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CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL II

CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL II SUMÁRIO 1) NATUREZA DO ESTÁGIO................................................................................................ 2 1.1) Objetivos do estágio............................................................................................. 2 1.2) Da estrutura, duração e desenvolvimento do estágio........................................... 3 1.3) Postura do estagiário na escola ........................................................................... 3 2) ENVOLVIMENTO DOS PARTICIPANTES........................................................................ 4 3) DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO ........................................................... 5 3.1) Ficha de Acompanhamento e Ficha de Avaliação: Regência............................... 5 3.2) Relatório Final de Estágio .................................................................................... 7 4) DIVISÃO DA CARGA HORÁRIA ...................................................................................... 7 5) DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO E ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO ......................................................................................................................... 8 6) FICHA DE ACOMPANHAMENTO E DE AVALIAÇÃO: REGÊNCIA............................... 23 6.1) Ficha de Acompanhamento................................................................................ 23 6.2) Ficha de Avaliação: Regência............................................................................ 26 7) ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO .......................................................... 26 8) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ......................................................................................... 26 9) INFORMAÇÕES IMPORTANTES ................................................................................... 28 10) ANEXOS ....................................................................................................................... 29 MODELO DA FICHA DE ACOMPANHAMENTO ......................................................... 30 MODELO DE FICHA DE AVALIAÇÃO: REGÊNCIA.................................................... 31 CARTA DE APRESENTAÇÃO..................................................................................... 32 2 CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL II CARGA HORÁRIA: 150 HORAS Caro estudante, Antes de iniciar sua atividade de estágio, leia com atenção este documento, pois contém informações importantes para a realização do estágio. ATENÇÃO: (1) O Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II do curso de Licenciatura em Matemática deve ser realizado individualmente, não sendo permitida a realização deste estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em escolas de Educação Especial. (2) Só serão aceitos Supervisores de Campo com graduação em Licenciatura em Matemática. (3) Não é permitido o registro, na Ficha de Acompanhamento e na Ficha de Avaliação: Regência, de datas consideradas não letivas (como finais de semana e feriados) nos períodos das atividades de campo. (4) Além disso, fichas sem as devidas assinaturas e carimbos ocasionam a reprovação no estágio. 1) NATUREZA DO ESTÁGIO O Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Pitágoras UNOPAR busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Dessa forma, articula interdisciplinarmente os conteúdos, por meio de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção. 1.1) Objetivos do estágio a) Conceituar estágio e sua dimensão; b) Conhecer o campo de estágio e de atuação do docente de Matemática; 3 c) Conhecer as semelhanças e diferenças entre as séries/turmas observadas, no que diz respeito à metodologia e conteúdos; d) Analisar, criticamente, o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano; e) Desenvolver atividades direcionadas à sua formação profissional. f) Escrever o Relatório Final de Estágio e demais textos, em relação à experiência vivenciada no estágio do ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. 1.2) Da estrutura, duração e desenvolvimento do estágio ▪ As atividades de estágio serão desenvolvidas em escolas, da rede pública ou privada, que ofertam turmas regulares dos anos finais do Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano), desde que devidamente autorizadas pelos órgãos competentes da Universidade Pitágoras UNOPAR. ▪ O Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II, do curso de Licenciatura em Matemática, compreende uma carga horária total de 150 horas e deve ser realizado em turmas regulares dos anos finais do Ensino Fundamental, de 6º ao 9º ano. As atividades de campo (1, 2, 5, 6, 7, 9, 10, 12 e 13), previstas neste Manual de Estágio, totalizam 70 horas e devem ser realizadas na escola selecionada, enquanto que as demais 80 horas serão destinadas ao cumprimento das demais atividades referentes ao estágio. ATENÇÃO: ▪ Sendo o estágio uma atividade curricular obrigatória por lei, a não totalização da carga horária a ser cumprida em cada semestre do curso implica reprovação no estágio correspondente. ▪ O Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II, do curso de Licenciatura em Matemática, deve ser realizado individualmente. 1.3) Postura do estagiário na escola ▪ Dirigir-se à direção da escola ou ao responsável, solicitando permissão para desenvolver as atividades do Manual de Estágio; ▪ Vestir-se adequadamente e com roupas condizentes com o local de estágio; ▪ Ser discreto, ouvir atentamente e manifestar-se em momentos propícios ou quando solicitado; ▪ Respeitar horários e regras estabelecidas pela escola em que está estagiando; 4 ▪ Cumprir e respeitar as regras deste Manual de Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II; ▪ Apresentar postura ética em relação às informações e às atividades da escola, evitando comentários; ▪ Desenvolver todas as atividades programadas, respeitando os prazos estabelecidos; ▪ Registrar sistematicamente as atividades desenvolvidas no campo de estágio, conforme as orientações; ▪ Entregar ao Tutor Presencial e/ou enviar pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, no prazo estabelecido, os documentos formais necessários à conclusão do estágio; ▪ Encaminhar as dúvidas sobre o estágio ao Tutor a Distância, Tutor Presencial e/ou Docente Supervisor EaD. 2) ENVOLVIMENTO DOS PARTICIPANTES O desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II, do curso de Licenciatura em Matemática, acontece mediante a participação dos seguintes envolvidos: o Coordenador do Curso; o Docente Supervisor EaD; o Tutor a Distância; o Tutor Presencial e o Polo de Apoio Presencial; o Supervisor de Campo; e o Acadêmico. O Coordenador do Curso de Matemática executa a política de estágios em consonância com as normas gerais da instituição; participa da elaboração do regulamento e do Manual do Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II; e colabora com o Colegiado do curso de Matemática, com Docente Supervisor EaD, com os Tutores a Distância, com o Tutor Presencial e o Supervisor de Campo, em relação às atividades que devem ser realizadas. Além disso, recebe a documentação relativa à realização do estágio. O Docente Supervisor EaD elabora, juntamente com o Coordenador do Curso, o Manual e as orientações de estágio, com atividades específicas para cada semestre; revisa o Manual de Estágio e as orientações de estágio a cada início de semestre; e acompanha, com a mediação do Tutor a Distância e do Tutor Presencial, a realização das atividades de estágio propostas. O Tutor a Distância orienta a atuação do estudante na realização do estágio; participa do processo de avaliação das atividades do estágio, com o acompanhamento do Docente Supervisor EaD e do Coordenador do Curso. 