MANUAL DE
ORIENTAÇÕES
TRABALHO DE
CONCLUSÃO
DE CURSO
1 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPRESENTAÇÃO
Este documento regulamenta, no âmbito dos Cursos de Graduação na modalidade a
distância da Faculdade Multivix Serra, os procedimentos referentes à elaboração, de-
senvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso que constituem
pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel e/ou Licenciatura da Multivix.
2 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAS U M Á R I O
1
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: O ARTIGO CIENTÍFICO 4
1.1 ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 5
2
AVALIAÇÃO 5
2.1 AVALIAÇÃO ESCRITA 6
2.2 AVALIAÇÃO ORAL 6
2.1 BANCA AVALIADORA 7
3
DAS RESPONSABILIDADES 7
3.1 DO GRUPO DE ALUNOS 7
2.2 DO PROFESSOR ORIENTADOR 8
2.2 DA COORDENAÇÃO DE CURSO 9
4
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 10
4.1 ESTRUTURA DOS ARTIGOS 10
3.2 FORMATAÇÃO DO ARTIGO 11
>
APÊNDICES 14
3 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE
CURSO: O ARTIGO CIENTÍFICO
O Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de graduação da Faculdade MUL-
TIVIX será realizado em grupo de 03 alunos, salvo quando especificado diferente em
legislação do curso.
A modalidade do Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentada é um artigo
científico.
Somente serão aceitos trabalhos que tenham sido desenvolvidos e acompanhados
direta e continuamente pelo professor orientador no decorrer do período letivo.
Serão aceitos artigos dos tipos:
O artigo original tipo de estudo que apresenta o relatório de experiência de pes-
quisa, estudo de caso etc. Neste caso são abordados temas únicos, delimitados, em
que se serve de um raciocínio rigoroso e metodológico - de acordo com as diretrizes
lógicas da pesquisa científica - de forma interpretativa, argumentativa , dissertativa e
apreciativa, aferem-se os respectivos resultados e avalia-se o avanço que da pesquisa
em relação ao crescimento cientifico da área, o que exige ampla informação cultural
e muita maturidade intelectual, inclusive por necessitar também de um referencial
teórico abalizado de sustentação da ideia nova, original e inédita que comunica (Gon-
çalves, 2004).
O artigo de revisão, que significa um estudo aprofundado sobre o determinado
tema com o propósito de estabelecer um debate entre os autor es pesquisados e
deles com o autor do artigo, para a identificação das ideias, posições e posturas aca-
dêmicas, bem como o estado da arte, marco teórico ou quadro teórico, principal-
mente por meio de publicações periódicas científicas e especializadas, objetivando
identificar o grau de profundidade dos estudos desenvolvidos até o mesmo sobre
o assunto (NBR 6022, 2018). Para o Trabalho de Conclusão de Curso da Multivix será
considerada a revisão do tipo Revisão Narrativa ou tradicional: síntese da literatura
sobre um dado tema, em geral realizada de maneira não sistemática; sendo que a
consideração final pode refletir o estado da arte sobre o assunto.
4 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA1.1 ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE
CURSO
O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser elaborado no formato de “artigo cientí-
fico: Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias,
métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR
6022, 2018).
O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser postado no Ambiente Virtual de Apren-
dizagem (AVA), conforme prazo estipulado em calendário acadêmico, no formato di-
gital PDF.
2 AVALIAÇÃO
A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso será composta por duas etapas: Ava-
liação do Artigo escrito (AE) (70% da nota) e Avaliação Oral (AO)(30% da nota). A média
da nota de cada professor avaliador será a nota final do aluno. Seguem exemplos:
i) Professor 1 – Professor Orientador:
AE: 10,00 – (Como o trabalho escrito tem Peso 7, a nota convertida é 7,0 pontos)
AO: 7,00 – (Como a avaliação oral tem Peso 3, a nota convertida é 2,1 pontos)
Nota 1: 7,0 +2,1 = 9,1 pontos
ii) Professor 2:
AE: 8,00 – (Como o trabalho escrito tem Peso 7, a nota convertida é 5,6 pontos)
AO: 5,00 – (Como a avaliação oral tem Peso 3, a nota convertida é 1,5 pontos)
Nota 2: 5,6 + 1,5 = 7,1 pontos
5 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIASerá considerado aprovado o grupo cuja avaliação final apresentar nota igual ou su-
perior a 7,00 (sete) e que tiver comparecido a pelo menos 75% dos encontros agenda-
dos com o professor orientador.
2.1 AVALIAÇÃO ESCRITA
O artigo será entregue em data definida em calendário acadêmico, a qual será única
para todos os trabalhos da turma; O grupo que não fizer a entrega do artigo/Trabalho
de Conclusão de Curso na data indicada pela coordenação no início do período,
con-forme cronograma, será Reprovado, NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DE
PRAZO EM HIPOTESE ALGUMA.
