Pular para o conteúdo principal

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MULTIVIX, SEM PLÁGIO, SEM IA

 





MANUAL DE

ORIENTAÇÕES

TRABALHO DE

CONCLUSÃO

DE CURSO

1 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPRESENTAÇÃO

Este documento regulamenta, no âmbito dos Cursos de Graduação na modalidade a

distância da Faculdade Multivix Serra, os procedimentos referentes à elaboração, de-

senvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso que constituem

pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel e/ou Licenciatura da Multivix.

2 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAS U M Á R I O

1

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: O ARTIGO CIENTÍFICO 4

1.1 ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 5

2

AVALIAÇÃO 5

2.1 AVALIAÇÃO ESCRITA 6

2.2 AVALIAÇÃO ORAL 6

2.1 BANCA AVALIADORA 7

3

DAS RESPONSABILIDADES 7

3.1 DO GRUPO DE ALUNOS 7

2.2 DO PROFESSOR ORIENTADOR 8

2.2 DA COORDENAÇÃO DE CURSO 9

4

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 10

4.1 ESTRUTURA DOS ARTIGOS 10

3.2 FORMATAÇÃO DO ARTIGO 11

>

APÊNDICES 14

3 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

CURSO: O ARTIGO CIENTÍFICO

O Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de graduação da Faculdade MUL-

TIVIX será realizado em grupo de 03 alunos, salvo quando especificado diferente em

legislação do curso.

A modalidade do Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentada é um artigo

científico.

Somente serão aceitos trabalhos que tenham sido desenvolvidos e acompanhados

direta e continuamente pelo professor orientador no decorrer do período letivo.

Serão aceitos artigos dos tipos:

O artigo original tipo de estudo que apresenta o relatório de experiência de pes-

quisa, estudo de caso etc. Neste caso são abordados temas únicos, delimitados, em

que se serve de um raciocínio rigoroso e metodológico - de acordo com as diretrizes

lógicas da pesquisa científica - de forma interpretativa, argumentativa , dissertativa e

apreciativa, aferem-se os respectivos resultados e avalia-se o avanço que da pesquisa

em relação ao crescimento cientifico da área, o que exige ampla informação cultural

e muita maturidade intelectual, inclusive por necessitar também de um referencial

teórico abalizado de sustentação da ideia nova, original e inédita que comunica (Gon-

çalves, 2004).

O artigo de revisão, que significa um estudo aprofundado sobre o determinado

tema com o propósito de estabelecer um debate entre os autor es pesquisados e

deles com o autor do artigo, para a identificação das ideias, posições e posturas aca-

dêmicas, bem como o estado da arte, marco teórico ou quadro teórico, principal-

mente por meio de publicações periódicas científicas e especializadas, objetivando

identificar o grau de profundidade dos estudos desenvolvidos até o mesmo sobre

o assunto (NBR 6022, 2018). Para o Trabalho de Conclusão de Curso da Multivix será

considerada a revisão do tipo Revisão Narrativa ou tradicional: síntese da literatura

sobre um dado tema, em geral realizada de maneira não sistemática; sendo que a

consideração final pode refletir o estado da arte sobre o assunto.

4 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA1.1 ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser elaborado no formato de “artigo cientí-

fico: Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias,

métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR

6022, 2018).

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser postado no Ambiente Virtual de Apren-

dizagem (AVA), conforme prazo estipulado em calendário acadêmico, no formato di-

gital PDF.

2 AVALIAÇÃO

A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso será composta por duas etapas: Ava-

liação do Artigo escrito (AE) (70% da nota) e Avaliação Oral (AO)(30% da nota). A média

da nota de cada professor avaliador será a nota final do aluno. Seguem exemplos:

i) Professor 1 – Professor Orientador:

AE: 10,00 – (Como o trabalho escrito tem Peso 7, a nota convertida é 7,0 pontos)

AO: 7,00 – (Como a avaliação oral tem Peso 3, a nota convertida é 2,1 pontos)

Nota 1: 7,0 +2,1 = 9,1 pontos

ii) Professor 2:

AE: 8,00 – (Como o trabalho escrito tem Peso 7, a nota convertida é 5,6 pontos)

AO: 5,00 – (Como a avaliação oral tem Peso 3, a nota convertida é 1,5 pontos)

Nota 2: 5,6 + 1,5 = 7,1 pontos

5 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIASerá considerado aprovado o grupo cuja avaliação final apresentar nota igual ou su-

perior a 7,00 (sete) e que tiver comparecido a pelo menos 75% dos encontros agenda-

dos com o professor orientador.

2.1 AVALIAÇÃO ESCRITA

O artigo será entregue em data definida em calendário acadêmico, a qual será única

para todos os trabalhos da turma; O grupo que não fizer a entrega do artigo/Trabalho

de Conclusão de Curso na data indicada pela coordenação no início do período,

con-forme cronograma, será Reprovado, NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DE

PRAZO EM HIPOTESE ALGUMA.

