
As disciplinas de Estágio Supervisionado também podem ser desenvolvidas na pró-
pria empresa, quando o estagiário for proprietário de qualquer tipo de iniciativa pri-
vada ou quando este desenvolver formalmente atividades para uma pessoa jurídica,
caracterizada por um contrato de trabalho entre as partes.
Para os alunos que não se encontram atuando em campo, também podem realizar
o Estágio Prático através do desenvolvimento de um Modelo de Negócios em uma
empresa.
3.4 PARTICIPAÇÃO
Para cursar as disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório, o aluno deverá estar re-
gularmente matriculado e ter sido concluído, com aprovação, em todas as discipli-
nas obrigatórias constantes na estrutura curricular descritas como pré- requisitos, de
acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC).
9
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD3.4.1 CRITÉRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO
Na disciplina de estágio supervisionado, o aluno deverá postar no Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA), até a data estipulada em calendário acadêmico, a documentação
solicitada (Etapa I) e Relatório de Estágio ou Modelo de Negócios (Etapa II), conforme
os cenários abaixo:
- Alunos em campo (que atuam na área do curso):
A) Para os sócios-proprietários das empresas ou Microempreendedor
Individual (MEI)
• Desenvolvimento do Modelo de Negócios da sua empresa (Apêndices E e F).
B) Para os estagiários das empresas
• Declaração do gestor do setor onde estagia na empresa (na declaração deve
conter os dados pessoais, função, atividade exercida na empresa, carga horária
de trabalho semanal ou mensal), com assinatura de próprio punho do gestor +
carimbo da empresa (ambos legíveis) ou somente a assinatura digital/certificado
digital do gestor;
• Cópia do CPF, Carteira de Identidade e Contrato de Estágio;
• Preenchimento dos formulários da Faculdade Multivix Serra: Apêndices A, B e C
do manual da disciplina. Obs.: Quem assina esses formulários é o gestor do setor
onde estagia e deve conter assinatura de próprio punho + carimbo da empresa
(ambos legíveis);
• Desenvolvimento do Relatório de Estágio (Apêndice D).
10
C) Para os funcionários das empresas
• Declaração do gestor do setor onde trabalha na empresa (na declaração deve
conter os dados pessoais, função, atividade exercida na empresa, carga horária
de trabalho semanal ou mensal), com assinatura de próprio punho do gestor +
carimbo da empresa (ambos legíveis) ou somente a assinatura digital/certificado
digital do gestor;
• Cópia do CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho (parte com o
número/foto e parte contratual). Obs.: quem não tiver a carteira de trabalho
física, pode enviar a carteira de trabalho digital;
• Desenvolvimento do Relatório de Estágio (Apêndice D).
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADD) Para Concursados
• Declaração do gestor do setor onde trabalha na instituição (na declaração deve
conter os dados pessoais, função, atividade exercida na instituição, carga horária
de trabalho semanal ou mensal), com assinatura de próprio punho do gestor +
carimbo da instituição (ambos legíveis) ou somente a assinatura
digital/certificado digital do gestor. Obs.: caso o gestor não possa assinar, será
aceito a assinatura do RH da instituição;
• Cópia do CPF, Carteira de Identidade e da publicação da posse no Diário Oficial;
• Desenvolvimento do Relatório de Estágio (Apêndice D).
- Alunos sem campo (que não atuam na área do curso):
• Desenvolvimento do Modelo de Negócios de uma empresa real (Apêndices E e F).
Por fim, pode-se afirmar que legalmente só é considerado estagiário o aluno que:
• Está regularmente matriculado em uma entidade de ensino;
• Tem o consentimento da entidade de ensino para realização do Estágio;
• Tem o consentimento da empresa para realização do Estágio.
3.5 CAMPOS DE ATUAÇÃO
O estágio poderá ser realizado em empresas públicas e privadas, empreendimentos
públicos ou mistos ou em organizações sem fim lucrativo, em atividades relaciona-
das ou voltadas para a profissão de Contador, tais como estudos, pesquisas, análises,
relatórios, pareceres, perícias, arbitragem, laudos, certificados, ou por quaisquer atos,
de natureza econômica ou financeira, incluindo planejamento, implantação,
orientação, supervisão ou assistência dos trabalhos relativos às atividades econômi-
cas ou financeira.
3.6 AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A avaliação do estágio envolve apuração da frequência e avaliação do aproveitamen-
to coerente com a listagem das competências exigidas para a profissão.
11
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADA apuração do aproveitamento é feita por meio de fichas específicas para cada com-
ponente curricular em uma única pauta, onde cada instrutor faz os registros corres-
pondentes à turma. Ao final, serão entregues a Coordenação a pauta assinada por to-
dos os instrutores e as fichas assinadas individualmente, pelos respectivos instrutores.
A avaliação do aproveitamento é um processo sistematizado, mediante a utilização
de técnicas e instrumentais selecionados, tais como: entrevistas, observação direta
e aplicação de instrumentais específicos de avaliação, que ensejam a obtenção das
informações sobre o desempenho do aluno.
A reprovação na disciplina que compõe a carga horária do Estágio Supervisionado é
caracterizada pelo não cumprimento de, pelo menos, uma das seguintes situações:
a – Entrega da documentação exigida;
b – Entrega da Ficha de acompanhamento mensal;
c – Entrega do relatório sobre as atividades desenvolvidas na empresa;
d – Participação nos encontros com os professores supervisores;
e – Cumprimento da carga horária mínima exigida para o estágio;
3.7 ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
As atividades que caracterizam o estágio curricular são supervisionadas e avaliadas
pela Faculdade Multivix Serra.
Para a realização do estágio supervisionado obrigatório ou não obrigatório, exigem-se
os documentos abaixo mencionados e que integrarão as pastas individuais dos
alunos:
• Termo de compromisso (Carta de aceitação do estagiário);
• Seguro de Acidentes Pessoais;
• Documentação pessoal de acordo com o tipo de contrato do discente (proprie-
tário/funcionário/estagiário)
• Ficha de Acompanhamento mensal;
• Relatório de Estágio.
A supervisão do estágio terá o acompanhamento e a aprovação de professores su-
pervisores e da Coordenação do Curso, no qual o aluno está matriculado.
12
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADExistem determinadas etapas que o aluno deve observar para participar do estágio
supervisionado:
1. Escolher uma área de concentração para desenvolver as atividades práticas,
de acordo com as disciplinas já cursadas. O aluno deve, obrigatoriamente, ter
sido aprovado no setor escolhido.
2. Estar matriculado na disciplina Estágio Supervisionado, de acordo com o ca-
lendário e normas Faculdade Multivix Serra;
3. Inscrever-se como candidato ao projeto de estágio sob a supervisão do pro-
fessor no setor escolhido na Coordenação do curso. Este procedimento deve
ocorrer por ocasião da rematrícula;
4. Selecionar o local/empresa para desenvolver o estágio;
5. Entregar o contrato que caracteriza o estágio assinado à Coordenação de Curso.
6. Participar da reunião geral com alunos em processo de estágio e professores
supervisores no início dos períodos, de acordo com o calendário acadêmico
específico do curso;
Durante o estágio supervisionado o aluno deverá elaborar o seu relatório de estágio e
fazer anotações escritas sobre:
• Atividades desenvolvidas por ele na empresa;
• Instrumentos, aparelhos, equipamentos, máquinas e dispositivos por ele utilizados;
• Modelos, formulários, questionários, diagramas, fluxogramas, rotinas, mapas, fo-
tografias, figuras, plantas, atas, relatórios, manuais, quadros, gráfica etc.
A Coordenação do curso e os professores orientadores são responsáveis pela super-
visão de estágio curricular obrigatório e não obrigatório ofertado aos alunos do curso
de Administração da Faculdade Multivix Serra.
3.7.1 CABE À COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
13
• Supervisionar o desenvolvimento das atividades de Estágio Supervisionado;
• Divulgar vagas de estágio;
• Assinar o contrato que caracteriza o estágio curricular com o aluno;
• Designar o Professor Responsável pelas atividades de Estágio Supervisionado,
quando necessário;
• Acompanhar o programa de atividades desenvolvidas pelos professores super-
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADvisores na supervisão de estágio em reuniões periódicas e específicas sobre o
assunto;
• Prover a infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos em fase de
estágio supervisionado;
• Receber a documentação que caracteriza o cumprimento do estágio curricular
supervisionado pelo aluno encaminhado pelo professor supervisor para deferi-
mento final;
• Deferir e encaminhar a documentação que caracteriza a conclusão do estágio
curricular supervisionado para a Secretaria da Faculdade Multivix Serra, para
atualização de seu banco de dados.