5 O Tutor Presencial, juntamente com o Polo de Apoio Presencial, contata as instituições de ensino concedentes de estágio para análise das condições dos campos, possibilitando a realização das atividades propostas no estágio; orienta os estudantes na escolha do campo de estágio; organiza, semestralmente, o encaminhamento de estagiários e a distribuição das turmas com a aprovação do curso de Matemática; participa da execução das atividades pertinentes ao estágio, realizadas pelos estudantes da unidade; supervisiona a elaboração do relatório do estágio; orienta, analisa, juntamente com os estudantes, as fichas e as assina. Destaca-se que em todas as ofertas do curso de Matemática existe a necessidade da participação do Tutor Presencial, inclusive 100% online. O Supervisor de Campo é o professor de Matemática, regente da sala de aula, o qual acompanha o estagiário na realização das atividades de campo descritas neste Manual, ou seja, as atividades a serem desenvolvidas na escola. O Acadêmico realiza as atividades solicitadas no Manual de Estágio; comparece ao campo de estágio nos dias e horários agendados; registra todas as atividades desenvolvidas; entrega, ao final do semestre e respeitando o cronograma estabelecido, as fichas de acompanhamento preenchidas para o Tutor Presencial; posta o Relatório Final no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, no período estipulado em cronograma. 3) DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO As atividades de Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II, do curso de Licenciatura em Matemática, são registradas por meio de documentos, sem os quais o acadêmico não comprova a realização de seu estágio. Para isso, durante a realização do estágio, o estudante deve preencher os documentos pedagógicos a seguir, entregando-os para correção em datas previamente estabelecidas e que constam em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3.1) Ficha de Acompanhamento e Ficha de Avaliação: Regência Na ficha de Acompanhamento e na Ficha de Avaliação: Regência devem ser registradas todas as atividades desenvolvidas pelo estudante durante o Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II. Vejamos as características dessas fichas: 6 ▪ Ficha de Acompanhamento: Com exceção da atividade 10, referente à regência (intervenção prática), as demais atividades propostas no estágio devem ser registradas na Ficha de Acompanhamento, cujo modelo é apresentado no Anexo 1. A ficha deve ser preenchida durante a realização do estágio com as seguintes informações: o período ou a data de realização de cada atividade, com sua carga horária correspondente; a descrição de cada atividade desenvolvida, conforme o Manual de Estágio; a assinatura do Supervisor de Campo – responsável pelo atendimento ao estudante no campo de estágio – nas atividades em que for necessário, a assinatura do Tutor Presencial em todas as atividades; a assinatura do Diretor da escola; e o carimbo da escola. As orientações para o preenchimento dessa ficha são destacadas no item 6.1 deste Manual. Essa ficha deve ser finalizada com uma carga horária de 144 horas, sem a inclusão da atividade 10, correspondente à regência. ATENÇÃO: Em caso do não preenchimento de todos os itens mencionados acima, inclusive em relação às assinaturas e carimbos necessários, a ficha será rejeitada e o estudante ficará reprovado no estágio. Além disso, o estudante não pode ultrapassar o limite de 6 horas diárias de atividades desenvolvidas na escola (no campo de estágio). O estudante não deve registrar datas ou períodos que contemplem finais de semana ou feriados para as atividades desenvolvidas no campo de estágio. ▪ Ficha de Avaliação: Regência Esta ficha, cujo modelo é apresentado no Anexo 2, deve ser entregue para o Supervisor de Campo, ou seja, para o professor de Matemática das turmas nas quais o estudante está realizando o estágio, para que ele possa avaliar o desempenho do estagiário na atividade de regência (intervenção prática). O Supervisor de Campo deve observar as aulas ministradas pelo estagiário, preenchendo e assinando a Ficha de Avaliação: Regência com base no desempenho do estagiário durante a atividade em questão. O Tutor Presencial também deve assinar esta ficha, bem como Diretor da escola, além de solicitar o carimbo da escola. ATENÇÃO: Em caso de ausência das assinaturas e/ou carimbo, a ficha será rejeitada, ocasionando a reprovação no estágio. Ao final do semestre, a Ficha de Acompanhamento e a Ficha de Avaliação: Regência devem ser preenchidas corretamente, sem rasuras, totalizando as 150 horas do estágio (144 horas 7 da Ficha de Acompanhamento e 6 horas da Ficha de Avaliação: Regência), e entregues, com as devidas assinaturas, no Polo de Apoio Presencial, o qual deve encaminhá-las à coordenação para conferência. 3.2) Relatório Final de Estágio Documento que o estudante deve elaborar ao final do período de estágio, contemplando todas as atividades realizadas, conforme orientações estabelecidas no item 5, mais especificamente na atividade 15, deste Manual. Esse documento deverá ser postado em um arquivo único, modelo Word (.doc ou .docx), no AVA, ao final do semestre letivo, de acordo com o calendário acadêmico e seguindo todas as orientações deste Manual de Estágio. 4) DIVISÃO DA CARGA HORÁRIA Para que sejam cumpridos os objetivos previamente citados, o Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II possui uma carga horária de 150 horas, divididas da seguinte forma: Local de realização Atividade Carga horária Na escola (campo de estágio) Atividade 1: Apresentação 02 horas Na escola (campo de estágio) Atividade 2: Identificação da escola 08 horas Em casa Atividade 3: Estudo de artigo 14 horas Em casa Atividade 4: Análise da Base Nacional Comum Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental 14 horas Na escola (campo de estágio) Atividade 5: Análise do Projeto Político Pedagógico 12 horas Na escola (campo de estágio) Atividade 6: Entrevista com o Supervisor de Campo 05 horas Na escola (campo de estágio) Atividade 7: Observação nas aulas de Matemática 18 horas Em casa Atividade 8: Elaboração de Plano de Aula 20 horas Na escola (campo de estágio) Atividade 9: Apresentação do plano de aula para o Supervisor de Campo 03 horas 8 Na escola (campo de estágio) Atividade 10: Regência (Intervenção Prática) 06 horas Em casa Atividade 11: Reflexões sobre o estágio 08 horas Na escola (campo de estágio) Atividade 12: Análise da produção escrita dos estudantes 12 horas Na escola (campo de estágio) Atividade 13: Entrevista a respeito do laboratório de informática 04 horas Em casa Atividade 14: Elaboração de proposta envolvendo software 14 horas Em casa Atividade 15: Relatório Final de Estágio 10 horas Carga horária total: 150 horas Atenção: 1) A carga horária de campo (cumprida na escola) é de 70 horas. 2) A tabela apresenta a carga horária total das atividades, no entanto, para o preenchimento da Ficha de Acompanhamento devem ser incluídas, de forma detalhada, além das cargas horárias, as descrições de cada atividade realizada (com exceção da regência), com a data de realização correspondente, conforme orientações de preenchimento disponíveis no item 6.1 e considerando as descrições das atividades disponíveis no item 5 deste Manual. 3) O estagiário deve realizar suas atividades de estágio dentro do prazo proposto pela Coordenação do Curso. 4) As observações e a regência não devem ser feitas em datas muito próximas da entrega do relatório, enquanto que as demais atividades de estágio devem ser desenvolvidas de forma gradual ao longo do semestre, respeitando o cronograma estabelecido para o Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II. 5) DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO E ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO Um dos documentos a ser elaborado e entregue, ao final do estágio e em data previamente estabelecida, é o Relatório Final de Estágio. Para a elaboração desse relatório, o acadêmico deverá reunir todo o material elaborado ao longo do desenvolvimento das diferentes atividades descritas neste Manual, conforme as orientações apresentadas. Confira a seguir o detalhamento de cada uma das atividades que devem ser cumpridas no decorrer deste estágio. 9 ATIVIDADE 1: APRESENTAÇÃO (carga horária: 02 horas) a) Levar a carta de apresentação à escola na qual pretende realizar o estágio. O modelo deste documento é apresentado no Anexo 3 deste Manual. b) Conversar com o Diretor ou responsável pela escola e solicitar autorização para realização das atividades de estágio. c) Conversar também com o professor de Matemática – ou professores, se for o caso – responsável pelas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) para solicitar o acompanhamento durante as atividades realizadas no campo de estágio. ATENÇÃO: É importante observar se, para o cumprimento de todas atividades propostas no estágio, é possível acompanhar apenas um professor de Matemática da escola, com base na carga horária dele na instituição escolhida, ou se existe a necessidade de acompanhar dois ou mais professores de Matemática na escola selecionada. No segundo caso, é necessário solicitar a autorização de todos os professores envolvidos e a inclusão destes no cadastro. d) Apresentar o Manual de Estágio para a Direção da escola e para o(s) professor(es) regente(s), explicando quais atividades serão realizadas no campo de estágio (atividades 1, 2, 5, 6, 7, 9, 10, 12 e 13), conforme as orientações apresentadas neste Manual. e) Deixar a carta de apresentação na escola. f) Verificar com o Polo de Apoio Presencial quais os procedimentos necessários para iniciar o desenvolvimento das atividades de estágio na instituição escolar selecionada. ATENÇÃO: O estágio deve ser realizado em uma única escola que contenha turmas regulares dos anos finais do Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano). O estágio não pode ser realizado em turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA e de Educação Especial. ATIVIDADE 2: IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA (carga horária: 08 horas) a) Apresentar os dados de identificação do campo de estágio, contendo informações sobre: • a escola: nome, localização, níveis de escolaridade atendidos; • diretor e equipe pedagógica: nome e formação acadêmica; • as turmas observadas: quantidade de estudantes, algumas características observadas; • o(s) professor(es) regente(s): formação acadêmica, tempo de trabalho na escola; 10 • projetos desenvolvidos pela escola. b) As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas realizadas durante o estágio. c) Além de elaborar a descrição da escola, conforme informações presentes no item (a), para esta atividade também é necessário participar de uma reunião do conselho de classe da escola na qual está realizando o estágio, analisando principais pontos tratados e elaborando um relato a respeito dessa reunião. • Caso não seja possível participar da reunião do conselho escolar, essa tarefa poderá ser cumprida por meio da análise de uma pauta ou ata dessas reuniões, ou ainda por meio da realização de uma entrevista com o diretor da escola ou com o pedagogo a respeito do conselho escolar e das temáticas tratadas nas reuniões. d) O texto elaborado deve conter no mínimo uma e no máximo duas páginas. ATIVIDADE 3: ESTUDO DE ARTIGO (carga horária: 14 horas) a) O objetivo dessa atividade é a reflexão sobre o estágio como um espaço para o desenvolvimento da prática docente. b) Para tal reflexão, ler o relato de experiência intitulado “O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente”. Disponível em: https://bit.ly/2JiiCaY (acesso em 26 nov. 2018). c) Após a leitura do relato indicado no item (b), escrever uma resenha crítica que contemple os seguintes pontos: • A concepção dos autores sobre o que é o estágio supervisionado; • Os objetivos do artigo; • A importância do desenvolvimento do estágio supervisionado para formação inicial; • Uma reflexão do estagiário a respeito do da integração da teoria e da prática nas aulas de Matemática; • As expectativas do acadêmico em relação ao estágio, isto é, o que espera aprender com o estágio. d) O texto elaborado deve conter no mínimo uma e no máximo duas páginas. ATIVIDADE 4: ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (carga horária: 14 horas) a) Ler o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativa aos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano). Estudar a parte relativa à disciplina de Matemática nos 11 anos finais do Ensino Fundamental, localizada entre as páginas 263 e 273, e entre as páginas 296 e 317. Disponível em: https://bit.ly/2PiTrKM (acesso em 26 nov. 2018). b) Organizar um breve texto, comentando sobre as competências gerais apresentadas e, em seguida, elaborar um comentário complementando o exposto na BNCC para cada unidade temática trabalhada do 6º ao 9º ano, ou seja: • Números; • Álgebra; • Geometria; • Grandezas e medidas; • Probabilidade e estatística. c) O texto elaborado deve conter no mínimo uma e no máximo três páginas. ATIVIDADE 5: ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (carga horária: 12 horas) a) Pesquisar a respeito do que é o Projeto Político Pedagógico (PPP), identificando qual a importância desse documento para as escolas, quais as informações que o compõem, buscando compreender melhor o que é esse documento e sua relação com a organização escolar. b) Solicitar ao Supervisor de Campo, equipe pedagógica ou direção da escola uma cópia do Projeto Político Pedagógico da escola. Não é necessário apresentar essa cópia no seu relatório. c) Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola de forma geral, comparando-o com as informações obtidas a partir das pesquisas realizadas com base nas orientações apresentadas no item (a). d) Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola em relação aos seguintes tópicos: ▪ Como é tratado o tema “inclusão”; ▪ Quais as orientações em relação à avaliação da aprendizagem; ▪ Quais as orientações em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). e) Caso a escola não disponibilize o Projeto Político Pedagógico, realizar uma entrevista com o Diretor ou Pedagogo a respeito dos temas indicados nos itens (c) e (d). f) Elaborar um texto, com no mínimo uma e no máximo duas páginas, considerando as análises realizadas com base nas orientações presentes nos itens (a), (c) e (d) desta atividade. 12 ATIVIDADE 6: ENTREVISTA COM O SUPERVISOR DE CAMPO (carga horária: 05 horas) a) Realizar uma entrevista com o Supervisor de Campo – professor regente, responsável pela disciplina de Matemática nos anos finais no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – na escola em que o acadêmico está realizando o estágio. Caso existam dois ou mais Supervisores de Campo, realizar a entrevista com apenas um desses professores. b) A entrevista deverá contemplar as seguintes informações: 1) Nome completo do professor entrevistado. 