Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO WPP 27 99253-1748 Franquia: Novas Perspectivas de Atuação”. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Curso: CST em Processos Gerenciais Semestre: 3º flex. / 4º reg. Disciplinas: • Gestão do Conhecimento; • Gestão Organizacional; • Planejamento e Inteligência de Marketing; • Macroeconomia; • Planejamento Financeiro e Orçamentário; • Seminário de Projeto Integrado IV. Professores • Dalila Gimenes da Cruz; • Suzi Bueno Almeida; • Dayane Freire Romagnolo; • Alexander Luis Montini; • Valdeci da Silva Araujo; • Régis Garcia; Marcia Lopes de M. Sella. Competências: • Compreender conceitos relacionados às práticas de gestão; • Ter visão analítica sobre os fundamentos do conhecimento; • Capacidade para gerenciar custos e orçamentos; • Compreensão sobre análise ambiental e de mercado; • Administrar mudanças relacionadas às políticas econômicas. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. • Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. • Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Temática Interdisciplinar:   Franquia - Novas Perspectivas de Atuação Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como temática “Franquia: Novas Perspectivas de Atuação”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você estudante, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para elaboração do trabalho. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Orientações iniciais • Fique atento(a) aos prazos de postagem do trabalho e acompanhe todos os passos em sua área restrita, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre; • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho). • Leia a SGA proposta e siga os passos a seguir para elaboração do seu trabalho. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Importante: o cadastro do trabalho deverá ser feito na pasta específica (“Atividades Interdisciplinares”) do AVA, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do Curso. Não existe prorrogação para o prazo de postagem da atividade. 2. Leitura e interpretação da SGA Na Produção Textual Individual (PTI) é imprescindível, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar a atividade proposta. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material, em cada uma das seções apresentadas, e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, tele aulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores, sejam pesquisados por você). Nesta produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético “Franquia: Novas Perspectivas de Atuação” apresentado na sequência.   Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema:  Franquia: Novas Perspectivas de Atuação Pedro, 33 anos, era gerente de marketing de uma rede de varejo em sua cidade. Com a crise, nos últimos anos, a empresa em que trabalhava foi vendida e, com a nova gestão, seu cargo deixou de existir. Para piorar, ele precisou se afastar por três meses devido a uma cirurgia e, seis meses após o retorno, foi demitido. Após cinco meses buscando uma recolocação no mercado, com inúmeros compromissos financeiros a honrar, ele não poderia mais ficar aguardando por uma oportunidade de emprego e constatou que uma saída, talvez, seria usar o dinheiro da rescisão para realizar um investimento que garantisse estabilidade para sua família. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Pedro ficou animado com a ideia de abrir uma franquia voltada à sua área de atuação, já que esse sempre foi seu grande sonho, ou até mesmo outro tipo de negócio promissor, apesar dos riscos. As incertezas eram enormes, pois a ideia de realizar investimentos na atual situação econômica do país não lhe parecia uma das escolhas mais sensatas. Talvez, o melhor mesmo fosse aguardar um pouco mais até o mercado melhorar, em vez de arriscar todo o seu capital em projetos com riscos consideráveis. Mas a própria decisão de esperar impunha, evidentemente, outras ameaças para Pedro. O interesse em abrir uma franquia surgiu depois que Pedro leu uma reportagem de um jornal local intitulada “De desempregado a empreendedor”. A reportagem abordava justamente aquilo que poderia ser a sua própria situação, desconfortável, por um lado, devido à demissão e à perda de estabilidade para si e para sua família, mas, por outro, reforçou o sonho de Pedro de ter o próprio negócio. Ele encontrou a oportunidade de resolver seus problemas ao investir na abertura de uma franquia, utilizando como capital inicial o valor de R$ 75 mil que havia recebido em sua rescisão. Entretanto, Pedro sabia que ter dinheiro para investir não seria o único requisito para um novo empreendimento. Agora que já conhece a situação de Pedro e sua intenção na aquisição de uma franquia, deve ajudá-lo a tomar a melhor decisão sobre o negócio, podendo inclusive sugerir oportunidades de investimentos em franquias. Vamos lá? Tarefas I. Planejando o negócio Na situação-problema, você pode perceber que Pedro atuava na área de marketing em uma rede varejista, mas ele pode se interessar por negócios que tenham maiores chances de sucesso, mesmo com riscos, desde que o