O Trabalho de Conclusão de Curso será avaliado pelo professor-orientador e
avalia-dor(es) externo(s) da Faculdade Multivix com valor até 10 pontos. A nota final
será a média da nota do(s) avaliador(es) externo (s) e a nota do orientador.
Qualquer constatação de plágio (parcial ou total) no trabalho o grupo será
sumaria-mente REPROVADO, sem direito a nova entrega;
Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas da ABNT, e
orientações contidas neste documento serão reprovados automaticamente, sem
direito a nova entrega.
O grupo que não comparecer à no mínimo 75% dos encontros agendados pelo
Orien-tador será reprovado automaticamente.
O grupo que não entregar a versão com as correções solicitadas pelo professor
orien-tador, e/ou pela banca, será reprovado, sem direito a nova entrega.
2.2 AVALIAÇÃO ORAL
Serão sorteados até 50% do total de trabalhos desenvolvidos pelo curso para
apresen-tação, ficando à critério da IES esse total.
A apresentação oral do Trabalho de Conclusão de Curso será realizada em
sessão
6 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAaberta ao público, através da Ferramenta Teams, em data estabelecida pela coorde-
nação do curso, e obedecerá à seguinte ordenação:
• Apresentação oral de até 20 (vinte) minutos por parte do aluno;
• Apreciação e/ou arguição de até 20 (vinte) minutos por parte de cada professor
avaliador;
• Respostas do aluno de até 10 (dez) minutos a cada professor avaliador;
• O Presidente da Banca será o Professor Avaliador da parte metodológica, este
abrirá os trabalhos e conduzirá os mesmos para que esteja dentro das normas
da Faculdade Multivix;
• Será responsabilidade do professor orientador o preenchimento da ficha avalia-
tiva e outros documentos solicitados pela coordenação de curso.
2.1 BANCA AVALIADORA
A Banca Avaliadora será constituída pelo professor orientador e professores da Facul-
dade Multivix ou de outra IES, ou seja, dois membros participantes da Banca Exami-
nadora: Professor Avaliador da parte metodológica e Professor Avaliador de Conteúdo
Específico. As datas de entrega e apresentação oral deverá ser conforme programa-
ção de cada coordenação de curso.
A avaliação será conforme os itens da Ficha de Avaliação descrita no APÊNDICE A
(artigo original) e no APÊNDICE B (artigo de revisão narrativa ou tradicional) e no
APÊNDICE C (Apresentação Oral).
3 DAS RESPONSABILIDADES
3.1 DO GRUPO DE ALUNOS
Os alunos deverão comparecer, no mínimo, a 75% dos encontros para orientação vir-
tual, nos horários estabelecidos pelo professor orientador, juntamente com a coorde-
nação de curso.
7 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAOs alunos deverão desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso conforme orienta-
ções do professor.
Os alunos deverão providenciar a postagem do TCC em PDF, conforme cronograma.
Os alunos serão únicos responsáveis por problemas que o grupo tiver no desenvol-
vimento do trabalho, emissão de documentos solicitados pela coordenação e posta-
gem do trabalho.
2.2 DO PROFESSOR ORIENTADOR
A equipe de orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso dos cursos de Gradua-
ção da Faculdade Multivix será composta por membros do Corpo docente dos cursos
da IES ou de outra IES, escolhidos e indicados em conformidade com as normas da
Instituição.
Cabe ao orientador:
• Enviar a Declaração de Aceite de Orientação (APÊNDICE D) assinada para o co-
ordenador de curso;
• Realizar 6 encontros de 30 minutos durante o semestre, preferencialmente 03
(três) encontros no 1º bimestre e 03 (três) no 2° bimestre;
• Comparecer virtualmente as orientações que serão através da plataforma Te-
ams, conforme cronograma disponibilizado pela coordenação de curso;
• Avaliar a relevância e a exequibilidade do problema ou objeto de estudo propos-
to pelo grupo;
• Orientar o grupo na elaboração do trabalho, ajudando-o a delimitar correta-
mente o problema a ser desenvolvido e indicando, se necessário, fontes biblio-
gráficas e/ou de dados estatísticos preliminares;
• Enviar por e-mail para todos os integrantes do grupo a Ficha de Acompanhamen-
to (APÊNCIDE C) preenchida, para que todos tenham ciência das orientações;
• Realizar ponderações sobre o que foi produzido antes da entrega do Trabalho
final do grupo;
8 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA• Avaliar o Trabalho de Conclusão de Curso;
• Preencher a Ficha de Avaliação (APÊNDICE A para Artigo Original e APÊNDICE
B para Artigo de Revisão) dos trabalhos acadêmicos e enviar para o coordena-
dor;
• Poderá o Professor Orientador desistir de orientar o artigo de Trabalho de Con-
clusão de Curso de algum grupo, comunicando o motivo, ou motivos, por escri-
to, à Coordenação de Curso após expor ao grupo, a decisão tomada;
• Encaminhar à Coordenação de Curso, o resultado da avaliação final.
2.2 DA COORDENAÇÃO DE CURSO
Cabe à coordenação de curso:
• Verificar junto aos professores os temas que estarão disponíveis para orientar
os grupos no Trabalho de Conclusão de Curso e disponibilizar estes temas aos
grupos.
• Elaborar o cronograma de TCC e disponibilizar aos alunos para contato com o
orientador e demais etapas de produção do TCC.
• Estabelecer a sistemática de funcionamento.
• Verificar a postagem dos Trabalhos de conclusão de curso do grupo;
• Sugerir, em conjunto com o Professor Orientador, a Banca Examinadora ou par-
ticipar como membro;
• Enviar aos membros da banca examinadora uma cópia do Trabalho de Conclu-
são de Curso a qual deverá avaliar;
• Providenciar os formulários da avaliação para ser entregue ao presidente de
cada banca e orientador.
• Elaborar o cronograma com as datas e prazos para o desenvolvimento do Tra-
balho de Conclusão de Curso e divulgá-lo no início do semestre.
- Data para sorteio dos artigos que farão apresentação oral – Banca (até 2 (dois)
dias letivos após a data da entrega dos TCCs;
9 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA- Data para entrega das cópias dos trabalhos que serão encaminhados para a
Banca;
- Data/Período para apresentação dos trabalhos para a Banca;
- Data final para entrega de Trabalhos com solicitação de correção pela Banca;
- Data final para publicação das notas dos trabalhos sem e com apresentação
para a Banca.
4 ORIENTAÇÕES PARA
ELABORAÇÃO DO TCC
A modalidade do Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentada é um artigo
científico, na modalidade ARTIGO ORIGINAL ou ARTIGO DE REVISÃO.
4.1 ESTRUTURA DOS ARTIGOS
As estruturas dos artigos devem ser conforme abaixo:
Artigo original:
Resumo, Abstract (opcional), Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Con-
clusão, Agradecimentos (opcional) e Referências.
Ao relatar experimentos com seres humanos e animais, na seção Metodologia. Deve-
-se informar o número do protocolo de aprovação do Comitê de ética em Pesquisa
responsável por experimentação humana e animal (institucional ou regional). As pes-
quisas que envolverem seres humanos devem indicar que houve consentimento dos
indivíduos em participar do trabalho.
Artigo de Revisão Narrativa ou tradicional:
Resumo, Abstract (opcional), Introdução, Metodologia, Referencial teórico ou Revisão
de literatura, Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências.
10 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAPara o desenvolvimento do referencial teórico ou revisão de literatura, o aluno deve
escolher no mínimo 5 tópicos do assunto, dissertando sobre eles, não utilizando sub-
seções com pouco conteúdo. O texto deve ser coeso e coerente, utilizando de lingua-
gem científica, e sempre com as narrativas na 3ª pessoa ou no infinitivo, apresentan-
do o conhecimento adquirido dos autores estudados. O aluno deverá apresentar no
mínimo 10 autores (sendo 3 autores no mínimo dos últimos 5 anos), que possam dar
embasamento ao tema escolhido.
A seção de Agradecimentos é opcional, devendo ser breves, diretos e dirigidos apenas
a pessoas ou instituições que contribuíram substancialmente para a elaboração do
trabalho. Devem-se incluir as fontes de apoio, incluindo federal, indústria e apoio fi-
lantrópico. Os agradecimentos devem vir depois da conclusão e antes das referências.
O exemplo de como se deve elaborar o artigo, o que escrever em cada seção e a
formatação está descrito no APÊNDICE E e APÊNDICE F.
3.2 FORMATAÇÃO DO ARTIGO
O trabalho deve conter entre 10 e 15 páginas (referências não estão neste total) em
papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), todas as margens com 3 cm, digitados
na cor preta com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para o texto, não
deverá ter cabeçalho e rodapé.
O título deverá ter até 10 palavras e não deverá ter ponto final, será formatado
com fonte 12 em negrito e caixa alta ou todas as letras maiúsculas e centralizado.
A formatação dos parágrafos deverá ser com alinhamento justificado, recuo na
pri-meira linha de 1.25 (padrão Word). Todo o texto deve ser com espaçamento de 1,5
(um e meio) entrelinhas, exceto as referências que devem estar alinhadas à
esquerda.
Os títulos e subtítulos deverão ter fonte tamanho 12 em negrito, serem alinhados
à esquerda e a numeração é opcional. Não deverá ser dado espaço extra entre os
pa-rágrafos.
11 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAs notas de rodapé deverão ter fonte 10, justificadas, espaçamento entre linhas
sim-ples e não poderão ser maiores que 5 linhas.
O trabalho deverá ter número de página no cabeçalho (canto superior direito)
com fonte tamanho 10.