2) Ano em que concluiu a graduação. 3) Possui curso(s) de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado)? Em caso afirmativo, área(s) do(s) curso(s) de pós-graduação. 4) Tempo de magistério e locais de atuação. 5) Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Em caso afirmativo, citar os últimos cursos realizados. 6) Visão sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). 7) Rotina de trabalho nas aulas de Matemática. 8) Quais as principais estratégias metodológicas adotadas na organização do trabalho pedagógico? Por que a opção por estas estratégias? 9) Como relaciona a Matemática com os seguintes temas: história e cultura afrobrasileira e africana; história e cultura indígena; sustentabilidade e meio ambiente. c) Elaborar um relato na forma de perguntas e respostas com no mínimo uma e no máximo duas páginas, contemplando todas as questões descritas no item b, além de outras discussões e informações que julgar pertinentes. ATIVIDADE 7: OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA (carga horária: 18 horas) a) Para a observação das aulas de Matemática, escolher três anos diferentes do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Por exemplo, pode-se escolher uma turma do 6º ano, uma turma do 7º ano e uma turma do 9º ano. Em cada ano, observar uma única turma durante as 6 aulas. A seguir, são apresentados dois exemplos de como a observação deverá ser realizada (podem ser selecionadas outras turmas, desde que sejam respeitadas as orientações anteriores): ▪ 6 aulas no 6º ano A; ou ▪ 6 aulas no 7º ano B; ▪ 6 aulas no 7º ano B; e ▪ 6 aulas no 8º ano A; e 13 ▪ 6 aulas no 9º ano D. ▪ 6 aulas no 9º ano C. ATENÇÃO: Para cada aula observada, conta-se 1 h/a (hora-aula), mesmo que as aulas sejam de 40 ou 50 minutos. Dessa forma, tem-se, no cômputo final, o total de 18 horas, relativas às 18 horas dessa atividade. Caso tenham mais de duas aulas de Matemática no mesmo dia, deve-se, juntamente com a documentação pedagógica, encaminhar uma declaração da escola confirmando a quantidade de aulas de Matemática em uma mesma turma por dia. b) Durante as observações, analisar todos os aspectos possíveis em relação, dentre outros, ao trabalho desenvolvido pelo professor, às características do conteúdo em estudo, à participação dos estudantes nas atividades propostas, realizando registros a cada aula observada. c) Para cada turma observada, será necessário produzir um diário de observação. Desta forma, três diários devem ser elaborados, um para cada ano do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) escolhido, considerando as seis aulas observadas em cada turma. d) É possível que diferentes estagiários observem as mesmas aulas e turmas. Porém, os diários de observação devem ser produzidos individualmente, contemplando a visão pessoal e única de cada estagiário, assim, diários iguais ou semelhantes entre si serão reprovados. e) Ainda que sejam observadas aulas ministradas por um único professor para todas as turmas escolhidas, os diários de observação devem refletir as particularidades de cada turma, evidenciadas nas seis aulas observadas. Logo, os três diários de observação não podem ser iguais entre si. f) Cada diário de observação deve conter no mínimo uma e no máximo duas páginas. Para elaborar os diários de observação do Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II, do curso de Licenciatura em Matemática, devem ser consideradas as seguintes instruções: 1) Os diários devem ser elaborados de forma crítica, utilizando as questões indicadas a seguir como orientação para a escrita de um texto único, em cada diário, relacionado às seis aulas observadas em uma mesma turma. • Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/inibem o aprendizado 14 dos estudantes? Quais são as contribuições desses procedimentos para a construção dos conhecimentos pelos estudantes? • Que materiais e/ou recursos são utilizados pelo professor em suas aulas? Esses materiais e/ou recursos promovem o desenvolvimento da criticidade dos estudantes? De que forma? Esses materiais e/ou recursos poderiam ser empregados de outra forma, tendo em vista favorecer a aprendizagem dos estudantes? • Comente a respeito do papel do livro didático durante as aulas. • Comente a respeito da interação entre professor e estudantes, observando como esta ocorre (por exemplo, espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante esta interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida? Reflita a respeito da influência desta relação entre professor e estudante para a aprendizagem da Matemática. • Descreva como é realizada a avaliação da aprendizagem durante as aulas. Quais são os instrumentos empregados pelo professor nesse processo? Que outros instrumentos poderiam ter sido empregados pelo professor nas situações observadas? 2) Lembre-se: para cada turma, é necessário escrever um diário. Assim, para a conclusão da atividade, é necessário elaborar, no total, três diários de observação. 3) No início de cada diário, indique os seguintes itens sobre as turmas observadas: Nome da escola: Ano e turma: Datas das aulas observadas (devem ser discriminadas dia a dia, ou seja, não podem ser registrados períodos): Turno das aulas observadas: Supervisor de campo: Conteúdo(s) abordado(s): ATENÇÃO: Deverá ser apresentado um texto único, para cada diário de observação, compreendendo as informações destacadas anteriormente, relativas às seis aulas observadas, além de outras informações que julgar relevante. 15 ATIVIDADE 8: ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA (carga horária: 20 horas) a) Após as observações nas turmas escolhidas dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), selecionar uma destas turmas e um tema, conforme o planejamento anual do Supervisor de Campo para esta turma. b) Em seguida, organizar um plano de aula para ser desenvolvido ao longo das seis aulas de regência. O plano de aula deverá conter os tópicos descritos a seguir: Tema: indicar de forma breve o tema do plano, de acordo com o planejamento anual do Supervisor de Campo. Conteúdos específicos: descrever quais conteúdos serão abordados a partir do tema escolhido (lembre-se que esses conteúdos devem estar no planejamento anual do professor). Objetivos: descrever os objetivos que pretende alcançar com o desenvolvimento do plano de aula elaborado. Metodologia: sabendo que o plano deve ser elaborado pensando em uma metodologia de ensino como Resolução de Problemas, uso de jogos matemáticos, Modelagem Matemática, entre outras, descrever como essa metodologia será utilizada nas aulas. Atividades propostas: o plano deve conter todas as atividades que serão propostas aos estudantes, bem como o passo a passo de como essas atividades poderão ser desenvolvidas. Além disso, nesse momento, é necessário refletir a respeito de possíveis dúvidas que os estudantes possam apresentar no desenvolvimento dessas atividades e quais encaminhamentos podem ser adotados diante dessas dificuldades. Recursos: especificar quais serão os recursos utilizados para o desenvolvimento da atividade. Avaliação: descrever a forma de avaliação que será adotada durante as seis aulas, explicitando os instrumentos de avaliação selecionados. Como um instrumento de avaliação você deverá propor no mínimo três tarefas sobre os conteúdos abordados nas aulas e que serão realizadas pelos estudantes ao final da regência. c) O plano deverá ser desenvolvido para o tempo previsto igual a seis aulas, por