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Manual de estágio

supervisionado III

Administração EAD

1 > MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ADMINISTRAÇÃO EADSUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO 4

2

OBJETIVOS 6

3

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIO-

NADO OBRIGATÓRIO DO CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO 8

3.1 REQUISITOS PARA ESTAGIAR 8

3.2 JORNADA DIÁRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 9

3.3 COMO FAZER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 9

3.4 PARTICIPAÇÃO 9

3.4.1 CRITÉRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO 3.5 CAMPOS DE ATUAÇÃO 11

3.6 AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3.7 ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3.7.1 CABE À COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO 3.7.2 CABE AOS PROFESSORES ORIENTADORES 3.7.3 CABE À SUPERVISÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 10

11

12

13

14

14

4

DIREITOS E DEVERES DO ESTAGIÁRIO 15

4.1 DIREITOS DO ESTAGIÁRIO 15

4.2 DEVERES DO ESTAGIÁRIO 15

5

CRITÉRIOS DE ENTREGA E AVALIAÇÃO 17

>

APÊNDICES 19

2 > MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ADMINISTRAÇÃO EADAPRESENTAÇÃO

Este manual tem o objetivo de informá-lo (a) a respeito das normas, critérios e pro-

cedimentos para o cumprimento das atividades do Estágio Supervisionado do cur-

so de ADMINISTRAÇÃO da Faculdade Multivix Serra. Ele foi escrito com o intuito

de facilitar a busca das informações necessárias para compreender e oferecer as

orientações para o cumprimento e registro dessas atividades.

O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do apren-

dizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma expe-

riência acadêmico-profissional através de vivências no trabalho, complementando o

ensino teórico e contribuindo para o desenvolvimento de sua qualificação profissional.

3

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD1 INTRODUÇÃO

Segundo a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008:

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de

trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que

estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior,

de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos

finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jo-

vens e adultos.

§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o

itinerário formativo do educando.

§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade pro-

fissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do

educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Art. 2º O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determi-

nação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do

projeto pedagógico do curso.

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Curso de Administração em vigor

(Resolução CNE/CES 5, de 14 de Outubro de 2021):

Art. 7º O Estágio Curricular Supervisionado é um componente curricular dire-

cionado para a consolidação dos desempenhos profissionais desejados, ine-

rentes ao perfil do formando, devendo cada instituição, por seus Colegiados

Superiores Acadêmicos, aprovar o correspondente regulamento, com suas di-

ferentes modalidades de operacionalização.

§ 1º O estágio de que trata este artigo poderá ser realizado na própria insti-

tuição de ensino, mediante laboratórios que congreguem as diversas ordens

práticas correspondentes aos diferentes pensamentos da Administração e

desde que sejam estruturados e operacionalizados de acordo com regula-

mentação própria, aprovada pelo conselho superior acadêmico competente,

na instituição.

§ 2º As atividades de estágio poderão ser reprogramadas e reorientadas de

acordo com os resultados teórico-práticos gradualmente revelados pelo alu-

no, até que os responsáveis pelo estágio curricular possam considerá-lo con-

cluído, resguardando, como padrão de qualidade, os domínios indispensáveis

ao exercício da profissão.

§ 3º Optando a instituição por incluir no currículo do curso de graduação em

Administração o Estágio Supervisionado de que trata este artigo, deverá emitir

regulamentação própria, aprovada pelo seu Conselho Superior Acadêmico,

contendo, obrigatoriamente, critérios, procedimentos e mecanismos de ava-

liação, observado o disposto no parágrafo precedente.

4

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADConsiderando o que rege as legislações supracitadas, o presente Manual foi elabora-

do com o intuito de regulamentar as atividades de estágio OBRIGATÓRIO do curso

de Administração.

5

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD2 OBJETIVOS

Considerando a importância do estágio para a complementação curricular, quando

se conciliam os conhecimentos teóricos, obtidos em sala de aula, com a realidade do

mercado de trabalho, a Faculdade Multivix Serra implementa o Programa de Estágio

Supervisionado para os alunos do curso, baseado no tripé instituição de ensino-em-

presa-aluno.

A Instituição de Ensino Superior (IES), no processo de preparação de novos profissio-

nais para o mercado, estimula seus alunos à obtenção de oportunidades de estágio

através da implantação em sua infraestrutura de mecanismos de suporte, que ve-

nham a reforçar a importância das atividades práticas, sejam elas remuneradas ou

não. Dentre as atividades motivadoras e indutoras encontram-se seminários, pales-

tras e minicursos, desenvolvidos por profissionais e especialistas convidados e pelo

seu corpo docente. A agenda dos eventos faz parte de calendário próprio.

As mudanças socioeconômicas ocorridas nos últimos anos influem nas relações de

trabalho, na produção do conhecimento e na vida social. Novos valores, novas refe-

rências e novas dinâmicas são exigidas dos cidadãos, tendo que desenvolver comple-

xas e novas competências, dada a transitoriedade dos conhecimentos e sua relação

com o trabalho.

Objetivando contribuir para a formação desse novo cidadão, cujo perfil é demandado

de maneira crescente por uma sociedade multidisciplinar, o estágio curricular na Fa-

culdade Multivix Serra realizado ao longo do curso de graduação, deverá consolidar, de

modo geral, os seguintes objetivos:

Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização

das realidades individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e pro-

fissional;

Possibilitar ao aluno o contato com diferentes instituições, linhas de ação e me-

todologias de trabalho, para que identifique, analise e critique a realidade, suas

estruturas e funcionamentos;

Proporcionar oportunidades de aplicar habilidades desenvolvidas durante o

curso;

6

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o

surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores, capazes de

adotar novos modelos de gestão, métodos e processos inovadores, tecnologias e

metodologias alternativas;

Estabelecer o conhecimento e a aplicação de novas tecnologias, metodologias

e organização do trabalho;

Propiciar ao aluno vivência da realidade profissional e familiarização com o futu-

ro ambiente de trabalho e dos negócios.

Estimular a inserção do tripé instituição de ensino-empresa-aluno na comuni-

dade em geral;

Implementar um processo de acompanhamento inovador e eficiente durante

o período no qual o aluno está desenvolvendo atividades de caráter prático.

7

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

DO ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

DO CURSO SUPERIOR DE

ADMINISTRAÇÃO

A legislação vigente divide o estágio supervisionado da seguinte forma:

É considerado obrigatório aquele definido na estrutura curricular, descrita no

projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e

obtenção de diploma;

É considerado não-obrigatório aquele cujo desenvolvimento é uma atividade

opcional.

Em ambos os casos deve-se atender a legislação vigente considerando o disposto

nas Diretrizes Curriculares de cada curso, visto que não há obrigatoriedade para to-

dos os cursos de graduação.

A estrutura organizacional do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos da Facul-

dade Multivix Serra é composta de:

Instituição;

Coordenador de Curso;

Coordenador de Estágio Supervisionado;

Alunos Estagiários;

Supervisor de Estágio na Empresa Concedente.

3.1 REQUISITOS PARA ESTAGIAR

O programa de estágio supervisionado no curso de Administração é obrigatório e

inicia a partir do quinto semestre do curso, perfazendo um total de 400 horas, assim

distribuídas:

8

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADEstágio supervisionado I - 100 horas

Estágio supervisionado II - 100 horas

Estágio supervisionado III - 100 horas

Estágio supervisionado IV - 100 horas

3.2 JORNADA DIÁRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A jornada diária de Estágio Supervisionado é de até 06 horas diárias e até 30 horas

semanais, no máximo, conforme previsto no art. 10 da lei 11.788, “(...) II – 06 (seis) horas

diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da

educação profissional de nível técnico e do ensino médio regular”.

3.3 COMO FAZER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio curricular obrigatório e não obrigatório deve ser cumprido, preferencial-

mente, em organização de livre escolha do aluno, porém as atividades desenvolvidas

precisam estar coerentes com as necessidades de sua formação profissional.

As disciplinas de Estágio Supervisionado também podem ser desenvolvidas na pró-

pria empresa, quando o estagiário for proprietário de qualquer tipo de iniciativa pri-

vada ou quando este desenvolver formalmente atividades para uma pessoa jurídica,

caracterizada por um contrato de trabalho entre as partes.

Para os alunos que não se encontram atuando em campo, também podem realizar

o Estágio Prático através do desenvolvimento de um Modelo de Negócios em uma

empresa.

3.4 PARTICIPAÇÃO

Para cursar as disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório, o aluno deverá estar re-

gularmente matriculado e ter sido concluído, com aprovação, em todas as discipli-

nas obrigatórias constantes na estrutura curricular descritas como pré- requisitos, de

acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC).

9

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD3.4.1 CRITÉRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO

Na disciplina de estágio supervisionado, o aluno deverá postar no Ambiente Virtual de

Aprendizagem (AVA), até a data estipulada em calendário acadêmico, a documentação

solicitada (Etapa I) e Relatório de Estágio ou Modelo de Negócios (Etapa II), conforme

os cenários abaixo:

- Alunos em campo (que atuam na área do curso):

A) Para os sócios-proprietários das empresas ou Microempreendedor

Individual (MEI)

Desenvolvimento do Modelo de Negócios da sua empresa (Apêndices E e F).

B) Para os estagiários das empresas

Declaração do gestor do setor onde estagia na empresa (na declaração deve

conter os dados pessoais, função, atividade exercida na empresa, carga horária

de trabalho semanal ou mensal), com assinatura de próprio punho do gestor +

carimbo da empresa (ambos legíveis) ou somente a assinatura digital/certificado

digital do gestor;

Cópia do CPF, Carteira de Identidade e Contrato de Estágio;

Preenchimento dos formulários da Faculdade Multivix Serra: Apêndices A, B e C

do manual da disciplina. Obs.: Quem assina esses formulários é o gestor do setor

onde estagia e deve conter assinatura de próprio punho + carimbo da empresa

(ambos legíveis);

Desenvolvimento do Relatório de Estágio (Apêndice D).

10

C) Para os funcionários das empresas

Declaração do gestor do setor onde trabalha na empresa (na declaração deve

conter os dados pessoais, função, atividade exercida na empresa, carga horária

de trabalho semanal ou mensal), com assinatura de próprio punho do gestor +

carimbo da empresa (ambos legíveis) ou somente a assinatura digital/certificado

digital do gestor;

Cópia do CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho (parte com o

número/foto e parte contratual). Obs.: quem não tiver a carteira de trabalho

física, pode enviar a carteira de trabalho digital;

Desenvolvimento do Relatório de Estágio (Apêndice D).

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADD) Para Concursados

Declaração do gestor do setor onde trabalha na instituição (na declaração deve

conter os dados pessoais, função, atividade exercida na instituição, carga horária

de trabalho semanal ou mensal), com assinatura de próprio punho do gestor +

carimbo da instituição (ambos legíveis) ou somente a assinatura

digital/certificado digital do gestor. Obs.: caso o gestor não possa assinar, será

aceito a assinatura do RH da instituição;

Cópia do CPF, Carteira de Identidade e da publicação da posse no Diário Oficial;

Desenvolvimento do Relatório de Estágio (Apêndice D).

- Alunos sem campo (que não atuam na área do curso):

Desenvolvimento do Modelo de Negócios de uma empresa real (Apêndices E e F).

Por fim, pode-se afirmar que legalmente só é considerado estagiário o aluno que:

Está regularmente matriculado em uma entidade de ensino;

Tem o consentimento da entidade de ensino para realização do Estágio;

Tem o consentimento da empresa para realização do Estágio.

3.5 CAMPOS DE ATUAÇÃO

O estágio poderá ser realizado em empresas públicas e privadas, empreendimentos

públicos ou mistos ou em organizações sem fim lucrativo, em atividades relaciona-

das ou voltadas para a profissão de Contador, tais como estudos, pesquisas, análises,

relatórios, pareceres, perícias, arbitragem, laudos, certificados, ou por quaisquer atos,

de natureza econômica ou financeira, incluindo planejamento, implantação,

orientação, supervisão ou assistência dos trabalhos relativos às atividades econômi-

cas ou financeira.

3.6 AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A avaliação do estágio envolve apuração da frequência e avaliação do aproveitamen-

to coerente com a listagem das competências exigidas para a profissão.

11

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADA apuração do aproveitamento é feita por meio de fichas específicas para cada com-

ponente curricular em uma única pauta, onde cada instrutor faz os registros corres-

pondentes à turma. Ao final, serão entregues a Coordenação a pauta assinada por to-

dos os instrutores e as fichas assinadas individualmente, pelos respectivos instrutores.

A avaliação do aproveitamento é um processo sistematizado, mediante a utilização

de técnicas e instrumentais selecionados, tais como: entrevistas, observação direta

e aplicação de instrumentais específicos de avaliação, que ensejam a obtenção das

informações sobre o desempenho do aluno.

A reprovação na disciplina que compõe a carga horária do Estágio Supervisionado é

caracterizada pelo não cumprimento de, pelo menos, uma das seguintes situações:

a – Entrega da documentação exigida;

b – Entrega da Ficha de acompanhamento mensal;

c – Entrega do relatório sobre as atividades desenvolvidas na empresa;

d – Participação nos encontros com os professores supervisores;

e – Cumprimento da carga horária mínima exigida para o estágio;

3.7 ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO

SUPERVISIONADO

As atividades que caracterizam o estágio curricular são supervisionadas e avaliadas

pela Faculdade Multivix Serra.

Para a realização do estágio supervisionado obrigatório ou não obrigatório, exigem-se

os documentos abaixo mencionados e que integrarão as pastas individuais dos

alunos:

Termo de compromisso (Carta de aceitação do estagiário);

Seguro de Acidentes Pessoais;

Documentação pessoal de acordo com o tipo de contrato do discente (proprie-

tário/funcionário/estagiário)

Ficha de Acompanhamento mensal;

Relatório de Estágio.

A supervisão do estágio terá o acompanhamento e a aprovação de professores su-

pervisores e da Coordenação do Curso, no qual o aluno está matriculado.

12

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADExistem determinadas etapas que o aluno deve observar para participar do estágio

supervisionado:

1. Escolher uma área de concentração para desenvolver as atividades práticas,

de acordo com as disciplinas já cursadas. O aluno deve, obrigatoriamente, ter

sido aprovado no setor escolhido.

2. Estar matriculado na disciplina Estágio Supervisionado, de acordo com o ca-

lendário e normas Faculdade Multivix Serra;

3. Inscrever-se como candidato ao projeto de estágio sob a supervisão do pro-

fessor no setor escolhido na Coordenação do curso. Este procedimento deve

ocorrer por ocasião da rematrícula;

4. Selecionar o local/empresa para desenvolver o estágio;

5. Entregar o contrato que caracteriza o estágio assinado à Coordenação de Curso.

6. Participar da reunião geral com alunos em processo de estágio e professores

supervisores no início dos períodos, de acordo com o calendário acadêmico

específico do curso;

Durante o estágio supervisionado o aluno deverá elaborar o seu relatório de estágio e

fazer anotações escritas sobre:

Atividades desenvolvidas por ele na empresa;

Instrumentos, aparelhos, equipamentos, máquinas e dispositivos por ele utilizados;

Modelos, formulários, questionários, diagramas, fluxogramas, rotinas, mapas, fo-

tografias, figuras, plantas, atas, relatórios, manuais, quadros, gráfica etc.

A Coordenação do curso e os professores orientadores são responsáveis pela super-

visão de estágio curricular obrigatório e não obrigatório ofertado aos alunos do curso

de Administração da Faculdade Multivix Serra.

3.7.1 CABE À COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO

13

Supervisionar o desenvolvimento das atividades de Estágio Supervisionado;

Divulgar vagas de estágio;

Assinar o contrato que caracteriza o estágio curricular com o aluno;

Designar o Professor Responsável pelas atividades de Estágio Supervisionado,

quando necessário;

Acompanhar o programa de atividades desenvolvidas pelos professores super-

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADvisores na supervisão de estágio em reuniões periódicas e específicas sobre o

assunto;

Prover a infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos em fase de

estágio supervisionado;

Receber a documentação que caracteriza o cumprimento do estágio curricular

supervisionado pelo aluno encaminhado pelo professor supervisor para deferi-

mento final;

Deferir e encaminhar a documentação que caracteriza a conclusão do estágio

curricular supervisionado para a Secretaria da Faculdade Multivix Serra, para

atualização de seu banco de dados.

3.7.2 CABE AOS PROFESSORES ORIENTADORES

Atender o aluno em fase de estágio curricular em horário agendado para o de-

senvolvimento e acompanhamento de atividades de supervisão;

Registrar em Ficha de Acompanhamento de Estágio Supervisionado as instru-

ções, recomendações e anotações em geral sobre a evolução do estágio, prin-

cipalmente aquelas relacionadas ao cumprimento do Projeto de Estágio apro-

vado. As análises devem ocorrer a partir do relatório mensal sobre as atividades

práticas desenvolvidas pelo estagiário na empresa;

Corrigir o trabalho avaliativo, conferir a documentação anexada pelo aluno e

lançar as notas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

3.7.3 CABE À SUPERVISÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Elaborar o Plano de Estágio Supervisionado de comum acordo com o estagiário;

Manter-se em Contato com o professor Orientador do estágio;

Facilitar o acesso do aluno aos setores envolvidos em seu estágio

supervisionado;

Supervisionar o desenvolvimento do programa pré-estabelecido, controlar

frequência, analisar relatórios, interpretar informações e propor melhorias.

14

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD4 DIREITOS E DEVERES DO

ESTAGIÁRIO

4.1 DIREITOS DO ESTAGIÁRIO

Ter seguro contra acidentes pessoais.

Receber cópias da documentação relacionada à contratação.

Solicitar auxílio para esclarecimento de qualquer dúvida relacionada ao estágio.

Desenvolver atividades de acordo com as condições estabelecidas no Termo de

Compromisso.

Receber orientação, acompanhamento e avaliação do estágio.

4.2 DEVERES DO ESTAGIÁRIO

Participar das orientações e apoio para a execução e avaliação do estágio.

Registrar diariamente frequência no estágio.

Elaborar e entregar Planos, Relatórios e outros documentos nas datas estabele-

cidas.

Utilizar, guardar e conservar, com todo o cuidado, impressos e outros materiais

de utilização.

Buscar aperfeiçoar-se nos conteúdos objetos do Estágio.

Manter sigilo sobre conteúdo de documentos e de informações confidenciais

referentes ao local de Estágio.

Comunicar a concedente do estágio qualquer alteração da situação escolar, tais

como mudança de endereço, telefone e desistência do estágio por força maior.

Acatar orientação e sugestão do supervisor de estágio.

Apresentar relatório final no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

15

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD Assumir o estágio com responsabilidade, zelando pelo bom nome da concedente do

estágio e do Curso que frequenta.

Acatar orientação e decisões do empregador ou supervisor interno da concedente

quanto às normas internas da mesma.

Cumprir integralmente o horário estabelecido pela concedente, observando as-

siduidade e pontualidade.

Tratar respeitosamente superiores hierárquicos, colegas e pessoal que trabalha na

concedente.

Ter boa apresentação.

Prestar agradecimento ao final do estágio a quem mais próximo trabalhou com o

estágio.

16

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD5 CRITÉRIOS D ENTREGA E

AVALIAÇÃO

As entregas dos documentos serão exclusivamente pelo ambiente virtual de

apren-dizagem (AVA) de acordo com o calendário acadêmico.

A avaliação será feita através da entrega do Relatório INDIVIDUAL ou Modelo de Ne-

gócios (em grupo de até 03 alunos) no final do semestre, em data estipulada em

Calendário Acadêmico, tendo peso de 10,0 (dez) pontos e será considerado

APROVADO o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.

A avaliação será realizada pelo Professor supervisor de acordo com os critérios de

ava-liação conforme as Fichas de Avaliação abaixo.

Ficha de Avaliação para Relatório para alunos em campo

Critérios para avaliação:

Itens avaliados Pontuação

Máxima

1. Sumário 0,5

2. Resumo 0,5

3. Introdução 1,0

4. Revisão Bibliográfica: Apresentar/citar os autores relacionados com os conceitos

teóricos conforme normas da ABNT. 1,0

5. Apresentação da Concedente/ Histórico e Caracterização da Empresa (0,5)

5.1 Organograma geral da empresa e organograma especifico da área de atuação

do aluno, salientando a sua posição. (0,5) 1,0

6. Desenvolvimento

6.1 Descrição detalhada das atividades e trabalho que o aluno executa na

empresa (0,25)

6.2 Objetos e atividades da área e análise da contribuição (0,25)

6.3 Avaliação do papel que o curso de graduação teve no desenvolvimento

profissional do aluno (0,25)

6.4 Análise da Matriz SWOT aplicada à organização (1,75)

6.5 Análise de Pontos Críticos, Setorial e Global (2,0)

4,5

7. Considerações finais 0,5

8. Referências (conforme normas da ABNT)

0,5

9. Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com linguagem

acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de ortografia e

concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas) estão com

formatação adequada, com as devidas referências aos autores, conforme ABNT.

0,25

10. A ESTRUTURA está adequada ao proposto no manual da disciplina, com todos

os elementos do Relatório/Modelo de Negócios. 0,25

Total 10,0

17

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADPara que o relatório do aluno que está em campo seja avaliado pelo professor super-

visor da disciplina conforme critérios de avaliação acima é indispensável a

apresenta-ção da documentação conforme itens 3.4.1 letra A, B, C ou D de acordo

a situação do aluno, e item 3.6 deste manual.

A entrega do Relatório sem a apresentação da documentação supracitada impede

acorreção do mesmo com a consequente reprovação automática do aluno.

Ficha de Avaliação: Modelo de Negócio para alunos que não estão em campo

Critérios para avaliação:

Itens avaliados Pontuação

Máxima

1. Sumário 0,5

2. Apresentação da Empresa 0,5

3. Descrição do produto ou serviço 0,5

4. Segmentação de clientes 0,5

5. Proposta de valor 0,5

6. Canais de comunicação e de distribuição 0,5

7. Estratégias de relacionamento com o cliente 1,5

8. Fontes de receita e precificação 2,0

9. Recursos e Capacidades Necessárias 2,0

10. Referências (conforme normas da ABNT) 0,5

11. Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com linguagem

acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de ortografia e

concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas) estão com

formatação adequada, com as devidas referências aos autores, conforme ABNT.

0,5

12. A ESTRUTURA está adequada ao proposto no manual da disciplina, com todos

os elementos do Relatório/Modelo de Negócios. 0,5

Total 10,0

18

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EAD19

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE A - CARTA DE APRESENTAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Serra, de de .

A Faculdade Multivix Serra acredita que a formação de seus alunos deve conjugar,

desde o princípio, momentos de discussão teórica e momentos de vivências e

experimentações das práticas cotidianas das escolas, dos sujeitos que nela

convivem todos os dias – alunos, professores, funcionários não docentes e

comunidade mais ampla, favorecendo uma percepção mais completa da dinâmica

do processo educativo.

Assim, a Faculdade encaminha para estágio na empresa

o(a) aluno(a)

do

, regularmente

período do Curso de matriculado(a) nesta instituição de ensino, sob a matrícula nº

. O regime da Faculdade Multivix Serra é semestral e a

carga horária total do Estágio Supervisionado em questão é de 100 horas no

período, conforme Matriz Curricular Vigente.

Atenciosamente,

Coordenação

Acadêmica

20

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE B - DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Declaro, para fins de comprovação junto à Coordenação de Estágio do Curso de

da Faculdade Multivix Serra, que

o(a) aluno(a)

regularmente matriculado(a) sob a matricula nº semestre letivo de 202 / desta instituição, foi aceito como estagiário(a).

, no

, de de 202 .

Assinatura do(a) Supervisor(a) de Campo

(com carimbo da empresa)

21

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE C - FICHA DE ESTÁGIO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL

PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Estagiário(a):

Semestre: Nº de Matrícula:

Curso: Cidade:

Período do Estágio:

Professor Supervisor do Estágio:

Supervisor de Campo na Empresa:

Horário

Assinatura do

Data

Atividades

Inicio Término

supervisor

22

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADHorário

Assinatura do

Data

Atividades

Inicio Término

supervisor

Total de horas de estágio no semestre:

, / _/

Assinatura do(a) estagiário(a):

Assinatura do(a) supervisor(a) de campo:

(todos os documentos deverão ser assinados e carimbados pelo supervisor de campo da empresa)

23

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMINISTRAÇÃO EADAPÊNDICE D - RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO

O relatório deve dissertar sobre o período entre os dias XX/XX/XXX a XX/XX/XXXX

Do Formato

O relatório deve ser escrito no formato Arial tamanho 12 (padrão Word como o

utilizado neste texto) ou equivalente, em espaço 1,5 entre linhas e 6 pontos entre

parágrafos.

O papel adotado deverá ser padrão A4 branco. As margens do texto em relação às

bordas do papel devem ser: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, direita 3 cm e esquerda

3 cm. Os parágrafos, em todo o texto, devem iniciar sem espaços da margem

esquerda.

O relatório deve refletir a metodologia científica, compreensão da bibliografia citada,

os métodos e técnicas empregadas e o significado dos resultados e dos

procedimentos encontrados ou utilizados.

O Relatório de Estágio Curricular Obrigatório FINAL é dividido em três partes com

subdivisões que devem ser apresentados na ordem a seguir:

Elementos Pré-Textuais

Capa

Folha de Rosto

Epígrafe e/ou Dedicatória (opcional)

Sumário

Listas em ordem alfabética (Ex: Lista de Anexos, Lista de Equações, etc..)

Resumo (máximo 200 palavras)

Elementos Textuais (dividir em capítulos)

1. Introdução

23

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EAD2. Revisão Bibliográfica (sobre a área de concentração do estágio)

3. Apresentação da Concedente (Empresa onde realizou o estágio,

incluir período do estágio e carga horária)

4. Desenvolvimento (relato das atividades desenvolvidas)

As atividades devem ser relatadas contemplando os seguintes pontos:

descrição com interpretação, discussão e análise de dados.

estabelecer a correlação com as matérias teóricas e a pratica no estágio.

quantidade e qualidade das atividades executadas.

participação em desenvolvimento de projetos e planejamento.

desenvolvimento de produtos, novas técnicas e pesquisas.

procedimentos de trabalho, tais como: acompanhamento, fiscalização,

manutenção, etc.

normas de segurança e procedimentos ecológicos.

equipamento e material utilizado.

orientação ou modificação no plano de execução.

importância do trabalho no contexto da Concedente.

experimentos em laboratório (identificar se só acompanhou ou se executou).

apreciações e observações.

5. Considerações Finais

Referências (não enumerar este título)

Elementos Pós-Textuais

Agradecimentos

Anexos (Avaliação do Estágio pela Concedente)

Observação: A avaliação do supervisor do estágio na empresa deve ser assinada e

carimbada. O mesmo deve ser da área do curso. Além disso, deverão ser

apresentadas cópias simples da carteira (documento que comprova vínculo com a

empresa que está sendo desenvolvido o estágio).

24

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADDiscriminação das partes

Folha de rosto

Com os títulos centrados. Deve seguir os seguintes formatos e tamanhos: autor – em

caixa alta tamanho 16, título – em caixa alta negrito tamanho 18, outras informações

em caixa baixa tamanho 14.

Epígrafe e/ou dedicatória (facultativo)

Título ou frase que serve de tema a um assunto e/ou palavras escritas com que se

oferece a alguém um trabalho.

Sumário

Com divisão decimal em arábicos. Uma linha liga cada título ao número da página,

seguindo o padrão de títulos e subtítulos usado no texto (use o sumário automático do

editor de texto).

Listas de Abreviaturas, Apêndices etc.

Têm apresentação igual a do Sumário, quando pouco extensas podem figurar

seqüencialmente na mesma página. Só serão apresentadas em caso de 5 itens ou

mais.

Resumo

Antes de tudo, deve ser curto e objetivo (no máximo 200 palavras), descrevendo de

forma clara os aspectos de maior interesse e importância em um único parágrafo.

Ressaltar os objetivos gerais os métodos, os resultados alcançados e a contribuição

do trabalho para a Concedente.

1. Introdução

É uma explanação sucinta do trabalho realizado no Estágio. Apresenta o assunto

como um todo, sem os detalhes que serão descritos no texto principal.

25

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADNa introdução o autor deve:

Apresentar o trabalho proposto e realizado no Estágio de forma que o leitor

tenha uma visão clara do mesmo.

Indicar a finalidade, ou os objetivos do trabalho desenvolvido no Estágio.

Especificar a apreciação e receptividade do pessoal da Empresa bem como as

dificuldades enfrentadas.

Relacionar o trabalho desenvolvido no Estágio com o Curso, descrevendo as

áreas de conhecimento envolvidas.

Referir-se aos tópicos principais do texto, dando o roteiro ou a ordem de

exposição.

2. Revisão Bibliográfica (sobre a área de concentração do estágio)

Apresentar um texto com definição da área de concentração do estágio, as principais

atividades realizadas, temas de estudo atual e conceitos teóricos que foram aplicados

em seu estágio.

3. Apresentação da Concedente/ Histórico e Caracterização da Empresa.

Fazer uma descrição impessoal e sucinta da Concedente com um breve histórico, com

informações sobre a origem da organização, sua estrutura societária, aspecto de sua

cultura organizacional, declaração da missão, valores e visão, principais políticas

vigentes sobre o ramo de atividade, principais produtos e (ou) serviços, número de

empregados e benefícios auferidos a estes pela Concedente, clientes, sistema de

administração e finanças, instalações e equipamentos, produtividade, projetos e

perspectivas de expansão, dados sobre o mercado em que atua e concorrência.

3.1 Organograma geral da empresa e organograma especifico da área de

atuação do aluno, salientando a sua posição

O aluno irá elaborar um organograma da empresa, destacando sua área de atuação,

bem como a relação dela com os demais setores da organização.

26

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EAD4. Desenvolvimento

É a parte mais extensa do trabalho e visa comunicar os resultados do Estágio. Pode

ser subdividido em mais capítulos, de forma a refletir o Plano de Estágio executado.

Deste modo, um roteiro razoável para este item segue os seguintes passos:

Anotação metódica da rotina de trabalho e da coleta de dados.

Exposição do trabalho realizado de maneira descritiva ou agrupada em gráficos e/ou

tabelas.

Discussão dos dados apresentados no passo anterior.

4.1 Descrição detalhada das atividades e trabalho que o aluno executa na

empresa

Não poderá ser apresentada, neste item, apenas uma descrição sumária do cargo e/

ou atividade em tópicos simplificados. O aluno deverá detalhar suas atividades, de

forma que haja o atendimento das funções executadas.

4.2 Objetos e atividades da área e análise da contribuição

Neste ponto, o aluno deverá detalhar as atividades que a área desempenha e analisar

de que forma este desempenho contribui para o resultado da organização como um

todo.

4.3 Avaliação do papel que o curso de graduação teve no desenvolvimento

profissional do aluno

Uma avaliação realizada pelo aluno sobre o diferencial que o curso de graduação fez

para o desenvolvimento de suas atividades bem como visão de processos de

desempenho profissional.

4.4 Análise da Matriz SWAT aplicada à organização

O aluno deverá elaborar uma matriz SWAT identificado as forças, fraquezas,

oportunidades e ameaças da organização onde estagia.

27

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EAD4.5 Análise de Pontos Críticos, Setorial e Global

Apontamento e análise a ser realizada pelo aluno sobre os pontos críticos tanto

setoriais quanto globais na empresa onde estagia, com base nos conteúdos

trabalhados ao longo da graduação e em sua experiência na área.

Na discussão o Estudante deve:

Agrupar os casos sempre que houver repetição.

Estabelecer relações entre causa e efeito.

Deduzir generalizações e princípios básicos que tenham comprovação nas

observações.

Esclarecer as exceções, modificações, teorias e princípios relativos ao

trabalho.

Indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos.

Procurar elaborar, uma teoria para explicar as observações e resultados

obtidos.

Revisar literatura, referindo-a no texto seguindo orientação da ABNT e normas

da Faculdade (disponíveis no site)

Discutir as ocorrências como um todo, avaliando causas, procedimentos e

resultados e apresentado sua própria opinião com base nos conhecimentos

adquiridos.

Ilustrações (opcionais):

Consistirão de tabelas, quadros e figuras. Têm por objetivo esclarecer melhor o

assunto discutido no texto e/ou apresentar de uma maneira mais eficaz informações

relevantes. De forma geral possuem títulos que são numeradas por algarismos

arábicos (Ex: ‘FIGURA 3 - Organograma da Empresa X’). A fonte da informação, como

deve ocorrer no texto, deve sempre ser apresentada. As ilustrações devem ser

colocadas próximas ao local em que forem mencionadas e referenciadas por seus

respectivos números.

28

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADOs Quadros, além de título pode ter cabeçalho. Têm por objetivo facilitar a

comunicação de informações não numéricas, relacionando pelo menos, duas

variáveis. São seguidos ou antecipados por comentários que não se repetem, mas

complementam seus conteúdos.

O termo Figuras designará gráficos, mapas, fotografias e micrografias e

assemelhados. Pode ter uma legenda que explique o conteúdo da figura de forma

sucinta e precisa.

Notas:

As observações ou aditamentos a detalhes do texto devem aparecer em rodapé.

5. Considerações finais

É o resultado de uma análise crítica do trabalho executado, e de sua validade como

contribuição para a formação profissional. Relacionar os resultados, interpretá-los e

apresentar as conclusões de forma lógica, clara e concisa.

Referências

É a especificação das obras citadas no texto para o desenvolvimento das atividades

realizadas, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.

Deve ser seguido o padrão ABNT, NBR 6023 (ABNT, 2002) referências.

Anexos

São materiais suplementares que se acrescentam ao relatório como esclarecimento

ou documentação, sem dele constituir parte essencial.

Agradecimentos (facultativo)

Deve ser rápido e objetivo. Cada entidade ou pessoa deve ter um agradecimento a

parte.

29

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADAVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO/ESTAGIÁRIO PELA CONCEDENTE

Nome do (a) aluno (a):

Empresa/Entidade Concedente:

Curso:

Período de Estágio: / / a / /

OBSERVAÇÕES: A avaliação do(a) aluno(a) será expressa pelos conceitos:

Regular (R), Bom (B) e Ótimo (O).

ASPECTOS AVALIADOS R B O

1. Interesse: Preocupação para conhecer os aspectos relacionados ao

trabalho/empresa.

2. Iniciativa: Iniciativa demonstrada para desenvolver seus trabalhos sem

dependência de outros.

3. Cooperação: Disposição para cooperar e atender prontamente às

solicitações.

4. Assiduidade: Freqüência ao (s) local (is) de estágio conforme

cronograma.

5. Pontualidade: Comparecimento ao (s) local (is) de estágio em

horários marcados.

6. Disciplina: Observância das normas e regulamentos internos da Empresas.

7. Sociabilidade: Facilidade de integração com as pessoas.

8. Adaptabilidade: Facilidade em compreender e se adaptar às situações do

dia-a-dia de trabalho.

9. Senso de Responsabilidade: Zelo pelo material, bens e equipamentos da Empresa.

10. Ética: Conduta em relação aos padrões e costumes

COMENTÁRIOS/OBSERVAÇÕES:

Carimbo da Empresa

, de de 20

Assinatura do(a) Supervisor(a) do(a)

funcionário/estagiário(a) na concedente

30

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADDOCUMENTOS DE ESTÁGIO – ALUNOS QUE NÃO SE ENCONTRAM EM CAMPO

TRABALHO DE CUNHO ACADÊMICO (MODELO DE NEGÓCIOS)

APÊNDICE E – ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS

CAPA

FOLHA DE ROSTO

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA……………………………………………….. 334

2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO………………………………….... 34

3. SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES………………………………………………... 34

4. PROPOSTA DE VALOR................................................................................. 34

5. CANAIS DE COMUNICAÇÃO E DE DISTRIBUIÇÃO.................................... 34

6. ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE ........................ 34

7. FONTES DE RECEITA E PRECIFICAÇÃO................................................... 35

8. RECURSOS E CAPACIDADES NECESSÁRIAS........................................... 35

REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 36

ANEXOS..................................................................................................................... 34

31

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADAPÊNDICE F – MODELO PARA ELABORAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS

FACULDADE MULTIVIX SERRA

NOME DO CURSO

NOME DO ALUNO

Xº PERÍODO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Modelo de Negócios

SERRA

20XX

32

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADNOME DO ALUNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Modelo de Negócio

Trabalho apresentado à disciplina Estágio

Supervisionado do Curso de da

Faculdade Multivix Serra, como requisito para obtenção da

avaliação semestral.

Professor (a):_ .

SERRA

20XX

33

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADModelo de Negócio

Nome da Empresa: xxxxxxx

Turma: Xº Ano

Nome: xxxxxxx

Duração: Semestral

34

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EAD1. Apresentação da Empresa

Apresentar as principais informações sobre a empresa e seus fundadores: nome da

empresa, área de atuação, local de origem, nome dos sócios, formação e experiências

prévias, conhecimento sobre o assunto, etc.

Sugestão: Poderão ser incluídas outras informações consideradas relevantes para dar

credibilidade à empresa e aos sócios fundadores.

2. Descrição do Produto ou Serviço

Descrever o(s) produto(s) ou serviço(s) que a empresa irá oferecer ao cliente. Citar os

principais atributos, a tecnologia envolvida e os diferenciais. Explicar como o produto

ou serviço funcionará, como será operado, utilizado pelo cliente ou consumido.

3. Segmentação de Clientes

Detalhar para qual segmento de clientes será destinado o produto ou serviço. O

objetivo de uma boa segmentação é identificar onde estão os clientes, qual seu

comportamento, suas características e forma de pensar. Uma boa maneira de começar

é fazendo perguntas como: “Quem irá usar ou consumir o meu produto ou serviço? ”;

“Quem verá valor no meu produto ou serviço? ”; “Quem estará disposto a pagar por

ele? ”

Sugestão: A segmentação de clientes poderá ser feita utilizando como base diferentes

informações, tais como: características demográficas (sexo, idade, localização

geográfica, cultura), características socioeconômicas (ocupação, renda, educação);

ciclo de vida familiar (estado civil, filhos, necessidades especiais); personalidade

(quietos, ativos, sociais, etc.); e estilo de vida (lazer, hobbies, esportes,

entretenimento).

4. Proposta de Valor

Explicar a proposta de valor que está sendo oferecia ao cliente. O valor está relacionado

aos sentimentos e percepções do cliente, ou seja, é ele quem irá atribuir o valor ao

produto, não a empresa. O valor está diretamente relacionado aos problemas que o

cliente poderá solucionar através do produto, aos desejos que serão satisfeitos ou às

necessidades que serão atendidas.

35

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADSugestão: Os clientes podem buscar novidade e inovação, desempenho superior,

redução de custos, personalização de produtos e serviços, conveniência, facilidade de

uso, design diferenciado, status, redução de riscos, etc.

5. Canais de Comunicação e de Distribuição

Explicar como os clientes irão conhecer - ficar sabendo sobre - o produto ou serviço.

Como poderão testar e avaliar se o produto corresponde às expectativas geradas na

proposta de valor. Descrever também como poderão adquirir o produto, assim como a

forma que este será entregue ao cliente. Explicar como a empresa dará suporte após

a venda e como irá receber as dúvidas e reclamações.

Sugestões: Os canais de comunicação podem ser de massa, como propagandas no

rádio e na televisão, ou mais focados, como e-mails, redes sociais, eventos específicos

ou outras formas de relacionamento. Os canais de distribuição poderão ser diretos,

como lojas próprias, equipes de vendas, vendas pela Internet e redes sociais, ou

indiretos, como lojas de empresas parceiras, freelancers e atacado.

6. Estratégias de Relacionamento com o Cliente

Descrever as estratégias que serão utilizadas para manter a comunicação, conexão e

vínculo com os clientes. O que será feito para conquistar e encantar os clientes, além

da tática para retê-los e ampliar ainda mais as vendas ou uso dos serviços. Qual a

estratégia para aumentar a lealdade dos clientes, fazê-los manter uma boa percepção

da empresa e dos produtos e serviços por ela ofertados.

Sugestão: Há diversas categorias de relacionamento desde mais pessoais, baseada

na interação humana, ou do tipo “self-service”, sem relacionamento direto com o cliente.

Poderão ser utilizados serviços automatizados, através de tecnologias de inteligência

artificial e Data Science, ou mais interativas como comunidades de usuários presenciais

e on-line e cocriação de valor com os clientes.

7. Fontes de Receita e Precificação

Explicar como serão geradas as receitas da empresa e como serão definidos os preços

dos produtos e serviços. Primeiramente, é preciso identificar quem estará disposto a

36

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADpagar pelo produto ou serviço (na segmentação de clientes) e qual o valor. Cabe

salientar que nem sempre é o consumidor que paga a conta, pois existem outros

interessados que percebem valor naquilo que está sendo oferecido (por exemplo,

anunciantes). É preciso, portanto, definir como traduzir o valor oferecido ao

cliente/interessado em receita.

Sugestões: As fontes de receita podem ser geradas a partir da venda de um produto

ou prestação de um serviço, através de uma taxa pelo uso, disponibilidade de acesso,

empréstimo ou licenciamento. Ou ainda através de fontes de receita indireta, como

anúncios, venda de informações, intermediação, acesso a um grande número de

clientes, etc.

8. Recursos e Capacidades Necessárias

Detalhar os principais recursos e capacidades que serão necessários para que as

atividades-chave da empresa possam operar. Os recursos-chave poderão ser

tangíveis, tais como máquinas, equipamentos e dinheiro, ou intangíveis, como o

registro de marcas e patentes e acesso ao conhecimento tecnológico. As capacidades

por sua vez, estão mais ligadas aos processos, ao know how e competências

adquiridas.

Sugestão: Os recursos físicos incluem espaço físico, fábricas, equipamentos, sistemas,

pontos de venda, veículos, etc. Já, os financeiros incluem os investimentos iniciais,

linhas de crédito, garantias, dinheiro para o fluxo de caixa, entre outros. Também devem

ser considerados os recursos humanos necessários para a empresa entregar sua

proposta de valor, os recursos intelectuais e as fontes de informação.

Referências

É a especificação das obras citadas no texto para o desenvolvimento das atividades

realizadas, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.

Deve ser seguido o padrão ABNT, NBR 6023 (ABNT, 2002) referências.

37

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EADAnexos

Anexar cópias de documentos que possam corroborar com o que foi descrito no modelo

de negócios.

Sugestão: Os documentos podem ser contratos, registros, licenças, relatórios de

pesquisas, tabelas com dados importantes, fotos ilustrativas, plantas baixas, descrições

técnicas de máquinas e equipamentos, etc.

38

> MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ADMNISTRAÇÃO EAD


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