O Trabalho de Conclusão de Curso será avaliado pelo professor-orientador e

avalia-dor(es) externo(s) da Faculdade Multivix com valor até 10 pontos. A nota final

será a média da nota do(s) avaliador(es) externo (s) e a nota do orientador.

Qualquer constatação de plágio (parcial ou total) no trabalho o grupo será

sumaria-mente REPROVADO, sem direito a nova entrega;

Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas da ABNT, e

orientações contidas neste documento serão reprovados automaticamente, sem

direito a nova entrega.

O grupo que não comparecer à no mínimo 75% dos encontros agendados pelo

Orien-tador será reprovado automaticamente.

O grupo que não entregar a versão com as correções solicitadas pelo professor

orien-tador, e/ou pela banca, será reprovado, sem direito a nova entrega.

2.2 AVALIAÇÃO ORAL

Serão sorteados até 50% do total de trabalhos desenvolvidos pelo curso para

apresen-tação, ficando à critério da IES esse total.

A apresentação oral do Trabalho de Conclusão de Curso será realizada em

sessão

6 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAaberta ao público, através da Ferramenta Teams, em data estabelecida pela coorde-

nação do curso, e obedecerá à seguinte ordenação:

• Apresentação oral de até 20 (vinte) minutos por parte do aluno;

• Apreciação e/ou arguição de até 20 (vinte) minutos por parte de cada professor

avaliador;

• Respostas do aluno de até 10 (dez) minutos a cada professor avaliador;

• O Presidente da Banca será o Professor Avaliador da parte metodológica, este

abrirá os trabalhos e conduzirá os mesmos para que esteja dentro das normas

da Faculdade Multivix;

• Será responsabilidade do professor orientador o preenchimento da ficha avalia-

tiva e outros documentos solicitados pela coordenação de curso.

2.1 BANCA AVALIADORA

A Banca Avaliadora será constituída pelo professor orientador e professores da Facul-

dade Multivix ou de outra IES, ou seja, dois membros participantes da Banca Exami-

nadora: Professor Avaliador da parte metodológica e Professor Avaliador de Conteúdo

Específico. As datas de entrega e apresentação oral deverá ser conforme programa-

ção de cada coordenação de curso.

A avaliação será conforme os itens da Ficha de Avaliação descrita no APÊNDICE A

(artigo original) e no APÊNDICE B (artigo de revisão narrativa ou tradicional) e no

APÊNDICE C (Apresentação Oral).

3 DAS RESPONSABILIDADES

3.1 DO GRUPO DE ALUNOS

Os alunos deverão comparecer, no mínimo, a 75% dos encontros para orientação vir-

tual, nos horários estabelecidos pelo professor orientador, juntamente com a coorde-

nação de curso.

7 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAOs alunos deverão desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso conforme orienta-

ções do professor.

Os alunos deverão providenciar a postagem do TCC em PDF, conforme cronograma.

Os alunos serão únicos responsáveis por problemas que o grupo tiver no desenvol-

vimento do trabalho, emissão de documentos solicitados pela coordenação e posta-

gem do trabalho.

2.2 DO PROFESSOR ORIENTADOR

A equipe de orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso dos cursos de Gradua-

ção da Faculdade Multivix será composta por membros do Corpo docente dos cursos

da IES ou de outra IES, escolhidos e indicados em conformidade com as normas da

Instituição.

Cabe ao orientador:

• Enviar a Declaração de Aceite de Orientação (APÊNDICE D) assinada para o co-

ordenador de curso;

• Realizar 6 encontros de 30 minutos durante o semestre, preferencialmente 03

(três) encontros no 1º bimestre e 03 (três) no 2° bimestre;

• Comparecer virtualmente as orientações que serão através da plataforma Te-

ams, conforme cronograma disponibilizado pela coordenação de curso;

• Avaliar a relevância e a exequibilidade do problema ou objeto de estudo propos-

to pelo grupo;

• Orientar o grupo na elaboração do trabalho, ajudando-o a delimitar correta-

mente o problema a ser desenvolvido e indicando, se necessário, fontes biblio-

gráficas e/ou de dados estatísticos preliminares;

• Enviar por e-mail para todos os integrantes do grupo a Ficha de Acompanhamen-

to (APÊNCIDE C) preenchida, para que todos tenham ciência das orientações;

• Realizar ponderações sobre o que foi produzido antes da entrega do Trabalho

final do grupo;

8 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA• Avaliar o Trabalho de Conclusão de Curso;

• Preencher a Ficha de Avaliação (APÊNDICE A para Artigo Original e APÊNDICE

B para Artigo de Revisão) dos trabalhos acadêmicos e enviar para o coordena-

dor;

• Poderá o Professor Orientador desistir de orientar o artigo de Trabalho de Con-

clusão de Curso de algum grupo, comunicando o motivo, ou motivos, por escri-

to, à Coordenação de Curso após expor ao grupo, a decisão tomada;

• Encaminhar à Coordenação de Curso, o resultado da avaliação final.

2.2 DA COORDENAÇÃO DE CURSO

Cabe à coordenação de curso:

• Verificar junto aos professores os temas que estarão disponíveis para orientar

os grupos no Trabalho de Conclusão de Curso e disponibilizar estes temas aos

grupos.

