PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Temática Interdisciplinar: Contabilidade na Gestão Pública
Curso Tecnologia em Gestão Pública Semestre: 2/3
Disciplinas
integradoras
Administração Pública
Auditoria e Controle no Setor Público
Contabilidade Pública
Finanças Públicas
Gestão de Custos no Setor Público
Seminário do Projeto Integrado III
Professores Jaqueline dos Santos Ferrarezi
Regis Garcia
Eric Ferreira dos Santos
André Juliano Machado
Valdeci da Silva Araújo
Cláudia Cardoso Moreira Napoli
Conteúdos
interdisciplinares
Os princípios e normas da controladoria e auditoria na
gestão pública. O planejamento dos processos no controle
interno da gestão. Normas e regulamentação das finanças
públicas. Gestão do orçamento público. Objetivos e
características da apropriação de custos. Mensuração e
análise de custos no setor público. Patrimônio público e
plano de contas. Legislação e escrituração contábil.
Princípios e modelos de administração Pública.
Competência Compreender e aplicar os conceitos e normas para o
planejamento dos processos no controle interno da gestão,
por meio do entendimento dos princípios e modelos de
administração pública, incluindo finanças, custos, gestão
do orçamento público e a legislação e escrituração
contábil.
Habilidades Os alunos deverão ser capazes de identificar a situação
problema e, a partir dela, compreender os
desdobramentos possíveis por meio da aplicação teórica e
prática dos conteúdos estudados, elaborando a produção
textual seguindo as instruções e as normas da ABNT.
Objetivos de
aprendizagem
Levar o discente a refletir e analisar o papel do gestor
público e suas atividades no âmbito organizacional,
compreendendo os aspectos que influenciam a dinâmica
social no âmbito das organizações públicas.
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá
como temática a prática da contabilidade na gestão pública. Escolhemos esta
temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Na atividade de produção textual, vocês deverão seguir as instruções e
questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim
de elucidar e resolver a situação-problema (situação geradora de
aprendizagem– SGA) proposta.
Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos
Os alunos devem formar grupos de 02 a 05 integrantes. Atenção: todos
os integrantes devem pertencer à mesma turma, assim os alunos matriculados
no 2ª semestre somente poderão pertencer aos grupos que contenham alunos
do 2º semestre.
Ao formar o grupo, apenas um aluno (o líder), será responsável por
cadastrar cada integrante do grupo.
Somente após cadastrar o grupo é que o trabalho deverá ser enviado no
prazo estabelecido, sendo também responsabilidade do líder do grupo.
Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de
atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo grupo fica
prejudicado. Importante lembrá-los dos prazos.
Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do
grupo e a inserção da atividade diretamente de sua área restrita, no ambiente
virtual de aprendizagem.
Atenção:
Após definir quem serão os participantes do grupo, os alunos deverão
informar o tutor presencial, pois é essencial que o tutor presencial acompanhe
e saiba quem são os grupos que já estão formados, haja vista que é
responsabilidade do tutor presencial acompanhar o cadastro do grupo pelo
aluno responsável (líder), bem como acompanhar a inserção da atividade.
2. Leitura e interpretação da SGA
Contextualização
A gestão pública brasileira passa por um momento de renovação
estrutural efetiva e de indispensáveis atualizações daí decorrentes. Na
contabilidade, o foco no patrimônio público, a transparência das informações
como indutor dos controles públicos e a necessidade de convergência com as
normas internacionais do International Federation of Accountants (IFAC)
constituem os vetores centrais desse desafio.
O processo de mudança iniciou-se com a edição das Normas Brasileiras
de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) pelo Conselho Federal
de Contabil
Convergência Brasil (2008). Houve um importante passo dado, também, pelo
Governo Federal com a publicação da Portaria MF no 184/2008, do Decreto no
6.976/2009 e do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP),
atualmente em sua 8ª edição. Este último estabeleceu o novo plano de contas
a ser aplicado nas contabilidades de todos os órgãos da administração pública
brasileira, incorporando, também, aperfeiçoamento dos atuais demonstrativos
contábeis, previstos na Lei Federal nº 4.320/1964, e inserindo outros, tais
como: a Demonstração do Fluxo de Caixa e a Demonstração da Mutação do
Patrimônio Líquido.
Neste cenário de renovação da gestão pública, a transparência das
informações tem fortes ligações com a responsabilidade fiscal por representar
a capacidade de resposta dos governos aos cidadãos, ou seja, a obrigação de
informar e explicar seus atos na gestão pública, tendo como instrumentos,
segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Planejamento, a
Transparência, o Controle e a Responsabilização (Accountability
Fiscal (artigo 48 da LRF), os quais envolvem: a) os planos, orçamentos e leis
de diretrizes orçamentárias; b) as prestações de contas e o respectivo parecer
prévio; c) o Relatório Resumido da Execução Orçamentaria; d) o Relatório de
Gestão Fiscal; e) as versões simplificadas desses documentos.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema:
Frente ao contexto apresentado, você e o seu grupo deverá analisar os
principais aspectos no cenário de renovação da gestão pública envolvendo a
administração pública, a auditoria e o controle no setor público, a contabilidade
pública, as finanças públicas e a gestão de custos no setor público, resolvendo
os DESAFIOS propostos.
3. Estrutura da PTG
O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT
(Capa, Folha de rosto, Sumário, etc.) e na capa do trabalho deverá conter os
nomes de todos os alunos integrantes do grupo.
Para isso, acesse: http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/
Ao acessar a Biblioteca Digital na parte inferior direita da página inicial clique
em “Padronização” h “Modelo para elaboração de Trabalho
Acadêmico” g :
3.1Introdução
Na introdução, o grupo deverá:
Apresentar o objetivo do trabalho;
Pesquisar e discutir o contexto do processo de convergências das
normas brasileiras de contabilidade, considerando possíveis implicações
práticas na gestão pública;
Discutir a respeito da utilidade e da importância da transparência pública
e da responsabilização neste contexto de renovação da gestão pública.
3.2Desenvolvimento
DESAFIO 1 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A contextualização apresentada nos torna claro o processo de
modernização em diferentes processos e práticas da Administração
Pública, buscando ampliar o alcance de resultados efetivos à sociedade de
forma permanente, considerando em seu bojo as mudanças ocorridas no
mundo em um contexto globalizado.
Sabemos que a Administração Pública que conhecemos hoje nem
sempre foi assim, e que transformações significativas vêm ocorrendo ao longo
do tempo a fim de potencializar a eficiência e eficácia dos serviços públicos.
Neste contexto, entender as principais renovações ocorridas no âmbito
contábil e fiscal, bem como em muitos outros que orientam o funcionamento da
máquina pública, requer compreender minimamente a tendência na gestão
pública que busca assemelhar organizações públicas às privadas no que tange
aos processos e práticas gerenciais que buscam efetividade, e como foram se
transformando nas últimas décadas.
- Assim, descreva em que consiste a Administração Pública
Gerencial e como este modelo de gestão pública torna possível as
mudanças estruturais que visualizamos hoje, diferenciando do modelo
Patrimonialista o qual consistiu no primeiro modelo de gestão pública
instituído em nosso país.
Recomendações bibliográficas para leitura:
Headley, Samara Silva et al. Administração pública. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2014. 192 p.
DESAFIO 2 – AUDITORIA E CONTROLE NO SETOR PÚBLICO
O controle social exercido pelos cidadãos - seja individualmente, seja
por meio de suas organizações - é fundamental para garantir a eficácia no uso
dos recursos pelos agentes públicos.
Embora seja tão importante, não é sempre a sociedade exerce esse
papel de forma consistente e rotineira.
Como estamos em um contexto no qual as informações estão
disponíveis por vários meios e a comunicação se dá em altíssima velocidade,
mecanismos de controle público tornam-se mais efetivos e acessíveis, todavia
sempre demandando uma ação por parte dos cidadãos. Por mais eficazes que
sejam os sistemas, portais, extranets e outras tecnologias de acesso à
informação, sem a vontade e a ação efetiva das pessoas não se atinge seus
objetivos informacionais pretendidos por esses mecanismos de controle.
Baseados nessas considerações, faça uma pesquisa sobre alguns dos
aspectos relacionados com a auditoria e com o controle no setor público como
segue:
- Qual o conceito e finalidade do controle social? Cite exemplos de como
esse tipo de controle se efetiva na realidade do município onde você
reside.
