PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
CURSO: Licenciatura em Matemática
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Curso: Licenciatura em Matemática Semestre: 5º flex / 6º reg
Disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral II
Estruturas Algébricas
Probabilidade e Estatística
Fundamentos de Física I
Seminário Interdisciplinar I
Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio.
Professores Hallynnee Héllenn Pires Rossetto
Alessandra Negrini Dalla Barba
Mariana da Silva Nogueira Ribeiro
Jenai Oliveira Cazetta
Daiany Cristiny Ramos.
Competências: Conhecer os conteúdos de sua área específica.
Refletir sobre a prática pedagógica.
Pensar em estratégias e metodologias de ensino.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as
seguintes competências e habilidades:
Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite
o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e
econômico.
Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas instituições, estimulando uma postura investigativa
e de análise crítico-reflexiva.
Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação
e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Objetivos da
Aprendizagem:
Por meio da temática proposta objetiva-se possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar, aumentar a criticidade e capacidade analítica em relação
aos temas propostos e permitir uma aprendizagem sistêmica.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática Plano de Aula
Interdisciplinar. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados
em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem
(SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Orientações da Produção Textual
1. Formação dos grupos: após compor os participantes do grupo, informe ao seu tutor presencial.
2. Leitura e interpretação da SGA: Na Produção Textual em Grupo (PTG) você deverá, num primeiro
momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento, você
deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto
para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse
material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, tele aulas, web
aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados
por você).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema:
Você leciona numa escola que contempla as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No
início do semestre a equipe pedagógica da escola propõe uma semana de planejamento, para que os
professores possam se organizar para iniciar o semestre. Para isso, a coordenadora pedagógica solicitou que
os professores elaborassem um plano de aula contendo alguns conteúdos específicos, visando a
interdisciplinaridade.
Você, como professor de Matemática desta escola, deverá elaborar um plano de aula interdisciplinar.
Nesse, deve-se utilizar pelo menos um conteúdo de cada disciplina do quadro a seguir, que podem ser
aplicadas aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, baseada em alguma metodologia de
ensino diferenciada, para tornar sua aula mais atrativa e dinâmica para os alunos.
Quadro 1 – Disciplinas para elaboração do plano de aula
Cálculo Diferencial e Integral II - Estruturas Algébricas - Probabilidade e Estatística -
Fundamentos de Física I.
Fonte: elaborado pelos autores
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Vamos lá? Você precisa PLANEJÁ-LOS! "O planejamento tem como ponto inicial a reflexão do “o quê“,
“para quê“, “como” e “com o quê” ensinar, e sobre os resultados das ações empreendidas. As respostas a
essas questões resultam em objetivos, conteúdos, metodologia, e formas de avaliação".
Para lhe auxiliar na elaboração de seu trabalho, você deve realizar as seguintes etapas:
1. Leia o texto “PLANEJAR OU NÃO PLANEJAR O ENSINO DE MATEMÁTICA” do autor Gilberto F. A. de
Melo. E aprenda sobre a importância de um plano de aula. Disponível em:
http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/07/MC21621926249.pdf Acesso em: 10 jul. 2019.
2. Realize uma pesquisa bibliográfica sobre Plano de Aula, reflita e comente a respeito da importância
de se realizar um Plano de Aula para Matemática.
3. Após o processo de reflexão, dê início à elaboração de seu Plano de Aula Interdisciplinar,
organizando-o com base nos seguintes critérios:
PROPOSTA DE PLANO DE AULA
Dados de Identificação
Data:
Escola:
Professor (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
Tema:
O tema específico a ser desenvolvido nesta aula. O conceito fundamental: referência sucinta
de base historiográfica que sustenta o tema.
Objetivos:
Representam o elemento central do plano e de onde derivam os demais elementos.
Objetivo geral: Inicia-se com verbos escritos na voz ativa e representa um parágrafo curto
apenas indicando a ação.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Objetivo específico: Estes englobam o que os alunos deverão conhecer, compreender,
analisar e avaliar ao longo da disciplina. Por isso devem ser construídos em forma de frases
que iniciam com verbos indicando a ação. Os objetivos específicos compreendem 3 frases
sucintas.
Conteúdo: O conteúdo deve ser a descrição dos conteúdos elencados na disciplina. Deve
estar estruturado em seções (ou módulos) detalhando os assuntos gerais e específicos que
serão abordados ao longo da aula.
Desenvolvimento do plano de aula: Estes relacionam-se com os procedimentos que os
professores utilizarão no processo de aprendizagem. É importante destacar quais os
recursos, meios, materiais, abordagem teórica e procedimentos que serão adotados ao
longo da disciplina para desenvolvimento das aulas e escolha das estratégias de ensino e de
aprendizagem, forma de aula, dinâmicas, etc. No desenvolvimento deve estar explícito quais
as estratégias metodológicas e didáticas serão usadas pelo professor para atingir os
objetivos propostos na disciplina.
Avaliação: É importante que o professor deixe claro no plano de aula como ocorrerá a
avaliação (formativa, sistemática, diagnóstica, entre outras), indicando claramente os
critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que
o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será
avaliado.
Considerações finais:
Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a síntese do seu
posicionamento em relação ao caso discutido e à proposta elaborada. (Ao menos 1 lauda)
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
ORIENTAÇÕES
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos, que sejam apresentados no
relatório um conjunto de tópicos a serem realizados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT:
1 Título: Título do trabalho.
2. Introdução: Façam uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais
importantes referentes ao nosso tema: Plano de Aula Interdisciplinar e como as disciplinas estudadas
auxiliam na resolução das tarefas. (mínimo uma página)
3. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas anteriormente, com detalhamento
dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc. (mínimo 6 e máximo 8 páginas)
4. Considerações finais: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados,
fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do
trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se
revele e se fixe claramente ao leitor. (mínimo 1 página)
5. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize
a norma ABNT para a colocação das referências.
6. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e
tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc.
Normas para elaboração e entrega da produção textual
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser
postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir:
a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em
“Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para
elaboração de Trabalho Acadêmico”;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
b) A Produção Textual Interdisciplinar em grupo deverá, obrigatoriamente, ser apresentada à turma no
momento da aula atividade da disciplina de Seminário da Prática.
c) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor de sala. Isto é importante para
ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é
responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável, bem como
acompanhar a inserção da atividade. Atenção aos prazos de postagens!
d) Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os
procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado.
e) Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade
direta de sua área restrita.
f) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na sala do tutor.
Observação: Haverá duas oportunidades de entrega da PTG, cujas datas devem ser conferidas no Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA). Nestas duas entregas, vocês poderão entregar todo o conteúdo do trabalho
e alcançar a pontuação máxima desta atividade. Caso na primeira entrega você obtenha resultado que
considere satisfatório, não existe a obrigatoriedade de realizar a segunda entrega, desde que atenda aos
requisitos de aprovação, logo a observação é de responsabilidade do aluno. Uma vez finalizado o prazo
constante no AVA, não há possibilidade do encaminhamento por outros meios que não sejam pelo AVA.
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
Comentários
Postar um comentário