• Elaborar o cronograma de TCC e disponibilizar aos alunos para contato com o

orientador e demais etapas de produção do TCC.

• Estabelecer a sistemática de funcionamento.

• Verificar a postagem dos Trabalhos de conclusão de curso do grupo;

• Sugerir, em conjunto com o Professor Orientador, a Banca Examinadora ou par-

ticipar como membro;

• Enviar aos membros da banca examinadora uma cópia do Trabalho de Conclu-

são de Curso a qual deverá avaliar;

• Providenciar os formulários da avaliação para ser entregue ao presidente de

cada banca e orientador.

• Elaborar o cronograma com as datas e prazos para o desenvolvimento do Tra-

balho de Conclusão de Curso e divulgá-lo no início do semestre.

- Data para sorteio dos artigos que farão apresentação oral – Banca (até 2 (dois)

dias letivos após a data da entrega dos TCCs;

9 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA- Data para entrega das cópias dos trabalhos que serão encaminhados para a

Banca;

- Data/Período para apresentação dos trabalhos para a Banca;

- Data final para entrega de Trabalhos com solicitação de correção pela Banca;

- Data final para publicação das notas dos trabalhos sem e com apresentação

para a Banca.

4 ORIENTAÇÕES PARA

ELABORAÇÃO DO TCC

A modalidade do Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentada é um artigo

científico, na modalidade ARTIGO ORIGINAL ou ARTIGO DE REVISÃO.

4.1 ESTRUTURA DOS ARTIGOS

As estruturas dos artigos devem ser conforme abaixo:

Artigo original:

Resumo, Abstract (opcional), Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Con-

clusão, Agradecimentos (opcional) e Referências.

Ao relatar experimentos com seres humanos e animais, na seção Metodologia. Deve-

-se informar o número do protocolo de aprovação do Comitê de ética em Pesquisa

responsável por experimentação humana e animal (institucional ou regional). As pes-

quisas que envolverem seres humanos devem indicar que houve consentimento dos

indivíduos em participar do trabalho.

Artigo de Revisão Narrativa ou tradicional:

Resumo, Abstract (opcional), Introdução, Metodologia, Referencial teórico ou Revisão

de literatura, Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências.

10 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAPara o desenvolvimento do referencial teórico ou revisão de literatura, o aluno deve

escolher no mínimo 5 tópicos do assunto, dissertando sobre eles, não utilizando sub-

seções com pouco conteúdo. O texto deve ser coeso e coerente, utilizando de lingua-

gem científica, e sempre com as narrativas na 3ª pessoa ou no infinitivo, apresentan-

do o conhecimento adquirido dos autores estudados. O aluno deverá apresentar no

mínimo 10 autores (sendo 3 autores no mínimo dos últimos 5 anos), que possam dar

embasamento ao tema escolhido.

A seção de Agradecimentos é opcional, devendo ser breves, diretos e dirigidos apenas

a pessoas ou instituições que contribuíram substancialmente para a elaboração do

trabalho. Devem-se incluir as fontes de apoio, incluindo federal, indústria e apoio fi-

lantrópico. Os agradecimentos devem vir depois da conclusão e antes das referências.

O exemplo de como se deve elaborar o artigo, o que escrever em cada seção e a

formatação está descrito no APÊNDICE E e APÊNDICE F.

3.2 FORMATAÇÃO DO ARTIGO

O trabalho deve conter entre 10 e 15 páginas (referências não estão neste total) em

papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), todas as margens com 3 cm, digitados

na cor preta com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para o texto, não

deverá ter cabeçalho e rodapé.

O título deverá ter até 10 palavras e não deverá ter ponto final, será formatado

com fonte 12 em negrito e caixa alta ou todas as letras maiúsculas e centralizado.

A formatação dos parágrafos deverá ser com alinhamento justificado, recuo na

pri-meira linha de 1.25 (padrão Word). Todo o texto deve ser com espaçamento de 1,5

(um e meio) entrelinhas, exceto as referências que devem estar alinhadas à

esquerda.

Os títulos e subtítulos deverão ter fonte tamanho 12 em negrito, serem alinhados

à esquerda e a numeração é opcional. Não deverá ser dado espaço extra entre os

pa-rágrafos.

11 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAs notas de rodapé deverão ter fonte 10, justificadas, espaçamento entre linhas

sim-ples e não poderão ser maiores que 5 linhas.

O trabalho deverá ter número de página no cabeçalho (canto superior direito)

com fonte tamanho 10.

As citações de mais de três linhas deverão ser formatadas em fonte tamanho 10,

em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm, alinhamento justificado, sem aspas e

sem reticências, com espaçamento entre linhas simples, com a referência de onde

foi ex-traído no formato autor, data, pag.

As legendas de tabelas, figuras, quadros, imagens deverão ser colocadas acima, e a

fonte de referência deverá ser colocada abaixo, tanto legendas como fontes

deverão ser centralizadas, fonte 10 e espaçamento entre linhas simples, conforme

exemplo a seguir.

Imagem 1 – Exemplo de imagem no trabalho

Fonte: produzido pelo autor

A estrutura da tabela é constituída de traços (retas perpendiculares) e é delimitada em

sua parte superior e na parte inferior por traços horizontais paralelos, deve seguir ABNT.

Tabela 1 - Exemplo de tabela.

Fonte: Produzido pelo autor

12 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAA formatação das tabelas deverá ser com fonte tamanho 10, espaçamento entre li-

nhas simples.

O título (acima da tabela) e fonte (abaixo) da tabela deverão ser com fonte tamanho

10, centralizados.

Observação: Não delimitar (fechar) com traços verticais as laterais direita e es-

querda.

Chamadas no texto

As chamadas (referências) no decorrer do texto deverão ser feitas conforme ABNT

indicadas no texto por um sistema de chamadas: autor-data.

Exemplo:

Entendendo que a “A citação direta é literal, aquela em que se transcrevem as pala-

vras do autor, respeitando-se a forma como se expressou.” (Medeiros, 2016 p. 171)

Tal citação deverá ser expressa da seguinte forma, na seção Referências:

MEDEIROS, João Bosco. TOMASI, Carolina. Redação de artigos científicos: métodos

de realização, seleção de periódicos, publicação– São Paulo: Atlas, 2016.

Na seção Referências, as fontes de bibliografia devem ser escritas em ordem alfabé-

tica, alinhadas à esquerda e digitadas utilizando espaço simples entre as linhas, mas

entre uma referência e outra, deve-se adotar o espaço duplo. As referências devem

ser alinhadas somente à margem esquerda, sem qualquer recuo a partir da segun-

da linha. Autor (es) Quando a obra possuir até três autores, mencionam-se todos na

entrada, na ordem em que aparecem na publicação, separados por ponto e vírgula.

Se há mais de três autores, mencionam-se o sobrenome do primeiro autor e seu(s)

prenome(s) abreviado(s), seguido da expressão latina abreviada et al. Quando há o

mesmo autor em mais de uma referência, na segunda ou mais ocorrências subse-

quentes o mesmo pode ser substituído por um travessão de 5 espaços.

O exemplo de como se deve elaborar o artigo, o que escrever em cada seção e a

formatação está descrito no APÊNDICE E e APÊNDICE F.

13 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICES

14 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE A – Ficha de avaliação TCC: ARTIGO ORIGINAL

TÍTULO DO TRABALHO:

ALUNO(S):

ORIENTADOR:

Verificação de Plágio:

( ) Foi constatado nesta obra plágio.

( ) Plágio parcial (______%).

( ) Não foi constatado plágio nesta obra.

Observação: Caso constatado plágio total ou parcial da obra

avaliada, o aluno receberá automaticamente a nota 0,0, sendo

descartada a avaliação dos critérios seguintes.

Critérios para avaliação ARTIGO ORIGINAL:

Itens avaliados Pontuação

Máxima

Pontuação

Obtida

Introdução: Apresenta e contextualiza o tema, a justificativa apresenta a

relevância do trabalho para a área do curso; apresenta os objetivos (geral e

específicos) que foram traçados para desenvolver o TCC;

1,0

Metodologia escrita de forma clara e objetiva, dos procedimentos

metodológicos utilizados, coerentes com os objetivos do trabalho. A escolha

pelos termos dessa seção fica à critério dos autores, a depender da

abordagem usual no campo de estudos ao qual a pesquisa se insere.

1,0

Resultados: os resultados devem ser expressos em tabelas ou figuras e

escritos no texto de forma direta, sem interpretação subjetiva.

2,0

Discussão: A discussão deve apresentar a interpretação dos resultados e o

contraste com a literatura, o relato de inconsistências e limitações e

sugestões para futuros estudos, bem como a aplicação prática e/ou

relevância dos resultados.

2,0

A(s) conclusão (ões) vir(em) no último parágrafo da seção Discussão e

deve(m) ser elaborada(s) com base no objetivo e não pode(m) consistir no

resumo dos resultados.

2,0

Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com

linguagem acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de

ortografia e concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas)

estão com formatação adequada, com as devidas referências aos autores,

conforme ABNT.

0,5

Referências: A digitação é apresentada dentro das normas ABNT. 0,5

Contribuição teórica ou teórico-prática do trabalho para a área de

conhecimento com no mínimo 10 referências, sendo 5 referências

atualizadas (últimos 5 anos), diante do tema proposto para o estudo.

0,5

A ESTRUTURA está adequada ao proposto, com todos os elementos do

artigo original. 0,5

Total 10,0

15 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE B – Ficha de avaliação TCC: ARTIGO DE REVISÃO

TÍTULO DO TRABALHO:

ALUNO(S):

ORIENTADOR:

Verificação de Plágio:

( ) Foi constatado nesta obra plágio.

( ) Plágio parcial (______%).

( ) Não foi constatado plágio nesta obra.