As citações de mais de três linhas deverão ser formatadas em fonte tamanho 10,
em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm, alinhamento justificado, sem aspas e
sem reticências, com espaçamento entre linhas simples, com a referência de onde
foi ex-traído no formato autor, data, pag.
As legendas de tabelas, figuras, quadros, imagens deverão ser colocadas acima, e a
fonte de referência deverá ser colocada abaixo, tanto legendas como fontes
deverão ser centralizadas, fonte 10 e espaçamento entre linhas simples, conforme
exemplo a seguir.
Imagem 1 – Exemplo de imagem no trabalho
Fonte: produzido pelo autor
A estrutura da tabela é constituída de traços (retas perpendiculares) e é delimitada em
sua parte superior e na parte inferior por traços horizontais paralelos, deve seguir ABNT.
Tabela 1 - Exemplo de tabela.
Fonte: Produzido pelo autor
12 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAA formatação das tabelas deverá ser com fonte tamanho 10, espaçamento entre li-
nhas simples.
O título (acima da tabela) e fonte (abaixo) da tabela deverão ser com fonte tamanho
10, centralizados.
Observação: Não delimitar (fechar) com traços verticais as laterais direita e es-
querda.
Chamadas no texto
As chamadas (referências) no decorrer do texto deverão ser feitas conforme ABNT
indicadas no texto por um sistema de chamadas: autor-data.
Exemplo:
Entendendo que a “A citação direta é literal, aquela em que se transcrevem as pala-
vras do autor, respeitando-se a forma como se expressou.” (Medeiros, 2016 p. 171)
Tal citação deverá ser expressa da seguinte forma, na seção Referências:
MEDEIROS, João Bosco. TOMASI, Carolina. Redação de artigos científicos: métodos
de realização, seleção de periódicos, publicação– São Paulo: Atlas, 2016.
Na seção Referências, as fontes de bibliografia devem ser escritas em ordem alfabé-
tica, alinhadas à esquerda e digitadas utilizando espaço simples entre as linhas, mas
entre uma referência e outra, deve-se adotar o espaço duplo. As referências devem
ser alinhadas somente à margem esquerda, sem qualquer recuo a partir da segun-
da linha. Autor (es) Quando a obra possuir até três autores, mencionam-se todos na
entrada, na ordem em que aparecem na publicação, separados por ponto e vírgula.
Se há mais de três autores, mencionam-se o sobrenome do primeiro autor e seu(s)
prenome(s) abreviado(s), seguido da expressão latina abreviada et al. Quando há o
mesmo autor em mais de uma referência, na segunda ou mais ocorrências subse-
quentes o mesmo pode ser substituído por um travessão de 5 espaços.
O exemplo de como se deve elaborar o artigo, o que escrever em cada seção e a
formatação está descrito no APÊNDICE E e APÊNDICE F.
13 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICES
14 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE A – Ficha de avaliação TCC: ARTIGO ORIGINAL
TÍTULO DO TRABALHO:
ALUNO(S):
ORIENTADOR:
Verificação de Plágio:
( ) Foi constatado nesta obra plágio.
( ) Plágio parcial (______%).
( ) Não foi constatado plágio nesta obra.
Observação: Caso constatado plágio total ou parcial da obra
avaliada, o aluno receberá automaticamente a nota 0,0, sendo
descartada a avaliação dos critérios seguintes.
Critérios para avaliação ARTIGO ORIGINAL:
Itens avaliados Pontuação
Máxima
Pontuação
Obtida
Introdução: Apresenta e contextualiza o tema, a justificativa apresenta a
relevância do trabalho para a área do curso; apresenta os objetivos (geral e
específicos) que foram traçados para desenvolver o TCC;
1,0
Metodologia escrita de forma clara e objetiva, dos procedimentos
metodológicos utilizados, coerentes com os objetivos do trabalho. A escolha
pelos termos dessa seção fica à critério dos autores, a depender da
abordagem usual no campo de estudos ao qual a pesquisa se insere.
1,0
Resultados: os resultados devem ser expressos em tabelas ou figuras e
escritos no texto de forma direta, sem interpretação subjetiva.
2,0
Discussão: A discussão deve apresentar a interpretação dos resultados e o
contraste com a literatura, o relato de inconsistências e limitações e
sugestões para futuros estudos, bem como a aplicação prática e/ou
relevância dos resultados.
2,0
A(s) conclusão (ões) vir(em) no último parágrafo da seção Discussão e
deve(m) ser elaborada(s) com base no objetivo e não pode(m) consistir no
resumo dos resultados.
2,0
Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com
linguagem acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de
ortografia e concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas)
estão com formatação adequada, com as devidas referências aos autores,
conforme ABNT.
0,5
Referências: A digitação é apresentada dentro das normas ABNT. 0,5
Contribuição teórica ou teórico-prática do trabalho para a área de
conhecimento com no mínimo 10 referências, sendo 5 referências
atualizadas (últimos 5 anos), diante do tema proposto para o estudo.
0,5
A ESTRUTURA está adequada ao proposto, com todos os elementos do
artigo original. 0,5
Total 10,0
15 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE B – Ficha de avaliação TCC: ARTIGO DE REVISÃO
TÍTULO DO TRABALHO:
ALUNO(S):
ORIENTADOR:
Verificação de Plágio:
( ) Foi constatado nesta obra plágio.
( ) Plágio parcial (______%).
( ) Não foi constatado plágio nesta obra.
Observação: Caso constatado plágio total ou parcial da obra
avaliada, o aluno receberá automaticamente a nota 0,0, sendo
descartada a avaliação dos critérios seguintes.
Critérios para avaliação ARTIGO DE REVISÃO
Itens avaliados Pontuação
Máxima
Pontuação
Obtida
Introdução: Apresenta e contextualiza o tema, a justificativa apresenta a
relevância do trabalho para a área do curso; apresenta os objetivos (geral e
específicos) que foram traçados para desenvolver o TCC;
1,0
Metodologia escrita de forma clara e objetiva, dos procedimentos
metodológicos utilizados, coerentes com os objetivos do trabalho. A escolha
pelos termos dessa seção fica à critério dos autores, a depender da abordagem
usual no campo de estudos ao qual a pesquisa se insere.
1,0
Revisão de Literatura (também conhecido como Referencial teórico para
artigo de Revisão): deve apresentar as referências conceituais e teóricas que
deram embasamento à pesquisa realizada. Deve ser suscinta, apresentando os
principais autores e conceitos. As referências devem ser atuais.
4,0
CONSIDERAÇÕES FINAIS (para artigo de revisão): devem ser elaboradas
com base no objetivo e não podem consistir no resumo dos resultados. 2,0
Referências: A digitação é apresentada dentro das normas ABNT. 0,5
Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com
linguagem acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de ortografia
e concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas) estão com
formatação adequada, com as devidas referências aos autores, conforme
ABNT.
0,5
Contribuição teórica ou teórico-prática do trabalho para a área de
conhecimento com no mínimo 10 referências, sendo 5 referências atualizadas
(últimos 5 anos), diante do tema proposto para o estudo.
0,5
A ESTRUTURA está adequada ao proposto, com todos os elementos do
artigo de revisão. 0,5
Total 10,0*
16 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE C – Ficha de avaliação: APRESENTAÇÃO ORAL
TÍTULO DO TRABALHO:
ALUNO(S):
ORIENTADOR:
Apresentação Oral
Itens avaliados Pontuação
Máxima
17 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA
Pontuação
Obtida
Professor
Domínio do assunto. 4,0
Esclarecimentos prestados à Banca Examinadora. 2,0
Clareza e objetividade na exposição. 2,0
Qualidade e organização do material da apresentação. 2,0
TOTAL 10,0APÊNDICE D – FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO
DE CURSO (a ser enviada após cada encontro para o e-mail dos alunos. As
informações podem ser no corpo do e-mail ou em anexo).
CURSO
TÍTULO DO TRABALHO:
ALUNO(S):
ORIENTADOR
Data Atividades realizadas Atividades a serem
desenvolvidas
1
2
3
4
5
6
Seis (06) encontros programados para o semestre. Total de Presenças:
Total de Ausências:
Assinatura do ORIENTADOR
18 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE E - DECLARAÇÃO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO (Assinar, digitalizar
e enviar por e-mail para o coordenador de curso e os alunos para a ciência e
todos).
DECLARAÇÃO
Eu,
______________________________________________________________
professor do CURSO
Sirvo-me da presente para DECLARAR, para todos os fins que sou o orientador(a) do
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM TÍTULO PROVÁVEL
DOS ALUNO(S):
Nome do aluno
Os alunos acima relacionados se responsabilizam em elaborar o TCC,
respeitando os princípios da moral e da ética e a não violação de qualquer direito de
propriedade intelectual sob pena de responder civil, criminal, ética e profissionalmente
pelos seus atos.
Data ___/___/___
Assinatura do professor
19 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE F – O EXEMPLO DE COMO SE DEVE ELABORAR O ARTIGO
ORIGINAL, O QUE ESCREVER EM CADA SEÇÃO E A FORMATAÇÃO (o texto
está de acordo com a indicação de formatação do artigo, para melhor
entendimento).
TÍTULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA
Nome e sobrenome dos autores1, nome e sobrenome do orientador2
1- Acadêmico do curso de XXXXX.
2- Titulação do orientador – Professor Multivix - Vitória
RESUMO
O resumo deve ser digitado com espaçamento simples e tamanho da fonte Arial tamanho 10.
O resumo deverá ter no máximo 250 palavras e digitado em apenas um parágrafo. Deve apresentar,
de forma breve, o tema e sua importância, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, ou
seja: os pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões
do trabalho. O resumo deve ser elaborado de acordo com a NBR 6028/2021, na forma de frases
concisas e objetivas (e não enumeração de tópicos), utilizando a terceira pessoa do singular, os verbos
na voz ativa e evitando o uso de expressões negativas.
