TRABALHO PRONTO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃ SÉRIE: 9º. E 10º. DISCIPLINAS NORTEADORAS: ENGENHARIA DO PRODUTO, GESTÃO DE ESTOQUES E DA CADEIA DE SUPRIMENTOS, PROJETOS DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, SISTEMAS DE GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E TRANSPORTES E LOGÍSTICA. HardBat HardBat HardBat
Desafio Profissional Engenharia da Produção CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Desafio Profissional Desafio Profissional Engenharia da Produção CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SÉRIE: 9º. E 10º. DISCIPLINAS NORTEADORAS: ENGENHARIA DO PRODUTO, GESTÃO DE ESTOQUES E DA CADEIA DE SUPRIMENTOS, PROJETOS DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, SISTEMAS DE GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E TRANSPORTES E LOGÍSTICA. O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo dirigido a distância. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Desafio Profissional Engenharia da Produção COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: Entender a importância da engenharia do produto para o aceitação e sucesso do produto no mercado. Conhecer os tipos de lay-out e qual a melhor aplicação para o processo estudado. Entender o impacto dos estoques nas operações industriais e como podem ser utilizados para criar vantagem competitiva. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre a gestão de resíduos industriais, sempre com foco na sustentabilidade. Aplicar os conceitos de logística e transportes em situações reais de operação. OBJETIVO DO DESAFIO Refletir sobre as estratégias aplicadas a produção industrial, com o objetivo do desenvolvimento de um novo produto adequado ao mercado, visando sempre obter vantagens competitivas perante a concorrência. PRODUÇÃO ACADÊMICA Elaboração de um plano de ação que contemple todas as sugestões possíveis ao lançamento de um novo produto, revisando as necessidades de logística, estoques, lay-out e tratamento de resíduos. Atuando como um consultor industrial. DESAFIO PROFISSIONAL O Sr. Jonas, presidente da empresa HardBat, solicitou uma ajuda profissional para análise e desenvolvimento de uma nova linha de produtos, focando na redução de custos e o aumento da produtividade e por consequência, se tornar mais competitivo no mercado de baterias, já que os concorrentes saíram na frente e já lançaram a bateria Start/Stop. Desafio Profissional Engenharia da Produção A empresa de baterias automotivas HardBat, mesmo com um crescimento desorganizado por causa do tipo de gestão utilizada, está no mercado há 30 anos e o Sr. Jonas é o proprietário desta empresa. Sua produção é focada em baterias para motos, carros e caminhões. De modo a se adequar as exigências do mercado e ampliar seu mercado consumidor, a HardBat sempre investiu em atualizações e inovações, logo, o Sr. Jonas busca capacitar constantemente seus colaboradores, por meio de treinamentos e palestras. Para a fabricação das baterias, a HardBat, atende as exigências estabelecidas em determinadas normas, conforme o Quadro 1: Quadro 1 – Normas para baterias Norma Título Resolução CONAMA 401/2008 Estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências. ABNT NBR 15940:2016. Bateria chumbo-ácido para uso em veículos rodoviários automotores de quatro ou mais rodas — Especificação e métodos de ensaio. ABNT NBR 15914:2018. Bateria chumbo-ácido para uso em veículos automotores de quatro ou mais rodas — Requisitos e simbologia. ABNT NBR 15941:2012 Baterias chumbo-ácido para motocicletas, triciclos e quadrículos - Especificação e métodos de ensaios ABNT NBR 15916:2018 Baterias tipo chumbo-ácido para uso em motocicletas, triciclos e quadrículos — Simbologia e requisitos de segurança Fonte: CONAMA, 2008; ABNT, 2012, 2016, 2018. Para obter o chumbo como matéria-prima, a HardBat realiza a logística reversa, executando as etapas de coleta e transporte das baterias usadas até uma recicladora de baterias, devidamente licenciada e autorizada pelos Órgãos Ambientais. Logo, esta Desafio Profissional Engenharia da Produção recicladora realiza todos os processos necessários de separação dos componentes das baterias usadas, de modo a obter o chumbo para a produção das novas baterias e os componentes plásticos (das baterias usadas) são vendidos para outras empresas. A HardBat possui em sua logística reversa um grande diferencial de mercado, visto que esta prática reduz seu custo produtivo e, também, demonstra preocupação com o meioambiente. Isto faz com que a empresa obtenha uma maior competitividade no mercado. Além de que os consumidores da HardBat tendem a ver este tipo de prática como algo benéfico, ético e com responsabilidade socioambiental. Outro ponto importante a ser destacado é que a HardBat, ao realizar a logística reversa das baterias usadas, está atendendo aos requisitos da Lei 12.305/2010, que estabelece a obrigatoriedade da logística reversa para baterias em seu Art. 33. Para a fabricação das baterias automotivas, são necessários os seguintes processos, conforme o fluxograma ilustrado pela Figura 1: Figura 1 – Fluxograma de fabricação das baterias. Fonte: Autor, 2019. Desafio Profissional Engenharia da Produção Fundição Gravidade: Garante uma produção uniforme e com maior estabilidade química e mecânica. Moinho: O chumbo é derretido e transformado em pequenos cilindros que seguem para o moinho, onde com o atrito serão reduzidos à pequenas partículas de chumbo, que com umidade e temperatura controlados são transformadas em oxido. Fundição Contínua: Após o derretimento do chumbo, ele é moldado em forma de grade pelos sistemas de fundição por gravidade e sistema de fundição continua que garante uma produção uniforme e com maior estabilidade química e mecânica. Masseira: Recebe o oxido do moinho e com demais ingredientes, prepara a massa ou material ativo que é responsável por armazenar a energia. Empaste: A massa pronta é enviada para a empastadeira que irá fazer a junção da grade com o material ativo, resultando as placas positivas e negativas das baterias. Placas: As placas seguem então para um túnel de calor onde receberá o primeiro tratamento de oxidação. Cura: Após o túnel placas são organizadas em racks e completam o processo de oxidação nas salas de cura que possuem programas específicos para cada tipo de placa. Montagem: Após a cura completa as placas positivas e negativas seguem para linha de montagem, onde são envelopadas com o uso do separador e agrupadas em forma de elementos. Os elementos são soldados e colocados dentro das caixas. A bateria passa por testes garantindo a qualidade do produto. Os elementos são conectados, a caixa e a tampa termo-seladas, as baterias são então testadas e finalizadas para receber a carga. Formação: As baterias seguem para a formação onde recebem a solução ácida e são conectadas em ramais controlados eletronicamente para serem carregadas. Embalagem: Após a carga as baterias são novamente são niveladas, lavadas e testadas para garantir a capacidade de partida. As aprovadas recebem os rótulos e a embalagem. Diante disto, a empresa do Sr. Jonas, está buscando inovar e com isto, começar a produzir as baterias para atender a demanda dos veículos com sistema Star/Stop. Portanto, Desafio Profissional Engenharia da Produção o Sr. Jonas convocou uma reunião com vocês e demais pessoas da área administrativa para definir esta estratégia. Logo, foram coletados os seguintes dados: Após, vocês analisarem estes dados e com base nas informações das montadoras de veículos, em que há uma tendência de aumento de carros com sistema start/stop, pois este sistema reduz o consumo de combustível, e consequentemente, reduz a emissão de gases de efeito estufa protegendo o meio ambiente, a HardBat, que sempre fomenta e apoia as inovações, decidiu investir na produção deste tipo de bateria. Outro ponto positivo para produzir as baterias de sistema start/stop é que não há necessidade de adquirir máquinas específicas para esta produção, poderá utilizar os mesmos equipamentos para esta nova bateria, só há mudança em alguns componentes de chumbo. Desafio Profissional Engenharia da Produção Contudo, existem algumas dificuldades a serem superadas dentro da organização. Para produzir este novo produto é importante ter um local adequado para estocá-las com qualidade e segurança. Vocês especialistas em gestão e melhoria contínua na área da produção, terão alguns desafios, entre eles, como gerenciar a empresa HardBat de modo a atender a demanda de produção das baterias tradicionais e da nova linha de produto (bateria start/stop)? Neste sentido, vocês terão que ajudar o Sr. Jonas com a gestão da produção das baterias tradicionais e desta nova bateria start/stop, de modo a definir as melhores estratégias, organizar este sistema produtivo e também organizar os estoques, pois as baterias precisam de uma atenção especial em relação ao seu armazenamento, sempre levando em consideração a gestão ambiental. Passo 01 Diante da situação apresentada, em que a indústria busca desenvolver um novo produto inovador, sustentável e com qualidade, a indústria realizou quatro etapas (Geração e triagem de ideias, teste e desenvolvimento de conceitos e análise de negócios) para decidir como e qual a nova bateria deve ser produzida. Estas quatro etapas fazem parte de qual Macrofase do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP). Explique cada uma dessas etapas. Quais ferramentas poderiam ser utilizadas nas etapas de Geração e Triagem de Ideias, respectivamente? Passo 02 Por se tratar de uma empresa que cresceu desordenadamente e sem preocupações com as melhores práticas de gestão o fluxo de matérias-primas e produtos acabados ainda não estão bem definidos. Voce como consultor deverá montar um esquema da cadeia de suprimentos da empresa. Lembre-se que a empresa focal é a HardBat e você deverá listar a montante e a jusante os participantes da cadeia de suprimentos. Desafio Profissional Engenharia da Produção Passo 03 A empresa cresceu de forma desorganizada, os processos ainda são dispostos em um layout funcional, ou seja, em cada setor é realizada uma operação, o que acarreta um excesso de movimentação de materiais. Deste modo fica difícil flexibilizar a produção, pois a troca de produto é demorada. A partir do layout atual (Figura 2) monte uma proposta de um novo layout, otimizando o processo de produção, tornando mais flexível na produção de vários tipos de produtos em um mesmo período. Figura 2: Layout da produção Fonte: Autor, 2019 Passo 04 A fabricação de baterias automotivas gera efluentes líquidos com ácido sulfúrico com baixas concentrações de chumbo. Os efluentes líquidos gerados no processo produtivo de baterias trazem sérios danos ao meio ambiente, quando não tratados corretamente, ocasionando a contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas. Os processos de tratamento de efluentes são reunidos em diferentes grupos, que envolvem as características físicas, químicas e biológicas da água, sendo, então, processos físicos, Desafio Profissional Engenharia da Produção químicos e biológicos. Para que os efluentes sejam tratados de forma correta, como se dão esses processos físicos, químicos e biológicos de tratamento de efluentes, os quais poderiam ser implementados pela empresa em questão? Além dos efluentes, a fabricação de baterias gera resíduos sólidos. Os resíduos sólidos possuem classificações conforme a ABNT NBR 10.004, sendo diferenciados entre: resíduos classe I (perigosos) e resíduos classe II (não perigosos). Os resíduos não perigosos possuem ainda as subclassificações, determinadas como: resíduos classe II A (não inertes) e resíduos classe II B (inertes) (ABNT, 2004). Qual a classificação dos resíduos sólidos gerados pela empresa HardBat? Passo 05 A empresa utiliza-se da logística reversa para trazer as baterias descartadas na troca por novas baterias, utilizando o chumbo existente nesse material para ser reprocessado e ser utilizado nas baterias novas. Você agora deverá descrever os tipos de logística reversa que existem e quais são as razões para que uma empresa utilizar a logística reversa? Desafio Profissional Engenharia da Produção ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Para que você possa cumprir com os objetivos aqui propostos, é de fundamental importância conhecer os conceitos relacionados aos processos produtivos, tais como, layout, estoques, logística e desenvolvimento de produtos. Para aprofundar seus conhecimentos e embasar a construção do Passo 01 sugiro que busque informações sobre desenvolvimento de novos produtos, como indicação, leia o material no link https://gestaoindustrial.com/desenvolvimento-do-produto/ . Saber quem são meus fornecedores de matérias-primas e os meus clientes são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Para o passo 02 voce deverá entender o que é a cadeia de suprimentos e quem faz parte dela. Para complementar o seu conhecimento sobre cadeia de suprimentos, sugiro o texto no link https://blog.gs1br.org/oque-e-cadeia-de-suprimentos-e-por-que-ela-e-tao-importante/ , e assista ao vídeo da cadeia de suprimentos da Natura no link https://www.youtube.com/watch?v=kJCHVKZIEDo&t=119s Estamos agora no passo 03, onde você como consultor na área de produção deverá analisar o layout atual e sugerir um layout mais adequado, otimizando o processo e melhorando a flexibilidade da linha. Como apoio, assista ao vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=fLM-XSTuqfE que traz o processo de fabricação de baterias automotivas. Estamos quase lá, mas antes, você deverá entender a importância do tratamento dos resíduos sólidos e líquidos da fabricação da bateria, principalmente no reprocesso das baterias descartadas, onde é moída e o plástico e o chumbo é reaproveitado. No link https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28448-logistica-reversa-de-bateriasautomotivas--um-estudo-da-logistica-reversa-na-empresa-unidas-mercedes-benz/ você terá mais informações sobre o descarte. Desafio Profissional Engenharia da Produção Finalizando, chegamos ao passo 05, onde com a utilização da logística reversa do chumbo, a empresa consegue a sua vantagem competitiva. Saiba mais sobre logística reversa do processo de fabricação de baterias automotivas assistindo ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AIQTvktpppY . Lembre-se de que os artigos, vídeos e estudos aqui disponibilizados são apenas sugestões. Você ainda pode consultar outros materiais e livros especializados nos assuntos. POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL Postar no Ambiente Virtual a versão final do Desafio Profissional em arquivo único no formato .doc /.docx, (Word), para a avaliação e do tutor a distância. PADRONIZAÇÃO A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização: 1. Em páginas de formato A4; 2. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; 3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 4. Espaçamento de 1,5 entre linhas; 5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; 6. Com capa, contendo: 6.1.Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 6.2.Nome completo e RA do (a) aluno (a); 6.3.Título da atividade; 6.4.Nome do Tutor (a) a Distância (EAD); 6.5.Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. Desafio Profissional Engenharia da Produção REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FERNANDES, Flávio César F.; GODINHO FILHO, Moacir. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas, 2010. MARTINS, Gilberto de Andrade; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. SLACK Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo Atlas. 2010. COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL COELHO, João A. F.. Desafio Profissional de Gestão da Produção Industrial. [Online]. Valinhos, 2019, p. 01-12. Disponível em: . Acesso em: fev. 2019.
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