isso, é importante planejar a sequência das aulas de modo a possibilitar, nesse período, a introdução ao tema, o desenvolvimento do conteúdo e das atividades. d) A avaliação não precisa ser necessariamente uma prova, por isso, é necessário refletir a respeito das formas de avaliar o estudante, buscando verificar, por meio do emprego de outros instrumentos, se os objetivos estabelecidos foram cumpridos. Porém, é 16 imprescindível que na sexta aula seja empregado um instrumento de avaliação, composto por ao menos três tarefas, as quais serão essenciais para a realização da Atividade 12 descrita neste Manual. e) Na elaboração do plano voltado para as seis aulas, que será empregado posteriormente na regência (atividade 9), solicitar orientação ao Tutor à Distância e ao Docente Supervisor EaD. f) O plano deve conter no mínimo cinco e no máximo dez páginas. ATIVIDADE 9: APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA AO SUPERVISOR DE CAMPO (carga horária: 03 horas) a) Após a elaboração do plano de aula, de posse do planejamento e organização das atividades e conteúdos que pretende desenvolver com os estudantes no decorrer da regência (intervenção prática), dirigir-se à escola (campo de estágio) e apresentar o plano para o Supervisor de Campo. b) Explicar ao Supervisor de Campo como o plano será desenvolvido, em detalhes, além de questioná-lo a respeito dos seguintes itens: • Opinião do Supervisor de Campo em relação aos objetivos e ao conteúdo que será abordado nas aulas; • Opinião do Supervisor de Campo em relação a metodologia utilizada no plano; • Opinião do Supervisor de Campo em relação às atividades a serem desenvolvidas; • Opinião do Supervisor de Campo em relação a avaliação escolhida. c) Caso o Supervisor de Campo oriente a realização de adequações no plano, buscando atender o planejamento anual da turma escolhida, realizar as adequações necessárias. d) Produzir um texto contendo as informações a respeito das respostas apresentadas pelo professor aos questionamentos, conforme indicado no item (b), além das adequações apresentadas por ele. e) O texto deve conter no mínimo uma e no máximo duas páginas. ATIVIDADE 10: REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) (carga horária: 06 horas) a) Após apresentar o plano de aula para o Supervisor de Campo e realizar as adequações necessárias, o próximo passo é ministrar as seis aulas na turma escolhida (Observação: as seis aulas devem ser ministradas em um único ano e em uma única turma). 17 b) Com a devida autorização e agendamento com o Supervisor de Campo, ministrar as aulas planejadas. Durante o desenvolvimento dessa atividade, novas situações podem emergir, diferente das que foram previstas durante a elaboração do plano. Assim, é possível que, no decorrer da regência, seja necessário adaptar os planejamentos e modificar algumas propostas. Nesse sentido, é importante refletir a respeito de estratégias alternativas e nas possíveis dificuldades que os estudantes podem apresentar nas atividades elaboradas previamente e conforme as adequações realizadas nesse processo. c) Verificar antecipadamente os recursos a serem utilizados nas aulas de regência. Caso precise de materiais impressos para as atividades de regência, é responsabilidade do estagiário a preparação antecipada desses materiais para sua aplicação aos estudantes. d) Levar um plano de aula impresso de cada aula para que o Supervisor de Campo possa acompanhar as aulas ministradas. e) É necessário elaborar e aplicar uma proposta, com no mínimo três tarefas e sobre o conteúdo abordado durante as aulas, ao final da regência com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes durante as aulas ministradas, recolhendo os registros escritos dos estudantes para posterior análise, conforme as orientações da Atividade 12, presente neste Manual. ATIVIDADE 11: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO (carga horária: 08 horas) a) Após finalizar a regência, produzir um texto único, descrevendo e analisando as seis aulas ministradas com base nos seguintes apontamentos: 1) Os estudantes possuíam conhecimentos prévios sobre o tema? 2) Os estudantes demonstraram interesse pelo tema? Como ocorreu a participação dos estudantes nas aulas? 3) A metodologia prevista no plano de aula permitiu o desenvolvimento do tema de forma satisfatória? Por quê? 4) Para desenvolver esse tema em um outro momento, você utilizaria uma metodologia diferente? Explique. 5) Como os recursos previstos no plano de aula e utilizados no decorrer das aulas contribuíram para o ensino e a aprendizagem do tema proposto? 6) Você verificou a ocorrência de casos de indisciplina durante as aulas? Como você agiu? O Supervisor de Campo (professor regente) interviu com o objetivo de auxiliar o estagiário? 7) Os objetivos previstos no plano de aula foram alcançados? Explique. 8) Houve modificações no planejamento? Se sim, quais? 18 b) Elabore um texto único contemplando as reflexões realizadas a partir das questões indicadas no item (a) e de outras situações vivenciadas no estágio. c) O texto deve conter no mínimo duas páginas e no máximo três páginas. ATIVIDADE 12: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ESTUDANTES (carga horária: 12 horas) a) Após aplicar a proposta com no mínimo três tarefas, conforme as orientações presentes nas atividades 8 e 10, analisar a produção escrita dos estudantes. Para isso, é necessário selecionar uma das três tarefas aplicadas e analisá-la de acordo com os seguintes aspectos: I. Quantidade de acertos dos estudantes nessa tarefa; II. Resoluções mais recorrentes; III. Erros mais recorrentes; IV. Principais dificuldades apresentadas. b) A partir dessa análise, escrever um texto único envolvendo as informações indicadas nos itens I a IV, refletindo a respeito de possíveis adequações ao plano de aula mediante identificação dos erros e dificuldades manifestadas pelos estudantes durante a resolução da tarefa escolhida, bem como outras informações que se mostrarem relevantes. Refletir também a respeito do seguinte questionamento: considerando os erros e acertos apresentados pelos estudantes, caso você precisasse aplicar novamente esse plano, você faria alguma modificação ou manteria da forma como foi elaborado? c) Sempre que possível, apresentar tabelas e gráficos (setores, barras, colunas etc.) que possibilitem uma compreensão dos dados coletados ao longo na análise da produção escrita dos estudantes, relacionados aos itens I, II, III e IV, associando-os a comentários e explicações correspondentes. As tabelas e os gráficos devem estar legíveis e coerentes com os dados apresentados. d) Para complementar a análise, selecionar exemplos de registros escritos da tarefa escolhida (no mínimo 3 e no máximo 5) que ilustre as informações apresentadas, e incluir no texto. e) O texto dever conter no mínimo duas e no máximo três páginas, contemplando todos os itens anteriores, inclusive os exemplos de registros escritos coletados. ATIVIDADE 13: ENTREVISTA A RESPEITO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (carga horária: 04 horas) a) Entrevistar o Supervisor de Campo a respeito da existência do laboratório de informática na escola na qual o estágio está sendo desenvolvido, com base nos seguintes questionamentos: 19 1) A escola possui laboratório de informática? 2) Você utiliza esse laboratório nas aulas de Matemática? De que forma? 3) Quais softwares estão disponíveis nos computadores do laboratório? 4) Como você utiliza esses softwares nas aulas de Matemática? b) Caso a escola não possua laboratório de informática, entrevistar o Supervisor de Campo, considerando os seguintes questionamentos: 1) Você gostaria de utilizar um laboratório de informática nas aulas de Matemática? Por quê? 2) Você gostaria de trabalhar com softwares matemáticos nas aulas? Se sim, quais você utilizaria? Por quê? 3) Como você utilizaria esses softwares nas aulas de Matemática? c) Elaborar um relato sobre a entrevista no formato de perguntas e respostas. d) O texto deve conter no mínimo uma e no máximo duas páginas. ATIVIDADE 14: ELABORAÇÃO DE PROPOSTA ENVOLVENDO SOFTWARE (carga horária: 14 horas) a) Elaborar uma proposta de projeto cujo tema seja: “O uso de softwares em aulas de Matemática”. Esta proposta não deverá ser desenvolvida com os estudantes, o objetivo é investigar os itens que compõem o projeto. b) Descrever de forma detalhada todos os tópicos que devem constar no projeto e refletir sobre as tarefas propostas, bem como sobre possíveis resoluções e encaminhamentos a partir destas. Além disso, utilizar também esta atividade como oportunidade para refletir a respeito das contribuições do uso de softwares para a aprendizagem de conceitos da Matemática. c) Para a elaboração do projeto sobre o uso de software como recurso para a aprendizagem da Matemática, observe as orientações apresentadas no que segue: • Escolher um conteúdo matemático, selecionando um único ano do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) associado ao trabalho com o conteúdo em questão. • Com base no conteúdo selecionado, escolher um software a partir do qual possa ser trabalhado o conteúdo escolhido, apresentando uma breve descrição das principais ferramentas do software escolhido. • Algumas sugestões de softwares livres que podem ser utilizados são indicadas no que segue, mas pode ser empregado um outro software além dos que são sugeridos. ▪ GeoGebra: https://www.geogebra.org/?lang=pt (acesso em 26 nov. 2018). ▪ Winplot: https://bit.ly/2OT4CdO (acesso em 26 nov.2018). ▪ Scilab: https://www.scilab.org/ (acesso em 26 nov. 2018). 20 d) Elaborar um projeto, a partir do conteúdo e software selecionados, descrevendo de forma detalhada todas as atividades a serem desenvolvidas, com base nos seguintes itens: • Enunciado da tarefa ou problema; • Possíveis resoluções para a tarefa ou problema; • Conhecimentos prévios para a resolução da tarefa ou problema; • Conteúdo(s) a ser(em) sistematizado(s) a partir da tarefa ou problema; • Possíveis dúvidas que podem surgir a partir da tarefa ou problema proposto; • Possíveis encaminhamentos, a partir das possíveis dúvidas. e) Os tópicos indicados no item (d) devem ser avaliados para cada uma das tarefas e/ou problemas propostos no projeto. f) O projeto deve conter no mínimo três e no máximo cinco páginas. g) O projeto deverá conter os itens indicados no que segue: Tema: Identificação breve do tema e/ou conteúdo que será desenvolvido no projeto. Turma: Indicação do ano do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) para o qual o projeto é indicado. Duração: Número de aulas para as quais o projeto é organizado. Justificativa: Apresentar a importância do projeto, procurando relacionar as contribuições das tecnologias na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Objetivos: Indicação do que se pretende alcançar com o desenvolvimento do projeto. Atividades: Descrição do projeto de forma detalhada, considerando as orientações que foram apresentadas nos itens anteriormente. Recursos: Descrição de todos os recursos e/ou materiais necessários para o desenvolvimento do projeto. Avaliação: Descrição de como deve ser realizado o processo de avaliação durante o desenvolvimento do projeto, com a indicação dos instrumentos que podem ser empregadas. Referências: Indicação de todas as referências consultadas para o desenvolvimento do projeto, conforme as normas da ABNT. ATIVIDADE 15: RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO (carga horária: 10 horas) Esse é o momento de sistematizar o Relatório Final de Estágio. Para isso, é necessário reunir os registros das atividades realizadas durante o estágio. O quadro a seguir mostra todos os elementos que devem estar presentes em seu relatório. 21 Elementos que devem compor o Relatório Final de Estágio Capa, conforme as normas da ABNT. Folha de rosto, conforme as normas da ABNT. Sumário, conforme as normas da ABNT. Introdução, apresentando de forma clara do que se trata o material, indicando uma breve descrição dos resultados obtidos pelo estagiário (uma página). Texto da atividade 2, a respeito da descrição do campo de estágio (uma a duas páginas). Texto da atividade 3, envolvendo a análise do artigo a respeito do estágio supervisionado (uma a duas páginas). Texto da atividade 4, contemplando a análise da Base Nacional Comum Curricular voltada ao ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (uma a três páginas). Texto da atividade 5, relativo à análise do Projeto Político Pedagógico da escola (uma a duas páginas). Entrevista com o supervisor de campo, referente à atividade 6 (uma a duas páginas). Diários de observação, correspondente à atividade 7 (três a seis páginas). Plano de aula a ser desenvolvido na regência, com base nas orientações presentes na descrição da atividade 8 (cinco a dez páginas). Relato da apresentação do plano de aula ao supervisor de campo, conforme as orientações presentes na descrição da atividade 9 (uma página). Texto contendo as reflexões sobre o estágio, de acordo com a descrição da atividade 11 (duas a três páginas). Texto contendo a análise da produção escrita dos estudantes, de acordo com a descrição da atividade 12 (duas a três páginas) Entrevista a respeito do laboratório de informática, conforme as orientações presentes na descrição da atividade 13 (uma a duas páginas) Projeto referente ao ensino de Matemática com o uso de software, de acordo com as orientações presentes na descrição da atividade 14 (três a cinco páginas). Considerações finais, com comentários decorrentes de reflexões acerca das atividades de estágio realizadas e suas contribuições para o estagiário e para a escola (uma página). Referências utilizadas na elaboração dos textos e/ou consultadas para o desenvolvimento das atividades, conforme normas da ABNT (uma página). Anexos, se houver e se forem pertinentes para a compreensão das atividades/informações constantes do relatório (no máximo cinco páginas). 22 Seguem algumas orientações para a elaboração do relatório de estágio: a) Seguir com rigor as orientações deste Manual de Estágio quanto ao desenvolvimento de cada atividade, respeitando a limitação em relação às páginas. b) Deslizes com a norma culta podem ser evitados a partir de uma boa revisão de textos. O próprio editor de textos (Word) é uma ferramenta que auxilia nas correções, devendo ser utilizado sempre, mas com cuidado, observando se as correções propostas pelo programa são, de fato, corretas e/ou adequadas. Deve ser adquirido, também, o hábito de consultar dicionários. Além disso, a linguagem acadêmica deve ser privilegiada, mesmo na redação de um parecer crítico. c) Observação crítico-reflexiva vai além de descrever os fatos ocorridos durante as aulas, ou apenas comentar a forma como ocorre a avaliação da aprendizagem. Por meio da observação, enquanto estagiário, é possível notar a dinâmica utilizada nas aulas e a sua visão crítica quanto à postura do professor e dos estudantes. Por isso, na elaboração dos diários de observação, é necessário assumir uma posição crítica, refletindo a respeito de todas as situações observadas. d) Ao realizar o estágio na mesma turma em que outro colega de curso realizou a sua observação, o estagiário deve se manter fiel às próprias observações. Dificilmente duas pessoas distintas têm o mesmo ponto de vista sobre algum fato. Assim, o diário deve ser escrito individualmente. Diários semelhantes ou idênticos estarão sujeitos à reprovação. e) Quanto às referências, devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT. As aulas e o material didático do curso podem e devem aparecer nas referências. ATENÇÃO: Para o relatório, devem ser seguidos alguns critérios básicos de formatação, tais como: formato Word (.doc ou .docx), fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita), tamanho da página equivalente ao papel A4. Para a confecção do relatório, pode ser adaptado o modelo de trabalho acadêmico disponibilizado pela Universidade Pitágoras Unopar. Não serão aceitos arquivos enviados em PDF. No caso de identificação de fragmentos PLAGIADOS, o trabalho será INVALIDADO. 23 6) FICHA DE ACOMPANHAMENTO E DE AVALIAÇÃO: REGÊNCIA Além do Relatório Final de Estágio, outra documentação essencial para o desenvolvimento e comprovação do estágio são as Fichas de Acompanhamento e de Avaliação: Regência. No decorrer do estágio, além de realizar as atividades propostas, é necessário preencher adequadamente cada uma das fichas conforme as orientações apresentadas no que segue. 6.1) Ficha de Acompanhamento Registrar, nessa ficha, todas atividades realizadas com exceção da regência (atividade 10). Atentar-se para datas, carga horária, descrição das atividades (com indicação a respeito do conteúdo principal abordado em cada aula na atividade 7), assinaturas do Supervisor de Campo (professor regente) e do Tutor Presencial. Um modelo dessa ficha está disponível no Anexo 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES Ordem de preenchimento: é aconselhável que a ficha seja preenchida na ordem das atividades, facilitando assim o seu preenchimento. Datas: as atividades de campo NÃO podem ter registro em datas que contenham fins de semana ou feriados. Além disso, para essas atividades, você deve discriminar na ficha cada um dos dias em que as atividades foram desenvolvidas, isto é, não é permitido o registro de um período para essas atividades. Carga horária: em um mesmo dia podem ser registradas atividades de campo e atividades fora do campo de estágio. Porém, deve ser atendido o limite máximo de 6 horas de atividade diárias para àquelas que são cumpridas no campo de estágio e, além disso, a carga horária total das atividades cumpridas em um dia deve ser coerente com o tempo destinado pelo estagiário, em sua rotina diária, para a realização das atividades do estágio. Na atividade 7: para cada aula observada, conta-se 1 h/a (hora-aula), mesmo que as aulas sejam de 40 ou 50 minutos. Dessa forma, tem-se, no cômputo final, o total de 18 horas, relativas às 18 h/a dessa atividade. Atividade 10: não é registrada na Ficha de Acompanhamento. Seu registro é realizado apenas na Ficha de Avaliação: Regência. 24 A ficha de acompanhamento deverá ser preenchida de acordo com o modelo apresentado no que segue. Veja que este é apenas um exemplo de preenchimento. Além disso, note que, nesse exemplo, os registros relativos à atividade 7 (observação) estão incompletos, pois todos os registros dessa atividade devem totalizar 18 horas, conforme a carga horária total da atividade e as orientações apresentadas no item 5 deste Manual. 25 DATAS DAS ATIVIDADES CARGA HORÁRIA DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ASSINATURA DO SUPERVISOR DE CAMPO ASSINATURA DO TUTOR PRESENCIAL XX/XX/XXXX 02 h Atividade 1: Apresentação (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 08 h Atividade 2: A organização da escola (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 14 h Atividade 3: Estudo de artigo (Assinar) XX/XX/XXXX 14 h Atividade 4: Análise da Base Nacional Comum Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental (Assinar) XX/XX/XXXX 12 h Atividade 5: Análise do Projeto Político Pedagógico (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 05 h Atividade 6: Entrevista com o Supervisor de Campo (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 02 h Atividade 7: Observação no 6º ano – Conteúdo: (Preencher) (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 01 h Atividade 7: Observação no 9º ano – Conteúdo: (Preencher) (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 01 h Atividade 7: Observação no 8º ano – Conteúdo: (Preencher) (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 20 h Atividade 8: Elaboração de plano de aula (Assinar) XX/XX/XXXX 03 h Atividade 9: Apresentação do plano de aula ao Supervisor de Campo (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 08 h Atividade 11: Reflexões sobre o estágio (Assinar) XX/XX/XXXX 12 h Atividade 12: Análise da produção escrita dos estudantes (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 04 h Atividade 13: Entrevista a respeito do laboratório de informática (Assinar) (Assinar) XX/XX/XXXX 14 h Atividade 14: Elaboração de proposta envolvendo software (Assinar) XX/XX/XXXX 10 h Atividade 15: Relatório Final de Estágio (Assinar) 26 6.2) Ficha de Avaliação: Regência O estagiário deve entregar uma cópia da Ficha de Avaliação: Regência antes do início da regência para o Supervisor de Campo, o qual deverá acompanhar as seis aulas ministradas durante a atividade de regência e preencher a ficha, assinando-a ao final. Para essa ficha também é necessário solicitar as assinaturas do Tutor Presencial e do Diretor da escola, além do carimbo da escola. Um modelo dessa ficha está disponível no Anexo 2 deste Manual. 7) ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO O estagiário deve realizar suas atividades do estágio dentro do prazo apresentado em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As observações e a regência não devem ser feitas em datas muito próximas da entrega do relatório. As outras atividades de estágio devem ser elaboradas de forma gradual, ao longo do semestre, e respeitando o cronograma estabelecido para o estágio. O relatório de estágio deve ser entregue via Ambiente Virtual de Aprendizagem, em data indicada no próprio ambiente. Por outro lado, a documentação de estágio deve ser entregue ao Tutor Presencial, em data pré-determinada, a qual pode ser verificada com o Polo de Apoio Presencial. 8) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO O Relatório Final referente ao Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II, do curso de Licenciatura em Matemática, será avaliado pelo Tutor a Distância, com a supervisão e o acompanhamento do Docente Supervisor EaD e do Coordenador de Curso, de acordo com os seguintes critérios: RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO Normalização Normatização da ABNT, com atendimento às orientações do manual e adequação ao template. 