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Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública PROINTER IV MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL



1 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública PROINTER IV MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL 2 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública SUMÁRIO Apresentação ................................................................................................ 3 1. Introdução ......................................................................................... 4 2. Orientações ...................................................................................... 4 3. ETAPA1 – Relatório Parcial .............................................................. 4 3.1. Do Relatório Parcial .......................................................................... 10 3.2. Do Prazo de Entrega ........................................................................ 10 3.3. Da Avaliação ..................................................................................... 11 3.4. Do Acompanhamento ....................................................................... 11 4. ETAPA 2 – Relatório Final ................................................................ 11 4.1. Do Relatório Final ............................................................................. 13 4.2. Do Prazo de Entrega ........................................................................ 14 4.3. Da Avaliação ..................................................................................... 15 5. Orientações gerais para construção do Relatório Final .................... 14 Referências Bibliográficas ............................................................................ 16 Anexos I – Ficha descritiva do PROINTER .................................................. 17 3 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Apresentação Caro(a) Acadêmico(a), A presente disciplina tem por finalidade contextualizar todo o conhecimento que você vem adquirindo durante as aulas, nas disciplinas estudadas, observando a importância deste conhecimento na sua vida profissional para a tomada de decisões. Ao desenvolver o PROINTER, você estará interagindo com a teoria e a prática profissional. Para tanto, deve-se ter atenção aos conteúdos ministrados nas aulas e nos materiais e livros das disciplinas que norteiam este Projeto. Você estudou disciplinas que estão relacionadas à Gestão Urbana e de Serviços Públicos, Licitações, Contratos e Convênios, Financiamentos Públicos, Políticas Públicas e Estado e Poder Local Bons Estudos! 4 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública 1. Introdução A necessidade de tornar a administração pública ainda mais profissionalizada visa sua eficiência, com foco na transparência, produzindo maior e duradoura inclusão socioeconômica do cidadão. Desta forma, o histórico das reformas administrativas empreendidas no Brasil vem com a abordagem do direito à qualidade dos serviços públicos, transparência, informação, controle social e dos novos desafios para a administração pública. Nos dias atuais, em se tratando de esfera pública, um assunto que ainda tem chamado muito a atenção é a lentidão nos processos, ocasionada pela burocracia. Seja nas emissões de documentos ou em financiamentos, os processos muitas vezes se perdem durante o trâmite burocrático, e a resolução de problemas acaba por demorar ou, o que acontece muito, acaba sem solução. Normalmente, quem procura um órgão público tem de passar por diversos departamentos, sem que isso seja necessário muitas vezes. É comum ouvirmos reclamações sobre atendimento nas diversas esferas públicas, como em prefeituras, INSS, Receita Federal, Postos de Saúde ou quando necessitamos de qualquer outro órgão público. Assim, fica a pergunta: O que pode ser feito para melhorar a burocracia nos processos da Previdência Social de acordo com as Políticas Públicas da área? 2. Orientações 5 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública O trabalho deverá ser desenvolvido dentro das normas NBR’s1, sendo este um dos critérios considerado pelo tutor à distância na avaliação do trabalho. O objetivo do Prointer a ser desenvolvido é: Analisar e sugerir melhorias de acordo com as políticas públicas Este trabalho será desenvolvido em duas etapas: Orientações gerais para desenvolvimento da 1ª etapa: Orientações gerais para desenvolvimento da 1ª etapa: a) Introdução: Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada. 1 NBR é uma abreviação adotada pela ABNT( Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é o conjunto de regras de uso relativas às características de um produto ou de um método, compiladas com o objetivo de uniformizar e de garantir o seu modo de funcionamento e a sua segurança. 3. ETAPA 1. Relatório Parcial Entrega de um relatório contendo: a) Introdução b) Desenvolvimento c) Considerações d) Referências Bibliográficas 6 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações. Você (e sua equipe) deve levantar as demonstrações financeiras de uma organização e analisar as informações e o histórico contábil. Para tanto, você deverá: • Pesquisar as Políticas Públicas de Previdência Social. • Pesquisar os principais benefícios oferecidos aos cidadãos segurados. • Analisar o material e pontuar (de acordo com a realidade atual da Previdência Social Brasileira) as fragilidades que dão margem à burocracia. • Sugerir melhorias que minimizem a burocracia nos processos. B. Desenvolvimento A seguir, são apresentadas as atividades que deverão ser desenvolvidas nesta primeira etapa. Elaborar um relatório contendo sugestões de melhoria no que tange a burocracia nos processos da Previdência Social Brasileira, de acordo com as políticas públicas da área. A pesquisa sobre políticas públicas da Previdência Social é de extrema importância para se chegar a sugestões de possíveis melhorias nos processos. A análise deve ser feita de forma imparcial e sempre pensando no cidadão, 7 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública que, hoje ou amanhã, utilizará os serviços públicos fornecidos pela Previdência Social. Você (e sua equipe) deve levantar as demonstrações financeiras de uma organização e analisar as informações e o histórico contábil. Para tanto, você deverá: • Pesquisar as Políticas Públicas de Previdência Social. • Pesquisar os principais benefícios oferecidos aos cidadãos segurados. • Analisar o material e pontuar (de acordo com a realidade atual da Previdência Social Brasileira) as fragilidades que dão margem à burocracia. • Sugerir melhorias que minimizem a burocracia nos processos. b) Considerações Importante: As considerações a serem apresentadas sobre da situação relatada, deverão ser acerca da primeira etapa deste estudo. Além de resgatar as ideias fundamentais sobre o assunto, as considerações devem apontar também para questões futuras, decorrentes de tudo que foi investigado até o momento, contribuindo com possibilidades de um melhor entendimento por parte dos leitores sobre determinado tema, deixando o mesmo em aberto para outras discussões futuras. c) Referências bibliográficas: 8 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Este relatório deverá conter a citação das referências bibliográficas2 . Trata-se de um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. A elaboração das referências deve obedecer a Normas Técnicas da ABNT, com relação a edição e formatação de trabalhos (NBR). Lembrando que: deve-se utilizar como material para consulta os conteúdos das aulas, livros e também pesquisas elaboradas sobre o assunto, reforçando assim os conceitos aprendidos. 3.1 Do Relatório Parcial Ao final dessa etapa 1, o discente deverá apresentar um Relatório (parcial) dentro do modelo proposto, a saber: I. Capa contendo o logo da Instituição, o titulo do Trabalho e do Curso. II. Nome completo e respectivo RA do aluno (quando individual) ou de todos os integrantes do grupo. III. Nome dos tutores (presencial e a distância). IV. Nome completo da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso ____ (PROINTER __) V. Polo presencial. VI. Conteúdo do Relatório Parcial conforme solicitado nos itens (a, b, c, d) desta Etapa. 2 Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. Disponível em: . Acesso: 07 mar. 2015. 9 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública 3.2 Do Prazo de Entrega O Projeto Interdisciplinar - PROINTER é uma atividade acadêmica na forma de produção textual que deve ser realizada em total conformidade com as regras e procedimentos estabelecidos no Regulamento disponibilizado no AVA. Importante salientar que o não atendimento das regras estabelecidas no Regulamento, principalmente as que estabelecem a quantidade de integrantes de grupo (quando for o caso) e os procedimentos de postagem do trabalho poderão resultar na não aceitação do mesmo. Você deverá postar o Relatório Parcial no AVA (moodle): • Devidamente confeccionado conforme orientações desse manual, • Dentro da respectiva área de estudos, em conformidade com o Artigo 11º do Regulamento do PROINTER • Na data prevista em cronograma, para a avaliação e atribuição de nota pelo tutor. 3.3 Da Avaliação O tutor à distância irá avaliar o Relatório Parcial postado no AVA (moodle), dentro do prazo previsto em cronograma. A nota a ser atribuída para esta etapa deverá variar de 0,0 (zero) a 3,0 (três) pontos. 3.4 Do Acompanhamento Durante o período da realização você deverá interagir com o tutor presencial e à distância, que estarão dirimindo todas as suas dúvidas, na realização das atividades. 10 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Orientações gerais para desenvolvimento da 2ª etapa: Caro (a) Acadêmico (a), Nesta segunda etapa utilize todo o conhecimento que vem sendo adquirido ao longo das aulas. Não se limite a consultar apenas o livro principal das disciplinas norteadoras. Utilize o acervo da Biblioteca Digital além das ferramentas de estudos à sua disposição e pesquise outros autores e materiais de críticos sobre o assunto. A partir dos estudos dos resultados apontados no relatório parcial você dará continuidade ao PROINTER desenvolvendo as seguintes atividades: a) Introdução: Adequações e complementação da introdução e do embasamento teórico do relatório parcial. 4. ETAPA 2 – Relatório Final Entrega de um relatório contendo: a) Introdução b) Desenvolvimento c) Considerações Finais d) Referências Bibliográficas 11 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública b) Desenvolvimento Elaborar uma análise da inter-relação entre a burocracia, as Políticas Públicas e os financiamentos públicos com foco na crise da Previdência Social. c) Considerações Finais: Redija suas considerações finais sobre a experiência de elaboração dessa pesquisa. Não dê a entender que você está concluindo, mas, sim, realizando suas contribuições para melhorar o entendimento sobre o tema. d) Referências bibliográficas: Revise e complemente as referências bibliográficas apresentadas no relatório parcial. 4.1 Do Relatório Final3 Você terminou as atividades previstas em seu trabalho; é hora de confeccionar o RELATÓRIO FINAL correspondente ao seu PROINTER. Este Relatório Final deverá conter o conteúdo completo deste trabalho, ou seja: Etapa I e Etapa II, contemplando os seguintes aspectos: • Capa contendo: o logo da Instituição, o titulo do trabalho e do curso; nome completo e respectivo RA do aluno (quando desenvolvido individualmente) ou de todos os integrantes do grupo; nome dos tutores (presencial e a distância); nome completo da disciplina; polo presencial. 3 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .Acesso em 03 Set. 2013. 12 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública • Contracapa; • Resumo: é a apresentação consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas, suas informações mais significativas. Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, e a 1ª frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do resumo não se deve usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações, assim como fórmulas e equações. Recomenda-se que os resumos tenham uma média de 300 a 500 palavras • Todos os itens descritos para esta etapa (a, b, c, d). • Anexos: Documento, que pode ou não ser do autor do estudo, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração do estudo ou de suas partes. Ex.: questionários, mapas, fotos (com extensão ‘jpeg’), tabelas, entre outros. Nota: Ilustre seu trabalho com figuras, gráficos e tabelas, se necessário. Se o projeto (PROINTER) contiver fotos, as mesmas deverão ser salvas na extensão “jpeg”. Obs.: O arquivo final deverá conter no máximo 15 (Quinze) páginas no total. 4.2 Do Prazo de Entrega 13 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Você deverá postar o Relatório Final (Etapas 1 e 2) no AVA (moodle): • Devidamente confeccionado conforme orientações desse manual, • Dentro da respectiva área de estudos, em conformidade com o Artigo 11º do Regulamento do PROINTER • Na data prevista em cronograma, para a avaliação e atribuição de nota pelo tutor. 4.3 Da Avaliação O tutor à distância irá avaliar o Relatório Final postado no AVA (moodle), dentro do prazo previsto em cronograma. A nota a ser atribuída para esta etapa deverá variar de 0,0 (zero) a 7,0 (sete) pontos. Bom trabalho! 14 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Referências Bibliográficas Básicas AMORIM, Wilson Aparecido Costa; FISCHER, André L.; EBOLI, Marisa. Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. 1ª ed. São Paulo: ATLAS, 2010, v.1. – (Livro Principal) GORGES, Eduardo. A Lei de Murphy no Gerenciamento de Projetos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. (Livro Principal) PONTES, Benedito R.. Administração de Cargos, Salários e Benefícios. 15ª ed. São Paulo: LTR, 2011. (Livro Principal) TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. 1ª ed. São Paulo: Bookman, 2009. (Livro Principal) Complementares ALMEIDA , Mário. Gestão do conhecimento para tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2011. VitalBook file. Minha Biblioteca. Disponível em: . Acesso em: 11 de nov. de 2014. OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de descrição de cargos e salários. 4ª ed., São Paulo: Atlas, 2013. VitalBook file. Minha Biblioteca. Disponível em: < http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788522480265>. Acesso em: 11 de nov. de 2014. 15 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública SANTOS, MC; SILVA, CE. Universidades corporativas como vantagem competitiva na era do conhecimento. Revista Brasileira de Administração Científica. 2, 1, 31-52, Apr. 2011. ISSN: 2179684X. Disponível em: < http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=65484422&la ng=pt-br&site=ehost-live>. Acesso em: 12 de nov. de 2014. ANEXO I FICHA DESCRITIVA DO PROINTER 16 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública FICHA DESCRITIVA DO PROINTER (modelo) Curso Gestão Pública Responsável pelo Desenvolvimento do PROINTER - Núcleo Docente Estruturante (NDE) - EaD; - Coordenação Pedagógica – EaD; - Coordenação de Cursos - EaD. Componente Curricular Referência ao PROINTER Semestre de Vigência 3º/4º Disciplinas Norteadoras • Gestão Urbana e de Serviços Públicos • Licitações, Contratos e Convênios • Estado e Poder Local • Financiamentos Públicos • Políticas Públicas Competências / Habilidades Profissionais a serem desenvolvidas Relação das competências/habilidades profissionais a serem desenvolvidas pelo componente curricular em questão, a considerar a sua aderência às disciplinas norteadoras. Período de Desenvolvimento do Projeto Deverá considerar que o prazo para o desenvolvimento será de acordo com o cronograma acadêmico vigente no semestre. 17 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Referência Bibliográfica A mesma bibliografia das disciplinas norteadoras (PEA- Plano de Ensino Aprendizagem). Instrumentos de Avaliação Relatório Parcial: (0 a 3 pontos na nota final do Prointer) Este relatório deverá conter as informações desenvolvidas no projeto até o momento da entrega, sendo norteador do tempo e entregáveis que ainda precisam ser realizados. Postagem obrigatória. Relatório Final: (0 a 7 pontos na nota final do Prointer) Este relatório prevê o cumprimento de todas as atividades descritas no Manual, a padronização do relatório conforme orientações do regulamento, assim como a postagem individual dentro do prazo definido no cronograma do semestre. Postagem Obrigatória. Sistema de Avaliação Nota igual ou superior a 7,00 (sete) = SUFICIENTE Nota inferior a 7, 00 (sete) = INSUFICIENTE Obs.: o discente que reprovar deverá realizar a disciplina novamente em regime de dependência, uma vez que para essa disciplina não há EXAME. 

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