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TRABALHO PRONTO Engenharias Curso: Engenharia Semestre: 1º flex / 2º reg O impacto ambiental do uso da tecnologia”

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias CURSO: Engenharias PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias Curso: Engenharia Semestre: 1º flex / 2º reg Disciplinas:  Probabilidade e Estatística.  Matemática Instrumental.  Ética, Política e Sociedade.  Cálculo Diferencial e Integral I.  Química Geral e Experimental.  Seminário Interdisciplinar II. Professores  Mariana da Silva Nogueira Ribeiro.  Camila Fogaça de Oliveira.  José Adir Lima Machado.  Daiany Cristiny Ramos.  Bruna Gonçalves de Souza.  Camila Fogaça de Oliveira. Competências:  Trabalhar as informações coletadas de processos de pesquisa, analisar tabelas e gráficos com as informações coletadas e utilizar essas informações para a interpretação de situações do cotidiano. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:  Construir um diagrama de dispersão, o qual verifica como os valores da variável dependente se comportam em relação à variável independente.  Utilizar-se do método dos mínimos quadrados para determinar uma função afim que relacione o consumo de energia elétrica (variável dependente) pelo tempo (variável independente).  Determinar o coeficiente de determinação (r²). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias  Compreender e interpretar o conceito de limite relacionado à situação-problema.  Compreender e interpretar o conceito de taxa de variação relacionado à situação-problema.  Transformar unidades de medida e calcular o custo e consumo de energia elétrica de um aparelho.  Compreender a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos;  Compreender e buscar conhecer Princípio Responsabilidade e consumo consciente. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Compreender a situação-problema sobre o aumento do consumo de energia elétrica no Brasil e utilizar-se da Estatística para realizar a análise dos dados, por meio da construção de um modelo matemático que relacione o consumo de energia pelo tempo. Interpretar o conceito de taxa de variação relacionado a situação-problema. • Compreender o impacto do consumo de energia elétrica no dia a dia e verificar formas de praticar o consumo consciente de energia. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “O impacto ambiental do uso da tecnologia”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Formação dos grupos  O trabalho será realizado em grupos compostos por no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes.  A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos.  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).  Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos e serão avaliados individualmente pelo tutor presencial. Tempo de apresentação: cada grupo terá no mínimo 10 e no máximo 20 minutos para apresentar os trabalhos. Leitura e interpretação da SGA Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “O impacto ambiental do uso da tecnologia". Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: A evolução tecnológica modificou o nosso estilo de vida. Hoje em dia, diversos serviços estão a nossa disposição por meio de um clique em uma página de internet ou a uma mensagem em um grupo de bate-papo virtual. Nos últimos anos, a tecnologia evoluiu tanto, que foram criadas diversas redes sociais, por exemplo, Orkut, WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram. Também foi possível perceber a evolução dos aparelhos celulares, computadores e empresas de telefonia cada vez mais velozes. Juntamente com o avanço tecnológico, há também a preocupação crescente em reduzir ao máximo a degradação ambiental, por meio do desenvolvimento de eletrônicos mais econômicos e de durabilidade maior. As consequências do uso cada vez maior de novas tecnologias podem ser mensuradas pelo aumento da demanda de energia elétrica e do número de consumidores. A energia elétrica é fundamental para o funcionamento dos diversos setores da sociedade e proporciona bem-estar, segurança, conforto e lazer para a população. Você e seu grupo conseguem se imaginar sem utilizar a energia elétrica no dia a dia? Agora, é com vocês! Partindo da SGA acima, você e sua equipe deverão analisar os conceitos centrais relacionados ao tema e realizar as tarefas descritas abaixo. Tarefa 1: Conhecendo os elementos químicos do e-lixo O descarte inadequado do lixo é um problema de destaque da evolução tecnológica, uma vez que alguns equipamentos têm composição química com substâncias altamente nocivas ao meio ambiente e à saúde humana, entre elas, metais pesados como mercúrio, berílio, cádmio e chumbo. Também conhecido como e-lixo, essa categoria de resíduos inclui aparelhos eletrônicos como televisores, computadores, celulares, tablets, além de pilhas, baterias, cartuchos e toners. Nesse contexto, defina 2 elementos químicos dentre os citados anteriormente e responda as seguintes questões: a) Cite algumas opções de destinação adequadas para resíduos eletrônicos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias b) Quais são as propriedades periódicas raio atômico e eletronegatividade dos elementos químicos escolhidos? c) Qual o número de elétrons nas respectivas camadas de valência desses elementos químicos? Qual o subnível mais energético? Apresente a distribuição eletrônica para cada um deles. Tarefa 2: Refletindo sobre o Princípio Responsabilidade e consumo consciente Desde o século XVII até a segunda metade do século XX o homem sentiu-se totalmente livre para dominar e explorar a natureza sem se preocupar com os impactos da sua ação. Mas a partir do momento em que começou a perceber a possibilidade da não renovação de alguns recursos e o possível comprometimento do futuro do planeta, a reflexão acerca dos meios de produção sofreu uma completa guinada. Pesquise sobre o Princípio Responsabilidade, de Hans Jonas e explique como suas ideias se associam à produção limpa e consumo consciente (mínimo meia lauda). Tarefa 3: Estudando o consumo de energia elétrica em território nacional Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nos mostram que o consumo de energia elétrica em território nacional é crescente (Tabela 1). Tabela 1: Consumo de energia elétrica Tempo (Ano) Consumo (TWh1 ) 2007 377 2009 395 2011 421 2013 435 2015 465 2017 475 Fonte: Adaptado de: http://www.epe.gov.br (Acesso em: 05/07/2019). Desse modo, é possível mensurar que o crescimento do consumo da energia elétrica é resultado “do aumento da renda médias das famílias, do número de novos domicílios, das políticas 1 1 terawatt (TW) = 109 quilowatt (kW) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias de eficiência energética e da expansão da malha de distribuição de combustíveis” (BRASIL, 2018, p. 32)2 . PARTE 1) A partir dos dados podemos realizar previsões sobre como será o consumo nos próximos anos. Para isso é necessário encontrarmos verificarmos se existe uma correlação entre as variáveis envolvidas. Assim o primeiro passo é que você verifique se existe uma relação entre as variáveis, calculando o coeficiente de determinação (r²). Após encontrar esse coeficiente, utilizando o método dos mínimos quadrados, determine a reta de regressão (ݕ)ݔܽ = (ݔ (ܾ + para a relação entre as variáveis consumo de energia elétrica (y) e o tempo (x). Nessa parte é necessário apresentar todos os cálculos necessários. Além disso, para encontrar a reta de regressão você deve obrigatoriamente utilizar o método dos mínimos quadrados. Trabalhos que não cumpram essas determinações serão INVALIDADOS. PARTE 2) Agora você e seu grupo irão utilizar o software Excel para:  Apresentar os dados em um gráfico de dispersão para visualizar a relação entre as variáveis consumo de energia elétrica (y) e tempo (x);  Adicionar linha de Tendência Linear;  Exibir Equação no gráfico;  Exibir valor de R-quadrado no gráfico. Nessa parte é necessário que você apresente os prints de tela do software comprovando a realização da tarefa. Além disso é necessário que você descreva todos os passos realizados para chegar aos resultados apresentados. PARTE 3) Nessa última parte você irá comparar os resultados obtidos na Parte 1 e Parte 2. A reta de regressão e o coeficiente de determinação obtidos na PARTE 1 correspondem à PARTE 2? Tarefa 4: Analisando a reta de regressão 2 Brasil, Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética. Plano Decenal de Expansão de Energia 2027. Brasília: MME/EPE, 2018. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias Na tarefa anterior você encontrou uma reta de regressão que relaciona as variáveis consumo de energia elétrica (y) e tempo (x) e nesse momento você deve realizar uma análise dessa reta abordando os seguintes aspectos: 1) Qual a imagem da função, considerando o contexto da situação-problema? 2) Qual a influência do conjunto imagem na determinação do domínio da função, considerando o contexto? Qual seria esse domínio? 3) Desconsiderando o contexto da situação-problema, qual seria o domínio e a imagem? Caso o conjunto encontrado nesse item seja diferente do item 1 e 2, justifique o porquê dessa diferença. 4) O que acontece com a função caso o tempo (em anos) aumente indefinidamente? Analise a resposta encontrada. 5) Qual a taxa de variação do consumo em relação ao tempo? Como podemos interpretar essa taxa? 6) Utilizando a função encontrada na Tarefa 3 responda: o Qual é o consumo de energia elétrica estimado para o Brasil em 2019? o E em 2021? o Por que é importante fazer essa estimativa para anos futuros? Nessa parte é necessário apresentar todos os cálculos e justificativas necessárias. Trabalhos que não cumpram essas determinações serão INVALIDADOS. Tarefa 5: Consumo consciente de energia elétrica Na Tarefa 3 foi possível concluir que o cenário nacional ainda é crescente para o consumo de energia elétrica para os próximos anos. Brasil (2018) destaca que o consumo de energia elétrica crescerá principalmente devido ao uso do ar condicionado e seu acesso pelas famílias. A Celesc, a maior empresa de comercialização e distribuição de eletricidade de Santa Catarina, tem afirmado que grande parte do aumento das faturas de energia elétrica se deve ao maior consumo, principalmente durante o Verão. Segundo a empresa, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias  o consumo de energia de um chuveiro elétrico é menor quando você seleciona a posição verão. Além disso, banhos demorados contribuem para o aumento do valor da fatura.  