Palavras - Chave: de 3 a 6 expressões, separadas por ;
INTRODUÇÃO
É a parte do texto científico que dá́ aos leitores informações previas da
pesquisa realizada. O objetivo central dessa seção é definir com muita clareza o
problema abordado pela pesquisa, e para isso ela estabelece relações (citações)
a diversas outras pesquisas (Creswell, 2007).
A introdução informa o que foi pesquisado e o porquê ̂ da investigação. É a
parte do artigo que prepara o leitor para entender a investigação e a justificativa
de sua realização. Deve ser organizada com o propósito de despertar o interesse
do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura. O aluno deverá apresentar no mínimo 3
autores (dos últimos 5 anos), que possam dar embasamento ao problema de
pesquisa do artigo original.
METODOLOGIA
Definir, com base na revisão bibliográfica ou em trabalhos preliminares, a
metodologia que foi utilizada para atingir os objetivos estabelecidos. Apresentar o
20 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAprocedimento de trabalho, o material que deverá ser utilizado, o tratamento da
informação e o procedimento estatístico, se for o caso. Esta seção deve detalhar os
aspectos da metodologia empregada nas atividades especificamente executadas pelo
aluno e apresentar sua relação com as áreas do curso.
Método, é entendido como um processo lógico, sistematizado e organizado
para o desenvolvimento da pesquisa. Representa o “COMO” caminho para se chegar
a um fim “ONDE”. método compreende o material e os procedimentos adotados na
pesquisa de modo a poder responder à questão central da investigação.
Deverá ser apresentada e explicada com referencial teórico específico de
metodologia científica, diferentes aspectos como:
- a natureza da pesquisa: Básica ou Aplicada,
- a abordagem do problema: quantitativo, qualitativo
- tipo de objetivos do estudo: Pesquisa Exploratória, Pesquisa Descritiva e
Pesquisa Explicativa
- devem ser descritos os procedimentos que foram utilizados no
desenvolvimento da pesquisa:
● Pesquisa Bibliográfica
● Pesquisa Documental
● Pesquisa Experimental
● Levantamento
● Estudo de caso
● Pesquisa Participante:
● Pesquisa-Ação:
● Pesquisa Expost-Facto:
● Pesquisa Investigativa
- Descrever, caso haja, a população e/ou amostra: informações sobre o
universo estudado.
- Apresentar como foi a coleta e análise de dados: quais as técnicas utilizadas
para coletar dados (questionários, entrevistas, observação, experimento…) caso haja.
Ao relatar experimentos com seres humanos e animais, na seção Metodologia.
21 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIADeve-se informar o número do protocolo de aprovação do Comitê de ética em
Pesquisa responsável por experimentação humana e animal (institucional ou
regional). As pesquisas que envolverem seres humanos devem indicar que houve
consentimento dos indivíduos em participar do trabalho.
RESULTADOS
Apresentar os dados e resultados das análises/observações alcançados. Para
apresentação de Tabelas, Gráficos, Figuras, Quadros, entre outros, recomenda-se
consultar a formatação contida neste documento ou o Manual de Normas Técnicas da
Instituição para a correta formatação deles. Importante utilizar citações para validar os
resultados/análises obtidas.
O propósito da seção de resultados, como o próprio nome indica, é mostrar o
que foi encontrado na pesquisa. São os dados originais obtidos e sintetizados
pelo autor, com o intuito de fornecer resposta à questão que motivou a
investigação. Os principais achados são apresentados acompanhados do
respectivo tratamento estatístico, se dele houver necessidade.
Quanto mais a investigação for direcionada para um objetivo principal, mais
fácil será́ a redação dos seus resultados. Se, ao contrário, a pesquisa estiver
desfocada, “dando tiro para tudo que é lado”, com numerosos objetivos,
explícitos ou implícitos, o relato se torna difícil, além de haver maior
possibilidade de chegar-se a resultados falso-positivos.
Apresentar primeiro os resultados principais
O foco do relato da seção de resultados, como de todo o artigo original, deve
ser nos achados principais. Eles precisam estar separados de outros,
secundários, que porventura venham a constar do relato. Daí́ a conveniência
de especificar claramente quais sejam os achados principais e os
secundários. Resultado principal ou primário é o que está́ mais relacionado
ao objetivo da investigação. Refere-se ao desfecho principal, evento principal
ou variável resposta. Portanto, a questão central da pesquisa – expressa por
objetivo ou hipótese – necessita estar sempre presente para bem nortear a
redação (Pereira, 2018).
Em resultados, o autor apresenta os principais achados da sua pesquisa.
Depois, na discussão, tenta dar sentido ao que encontrou.
O cerne da discussão é a interpretação dos resultados obtidos e a sua relação
com o conhecimento existente, de modo a chegar-se a uma conclusão.