investimento inicial necessário esteja dentro do que ele tem disponível (R$ 75 mil). A. Para dar início às tarefas que auxiliarão Pedro a tomar uma decisão, você deve apresentar duas opções de franquias: uma que esteja mais aderente ao perfil do futuro empreendedor PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (franqueado) e outra que você considera mais criativa e/ou inovadora, com potencial de sucesso. Para isso, consulte e cite sites e/ou fontes confiáveis, especializados em franchising/franquias, utilize fotos, imagens e/ou outros dados que ajudem Pedro a identificar e conhecer os negócios propostos. IMPORTANTE: não é obrigatório utilizar franquias reais, você também pode criá-las e sugeri-las a Pedro. Independentemente disso, imagine que Pedro more na mesma região em que você mora e/ou estuda, logo, se a franquia dele possuir características que contemplem locais físicos e/ou regiões geográficas (e não seja apenas on-line, por exemplo), considere que ela será aberta em sua região. B. Toda organização precisa saber a sua missão, visão e valores, pois essas diretrizes nortearão a instituição. Como Pedro deseja abrir uma franquia, apresente a ele a missão, visão e valores de cada franqueador (para as duas opções de franquias selecionadas) e, posteriormente, desenvolva sua diretriz organizacional. C. Após instituídas as diretrizes organizacionais, Pedro já pode ter uma visão real do negócio a ser escolhido. O próximo passo é montar a Matriz SWOT (FOFA) para cada um deles e, neste momento, deve-se analisar e apontar, no mínimo, 3 (três) ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo à empresa, assim como os pontos fortes e as fraquezas que cada modelo de negócio possui, no ambiente interno (cada quadrante da matriz deve indicar três itens). Desenvolvida a Matriz SWOT, você deve ainda apontar 3 (três) soluções para os pontos fracos dos dois modelos de negócios sugeridos (franquias) e para as ameaças encontradas. IMPORTANTE: elabore um quadro, como o proposto a seguir, para cada uma das franquias. AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Pontos Fortes - - - - - - PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Soluções para os pontos Fracos - - - AMBIENTE EXTERNO Ameaças Oportunidades - - - - - - Soluções para as ameaças - - - D. Com base nos dados apresentados nos itens A, B e C, indique para Pedro qual a melhor opção de franquia para que ele invista o dinheiro de sua rescisão e justifique sua resposta. É importante que ele entenda qual opção parece mais vantajosa com base nas análises interna e externa realizadas. A partir de agora, você desenvolverá as atividades pensando apenas nesta opção de franquia escolhida. E. Considere que Pedro adorou sua proposta e agora partirá para o planejamento mais efetivo de sua nova empreitada. No entanto, apesar de motivado, ele ainda tem dúvidas sobre a condução de um modelo de negócio do tipo “franquia”. Ao iniciar um negócio, mesmo uma franquia de sucesso, é fundamental estar atento às forças competitivas que podem interferir em seu lançamento e continuidade. Portanto, analise a competitividade do setor ao qual o negócio (franquia) pertence e sua atratividade a partir do Modelo das Cinco Forças de Porter, listando, no mínimo, 3 (três) itens para cada uma das cinco forças do modelo apresentado na sequência. IMPORTANTE: Lembre-se que a franquia escolhida e a análise de sua competitividade e atratividade devem estar alinhadas à localidade (região) na qual você mora e/ou estuda, principalmente se suas características contemplarem um local físico, no ambiente off-line, e/ou região geográfica específica, como franquias de lojas físicas, por exemplo. Isso facilitará sua análise no Modelo das Cinco Forças de Porter. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais II. Gerenciando o conhecimento organizacional Apesar de todas as vantagens que uma franquia pode proporcionar ao empreendedor, Pedro resolveu fazer uma avaliação mais apurada e constatou que uma iniciativa como essa pode envolver muitos desafios. Entre eles estão problemas com mão de obra, seja na contratação seja na gestão da equipe. Além disso, por se tratar de um negócio pré-formatado, com um modelo muito bemestabelecido, a liberdade para a gestão do negócio é pequena devido a uma série de regras já definidas pela marca. Sabemos que o conhecimento organizacional é formado pelas pessoas, e parte especialmente da aprendizagem individual, que com uma gestão adequada e voltada para a gestão do conhecimento transforma-se em aprendizagem organizacional e, consequentemente, em conhecimento organizacional. Para isso, a conversão do conhecimento é fundamental e o gestor precisa estar atento aos conhecimentos tácitos e explícitos que fazem parte da empresa, estimulando a espiral do conhecimento. No caso da franquia que Pedro pretende adquirir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais A. Quais são os conhecimentos explícitos que fazem parte de um negócio em formato de franquia? Exemplifique-os na franquia escolhida por Pedro. B. Apesar das dificuldades que Pedro poderá enfrentar para a contratação e gestão da sua equipe, quais são os conhecimentos tácitos dos novos colaboradores e como podem auxiliar na criação do conhecimento organizacional? C. Como Pedro pode conduzir os processos de conversão do conhecimento agregando valores aos conhecimentos já formatados pela franquia? É possível promover a socialização, a externalização, a combinação e a internalização mesmo em uma empresa pré-formatada como é o caso das franquias? Justifique. III. Macroeconomia O conhecimento sobre a Macroeconomia tem por objetivo específico permitir que você entenda como as forças da economia afetam a vida das empresas, dos consumidores e dos trabalhadores ao mesmo tempo e como os agregados econômicos estão relacionados no comportamento das atividades dos indivíduos e dos mercados. Esses conceitos lhe fornecem subsídios para avaliar as flutuações econômicas e seus impactos em diversas variáveis (indicadores), como no caso da taxa de desemprego, possibilitando elaborar cálculos e gráficos representando essas variáveis e como poderá aplicá-los na sua vida profissional. Para a realização das três tarefas propostas a seguir (e que, obrigatoriamente, deverão compor um texto único), você poderá utilizar, além do texto-base indicado nesta produção textual, o livro da disciplina de Macroeconomia (disponível na Biblioteca Virtual), além de dados que podem ser coletados em fontes confiáveis, como IPEA, IBGE, Ministério do Trabalho (MT), entre outros. Agora é com você, vamos ajudar Pedro a compreender ainda mais o mercado com o qual atuará. Mão na massa! A. Anote e apresente na sua produção textual as cinco mais recentes informações sobre a taxa de desemprego (obs.: a utilização de gráficos e tabelas ajuda na compreensão da sua pesquisa): PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais B. O que você percebe sobre a tendência da taxa de desemprego no país desde meados de 2018? Justifique sua resposta. C. O que esse indicador sinaliza para as perspectivas de mercado da franquia prospectada por Pedro nos próximos anos? Tende a se expandir ou se contrair? Justifique a sua resposta. IV. Planejamento Financeiro e Orçamentário Pedro sabe que a ausência de Planejamento de Caixa é um problema sério, que pode levar ao fechamento do negócio. Sabe também que a maioria das empresas encerra suas atividades porque falta dinheiro para honrar seus compromissos. Para evitar esse erro com a sua franquia, Pedro vai projetar um fluxo de caixa de recebimentos de vendas. A política de recebimento de venda define que as receitas serão recebidas em 3 parcelas, sendo: - a primeira à vista no valor de 60% da venda; - a segunda no prazo de 30 dias, no valor de 25% da venda; - e a terceira no prazo de 60 dias, no valor de 15% do valor da venda. A expectativa de vendas para os meses de abril, maio e junho é de: R$ 12.500,00; R$ 14.000,00; e R$ 15.000,00 respectivamente. A. Agora, com base nesses dados apresentados, elabore o fluxo de caixa de recebimentos de vendas previstos para a franquia escolhida por Pedro, nos meses de abril, maio e junho. B. Considerando o total de recebimentos, a franquia de Pedro espera receber, nos meses de maio e junho, respectivamente os valores de: ORIENTAÇÕES GERAIS Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais 1. Título: Título do trabalho.   2. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao nosso tema: Implantação de uma Franquia e como as disciplinas estudadas auxiliam na resolução das tarefas (mínimo de uma página).  3. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas anteriormente, com detalhamento, incluindo, gráficos, figuras etc.   4. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, tendo em vista a situação geradora de aprendizagem e o objetivo do trabalho. De modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.  5. Referências: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize as normas ABNT (NBRs) para inserção das referências.  6. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada.  NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um texto que deverá ser postado em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). • Este trabalho deve ser realizado INDIVIDUALMENTE; • A capa do trabalho deverá conter o nome do(a) aluno(a); • Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido. • A produção textual deve ter, no mínimo, 8 e, no máximo, 15 laudas (páginas). No entanto, as referências não compõem o número de laudas especificadas. • A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais • A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. O aluno deve acessar a “Biblioteca Digital”, clicar em “Padronização” e escolher as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF. Para o desenvolvimento do trabalho, você deverá consultar e se fundamentar nas tele aulas, web aulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de mensagens. CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância. Critério Significado Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Organização dos conteúdos O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. Observação: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis