Pular para o conteúdo principal

PROVA PRESENCIAL - 1º CHAMADA - ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS II



RECOMENDAMOS QUE: Deixe sob a sua mesa apenas lápis, caneta esferográfica azul ou preta, borracha e calculadora, se necessário; Preste atenção nas orientações do tutor ao distribuir o caderno de questões e a folha de respostas; Inicie a prova apenas quando o tutor de sala autorizar; Se tiver dúvidas, levante as mãos e aguarde, em silêncio, o tutor se aproximar para ajudá-lo; Bateu a vontade de ir ao banheiro? Sinalize em silêncio ao tutor, que deverá recolher a sua avaliação e a folha de resposta e entregá-las no seu retorno à sala; Ao finalizar a prova, entregue a avaliação e a folha de resposta ao tutor presencial. PROIBIMOS: O uso de qualquer aparelho eletrônico; Mudar de lugar após o início da avaliação; Trocar a folha de respostas; Sair antes dos 45 minutos de realização da avaliação; Comunicar-se com os demais alunos; Assinalar mais de uma resposta para a mesma pergunta; ATENÇÃO: Tenha certeza das suas respostas, pois não será permitido retornar à sala depois de ter entregue a avaliação! LEMBRE-SE DE: Conferir os seus dados nas folhas de respostas como nome, curso, turma, local da prova e data; Na folha de respostas, assinar o local indicado; Utilizar somente caneta esferográfica azul ou preta para preencher a folha de respostas; Preencher todo o espaço do quadrinho da alternativa escolhida. Exemplo: Utilizar o caderno de questões para resolução e passar para folha de respostas apenas quando tiver a absoluta certeza Boa prova!!! Questão 1 (416777) Na Unified Modeling Language (UML), o Diagrama de Máquina de Estados demonstra o comportamento de um objeto através de um conjunto de estados e suas transições em um determinando instante de tempo de execução do sistema. A melhor indicação de uso do Diagrama de Máquina de Estados é para modelar o comportamento dos objetos das classes que possuem estados representativos, o qual é afetado e modificado pelos diferentes estados, consequentes dos eventos disparados durante a execução dos casos de uso do sistema. Assinale a alternativa correta que descreve o elemento "Transição de Estado do Diagrama de Máquina de Estados. A. Representa a situação em que um objeto se encontra em um determinado momento durante o período em que este participa de um processo, indicando a abstração de uma forma de apresentação dos objetos de uma classe em um determinado instante de tempo. B. É um estímulo individual de uma classe para outra; é algo que acontece em certo momento de execução do sistema. Um evento é uma transmissão ou informação unidirecional de uma classe para outra, ou seja, são os acontecimentos que fazem as classes mudarem de estado. C. Representa a situação em que umaclasse se encontra em um determinado momento durante o período em que este participa de um processo, indicando a abstração de uma forma de apresentação das classes em um determinado instante de tempo. D. Representa a mudança de estado de um objeto como resposta à chegada de um evento. As transições podem possuir condições de guarda e descrições, se isso for considerado necessário. E. É um estímulo individual de um objeto para outro; é algo que acontece em certo momento de execução do sistema. Um evento é uma transmissão ou informação unidirecional de um objeto para outro, ou seja, são os acontecimentos que fazem os objetos mudarem de estado. Questão 2 (416248) Em um Diagrama de Classes, existem colaborações entre as classes por meio de seus relacionamentos. Esses relacionamentos podem ser do tipo associação, generalização, dependência, realização e agregação. Sobre os relacionamentos de um Diagrama de Classes, analise e julgue as sentenças a seguir: I.Um Aluno realiza várias Provas. II.Uma Prova é composta por vários Questões. III.Existem dois tipos de Questões: Objetivas e Discursivas. Assinale a alternativa que melhor se adequaria ao modelar os tipos de relacionamentos descritos acima. A. Associação binária; Agregação; Generalização. B. Classe Associativa; Composição; Generalização. C. Associação binária; Composição; Generalização. D. Associação binária; Composição; Agregação. E. Classe Associativa; Agregação; Generalização. Questão 3 (181159) No Diagrama de Sequência, as mensagens ou estímulos são utilizadas para demonstrar a ocorrência de eventos, que normalmente forçam a chamada de um método em algum dos objetos envolvidos no processo (GUEDES, 2008). Referência: GUEDES, Gilleanes T. A.. UML: uma abordagem prática. 