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práticas de gestão de pessoas no contexto da Indústria 4.0



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos CURSO: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Semestre: 3º/4º Disciplinas:  Desenvolvimento de Pessoas  Sistemas de Informação Gerencial  Saúde e Segurança do Trabalho  Negociação e Gestão de Conflitos – ONLINE  Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais  Seminário do Projeto Integrado IV Professores  Ana Céli Pavão Guerchmann  Eduardo Faria Nogueira  Arthur Ribeiro Torrecilhas  Nádia Brunetta  Hadassa de Oliveira Gomes Gabillaud  Cláudia Cardoso Moreira Napol Competências:  Capacidade de conhecer e aplicar algumas das estratégias e processos para o desenvolvimento de pessoas nas organizações;  Conhecer e ser capaz de aplicar e analisar os princípios e normas da Saúde e Segurança do Trabalho com a finalidade de prevenção de acidentes laborais.  Capacidade de identificar as necessidades organizacionais propondo planos de desenvolvimento e carreira nas organizações;  Analisar a situação problema, identificando as ações necessárias para atingir a negociação integrativa. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:  Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.  Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.  Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a análise de práticas de gestão de pessoas no contexto da Indústria 4.0. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Na atividade de produção textual, vocês deverão seguir as instruções e questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situaçãoproblema (situação geradora de aprendizagem– SGA) proposta. Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos  O trabalho deverá ser realizado em GRUPO, composto por no mínimo 2 e no máximo 7 alunos.  A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos, no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos, pois o tutor presencial será responsável em cadastrar os grupos.  O líder do grupo deverá postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não haverá prorrogação para a postagem da atividade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos *Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho na área restrita.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros grupos.  É importante a leitura dos materiais das disciplinas do semestre;  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembrem-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências etc). 2. Leitura e interpretação da SGA Contextualização Organizações ao redor do mundo vivenciam, desde os primeiros anos da década de 2010, a chamada 4ª Revolução Industrial, marcada pelas inovações tecnológicas que visam integrar os processos produtivos convencionais com tecnologias de ponta como, por exemplo,(internet das coisas, computação em nuvem, big data, impressão 3D, nanotecnologia) os sistemas de automação, os sistemas ciberfísicos, a inteligência artificial. Isso significa incorporar dispositivos que possibilitam interconectar os sistemas de produção e de logística das indústrias com principalmente velocidade alcance e impacto proporcionados pela revolução digital Mazzaferro (2018 p.1) afirma: “[...] a chamada Indústria 4.0 se traduz na existência de fontes inteligentes, uso extensivo de robótica, sistemas confiáveis de processamento e armazenamento de dados, além de monitoramento e controle das operações de soldagem em tempo real. Tudo isso integrado visando utilizar adequadamente recursos e procedimentos que permitam aumentar a produtividade [...]” No entanto, os especialistas apontam que a 4ª Revolução Industrial, ou seja, a Indústria 4.0 causará impactos tanto para o mercado de trabalho, reduzindo as ofertas de emprego e exigindo PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos profissionais preparados para lidar com essas novas tecnologias, quanto para o ambiente interno das organizações. Daí o grande desafio dos profissionais de RH contemporâneos: adaptar práticas e políticas de gestão de pessoas aos impactos que a indústria 4.0 trará para a área. Frente a esse contexto, acompanhe a seguir a SGA – Situação Geradora de Aprendizagem. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: A empresa Ulymais S/A, de médio porte sediada no interior do estado de São Paulo, identificou a necessidade de adaptar seus processos operacionais, administrativos e de gestão de pessoas ao contexto da indústria 4.0, considerando especialmente o risco de perder competitividade em curto/médio prazo. O planejamento das mudanças necessárias envolve investimentos em automação, em sistemas integrados e providos de inteligência artificial, visando gerar informações em tempo real, alinhadas aos objetivos e indicadores estratégicos da organização. Com isso, os gestores terão resultados com maior agilidade, precisão e confiabilidade. No entanto, a empresa Ulymais S/A entende que toda essa atualização nos processos só será efetiva se a área de RH também aprimorar suas políticas e práticas e alinhando-se ao contexto descrito. Por essa razão, a alta administração traçou quatro desafios para a área de Recursos Humanos e que se referem: - Ao Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e jogos Vivenciais; - À utilização de Sistemas de Informações Gerenciais na gestão das pessoas; - Aos impactos desse contexto na Saúde e Segurança do Trabalho; - Ao desenvolvimento de habilidades de Negociação e Gestão de Conflitos; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Agora, é com vocês! Você e sua equipe são integrantes da área de RH da empresa Ulymais S/A e devem resolver os desafios detalhados no item 3, Estrutura da PTG. 3. Estrutura da PTG O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, etc.) e na capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos integrantes do grupo. Para isso, acesse a Biblioteca Digital na parte inferior direita da página inicial, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico” e apresentar a seguinte estrutura: 3.1 Introdução Na introdução, o grupo deverá apresentar o objetivo da atividade e uma breve explanação sobre o contexto de atuação das organizações no ambiente da indústria 4.0. 3.2 Desenvolvimento No item desenvolvimento o grupo deverá resolver os desafios propostos, conforme a seguir. Para o embasamento teórico, o grupo deverá utilizar os Livros Textos das disciplinas do curso, web aulas, teleaulas, materiais complementares disponibilizados juntamente com as teleaulas e aulas atividades, bibliografia recomendada pelos professores, além de materiais disponibilizados na Biblioteca Digital, lembrando-se de referenciá-los no item “Referências Bibliográficas”. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DESAFIO 1 – TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E JOGOS VIVENCIAIS O ambiente das organizações, assim como a empresa Ulymais S/A, no cenário da Indústria 4.0, está cada vez mais dinâmico e desejoso por mudanças, sendo a capacidade de inovar um dos fatores-chave para a sobrevivência das empresas e, por conta disso, treinar e desenvolver pessoas tornou-se hoje uma necessidade estratégica. De acordo com Junior e Saltorato (2018), a necessidade do aperfeiçoamento de competências e habilidades é uma consequência lógica do cenário atual na geração de empregos que exigem maior qualificação. Os autores, apropriando-se do termo utilizado por Edwards e Ramirez (2016), afirmam que desenvolver competências diz respeito a uma “reciclagem” do trabalhador, na qual, semelhante às três primeiras revoluções industriais, esta quarta exige a adaptação às novas tecnologias e às mudanças organizacionais que elas provocam, com vistas a manter as condições de empregabilidade. Os mesmos autores identificaram as principais competências comuns a algumas pesquisas que eles próprios estudaram, classificando essas competências em três categorias, sem qualquer tipo de predominância entre uma e outra: 1. Competências funcionais – aquelas necessárias para o desempenho técnico e profissional das tarefas; 2. Competências comportamentais – mais intrínsecas e relacionadas às atitudes do indivíduo, e 3. Competências sociais – relacionadas com a capacidade de interagir e trabalhar com outras pessoas. Fonte: JUNIOR, G.T. & SALTORATO, P. Impactos da indústria 4.0 na organização do trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 de julho de 2019. Segue abaixo um quadro que apresenta o resultado desse trabalho dos autores: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Considerando a busca por atualização nos processos da empresa Ulymais S/A, bem como no aprimoramento de suas políticas e práticas, verificou-se a necessidade de desenvolver, à princípio, novas competências em três cargos específicos: 1. Auxiliar de Produção, responsável por tarefas técnicas do setor produtivo da empresa; 2. Supervisor de TI (Tecnologia da Informação), responsável pela equipe do setor que atua com rede de computadores, processamento dos dados da empresa e engenharia de software; 3. Diretor de Recursos Humanos, responsável por toda a equipe que atua no setor de RH da empresa, bem como na gestão do capital humano da organização.  Diante dessa necessidade, o grupo deverá eleger, dentre os três tipos de competências apresentadas no quadro acima (competências funcionais, competências comportamentais e competências sociais), uma competência para cada cargo, que deverá ser desenvolvida pelo colaborador que o desempenha.  