3.7.2 CABE AOS PROFESSORES ORIENTADORES
• Atender o aluno em fase de estágio curricular em horário agendado para o de-
senvolvimento e acompanhamento de atividades de supervisão;
• Registrar em Ficha de Acompanhamento de Estágio Supervisionado as instru-
ções, recomendações e anotações em geral sobre a evolução do estágio, prin-
cipalmente aquelas relacionadas ao cumprimento do Projeto de Estágio apro-
vado. As análises devem ocorrer a partir do relatório mensal sobre as atividades
práticas desenvolvidas pelo estagiário na empresa;
• Corrigir o trabalho avaliativo, conferir a documentação anexada pelo aluno e
lançar as notas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
3.7.3 CABE À SUPERVISÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
• Elaborar o Plano de Estágio Supervisionado de comum acordo com o estagiário;
• Manter-se em Contato com o professor Orientador do estágio;
• Facilitar o acesso do aluno aos setores envolvidos em seu estágio
supervisionado;
• Supervisionar o desenvolvimento do programa pré-estabelecido, controlar
frequência, analisar relatórios, interpretar informações e propor melhorias.
14
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD4 DIREITOS E DEVERES DO
ESTAGIÁRIO
4.1 DIREITOS DO ESTAGIÁRIO
• Ter seguro contra acidentes pessoais.
• Receber cópias da documentação relacionada à contratação.
• Solicitar auxílio para esclarecimento de qualquer dúvida relacionada ao estágio.
• Desenvolver atividades de acordo com as condições estabelecidas no Termo de
Compromisso.
• Receber orientação, acompanhamento e avaliação do estágio.
4.2 DEVERES DO ESTAGIÁRIO
• Participar das orientações e apoio para a execução e avaliação do estágio.
• Registrar diariamente frequência no estágio.
• Elaborar e entregar Planos, Relatórios e outros documentos nas datas estabele-
cidas.
• Utilizar, guardar e conservar, com todo o cuidado, impressos e outros materiais
de utilização.
• Buscar aperfeiçoar-se nos conteúdos objetos do Estágio.
• Manter sigilo sobre conteúdo de documentos e de informações confidenciais
referentes ao local de Estágio.
• Comunicar a concedente do estágio qualquer alteração da situação escolar, tais
como mudança de endereço, telefone e desistência do estágio por força maior.
• Acatar orientação e sugestão do supervisor de estágio.
• Apresentar relatório final no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
15
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD• Assumir o estágio com responsabilidade, zelando pelo bom nome da concedente do
estágio e do Curso que frequenta.
• Acatar orientação e decisões do empregador ou supervisor interno da concedente
quanto às normas internas da mesma.
• Cumprir integralmente o horário estabelecido pela concedente, observando as-
siduidade e pontualidade.
• Tratar respeitosamente superiores hierárquicos, colegas e pessoal que trabalha na
concedente.
• Ter boa apresentação.
• Prestar agradecimento ao final do estágio a quem mais próximo trabalhou com o
estágio.
16
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD5 CRITÉRIOS D ENTREGA E
AVALIAÇÃO
As entregas dos documentos serão exclusivamente pelo ambiente virtual de
apren-dizagem (AVA) de acordo com o calendário acadêmico.
A avaliação será feita através da entrega do Relatório INDIVIDUAL ou Modelo de Ne-
gócios (em grupo de até 03 alunos) no final do semestre, em data estipulada em
Calendário Acadêmico, tendo peso de 10,0 (dez) pontos e será considerado
APROVADO o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
A avaliação será realizada pelo Professor supervisor de acordo com os critérios de
ava-liação conforme as Fichas de Avaliação abaixo.
Ficha de Avaliação para Relatório para alunos em campo
Critérios para avaliação:
Itens avaliados Pontuação
Máxima
1. Sumário 0,5
2. Resumo 0,5
3. Introdução 1,0
4. Revisão Bibliográfica: Apresentar/citar os autores relacionados com os conceitos
teóricos conforme normas da ABNT. 1,0
5. Apresentação da Concedente/ Histórico e Caracterização da Empresa (0,5)
5.1 Organograma geral da empresa e organograma especifico da área de atuação
do aluno, salientando a sua posição. (0,5) 1,0
6. Desenvolvimento
6.1 Descrição detalhada das atividades e trabalho que o aluno executa na
empresa (0,25)
6.2 Objetos e atividades da área e análise da contribuição (0,25)
6.3 Avaliação do papel que o curso de graduação teve no desenvolvimento
profissional do aluno (0,25)
6.4 Análise da Matriz SWOT aplicada à organização (1,75)
6.5 Análise de Pontos Críticos, Setorial e Global (2,0)
4,5
7. Considerações finais 0,5
8. Referências (conforme normas da ABNT)
0,5
9. Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com linguagem
acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de ortografia e
concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas) estão com
formatação adequada, com as devidas referências aos autores, conforme ABNT.