Resultados é parte do artigo científico onde o autor deve mostrar o que obteve
em sua pesquisa. Os Resultados devem ser ilustrados Tabela(s) ou Figura(s), a(s)
qual(is) deve(m) estar intercalada(s) com parágrafos explicativos.
Uma Figura e uma Tabela podem mostrar a mesma coisa. Desta forma, é
22 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAaconselhável escolher apenas uma. Não é aconselhável colocar fotografias do
experimento; somente em casos de EXTREMA necessidade. O texto deve ser claro,
atenção para que não seja subjetivo ou extremamente detalhista.
DISCUSSÃO
Discussão é parte do artigo científico em que o autor deve fazer ponderações
sobre os resultados obtidos no estudo. Neste momento que são apontados os pontos
relevantes sobre cada elemento (tratamento) estudado. A escrita da Discussão deve
respeitar a sequência dos resultados apresentados, mantendo ‘foco’ em cada
parágrafo. Se pertinente, deve ser feita referência a algum autor anteriormente citado
no referencial teórico ou na introdução. Há revistas científicas em que a Discussão é
escrita juntamente com os Resultados (Resultados e Discussão).
CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÕES
As considerações Finais é parte do artigo científico onde o autor deve, em
poucas palavras, mostrar ao leitor o que obteve no estudo. Não devem ser escritas
frases longas, ou realizadas discussões ou argumentações, deve ser objetiva e
convincente. Os termos devem ser científicos. É a apresentação dos dados e
resultados das análises/observações alcançados. É a parte final do trabalho em que
são apresentadas as considerações correspondentes aos objetivos. Deverá ser
concisa, exata e convincente, onde o autor deverá expor um novo conhecimento ou
reformulação de um conhecimento existente e ainda sugerir outros estudos para
respostas daquilo que não se obteve explicação. É a descrição do que foi apresentado
na introdução e exposto em material no desenvolvimento.
Qualquer comunicação, oral ou escrita, tem começo, meio e fim.
O autor introduz, desenvolve e conclui seu tema. O relato dos resultados de
uma investigação não é exceção.
Embora uma conclusão possa tomar vários caminhos, dois aspectos são
essenciais:
- A conclusão deve estar suficientemente apoiada nos fatos apresentados e em
23 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAsolida interpretação.
A conclusão traz “a posição ou a solução do autor apoiado nos argumentos
apresentados; por vezes, sugere desdobramentos.
A conclusão deverá estar relacionada ao objetivo apresentado na
introdução do artigo.
REFERÊNCIAS
Esta seção deve indicar o conjunto de referências utilizadas para construção
deste trabalho. A quantidade de referências listadas indica o nível do levantamento
bibliográfico executado pelo aluno.
As referências do trabalho deverão ser listadas em ordem alfabética,
seguindo padrão ABNT, e podem ser geradas em ferramentas online para elaboração
de referência ABNT.
Referências exemplo
Livros impressos:
PEREIRA, Mauricio Gomes Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar
/ Mauricio Gomes Pereira. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2121-9
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas,
1991.
LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP
: Atlas, 1992.
4. ed. SP: Atlas, 1996.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos.
Livros digitais
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas – 4. ed.
rev., atual. e ampl. – São Paulo : Atlas, 2017.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos
Gil. - 7. ed. - São Paulo : Atlas, 2019. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522484959/
Artigos de revista
ARAÚJO, U. Escola, democracia e a construção de personalidades morais.
Educação e Pesquisa. São Paulo: Faculdade de Educação/USP, v. 26, n.2, p. 91-
107, jul./dez., 2000.
24 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIATANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de
Educação, n.14 (esp.), p. 61-88, maio/ago. 2000. [500 anos de educação escolar]
Material da Internet
RIBEIRO, José Martins. Educação e desenvolvimento: "um discurso
(re)novado". 2005. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Rio de
Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos24.htm>.
Acesso em: jan. 2008.
25 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE G – O EXEMPLO DE COMO SE DEVE ELABORAR O ARTIGO DE
REVISÃO NARRATIVA OU TRADICIONAL O QUE ESCREVER EM CADA SEÇÃO
E A FORMATAÇÃO (o texto está de acordo com a indicação de formatação do
artigo, para melhor entendimento).
TÍTULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA
Nome e sobrenome dos autores1, nome e sobrenome do orientador2
1- Acadêmico do curso de
2- Titulação do orientador – Professor Multivix - Vitória
RESUMO
O resumo deve ser digitado com espaçamento simples e tamanho da fonte Arial tamanho 10.
O resumo deverá ter no máximo 250 palavras e digitado em apenas um parágrafo. Deve apresentar,
de forma breve, o tema e sua importância, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, ou
seja: os pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões
do trabalho. O resumo deve ser elaborado de acordo com a NBR 6028/2021, na forma de frases
concisas e objetivas (e não enumeração de tópicos), utilizando a terceira pessoa do singular, os verbos
na voz ativa e evitando o uso de expressões negativas.
Palavras - Chave: de 3 a 6 expressões, separadas por ;
INTRODUÇÃO
O Artigo de Revisão é um estudo que resume, analisa e discute informações
já publicadas.
É a parte do texto científico que dá aos leitores informações previas da
pesquisa realizada. O objetivo central dessa seção é definir com muita clareza o
problema abordado pela pesquisa, e para isso ela estabelece relações (citações)
a diversas outras pesquisas (Creswell, 2007).
Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado,
os objetivos, metodologia da pesquisa, etapas e outras informações que
apresentem ao leitor o que será desenvolvido e como foi desenvolvido.
A introdução informa o que foi pesquisado e o porquê ̂ da investigação. É a
parte do artigo que prepara o leitor para entender a investigação e a justificativa
de sua realização. Deve ser organizada com o propósito de despertar o interesse
do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura.
26 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAREVISÃO DA LITERATURA
Parte principal do artigo que contém a exposição ordenada do assunto
tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024/2012, que
variam em função da abordagem do tema e do método.
A formatação deste tipo de estudo, será orientada pelo objetivo traçado e o
tipo de revisão que será desenvolvido.
Para o Trabalho de Conclusão de Curso será considerado a revisão do tipo
Revisão Narrativa ou tradicional, que consiste na síntese da literatura sobre um
dado tema, em geral realizada de maneira não-sistemática; a conclusão pode refletir
o estado da arte sobre o assunto.
O Referencial Teórico, também conhecido como Embasamento Teórico,
deve ser elaborado com títulos e subtítulos referentes aos temas tratados,
apresentando os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o
assunto abordado, do ponto de vista da análise realizada por outros autores. Em
outras palavras, referencial teórico é a descrição de conhecimentos relativos à teoria
sobre os diversos elementos que estarão contidos no trabalho, que serão transcritos
em forma de citação direta ou indireta, organizados no texto.
Esta parte do trabalho é elaborada com base em material já publicado por
outros autores, desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, que inclui materiais com
reconhecida confiabilidade, como livros, teses, dissertações, anais de eventos
científicos, revistas periódicas científicas online ou impressas, entre outros. No
referencial teórico serão apresentadas as teorias, modelos, exemplos e trabalhos de
autores que respaldam o trabalho que será desenvolvido.
Para o desenvolvimento do referencial teórico ou revisão de literatura, o aluno
deve escolher no mínimo 5 tópicos do assunto, dissertando sobre eles, não utilizando
subseções com pouco conteúdo. O texto deve ser coeso e coerente, utilizando de
linguagem científica, e sempre com as narrativas na 3ª pessoa ou no infinitivo,
apresentando o conhecimento adquirido dos autores estudados. O aluno deverá
apresentar no mínimo 10 autores (sendo 3 autores no mínimo dos últimos 5 anos),
que possam dar embasamento ao tema escolhido.
27 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAObservação: Em todos os contextos deverão ser apresentadas as devidas
referências aos autores externos, e a formatação deve seguir o padrão
estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÕES
A conclusão, nos casos dos artigos de revisão, pode refletir o estado da arte
sobre o assunto.
A conclusão deverá estar relacionada ao objetivo apresentado na
introdução do artigo.
REFERÊNCIAS
Esta seção deve indicar o conjunto de referências utilizadas para construção
deste trabalho. A quantidade de referências listadas indica o nível do levantamento
bibliográfico executado pelo aluno.
As referências do trabalho deverão ser listadas em ordem alfabética,
seguindo padrão ABNT, e podem ser geradas em ferramentas online para elaboração
de referência ABNT.
Referências exemplo
Livros impressos:
PEREIRA, Mauricio Gomes Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar
/ Mauricio Gomes Pereira. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2121-9
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas,
1991.
LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP
: Atlas, 1992.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos.
4. ed. SP: Atlas, 1996.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel
de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v.
8,n. 1,p. 102-106, Mar. 2010 .
Livros digitais
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas – 4. ed.
rev., atual. e ampl. – São Paulo : Atlas, 2017.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/
28 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAGIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos
Gil. - 7. ed. - São Paulo : Atlas, 2019. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522484959/
Artigos de revista
ARAÚJO, U. Escola, democracia e a construção de personalidades morais.
Educação e Pesquisa. São Paulo: Faculdade de Educação/USP, v. 26, n.2, p. 91-
107, jul./dez., 2000.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de
Educação, n.14 (esp.), p. 61-88, maio/ago. 2000. [500 anos de educação escolar]
Material da Internet
RIBEIRO, José Martins. Educação e desenvolvimento: "um discurso
(re)novado". 2005. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Rio de
Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos24.htm>.
Acesso em: jan. 2008.
29 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA30 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA


Comentários
Postar um comentário