no verão, os motores de alguns equipamentos elétricos precisam trabalhar muito mais para compensar a temperatura mais alta. Além das geladeiras, isso ocorre com outros aparelhos usados para refrigeração, como freezer e ar condicionado. Por isso, para aparelhos de ar condicionado é conveniente optar por modelos eficientes, tais como Split e Inverter. Disponível em: . Acesso em: 05/07/2019. É fácil manter o controle sobre o consumo de energia elétrica na sua casa ou em seu ambiente de trabalho: o conteúdo de funções auxilia no cálculo do custo e consumo de aparelhos elétricos. O consumo mensal de eletrodomésticos é calculado tendo por base a potência ܲ de cada aparelho e a quantidade de uso mensal em horas, ou seja, ,ݐ∆ ∙ ܲ = ܧ onde ܧ é o consumo mensal (em ܹ݇ℎ), ܲ é a potência (em ܹ݇) e ∆ݐ é a quantidade de horas de uso mensal (ℎ). O custo mensal de uso de cada aparelho é o resultado da multiplicação da tarifa residencial de energia pelo consumo mensal do eletrodoméstico. Assim, ,ܧ ∙∝= ܥ onde é ܥ é o custo mensal (em ܴ$) e ∝ é a tarifa. Agora você e seu grupo deverão responder as perguntas a seguir, considerando para os cálculos, a tarifa residencial convencional B1 de R$ 0,798783 de 06/2019. a) Qual a economia mensal do custo de energia elétrica de um chuveiro eletrônico quando utilizado na posição nominal e na posição econômica durante 1 hora por dia? Dados: Tensão: 127V; Potência Nominal: 5500W; Potência Intermediária: 4700W; Potência Econômica: 2300W 3 A tarifa residencial cobrada pela empresa de eletricidade varia de acordo com a localização, classe, etc. Confira a tarifa cobrada em sua residência em sua fatura mensal. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias b) Qual o custo de energia elétrica do ar condicionado split 12000 btus frio quando utilizado durante 8 horas por dia? Dados: Tensão: 220V; Potência: 1085W Nessa parte é necessário apresentar todos os cálculos necessários. Trabalhos que não cumpram essas determinações serão INVALIDADOS. ORIENTAÇÕES Após a realização das tarefas, elabore um relatório contemplando todos os estudos realizados, organizando-o com base nos seguintes critérios: Introdução: você deve apresentar um texto que contemple os objetivos da produção textual, bem como os principais assuntos que serão discutidos ao longo do trabalho. Nessa parte você também deverá discorrer sobre o consumo consciente de energia elétrica (mínimo uma e máximo duas páginas). Desenvolvimento: será composto pelo textos e cálculos realizados nas:  Tarefa 1: Conhecendo os elementos químicos do e-lixo  Tarefa 2: Refletindo sobre o Princípio Responsabilidade e consumo consciente  Tarefa 3: Estudando o consumo de energia elétrica em território nacional  Tarefa 4: Analisando a reta de regressão  Tarefa 5: Consumo consciente de energia elétrica. As tarefas que possuem cálculos são necessárias o detalhamento, bem como a indicação das fórmulas utilizadas. Quando necessário indique com prints de tela a utilização de softwares. Consideraçõesfinais: você deve apresentar um texto que retome os objetivos da produção textual, apresentando as principais reflexões desenvolvidas a partir da temática em estudo. O texto elaborado deve conter de uma e duas páginas. Referências: apresentar todas as referências utilizadas na elaboração da produção de acordo com as normas da ABNT. Anexos: apresentar os anexos, se houver. Além dos elementos citados acima o relatório final deve conter capa e folha de rostos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharias NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Capa, Trabalhos acadêmicos e Normas para Dissertação”, depois na aba “Modelos de capas e trabalhos acadêmicos” baixe o arquivo Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico. b) Este relatório deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SP, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens. c) A Produção Textual Interdisciplinar em Grupo deverá, obrigatoriamente, ser apresentada à turma no momento da aula atividade da disciplina de Seminário Integrador. Esta apresentação terá peso no conceito das Atividades Web. d) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor presencial. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembrese que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (aluno líder), bem como acompanhar a inserção da atividade. e) Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado. f) A postagem do arquivo final relacionado a PTG no AVA deve ser em um único arquivo, preferencialmente no formato PDF, pelo aluno líder. g) Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita. h) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e o seu tutor à distância. i) Atenção aos prazos de postagens! Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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