Além de eleger a competência para cada um dos cargos, o grupo deverá justificar o motivo dessa competência ser a prioridade no processo de desenvolvimento desse profissional, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos descrevendo os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que serão adquiridos e/ou aperfeiçoados.  Após o mapeamento das competências a serem desenvolvidas para a atuação em cada um dos três cargos, o grupo deverá planejar um programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), por meio do qual essas competências serão aprendidas ou aperfeiçoadas. Para isso, o grupo deverá responder às questões do checklist (roteiro), que segue no exemplo abaixo – um checklist para cada cargo – cujo propósito é o de nortear a condução e realização do programa de T&D. EXEMPLO: Checklist de Treinamento e Desenvolvimento CARGO: Auxiliar de Produção COMPETÊNCIA: ____________________ - Quem irá treinar? Diz respeito ao instrutor/ treinador/ facilitador. - Quem será treinado? Diz respeito ao público alvo. - Para que treinar? Diz respeito ao objetivo (ou objetivos) que o grupo pretende alcançar com o programa de T&D (deve começar com um verbo que indique ação). - O que será ensinado? Diz respeito ao conteúdo relacionado à competência que precisa ser desenvolvida. - Como treinar? Diz respeito aos métodos e técnicas de ensino que serão utilizados. - Quanto treinar? Diz respeito à carga horária total do programa de T&D. - O que será preciso? Diz respeito aos recursos materiais necessários. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DESAFIO 2 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Para a realização desta etapa, será preciso desenvolver os passos (A e B) a seguir:  A) Com base nos dados levantados nas etapas anteriores, elabore uma tabela (exemplo abaixo) contendo o resumo das informações mais importantes sobre dos dados levantados no checklist de cada cargo. Além dos tópicos contemplados na tabela apresentada no exemplo, sinta-se à vontade para inserir outras informações que considerar relevante para o detalhamento das informações. EXEMPLO: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Objetivo central desta etapa consiste em organizar as informações, para que se tenha um banco de dados completo e acessível para diversas áreas dentro da organização, sobretudo contendo dados para utilização no departamento de gestão de pessoas.  B) Além da construção da tabela, defina o conceito de Banco de Dados e assinale as principais vantagens da utilização dessa ferramenta para a gestão de pessoas dentro da organização. DESAFIO 3 – SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Como observado ao longo de nossa leitura da situação-problema, no momento em que o conceito da indústria 4.0 se torna realidade em uma empresa uma série de fatores sofrem alteração, incluindo aqueles relacionados à saúde e segurança do trabalho. A automatização de um setor pode solucionar alguns problemas com relação aos custos com a segurança do trabalho e proporcionar outros novos. Um possível exemplo para estas alterações mencionadas acima, é observada em uma empresa que realiza inspeções de engenharia em galpões industriais, onde a verificação da estrutura de cobertura dos galpões é inspecionada por drones não tripulados, reduzindo assim os custos com treinamentos de funcionários, com relação à NR-35, gastos com equipamentos e andaimes, sem mencionar a eliminação do risco de queda. Entretanto, surgem necessidades de novas metodologias relacionadas a segurança dos trabalhadores quanto a inspeções de segurança, adaptação do novo modelo com relação às normas regulamentadoras e correta forma de utilização dos equipamentos. Baseando-se em seus conhecimentos e no descrito acima, responda as seguintes questões: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos  Com base na segurança dos trabalhadores e nas Normas Regulamentadoras, quais as novas adaptações que devem ser realizadas em uma empresa que adotou o modelo da indústria 4.0?  Ao falar sobre a Indústria 4.0 qual a principal Norma Regulamentadora que deve ser observada? Justifique. Ainda, em sua opinião quanto a NR-17 cite ao menos 2 benefícios que a indústria 4.0 pode trazer para o trabalhador, justifique. DESAFIO 4 – NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS Para solucionar os desafios propostos anteriormente, evidencia-se a importância da adoção de alguns fatores essenciais à etapa de planejamento de uma negociação bem-sucedida: 1- Determinação dos objetivos; 2- Atribuição de um custo às concessões; 3- Percepções e pressupostos referentes às forças e deficiências; 4- Planejamento de cada fase da negociação; 5- Preparação e planejamento de negociadores hábeis; 6- Pesquisa: fontes de informação. Especialmente, na fase do planejamento é importante pensar detalhadamente em cada etapa do processo de negociação, considerando que quanto mais tempo for investido no planejamento, maiores serão as possibilidades de excelentes acordos. Considerando o quadro abaixo, represente por meio de ações uma situação hipotética que elucide a importância de cada etapa do processo de negociação. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 3.3 Conclusão Na conclusão, o grupo deverá discutir se as práticas de gestão de pessoas adotadas pelas empresas de sua região estão alinhadas ao contexto da indústria 4.0. Justifique. Caso tais práticas não estejam alinhadas, descreva o que as empresas de sua região devem fazer para se adaptar a essa nova realidade. 3.4 Referências Bibliográficas Aqui devem constar todos os materiais consultados e referenciados na PTG, conforme recomendado pelos professores das disciplinas. Bibliografia Recomendada BASTOS, A. V. B., GONDIM, S. M. G. & LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. R. Adm., São Paulo, v. 39, n. 3, p. 220-230, jul./ago./set., 2004. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. CINTRA, Josiane; DALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos COSTA, Julio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2° ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. JULIANO, Marcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. MAZZAFERRO, José Antonio Esmerio. Indústria 4.0 e a Qualidade da Informação. vol.23 no.1 São Paulo jan./mar. 2018 SACOMANO, J. B.; GONÇALVES, R. F.; SILVA, M. T.; BONILLA, S. H.; SÁTYRO, W. C. Indústria 4.0 Conceitos e fundamentos. Editora Blucher, São Paulo, 2018. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL Essa produção textual deve contemplar todos os tópicos solicitados no item 3, Estrutura da PTG, contendo no mínimo 10 páginas e máximo 20 páginas, incluindo Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, excluindo os elementos pré e pós textuais (capa, folha de rosto, sumário, referências, anexos e outros). Somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD. Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com seu tutor a distância (tutor eletrônico), preferencialmente através da sala do tutor. Fique atento ao prazo de inserção da PTG no sistema, pois quem não postar no prazo, automaticamente ficará para recuperação e não conseguirá o conceito máximo no trabalho. 4. Apresentação dos Trabalhos Regras Gerais  Os trabalhos deverão ser apresentados por todos os grupos;  As apresentações acontecerão no período das Aulas Atividades da disciplina de Seminário do Projeto Integrado IV, conforme especificado no cronograma; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos  Os tutores presenciais são responsáveis por organizar os grupos e inserir as avaliações nas fichas de apresentação no sistema;  Tempo de apresentação: cada grupo terá no mínimo 10 e no máximo 15 minutos para apresentar os trabalhos;  Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos e serão avaliados individualmente pelo tutor presencial. 4.1 Estrutura da Apresentação A estrutura da apresentação deverá seguir a ordem de acordo com as instruções a seguir:  Slide 1 - Nome do Curso / Semestre / Nome dos integrantes do grupo / Pólo Ano/Semestre (ex: Uruguaiana - 2019/2)  Slide 2 - Introdução  Slide 3 e 4 – Desafio 1  Slide 5 – Desafio 2  Slide 6 – Desafio 3  Slide 7 – Desafio 4  Slide 8 e 9 – Conclusão  Slide 10 – Bibliografia 4.2 Orientações Gerais para a elaboração dos Slides  Os slides deverão ser elaborados com fonte ARIAL com tamanho no mínimo 20.  Cuidado para não sobrecarregar os slides com informações, prefira indicar os pontos/tópicos a serem explanados por cada integrante do grupo.  Lembrem-se: domínio do conteúdo é essencial para uma boa apresentação. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 5. Critérios de avaliação dos trabalhos pelo tutor à distância Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito empregado pelo tutor à distância. Critério Significado Peso / Pontos na A.C. % PTG (3.500) PTI-Seminário (9.500) PTG c/ AP (500) PTI-Seminário c/ AP (6.500) Coerência, clareza e coesão Possui uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% 350 950 50 650 Aplicação dos conteúdos interdisciplinares As ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em cada disciplina do semestre. 40% 1.400 3.800 200 2.600 Riqueza de argumentação Apresenta relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos solicitados. 20% 700 1.900 100 1.300 Conclusão Contempla os pontos essenciais da análise do estudo de caso (práticas adotadas e sugeridas); apresenta de fato a resolução da problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. 20% 700 1.900 100 1.300 Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. 10% 350 950 50 650 Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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