3ed. São Paulo: Novatec, 2008. Sobre as mensagens de um Diagrama de Sequência, assinale a alternativa correta: 1/5 A. Mensagens representam a comunicação entre dois atores, ou entre interfaces, ou entre ator e interface, nestes casos, não são disparados métodos. B. Mensagens estabelecem uma regra ou condições para que um evento possa ser disparado entre objetos associados. C. Mensagens representam a ordem temporal em que os eventos são trocados entre os objetos envolvidos em um determinado processo. D. Mensagens podem passar por diversos estados dentro de um mesmo processo, contendo obrigatoriamente um estado inicial e um estado final. E. Mensagens representam a comunicação que partem da linha de vida do objeto e atinge a linha de vida do próprio objeto. Questão 4 (417056) Um Diagrama de Atividade pode representar o funcionamento de um software, um processo de negócios ou uma funcionalidade do software como um fluxo de trabalho por meio de um conjunto de ações. Um Diagrama de Atividades representa uma sequência de atividades, sendo que as atividades podem descrever os métodos correspondentes as operações definidas para os objetos de uma classe. Assinale a alternativa correta que descreve o elemento "Nó de Decisão" de um Diagrama de Atividades. A. Nó de Decisão é o elemento mais básico de uma Classe, representando um passo, uma etapa que deve ser executada em um Caso de Uso. B. Nó de Decisão é a representação inicial e final de uma ação. C. Nó de Decisão é um conector que liga dois nós, enviando sinais de controle. Pode conter uma descrição, uma condição de guarda ou uma restrição. D. Nó de Decisão é composto por um conjunto de ações, ou seja, os passos necessários para que a atividade seja concluída. E. Nó de Decisão é usado para representar uma escolha entre dois ou mais fluxos. É acompanhado por Condições de Guarda, que determinam a condição para que um fluxo possa ser escolhido. Questão 5 (416309) No Diagrama de Classes existem colaborações entre as classes por meio de seus relacionamentos. Esses relacionamentos podem ser do tipo associação, generalização, dependência, realização e agregação. Sobre os relacionamentos de um Diagrama de Classes, analise e julgue as sentenças a seguir: I.Um Fornecedor fornece vários Produtos. II.Um Produto é fornecido por um ou vários Fornecedores. III.Uma cotação refere-se a um ou vários produtos fornecidos por um ou vários fornecedores. Assinale a alternativa que melhor se adequaria ao modelar os tipos de relacionamentos descritos acima. A. Associação binária; Agregação; Generalização. B. Classe Associativa; Associação binária; Generalização. C. Associação binária; Associação binária; Classe Associativa. D. Associação binária; Composição; Generalização. E. Classe Associativa; Associação binária; Associação binária. Questão 6 (253105) Considerando as principais atividades ou fases dos processos de desenvolvimento dos Modelos de Engenharia de Software, as atividades iniciais exigem maior esforço e interação do Analista de Sistemas com os usuários envolvidos nos processos de negócio. Para melhorar a compreensão e aplicabilidade do domínio de um sistema, ou seja, a identificação e familiarização do contexto para o qual será provida uma solução computacional. Conforme a Unified Modeling Language 2/5 (UML), o Diagrama de Use Cases também reconhecido como Diagrama de Casos de Uso representa as funcionalidades do sistema (requisitos funcionais do sistema) e os elementos externos ao sistema que interagem com ele. A figura a seguir representa uma parte de um Diagrama de Use Cases. Considerando a Figura acima, assinale a alternativa correta que indica o nome dos elementos representados no Diagrama de Use Cases. A. Ator, Use Case e Associação. B. Ator, Use Case e Generalização. C. Objeto, Processo e Generalização. D. Objeto, Processo e Associação. E. Ator, Use Case e Realização. Questão 7 (250810) O Diagrama de Máquina de Estados demonstra o comportamento de um elemento através de um conjunto de transições de estado. Conforme Guedes (2008), o elemento modelado muitas vezes é uma instância de uma classe, ou o comportamento de um Caso de Uso ou mesmo o comportamento de um sistema completo. Referência: GUEDES, Gilleanes T. A.. UML: uma abordagem prática. 3ed. São Paulo: Novatec, 2008. Considerando a Figura acima, assinale a alternativa correta que indica o nome dos elementos A e B respectivamente do Diagrama de Máquina de Estados representado. A. Estado Inativo e Estado Ativo. B. Nó Inicial e Nó Final. C. Estado Ativo e Estado Inativo. D. Estado Inicial e Estado Final. E. Nó Ativo e Nó Inativo. Questão 8 (417085) O Diagrama de Sequência mostra como os objetos interagem para executar o comportamento total ou parcial de um Caso de Uso, representando as interações de objetos que constituem o Caso de Uso e a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos no processo. Assinale a alternativa correta que descreve o elemento "Linha de Vida" de um Diagrama de Sequência. A. Linha de Vida é utilizada para demonstrar a ocorrência de eventos, que normalmente força a chamada de um método em algum dos objetos envolvidos no processo. Linhas de Vida representam a comunicação entre dois atores, ou entre interfaces, ou entre ator e interface, nestes casos, não são disparados métodos. B. Linha de Vida representa as instâncias das classes envolvidas no processo. Os objetos do Diagrama de Sequências também possuem uma Linha de Vida. Uma Linha de Vida pode existir desde o início do processo ou ser criado durante a execução do mesmo. C. Linha de Vida representa o tempo em que um objeto existe durante um processo. As Linhas de Vida são representadas por linhas finas verticais tracejadas partindo do objeto. 