0,25
10. A ESTRUTURA está adequada ao proposto no manual da disciplina, com todos
os elementos do Relatório/Modelo de Negócios. 0,25
Total 10,0
17
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADPara que o relatório do aluno que está em campo seja avaliado pelo professor super-
visor da disciplina conforme critérios de avaliação acima é indispensável a
apresenta-ção da documentação conforme itens 3.4.1 letra A, B, C ou D de acordo
a situação do aluno, e item 3.6 deste manual.
A entrega do Relatório sem a apresentação da documentação supracitada impede
acorreção do mesmo com a consequente reprovação automática do aluno.
Ficha de Avaliação: Modelo de Negócio para alunos que não estão em campo
Critérios para avaliação:
Itens avaliados Pontuação
Máxima
1. Sumário 0,5
2. Apresentação da Empresa 0,5
3. Descrição do produto ou serviço 0,5
4. Segmentação de clientes 0,5
5. Proposta de valor 0,5
6. Canais de comunicação e de distribuição 0,5
7. Estratégias de relacionamento com o cliente 1,5
8. Fontes de receita e precificação 2,0
9. Recursos e Capacidades Necessárias 2,0
10. Referências (conforme normas da ABNT) 0,5
11. Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com linguagem
acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de ortografia e
concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas) estão com
formatação adequada, com as devidas referências aos autores, conforme ABNT.
0,5
12. A ESTRUTURA está adequada ao proposto no manual da disciplina, com todos
os elementos do Relatório/Modelo de Negócios. 0,5
Total 10,0
18
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EAD19
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE A - CARTA DE APRESENTAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Serra, de de .
A Faculdade Multivix Serra acredita que a formação de seus alunos deve conjugar,
desde o princípio, momentos de discussão teórica e momentos de vivências e
experimentações das práticas cotidianas das escolas, dos sujeitos que nela
convivem todos os dias – alunos, professores, funcionários não docentes e
comunidade mais ampla, favorecendo uma percepção mais completa da dinâmica
do processo educativo.
Assim, a Faculdade encaminha para estágio na empresa
o(a) aluno(a)
do
, regularmente
período do Curso de matriculado(a) nesta instituição de ensino, sob a matrícula nº
. O regime da Faculdade Multivix Serra é semestral e a
carga horária total do Estágio Supervisionado em questão é de 100 horas no
período, conforme Matriz Curricular Vigente.
Atenciosamente,
Coordenação
Acadêmica
20
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE B - DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Declaro, para fins de comprovação junto à Coordenação de Estágio do Curso de
da Faculdade Multivix Serra, que
o(a) aluno(a)
regularmente matriculado(a) sob a matricula nº semestre letivo de 202 / desta instituição, foi aceito como estagiário(a).
, no
, de de 202 .
Assinatura do(a) Supervisor(a) de Campo
(com carimbo da empresa)
21
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE C - FICHA DE ESTÁGIO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL
PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estagiário(a):
Semestre: Nº de Matrícula:
Curso: Cidade:
Período do Estágio:
Professor Supervisor do Estágio:
Supervisor de Campo na Empresa:
Horário
Assinatura do
Data
Atividades
Inicio Término
supervisor
22
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADHorário
Assinatura do
Data
Atividades
Inicio Término
supervisor
Total de horas de estágio no semestre:
, / _/
Assinatura do(a) estagiário(a):
Assinatura do(a) supervisor(a) de campo:
(todos os documentos deverão ser assinados e carimbados pelo supervisor de campo da empresa)
23
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE D - RELATÓRIO DE ESTÁGIO
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO
O relatório deve dissertar sobre o período entre os dias XX/XX/XXX a XX/XX/XXXX
Do Formato
O relatório deve ser escrito no formato Arial tamanho 12 (padrão Word como o
utilizado neste texto) ou equivalente, em espaço 1,5 entre linhas e 6 pontos entre
parágrafos.
O papel adotado deverá ser padrão A4 branco. As margens do texto em relação às
bordas do papel devem ser: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, direita 3 cm e esquerda
3 cm. Os parágrafos, em todo o texto, devem iniciar sem espaços da margem
esquerda.
O relatório deve refletir a metodologia científica, compreensão da bibliografia citada,
os métodos e técnicas empregadas e o significado dos resultados e dos
procedimentos encontrados ou utilizados.
O Relatório de Estágio Curricular Obrigatório FINAL é dividido em três partes com
subdivisões que devem ser apresentados na ordem a seguir:
Elementos Pré-Textuais
Capa
Folha de Rosto
Epígrafe e/ou Dedicatória (opcional)
Sumário
Listas em ordem alfabética (Ex: Lista de Anexos, Lista de Equações, etc..)
Resumo (máximo 200 palavras)
Elementos Textuais (dividir em capítulos)
1. Introdução
23
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EAD2. Revisão Bibliográfica (sobre a área de concentração do estágio)
3. Apresentação da Concedente (Empresa onde realizou o estágio,
incluir período do estágio e carga horária)
4. Desenvolvimento (relato das atividades desenvolvidas)
As atividades devem ser relatadas contemplando os seguintes pontos:
• descrição com interpretação, discussão e análise de dados.
• estabelecer a correlação com as matérias teóricas e a pratica no estágio.
• quantidade e qualidade das atividades executadas.
• participação em desenvolvimento de projetos e planejamento.
• desenvolvimento de produtos, novas técnicas e pesquisas.
• procedimentos de trabalho, tais como: acompanhamento, fiscalização,
manutenção, etc.
• normas de segurança e procedimentos ecológicos.
• equipamento e material utilizado.
• orientação ou modificação no plano de execução.
• importância do trabalho no contexto da Concedente.
• experimentos em laboratório (identificar se só acompanhou ou se executou).
• apreciações e observações.
5. Considerações Finais
Referências (não enumerar este título)
Elementos Pós-Textuais
Agradecimentos
Anexos (Avaliação do Estágio pela Concedente)
Observação: A avaliação do supervisor do estágio na empresa deve ser assinada e
carimbada. O mesmo deve ser da área do curso. Além disso, deverão ser
apresentadas cópias simples da carteira (documento que comprova vínculo com a
empresa que está sendo desenvolvido o estágio).
24
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADDiscriminação das partes
Folha de rosto
Com os títulos centrados. Deve seguir os seguintes formatos e tamanhos: autor – em
caixa alta tamanho 16, título – em caixa alta negrito tamanho 18, outras informações
em caixa baixa tamanho 14.
Epígrafe e/ou dedicatória (facultativo)
Título ou frase que serve de tema a um assunto e/ou palavras escritas com que se
oferece a alguém um trabalho.
Sumário
Com divisão decimal em arábicos. Uma linha liga cada título ao número da página,
seguindo o padrão de títulos e subtítulos usado no texto (use o sumário automático do
editor de texto).
Listas de Abreviaturas, Apêndices etc.
Têm apresentação igual a do Sumário, quando pouco extensas podem figurar
seqüencialmente na mesma página. Só serão apresentadas em caso de 5 itens ou
mais.
Resumo
Antes de tudo, deve ser curto e objetivo (no máximo 200 palavras), descrevendo de
forma clara os aspectos de maior interesse e importância em um único parágrafo.
Ressaltar os objetivos gerais os métodos, os resultados alcançados e a contribuição
do trabalho para a Concedente.
1. Introdução
É uma explanação sucinta do trabalho realizado no Estágio. Apresenta o assunto
como um todo, sem os detalhes que serão descritos no texto principal.
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> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADNa introdução o autor deve:
• Apresentar o trabalho proposto e realizado no Estágio de forma que o leitor
tenha uma visão clara do mesmo.
• Indicar a finalidade, ou os objetivos do trabalho desenvolvido no Estágio.
• Especificar a apreciação e receptividade do pessoal da Empresa bem como as
dificuldades enfrentadas.
• Relacionar o trabalho desenvolvido no Estágio com o Curso, descrevendo as
áreas de conhecimento envolvidas.
• Referir-se aos tópicos principais do texto, dando o roteiro ou a ordem de
exposição.
2. Revisão Bibliográfica (sobre a área de concentração do estágio)
Apresentar um texto com definição da área de concentração do estágio, as principais
atividades realizadas, temas de estudo atual e conceitos teóricos que foram aplicados
em seu estágio.
3. Apresentação da Concedente/ Histórico e Caracterização da Empresa.
Fazer uma descrição impessoal e sucinta da Concedente com um breve histórico, com
informações sobre a origem da organização, sua estrutura societária, aspecto de sua
cultura organizacional, declaração da missão, valores e visão, principais políticas
vigentes sobre o ramo de atividade, principais produtos e (ou) serviços, número de
empregados e benefícios auferidos a estes pela Concedente, clientes, sistema de
administração e finanças, instalações e equipamentos, produtividade, projetos e
perspectivas de expansão, dados sobre o mercado em que atua e concorrência.
3.1 Organograma geral da empresa e organograma especifico da área de
atuação do aluno, salientando a sua posição
O aluno irá elaborar um organograma da empresa, destacando sua área de atuação,
bem como a relação dela com os demais setores da organização.
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> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EAD4. Desenvolvimento
É a parte mais extensa do trabalho e visa comunicar os resultados do Estágio. Pode
ser subdividido em mais capítulos, de forma a refletir o Plano de Estágio executado.
Deste modo, um roteiro razoável para este item segue os seguintes passos:
• Anotação metódica da rotina de trabalho e da coleta de dados.
• Exposição do trabalho realizado de maneira descritiva ou agrupada em gráficos e/ou
tabelas.
• Discussão dos dados apresentados no passo anterior.
4.1 Descrição detalhada das atividades e trabalho que o aluno executa na
empresa
Não poderá ser apresentada, neste item, apenas uma descrição sumária do cargo e/
ou atividade em tópicos simplificados. O aluno deverá detalhar suas atividades, de
forma que haja o atendimento das funções executadas.
4.2 Objetos e atividades da área e análise da contribuição
Neste ponto, o aluno deverá detalhar as atividades que a área desempenha e analisar
de que forma este desempenho contribui para o resultado da organização como um
todo.
4.3 Avaliação do papel que o curso de graduação teve no desenvolvimento
profissional do aluno
Uma avaliação realizada pelo aluno sobre o diferencial que o curso de graduação fez
para o desenvolvimento de suas atividades bem como visão de processos de
desempenho profissional.
4.4 Análise da Matriz SWAT aplicada à organização
O aluno deverá elaborar uma matriz SWAT identificado as forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças da organização onde estagia.
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> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EAD4.5 Análise de Pontos Críticos, Setorial e Global
Apontamento e análise a ser realizada pelo aluno sobre os pontos críticos tanto
setoriais quanto globais na empresa onde estagia, com base nos conteúdos
trabalhados ao longo da graduação e em sua experiência na área.
Na discussão o Estudante deve:
• Agrupar os casos sempre que houver repetição.
• Estabelecer relações entre causa e efeito.
• Deduzir generalizações e princípios básicos que tenham comprovação nas
observações.
• Esclarecer as exceções, modificações, teorias e princípios relativos ao
trabalho.
• Indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos.
• Procurar elaborar, uma teoria para explicar as observações e resultados
obtidos.
• Revisar literatura, referindo-a no texto seguindo orientação da ABNT e normas
da Faculdade (disponíveis no site)
• Discutir as ocorrências como um todo, avaliando causas, procedimentos e
resultados e apresentado sua própria opinião com base nos conhecimentos
adquiridos.
Ilustrações (opcionais):
Consistirão de tabelas, quadros e figuras. Têm por objetivo esclarecer melhor o
assunto discutido no texto e/ou apresentar de uma maneira mais eficaz informações
relevantes. De forma geral possuem títulos que são numeradas por algarismos
arábicos (Ex: ‘FIGURA 3 - Organograma da Empresa X’). A fonte da informação, como
deve ocorrer no texto, deve sempre ser apresentada. As ilustrações devem ser
colocadas próximas ao local em que forem mencionadas e referenciadas por seus
respectivos números.
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> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADOs Quadros, além de título pode ter cabeçalho. Têm por objetivo facilitar a
comunicação de informações não numéricas, relacionando pelo menos, duas
variáveis. São seguidos ou antecipados por comentários que não se repetem, mas
complementam seus conteúdos.
O termo Figuras designará gráficos, mapas, fotografias e micrografias e
assemelhados. Pode ter uma legenda que explique o conteúdo da figura de forma
sucinta e precisa.
Notas:
As observações ou aditamentos a detalhes do texto devem aparecer em rodapé.
5. Considerações finais
É o resultado de uma análise crítica do trabalho executado, e de sua validade como
contribuição para a formação profissional. Relacionar os resultados, interpretá-los e
apresentar as conclusões de forma lógica, clara e concisa.
Referências
É a especificação das obras citadas no texto para o desenvolvimento das atividades
realizadas, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.
Deve ser seguido o padrão ABNT, NBR 6023 (ABNT, 2002) referências.
Anexos
São materiais suplementares que se acrescentam ao relatório como esclarecimento
ou documentação, sem dele constituir parte essencial.
Agradecimentos (facultativo)
Deve ser rápido e objetivo. Cada entidade ou pessoa deve ter um agradecimento a
parte.
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> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADAVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO/ESTAGIÁRIO PELA CONCEDENTE
Nome do (a) aluno (a):
Empresa/Entidade Concedente:
Curso:
Período de Estágio: / / a / /
OBSERVAÇÕES: A avaliação do(a) aluno(a) será expressa pelos conceitos:
Regular (R), Bom (B) e Ótimo (O).
ASPECTOS AVALIADOS R B O
1. Interesse: Preocupação para conhecer os aspectos relacionados ao
trabalho/empresa.
2. Iniciativa: Iniciativa demonstrada para desenvolver seus trabalhos sem
dependência de outros.
3. Cooperação: Disposição para cooperar e atender prontamente às
solicitações.
4. Assiduidade: Freqüência ao (s) local (is) de estágio conforme
cronograma.
5. Pontualidade: Comparecimento ao (s) local (is) de estágio em
horários marcados.
6. Disciplina: Observância das normas e regulamentos internos da Empresas.
7. Sociabilidade: Facilidade de integração com as pessoas.
8. Adaptabilidade: Facilidade em compreender e se adaptar às situações do
dia-a-dia de trabalho.
9. Senso de Responsabilidade: Zelo pelo material, bens e equipamentos da Empresa.
10. Ética: Conduta em relação aos padrões e costumes
COMENTÁRIOS/OBSERVAÇÕES:
Carimbo da Empresa
, de de 20
Assinatura do(a) Supervisor(a) do(a)
funcionário/estagiário(a) na concedente
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> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADDOCUMENTOS DE ESTÁGIO – ALUNOS QUE NÃO SE ENCONTRAM EM CAMPO
TRABALHO DE CUNHO ACADÊMICO (MODELO DE NEGÓCIOS)
APÊNDICE E – ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS
CAPA
FOLHA DE ROSTO
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA……………………………………………….. 334
2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO………………………………….... 34
3. SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES………………………………………………... 34
4. PROPOSTA DE VALOR................................................................................. 34
5. CANAIS DE COMUNICAÇÃO E DE DISTRIBUIÇÃO.................................... 34
6. ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE ........................ 34
7. FONTES DE RECEITA E PRECIFICAÇÃO................................................... 35
8. RECURSOS E CAPACIDADES NECESSÁRIAS........................................... 35
REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 36
ANEXOS..................................................................................................................... 34
31
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADAPÊNDICE F – MODELO PARA ELABORAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS
FACULDADE MULTIVIX SERRA
NOME DO CURSO
NOME DO ALUNO
Xº PERÍODO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Modelo de Negócios
SERRA
20XX
32
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADNOME DO ALUNO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Modelo de Negócio
Trabalho apresentado à disciplina Estágio
Supervisionado do Curso de da
Faculdade Multivix Serra, como requisito para obtenção da
avaliação semestral.
Professor (a):_ .
SERRA
20XX
33
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADModelo de Negócio
Nome da Empresa: xxxxxxx
Turma: Xº Ano
Nome: xxxxxxx
Duração: Semestral
34
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EAD1. Apresentação da Empresa
Apresentar as principais informações sobre a empresa e seus fundadores: nome da
empresa, área de atuação, local de origem, nome dos sócios, formação e experiências
prévias, conhecimento sobre o assunto, etc.
Sugestão: Poderão ser incluídas outras informações consideradas relevantes para dar
credibilidade à empresa e aos sócios fundadores.
2. Descrição do Produto ou Serviço
Descrever o(s) produto(s) ou serviço(s) que a empresa irá oferecer ao cliente. Citar os
principais atributos, a tecnologia envolvida e os diferenciais. Explicar como o produto
ou serviço funcionará, como será operado, utilizado pelo cliente ou consumido.
3. Segmentação de Clientes
Detalhar para qual segmento de clientes será destinado o produto ou serviço. O
objetivo de uma boa segmentação é identificar onde estão os clientes, qual seu
comportamento, suas características e forma de pensar. Uma boa maneira de começar
é fazendo perguntas como: “Quem irá usar ou consumir o meu produto ou serviço? ”;
“Quem verá valor no meu produto ou serviço? ”; “Quem estará disposto a pagar por
ele? ”
Sugestão: A segmentação de clientes poderá ser feita utilizando como base diferentes
informações, tais como: características demográficas (sexo, idade, localização
geográfica, cultura), características socioeconômicas (ocupação, renda, educação);
ciclo de vida familiar (estado civil, filhos, necessidades especiais); personalidade
(quietos, ativos, sociais, etc.); e estilo de vida (lazer, hobbies, esportes,
entretenimento).
4. Proposta de Valor
Explicar a proposta de valor que está sendo oferecia ao cliente. O valor está relacionado
aos sentimentos e percepções do cliente, ou seja, é ele quem irá atribuir o valor ao
produto, não a empresa. O valor está diretamente relacionado aos problemas que o
cliente poderá solucionar através do produto, aos desejos que serão satisfeitos ou às
necessidades que serão atendidas.
35
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADSugestão: Os clientes podem buscar novidade e inovação, desempenho superior,
redução de custos, personalização de produtos e serviços, conveniência, facilidade de
uso, design diferenciado, status, redução de riscos, etc.
5. Canais de Comunicação e de Distribuição
Explicar como os clientes irão conhecer - ficar sabendo sobre - o produto ou serviço.
Como poderão testar e avaliar se o produto corresponde às expectativas geradas na
proposta de valor. Descrever também como poderão adquirir o produto, assim como a
forma que este será entregue ao cliente. Explicar como a empresa dará suporte após
a venda e como irá receber as dúvidas e reclamações.
Sugestões: Os canais de comunicação podem ser de massa, como propagandas no
rádio e na televisão, ou mais focados, como e-mails, redes sociais, eventos específicos
ou outras formas de relacionamento. Os canais de distribuição poderão ser diretos,
como lojas próprias, equipes de vendas, vendas pela Internet e redes sociais, ou
indiretos, como lojas de empresas parceiras, freelancers e atacado.
6. Estratégias de Relacionamento com o Cliente
Descrever as estratégias que serão utilizadas para manter a comunicação, conexão e
vínculo com os clientes. O que será feito para conquistar e encantar os clientes, além
da tática para retê-los e ampliar ainda mais as vendas ou uso dos serviços. Qual a
estratégia para aumentar a lealdade dos clientes, fazê-los manter uma boa percepção
da empresa e dos produtos e serviços por ela ofertados.
Sugestão: Há diversas categorias de relacionamento desde mais pessoais, baseada
na interação humana, ou do tipo “self-service”, sem relacionamento direto com o cliente.
Poderão ser utilizados serviços automatizados, através de tecnologias de inteligência
artificial e Data Science, ou mais interativas como comunidades de usuários presenciais
e on-line e cocriação de valor com os clientes.
7. Fontes de Receita e Precificação
Explicar como serão geradas as receitas da empresa e como serão definidos os preços
dos produtos e serviços. Primeiramente, é preciso identificar quem estará disposto a
36
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADpagar pelo produto ou serviço (na segmentação de clientes) e qual o valor. Cabe
salientar que nem sempre é o consumidor que paga a conta, pois existem outros
interessados que percebem valor naquilo que está sendo oferecido (por exemplo,
anunciantes). É preciso, portanto, definir como traduzir o valor oferecido ao
cliente/interessado em receita.
Sugestões: As fontes de receita podem ser geradas a partir da venda de um produto
ou prestação de um serviço, através de uma taxa pelo uso, disponibilidade de acesso,
empréstimo ou licenciamento. Ou ainda através de fontes de receita indireta, como
anúncios, venda de informações, intermediação, acesso a um grande número de
clientes, etc.
8. Recursos e Capacidades Necessárias
Detalhar os principais recursos e capacidades que serão necessários para que as
atividades-chave da empresa possam operar. Os recursos-chave poderão ser
tangíveis, tais como máquinas, equipamentos e dinheiro, ou intangíveis, como o
registro de marcas e patentes e acesso ao conhecimento tecnológico. As capacidades
por sua vez, estão mais ligadas aos processos, ao know how e competências
adquiridas.
Sugestão: Os recursos físicos incluem espaço físico, fábricas, equipamentos, sistemas,
pontos de venda, veículos, etc. Já, os financeiros incluem os investimentos iniciais,
linhas de crédito, garantias, dinheiro para o fluxo de caixa, entre outros. Também devem
ser considerados os recursos humanos necessários para a empresa entregar sua
proposta de valor, os recursos intelectuais e as fontes de informação.
Referências
É a especificação das obras citadas no texto para o desenvolvimento das atividades
realizadas, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.
Deve ser seguido o padrão ABNT, NBR 6023 (ABNT, 2002) referências.
37
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EADAnexos
Anexar cópias de documentos que possam corroborar com o que foi descrito no modelo
de negócios.
Sugestão: Os documentos podem ser contratos, registros, licenças, relatórios de
pesquisas, tabelas com dados importantes, fotos ilustrativas, plantas baixas, descrições
técnicas de máquinas e equipamentos, etc.
38
> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ADMNISTRAÇÃO EAD

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