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Temática Interdisciplinar Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro Curso Administração Semestre: 6º/7ºsem Disciplinas integradoras Empreendedorismo Gestão de Projetos Negócios Internacionais Administração da Produção e Logística Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I Conteúdos interdisciplinares Panorama do Empreendedorismo; Gerenciamento de Riscos Modais de transporte; Distribuição e qualidade do produto; Transporte internacional; Operações no comércio exterior. Competência  Capacidade para empreender, planejar, implementar e gerenciar.  Compreensão para planejar a operação e avaliação de sistemas de distribuição logística;  Ter visão analítica e compreensão do mercado internacional. Habilidades Ser capaz de compreender ferramentas empresariais dando suporte as negociações internacionais. Objetivos de aprendizagem Utilizar os conhecimentos de Empreendedorismo, Gestão de projetos, Negócio internacional e Administração da produção e logística relacionados à busca de novas tendências para o comércio exterior, bem como capacitar o aluno para a tomada de decisão. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos  O trabalho será realizado em GRUPOS composto por no mínimo 2 alunos e máximo de 7 alunos.  A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. O tutor presencial cadastra os grupos. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho na área restrita.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos.  O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. Leitura e interpretação da SGA a. Na Produção Textual em Grupo (PTG) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro". b. Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Contextualização O Brasil tende cada vez mais a se especializar na exportação de produtos manufaturados e na importação de produtos básicos no comércio com seus sócios do Mercosul, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). A conclusão do pesquisador Constantino Cronemberger Mendes baseou-se na análise das pautas de importação e de exportação do Brasil em relação a seus três sócios desde 1992. Essa avaliação apontou que 82% do total de produtos brasileiros exportados à Argentina, Paraguai e Uruguai no ano passado traziam a classificação de manufaturados. Esse percentual representa US$ 5,990 bilhões. Durante 2016, as exportações brasileiras totalizaram US$ 47,747 bilhões, das quais US$ 7,305 bilhões tiveram como destino os três países vizinhos. Em primeiro lugar aparecem os produtos do grupo material de transportes (automóveis, autopeças e partes), que responderam por 20,61% ou US$ 1,505 bilhões do total exportado aos sócios do Brasil. Em seguida, surgem os eletrônicos (19,52%), os produtos químicos (11,35%), os produtos metalúrgicos (9,03%), os plásticos e borrachas (8,44%), alimentos e bebidas (7,41%) e os têxteis (5,58%). De acordo com o estudo, o peso desses produtos nas exportações brasileiras se manteve nos últimos cinco anos. No entanto, houve variações na performance dos grupos de produtos. Em 2012, os materiais de transportes tinham participação maior, de 26,24%, nas exportações para o Mercosul. O mesmo ocorria com os produtos metalúrgicos, de 12,41%. Já as vendas externas de produtos químicos para aqueles mercados cresceram 3,21 pontos percentuais no mesmo período (MARIN, 2017). Entretanto, o novo governo brasileiro, que assumiu em 01 de janeiro de 2019, na figura do Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que “O Mercosul não será uma prioridade no governo”. As declarações repercutiram como um alarme entre veículos de imprensa dos países-membros do bloco, que é composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e foram encaradas como um possível sinal de enfraquecimento do Mercosul. Na Argentina, o jornal La Nacion destacou em sua manchete essas falas, enquanto o jornal uruguaio El Pais disse que a posição “pode trazer efeitos dramáticos para a relação do Brasil com a região”. Segundo Guedes, o Brasil “ficou prisioneiro de alianças ideológicas” e que isso é ruim para a economia. Nós vamos comercializar com o mundo, serão mais países. Vamos fazer comércio”. (Fonte: RUIC, Gabriela. Paulo Guedes afirmou que Mercosul não será prioridade. Isso é ruim? Revista Exame, 30 out. 2018. Disponível em: Acesso em: 30 jan. 2019). Situação-problema: Seu grupo de trabalho é o proprietário da Empresa TecBrasil, que possui diversos clientes nos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela - Países Membros). Contudo, no atual cenário nacional (2019) temos um novo presidente da República no Brasil, e o discurso desta nova gestão mostra uma tendência de reduzir a importância do Mercosul para o Brasil (leia reportagem publicada em “O Globo”, intitulada: “Após encontro com Macri, Bolsonaro defendo Mercosul ‘enxuto’”. Disponível no link: ). Frente a essa situação, sua empresa vê-se diante de uma nova realidade, pois, grande parte de seus negócios tem como foco os países do Mercosul. É necessário, então, que sua organização procure diversificar seus negócios, buscando encontrar novos mercados para seus produtos. A questão da internacionalização é um aspecto muito importante para empresa e segundo Kotler (2016, p. 672), muitos fatores estão levando mais e mais empresas ao mercado internacional:  A empresa descobre que alguns mercados internacionais apresentam oportunidades de lucro maiores que as do mercado interno.  A empresa precisa de uma base de clientes maior para atingir economias de escala.  A empresa quer ser menos dependente de um único mercado.  Empresas globais que ofereçam melhores produtos ou preços mais baixos podem atacar o mercado nacional. A empresa pode desejar contra-atacar essas concorrentes em seus mercados internos. Para que uma empresa atenda ao mercado internacional é muito importante a questão do seu preparo no que diz respeito a:  Produto condizente com as exigências dos clientes internacionais.  Levar em conta a cultura e costumes dos outros países.  Considerar os custos de exportação.  Estudar quais os processos que devem ser realizados para as atividades de exportação. A partir dessas informações, você deverá preparar sua empresa para encontrar novos clientes no mercado internacional. Para esta Produção Textual você deverá identificar quais são os cuidados e as ações necessárias para que uma determinada empresa busque diversificar e expandir seus negócios para mercados internacionais. Agora, é com você! Seu desafio, considerando as disciplinas de Empreendedorismo; Gestão de Projetos; Negócios Internacionais; Administração da Produção e Logística, é determinar quais serão os futuros passos para a empresa TecBrasil, uma fabricante de produtos eletrônicos que tem no Mercosul seus principais parceiros comerciais. Agora que você já sabe desta missão, elabore um relatório onde deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos conformes descritos na sequência: Passo 1: Considerando que os produtos eletrônicos representam praticamente 20% do volume de exportação do Brasil para o Mercosul e, tendo como base as novas tendências do governo brasileiro de não priorizar o comércio com o Mercosul, a empresa TecBrasil, que, atualmente, tem 80% de seus produtos comercializados nesse mercado (Mercosul), precisa ampliar seu campo de atuação e você, como potencial empreendedor, deverá fazer um levantamento, destacando potenciais mercados alternativos para seus produtos. Passo 2: De acordo com os mercados identificados, determine os modais de transporte mais adequados para a exportação dos seus produtos desde a origem até o destino, considerando os continentes onde se localizam os potenciais importadores, escolhendo, inclusive, o Incoterm que será utilizado (considerando somente os termos de chegada). Escolha, pelo menos, dois países, localizados em continentes diferentes, desconsiderando a América do Sul e América Central, ou seja, você deverá selecionar dois, um em cada continente, considerando a Ásia, Europa, Oceania ou Continente Norte Americano, para propor os modais de transporte. Passo 3: Um dos principais desafios que uma empresa enfrenta ao internacionalizar seus negócios são os riscos desconhecidos que este novo país “oferece”. Uma das formas mais corretas de “enfrentar” esses desafios é lançar mão do conhecimento de Gestão de Projetos e da área de conhecimento Gerenciamento de Riscos. Para Paes e Vilga (2016) risco é a incerteza. Assumir riscos está relacionado com ser ousado ao realizar alguma atividade. Dessa forma, ao juntarmos os dois sentidos de risco, podemos defini-lo como sendo o conjunto de incertezas encontradas quando ousamos fazer algo, e não apenas como problema. Segundo o PMI (2009), risco é o evento ou condição incerta que se ocorrer, tem um efeito positivo ou negativo no projeto. Observe que a definição de risco do PMI (2009) abrange os impactos positivos e negativos da ocorrência de um evento. No dia a dia, é comum falarmos em impactos negativos como sendo riscos, enquanto os impactos positivos são tratados como oportunidades. Porém, a definição do PMI (2009) nos mostra uma condição oposta. O gerenciamento de riscos de um projeto é composto por 5 passos, conforme vemos na figura (figura 1) a seguir: Figura 1 – Etapas da Gestão de Riscos A identificação dos riscos é essencial é o processo tanto de determinação dos riscos, que podem afetar o projeto (para que seja possível uma antecipação a eles), como da documentação de suas características. O resultado ou saída dessa fase é a elaboração de uma lista de riscos refinada e atualizada do projeto, que deverá ser revisada e atualizada durante toda a execução do mesmo. Uma abordagem comum para se identificar os riscos é discutir ideias em que o gerente de projetos envolve os principais membros da equipe para identificar os riscos do empreendimento. A análise qualitativa dos riscos é o processo de priorização de riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. O principal benefício deste processo é habilitar os gerentes de projetos a reduzir o nível de incerteza e focar os riscos de alta prioridade. A análise quantitativa dos riscos é o processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. O principal benefício desse processo é a produção de informações quantitativas dos riscos para respaldar a tomada de decisões, a fim de reduzir o grau de incerteza dos projetos. Planejar as respostas aos riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. O principal benefício deste processo é a abordagem dos riscos por prioridades, injetando recursos e atividades no orçamento, no cronograma e no plano de gerenciamento do projeto, conforme necessário. a) Analisando a teoria de Gestão de Riscos e as questões relativas a internacionalização empresarial, quais seriam os principais riscos associados à exportação e à internacionalização das empresas? b) Quais são os riscos que preocupam mais as empresas nacionais? Porquê? Cite ao menos três tipos de risco, explique-os e identifique a estratégia de resposta ao risco mais adequada. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: 1. O trabalho deve ser realizado em grupos com no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes. Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável pelo cadastro do grupo no portfólio. Somente após o cadastro o grupo deverá enviar o trabalho. Assim, apenas um aluno deverá cadastrar o grupo e enviar o trabalho do seu grupo. Importante: O cadastro do trabalho deverá ser feito na pasta específica, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter mínimo 8 e no máximo 15 páginas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). 4. Importante: A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 5. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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