PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro Curso Administração Semestre: 6º/7ºsem Disciplinas integradoras Empreendedorismo Gestão de Projetos Negócios Internacionais Administração da Produção e Logística Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I Conteúdos interdisciplinares Panorama do Empreendedorismo; Gerenciamento de Riscos Modais de transporte; Distribuição e qualidade do produto; Transporte internacional; Operações no comércio exterior. Competência Capacidade para empreender, planejar, implementar e gerenciar. Compreensão para planejar a operação e avaliação de sistemas de distribuição logística; Ter visão analítica e compreensão do mercado internacional. Habilidades Ser capaz de compreender ferramentas empresariais dando suporte as negociações internacionais. Objetivos de aprendizagem Utilizar os conhecimentos de Empreendedorismo, Gestão de projetos, Negócio internacional e Administração da produção e logística relacionados à busca de novas tendências para o comércio exterior, bem como capacitar o aluno para a tomada de decisão. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos O trabalho será realizado em GRUPOS composto por no mínimo 2 alunos e máximo de 7 alunos. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. O tutor presencial cadastra os grupos. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho na área restrita. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos. O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. Leitura e interpretação da SGA a. Na Produção Textual em Grupo (PTG) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro". b. Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Contextualização O Brasil tende cada vez mais a se especializar na exportação de produtos manufaturados e na importação de produtos básicos no comércio com seus sócios do Mercosul, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). A conclusão do pesquisador Constantino Cronemberger Mendes baseou-se na análise das pautas de importação e de exportação do Brasil em relação a seus três sócios desde 1992. Essa avaliação apontou que 82% do total de produtos brasileiros exportados à Argentina, Paraguai e Uruguai no ano passado traziam a classificação de manufaturados. Esse percentual representa US$ 5,990 bilhões. Durante 2016, as exportações brasileiras totalizaram US$ 47,747 bilhões, das quais US$ 7,305 bilhões tiveram como destino os três países vizinhos. Em primeiro lugar aparecem os produtos do grupo material de transportes (automóveis, autopeças e partes), que responderam por 20,61% ou US$ 1,505 bilhões do total exportado aos sócios do Brasil. Em seguida, surgem os eletrônicos (19,52%), os produtos químicos (11,35%), os produtos metalúrgicos (9,03%), os plásticos e borrachas (8,44%), alimentos e bebidas (7,41%) e os têxteis (5,58%). De acordo com o estudo, o peso desses produtos nas exportações brasileiras se manteve nos últimos cinco anos. No entanto, houve variações na performance dos grupos de produtos. Em 2012, os materiais de transportes tinham participação maior, de 26,24%, nas exportações para o Mercosul. O mesmo ocorria com os produtos metalúrgicos, de 12,41%. Já as vendas externas de produtos químicos para aqueles mercados cresceram 3,21 pontos percentuais no mesmo período (MARIN, 2017). Entretanto, o novo governo brasileiro, que assumiu em 01 de janeiro de 2019, na figura do Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que “O Mercosul não será uma prioridade no governo”. As declarações repercutiram como um alarme entre veículos de imprensa dos países-membros do bloco, que é composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e foram encaradas como um possível sinal de enfraquecimento do Mercosul. Na Argentina, o jornal La Nacion destacou em sua manchete essas falas, enquanto o jornal uruguaio El Pais disse que a posição “pode trazer efeitos dramáticos para a relação do Brasil com a região”. Segundo Guedes, o Brasil “ficou prisioneiro de alianças ideológicas” e que isso é ruim para a economia. Nós vamos comercializar com o mundo, serão mais países. Vamos fazer comércio”. (Fonte: RUIC, Gabriela. Paulo Guedes afirmou que Mercosul não será prioridade. Isso é ruim? Revista Exame, 30 out. 2018. Disponível em:
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro Curso Administração Semestre: 6º/7ºsem Disciplinas integradoras Empreendedorismo Gestão de Projetos Negócios Internacionais Administração da Produção e Logística Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I Conteúdos interdisciplinares Panorama do Empreendedorismo; Gerenciamento de Riscos Modais de transporte; Distribuição e qualidade do produto; Transporte internacional; Operações no comércio exterior. Competência Capacidade para empreender, planejar, implementar e gerenciar. Compreensão para planejar a operação e avaliação de sistemas de distribuição logística; Ter visão analítica e compreensão do mercado internacional. Habilidades Ser capaz de compreender ferramentas empresariais dando suporte as negociações internacionais. Objetivos de aprendizagem Utilizar os conhecimentos de Empreendedorismo, Gestão de projetos, Negócio internacional e Administração da produção e logística relacionados à busca de novas tendências para o comércio exterior, bem como capacitar o aluno para a tomada de decisão. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos O trabalho será realizado em GRUPOS composto por no mínimo 2 alunos e máximo de 7 alunos. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. O tutor presencial cadastra os grupos. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho na área restrita. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos. O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. Leitura e interpretação da SGA a. Na Produção Textual em Grupo (PTG) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro". b. Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Contextualização O Brasil tende cada vez mais a se especializar na exportação de produtos manufaturados e na importação de produtos básicos no comércio com seus sócios do Mercosul, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). A conclusão do pesquisador Constantino Cronemberger Mendes baseou-se na análise das pautas de importação e de exportação do Brasil em relação a seus três sócios desde 1992. Essa avaliação apontou que 82% do total de produtos brasileiros exportados à Argentina, Paraguai e Uruguai no ano passado traziam a classificação de manufaturados. Esse percentual representa US$ 5,990 bilhões. Durante 2016, as exportações brasileiras totalizaram US$ 47,747 bilhões, das quais US$ 7,305 bilhões tiveram como destino os três países vizinhos. Em primeiro lugar aparecem os produtos do grupo material de transportes (automóveis, autopeças e partes), que responderam por 20,61% ou US$ 1,505 bilhões do total exportado aos sócios do Brasil. Em seguida, surgem os eletrônicos (19,52%), os produtos químicos (11,35%), os produtos metalúrgicos (9,03%), os plásticos e borrachas (8,44%), alimentos e bebidas (7,41%) e os têxteis (5,58%). De acordo com o estudo, o peso desses produtos nas exportações brasileiras se manteve nos últimos cinco anos. No entanto, houve variações na performance dos grupos de produtos. Em 2012, os materiais de transportes tinham participação maior, de 26,24%, nas exportações para o Mercosul. O mesmo ocorria com os produtos metalúrgicos, de 12,41%. Já as vendas externas de produtos químicos para aqueles mercados cresceram 3,21 pontos percentuais no mesmo período (MARIN, 2017). Entretanto, o novo governo brasileiro, que assumiu em 01 de janeiro de 2019, na figura do Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que “O Mercosul não será uma prioridade no governo”. As declarações repercutiram como um alarme entre veículos de imprensa dos países-membros do bloco, que é composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e foram encaradas como um possível sinal de enfraquecimento do Mercosul. Na Argentina, o jornal La Nacion destacou em sua manchete essas falas, enquanto o jornal uruguaio El Pais disse que a posição “pode trazer efeitos dramáticos para a relação do Brasil com a região”. Segundo Guedes, o Brasil “ficou prisioneiro de alianças ideológicas” e que isso é ruim para a economia. Nós vamos comercializar com o mundo, serão mais países. Vamos fazer comércio”. (Fonte: RUIC, Gabriela. Paulo Guedes afirmou que Mercosul não será prioridade. Isso é ruim? Revista Exame, 30 out. 2018. Disponível em:
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