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RESPOSTAS DAS PROVAS

 



RESPOSTAS DAS PROVAS GARANTIA DE APROVAÇÃO Você provavelmente conhece alguém que realizou a compra de um produto de que não precisava simplesmente pela euforia ou pela tristeza. Ou então conhece alguém que visitou uma estética e mudou o cabelo com o objetivo de elevar a autoestima. Que fator influenciou esses consumidores a adquirir produtos ou serviços? Question 1Select one: a. Fator cultural e social. b. Fator demográfico. c. Fator social. d. Fator psicológico. e. Fator cultural. Question 2 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text A marca X de produtos eletroeletrônicos de última geração inovou mais uma vez. Seu último lançamento é o notebook mais avançado que existe para uso profissional. Para o lançamento do produto, foram feitas uma campanha publicitária nacional e a publicidade digital e em mídias sociais, destacando as qualidades excepcionais do produto. Os anúncios falam da qualidade da câmera, da capacidade de processamento e armazenamento de dados, wi-fi, wireless e outros quesitos absolutamente técnicos e funcionais. Considerando as diferenças de comportamento e decisão de compra entre indivíduos, especialmente entre os gêneros, pode-se afirmar que: Question 2Select one: a. a campanha está mais adequada ao público feminino, já que esse tende a adotar novas tecnologias a partir da utilidade percebida e avalia os aspectos funcionais do produto. b. a campanha proposta está mais adequada ao público masculino, já que ele tende a ser orientado para a realização de tarefas e por benefícios funcionais. c. a campanha proposta está mais adequada ao público masculino, já que ele tende à compra por impulso, passa muito tempo indo às compras e é inflluenciado por design. d. a campanha proposta está mais adequada ao público feminino, já que esse tende a ser orientado para benefícios não funcionais e apelos sociais, sendo ligado ao design. e. a campanha está adequada a ambos os gêneros, já que tendem à autoafirmação e ao domínio, preferem atributos funcionais e não se incomodam com design. Question 3 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Um dos grandes desafios do e-commerce está relacionado ao prazo de entrega da mercadoria adquirida. Os consumidores já se acostumaram a pesquisar preço, já sentem maior segurança com relação às transações comerciais digitais, as compras via mobile têm sido cada vez mais frequentes, mas, ainda assim, receber a mercadoria em casa no menor tempo possível é um diferencial que pode determinar a escolha do consumidor por um site em detrimento de outro. A entrega é um item importante relacionado ao pós-venda. A partir disso pode-se compreender que falar de pós-compra ou pós-venda implica em: Question 3Select one: a. compreender que a satisfação do consumidor está relacionada a aspectos psicológicos dele próprio, que devem ser identificadas e alinhadas ao longo da jornada de compras, não apenas na etapa de pós-compra. b. desenvolver atividades de marketing e comunicação, incluindo a distribuição, como parte intrínseca dos critérios objetivos e subjetivos de um produto, com foco no atendimento das expectativas do consumidor. c. entender que as expectativas do consumidor, com relação ao desempenho de um produto, estão relacionadas aos aspectos psicológicos suscitados ou despertados, e à capacidade da empresa de atendê-los de forma excelente. d. definir que a etapa de pós-venda é fundamentalmente relevante para a satisfação do consumidor no mercado de comércio eletrônico, mas que não alcança a mesma relevância quando se trata de lojas físicas. e. entender que as expectativas do consumidor, com relação ao desempenho de um produto, estão relacionadas a sua funcionalidade e capacidade de atender as necessidades ou desejos que foram identificados inicialmente. Question 4 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text No mercado organizacional (B2B), o consumidor organizacional é representado por pessoas jurídicas, ou seja, empresas, organizações, entidades e órgãos públicos que realizam atividades de compras com a finalidade de suprir suas necessidades de matéria-prima e suprimentos para a realização das atividades cotidianas de negócios. Sobre o processo de decisão de compras desse consumidor, pode-se afirmar que: Question 4Select one: a. as influências pessoais e psicológicas se aplicam também ao processo de decisão de compra dos consumidores organizacionais, porque é conduzido por pessoas que têm suas próprias personalidades, atitudes, opiniões e percepções. b. as influências culturais se aplicam ao processo de decisão de compra apenas dos consumidores individuais, assim como as influências organizacionais se aplicam apenas aos consumidores organizacionais. c. as influências organizacionais se aplicam ao processo de decisão de compra tanto do consumidor organizacional quanto do consumidor individual, assim como as influências do ambiente de negócios. d. as influências pessoais e psicológicas apenas se aplicam ao processo de decisão de compra das pessoas físicas (B2C), pois os consumidores organizacionais são, justamente, pessoas jurídicas (empresas). e. As influências sociais se aplicam ao processo de decisão de compra apenas dos consumidores organizacionais, assim como as influências culturais e pessoais, envolvendo apenas as pessoas jurídicas (empresas). Question 5 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text A vida em sociedade pressupõe a participação e o pertencimento em determinados grupos sociais. Aquele grupo da universidade, do futebol, das amigas que marcam o cinema no shopping, entre outros. Para o consumidor, o ato de compra pode sofrer a influência de diversos tipos de grupos de referência. Atenta a isso, a empresa skate para TODXS lançou uma t-shirt voltada ao conceito para todxs. Ou seja, sem determinar gênero a partir da noção de que o produto é direcionado a pessoas, e não ao sexo masculino ou feminino. O foco da campanha de lançamento é atingir o público que se identifica com o skate. Assim, o lançamento será realizado em São Paulo em um importante campeonato internacional de skate. Lá, se reúnem skatistas de todo o mundo. A transmissão do campeonato será simultânea, em um canal de esportes virtual voltado a esse público. As campanhas têm vídeos curtos de skatistas utilizando o produto e veiculados nas redes sociais e principais portais que discutem a cultura do skate. Que tipo de grupo de referência a empresa busca atingir?Marque a alternativa correta: Question 5Select one: a. O estudo de gênero é fundamental para as pesquisas de marketing. Nessa campanha, buscou se aprofundar no estudo do comportamento dos skatistas masculinos. O foco dessa pesquisa direcionou-se aos movimentos de seus corpos ao realizarem as manobras de skate. b. O público feminino está aumentando consideravelmente sua fatia de consumo de produtos esportivos. Nessa direção, a campanha de lançamento do produto focou no grupo de referência feminino a fim de estimular o esporte entre as mulheres. c. O foco é o grupo de skatistas no Município de São Paulo. Assim, podemos entender que o grupo de referência são os moradores da cidade e o lançamento será restrito a esse nicho de mercado. d. O lançamento do novo produto busca direcionar aos grupos de aspirações. No caso da campanha, o foco foi o skatista Rodney Mullen, admirado pelo público de skatista. Ele foi escolhido como “garoto propaganda” da nova campanha. e. O foco da campanha está no grupo de referência tribos virtuais, que se identificam por seu estilo de vida, comportamento, produtos que consomem, formas de se vestir e falar. O foco é no público do skate, independente de gênero ou região geográfica. Question 6 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Os 17 ODS - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015) expressam uma agenda mundial para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Entre os 17 ODS, qual deles tem enfoque nas relações de consumo? Question 6Select one: a. ODS 5. b. ODS 2. c. ODS 1. d. ODS 7. e. ODS 12. Question 7 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Uma consumidora frequente adquiriu diversos produtos: uma caneta, um notebook e um vestido bordado para ser madrinha de casamento. Parece que ela não estava com muita sorte, a caneta parou de escrever no mesmo dia em que foi entregue, o notebook funcionou por dois dias, travou e se recusava a ligar, e o vestido já chegou com o bordado descosturando. O que mais a deixou chateada foi o problema com o vestido, embora o notebook fosse seu instrumento de trabalho. Como se pode explicar que a insatisfação da consumidora foi maior com o vestido do que com os outros produtos adquiridos? Question 7Select one: a. Produtos cujos critérios de decisão de compra são objetivos, baseados nas características intrínsecas do produto, têm maior probabilidade de atenderem às expectativas do consumidor do que produtos cujos critérios sejam essencialmente subjetivos. b. Os produtos apresentados no enunciado têm valores de aquisição muito distintos; assim, na ordem, a caneta tem preço mínimo, o notebook tem um valor maior e o vestido, em geral, é muito caro, por isso, a consumidora ficou mais insatisfeita com o problema apresentado pelo vestido de madrinha. c. A insatisfação da consumidora tem relação com o custo-benefício. Embora o notebook fosse seu instrumento de trabalho, o vestido de madrinha deve ter tido um preço de aquisição muito maior; daí sua insatisfação com a compra que ocorreu abaixo das suas expectativas e critérios definidos inicialmente. d. Estabelecer critérios objetivos com relação a uma caneta e um notebook é mais fácil do que com relação ao vestido de madrinha. A insatisfação da consumidora foi maior com o vestido porque os critérios objetivos e subjetivos, definidos inicialmente, não foram atendidos. e. Embora o notebook tivesse valor financeiro maior, o vestido de madrinha tinha valor emocional maior; sendo assim, seu envolvimento com o produto foi determinante nas expectativas que desenvolveu. Question 8 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Pesquisas apontam para o expressivo poder de compra do público feminino. Elas têm uma participação significativa no consumo de alimentação familiar, higiene pessoal, vestuário feminino e infantil, medicamentos, produtos de estética e salões de beleza, entre outros. Por exemplo, na hora de fechar a compra de um automóvel para a família, são as mulheres que dão a palavra final, mesmo não sendo as compradoras. Marque a alternativa que se refere ao papel da mulher no consumo: Question 8Select one: a. Papel de comprador: homens e mulheres compram a mesma quantidade de carros por serem bons negociadores. b. Papel de decisor: são elas quem decidem qual bem comprar, mesmo que seja o marido quem irá pagar (comprar) o automóvel. c. Papel de iniciador: o público feminino é quem influencia a compra. É uma formadora de opinião nata. d. Papel de usuário: o público feminino apenas usa o bem, pois seu poder de compra é bem baixo em relação aos homens. e. Papel de negociador: geralmente, elas não são excelentes negociadoras; portanto, o papel da compra do automóvel fica com o marido. Question 9 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text O casal composto por Paulo e Ângela está muito feliz. Eles serão pais pela primeira vez e souberam, por meio do ultrassom, que se trata de uma menina. Estão empenhados em decorar o quarto como sempre sonharam; trocaram o carro por outro maior que acomode o bebê-conforto; compraram todos os apetrechos necessários à bebê. Apenas Paulo trabalha no momento. Ângela, sempre que vai às compras, leva sua mãe para que esta a ajude a escolher os produtos necessários de acordo com sua experiência. Com relação à situação proposta, e considerando os papéis no processo de decisão de compra, assinale a alternativa que indica os papéis representados por Paulo, Ângela, a bebê e a mãe de Angela: Question 9Select one: a. Comprador - bebê; decisor - mãe; influenciadora - Ângela; usuário - Paulo. b. Comprador - Ângela; decisor - Ângela; influenciadora - mãe; usuário - bebê. c. Comprador - mãe; decisor - bebê; influenciador - Paulo; usuário - Ângela. d. Comprador - Ângela; decisor - Paulo; influenciadora - mídia; usuário - mãe. e. Comprador - Paulo; decisor - Ângela; influenciadora - mãe; usuário - bebê. Question 10 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Um conjunto de mudanças e necessidades conformou uma nova ética em relação a negócios e economia, contexto alicerçado em princípios que sustentam essa nova lógica. Sobre os princípios e ideias gerais do Capitalismo Consciente, é correto afirmar que: Question 10Select one: a. Somente Empresas e Organizações que tenham no seu nascedouro o propósito alinhado ao Capitalismo Consciente podem ser consideradas benéficas ao ecossistema social e ambiental. b. Somente empresas de inovação tecnológicas têm potencial para aderir ao Capitalismo Consciente, porque nascem no cenário de tecnologias limpas e potencial exponencial. c. Empresas do setor de serviço têm potencial para constituírem suas ações alinhadas ao escopo do Capitalismo Consciente, porque não geram resíduos tóxicos ao meio ambiente. d. A atenção ao negócio e ao lucro são inferiores à atenção à sociedade. Isto é, o objeto é fazer o bem, considerando que a economia deve fazer assistência social às minorias e aos grupos considerados excluídos. e. Empresas e Organizações de qualquer setor e tamanho podem alinhar-se ao conceito do Capitalismo Consciente, visto que, em sua atividade econômica, fazem o bem e visam à prosperidade das pessoas e do ecossistema. O consumo consciente pode ser considerado como: Question 1Select one: a. O ato de compra que não é por impulso, ou seja, feito de forma responsável,  no qual o consumidor avalia a necessidade da compra para satisfação de desejos psicológicos. b. A compra de forma consciente para satisfação psicológica e de autoestima. c. A compra não consciente estimula a compra por impulso, aumentando, assim,  a demanda por produtos supérfluos. d. O ato ou decisão de compra ou uso de serviços, de bens industriais ou naturais, praticado por um indivíduo, levando em conta o equilíbrio entre satisfação pessoal, as possibilidades ambientais e os efeitos sociais de sua decisão. e. O ato ou a decisão de compra consciente de bens industriais praticado por um indivíduo, levando em conta o equilíbrio do poder econômico de grandes grupos produtores. Question 2 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text As empresas estão investindo muito em programas de fidelização. Estão observando o papel desses programas em seu cotidiano e como servem para atrair e reter mais clientes. Vários tipos de programas de fidelidade são usados pelas organizações; algumas utilizam apenas um tipo ou modalidade, enquanto outras utilizam mais de um tipo. Sobre isso, assinale a alternativa correta em relação às recompensas beneficentes. Question 2Select one: a. São o tipo mais comum entre as empresas; o cliente ganha pontos pelas compras e, quando acumula uma certa quantidade de pontos, pode ter acesso a recompensas. b. O cliente ganha um incentivo básico para participar do programa de fidelidade e, quanto mais ele compra, melhores são as recompensas. c. Oferecem vários tipos de benefícios: poupanças imediatas e produtos gratuitos para membros, entre outros. d. Visam a oferecer um programa de fidelidade mais abrangente em termos de recompensas, e a empresa pode fazer parcerias com outras. e. Nesse tipo de recompensa, os clientes podem ajudar uma causa ou entidade por meio de suas compras. Question 3 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Vários autores elencam características dos programas de fidelidade, colocando sua importância e devidas dimensões a serem observadas pelas empresas. Com base nos estudos de Mendes e Peron (2014), a descrição trazida para a característica referente ao "regulamento" é: Question 3Select one: a. concentra-se em determinados aspectos críticos, essenciais ao desenvolvimento de ferramentas de lealdade. b. devem ser diferenciados consoante o nível de fidelidade em que se encontram os clientes. c. é possível identificar quais são os clientes mais valiosos, bem como modificar as ofertas de produtos/serviços. d. devem ter campanhas de comunicação associadas, fazendo uso de uma comunicação personalizada de acordo com cada cliente. e. permite armazenar todo tipo de informação acerca dos clientes e suas compras. Question 4 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Podemos considerar como fatos sociais: Question 4Select one: a. As punições. b. Os fenômenos químicos. c. Os fenômenos orgânicos. d. As decisões políticas. e. As formas de pensar, agir e sentir dos indivíduos. Question 5 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Valores como honestidade, confiabilidade, imparcialidade, respeito, justiça, integridade, consideração pelo próximo, responsabilidade e lealdade são inerentes apenas aos consumidores ou também às empresas? Question 5Select one: a. Para o Marketing 3.0, esses são os valores dos consumidores que devem ser considerados pelas empresas. b. São inerentes às empresas de consumo, pois apenas essas atendem diretamente ao consumidor final. c. São valores pertinentes também às empresas, pois os consumidores preferem consumir produtos de quem tem ética e moral em todo seu processo produtivo. d. Quando for um fator de decisão do consumidor, a empresa também deve ficar atenta a esses valores. e. São valores pertinentes também às empresas, vinculados à legislação e à regulamentação do segmento no qual elas estão inseridas. Question 6 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Quando pensamos na característica "exterioridade", nos fatos sociais, estamos nos referindo a que? Question 6Select one: a. Coerção. b. Generalidade. c. A característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já está organizada quando ele nasce. d. A tudo que está fora da família. e. A tudo que não reflete no comportamento do indivíduo. Question 7 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Analisando o desenvolvimento de estratégias de satisfação das tendências, conforme se sugere à empresa, organização ou marca, é correto afirmar que: Question 7Select one: a. os pontos fortes e fracos da empresa são silos de proteção da organização na análise das tendências. b. todas as tendências vão impactar igualmente a organização; logo, é preciso planejar e realizar ações com a mesma tenacidade e esforço para todas elas. c. inovação e melhorias devem trazer performance econômica e financeira, mas requerem também investimentos para implantação. d. estar apto a trabalhar uma tendência em sua marca não prescinde de orçamento financeiro e recursos operacionais. e. as condições econômicas e financeiras da empresa ou organização não interferem na análise das tendências. Question 8 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Assinale a alternativa que melhor define a aplicação da teoria de Maslow na compreensão da motivação do consumidor. Question 8Select one: a. A pirâmide de Maslow, como é conhecida, é a representação gráfica de sua teoria. Ela apresenta um fator psicológico não hierárquico de uma escala de necessidades humanas. b. Maslow concluiu que as pessoas buscam satisfazer suas necessidades obedecendo a uma hierarquia - da mais urgente para a menos urgente. c. Maslow concluiu que as pessoas buscam satisfazer suas necessidades obedecendo apenas a fatores psicológicos - do mais urgente para o menos urgente. d. A pirâmide de Maslow, como é conhecida a representação gráfica de sua teoria, é um fator psicológico que tem como base dois fatores: os insatisfatores - fatores que causam insatisfação - e os satisfatores - fatores que causam satisfação. e. A teoria de Maslow é uma sequência lógica de necessidades dos consumidores, tendo seu estilo de vida e sua personalidade definindo sua ordem. Question 9 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text De que forma a cultura pode influenciar no comportamento do consumidor? Question 9Select one: a. A cultura não influencia no comportamento do consumidor. b. Por meio do fator motivacional. c. Em função da intelectualidade do ser humano. d. Por meio de valores, percepções e comportamentos. e. A cultura influencia somente no desenvolvimento de produtos. Question 10 Correct Mark 0.20 out of 0.20 Flag question Question text Assinale a alternativa correta quanto aos tipos de decisão de compra. Question 10Select one: a. Se o consumidor identificar um problema, ele buscará entender, primeiramente, se este corresponde a um incentivo interno ou externo. b. O consumidor decide comprar quando constata que precisa de um produto que é dispensável. c. Os incentivos externos referem-se somente às cores que o consumidor visualiza e que ocasionam emoções. d. Os incentivos internos estão ligados às semelhanças individuais de cada consumidor. e. A decisão que o consumidor toma para efetuar suas compras passa somente pelas fases "durante a compra e depois da compra".

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