RECOMENDAMOS QUE:
Deixe sob a sua mesa apenas lápis, caneta esferográfica azul ou preta, borracha e calculadora, se necessário;
Preste atenção nas orientações do tutor ao distribuir o caderno de questões e a folha de respostas;
Inicie a prova apenas quando o tutor de sala autorizar;
Se tiver dúvidas, levante as mãos e aguarde, em silêncio, o tutor se aproximar para ajudá-lo;
Bateu a vontade de ir ao banheiro? Sinalize em silêncio ao tutor, que deverá recolher a sua avaliação e a folha de resposta e
entregá-las no seu retorno à sala;
Ao finalizar a prova, entregue a avaliação e a folha de resposta ao tutor presencial.
PROIBIMOS:
O uso de qualquer aparelho eletrônico;
Mudar de lugar após o início da avaliação;
Trocar a folha de respostas;
Sair antes dos 45 minutos de realização da avaliação;
Comunicar-se com os demais alunos;
Assinalar mais de uma resposta para a mesma pergunta;
ATENÇÃO: Tenha certeza das suas respostas, pois não será permitido retornar à sala depois de ter entregue a avaliação!
LEMBRE-SE DE:
Conferir os seus dados nas folhas de respostas como nome, curso, turma, local da prova e data;
Na folha de respostas, assinar o local indicado;
Utilizar somente caneta esferográfica azul ou preta para preencher a folha de respostas;
Preencher todo o espaço do quadrinho da alternativa escolhida. Exemplo:
Utilizar o caderno de questões para resolução e passar para folha de respostas apenas quando tiver a absoluta certeza
Boa prova!!!
Questão 1 (416777)
Na Unified Modeling Language (UML), o
Diagrama de Máquina de Estados demonstra o
comportamento de um objeto através de um
conjunto de estados e suas transições em um
determinando instante de tempo de execução
do sistema. A melhor indicação de uso do
Diagrama de Máquina de Estados é para
modelar o comportamento dos objetos das
classes que possuem estados representativos, o
qual é afetado e modificado pelos diferentes
estados, consequentes dos eventos disparados
durante a execução dos casos de uso do
sistema.
Assinale a alternativa correta que descreve
o elemento "Transição de Estado do
Diagrama de Máquina de Estados.
A. Representa a situação em que um objeto se
encontra em um determinado momento
durante o período em que este participa de
um processo, indicando a abstração de uma
forma de apresentação dos objetos de uma
classe em um determinado instante de
tempo.
B. É um estímulo individual de uma classe
para outra; é algo que acontece em certo
momento de execução do sistema. Um
evento é uma transmissão ou informação
unidirecional de uma classe para outra, ou
seja, são os acontecimentos que fazem as
classes mudarem de estado.
C. Representa a situação em que umaclasse se
encontra em um determinado momento
durante o período em que este participa de
um processo, indicando a abstração de uma
forma de apresentação das classes em um
determinado instante de tempo.
D. Representa a mudança de estado de um
objeto como resposta à chegada de um
evento. As transições podem possuir
condições de guarda e descrições, se isso
for considerado necessário.
E. É um estímulo individual de um objeto
para outro; é algo que acontece em certo
momento de execução do sistema. Um
evento é uma transmissão ou informação
unidirecional de um objeto para outro, ou
seja, são os acontecimentos que fazem os
objetos mudarem de estado.
Questão 2 (416248)
Em um Diagrama de Classes, existem
colaborações entre as classes por meio de seus
relacionamentos. Esses relacionamentos
podem ser do tipo associação, generalização,
dependência, realização e agregação.
Sobre os relacionamentos de um Diagrama de
Classes, analise e julgue as sentenças a seguir:
I.Um Aluno realiza várias Provas.
II.Uma Prova é composta por vários Questões.
III.Existem dois tipos de Questões: Objetivas
e Discursivas.
Assinale a alternativa que melhor se
adequaria ao modelar os tipos de
relacionamentos descritos acima.
A. Associação binária; Agregação;
Generalização.
B. Classe Associativa; Composição;
Generalização.
C. Associação binária; Composição;
Generalização.
D. Associação binária; Composição;
Agregação.
E. Classe Associativa; Agregação;
Generalização.
Questão 3 (181159)
No Diagrama de Sequência, as mensagens ou
estímulos são utilizadas para demonstrar a
ocorrência de eventos, que normalmente
forçam a chamada de um método em algum
dos objetos envolvidos no processo
(GUEDES, 2008).
Referência: GUEDES, Gilleanes T. A.. UML:
uma abordagem prática. 3ed. São Paulo:
Novatec, 2008.
Sobre as mensagens de um Diagrama de
Sequência, assinale a alternativa correta:
1/5
A. Mensagens representam a comunicação
entre dois atores, ou entre interfaces, ou
entre ator e interface, nestes casos, não são
disparados métodos.
B. Mensagens estabelecem uma regra ou
condições para que um evento possa ser
disparado entre objetos associados.
C. Mensagens representam a ordem temporal
em que os eventos são trocados entre os
objetos envolvidos em um determinado
processo.
