Pular para o conteúdo principal

Temática interdisciplinar: “A transposição da oralidade para o processo de escrita”
































LETRAS Temática interdisciplinar: “A transposição da oralidade para o processo de escrita” Curso Letras 3ª e 4º Semestre Disciplinas integradoras Teoria da Literatura Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa Introdução aos Estudos Linguísticos Literatura infantojuvenil Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa: Ler, Escrever e Falar em Situações Comunicativas Professores Amanda Crispim Ferreira Valério Anderson Teixeira Rolim Andressa Aparecida Lopes Juliana Fogaça Sanches Simm Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk Conteúdos interdisciplinares Gêneros narrativos; leitura e produção de textos, transposição da oralidade para a escrita. Competência Compreender a influência e a transposição da oralidade para a escrita. Habilidades Reconhecer as particularidades do gênero fábula. Refletir sobre a influência da fala no processo da escrita; Observar a transposição da oralidade na escrita e os problemas decorrentes desse processo em sala de aula. Objetivo de aprendizagem Promover a reflexão teórico-prática de problemáticas características da sala de aula, especialmente em contextos nos quais a fala acaba influenciando no processo da escrita e no reconhecimento dos gêneros literários originários da oralidade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Caro(a) Aluno(a), Esta proposta de produção textual interdisciplinar lhe permite uma importante reflexão, ancorada nos conhecimentos teóricos, literários e linguísticos, para pensar a prática em sala de aula e os problemas dos alunos com o texto e a fala. A atividade segue uma série de etapas: leitura da situação-problema; percurso reflexivo, com base em leituras teóricas e questões norteadoras; e redação do texto final a ser entregue. Leia, reflita e construa novas ideias! ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1.1 Leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem - SGA A seguir, é apresentada a situação-problema geradora de aprendizagem, na qual você conhecerá Renato, um professor de Língua Portuguesa, recém-formado, que vem observando problemas relacionados à influência da fala no processo da escrita. LETRAS Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Renato é um professor de Língua Portuguesa recém-formado que ministra aulas de Língua Portuguesa no 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública, de médio porte, localizada na periferia de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Por ser um ano de transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Renato resolveu trabalhar o gênero fábula, com o intuito de resgatar conhecimentos prévios dos alunos - oriundos dos primeiros anos escolares – e, ainda, realizaria a progressão do conteúdo. Seu objetivo era retomar as especificidades do gênero fábula, assim como o percurso e os elementos da narrativa, articulados à transposição da oralidade para a escrita, considerando ser característica própria do gênero fábula. O professor, ao atuar nas salas de aula do 6º ano e observar o desempenho de aprendizagem de seus alunos, percebeu que poderia articular o gênero fábula a algumas especificidades que observara em seus alunos. Renato percebeu que a maior parte de seus alunos do 6º ano possui dificuldades no processo da transposição da oralidade para a escrita que, além de impactar o desenvolvimento da linguagem, demonstra deficiências no que diz respeito à alfabetização dessas crianças. A primeira dificuldade encontrada por Renato relaciona-se à relação estabelecida entre oralidade e escrita. O professor percebeu que os alunos apresentavam problemas na segmentação das palavras, ou seja, na omissão ou na inserção de espaço entre as palavras, como por exemplo a junção de “derrepente”, e a separação de “em controu”. A troca de letras também era recorrente: p pelo b, g pelo q, f por v. Situação-problema: O professor Renato buscará relacionar o gênero selecionado às dificuldades de seus alunos nesse processo de transpor a oralidade à escrita: um gênero que possui vínculo com a oralidade, mas que se materializa também na escrita (principalmente nos materiais didáticos e na esfera escolar), de forma a levar seus alunos à reflexão e à prática de maneira articulada, atendendo às particularidades da escrita. Para o desenvolvimento deste trabalho, você deverá refletir sobre a situação-problema que envolve a atuação do professor Renato, colocar-se no lugar dele e refletir se o trabalho contextualizado com a língua, no caso com a fábula, possibilitaria uma melhora significativa na transposição da oralidade à escrita. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO I) A partir da leitura do caso, pautado na atuação de um professor interessado no desenvolvimento das questões da teoria da narrativa e de permitir o desenvolvimento da transposição da oralidade para a escrita, questões relevantes são suscitadas: a. O que é o gênero fábula? Quais são suas características? b. Quais são os elementos da fábula que podem ser abordados, especialmente no que diz respeito a suas características orais e escritas? c. Como o professor pode solucionar problemas de interferência da oralidade na escrita, especialmente nos casos de hiper ou hiposegmentação das palavras (pensando num trabalho contextualizado ao gênero abordado)? d. De que forma o trabalho com a fábula, um gênero literário, pode auxiliar no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita? LETRAS II) Depois de ter pensado um pouco mais sobre o caso apresentado, com o auxílio das questões sugeridas, você deverá realizar a leitura de alguns textos teóricos, para complementar seu percurso reflexivo. a) Leia o texto: Desafios no ensino da oralidade. FREITAS, Sara Helena da Costa; TEIXEIRA, Josina Augusta Tavares; MACHADO, Miriam Raquel Piazzi. Desafios no ensino da oralidade. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 2, n.1, p. 197-215, 2016, p. 197-215. b) Veja o vídeo: Consciência fonológica é pré-requisito para escrever? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B0cyJgzkB6w Acesso em: 19 jul. 2018. c) Leia o texto: A fábula como gênero literário em sala de aula. FERREIRA, Wandersn Diego Gomes; ALVES, Maria Betania Ipolito; BORA, Zélia Monteiro. A fábula como gênero literário em sala de aula. Revista Desempenho. Brasília, v. 2, n. 20, 2013. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/viewFile/16373/11654 Acesso em 19 jul. 2018. d) Leia o texto: Influência da linguagem oral na escrita. NOBRE, Lucélia Lopes; FÁVERO, Teresinha de Oliveira. Influência da linguagem oral na escrita. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/60697/000862156.pdf?sequence=1 Acesso em: 19 jul. 2018. III) Com suas leituras e reflexões, é hora de registrar suas ideias em sua produção textual. Para isso, siga as orientações a seguir: Introdução: Para iniciar o seu texto, você deve realizar uma breve contextualização do tema contemplado na proposta: O que é o gênero literário fábula? Quais as características do gênero literário fábula? Qual a relação dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com a Literatura e o gênero fábula? Como os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental têm contato com a Literatura e as fábulas? Quais os aspectos positivos do uso das fábulas em sala de aula? Se necessário, retome a situação-problema e pesquise na internet acerca estudos de caso que abordem o trabalho com as fábulas em sala de aula, sobretudo, aqueles que tratam também de oralidade. É essencial que você não se restrinja às referências sugeridas, uma vez que os materiais das disciplinas e a Biblioteca Digital podem lhe ajudar. Desenvolvimento: Nesta etapa, você deve construir uma reflexão teórico-prática a respeito da problemática apresentada. 1- Elabore uma discussão consistente que aborde os seguintes temas específicos:  Como o professor pode integrar a literatura nas práticas de leitura e escrita em sala de aula, especificamente, de fábulas?  A leitura das fábulas colabora para o entendimento dos elementos da narrativa (personagens, espaço, tempo etc.)?  Como a leitura das fábulas em atividades pedagógicas colabora para o desenvolvimento da escrita? Qual a relação da oralidade com as fábulas?  Como a leitura e o trabalho com fábulas pode ajudar o aluno dos anos finais do ensino fundamental a melhorar a competência escrita?  Como a transposição da oralidade para a escrita pode ser revisitada no trabalho com o gênero elencado? LETRAS 2- A partir de suas reflexões e conclusões, desenvolva uma proposta de atividade de leitura que possa ser utilizada pelo professor Renato, articulando a fábula com a transposição da oralidade para a escrita. Para isso, descreva como seria essa atividade, indicando o texto que poderia ser utilizado, bem como os procedimentos metodológicos a serem seguidos por ele para o desenvolvimento. Não se esqueça de sustentar suas ideias por meio de referenciais teóricos. Extensão: de 4 a 5 laudas. Conclusão: Para o encerramento de sua produção textual interdisciplinar, você deverá apresentar a conclusão alcançada por você com todo o processo de reflexão empreendido. Na sua conclusão, responda à pergunta: Como a Literatura e as fábulas podem colaborar no desenvolvimento da competência escrita dos alunos dos anos finais do ensino fundamental? É o momento de você posicionar-se a respeito do tema contemplado nesta proposta. Observação: Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Digital, na Biblioteca Virtual e nos materiais das disciplinas. ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO 1. O trabalho será realizado individualmente. 2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 05 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e póstextuais). 4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso de Letras, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”. 5. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 6. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:  Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.  Respeito ao número de páginas solicitadas.  Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). LETRAS  Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.  Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.  Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Bom trabalho! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur