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PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Temática Interdisciplinar: Gestão Financeira, Gestão de Custos e Gestão de Pessoas.









PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Temática Interdisciplinar: Gestão Financeira, Gestão de Custos e Gestão de Pessoas. Curso CST em Logística Semestre: 5° flex. Disciplinas integradoras Gestão Financeira em Logística, Gestão de Custos Logísticos, Gestão de Pessoas e Matemática Financeira; Seminário Interdisciplinar III. Professores Valdeci S. Araújo; Alessandra Petrechi de Oliveira; Hallynnee H. Pires Rossetto; Mônica Maria Silva; João A. F. Coelho Conteúdos interdisciplinares Gestão Financeira, análise de custos, gestão de pessoas e cálculos financeiros. Competência Entender a composição de um Balanço patrimonial e um DRE; conhecer as teorias e métodos de custeio para a tomada de decisão; elaborar análise de financiamentos, escolhendo a melhor opção; entender a importância do processo de recrutamento e seleção e como capacitar uma equipe. Habilidades Análise de melhores opções para levantar capital para investimento; diferenciar as classificações dos elementos que compõem os gastos operacionais de uma organização em função do seu ramo de atividade; compor um Balanço Patrimonial e o DRE de uma empresa; conhecer os passos de um processo de recrutamento e seleção. Objetivos de aprendizagem Apresentar a dinâmica e funcionalidade da logística da distribuição e armazenamento; aplicar a SP às disciplinas do semestre; permitir que o aluno se ambiente com os conceitos relacionados à gestão financeira e custos. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática: Gestão de pessoas e gestão financeira que engloba custos e cálculos financeiros. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Você deverá ler atentamente a SGA descrita abaixo. A SGA é uma situaçãoproblema hipotética criada pelos professores, com base na vivência real do profissional no ambiente da Logística Empresarial. O aluno deve utilizar os conhecimentos teóricos adquiridos a partir das disciplinas ofertadas no semestre para interpretar a SGA. Deverá destacar os aspectos mais importantes para, posteriormente, produzir o texto (resposta). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Veloz Transportes Ltda. A transportadora Veloz sediada em Curitiba/PR tem 13 anos de mercado, nasceu do desejo de dois amigos que eram caminhoneiros e decidiram empreender em um negócio próprio. Durante esse tempo a empresa cresceu, saindo de uma frota de 02 caminhões Truck para a atual frota de 20 carretas que fazem o transporte de grãos entre para o porto de Paranaguá no estado do Paraná. A empresa é especializada em transporte de grãos, porém, neste segmento de mercado a oferta de serviços é muito grande, o que faz com que o preço médio de frete seja muito baixo o que está inviabilizando o atingimento do objetivo de lucro. Os empresários traçaram uma nova estratégia para este ano e agora querem colocar em prática. Após vários estudos e pesquisas realizados com clientes e prestadores de serviços, chegaram à conclusão que o mercado em franco desenvolvimento e que ainda não conta com tantos concorrentes é o transporte de carne congelada e resfriada que utilizam de carretas com baú refrigerado. Os estudos apontaram uma grande quantidade de indústrias de processamento de carnes (boi, frango e suíno) no estado do Paraná e ao mesmo tempo, uma escassez de oferta de frete para este tipo de carga, o que torna este segmento muito atraente para futuros investimentos. O plano de expansão da Veloz é adquirir 05 carretas baú com sistema de refrigeração 0 Km com o custo previsto de R$ 430.000,00 por unidade completa. A previsão de demanda é que cada carreta faça 04 viagens mensais e que deixem um lucro líquido mensal de R$ 8.500,00 por carreta. Será necessário também a contratação de motoristas e ajudantes para compor esta nova frota. Diante dessa situação, para iniciar os estudos sobre a viabilidade de ampliação da frota e tratar das questões de caráter econômicas, financeiras e contábeis da empresa, os sócios da Veloz contratou você para ajudá-los neste desafio. Para dar início ao projeto de ampliação a Veloz precisa em um primeiro momento organizar sua contabilidade e analisar as Demonstrações ContábeisFinanceiras (Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício) da empresa, analisar as questões relativas aos novos custos e despesas que vão impactar a empresa, verificar as questões de contratação de novos motoristas e analisar as formas para obtenção de capital e de seu financiamento para a compra das carretas. Ao iniciar o trabalho de análise você deve verificar que o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício foram elaborados de maneira incorreta, em que algumas contas patrimoniais estão classificadas indevidamente em outros grupos de contas. A seguir, nos Quadros 1 e 2, são apresentados os saldos finais de todas as contas patrimoniais e de resultado. As contas precisam ser corretamente classificadas e organizadas dentro do Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício da empresa. Quadro 1 – Contas Patrimoniais para classificar corretamente no Balanço Patrimonial Lista de contas Saldos em 2016 Saldos em 2017 Financiamentos a pagar 30.400,00 28.200,00 Capital 102.000,00 103.000,00 Aplicações financeiras 2.300,00 6.600,00 Duplicatas a receber 92.000,00 85.600,00 Empréstimos bancários 12.000,00 18.200,00 Caixa e bancos 21.000,00 24.200,00 Duplicatas descontadas 8.600,00 9.680,00 Fornecedores 103.000,00 132.000,00 Outras obrigações 52.300,00 75.900,00 Investimentos 88.000,00 89.000,00 Reservas de lucro 51.900,00 28.620,00 Imobilizado 42.200,00 62.700,00 Intangível 8.800,00 9.100,00 Estoques 105.900,00 118.400,00 Fonte: elaborado pelos professores. Quadro 2 – Contas de Resultado para classificar corretamente na DRE. Lista de contas Saldos em 2016 Saldos em 2017 RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 620.000,00 720.000,00 Despesas de venda 30.700,00 31.570,00 (-) Despesas financeiras líquidas 9.680,00 9.900,00 (-) PROVISÕES PARA A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E O IMPOSTO DE RENDA 33.423,00 42.841,50 Custo dos produtos vendidos – CPV 325.200,00 358.400,00 Despesas administrativas 31.600,00 34520.00,00 (=) LUCRO OU PREJUÍZO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 189.397,00 242.768,50 Fonte: elaborado pelos professores. A partir de agora começam os desafios da equipe. Vocês possuem algumas tarefas pela frente! Bons estudos e bom trabalho! NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 2. Agora é com você! Logo abaixo cada professor elaborou um desafio (com base na SP), leia atentamente e elabore uma sugestão de resolução para os problemas propostos. 2.1 Matemática Financeira Desafio: Você foi contratado para auxiliar a transportadora Veloz na aquisição das 05 carretas baú com sistema de refrigeração 0 Km com o custo previsto de R$ 430.000,00 por unidade completa. Como a empresa não tem esse capital será preciso fazer um financiamento. Para isso, realizou-se uma pesquisa em bancos com o intuito de saber a menor taxa de juros cobrada. Após análise, selecionouse o banco BNDES e New Cred. Esses bancos apresentaram condições, conforme a tabela: BNDES NEW CRED Taxa de juros 1,49% ao mês 15,39% ao ano Período do financiamento 80 meses 120 meses Você deve analisar cada uma das opções apresentadas, com o intuito de apresentar ao gerente da transportadora a opção que considera mais vantajosa. Desse modo, você deve determinar: a) O valor da prestação de cada uma das opções. b) O valor futuro (montante) de cada uma das opções. c) Apresentar aos gestores o banco que considera mais vantajoso a empresa realizar o financiamento, justificando essa escolha. REFERÊNCIAS: ROHLOFF, Débora Bohrer. Matemática financeira. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. 165p. SAMANEZ, Carlos Patricio. Matemática financeira: aplicações à análise de investimentos. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. WAKAMATSU, André. Matemática Financeira. São Paulo: Pearson, 2012. Material complementar – Tele aula Estudos Continuados em Matemática: Aulas de Fixação: Matemática Financeira: Profa. Hallynnee Héllenn Pires Rossetto - 01/08/2017 - Aula 1, 2, 3 e 4. ROSSETTO, Hallynnee Héllenn Pires. 2.2 Gestão Financeira Desafio: Com base nas contas patrimoniais e de resultado apresentados nos Quadros 1 e 2, classifique adequadamente as contas, organizando-as, de modo a estruturar o Balanço Patrimonial (Quadro 3) e a Demonstração do Resultado do Exercício (Quadro 4). Quadro 3 – Balanço Patrimonial BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO 31/12/2016 31/12/2017 PASSIVO 31/12/2016 31/12/2017 CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e bancos Empréstimos bancários Aplicações financeiras Duplicatas descontadas Duplicatas a receber Duplicatas a pagar Estoques Outras obrigações ATIVO NÃO CIRCULANTE PASSIVO NÃO CIRCULANTE Investimentos Financiamentos a pagar Imobilizado PATRIMONIO LÍQUIDO Intangível Capital Reservas de lucro TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO Quadro 4 – Demonstração do Resultado do Exercício DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 2016 2017 RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTO OPERACIONAL Custo dos produtos vendidos – CPV (=) LUCRO BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas administrativas Despesas de venda (=) LUCRO OPERACIONAL OU LAJIR (-) Despesas financeiras líquidas (=) LUCRO ANTES DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E DO IMPOSTO DE RENDA (-) Provisões para a Contribuição Social e o Imposto de Renda (=) LUCRO OU PREJUÍZO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO Após realizar a tarefa anterior, tendo como base as demonstrações financeiras, efetue as análises verticais e horizontais do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício. Essas análises são primordiais para o processo de análise de viabilidade pelos sócios da empresa. Você deve fazer a análise vertical somente do ano 2017. A análise horizontal envolve 2016 e 2017. Lembre-se: arredondar as porcentagens, não utilizar nenhuma casa decimal após a virgula. Quadro 5 – Análise Vertical do Balanço Patrimonial ANÁLISE VERTICAL BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO 31/12/2016 31/12/2017 AV PASSIVO 31/12/2016 31/12/2017 AV CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e bancos Empréstimos bancários Aplicações financeiras Duplicatas descontadas Duplicatas a receber Duplicatas a pagar Estoques Outras obrigações ATIVO NÃO CIRCULANTE PASSIVO NÃO CIRCULANTE Investimentos Financiamentos a pagar Imobilizado PATRIMONIO LÍQUIDO Intangível Capital Reservas de lucro TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO Quadro 6 – Análises Verticais da Demonstração do Resultado do Exercício ANÁLISE VERTICAL DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 2016 2017 AV RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTO OPERACIONAL Custo dos produtos vendidos – CPV (=) LUCRO BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas administrativas Despesas de venda (=) LUCRO OPERACIONAL OU LAJIR (-) Despesas financeiras líquidas (=) LUCRO ANTES DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E DO IMPOSTO DE RENDA (-) PROVISÕES PARA A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E O IMPOSTO DE RENDA (=) LUCRO OU PREJUÍZO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO Quadro 7 – Análises Horizontais do Balanço Patrimonial ANÁLISE HORIZONTAL BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO 31/12/2016 31/12/2017 AH PASSIVO 31/12/2016 31/12/2017 AH CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e bancos Empréstimos bancários Aplicações financeiras Duplicatas descontadas Duplicatas a receber Duplicatas a pagar Estoques Outras obrigações ATIVO NÃO CIRCULANTE PASSIVO NÃO CIRCULANTE Investimentos Financiamentos a pagar Imobilizado PATRIMONIO LÍQUIDO Intangível Capital Reservas de lucro TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO Quadro 8 – Análises Horizontais da Demonstração do Resultado do Exercício ANÁLISE HORIZONTAL DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 2016 2017 AH RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTO OPERACIONAL Custo dos produtos vendidos – CPV (=) LUCRO BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas administrativas Despesas de venda (=) LUCRO OPERACIONAL OU LAJIR (-) Despesas financeiras líquidas (=) LUCRO ANTES DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E DO IMPOSTO DE RENDA (-) PROVISÕES PARA A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E O IMPOSTO DE RENDA (=) LUCRO OU PREJUÍZO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO Após realizar a tarefa aanterior, tendo como base o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, calcule e faça a análise de índices: - Liquidez Corrente de 2016 e 2017 - Liquidez Seca de 2016 e 2017 - Giro do Ativo de 2016 e 2017 Lembre-se: para fazer a análise dos índices é necessário que você utilize duas casas decimais (após a vírgula). Após os cálculos, preencha o quadro 9: Quadro 9 – Índices Ano Índice Valor Análise 2016 LC 2017 LC 2016 LS 2017 LS 2016 GA 2017 GA Material para consulta e estudos: Caro aluno, você pode aprofundar seus conhecimentos sobre elaboração de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado nas aulas da disciplina de Capital de Giro e Análise das Demonstrações e também nos seguintes livros que estão disponíveis na nossa biblioteca digital: Minha Biblioteca REFERÊNCIAS: GONÇALVES. Eugênio Celso. Contabilidade geral. São Paulo: Atlas, 2011. MARION. José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 2012. PADOVEZE. Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 2010. 2.3 Gestão de Custos Desafio: A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. Os gestores da transportadora Veloz estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões. Nesse sentido foram retirados alguns dados da empresa em determinado período em 2018, sendo os mesmos listados a seguir: Receita total: R$ 1.000.000,00 Custos fixos totais: R$ 310.000,00 Custos variáveis totais: R$ 270.000,00 Despesas variáveis totais: R$ 80.000,00 Despesas fixas totais: R$ 90.000,00 Considerando as informações listadas, calcule a margem de contribuição total e o lucro do período em questão. REFERÊNCIAS: PROENÇA, F. R.; MOREIRA, E. G.; DOMINGUES, J. J.; KNUTH, V. Gestão de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Edição 10ª. Editora Atlas, 2010. 2.4 Gestão de Pessoas Desafio: A Transportadora Veloz contratou o seu grupo para, como consultores em gestão de pessoas, realizarem a estruturação do processo de seleção dos novos motoristas de carga perigosa e de gerente de logística. Para tanto vocês devem:  Perfil dos cargos: definir o perfil dos cargos de motorista de carga perigosa e do gerente de logística. A definição do perfil deve especificar as seguintes informações: o Nome do cargo: o Atividades: Iniciar pelas atividades mais importantes e incluir também aquelas que serão esporádicas. o Exigências para ocupação do cargo: como escolaridade, experiência na função, conhecimento técnico  No caso do motorista de carga perigosa vocês devem pesquisar no site do Detran qual a exigência com relação a categoria de habilitação para este tipo de transporte de carga. A pesquisa deve ser realizada no site do Detran PR, uma vez que a empresa está sediada em Curitiba e no código brasileiro de trânsito artigo 145. Segue o link para pesquisa: http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos.php?t ema=motorista  http://www.ctbdigital.com.br/ o Competências: descrever as competências exigidas para cada uma das funções. Para esta definição você deve pesquisar no site do Ministério do Trabalho através do CBO (Código Brasileiro de Ocupações) as competências pessoais para cada um dos cargos. No link: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitul o.jsf realize a busca por “motorista” e do gerente de logística realize a busca por “gerente de logística”  Etapas e técnicas do processo de seleção: com base no conteúdo estudado na unidade 2 do livro da disciplina de Gestão de Pessoas definir as etapas do processo de seleção para cada um dos cargos, detalhando como será a sua realização, os objetivos e quais são as etapas eliminatórias.  Treinamento de Integração: Planejar o programa de integração e os treinamentos que o motorista de carga perigosa deverá realizar.  Programa de Integração: definir os tópicos que serão apresentados no programa de integração  Treinamento motorista de carga perigosa: para tanto você deve definir quais serão os módulos do treinamento definindo também quais os treinamentos serão necessários para o desempenho da função de motorista de carga perigosa. Para tanto vocês devem pesquisar a resolução do COTRAN 168 através do link: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONT RAN_168_04_COMPILADA.pdf o A definição dos treinamentos deve conter:  A descrição dos módulos  A carga horária de cada módulo REFERÊNCIAS: AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. http://anhanguera.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788584822355/p ages/-2 CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7.ed.rev.atual.Barueri, SP: Manole, 2009 (Série recursos humanos). http://anhanguera.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520428061/p ages/_1 DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos, 2.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. http://anhanguera.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788587918277/p ages/_1 3. Estrutura da PTI O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, etc.) e na capa do trabalho deverá conter o nome do aluno. Para isso, acesse: http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/ Ao acessar a Biblioteca Digital na parte inferior direita da página inicial clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico” e apresentar a seguinte estrutura: 3.1 Introdução Na introdução o aluno deverá apresentar uma breve descrição da SP e das disciplinas/problemas propostos. 3.2 Desenvolvimento No item desenvolvimento o aluno deverá resolver os desafios propostos 3.3 Conclusão Na conclusão, o aluno deverá pontuar os aspectos mais relevantes durante o desenvolvimento da Produção Textual 3.4 Referências Bibliográficas FERREIRA, L.; ASSIS, R.F.de; CHIACHERINE, L.F.; ESPOSITO, V. Processos logísticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 4. Orientações complementares Essa produção textual deve contemplar todos os tópicos solicitados no item 4, Estrutura da PTI” contendo no mínimo 06 páginas e máximo 15 páginas, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão, excluindo os elementos pré e pós textuais (capa, folha de rosto, sumário, referências, anexos e outros). Somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD. Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com seu tutor a distância (tutor eletrônico), preferencialmente através da sala do tutor. Fique atento ao prazo de inserção da PTI no sistema, pois quem não postar no prazo, automaticamente ficará para recuperação e não conseguirá o conceito máximo no trabalho. IMPORTANTE: O aluno deverá postar uma cópia / foto do painel no fórum da disciplina SEMINÁRIOS. 5.Critérios de avaliação dos trabalhos pelo tutor à distância Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito empregado pelo tutor à distância. Critério Significado Valor/peso Coerência, clareza e coesão Possui uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares As ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em cada disciplina do semestre. 40% Riqueza de argumentação Apresenta relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos solicitados. 20% Conclusão Contempla os pontos essenciais da pesquisa/entrevista, apresenta de fato a resolução da problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. 20% Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. 10% Um ótimo trabalho! Equipe de professores do semestre!

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