- Assim como ocorre com as atividades profissionais das mais variadas
áreas, a auditoria no setor público está fundamentada em normas, e em
especial, em normas internacionais. Nesse sentido, o que vem a ser essas
normas internacionais? Qual o órgão responsável pela emissão
das Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores
(ISSAI)?
- A Lei de Acesso à Informação garante aos cidadãos acesso às
informações oriundas das atividades públicas. Essa Lei exige que os
órgãos públicos forneçam informações sobre suas atividades sempre que
forem solicitadas. Nesse sentido consulte o site:
e responda: quais os
principais serviços aos cidadãos disponíveis no portal? Segundo o portal,
o que é e quais os principais aspectos da Lei de Acesso à Informação?
Recomendações bibliográficas para leitura:
CONTROLE SOCIAL. Controladoria Geral da União. Disponível em:
. Acesso em 04/02/2019.
FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da. Gestão de custos: uma visão
integradora e prática dos métodos de custeio. São Paulo: Atlas, 2013.
IBR Contas. Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público. Disponível
em:. Acesso em:
04/02/2019.
DESAFIO 3 – CONTABILIDADE PÚBLICA
A Contabilidade Pública tem sofrido um processo de mudanças nas
normatizações em razão do processo de convergências às normas
internacionais de contabilidade do setor público. Sobre este
assunto, Girotto (2018) relata que: na Contabilidade Pública, a busca pela
excelência na regulação contábil tem levado o Conselho Federal de
Contabilidade (CFC) a manter participação em organismos internacionais,
como a International Federation of Accountants (IFAC) e
o International Accounting Standards Board (IASB). Em 3 de janeiro de 2018,
ao iniciar o seu mandato, o presidente do CFC, Zulmir Breda, afirmou que o
Brasil está na vanguarda do processo de convergência na América Latina,
servindo de referência, hoje, para muitos países que decidiram adotar os
õ S g , “O
convergência ao padrão IFRS, no Brasil, já completou sua etapa principal e
está, atualmente, em uma fase de consolidação e atualização de algumas
normas importantes. As normas profissionais de auditoria também já foram
convergidas e hoje estamos em meio ao processo de convergência das normas
contábeis do setor público,
as International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), cuja previsão de
2021, v g 2024” J v -
presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, explica que as revisões das normas
são importantes para mantê-las atualizadas e, portanto, são previstas na
agenda de trabalho da Vice-P “A
v ”, f Idésio Coelho
Com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade voltadas ao setor
público (NBC TSP), em atendimento ao processo de convergências das
normas, foi aberto campo propício para a uniformização dos procedimentos
contábeis internos e o reconhecimento da contabilidade como ciência que
estuda o patrimônio, sendo, naturalmente, mantida a estrutura de informações
decorrente da execução do orçamento da receita e despesa, ou seja, ficou
claramente reconhecida a existência dos subsistemas patrimonial e
orçamentário.
Em outubro de 2018, o CFC publicou as seguintes novas Normas Brasileiras
de Contabilidade (NBC), aplicáveis ao setor público:
NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis
NBC TSP 12 - Demonstração dos Fluxos de Caixa
NBC TSP 13 - Apresentação de Informação Orçamentária nas
Demonstrações Contábeis
NBC TSP 14 - Custos de Empréstimos
NBC TSP 15 - Benefícios a Empregados
NBC TSP 16 - Demonstrações Contábeis Separadas
NBC TSP 17 - Demonstrações Contábeis Consolidadas
NBC TSP 18 - Investimento em Coligada e em Empreendimento
Controlado em Conjunto
NBC TSP 19 - Acordos em Conjunto
NBC TSP 20 - Divulgação de Participações em Outras Entidades
NBC TSP 21 - Combinações no Setor Público
As NBC 11 a 15 são aplicáveis a partir de 01/01/2019 e as demais a partir
de 01/01/2021, salvo na existência de algum normativo em âmbito nacional que
estabeleça prazos específicos, casos em que estes prevalecem.
Em vista do exposto e considerando o contexto desta PTG/PTI,
pesquise e responda aos questionamentos abaixo.
