PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI
Temática Interdisciplinar:
Curso ACE Semestre: 2-3º
Competência Compreender e aplicar conceitos, por meio do entendimento da
gestão de projetos, sua relação com as análises de investimento
e custos, bem como, seus aspectos humanos que envolvem
microeconomia e direito empresarial para a vivência em
sociedade.
Habilidades Os alunos deverão ser capazes de identificar a situação
problema e, a partir dela, compreender os desdobramentos
possíveis por meio da aplicação teórica e prática dos conteúdos
estudados, elaborando a produção científica seguindo as normas
da ABNT.
Objetivos de
aprendizagem
Conhecer a tríplice restrição aplicados e geridos pelos projetos.
Realizar análise de investimentos e custos associados ao
produto do projeto, levando em consideração a microeconomia e
os aspectos humanos, culturais, trabalhistas e legislativos que
influenciam a dinâmica social e empreendedora no âmbito
organizacional.
Prezado Aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como
temática Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira. Esta temática foi escolhida
para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre.
Nesta atividade de produção textual, você responderá a questionamentos
relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a
situação-problema (Situação Geradora de Aprendizagem – SGA) proposta.
Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Leitura e interpretação da SGA
Você deverá ler atentamente a SGA descrita abaixo. A SGA é uma situaçãoproblema hipotética criada pelos professores, com base na vivência real do
profissional no ambiente organizacional. Você deve utilizar os conhecimentos
teóricos adquiridos a partir das disciplinas ofertadas no semestre para interpretar a
SGA.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Atualmente, o mundo corporativo está a cada dia mais turbulento e as
empresas estão imersas em um ambiente de constante transformação. A
globalização e a revolução tecnológica são pano de fundo para uma nova era: a era
da informação e do conhecimento, transformados em importante vantagem
competitiva. Tais fatores convergem para uma maior competitividade entre as
organizações que passaram a atuar sob novos padrões de qualidade, produtividade
e competitividade. Isso requer a adoção de modelos de gestão que considerem as
pessoas como sua maior riqueza, valorizando sua capacidade intelectual em
detrimento da força física. Afinal, entende-se que são as pessoas, por meio de sua
capacidade criativa e potencial de inovação, que levarão as empresas a alcançarem
os diferenciais de competitividade.
Outros fatores que precisam ser considerados no ambiente externo são: a) a
alta carga tributária dificulta a sobrevivência e sustentabilidade financeira de muitas
empresas; b) a atual crise econômica assola a vida financeira das pessoas. O
desemprego “bate na porta” de muitos, obrigando-os a ter “jogo de cintura” para
superar todos os desafios desse ambiente. Isso reflete nas empresas com a queda
das vendas, a qual exige que elas criem estratégias para superar os concorrentes
com produtos inovadores, com melhor qualidade e menor preço.
Groselli (apud DORNELAS, 2008, p. 7) afirma:
São tantos os requisitos para se manter competitivo no novo paradigma
econômico que os velhos gigantes começam a buscar rapidamente
soluções para não perderem o passo. A organização precisa ser mais ágil,
buscar novas oportunidades de negócio de forma mais efetiva, se
reestruturar, rever seus processos, incentivar seus funcionários na busca
da inovação, a serem mais criativos, a proporem soluções, não serem
reativos, e fugir da mesmice de outrora.
A ética e a responsabilidade socioambiental são valores que devem ser
incorporados pelas organizações como um fator estratégico, e tais requisitos devem
nortear as ações com todos os seus públicos de relacionamento.
Ao passo que as empresas precisaram se reestruturar, o mercado de
trabalho acompanhou essa tendência com a flexibilização das leis trabalhistas e
passaram a permitir novas relações de trabalho. Por exemplo: o trabalho
terceirizado e outros tipos de contrato como o trabalho temporário, por projeto, meio
período (part time) e até mesmo o teletrabalho, ou remoto, uma tendência da
sociedade virtual.
Agora que o grupo já entende o contexto organizacional, acompanhe a seguir
a situação geradora de aprendizagem.
Situação Geradora de Aprendizagem
A CALCE LEVE é uma empresa familiar localizada na cidade de Curitiba/PR,
especializada na venda de calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos e
infantis.
Atualmente a CALCE LEVE tem cinco lojas, três em Curitiba nas ruas do
centro da cidade, uma em um shopping de grande movimento e uma loja em
Londrina.
A diretora geral da CALCE LEVE, Marilza Volpato, que também é a
proprietária da empresa e sua fundadora. A empresa foi criada em 1989 como uma
pequena loja de calçados infantis, e ao longo do tempo a empresa foi ampliando a
oferta de produtos e abrindo filiais. Atualmente a rede de lojas é uma das mais
conhecida no Paraná.
Os dirigentes da empresa são os quatro filhos de Marilza, que ao lado da mãe
administram a CALCE LEVE. Cada filho tem uma função bem definida na empresa,
sendo José o administrador do setor financeiro, João o gerente de Marketing, Ivan
diretor de produção e logística e Ivaniska a responsável pelo departamento de
Recursos Humanos.
Observe o organograma (resumido) da empresa CALCE LEVE:
Marilza, em reunião com seus filhos, decide abrir três novas filiais para
comemorar os 30 anos de aniversário da empresa. Serão duas novas lojas em
Florianópolis e uma em Londrina. Essas filiais serão lojas de calçados voltadas
exclusivamente para o público feminino.
Ivan, o diretor de produção e logística, propõe aos diretores que para a
abertura dessas filiais seja feito um gerenciamento de projetos, com base na
metodologia do Guia PMBOk. Os quatro filhos de Marilza conhecem a metodologia,
fizeram cursos sobre Gestão de Projetos, e Ivan é certificado como Gerente de
Projetos pelo PMI.
Marilza observa como foi importante investir na qualificação dos filhos e
acredita que este novo desafio vai ser um sucesso!
Ivan será o gerente do projeto e o responsável pelo Escopo. José vai
gerenciar, junto com sua equipe, os custos, as aquisições e os riscos. João vai ficar
responsável pelo cronograma, qualidade e comunicações. E, Ivaniska vai cuidar dos
recursos humanos, das partes interessadas e da integração.
Ivan começa a reunião de abertura do projeto apresentando as 10 áreas de
conhecimento que faram parte do projeto (figura 1).
DIRETORIA
GERAL
MARILZA
FINANÇAS
JOSÉ
MARKETING
JOÃO
PRODUÇÃO E
LOGÍSTICA
IVAN
RECURSOS
HUMANOS
IVANISKA
Figura 1 – As 10 áreas de conhecimento de Gestão de Projetos
Logo após as tratativas iniciais do projeto, Ivan, como gerente do projeto,
determina o início do planejamento e lista as primeiras atividades a serem realizadas:
(1) Gerenciamento do Escopo, com elaboração da Declaração do Escopo;
(2) Análise da viabilidade financeira;
(3) Levantamentos dos custos e orçamento;
(4) Análise de Demanda;
(5) Gerenciamento do Tempo, com a elaboração do Diagrama de Rede;
(6) Elaboração de termo de garantia para os produtos fabricados, incluindo
exclusão de garantia, prazo de garantias para os produtos, política de troca
de produtos e criação de um SAC para atendimento dos consumidores.
Durante a reunião de início do projeto, Ivan apresenta o novo Guia PMBOk
(sexta edição), uma tabela com as áreas de conhecimento de gestão de projetos
(Tabela 1) e o mapa das áreas de conhecimento (Figura 2). Com estes documentos,
Ivan acredita que todos podem acompanhar de forma ágil e eficiente todo o processo
de abertura das novas filiais.
Tabela 1 – Tabela de processos por área de conhecimento
Fonte: bit.ly/2G25B6x
Figura 1 – Mapa de processos
Fonte: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html
Ivan decide contratar uma equipe especialista em gestão de projetos para
ajudar nesta grande empreitada! A equipe contratada foi a sua!
A partir de agora, vocês têm um grande desafio e precisam ajudar a CALCE
LEVE na elaboração do planejamento deste projeto de novas filiais. Para isso, é
preciso que o grupo reflita sobre os passos a seguir, visando apresentar um
direcionamento para a empresa nos aspectos indicados.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
3. Elaboração da Produção Textual com o tema “Gestão de Projetos e a
Viabilidade Financeira de um negócio”
Partindo da situação-problema supracitada, no sentido de auxiliar a empresa
CALCE LEVE e a equipe de Gestão de Projetos no sentido de inaugurar três novas
lojas, deverá ser elaborada uma Produção Textual, fundamentada teórica e
metodologicamente, com tema “Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira de
um negócio”.
Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o
caso) e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Seu trabalho deverá
conter, no mínimo 5 (cinco) e, no máximo, 10 (dez) páginas, apresentando:
Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, sem contar as Referências.
Em seu texto você deve procurar atender aos seguintes questionamentos:
1. GESTÃO DO ESCOPO
Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. A
rede de lojas CALCE LEVE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão de projetos
seguindo a metodologia do PMBOk. Esta metodologia prevê que um projeto tem um
ciclo de vida (início – planejamento – execução – monitoramento e controle -
encerramento) e abrange 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Uma
destas áreas é o Gerenciamento de Escopo.
Nos projetos, podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e
escopo do projeto. O escopo do produto é o que se faz no projeto para atender as
necessidades do cliente, ou seja, o escopo do produto é definido como as
características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá apresentar, tais
como: definições, especificações, medidas e cores.
O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto;
objetivos da informação; função e desempenho; premissas e restrições.
Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a
decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas
principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue e (2) Processo que será usado
para entregá-la.
Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento
chamado declaração de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador
do projeto e pelo próprio gerente do projeto. Essa declaração contém os itens descritos
a seguir:
DECLARAÇÃO DE ESCOPO
Descrição do escopo do produto: Características técnicas do produto a ser
entregue (também chamado de entregável).
Critérios de aceitação do produto: Descrição dos controles de qualidade e
condições de aceitação do cliente.
Entregas do projeto: Podem ser divididas em: primárias (produtos, serviços
ou resultados contratados) e secundárias (relatórios, gráficos, manuais,
desenhos homologados etc.).
Exclusões do projeto: Esclarecem o que não será entregue, pois muitas
vezes nos deparamos com o “pensei que estivesse no escopo”, e isso
atrapalha muito a relação entre os stakeholders.
Restrições do projeto: São os limites que o projeto deve respeitar, tais como:
normas técnicas a serem seguidas, datas-chave de entrega, legislação,
orçamentos fechados etc.
Premissas do projeto: São as pré-verdades (fatores que, por incapacidade
de definição, são assumidos como verdadeiros para o planejamento), ou seja,
algo que eu tenho como verdade que ainda não ocorreu, por exemplo: a
promessa de recursos, a participação de especialistas no projeto que ainda
não foram contratados etc. Há um ditado que diz: “A premissa é a mãe do
risco”.
Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a TAREFA de
sua equipe é a elaboração de uma DECLARAÇÃO DE ESCOPO do Projeto de
Inauguração das Lojas da CALCE LEVE, que é o primeiro passo do planejamento
de um projeto.
A Declaração de Escopo que vocês vão elaborar para o projeto deve
apresentar os cinco itens (Descrição do escopo do produto, Critérios de
aceitação do produto, Entregas do projeto, Exclusões do projeto, Restrições do
projeto e Premissas do projeto), de forma detalhada.
Referências Recomendadas
PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacioanl S.A., 2016. Disponível em:
. Acesso em: janeiro de 2019
LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as
ações futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Disponível em:
. Acesso em: janeiro de 2019.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo:
Érica, 2010. Disponível em:
. Acesso em: janeiro de 2019.
2. ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA
José é sua equipe estão gerenciando os custos, aquisições e riscos do projeto
de expansão da CALCE LEVE. O projeto de investimento em discussão é a construção
de três filiais, nas cidades de Florianópolis e Londrina. A missão da equipe é analisar
a viabilidade econômica financeira dos três projetos.
Para financiar tais projetos, serão utilizados capitais de terceiro. Logo, a CALCE
LEVE irá incorrer em despesas financeiras. Após fazer consultas e simulações em
várias instituições financeiras (público e privada), a equipe de José encontrou a melhor
opção de financiamento dos projetos no Banco Nacional do Desenvolvimento
(BNDES).
Sendo assim, com base nos orçamentos de custos e aquisições dos projetos,
bem como das receitas esperadas, foram elaboradas as projeções de fluxo de caixa
das três filiais para um período de sete anos.
Os projetos de investimentos para cada filial, podem ser visualizados a seguir:
Projeto 01: Construção de uma filial no shopping center de Florianópolis
Figura 01 - Financiamento do projeto 01
Figura 02 - Projeção de Fluxo de caixa projeto 01
Projeto 02 – Construção de uma filial no centro da cidade de Florianópolis
Figura 03 - Financiamento do projeto 02
Figura 04 - Projeção de Fluxo de Caixa Projeto 02
Projeto 03 – Construção de uma filial na cidade de Londrina
Figura 05 - Financiamento do projeto 03
Figura 06 - Projeção de Fluxo de Caixa Projeto 03
Com base nessas informações, a TAREFA da equipe deverá apontar a
viabilidade econômico-financeira dos investimentos. Assim, considerando uma
Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, CALCULE para os TRÊS PROJETOS:
a) Valor Presente Líquido (VPL)
b) Taxa Interna de Retorno (TIR)
c) Payback Descontado
Com base nos resultados encontrados, responda a seguinte questão:
Quais projetos são viáveis? Justifique sua resposta.
