PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Temática Interdisciplinar: Curso ACE Semestre: 2-3º
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Temática Interdisciplinar: Curso ACE Semestre: 2-3º Competência Compreender e aplicar conceitos, por meio do entendimento da gestão de projetos, sua relação com as análises de investimento e custos, bem como, seus aspectos humanos que envolvem microeconomia e direito empresarial para a vivência em sociedade. Habilidades Os alunos deverão ser capazes de identificar a situação problema e, a partir dela, compreender os desdobramentos possíveis por meio da aplicação teórica e prática dos conteúdos estudados, elaborando a produção científica seguindo as normas da ABNT. Objetivos de aprendizagem Conhecer a tríplice restrição aplicados e geridos pelos projetos. Realizar análise de investimentos e custos associados ao produto do projeto, levando em consideração a microeconomia e os aspectos humanos, culturais, trabalhistas e legislativos que influenciam a dinâmica social e empreendedora no âmbito organizacional. Prezado Aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira. Esta temática foi escolhida para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Nesta atividade de produção textual, você responderá a questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema (Situação Geradora de Aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação da SGA Você deverá ler atentamente a SGA descrita abaixo. A SGA é uma situaçãoproblema hipotética criada pelos professores, com base na vivência real do profissional no ambiente organizacional. Você deve utilizar os conhecimentos teóricos adquiridos a partir das disciplinas ofertadas no semestre para interpretar a SGA. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Atualmente, o mundo corporativo está a cada dia mais turbulento e as empresas estão imersas em um ambiente de constante transformação. A globalização e a revolução tecnológica são pano de fundo para uma nova era: a era da informação e do conhecimento, transformados em importante vantagem competitiva. Tais fatores convergem para uma maior competitividade entre as organizações que passaram a atuar sob novos padrões de qualidade, produtividade e competitividade. Isso requer a adoção de modelos de gestão que considerem as pessoas como sua maior riqueza, valorizando sua capacidade intelectual em detrimento da força física. Afinal, entende-se que são as pessoas, por meio de sua capacidade criativa e potencial de inovação, que levarão as empresas a alcançarem os diferenciais de competitividade. Outros fatores que precisam ser considerados no ambiente externo são: a) a alta carga tributária dificulta a sobrevivência e sustentabilidade financeira de muitas empresas; b) a atual crise econômica assola a vida financeira das pessoas. O desemprego “bate na porta” de muitos, obrigando-os a ter “jogo de cintura” para superar todos os desafios desse ambiente. Isso reflete nas empresas com a queda das vendas, a qual exige que elas criem estratégias para superar os concorrentes com produtos inovadores, com melhor qualidade e menor preço. Groselli (apud DORNELAS, 2008, p. 7) afirma: São tantos os requisitos para se manter competitivo no novo paradigma econômico que os velhos gigantes começam a buscar rapidamente soluções para não perderem o passo. A organização precisa ser mais ágil, buscar novas oportunidades de negócio de forma mais efetiva, se reestruturar, rever seus processos, incentivar seus funcionários na busca da inovação, a serem mais criativos, a proporem soluções, não serem reativos, e fugir da mesmice de outrora. A ética e a responsabilidade socioambiental são valores que devem ser incorporados pelas organizações como um fator estratégico, e tais requisitos devem nortear as ações com todos os seus públicos de relacionamento. Ao passo que as empresas precisaram se reestruturar, o mercado de trabalho acompanhou essa tendência com a flexibilização das leis trabalhistas e passaram a permitir novas relações de trabalho. Por exemplo: o trabalho terceirizado e outros tipos de contrato como o trabalho temporário, por projeto, meio período (part time) e até mesmo o teletrabalho, ou remoto, uma tendência da sociedade virtual. Agora que o grupo já entende o contexto organizacional, acompanhe a seguir a situação geradora de aprendizagem. Situação Geradora de Aprendizagem A CALCE LEVE é uma empresa familiar localizada na cidade de Curitiba/PR, especializada na venda de calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Atualmente a CALCE LEVE tem cinco lojas, três em Curitiba nas ruas do centro da cidade, uma em um shopping de grande movimento e uma loja em Londrina. A diretora geral da CALCE LEVE, Marilza Volpato, que também é a proprietária da empresa e sua fundadora. A empresa foi criada em 1989 como uma pequena loja de calçados infantis, e ao longo do tempo a empresa foi ampliando a oferta de produtos e abrindo filiais. Atualmente a rede de lojas é uma das mais conhecida no Paraná. Os dirigentes da empresa são os quatro filhos de Marilza, que ao lado da mãe administram a CALCE LEVE. Cada filho tem uma função bem definida na empresa, sendo José o administrador do setor financeiro, João o gerente de Marketing, Ivan diretor de produção e logística e Ivaniska a responsável pelo departamento de Recursos Humanos. Observe o organograma (resumido) da empresa CALCE LEVE: Marilza, em reunião com seus filhos, decide abrir três novas filiais para comemorar os 30 anos de aniversário da empresa. Serão duas novas lojas em Florianópolis e uma em Londrina. Essas filiais serão lojas de calçados voltadas exclusivamente para o público feminino. Ivan, o diretor de produção e logística, propõe aos diretores que para a abertura dessas filiais seja feito um gerenciamento de projetos, com base na metodologia do Guia PMBOk. Os quatro filhos de Marilza conhecem a metodologia, fizeram cursos sobre Gestão de Projetos, e Ivan é certificado como Gerente de Projetos pelo PMI. Marilza observa como foi importante investir na qualificação dos filhos e acredita que este novo desafio vai ser um sucesso! Ivan será o gerente do projeto e o responsável pelo Escopo. José vai gerenciar, junto com sua equipe, os custos, as aquisições e os riscos. João vai ficar responsável pelo cronograma, qualidade e comunicações. E, Ivaniska vai cuidar dos recursos humanos, das partes interessadas e da integração. Ivan começa a reunião de abertura do projeto apresentando as 10 áreas de conhecimento que faram parte do projeto (figura 1). DIRETORIA GERAL MARILZA FINANÇAS JOSÉ MARKETING JOÃO PRODUÇÃO E LOGÍSTICA IVAN RECURSOS HUMANOS IVANISKA Figura 1 – As 10 áreas de conhecimento de Gestão de Projetos Logo após as tratativas iniciais do projeto, Ivan, como gerente do projeto, determina o início do planejamento e lista as primeiras atividades a serem realizadas: (1) Gerenciamento do Escopo, com elaboração da Declaração do Escopo; (2) Análise da viabilidade financeira; (3) Levantamentos dos custos e orçamento; (4) Análise de Demanda; (5) Gerenciamento do Tempo, com a elaboração do Diagrama de Rede; (6) Elaboração de termo de garantia para os produtos fabricados, incluindo exclusão de garantia, prazo de garantias para os produtos, política de troca de produtos e criação de um SAC para atendimento dos consumidores. Durante a reunião de início do projeto, Ivan apresenta o novo Guia PMBOk (sexta edição), uma tabela com as áreas de conhecimento de gestão de projetos (Tabela 1) e o mapa das áreas de conhecimento (Figura 2). Com estes documentos, Ivan acredita que todos podem acompanhar de forma ágil e eficiente todo o processo de abertura das novas filiais. Tabela 1 – Tabela de processos por área de conhecimento Fonte: bit.ly/2G25B6x Figura 1 – Mapa de processos Fonte: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html Ivan decide contratar uma equipe especialista em gestão de projetos para ajudar nesta grande empreitada! A equipe contratada foi a sua! A partir de agora, vocês têm um grande desafio e precisam ajudar a CALCE LEVE na elaboração do planejamento deste projeto de novas filiais. Para isso, é preciso que o grupo reflita sobre os passos a seguir, visando apresentar um direcionamento para a empresa nos aspectos indicados. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO 3. Elaboração da Produção Textual com o tema “Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira de um negócio” Partindo da situação-problema supracitada, no sentido de auxiliar a empresa CALCE LEVE e a equipe de Gestão de Projetos no sentido de inaugurar três novas lojas, deverá ser elaborada uma Produção Textual, fundamentada teórica e metodologicamente, com tema “Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira de um negócio”. Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o caso) e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Seu trabalho deverá conter, no mínimo 5 (cinco) e, no máximo, 10 (dez) páginas, apresentando: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, sem contar as Referências. Em seu texto você deve procurar atender aos seguintes questionamentos: 1. GESTÃO DO ESCOPO Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. A rede de lojas CALCE LEVE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão de projetos seguindo a metodologia do PMBOk. Esta metodologia prevê que um projeto tem um ciclo de vida (início – planejamento – execução – monitoramento e controle - encerramento) e abrange 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Uma destas áreas é o Gerenciamento de Escopo. Nos projetos, podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O escopo do produto é o que se faz no projeto para atender as necessidades do cliente, ou seja, o escopo do produto é definido como as características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá apresentar, tais como: definições, especificações, medidas e cores. O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação; função e desempenho; premissas e restrições. Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue e (2) Processo que será usado para entregá-la. Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente do projeto. Essa declaração contém os itens descritos a seguir: DECLARAÇÃO DE ESCOPO Descrição do escopo do produto: Características técnicas do produto a ser entregue (também chamado de entregável). Critérios de aceitação do produto: Descrição dos controles de qualidade e condições de aceitação do cliente. Entregas do projeto: Podem ser divididas em: primárias (produtos, serviços ou resultados contratados) e secundárias (relatórios, gráficos, manuais, desenhos homologados etc.). Exclusões do projeto: Esclarecem o que não será entregue, pois muitas vezes nos deparamos com o “pensei que estivesse no escopo”, e isso atrapalha muito a relação entre os stakeholders. Restrições do projeto: São os limites que o projeto deve respeitar, tais como: normas técnicas a serem seguidas, datas-chave de entrega, legislação, orçamentos fechados etc. Premissas do projeto: São as pré-verdades (fatores que, por incapacidade de definição, são assumidos como verdadeiros para o planejamento), ou seja, algo que eu tenho como verdade que ainda não ocorreu, por exemplo: a promessa de recursos, a participação de especialistas no projeto que ainda não foram contratados etc. Há um ditado que diz: “A premissa é a mãe do risco”. Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a TAREFA de sua equipe é a elaboração de uma DECLARAÇÃO DE ESCOPO do Projeto de Inauguração das Lojas da CALCE LEVE, que é o primeiro passo do planejamento de um projeto. A Declaração de Escopo que vocês vão elaborar para o projeto deve apresentar os cinco itens (Descrição do escopo do produto, Critérios de aceitação do produto, Entregas do projeto, Exclusões do projeto, Restrições do projeto e Premissas do projeto), de forma detalhada. Referências Recomendadas PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacioanl S.A., 2016. Disponível em:
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