D. Mensagens podem passar por diversos
estados dentro de um mesmo processo,
contendo obrigatoriamente um estado
inicial e um estado final.
E. Mensagens representam a comunicação
que partem da linha de vida do objeto e
atinge a linha de vida do próprio objeto.
Questão 4 (417056)
Um Diagrama de Atividade pode representar o
funcionamento de um software, um processo
de negócios ou uma funcionalidade do
software como um fluxo de trabalho por meio
de um conjunto de ações. Um Diagrama de
Atividades representa uma sequência de
atividades, sendo que as atividades podem
descrever os métodos correspondentes as
operações definidas para os objetos de uma
classe.
Assinale a alternativa correta que descreve
o elemento "Nó de Decisão" de um
Diagrama de Atividades.
A. Nó de Decisão é o elemento mais básico de
uma Classe, representando um passo, uma
etapa que deve ser executada em um Caso
de Uso.
B. Nó de Decisão é a representação inicial e
final de uma ação.
C. Nó de Decisão é um conector que liga dois
nós, enviando sinais de controle. Pode
conter uma descrição, uma condição de
guarda ou uma restrição.
D. Nó de Decisão é composto por um
conjunto de ações, ou seja, os passos
necessários para que a atividade seja
concluída.
E. Nó de Decisão é usado para representar
uma escolha entre dois ou mais fluxos. É
acompanhado por Condições de Guarda,
que determinam a condição para que um
fluxo possa ser escolhido.
Questão 5 (416309)
No Diagrama de Classes existem colaborações
entre as classes por meio de seus
relacionamentos. Esses relacionamentos
podem ser do tipo associação, generalização,
dependência, realização e agregação.
Sobre os relacionamentos de um Diagrama de
Classes, analise e julgue as sentenças a seguir:
I.Um Fornecedor fornece vários Produtos.
II.Um Produto é fornecido por um ou vários
Fornecedores.
III.Uma cotação refere-se a um ou vários
produtos fornecidos por um ou vários
fornecedores.
Assinale a alternativa que melhor se
adequaria ao modelar os tipos de
relacionamentos descritos acima.
A. Associação binária; Agregação;
Generalização.
B. Classe Associativa; Associação binária;
Generalização.
C. Associação binária; Associação binária;
Classe Associativa.
D. Associação binária; Composição;
Generalização.
E. Classe Associativa; Associação binária;
Associação binária.
Questão 6 (253105)
Considerando as principais atividades ou fases
dos processos de desenvolvimento dos
Modelos de Engenharia de Software, as
atividades iniciais exigem maior esforço e
interação do Analista de Sistemas com os
usuários envolvidos nos processos de negócio.
Para melhorar a compreensão e aplicabilidade
do domínio de um sistema, ou seja, a
identificação e familiarização do contexto para
o qual será provida uma solução
computacional.
Conforme a Unified Modeling Language
2/5
(UML), o Diagrama de Use Cases também
reconhecido como Diagrama de Casos de Uso
representa as funcionalidades do sistema
(requisitos funcionais do sistema) e os
elementos externos ao sistema que interagem
com ele.
A figura a seguir representa uma parte de um
Diagrama de Use Cases.
Considerando a Figura acima, assinale a
alternativa correta que indica o nome dos
elementos representados no Diagrama de
Use Cases.
A. Ator, Use Case e Associação.
B. Ator, Use Case e Generalização.
C. Objeto, Processo e Generalização.
D. Objeto, Processo e Associação.
E. Ator, Use Case e Realização.
Questão 7 (250810)
O Diagrama de Máquina de Estados
demonstra o comportamento de um elemento
através de um conjunto de transições de
estado. Conforme Guedes (2008), o elemento
modelado muitas vezes é uma instância de
uma classe, ou o comportamento de um Caso
de Uso ou mesmo o comportamento de um
sistema completo.
Referência: GUEDES, Gilleanes T. A.. UML:
uma abordagem prática. 3ed. São Paulo:
Novatec, 2008.
Considerando a Figura acima, assinale a
alternativa correta que indica o nome dos
elementos A e B respectivamente do
Diagrama de Máquina de Estados
representado.
A. Estado Inativo e Estado Ativo.
B. Nó Inicial e Nó Final.
C. Estado Ativo e Estado Inativo.
D. Estado Inicial e Estado Final.
E. Nó Ativo e Nó Inativo.
Questão 8 (417085)
O Diagrama de Sequência mostra como os
objetos interagem para executar o
comportamento total ou parcial de um Caso de
Uso, representando as interações de objetos
que constituem o Caso de Uso e a ordem
temporal em que as mensagens são trocadas
entre os objetos envolvidos no processo.
Assinale a alternativa correta que descreve
o elemento "Linha de Vida" de um
Diagrama de Sequência.
A. Linha de Vida é utilizada para demonstrar a
ocorrência de eventos, que normalmente
força a chamada de um método em algum
dos objetos envolvidos no processo. Linhas
de Vida representam a comunicação entre
dois atores, ou entre interfaces, ou entre
ator e interface, nestes casos, não são
disparados métodos.