Pede-se:
- Pesquise em livros, normas, reportagens, entre outras fontes, e
escreva o objetivo do processo de convergência dos padrões
internacionais às normas brasileiras de contabilidade no setor público.
- A nova NBC TSP 13 - Apresentação de Informação Orçamentária nas
Demonstrações Contábeis traz importantes conceitos que conciliam os
aspectos elaboração e aprovação das informações orçamentárias com
aquilo que a Lei nº 4.320/64 já trazia em seu escopo. Um destes conceitos
refere-se ao processo de aprovação orçamentária. Com isso em
vista, pesquise na Lei nº 4.320/64 e na norma NBC TSP 13, discuta em
grupo, e explique a visão de cada uma delas sobre o processo de
aprovação orçamentária, considerando o papel do Poder Executivo e do
Poder Legislativo neste processo.
Recomendações bibliográficas para leitura:
BRASIL. MCASP. Disponível em: . Acesso em: jan. de 2019.
BRASIL. MDF. Disponível em: < http://www.tesouro.fazenda.gov.br/-/mdf>.
Acesso em: jun. de 2018.
GIROTTO, Maristela. Vigência e aplicação de Normas Brasileiras de
Contabilidade em 2018. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 229, p. 4-13,
2018.
DESAFIO 4 – FINANÇAS PÚBLICAS
A x
orçamento, que arrecade a receita estimada e realize as despesas
determinadas. H
, h v
desempenho, responsável e translúcida. Porém, a administração pública não
vem nem conseguindo cumprir seu papel orçamentário de maneira eficiente.
Este papel orçamentário tem início com a elaboração do PPA, passando pela
LDO, LOA
O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a
Lei Orçamentária Anual (LOA) são as leis que regulam o planejamento e o
orçamento dos entes públicos federal, estaduais e municipais. No âmbito de
cada ente, essas leis constituem etapas distintas, porém integradas, de forma
j õ g v
N “D O ” 1988
(CF/1988) vemos essa integração, por meio da definição dos instrumentos de
j PPA, LDO LOA, v P Ex v
S g 165 /1988:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I – o plano plurianual;
II – as diretrizes orçamentárias;
III – os orçamentos anuais.
A Constituição Federal de 1988 recuperou a figura do planejamento na
Administração Pública brasileira, com a integração entre plano e orçamento por
meio da criação do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O
PPA, assim como a LDO, é uma inovação da CF/1988. Antes do PPA e da
CF/1988, existiam outros precários instrumentos de planejamento, como o
Orçamento Plurianual de Investimentos (OPI), com três anos de duração, o
f PPA,
- Baseando-se no contexto previamente apresentado, apresente a
definição do que é o PPA – Plano Plurianual e explique também com suas
palavras, qual o significado das diretrizes, objetivos e metas
estabelecidos no § 1 do Art. 165 da nossa Constituição Federal.
Recomendações bibliográficas para leitura:
MATIAS-PEREIRA, José. Finanças Públicas: foco na política fiscal, no
planejamento e orçamento público. São Paulo: Atlas, 2017.
CARVALHO, M.S. de; Orçamento Público. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional, 2017.
DESAFIO 5 – GESTÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Todas as iniciativas dos legisladores e gestores públicos ao longo do
tempo, quando trataram de custos na administração federal, procuraram indicar
a necessidade de que a informação de custos deveria ser obtida para mais do
que auxiliar, nortear além de suas decisões acerca dos gastos públicos, suas
repercussões nos programas e/ou políticas públicas em andamento e, ainda,
mensurar sua capacidade de interferir positivamente na melhoria das
condições de vida da sociedade em geral, cliente final de todos os serviços
públicos disponíveis.
Dessa maneira, a gestão pública moderna está atrelada a ferramentas
e sistemas de controle e, também, ao posicionamento dinâmico e contínuo,
frente aos desafios impostos pela necessidade em se atender às demandas
pelo desenvolvimento do País, que são cada vez maiores, diante de cenários,
em que os recursos, especialmente os orçamentários e financeiros, estão cada
vez mais comprometidos e escassos.
A Resolução CFC N.º 1.437/13, alterou, incluiu e excluiu itens
das NBCs T 16.1, 16.2, 16.4, 16.5, 16.6, 16.10 e 16.11 que tratam das Normas
Brasileiras de Contabilidade Técnicas aplicadas ao Setor Público.
- Em se tratando de informações das informações contidas na NBC
T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público, destaque
quais foram as alterações, inclusões ou exclusões realizadas nessa
NBC.
Recomendações bibliográficas para leitura:
FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da. Gestão de custos: uma visão
integradora e prática dos métodos de custeio. São Paulo: Atlas, 2013.
IBR Contas. Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público. Disponível
em:. Acesso em:
04/02/2019.
MAUSS, V ; SOUZA, M Antonio de. Gestão de Custos
Aplicada ao Setor Público: Modelo para mensuração e análise da
eficiência e eficácia governamental. São Paulo: Atlas. 2008.
BRASIL, Resolução CFC 1.366 de 2011 - NBC T 16.11 – Sistema de
Informação de Custos do Setor Público. Disponível
em:http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1366.pdf, Acesso em 21 de
dezembro de 2016
3.3Conclusão
Na conclusão o grupo deverá discutir quais as possíveis contribuições,
de caráter prático, que as mudanças trazidas nas normas pelo processo de
convergência podem acarretar no dia-a-dia na gestão das instituições públicas.
3.4Referências Bibliográficas
Aqui devem constar todos os materiais consultados e referenciados na
PTG.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Essa produção textual deve contemplar todos os tópicos solicitados no
item 3, Estrutura da PTG, contendo no mínimo 5 páginas e máximo 15
páginas, incluindo Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, excluindo os
elementos pré e pós textuais (capa, folha de rosto, sumário, referências,
anexos e outros).
Somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD.
Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar
orientações com seu tutor a distância (tutor eletrônico), preferencialmente
através da sala do tutor.
Fique atento ao prazo de inserção da PTG no sistema, pois quem não
postar no prazo, automaticamente ficará para recuperação e não conseguirá o
conceito máximo no trabalho.
4. Apresentação dos Trabalhos
As apresentações acontecerão no período das Aulas Atividades da
disciplina de Seminários conforme especificado no cronograma.
Cada grupo terá no mínimo 10 e no máximo 15 minutos para apresentar os
trabalhos e todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos
e serão avaliados individualmente pelo tutor presencial (de sala), que será
responsável por organizar os grupos e inserir as avaliações nas fichas de
apresentação no sistema.
4.1 Estrutura da Apresentação
A estrutura da apresentação deverá seguir a ordem de acordo com as
instruções a seguir:
Slide 1 - Nome do Curso / Semestre / Nome dos integrantes do grupo /
Pólo - Ano/Semestre (ex: Uruguaiana - 2019/1)
Slide 2 - Introdução
Slide 3 – Desafio 1
Slide 4 – Desafio 2
Slide 5 – Desafio 3
Slide 6 – Desafio 4
Slide 7 – Desafio 5
Slide 8 e 9 – Conclusão
Slide 10 – Bibliografia
4.2 Orientações Gerais para a elaboração dos Slides
Os slides deverão ser elaborados com fonte ARIAL com tamanho no
mínimo 20.
Cuidado para não sobrecarregar os slides com informações, prefira
indicar os pontos/tópicos a serem explanados por cada integrante do
grupo.
Lembrem-se: domínio do conteúdo é essencial para uma boa
apresentação. Além disso, o grupo poderá utilizar imagens para ilustrar
a sua apresentação.
5. Critérios de avaliação dos trabalhos pelo tutor à distância
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o
conceito empregado pelo tutor à distância.
Critério Significado Valor/peso
Coerência,
clareza e
coesão
Possui uma linguagem de fácil compreensão,
apresentando os argumentos de modo claro e
coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
As ideias apresentam relação direta com a
situação descrita e explicitam conteúdos
trabalhados em cada disciplina do semestre.
40%
Riqueza de
argumentação
Apresenta relação direta com o tema, traduz uma
reflexão crítica e contempla os pontos solicitados.
20%
Conclusão Contempla os pontos essenciais da análise do
estudo de caso (práticas adotadas e sugeridas);
apresenta de fato a resolução da problemática
pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou
redundâncias.
20%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita
ortográfica e estrutura solicitada.
10%
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
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