Bibliografia Recomendada
CAMARGO, Camila. Análise de investimento e demonstrativos financeiros.
Curitiba: Ibpex, 2007. 256p.
GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8 ed. São
Paulo: Pearson, 2005. 456p.
REBELATTO, Daisy (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso
completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004.
STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. – Londrina:
Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 244 p.
3. GESTÃO DE CUSTOS
Com o objetivo de atender a expectativa da empresa na comercialização da
bolsa de couro envernizado, a CALCE LEVE adquiriu 8.000 unidades no valor total de
R$ 253.920,00. As despesas provisionadas para o período estão distribuídas de
acordo com a proporção em relação às receitas, que são: despesas administrativas
9%; despesas comerciais 12%; comissões 10%; tributos (ICMS, PIS, Cofins) 28,3%.
A margem de lucro esperada é de 15%.
Desta forma, sua TAREFA será determinar o preço de venda da bolsa por
unidade, utilizando o mark-up multiplicador. Considerando que o preço de
mercado é R$ 120,00.
Ao final, faça uma análise entre o preço encontrado em relação ao preço
de mercado.
Para elaborar o preço de venda, utilize a seguinte fórmula:
Bibliografia Recomendada
PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional Ltda. 2016.
LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade de
Custos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
4. ANÁLISE DE DEMANDA
Uma análise de mercado não é algo simples, obrigatoriamente deve envolver
uma análise da concorrência (direta e indireta) e uma análise da demanda (do
consumidor).
Como os gestores da empresa “CALCE LEVE” (empresa familiar,
especializada na venda de calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos
e infantis) querem saber como a demanda por seus produtos pode ser ampliada,
sem precisar reduzir o preço deles, a TAREFA do grupo é fazer um estudo sobre
esta questão e apresentá-la em forma de texto.
Gostaria que você utilizasse os conhecimentos adquiridos sobre a oferta e a
demanda (podem fazer uso dos conceitos gráficos que foram expostos na aula) para
apresentar uma proposta elaborada pelo grupo.
Bibliografia Recomendada:
MANKIW, N, Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage, 2014. Disponível
em:<
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522112739/cfi/0!/4/4@0.00:0.0
0>. Acesso em 20 de agosto de 2018. (minha biblioteca).
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. Tradução: Eleutério Prado,
Thelma Guimarães e Luciana do Amaral Teixeira. 7. ed. São Paulo: Pearson Education
do Brasil, 2010.
RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Distribuidora Educacional S.A., 2016.
5. GESTÃO DO TEMPO
Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao TEMPO de um projeto. A
rede de lojas CALCE LEVE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão de Projetos
seguindo a metodologia do PMBOk. Esta metodologia prevê que um projeto tem um
ciclo de vida (início - planejamento - execução - monitoramento e controle -
encerramento) e abrange 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Uma
destas áreas é o Gerenciamento do Tempo (figura 1).
Figura 1 – Etapas da Gestão do Tempo
O primeiro passo para se gerenciar o tempo é fazer a descrição detalhada das
atividades, para então sequenciar estas atividades. O objetivo desse processo é obter
um diagrama de rede completo, com todas as atividades que precisam ser realizadas
e suas inter-relações, sendo mostradas em um desenho. Nesse diagrama, cada
atividade é colocada em um quadro, em uma sequência lógica, onde setas mostram
as relações de dependências entre elas desde o início do projeto até a sua finalização.
O diagrama de rede é um roteiro que exibe como todas as atividades especificas
se encaixam para cumprir o escopo do projeto. A base para um bom diagrama de rede,
começa pela elaboração da lista de precedência (que vai gerar um Método do
Diagrama de Procedência (MDP) ou Atividade no Nó (ANN), em que o gerente de
projetos consegue atuar de modo a preparar os dados para o diagrama. Para isso, os
responsáveis pelo diagrama devem fazer três perguntas para cada atividade do
projeto:
1 - Quais outras atividades devem ser finalizadas antes que essa atividade possa
ser iniciada? Ou seja, a finalização de uma atividade precedente e obrigatória para
iniciar a próxima atividade? Por exemplo, se quisermos pintar uma parede, isso só
pode ser feito após a sua construção.
2 - Quais atividades podem ser feitas ao mesmo tempo que essa atividade? Em
outras palavras, ao pintar a parede, existe alguma atividade que pode ser feita
simultaneamente a essa?
3 - Quais atividades não podem ser finalizadas imediatamente depois que essa
atividade e finalizada? Ou seja, depois que eu pintei a parede, posso reboca-la?
Fazendo essas perguntas, é possível estabelecer quatro tipos de relacionamento
logico entre as atividades:
a) Termino para início (TI) (a atividade predecessora deve terminar antes da
sucessora);
b) Início para início (II) (a atividade predecessora deve começar antes, ou junto a
sucessora);
c) Termino para termino (TT) (a atividade predecessora deve acabar para que a
sucessora acabe);
d) Início para termino (IT) (uma atividade deve começar antes que a próxima
acabe).
Considerando a teoria de Gestão do Tempo apresentada acima, a sua
TAREFA é a elaboração de um DIAGRAMA DE REDE do Projeto de Inauguração
das Lojas da CALCE LEVE.
O Diagrama de Rede que você vai elaborar para o projeto deve ser
completo e observar os seguintes dados: (a) a duração total do projeto (ciclo de
vida) será de 8 meses; (b) o planejamento vai durar 1 mês e (c) todas as três
novas lojas precisam de reforma (adequações estruturais e pintura) e trabalho
de arquitetura.
Bibliografia Recomendada
PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacioanl S.A., 2016. Disponível em:
. Acesso em janeiro de 2019
LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as ações
futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Disponível em:
. Acesso em janeiro de 2019.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo:
Érica, 2010. Disponível em:
. Acesso em janeiro de 2019.
6. DIREITO DO CONSUMIDOR
Com base nas aulas ministradas, no material didático do curso e na
bibliografia indicada, a sua TAREFA é a elaboração de um termo de garantia para
os produtos vendidos pela empresa, que acompanhará o produto em sua
entrega, quer seja através de um pequeno encarte ou mesmo impresso na
embalagem, no caso de calçados.
Referido termo deverá estar em consonância com o Código de Defesa do
Consumidor e observar os prazos que são estabelecidos no referido código, tais como
o prazo de garantia do produto, o prazo para troca, o prazo para conserto e o prazo
para devolução do valor pago pelo do produto, dependendo do caso prático.
Também é de suma importância que conste deste termo/manual de garantia os
fatos que não estão cobertos pela garantia, tais como a má utilização do produto pelo
consumidor.
Também deve ser citado neste termo/manual de garantia como o consumidor
pode entrar em contato com a empresa para exercer os direitos previstos no CDC, ou
seja, o SAC e o seu funcionamento, com número de contato, horário e dias da semana
de funcionamento.
Bibliografia Recomendada
ARMELIN, Danylo Augusto. Direito empresarial. Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2015. 232 p.
PROCON/SC, Garantia legal, contratual e estendida in
http://www.procon.sc.gov.br/index.php/noticias/348-garantias-legal-contratual-eestendida acessado em 31/01/19.
CAETANO, Fabiano. Garantia legal e contratual. Quais as diferenças previstas no
Código de Defesa do Consumidor? in
https://fabianocaetano.jusbrasil.com.br/artigos/300511762/garantia-legal-econtratual-quais-as-diferencas-previstas-no-codigo-de-defesa-do-consumidor
acessado em 31/01/19
ORIENTAÇÕES
Você deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de
trabalhos acadêmicos com os seguintes itens:
CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome do aluno e RA, Título,
Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade).
CONTRA CAPA (Nome do aluno e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano
e Cidade)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A atividade deverá ser desenvolvida e a postagem deverá ser feita em todas
as disciplinas que compõem a PTI.
O trabalho deverá ser desenvolvido respeitando as normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acompanha a proposta da PTI, um Manual
de Apresentação Formal de um Trabalho Científico, para sua orientação.
Como o aluno deve postar/entregar a PTI?
A atividade deverá ser postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),
em um único arquivo no formato Word, no campo “Envio da Produção Textual –
Individual”. O tamanho do arquivo postado deve ser de até 5MB.
Você deverá postar a PTI em todas as disciplinas que está cursando no
semestre, inclusive, Seminário.
Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, o aluno deverá buscar
orientações junto ao tutor à distância.
Atenção aos prazos de postagens!
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o
conceito a ser dado pelo tutor a distância.
Critério Significado Valor/peso
Coerência,
clareza e
coesão
A produção textual apresenta uma linguagem
de fácil compreensão, apresentando os
argumentos de modo claro e coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e
argumentações) as ideias apresentam relação
direta com a situação descrita e explicitam
conteúdos trabalhados em TODAS as
disciplinas do semestre.
50%
(10% por
disciplina)
Riqueza de
argumentação
O conteúdo tem relação direta com o tema,
traduzem uma reflexão crítica e contempla os
pontos estabelecidos no roteiro.
20%
Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a
resolução da problemática pelo grupo sobre a
SGA sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à
escrita ortográfica e estrutura solicitadas.
10%
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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