B. Linha de Vida representa as instâncias das
classes envolvidas no processo. Os objetos
do Diagrama de Sequências também
possuem uma Linha de Vida. Uma Linha
de Vida pode existir desde o início do
processo ou ser criado durante a execução
do mesmo.
C. Linha de Vida representa o tempo em que
um objeto existe durante um processo. As
Linhas de Vida são representadas por
linhas finas verticais tracejadas partindo do
objeto.
3/5
D. Linha de Vida mostra o período de tempo
durante o qual um evento está executando
uma ação, diretamente ou com um
procedimento subordinado, podendo
aparecer diversas vezes ao longo das
mensagens.
E. Linha de Vida é utilizada para representar a
interface do sistema, sendo a comunicação
entre os atores externos e as demais
classes.
Questão 9 (253057)
Um Diagrama de Sequência detalha como
objetos colaboram para implementar um
cenário de Caso de Uso, ilustrando as
interações de objetos que constituem o caso de
uso. Na concepção de Guedes (2008), o
Diagrama de Sequência representa a sequência
de eventos que ocorrem em um determinado
processo, identificando quais métodos devem
ser disparados entre os atores e objetos
envolvidos e em que ordem (GUEDES, 2008).
Referência: GUEDES, Gilleanes T. A.. UML:
uma abordagem prática. 3ed. São Paulo:
Novatec, 2008.
Assinale a alternativa correta que indica
alguns elementos do Diagrama de
Sequência.
A. Ator, Classe, Estados, Mensagens e
Operações.
B. Ator, Objeto, Linha de Vida, Foco de
Controle e Mensagens.
C. Objeto, Classe, Atributo, Operações e
Relacionamentos.
D. Ator, Classe, Linha de Vida, Operações e
Estados.
E. Caso de Uso, Ator, Mensagens, Operações
e Estados.
Questão 10 (253085)
A Unified Modeling Language (UML)apoia o
desenvolvimento incremental, sendo que os
modelos podem evoluir com a inclusão de
novos detalhes. A técnicas de modelagem da
UML são classificadas em estruturais e
comportamentais, sendo o Diagrama de Casos
de Uso a principal técnica de modelagem
comportamental.
Assinale a alternativa correta que
apresenta os objetivos do Diagrama de
Casos de Uso.
A. É um diagrama que representa os
componentes de software com sua estrutura
e conexão entre os componentes.
B. É um diagrama que representa a
organização do sistema em, podendo ser
utilizado de maneira independente ou
associado com outros diagramas.
C. É um diagrama abstrato e flexível com
poucos elementos de notação para
representar os requisitos não-funcionais do
sistema.
D. É um diagrama que representa a
modelagem da parte estática do sistema,
representando um conjunto de classes com
seus atributos, operações e
relacionamentos.
E. É um diagrama abstrato e flexível com
poucos elementos de notação, que
representa a interação entre os elementos
Ator e Casos Uso.
Questão 11 (253088)
A Unified Modeling Language (UML),apoia o
desenvolvimento incremental, sendo que os
modelos podem evoluir com a inclusão de
novos detalhes. A UML abrange um conjunto
de técnicas de modelagem, classificadas em
estruturais e comportamentais.
Sobre a técnica de modelagem Diagrama de
Atividades, julgue as sentenças a seguir:
I.O Diagrama de Atividades pode representar
os componentes do sistema quando este for ser
implementado em termos de módulos de
código-fonte, bibliotecas e componentes de
software.
II.O Diagrama de Atividades descreve os
passos a serem percorridos para a conclusão
de uma atividade específica, no entanto, pode
adotá-lo para modelar um processo completo.
III.Os elementos de um Diagrama de
Atividades podem ser divididos para
representar fluxos de controle sequenciais e
fluxos de controle paralelos.
4/5
IV.Os principais elementos da notação do
Diagrama de Atividades são: Objeto,
Relacionamentos, Atividade e Ator.
Estão corretos os itens: A. III e IV. B. I, II, III e IV. C. I e II. D. II e III. E. I, II e III.
Questão 12 (416221)
A técnica de modelagem de
_________________ foi idealizada pelo
conceituado cientista da computação, o sueco
Ivar Jacobson, na década de 1970. Em 1992,
Jacobson lançou seu método – Object
Oriented Software Engineering (OOSE), que
se caracteriza principalmente por utilizar casos
de uso para descrever o sistema.
Posteriormente, Jacobson se uniu a Grady
Booch e a James
Rumbaugh, incorporando
a
notação
do Diagrama de Casos de Uso
à
UML, tornando essa técnica cada vez mais
popular para representar os
_________________ de um software, devido
à sua notação gráfica simples e à sua
documentação descrita em linguagem natural,
o
que facilita a comunicação entre a equipe
técnica e os usuários do domínio do
sistema
(BEZERRA, 2007).
Referência: BEZERRA, Eduardo. Princípios
de análise e projeto de sistemas com UML.
2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Assinale a alternativa correta que indica os
termos preenchem as lacunas acima: A. Casos de Uso; requisitos não-funcionais. B. Casos de Uso; requisitos funcionais. C. Classes; requisitos experimentais. D. Classes; requisitos discretos. E. Classes; requisitos não-funcionais.
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
Comentários
Postar um comentário