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Licenciatura em Matemática Semestre: 5º flex / 6º reg Plano de Aula Interdisciplinar.



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG CURSO: Licenciatura em Matemática PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Curso: Licenciatura em Matemática Semestre: 5º flex / 6º reg Disciplinas:  Cálculo Diferencial e Integral II  Estruturas Algébricas  Probabilidade e Estatística  Fundamentos de Física I  Seminário Interdisciplinar I  Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio. Professores  Hallynnee Héllenn Pires Rossetto  Alessandra Negrini Dalla Barba  Mariana da Silva Nogueira Ribeiro  Jenai Oliveira Cazetta  Daiany Cristiny Ramos. Competências:  Conhecer os conteúdos de sua área específica.  Refletir sobre a prática pedagógica.  Pensar em estratégias e metodologias de ensino. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:  Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas instituições, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.  Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Objetivos da Aprendizagem: Por meio da temática proposta objetiva-se possibilitar a aprendizagem interdisciplinar, aumentar a criticidade e capacidade analítica em relação aos temas propostos e permitir uma aprendizagem sistêmica.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática Plano de Aula Interdisciplinar. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina. A seguir apresentamos as orientações. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Orientações da Produção Textual 1. Formação dos grupos: após compor os participantes do grupo, informe ao seu tutor presencial. 2. Leitura e interpretação da SGA: Na Produção Textual em Grupo (PTG) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, tele aulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Você leciona numa escola que contempla as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No início do semestre a equipe pedagógica da escola propõe uma semana de planejamento, para que os professores possam se organizar para iniciar o semestre. Para isso, a coordenadora pedagógica solicitou que os professores elaborassem um plano de aula contendo alguns conteúdos específicos, visando a interdisciplinaridade. Você, como professor de Matemática desta escola, deverá elaborar um plano de aula interdisciplinar. Nesse, deve-se utilizar pelo menos um conteúdo de cada disciplina do quadro a seguir, que podem ser aplicadas aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, baseada em alguma metodologia de ensino diferenciada, para tornar sua aula mais atrativa e dinâmica para os alunos. Quadro 1 – Disciplinas para elaboração do plano de aula Cálculo Diferencial e Integral II - Estruturas Algébricas - Probabilidade e Estatística - Fundamentos de Física I. Fonte: elaborado pelos autores PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Vamos lá? Você precisa PLANEJÁ-LOS! "O planejamento tem como ponto inicial a reflexão do “o quê“, “para quê“, “como” e “com o quê” ensinar, e sobre os resultados das ações empreendidas. As respostas a essas questões resultam em objetivos, conteúdos, metodologia, e formas de avaliação". Para lhe auxiliar na elaboração de seu trabalho, você deve realizar as seguintes etapas: 1. Leia o texto “PLANEJAR OU NÃO PLANEJAR O ENSINO DE MATEMÁTICA” do autor Gilberto F. A. de Melo. E aprenda sobre a importância de um plano de aula. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/07/MC21621926249.pdf Acesso em: 10 jul. 2019. 2. Realize uma pesquisa bibliográfica sobre Plano de Aula, reflita e comente a respeito da importância de se realizar um Plano de Aula para Matemática. 3. Após o processo de reflexão, dê início à elaboração de seu Plano de Aula Interdisciplinar, organizando-o com base nos seguintes critérios: PROPOSTA DE PLANO DE AULA Dados de Identificação Data: Escola: Professor (a): Disciplina: Série: Turma: Período: Tema: O tema específico a ser desenvolvido nesta aula. O conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema. Objetivos: Representam o elemento central do plano e de onde derivam os demais elementos. Objetivo geral: Inicia-se com verbos escritos na voz ativa e representa um parágrafo curto apenas indicando a ação. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Objetivo específico: Estes englobam o que os alunos deverão conhecer, compreender, analisar e avaliar ao longo da disciplina. Por isso devem ser construídos em forma de frases que iniciam com verbos indicando a ação. Os objetivos específicos compreendem 3 frases sucintas. Conteúdo: O conteúdo deve ser a descrição dos conteúdos elencados na disciplina. Deve estar estruturado em seções (ou módulos) detalhando os assuntos gerais e específicos que serão abordados ao longo da aula. Desenvolvimento do plano de aula: Estes relacionam-se com os procedimentos que os professores utilizarão no processo de aprendizagem. É importante destacar quais os recursos, meios, materiais, abordagem teórica e procedimentos que serão adotados ao longo da disciplina para desenvolvimento das aulas e escolha das estratégias de ensino e de aprendizagem, forma de aula, dinâmicas, etc. No desenvolvimento deve estar explícito quais as estratégias metodológicas e didáticas serão usadas pelo professor para atingir os objetivos propostos na disciplina. Avaliação: É importante que o professor deixe claro no plano de aula como ocorrerá a avaliação (formativa, sistemática, diagnóstica, entre outras), indicando claramente os critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será avaliado. Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a síntese do seu posicionamento em relação ao caso discutido e à proposta elaborada. (Ao menos 1 lauda) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG ORIENTAÇÕES Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos, que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem realizados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: 1 Título: Título do trabalho. 2. Introdução: Façam uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao nosso tema: Plano de Aula Interdisciplinar e como as disciplinas estudadas auxiliam na resolução das tarefas. (mínimo uma página) 3. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas anteriormente, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc. (mínimo 6 e máximo 8 páginas) 4. Considerações finais: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor. (mínimo 1 página) 5. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências. 6. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc. Normas para elaboração e entrega da produção textual A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG b) A Produção Textual Interdisciplinar em grupo deverá, obrigatoriamente, ser apresentada à turma no momento da aula atividade da disciplina de Seminário da Prática. c) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor de sala. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável, bem como acompanhar a inserção da atividade. Atenção aos prazos de postagens! d) Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado. e) Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita. f) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na sala do tutor. Observação: Haverá duas oportunidades de entrega da PTG, cujas datas devem ser conferidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nestas duas entregas, vocês poderão entregar todo o conteúdo do trabalho e alcançar a pontuação máxima desta atividade. Caso na primeira entrega você obtenha resultado que considere satisfatório, não existe a obrigatoriedade de realizar a segunda entrega, desde que atenda aos requisitos de aprovação, logo a observação é de responsabilidade do aluno. Uma vez finalizado o prazo constante no AVA, não há possibilidade do encaminhamento por outros meios que não sejam pelo AVA. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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