3/5 D. Linha de Vida mostra o período de tempo durante o qual um evento está executando uma ação, diretamente ou com um procedimento subordinado, podendo aparecer diversas vezes ao longo das mensagens. E. Linha de Vida é utilizada para representar a interface do sistema, sendo a comunicação entre os atores externos e as demais classes. Questão 9 (253057) Um Diagrama de Sequência detalha como objetos colaboram para implementar um cenário de Caso de Uso, ilustrando as interações de objetos que constituem o caso de uso. Na concepção de Guedes (2008), o Diagrama de Sequência representa a sequência de eventos que ocorrem em um determinado processo, identificando quais métodos devem ser disparados entre os atores e objetos envolvidos e em que ordem (GUEDES, 2008). Referência: GUEDES, Gilleanes T. A.. UML: uma abordagem prática. 3ed. São Paulo: Novatec, 2008. Assinale a alternativa correta que indica alguns elementos do Diagrama de Sequência. A. Ator, Classe, Estados, Mensagens e Operações. B. Ator, Objeto, Linha de Vida, Foco de Controle e Mensagens. C. Objeto, Classe, Atributo, Operações e Relacionamentos. D. Ator, Classe, Linha de Vida, Operações e Estados. E. Caso de Uso, Ator, Mensagens, Operações e Estados. Questão 10 (253085) A Unified Modeling Language (UML)apoia o desenvolvimento incremental, sendo que os modelos podem evoluir com a inclusão de novos detalhes. A técnicas de modelagem da UML são classificadas em estruturais e comportamentais, sendo o Diagrama de Casos de Uso a principal técnica de modelagem comportamental. Assinale a alternativa correta que apresenta os objetivos do Diagrama de Casos de Uso. A. É um diagrama que representa os componentes de software com sua estrutura e conexão entre os componentes. B. É um diagrama que representa a organização do sistema em, podendo ser utilizado de maneira independente ou associado com outros diagramas. C. É um diagrama abstrato e flexível com poucos elementos de notação para representar os requisitos não-funcionais do sistema. D. É um diagrama que representa a modelagem da parte estática do sistema, representando um conjunto de classes com seus atributos, operações e relacionamentos. E. É um diagrama abstrato e flexível com poucos elementos de notação, que representa a interação entre os elementos Ator e Casos Uso. Questão 11 (253088) A Unified Modeling Language (UML),apoia o desenvolvimento incremental, sendo que os modelos podem evoluir com a inclusão de novos detalhes. A UML abrange um conjunto de técnicas de modelagem, classificadas em estruturais e comportamentais. Sobre a técnica de modelagem Diagrama de Atividades, julgue as sentenças a seguir: I.O Diagrama de Atividades pode representar os componentes do sistema quando este for ser implementado em termos de módulos de código-fonte, bibliotecas e componentes de software. II.O Diagrama de Atividades descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade específica, no entanto, pode adotá-lo para modelar um processo completo. III.Os elementos de um Diagrama de Atividades podem ser divididos para representar fluxos de controle sequenciais e fluxos de controle paralelos. 4/5 IV.Os principais elementos da notação do Diagrama de Atividades são: Objeto, Relacionamentos, Atividade e Ator. Estão corretos os itens: A. III e IV. B. I, II, III e IV. C. I e II. D. II e III. E. I, II e III. Questão 12 (416221) A técnica de modelagem de _________________ foi idealizada pelo conceituado cientista da computação, o sueco Ivar Jacobson, na década de 1970. Em 1992, Jacobson lançou seu método – Object Oriented Software Engineering (OOSE), que se caracteriza principalmente por utilizar casos de uso para descrever o sistema. Posteriormente, Jacobson se uniu a Grady Booch e a James Rumbaugh, incorporando a notação do Diagrama de Casos de Uso à UML, tornando essa técnica cada vez mais popular para representar os _________________ de um software, devido à sua notação gráfica simples e à sua documentação descrita em linguagem natural, o que facilita a comunicação entre a equipe técnica e os usuários do domínio do sistema (BEZERRA, 2007). Referência: BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Assinale a alternativa correta que indica os termos preenchem as lacunas acima: A. Casos de Uso; requisitos não-funcionais. B. Casos de Uso; requisitos funcionais. C. Classes; requisitos experimentais. D. Classes; requisitos discretos. E. Classes; requisitos não-funcionais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis