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TRABALHO FEITO Manejo do solo para produção agrícola





PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia CURSO: Bacharelado em Agronomia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Curso: Agronomia Semestre: 3º flex / 4º reg Disciplinas:  Informática Aplicada  Ciência do Solo: Morfologia e Gênese  Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral das Plantas  Topografia e Georreferenciamento  Morfologia e Sistemática Vegetal  Seminário Interdisciplinar IV Competências:  Conhecer e compreender os softwares utilizados para elaboração e manuseio de textos.  Conhecer os principais processos geológicos e pedogenéticos que atuam na formação dos solos para compreender suas propriedades e classificação.  Conhecer os fundamentos de química de solos e a nutrição mineral de plantas, com ênfase no uso sustentável de recursos naturais e conservação do solo e da água.  Medir e calcular dimensões, áreas aplicando os conceitos básicos de topografia e georreferenciamento.  Estudar as características sistemáticas e morfológicas da soja. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes habilidades:  Desenvolver trabalhos em grupo, com capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.  Correlacionar a formação teórica com a prática profissional, com postura investigativa e análise crítico-reflexiva.  Desenvolver uma visão holística e interdisciplinar acerca das questões que envolvem a agronomia. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia  Utilizar recursos computacionais para o desenvolvimento de uma atividade.  Analisar as características dos solos para poder identificar a sua gênese.  Identificar a fertilidade dos solos e recomendar a correção organo mineral para o solo e exigências das plantas.  Capacitar para a manipulação matemática e cálculo de um levantamento planialtimétrico. Objetivos da Aprendizagem:  A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a “Manejo do solo para produção agrícola”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos   O trabalho será realizado em GRUPOS composto por no mínimo 2 alunos e máximo de 7 alunos.  A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. O tutor presencial cadastra os grupos. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho na área restrita.    A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos.   O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.   É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre.  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho).  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).     2. Leitura e interpretação da SGA    PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético apresentado na sequência. CONTEXTUALIZAÇÃO Situação geradora de aprendizagem (SGA) João Medeiros Neto recentemente adquiriu uma fazenda em um leilão. A propriedade antigamente pertencia a uma indústria de tecidos, que utilizada a área para o plantio de Rami. Com a falência da indústria, no final dos anos 90, a área ficou sob disputa judicial por mais de 20 anos e submetida a leilão para a quitação de dívidas trabalhistas dos antigos funcionários da indústria. Ao arrematar a propriedade no leilão, João precisa identificar as condições da área e a possibilidade de uso da mesma para a agricultura. A ideia inicial de João é utilizar a área para o plantio de Soja e Milho, mas ele não apresenta qualquer experiência no assunto. Imagine que para ajuda-lo nesse processo, João contratou você como agrônomo para identificar as características do terreno, a aptidão do mesmo para a agricultura e as características das plantas que deseja cultivar. A região onde a fazenda está localizada possui clima tropical, ou seja, as chuvas são presentes com frequência e o clima é bastante quente. A vegetação é densa e a atividade biológica também. Considerando o contexto apresentado e com base dos conhecimentos adquiridos ao longo desse semestre: qual a viabilidade do cultivo de soja e milho nessa área? Esse solo apresenta fertilidade para o desenvolvimento dessas culturas? Quais as características morfológicas e sistemáticas o milho e a soja apresentam? PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Essas indagações e reflexões fazem parte da proposta desta atividade, que associados aos seus conhecimentos preliminares, darão base para resolução da presente produção textual.  ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  Informática Aplicada Analisando os resultados da interdisciplinaridade, você fará uma apresentação dos resultados da produção textual no word com apenas uma página, mas estruture com os recursos:  Pelo menos uma figura e um ícone;  Fontes e cores diferentes para o título da apresentação e textos;  Insira uma marca d’água;  Uma tabela;  Uma SmartArt.  Ciência do Solo: Morfologia e Gênese No intuito de auxiliar na tarefa hipotética, sobre analisar a área e verificar sobre a viabilidade do cultivo de soja e milho, você deverá realizar uma caracterização morfológica do local em questão. Para isso, você deverá analisar a figura a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Foto: Jamile Ruthes Bernardes (2019) A figura permite que sejam analisados alguns pontos tais como:  Correlações geológicas (você nota a presença de rochas? Qual a tonalidade das mesmas? Há como perceber a ação de agentes de intemperismo (presença de esfoliação esferoidal, rachaduras, fraturas, raízes, etc)? A qual profundidade se encontram essas rochas?  Correlações geomorfológicas (sobre a topografia/declividade, o relevo se mostra plano, suave ondulado ou forte ondulado)? Há presença de rios nas proximidades? É perceptível algum processo erosivo no local, como: sulcos, ravinas, voçorocas. Descreva detalhadamente qual classe de erosão é vista no local.  Descreva a vegetação presente no local correlacionando a mesma ao clima.  Observe se há presença de rochas aflorando, descrevendo a classe de rochosidade presente no mesmo. Por fim, analise o perfil de solo, escrevendo quais horizontes você consegue notar, nomeando cada um e escrevendo as suas propriedades morfológicas (quais as cores de cada horizonte. Existe PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia transição entre os horizontes? De qual tipo? É perceptível a presença de poros e alguns horizontes? Há presença de raízes pelo perfil? Qual a profundidade desse perfil de solo?  Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral das Plantas O solo é considerado o principal meio para a produção vegetal. Embora os alguns nutrientes estejam disponíveis no ar e na água, os demais nutrientes estão presentes no solo. A fertilidade do solo está relacionada à sua capacidade de fornecer os elementos em quantidade suficiente e assimilável pelas plantas, proporcionando, assim, uma nutrição satisfatória. Conhecer a fertilidade do solo é importante para alcançar uma boa produtividade.  Com relação a fertilidade de solo e nutrição de plantas, o primeiro passo é realizar a amostragem de solo. Explique a importância dessa amostragem de solo, em seguida explique como a mesma deverá ser realizada para a área descrita acima. Informar quais os cuidados para o envio correto das amostras ao laboratório. Após o envio das amostras de solo para o laboratório, foram obtidos os laudos da fertilidade do solo.  Com os resultados das análises de laboratório, foram realizados os cálculos e foi obtido a necessidade de 3,0 toneladas de calcário dolomítico por hectare. A partir dessa informação, faça uma recomendação de aplicação do corretivo na área. Ou seja, como e quando deve ser a aplicação do calcário, e explique tecnicamente o porquê de sua recomendação.  Topografia e Georreferenciamento Para planejar o uso da terra, João precisa recadastrar as coordenadas da área que comprou de maneira a verificar os limites de sua propriedade e a área registrada na matrícula do imóvel que é de 4,05 hectares. Neste cenário, João solicitou a você agrônomo para fazer o levantamento, ao invés de contratar um topografo. Dispondo de um teodolito e de uma mira estadimétrica, você deve fazer um levantamento de uma série de pontos notáveis, referentes aos limites da propriedade, para determinar as coordenadas de cada ponto e a área da propriedade, conforme Figura 01. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Figura 01 – Imagem de Satélite da região adquirida. Fonte: adaptado de Google Maps. O levantamento partiu do ponto A, o qual tem as coordenadas conhecidas (X, no sentido horário, foi registrado o Azimute da direção AB (NÂB), os ângulos externos da poligonal e a leitura da taqueometria dos seguimentos AB, BC, CD, DE. Após executar o levantamento topográfico você obteve as seguintes medições, registradas na Figura 02. Figura 02 – Levantamento Planimétrico da região. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Você será responsável por calcular a área da propriedade, para tanto você deve seguir alguns passos abaixo. Apresente seus cálculos, não é necessário fazer ajuste de observação, correção de coordenada. Como auxílio, recomenda-se usar as planilhas desenvolvidas nas aulas práticas. a) Calcular as distâncias medidas, usando o procedimento da taqueometria. b) Calcular as coordenadas dos pontos da poligonal. c) Calcular a área utilizando a fórmula de Gauss: Em que, “n” refere-se ao número de pontos da poligonal, Xi e Yi as coordenadas do ponto “i”, Xi+1 e Yi+1 as coordenadas do próximo ponto “i+1”. Essa fórmula para uma poligonal de 5 pontos pode ser escrita como:  Morfologia e Sistemática Vegetal Em relação as questões que envolvem a Morfologia e Sistemática Vegetal da Soja, vamos realizar uma caracterização completa da planta. Primeiramente, preencha a tabela a seguir com as informações referentes as características sistemáticas da Soja. Características Sistemáticas da Soja Reino Filo Classe Ordem PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Família Gênero Nome científico Agora, preencha a tabela a seguir, detalhando as informações referentes aos órgãos vegetais da Soja (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente). Características Morfológicas da Soja Características da Raiz Características do Caule Características da Folha PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia Características da Flor Características do fruto Características da semente NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização: 1. Em páginas de formato A4; 2. Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; 3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 4. Espaçamento de 1,5 entre linhas; 5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; 6. Capa, contendo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Agronomia 6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 6.2. Nome completo dos (as) alunos (as); 6.3. Título da atividade; 6.4. Nome do Tutor (a) a Distância (EAD); 6.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: JUDD, W. S. et al. Sistemática vegetal: um enfoque filogenético. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. BRADY, N. C. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Manual Técnico de Pedologia. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. 412 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv37318.pdf. Acesso em 15 jul. 2019. EVERT, R. F & EICHHORN, S. E. Raven: Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 

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