Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública PROINTER IV MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL
1 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública PROINTER IV MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL 2 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública SUMÁRIO Apresentação ................................................................................................ 3 1. Introdução ......................................................................................... 4 2. Orientações ...................................................................................... 4 3. ETAPA1 – Relatório Parcial .............................................................. 4 3.1. Do Relatório Parcial .......................................................................... 10 3.2. Do Prazo de Entrega ........................................................................ 10 3.3. Da Avaliação ..................................................................................... 11 3.4. Do Acompanhamento ....................................................................... 11 4. ETAPA 2 – Relatório Final ................................................................ 11 4.1. Do Relatório Final ............................................................................. 13 4.2. Do Prazo de Entrega ........................................................................ 14 4.3. Da Avaliação ..................................................................................... 15 5. Orientações gerais para construção do Relatório Final .................... 14 Referências Bibliográficas ............................................................................ 16 Anexos I – Ficha descritiva do PROINTER .................................................. 17 3 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Apresentação Caro(a) Acadêmico(a), A presente disciplina tem por finalidade contextualizar todo o conhecimento que você vem adquirindo durante as aulas, nas disciplinas estudadas, observando a importância deste conhecimento na sua vida profissional para a tomada de decisões. Ao desenvolver o PROINTER, você estará interagindo com a teoria e a prática profissional. Para tanto, deve-se ter atenção aos conteúdos ministrados nas aulas e nos materiais e livros das disciplinas que norteiam este Projeto. Você estudou disciplinas que estão relacionadas à Gestão Urbana e de Serviços Públicos, Licitações, Contratos e Convênios, Financiamentos Públicos, Políticas Públicas e Estado e Poder Local Bons Estudos! 4 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública 1. Introdução A necessidade de tornar a administração pública ainda mais profissionalizada visa sua eficiência, com foco na transparência, produzindo maior e duradoura inclusão socioeconômica do cidadão. Desta forma, o histórico das reformas administrativas empreendidas no Brasil vem com a abordagem do direito à qualidade dos serviços públicos, transparência, informação, controle social e dos novos desafios para a administração pública. Nos dias atuais, em se tratando de esfera pública, um assunto que ainda tem chamado muito a atenção é a lentidão nos processos, ocasionada pela burocracia. Seja nas emissões de documentos ou em financiamentos, os processos muitas vezes se perdem durante o trâmite burocrático, e a resolução de problemas acaba por demorar ou, o que acontece muito, acaba sem solução. Normalmente, quem procura um órgão público tem de passar por diversos departamentos, sem que isso seja necessário muitas vezes. É comum ouvirmos reclamações sobre atendimento nas diversas esferas públicas, como em prefeituras, INSS, Receita Federal, Postos de Saúde ou quando necessitamos de qualquer outro órgão público. Assim, fica a pergunta: O que pode ser feito para melhorar a burocracia nos processos da Previdência Social de acordo com as Políticas Públicas da área? 2. Orientações 5 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública O trabalho deverá ser desenvolvido dentro das normas NBR’s1, sendo este um dos critérios considerado pelo tutor à distância na avaliação do trabalho. O objetivo do Prointer a ser desenvolvido é: Analisar e sugerir melhorias de acordo com as políticas públicas Este trabalho será desenvolvido em duas etapas: Orientações gerais para desenvolvimento da 1ª etapa: Orientações gerais para desenvolvimento da 1ª etapa: a) Introdução: Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada. 1 NBR é uma abreviação adotada pela ABNT( Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é o conjunto de regras de uso relativas às características de um produto ou de um método, compiladas com o objetivo de uniformizar e de garantir o seu modo de funcionamento e a sua segurança. 3. ETAPA 1. Relatório Parcial Entrega de um relatório contendo: a) Introdução b) Desenvolvimento c) Considerações d) Referências Bibliográficas 6 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações. Você (e sua equipe) deve levantar as demonstrações financeiras de uma organização e analisar as informações e o histórico contábil. Para tanto, você deverá: • Pesquisar as Políticas Públicas de Previdência Social. • Pesquisar os principais benefícios oferecidos aos cidadãos segurados. • Analisar o material e pontuar (de acordo com a realidade atual da Previdência Social Brasileira) as fragilidades que dão margem à burocracia. • Sugerir melhorias que minimizem a burocracia nos processos. B. Desenvolvimento A seguir, são apresentadas as atividades que deverão ser desenvolvidas nesta primeira etapa. Elaborar um relatório contendo sugestões de melhoria no que tange a burocracia nos processos da Previdência Social Brasileira, de acordo com as políticas públicas da área. A pesquisa sobre políticas públicas da Previdência Social é de extrema importância para se chegar a sugestões de possíveis melhorias nos processos. A análise deve ser feita de forma imparcial e sempre pensando no cidadão, 7 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública que, hoje ou amanhã, utilizará os serviços públicos fornecidos pela Previdência Social. Você (e sua equipe) deve levantar as demonstrações financeiras de uma organização e analisar as informações e o histórico contábil. Para tanto, você deverá: • Pesquisar as Políticas Públicas de Previdência Social. • Pesquisar os principais benefícios oferecidos aos cidadãos segurados. • Analisar o material e pontuar (de acordo com a realidade atual da Previdência Social Brasileira) as fragilidades que dão margem à burocracia. • Sugerir melhorias que minimizem a burocracia nos processos. b) Considerações Importante: As considerações a serem apresentadas sobre da situação relatada, deverão ser acerca da primeira etapa deste estudo. Além de resgatar as ideias fundamentais sobre o assunto, as considerações devem apontar também para questões futuras, decorrentes de tudo que foi investigado até o momento, contribuindo com possibilidades de um melhor entendimento por parte dos leitores sobre determinado tema, deixando o mesmo em aberto para outras discussões futuras. c) Referências bibliográficas: 8 Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Este relatório deverá conter a citação das referências bibliográficas2 . Trata-se de um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. A elaboração das referências deve obedecer a Normas Técnicas da ABNT, com relação a edição e formatação de trabalhos (NBR). Lembrando que: deve-se utilizar como material para consulta os conteúdos das aulas, livros e também pesquisas elaboradas sobre o assunto, reforçando assim os conceitos aprendidos. 3.1 Do Relatório Parcial Ao final dessa etapa 1, o discente deverá apresentar um Relatório (parcial) dentro do modelo proposto, a saber: I. Capa contendo o logo da Instituição, o titulo do Trabalho e do Curso. II. Nome completo e respectivo RA do aluno (quando individual) ou de todos os integrantes do grupo. III. Nome dos tutores (presencial e a distância). IV. Nome completo da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso ____ (PROINTER __) V. Polo presencial. VI. Conteúdo do Relatório Parcial conforme solicitado nos itens (a, b, c, d) desta Etapa. 2 Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. Disponível em:
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