Observação: Caso constatado plágio total ou parcial da obra

avaliada, o aluno receberá automaticamente a nota 0,0, sendo

descartada a avaliação dos critérios seguintes.

Critérios para avaliação ARTIGO DE REVISÃO

Itens avaliados Pontuação

Máxima

Pontuação

Obtida

Introdução: Apresenta e contextualiza o tema, a justificativa apresenta a

relevância do trabalho para a área do curso; apresenta os objetivos (geral e

específicos) que foram traçados para desenvolver o TCC;

1,0

Metodologia escrita de forma clara e objetiva, dos procedimentos

metodológicos utilizados, coerentes com os objetivos do trabalho. A escolha

pelos termos dessa seção fica à critério dos autores, a depender da abordagem

usual no campo de estudos ao qual a pesquisa se insere.

1,0

Revisão de Literatura (também conhecido como Referencial teórico para

artigo de Revisão): deve apresentar as referências conceituais e teóricas que

deram embasamento à pesquisa realizada. Deve ser suscinta, apresentando os

principais autores e conceitos. As referências devem ser atuais.

4,0

CONSIDERAÇÕES FINAIS (para artigo de revisão): devem ser elaboradas

com base no objetivo e não podem consistir no resumo dos resultados. 2,0

Referências: A digitação é apresentada dentro das normas ABNT. 0,5

Uso correto e adequado da língua portuguesa: O texto está escrito com

linguagem acadêmica, na 3ª pessoa, coeso e coerente, sem erros de ortografia

e concordância, na norma culta. As citações (diretas e/ou indiretas) estão com

formatação adequada, com as devidas referências aos autores, conforme

ABNT.

0,5

Contribuição teórica ou teórico-prática do trabalho para a área de

conhecimento com no mínimo 10 referências, sendo 5 referências atualizadas

(últimos 5 anos), diante do tema proposto para o estudo.

0,5

A ESTRUTURA está adequada ao proposto, com todos os elementos do

artigo de revisão. 0,5

Total 10,0*

16 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE C – Ficha de avaliação: APRESENTAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO:

ALUNO(S):

ORIENTADOR:

Apresentação Oral

Itens avaliados Pontuação

Máxima

17 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA

Pontuação

Obtida

Professor

Domínio do assunto. 4,0

Esclarecimentos prestados à Banca Examinadora. 2,0

Clareza e objetividade na exposição. 2,0

Qualidade e organização do material da apresentação. 2,0

TOTAL 10,0APÊNDICE D – FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

DE CURSO (a ser enviada após cada encontro para o e-mail dos alunos. As

informações podem ser no corpo do e-mail ou em anexo).

CURSO

TÍTULO DO TRABALHO:

ALUNO(S):

ORIENTADOR

Data Atividades realizadas Atividades a serem

desenvolvidas

1

2

3

4

5

6

Seis (06) encontros programados para o semestre. Total de Presenças:

Total de Ausências:

Assinatura do ORIENTADOR

18 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE E - DECLARAÇÃO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO (Assinar, digitalizar

e enviar por e-mail para o coordenador de curso e os alunos para a ciência e

todos).

DECLARAÇÃO

Eu,

______________________________________________________________

professor do CURSO

Sirvo-me da presente para DECLARAR, para todos os fins que sou o orientador(a) do

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM TÍTULO PROVÁVEL

DOS ALUNO(S):

Nome do aluno

Os alunos acima relacionados se responsabilizam em elaborar o TCC,

respeitando os princípios da moral e da ética e a não violação de qualquer direito de

propriedade intelectual sob pena de responder civil, criminal, ética e profissionalmente

pelos seus atos.

Data ___/___/___

Assinatura do professor

19 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE F O EXEMPLO DE COMO SE DEVE ELABORAR O ARTIGO

ORIGINAL, O QUE ESCREVER EM CADA SEÇÃO E A FORMATAÇÃO (o texto

está de acordo com a indicação de formatação do artigo, para melhor

entendimento).

TÍTULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA

Nome e sobrenome dos autores1, nome e sobrenome do orientador2

1- Acadêmico do curso de XXXXX.

2- Titulação do orientador – Professor Multivix - Vitória

RESUMO

O resumo deve ser digitado com espaçamento simples e tamanho da fonte Arial tamanho 10.

O resumo deverá ter no máximo 250 palavras e digitado em apenas um parágrafo. Deve apresentar,

de forma breve, o tema e sua importância, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, ou

seja: os pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões

do trabalho. O resumo deve ser elaborado de acordo com a NBR 6028/2021, na forma de frases

concisas e objetivas (e não enumeração de tópicos), utilizando a terceira pessoa do singular, os verbos

na voz ativa e evitando o uso de expressões negativas.

Palavras - Chave: de 3 a 6 expressões, separadas por ;

INTRODUÇÃO

É a parte do texto científico que dá́ aos leitores informações previas da

pesquisa realizada. O objetivo central dessa seção é definir com muita clareza o

problema abordado pela pesquisa, e para isso ela estabelece relações (citações)

a diversas outras pesquisas (Creswell, 2007).

A introdução informa o que foi pesquisado e o porquê ̂ da investigação. É a

parte do artigo que prepara o leitor para entender a investigação e a justificativa

de sua realização. Deve ser organizada com o propósito de despertar o interesse

do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura. O aluno deverá apresentar no mínimo 3

autores (dos últimos 5 anos), que possam dar embasamento ao problema de

pesquisa do artigo original.

METODOLOGIA

Definir, com base na revisão bibliográfica ou em trabalhos preliminares, a

metodologia que foi utilizada para atingir os objetivos estabelecidos. Apresentar o

20 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAprocedimento de trabalho, o material que deverá ser utilizado, o tratamento da

informação e o procedimento estatístico, se for o caso. Esta seção deve detalhar os

aspectos da metodologia empregada nas atividades especificamente executadas pelo

aluno e apresentar sua relação com as áreas do curso.

Método, é entendido como um processo lógico, sistematizado e organizado

para o desenvolvimento da pesquisa. Representa o “COMO” caminho para se chegar

a um fim “ONDE”. método compreende o material e os procedimentos adotados na

pesquisa de modo a poder responder à questão central da investigação.

Deverá ser apresentada e explicada com referencial teórico específico de

metodologia científica, diferentes aspectos como:

- a natureza da pesquisa: Básica ou Aplicada,

- a abordagem do problema: quantitativo, qualitativo

- tipo de objetivos do estudo: Pesquisa Exploratória, Pesquisa Descritiva e

Pesquisa Explicativa

- devem ser descritos os procedimentos que foram utilizados no

desenvolvimento da pesquisa:

Pesquisa Bibliográfica

Pesquisa Documental

Pesquisa Experimental

Levantamento

Estudo de caso

Pesquisa Participante:

Pesquisa-Ação:

Pesquisa Expost-Facto:

Pesquisa Investigativa

- Descrever, caso haja, a população e/ou amostra: informações sobre o

universo estudado.

- Apresentar como foi a coleta e análise de dados: quais as técnicas utilizadas

para coletar dados (questionários, entrevistas, observação, experimento…) caso haja.

Ao relatar experimentos com seres humanos e animais, na seção Metodologia.

21 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIADeve-se informar o número do protocolo de aprovação do Comitê de ética em

Pesquisa responsável por experimentação humana e animal (institucional ou

regional). As pesquisas que envolverem seres humanos devem indicar que houve

consentimento dos indivíduos em participar do trabalho.

RESULTADOS

Apresentar os dados e resultados das análises/observações alcançados. Para

apresentação de Tabelas, Gráficos, Figuras, Quadros, entre outros, recomenda-se

consultar a formatação contida neste documento ou o Manual de Normas Técnicas da

Instituição para a correta formatação deles. Importante utilizar citações para validar os

resultados/análises obtidas.

O propósito da seção de resultados, como o próprio nome indica, é mostrar o

que foi encontrado na pesquisa. São os dados originais obtidos e sintetizados

pelo autor, com o intuito de fornecer resposta à questão que motivou a

investigação. Os principais achados são apresentados acompanhados do

respectivo tratamento estatístico, se dele houver necessidade.

Quanto mais a investigação for direcionada para um objetivo principal, mais

fácil será́ a redação dos seus resultados. Se, ao contrário, a pesquisa estiver

desfocada, “dando tiro para tudo que é lado”, com numerosos objetivos,

explícitos ou implícitos, o relato se torna difícil, além de haver maior

possibilidade de chegar-se a resultados falso-positivos.

Apresentar primeiro os resultados principais

O foco do relato da seção de resultados, como de todo o artigo original, deve

ser nos achados principais. Eles precisam estar separados de outros,

secundários, que porventura venham a constar do relato. Daí́ a conveniência

de especificar claramente quais sejam os achados principais e os

secundários. Resultado principal ou primário é o que está́ mais relacionado

ao objetivo da investigação. Refere-se ao desfecho principal, evento principal

ou variável resposta. Portanto, a questão central da pesquisa – expressa por

objetivo ou hipótese – necessita estar sempre presente para bem nortear a

redação (Pereira, 2018).

Em resultados, o autor apresenta os principais achados da sua pesquisa.

Depois, na discussão, tenta dar sentido ao que encontrou.

O cerne da discussão é a interpretação dos resultados obtidos e a sua relação

com o conhecimento existente, de modo a chegar-se a uma conclusão.

Resultados é parte do artigo científico onde o autor deve mostrar o que obteve

em sua pesquisa. Os Resultados devem ser ilustrados Tabela(s) ou Figura(s), a(s)

qual(is) deve(m) estar intercalada(s) com parágrafos explicativos.

Uma Figura e uma Tabela podem mostrar a mesma coisa. Desta forma, é

22 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAaconselhável escolher apenas uma. Não é aconselhável colocar fotografias do

experimento; somente em casos de EXTREMA necessidade. O texto deve ser claro,

atenção para que não seja subjetivo ou extremamente detalhista.

DISCUSSÃO

Discussão é parte do artigo científico em que o autor deve fazer ponderações

sobre os resultados obtidos no estudo. Neste momento que são apontados os pontos

relevantes sobre cada elemento (tratamento) estudado. A escrita da Discussão deve

respeitar a sequência dos resultados apresentados, mantendo ‘foco’ em cada

parágrafo. Se pertinente, deve ser feita referência a algum autor anteriormente citado

no referencial teórico ou na introdução. Há revistas científicas em que a Discussão é

escrita juntamente com os Resultados (Resultados e Discussão).

CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÕES

As considerações Finais é parte do artigo científico onde o autor deve, em

poucas palavras, mostrar ao leitor o que obteve no estudo. Não devem ser escritas

frases longas, ou realizadas discussões ou argumentações, deve ser objetiva e

convincente. Os termos devem ser científicos. É a apresentação dos dados e

resultados das análises/observações alcançados. É a parte final do trabalho em que

são apresentadas as considerações correspondentes aos objetivos. Deverá ser

concisa, exata e convincente, onde o autor deverá expor um novo conhecimento ou

reformulação de um conhecimento existente e ainda sugerir outros estudos para

respostas daquilo que não se obteve explicação. É a descrição do que foi apresentado

na introdução e exposto em material no desenvolvimento.

Qualquer comunicação, oral ou escrita, tem começo, meio e fim.

O autor introduz, desenvolve e conclui seu tema. O relato dos resultados de

uma investigação não é exceção.

Embora uma conclusão possa tomar vários caminhos, dois aspectos são

essenciais:

- A conclusão deve estar suficientemente apoiada nos fatos apresentados e em

23 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAsolida interpretação.

A conclusão traz “a posição ou a solução do autor apoiado nos argumentos

apresentados; por vezes, sugere desdobramentos.

A conclusão deverá estar relacionada ao objetivo apresentado na

introdução do artigo.

REFERÊNCIAS

Esta seção deve indicar o conjunto de referências utilizadas para construção

deste trabalho. A quantidade de referências listadas indica o nível do levantamento

bibliográfico executado pelo aluno.

As referências do trabalho deverão ser listadas em ordem alfabética,

seguindo padrão ABNT, e podem ser geradas em ferramentas online para elaboração

de referência ABNT.

Referências exemplo

Livros impressos:

PEREIRA, Mauricio Gomes Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar

/ Mauricio Gomes Pereira. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2121-9

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas,

1991.

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP

: Atlas, 1992.

4. ed. SP: Atlas, 1996.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos.

Livros digitais

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas – 4. ed.

rev., atual. e ampl. – São Paulo : Atlas, 2017.

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos

Gil. - 7. ed. - São Paulo : Atlas, 2019. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522484959/

Artigos de revista

ARAÚJO, U. Escola, democracia e a construção de personalidades morais.

Educação e Pesquisa. São Paulo: Faculdade de Educação/USP, v. 26, n.2, p. 91-

107, jul./dez., 2000.

24 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIATANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de

Educação, n.14 (esp.), p. 61-88, maio/ago. 2000. [500 anos de educação escolar]

Material da Internet

RIBEIRO, José Martins. Educação e desenvolvimento: "um discurso

(re)novado". 2005. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Rio de

Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos24.htm>.

Acesso em: jan. 2008.

25 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAAPÊNDICE G O EXEMPLO DE COMO SE DEVE ELABORAR O ARTIGO DE

REVISÃO NARRATIVA OU TRADICIONAL O QUE ESCREVER EM CADA SEÇÃO

E A FORMATAÇÃO (o texto está de acordo com a indicação de formatação do

artigo, para melhor entendimento).

TÍTULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA

Nome e sobrenome dos autores1, nome e sobrenome do orientador2

1- Acadêmico do curso de

2- Titulação do orientador – Professor Multivix - Vitória

RESUMO

O resumo deve ser digitado com espaçamento simples e tamanho da fonte Arial tamanho 10.

O resumo deverá ter no máximo 250 palavras e digitado em apenas um parágrafo. Deve apresentar,

de forma breve, o tema e sua importância, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, ou

seja: os pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões

do trabalho. O resumo deve ser elaborado de acordo com a NBR 6028/2021, na forma de frases

concisas e objetivas (e não enumeração de tópicos), utilizando a terceira pessoa do singular, os verbos

na voz ativa e evitando o uso de expressões negativas.

Palavras - Chave: de 3 a 6 expressões, separadas por ;

INTRODUÇÃO

O Artigo de Revisão é um estudo que resume, analisa e discute informações

já publicadas.

É a parte do texto científico que dá aos leitores informações previas da

pesquisa realizada. O objetivo central dessa seção é definir com muita clareza o

problema abordado pela pesquisa, e para isso ela estabelece relações (citações)

a diversas outras pesquisas (Creswell, 2007).

Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado,

os objetivos, metodologia da pesquisa, etapas e outras informações que

apresentem ao leitor o que será desenvolvido e como foi desenvolvido.

A introdução informa o que foi pesquisado e o porquê ̂ da investigação. É a

parte do artigo que prepara o leitor para entender a investigação e a justificativa

de sua realização. Deve ser organizada com o propósito de despertar o interesse

do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura.

26 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAREVISÃO DA LITERATURA

Parte principal do artigo que contém a exposição ordenada do assunto

tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024/2012, que

variam em função da abordagem do tema e do método.

A formatação deste tipo de estudo, será orientada pelo objetivo traçado e o

tipo de revisão que será desenvolvido.

Para o Trabalho de Conclusão de Curso será considerado a revisão do tipo

Revisão Narrativa ou tradicional, que consiste na síntese da literatura sobre um

dado tema, em geral realizada de maneira não-sistemática; a conclusão pode refletir

o estado da arte sobre o assunto.

O Referencial Teórico, também conhecido como Embasamento Teórico,

deve ser elaborado com títulos e subtítulos referentes aos temas tratados,

apresentando os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o

assunto abordado, do ponto de vista da análise realizada por outros autores. Em

outras palavras, referencial teórico é a descrição de conhecimentos relativos à teoria

sobre os diversos elementos que estarão contidos no trabalho, que serão transcritos

em forma de citação direta ou indireta, organizados no texto.

Esta parte do trabalho é elaborada com base em material já publicado por

outros autores, desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, que inclui materiais com

reconhecida confiabilidade, como livros, teses, dissertações, anais de eventos

científicos, revistas periódicas científicas online ou impressas, entre outros. No

referencial teórico serão apresentadas as teorias, modelos, exemplos e trabalhos de

autores que respaldam o trabalho que será desenvolvido.

Para o desenvolvimento do referencial teórico ou revisão de literatura, o aluno

deve escolher no mínimo 5 tópicos do assunto, dissertando sobre eles, não utilizando

subseções com pouco conteúdo. O texto deve ser coeso e coerente, utilizando de

linguagem científica, e sempre com as narrativas na 3ª pessoa ou no infinitivo,

apresentando o conhecimento adquirido dos autores estudados. O aluno deverá

apresentar no mínimo 10 autores (sendo 3 autores no mínimo dos últimos 5 anos),

que possam dar embasamento ao tema escolhido.

27 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAObservação: Em todos os contextos deverão ser apresentadas as devidas

referências aos autores externos, e a formatação deve seguir o padrão

estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÕES

A conclusão, nos casos dos artigos de revisão, pode refletir o estado da arte

sobre o assunto.

A conclusão deverá estar relacionada ao objetivo apresentado na

introdução do artigo.

REFERÊNCIAS

Esta seção deve indicar o conjunto de referências utilizadas para construção

deste trabalho. A quantidade de referências listadas indica o nível do levantamento

bibliográfico executado pelo aluno.

As referências do trabalho deverão ser listadas em ordem alfabética,

seguindo padrão ABNT, e podem ser geradas em ferramentas online para elaboração

de referência ABNT.

Referências exemplo

Livros impressos:

PEREIRA, Mauricio Gomes Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar

/ Mauricio Gomes Pereira. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2121-9

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas,

1991.

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP

: Atlas, 1992.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos.

4. ed. SP: Atlas, 1996.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel

de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v.

8,n. 1,p. 102-106, Mar. 2010 .

Livros digitais

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas – 4. ed.

rev., atual. e ampl. – São Paulo : Atlas, 2017.

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/

28 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIAGIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos

Gil. - 7. ed. - São Paulo : Atlas, 2019. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522484959/

Artigos de revista

ARAÚJO, U. Escola, democracia e a construção de personalidades morais.

Educação e Pesquisa. São Paulo: Faculdade de Educação/USP, v. 26, n.2, p. 91-

107, jul./dez., 2000.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de

Educação, n.14 (esp.), p. 61-88, maio/ago. 2000. [500 anos de educação escolar]

Material da Internet

RIBEIRO, José Martins. Educação e desenvolvimento: "um discurso

(re)novado". 2005. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Rio de

Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos24.htm>.

Acesso em: jan. 2008.

29 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA30 > MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MULTIVIX ENSINO A DISTÂNCIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...

TRABALHO PRONTO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roteiro Aula Prática 2 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA NOME DA DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Unidade: 1 – O que uma criança aprende quando brinca? Aula: 2 – Os aspectos lúdicos e as experiências no desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional, social e motor. OBJETIVO Para promover a reflexão crítica e prática sobre o papel do professor na Educação Infantil com ênfase no cuidado, na escuta e na atitude responsiva, compreendendo como esses gestos contribuem para o desenvolvimento integral da criança, realize as etapas desta atividade. PROCEDIMENTO/ATIVIDADE ATIVIDADE PROPOSTA: ATIVIDADE 1 – Roteiro Reflexivo e Interativo: Cuidar, Ouvir e Responder 1. Leitura e Roda de Conversa Inicial (presencial ou virtual síncrona) Organize um momento de leitura e debate a partir de um texto-base (indicação do professor) que aborde o cuidado como dimensão constitutiva do ato educativo na primeira infância. Após a leitura, oriente os ...