27 Linguagem Norma, ortografia, aspectos redacionais. • Observação da coerência textual, manutenção de fios condutores no texto, uso de elementos coesivos de referência e de sequência. • Observação da variedade padrão escrita da Língua Portuguesa. • Observação da adequação do vocabulário. • Observação da adequação à proposta apresentada neste Manual de Estágio. Um trabalho extenso não é necessariamente um trabalho bem feito. Considerações muito longas costumam fugir ao assunto, enquanto que considerações muito curtas não correspondem à proposta do Relatório. Estrutura Apresentação de todos os elementos indicados no item 5, principalmente na atividade 15, deste Manual na composição do Relatório Final de Estágio. Diários de observação Presença dos três diários de observação, estruturados com informações gerais e texto reflexivo, envolvendo as seis aulas observadas em cada turma – três anos diferentes do Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano), de caráter individual, com visão pessoal e única do estagiário. Plano de aula Plano de aula para regência, destinado a seis aulas e a uma mesma turma do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), elaborado de modo consistente, contemplando os itens descrito neste Manual. Projeto de ensino Projeto de ensino voltado para o uso de softwares em aulas de Matemática, elaborado de modo consistente, contemplando as informações indicadas no guia presente neste Manual. A Ficha de Acompanhamento e a Ficha de Avaliação: Regência também serão avaliadas pelo Tutor a Distância, com a supervisão e o acompanhamento do Docente Supervisor EaD e do Coordenador de Curso. ATENÇÃO: Para aprovação na disciplina de estágio, a documentação jurídica deve estar regularizada, o conceito do relatório de estágio deve ser no mínimo suficiente e a situação da documentação de estágio deve ser ok. 28 9) INFORMAÇÕES IMPORTANTES ▪ É importante observar a data de entrega do Relatório Final de Estágio, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, e a data de entrega das fichas de acompanhamento, conforme orientações do Polo de Apoio Presencial, ambas de acordo com as orientações disponíveis no Cronograma. ▪ Todas as atividades propostas devem ser relatadas na Ficha de Acompanhamento, com exceção da regência, que deve ser registrada apenas na Ficha de Avaliação: Regência. ▪ O Diretor da Escola deve assinar e carimbar as fichas. ▪ As datas ou períodos das atividades realizadas no campo de estágio (escola), registradas na Ficha de Acompanhamento e na Ficha de Avaliação: Regência, devem ser coerentes com as datas ou períodos informados pelo acadêmico no termo de compromisso. Isso significa que as atividades 1, 2, 5, 6, 7, 9, 10, 12 e 13 devem ser realizadas pelo acadêmico nas datas ou períodos informados no termo de compromisso. ▪ A realização do Estágio Curricular não acarreta vínculo empregatício de qualquer natureza. ▪ O estágio deve ser realizado em escola com turmas do Ensino Regular. Não é permitida a atividade de estágio na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em escolas de Educação Especial ou nas academias/escolas de idiomas. ▪ O horário de estágio e a jornada a serem cumpridos devem ser compatíveis com o horário das instituições educacionais onde o estágio é realizado. ▪ A carga horária diária em campo, ou seja, na escola, não poderá ultrapassar 6 horas, sendo que as atividades realizadas em campo não podem ser registradas em fins de semana e feriados. ▪ A Ficha de Acompanhamento e a Ficha de Avaliação: Regência devem ser conferidas e assinadas pelo Tutor Presencial, no final do semestre. Esses documentos deverão ser entregues ao Tutor Presencial no prazo estabelecido para que sejam encaminhados a Coordenação do Curso. A documentação será conferida pelo Tutor a Distância. ▪ A Ficha de Acompanhamento e a Ficha de Avaliação: Regência comprovam a realização do estágio. Não serão aceitos documentos preenchidos de forma incorreta e sem as devidas assinaturas e carimbos, levando o acadêmico à reprovação no estágio. Bom trabalho! Prof.ª Ma. Renata Karoline Fernandes Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática – Pitágoras Unopar/EaD 29 10) ANEXOS 30 ANEXO 1 MODELO DA FICHA DE ACOMPANHAMENTO Aluno: ____________________________________Nº de Matrícula______________ Curso: Matemática Semestre: _______ Polo: ______________________________ Tutor presencial: ______________________________________________________ Tutor a distância: _____________________________________________________ Supervisor de campo: _________________________________________________ Escola em que realizou o Estágio:________________________________________ Endereço da Escola:_________________________ Fone da Escola: (__) ________ DATAS DAS ATIVIDADES CARGA HORÁRIA DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ASSINATURA DO SUPERVISOR DE CAMPO ASSINATURA DO TUTOR PRESENCIAL TOTAL ......... HORAS Observações: (este campo pode ser usado pelo tutor de sala, coordenação do polo, supervisor de campo ou diretor) Assinatura do Tutor Presencial Assinatura do Diretor da Escola Carimbo da Escola 31 ANEXO 2 MODELO DE FICHA DE AVALIAÇÃO: REGÊNCIA Estagiário(a):_____________________________________________ Semestre: ___ Professor Regente (supervisor de campo): _________________________________ Escola: _____________________________________________________________ Série: _______Turno: __________ ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio Número total de aulas ministradas pelo estagiário: _______ aulas Datas das aulas ministradas: ____________________________________________ Tema desenvolvido: ___________________________________________________ Critérios para Apreciação das Aulas Conceitos EX MB B S IN 1. Clareza e relevância dos objetivos. 2. Conhecimento do conteúdo aplicado. 3. Transmissão verbal e escrita das informações ao nível da compreensão dos estudantes. 4. Variedade de atividades/atividades adequadas/andamento das mesmas. 5. Recursos materiais adequados (materiais didáticos, filmes, músicas, imagens, textos...) ao assunto abordado. 6. Interação entre professor e estudantes. 7. Dicção (pronúncia correta, clara, fluente). 8. Manejo de classe, disciplina, engajamento (inclusive quando surgem situações imprevistas). 9. Organização sequencial de atividades (inclusive com a estimativa de tempo). 10. Postura coerente com a que se espera de um futuro profissional da área. EX = Excelente; MB = Muito bom; B = Bom; S = Suficiente; I = Insuficiente Observações: _______________________________________________________________ Estagiário(a) (nome e assinatura) _______________________________________________________________ Professor regente (Supervisor de campo) (nome e assinatura) _______________________________________________________________ Tutor Presencial (nome e assinatura) _________________________ _________________________ Assinatura do Tutor Presencial Assinatura do Diretor da Escola Carimbo da Escola 32 ANEXO 3 CARTA DE APRESENTAÇÃO , / / NOME DA CIDADE, DIA, MÊS E ANO. Sr. (a). Diretor (a): ___________________________________________________ Da Escola: __________________________________________________________ Encaminhamos o pedido de autorização para que o(a) acadêmico(a) _____________________________________________, que está cursando o ___ série do Curso de Licenciatura em Matemática da ________________________, possa realizar atividades de observação do processo pedagógico da escola sob sua direção. As atividades constituem parte das ações fundamentais para o desenvolvimento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I no Ensino _________________ e terão como objetivo coletar e analisar informações sobre a organização da escola e do ensino, sendo necessário que o(a) acadêmico(a) tenha acesso a alguns documentos pedagógicos e às aulas. As visitas à escola estão previstas para os meses de ___________ a ___________ do ano de _________, totalizando ______ horas, entre visita, etapas de observação e regência. Por ser fundamental a realização dessas atividades à formação dos acadêmicos, contamos com sua atenção no sentido de autorizar e propiciar os encaminhamentos e as informações necessárias. Sem mais no momento, antecipadamente agradeço. Cordialmente, _________________________________ NOME DO(A) TUTOR(A) PRESENCIAL DO POLO _________________________________ ASSINATURA DO(A) TUTOR(A) PRESENCIAL DO POLO

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