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TRABALHO PRONTO a usina de etanol Chiavelli S/A

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Curso: Gestão da Produção Industrial Semestre: 3º / 4º Disciplinas: • Engenharia de métodos; • Gestão da manutenção; • Saúde e segurança no trabalho; • Gerenciamento e controle de qualidade; • Orçamentos e custos industriais; • Seminário de projeto integrado IV. Professores • Henrique Gabriel Rovigatti Chiavelli; • João Antônio de Freitas Coelho; • Arthur Ribeiro Torrecilhas; • Melina Aparecida Plastina Cardoso; • Edmarcos Carrara de Sousa; • Jaqueline dos Santos Ferrarezi. Competências: Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes à Engenharia de Métodos; à Gestão da Manutenção; à Saúde e segurança no trabalho; ao Gerenciamento e controle de qualidade; e aos Orçamentos e custos industriais. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. • Visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial • Ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado aluno, Sejam bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a usina de etanol Chiavelli S/A. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Orientações • O trabalho será realizado em INDIVIDUALMENTE. • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ou similar ao de outros alunos. • Deve-se obedecer ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre; • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho); 2. Leitura e interpretação da SGA a. Na Produção Textual INDIVIDUAL (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). b. Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embasem-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Na usina de etanol Chiavelli S/A, depois de colhida no campo, a cana de açúcar chega na usina por meio de caminhões. No parque industrial, o caminhão é pesado em uma balança que tem como objetivo precisar a quantidade de cana que ele carrega. O próximo passo é a análise da quantidade de açúcar que aquela cana específica possui. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Isto é feito com a retirada de uma pequena amostra do carregamento através de sondas que podem ser obliquas ou horizontais. A amostra da cana é direcionada à um laboratório que diagnosticará o índice de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis), ou seja, a quantidade de açúcar efetiva que aquela cana possui. Depois de pesada, a cana poderá ter dois destinos distintos: ou será encaminhada diretamente para a mesa alimentadora da usina onde, se colhida manualmente poderá ser lavada ou ventilada para a remoção das impurezas, ou, no caso da cana colhida mecanicamente, ela segue direto para a moenda ou difusor. Algumas usinas trabalham com pátios de recepção de cana e estocagem, onde a cana é depositada ou fica aguardando nos próprios caminhões até ser encaminhada à mesa alimentadora. Os passos seguintes consistem em preparar a cana para a extração do caldo aumentando assim sua densidade e capacidade de moagem. Neste processo, objetiva-se também romper as células para a liberação do caldo nelas contido. Assim, a cana é passada por um jogo de facas num processo de preparação até entrar em um desfibrador onde 85 a 92% de suas células são rompidas, o que facilitará a extração do caldo. Constituída basicamente de fibras e caldo, o que interessa para a cadeia produtiva da cana do açúcar é o açúcar contido na matéria prima que se encontra dissolvido no caldo. Portanto, o objetivo principal é extrair o máximo de caldo da cana. A extração do caldo ocorre por duas diferentes técnicas: a utilização de moendas ou por meio de um difusor de cana. Nas moendas, formadas por vários ternos com dimensões diferentes a cana é esmagada. Cada terno, ou “castelo” como também são conhecidos, possui quatro rolos principais denominados rolos de entrada, rolo superior, rolo de pressão e rolo de saída. No primeiro terno, são extraídas as maiores quantidades de caldo. Depois disso, a cana é embebecida com água e passa pelos demais ternos até que cerca de 94 a 97% do seu caldo seja extraído. O número de ternos varia de quatro a sete. Outra forma de extração do caldo é o difusor de cana onde a extração ocorre por meio da ruptura das células no preparo da cana onde se encontra a sacarose e a lavagem destas com água ou caldo da própria cana. Neste processo, os índices de extração podem chegar a até 98%. Após a extração do caldo, o processo se divide em três diferentes estágios. De um lado, o bagaço que sobra é dirigido para uma PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial esteira, ou direcionado diretamente para as caldeiras onde será queimado e seu vapor transformado em energia, em um processo conhecido por cogeração de energia ou bioeletricidade. Atenção: As usinas brasileiras são autossuficientes em energia no período da safra e ainda exportam um excedente para as redes de distribuição vendendo assim créditos de carbono em conformidade com o protocolo de Kioto. Cada tonelada de cana processada gera em média 260 kg de bagaço e a energia cogerada pode acionar as moendas dos processos elétricos ou o vapor utilizado para o acionamento que transforma energia térmica em mecânica. Depois de extraído o caldo da cana, o próximo passo será um tratamento neste caldo que tem como finalidade a retirada de impurezas solúveis e insolúveis nele encontradas. O tratamento pode ocorrer em várias fases desde a passagem deste caldo por peneiras, por meio de força centrífuga para separar os materiais sólidos do líquido, pesagem do caldo, permitindo melhor controle químico do processo e tratamento químico do caldo. Depois de tratado, o caldo pode ser encaminhado para a fabricação de açúcar ou de etanol. No primeiro caso, o caldo passa por um processo conhecido como “sulfitação”, que tem por objetivo inibir reações que causam formação de cor como, por exemplo, o escurecimento do caldo, coagulação de coloides e ainda, diminuir a viscosidade do caldo. Após isso, o caldo é submetido à calagem que tem como objetivo diminuir o PH e eliminar corantes. Enfim, o caldo é preparado para a próxima fase: o aquecimento. Nela, o caldo é aquecido à aproximadamente 105° celsius com a finalidade de acelerar e facilitar a coagulação aumentando a eficiência da decantação e possibilitando a degasagem, ou seja, a retirada dos gases que ainda possam constar neste caldo que está sendo preparado. Depois de aquecido, o caldo é purificado em um processo chamado decantação ou clarificação. O caldo decantado é retirado da parte superior de cada compartimento e enviado ao setor de evaporação para concentração. As impurezas sedimentadas constituem o lodo, que normalmente é retirado do decantador pelo fundo e enviado ao setor de filtração para que o açúcar ainda existente neste lodo possa ser retirado. Na sequência, o caldo passa por evaporadores para ser depois cozido, cristalizado, centrifugado e secado. Depois deste processo, o açúcar, que pode então ser refinado ou ganhar outras formas e especificações é ensacado, pesado e armazenado até ser transportado para o mercado consumidor. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Já no caso do etanol, após passar pelo tratamento primário de peneiramento, o caldo é submetido a um tratamento mais complexo que implica na adição de cal, aquecimento e posterior decantação, ou seja, um tratamento semelhante àquele utilizado na fabricação do açúcar. Livre de impurezas e devidamente esterilizado o caldo está pronto para ser encaminhado para a fermentação onde os açúcares são transformados em álcool. As reações ocorrem em tanques denominados “dornas de fermentação”. O tempo de fermentação varia de seis a dez horas e ao final deste período, praticamente todo o açúcar já foi consumido com a consequente redução da liberação de gases e multiplicação do fermento. Após a fermentação, o caldo agora chamado de “vinho”, é enviado à centrífugas para a recuperação do fermento que é tratado novamente e utilizado para a continuidade do processo fermentativo. O excedente de fermento pode ser encaminhado para a secagem dando origem a um novo produto: a levedura seca que será comercializada como complemento alimentar animal ou humano como fonte de proteínas. O “vinho” centrifugado é encaminhado para a destilaria, processo este que se utiliza dos diferentes pontos de ebulição nas diversas substâncias voláteis presentes, separandoas. A operação é realizada com o auxílio de colunas distribuídas em vários troncos. Uma coluna tem por finalidade esgotar a maior quantidade possível de álcool do seu produto de fundo, que é denominado vinhaça. Após extraído o álcool, essa vinhaça, composta basicamente de água e sais minerais, ainda é utilizada na agricultura como fertilizante. O álcool, produto final dos processos de destilação e retificação é chamado de álcool hidratado, uma mistura binária por ser composto tanto por álcool (96%)l quanto por água (4%). Este álcool hidratado pode ser comercializado desta forma ou passar por um processo de desidratação transformando-se no álcool anidro, que é utilizado no Brasil como aditivo para a gasolina. Depois de pronto, o álcool produzido é armazenado em tanques de grande volume situados nos parques industriais para serem embarcados e enviados aos seus respectivos pontos de vendas. Partindo do exposto, você foi convidado para prestar serviços para a usina Chiavelli S/A, localizada em Minas Gerais (MG – Brasil). Esta usina está no mercado há cerca de 5 anos, trabalhando com as duas vertentes de produtos e distribuição (açúcar e etanol) e conta com o apoio de 20 colaboradores. O que se sabe é que nenhum dos colaboradores possui conhecimento técnico frente PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial a temas específicos, para que auditorias de verificação e melhorias possam ser realizadas, e para, precisou contar com o seu apoio! Para que os diretores e acionistas possam ficar satisfeitos, as problemáticas abaixo deverão ser resolvidas na sua totalidade. Legal, né? Vamos lá! Agora é com você! Bom trabalho! Situação Problema O desafio é apresentar todas as soluções para as possíveis problemáticas, relacionadas a usina Chiavelli S/A, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas do semestre. Passo 1 Você, ao visitar a Usina de álcool Chiavelli S/A, detectou a necessidade de realizar um estudo de tempo e métodos em uma das operações manuais (realizada apenas por um operador) da usina, de modo a aumentar a produtividade dessa operação. Esse estudo de tempos e métodos teve como objetivo verificar se realmente há necessidade de contratar mais um colaborar ou não. Diante disto, você realizou 30 tomadas de tempos (em minutos), conforme demonstra a tabela a seguir: Tabela - Tempos cronometrados em minutos 7,17 8,03 6,33 6,81 7,89 6,56 6,57 7,37 6,32 7,20 6,43 6,43 7,54 7,50 6,71 6,98 6,76 6,72 7,00 6,87 7,86 6,46 8,18 7,30 6,45 7,02 6,61 7,59 7,02 7,52 OBS: O expediente de trabalho é de 8 horas por turno. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Diante dos valores apresentados na tabela, agora é necessário calcular: 1.1) O Tempo Médio (TM). 1.2) O Tempo Normal (TN). OBS: Para o FR (Fator de Ritmo) utilizar o valor de 90% (0,9) 1.3) O Fator de tolerância (FT). OBS: Para a tolerância total, considerar o tempo de 144 minutos 1.4) O Tempo Padrão (TP) Passo 2 Diferentemente da manutenção industrial, em que o foco são máquinas e equipamentos, a parada programada de manutenção é praticada nas indústrias de processo contínuo. As atividades de manutenção são realizadas em paradas sazonais, nos períodos de entressafra, como nas usinas de açúcar, etanol, energia, indústrias de produção de suco de fruta, óleo e farelo de soja etc. No caso da Usina Chiavelli S/A, nota-se que nas moendas, onde a cana é esmagada, a produtividade está diminuindo, e os rolos estão vibrando sinalizando um possível desgaste nos mancais ou rolamentos. Sabendo que deverá ocorrer uma interrupção de fornecimento de cana de açúcar devido as condições de colheita, elabore um plano de parada programada, com o objetivo principal de minimizar o tempo de parada e obter a melhor qualidade possível na manutenção a ser realizada. Sabendo-se que são 04 rolos principais denominados rolos de entrada, rolo superior, rolo de pressão e rolo de saída e que pesam entre 1.500 e 2.000kg cada um. Neste plano deverá constar ações, equipamentos, ferramentas, pessoas, peças e insumos necessários para uma parada programada produtiva e de qualidade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Passo 3 Na década de 1990, em consequência da reestruturação produtiva, ocorre uma grande mudança no setor tecnológico, com investimento em pesquisas e novas tecnologias o setor de maquinários agrícolas proporcionou a mecanização do corte da cana crua. Por estas razões ocorreram grandes mudanças para o cenário do trabalho rural, ocasionando impactos, principalmente, nas indústrias sucroalcooleira. Estes impactos também proporcionaram melhorias na qualidade de vida do trabalhador rural envolvido no processo da colheita de cana-de-açúcar. Tabela – Principais indicadores da mecanização na colheita da cana-de-açúcar, Estado de São Paulo, 2012/2013. EDR - Escritórios de Desenvolvimento Rural Área de corte Área mecanizada Índice de mecanização Estimativa de cortadores de cana-de-açúcar (ha) (ha) (%) (n.) Andradina 241.602,0 229.468,6 95,0 882 Araçatuba 243.885,0 213.768,8 87,7 1.879 Araraquara 264.285,0 216.473,8 81,9 3.349 Assis 225.841,0 204.370,1 90,5 1.256 Barretos 441.747,9 387.118,7 87,6 3.626 Bragança Paulista 3.526,6 480,9 13,6 216 Fernandópolis 59.850,0 54.470,0 91,0 378 Franca 143.445,4 117.947,3 82,2 1.949 Jaú 246.184,0 203.071,2 82,5 2.802 Lins 162.096,6 155.204,8 95,7 454 Marília 28.925,0 24.087,0 83,3 327 Presidente Prudente 287.260,0 232.026,2 80,8 3.395 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Ribeirão Preto 362.686,0 291.916,3 80,5 4.367 Fonte: Adaptado do Instituto de Economia Agrícola e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (2014). No processo do corte de cana, tanto manual quanto mecanizado, ainda proporcionam muitos acidentes aos envolvidos. Atropelamentos, esmagamento e corte de membros, tombamentos ou colisão de maquinários, incêndios e explosões são alguns dos riscos aos quais os colaboradores que atuam na área de CTT – Corte, Transbordamento e Transporte – das usinas sucroenergéticas estão expostos durante todo o período de uma safra canavieira. (Natália Cherubin, 2017). Entretanto, ao longo dos anos ocorreram reduções nos índices de acidentes relacionados a este setor, conforme observado nos dados apresentados pela Imagem 01. Imagem 01 – Evolução dos acidentes de trabalho no cultivo da cana-de-açúcar no período de 1999 a 2015. Fonte: Adaptado do anuário de acidentes da previdência social 1999 – 2015. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Baseando-se no processo da indústria sucroalcooleira descrito em nossa SGA e nos dados apresentados acima, apresente as respostas para os seguintes itens a seguir: a) Faça uma interpretação do atual cenário agroindustrial com os dados apresentados pela Tabela 01 e a Imagem 01, com suas conclusões, escreva qual a relação entre os dados. Qual o principal motivo da redução dos acidentes ao longo dos anos? b) Apresente e explique sobre os principais riscos (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente) em que o trabalhador deste setor está exposto, tanto para aquele que faz a colheita de forma manual quanto para aqueles que utilizam maquinários agrícolas. Justifique. (Sugestão: Você pode elaborar uma tabela). c) Quais as principais NRs que a indústria sucroalcooleira deve aplicar em suas atividades? Faça uma breve justificativa. Passo 4 Segundo Das Neves, Modesto e Vilela (2015) graças ao grande volume produzido de cana de açúcar, devido às condições favoráveis para seu cultivo, "grande parte das usinas está localizada na região Centro-sul do país (91 %), sendo que 89 % das usinas com certificação também estão na região. Apenas 9% das usinas e 11% das usinas com certificação estão na região norte-nordeste". O gráfico abaixo mostra o comportamento das usinas quanto à distribuição nas regiões: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Figura - Gráfico de distribuições de usinas de etanol por região Fonte: Das Neves, Modesto e Vilela (2015) “Observando que a região norte-nordeste possui 73 usinas e 5 são certificadas, constatamos que apenas 7% das unidades localizadas nessa região se preocupam em tem seu nome ligado a qualidade certificada pela norma. Enquanto na região Centro-sul 12% das unidades são certificadas” (DAS NEVES; MODESTO; VILELA, 2015). Sabendo disso, e da crescente exigência por parte dos clientes por qualidade e segurança, os diretores da usina Chiavelli S/A decidiram buscar a implementação da certificação 9001. Para isso, solicitou que você apresentasse para o supervisor e para o gerente de qualidade, o passo a passo para implementação da mesma. Após a apresentação de cada uma das etapas, discorra brevemente sobre as mesmas. Este processo será capaz de auxiliar você durante a etapa de apresentação deste item aos superiores. Passo 5 O ATR - Açúcar Total Recuperável - representa a qualidade da cana que será transformada em açúcar ou álcool, a capacidade que a matéria-prima tem em ser convertida nestes produtos. A usina PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial pretende entregar ao seu mercado consumidor em dezembro um total de 1.000 toneladas de açúcar e 10.000.000 de litros de álcool. Para que esse volume de produção seja atingido, a matéria-prima, ou seja, a cana-de- açúcar deve ser entregue nos meses de outubro (50%) e novembro (50%). Portanto, para fins de mensuração dos custos, deverão ser consideradas a cotação do ATR no mês em que será entregue a cana-de-açúcar. Outra informação de fundamental importância é a quantidade de produto final gerada por tonelada de cana-de-açúcar processada: Álcool: 85 litros Açúcar: 118 quilos O gráfico a seguir demonstra a cotação do ATR: Neste contexto, você deve calcular o custo total de matéria-prima para os meses de outubro e novembro para que a empresa possa provisionar tais gastos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial REFERÊNCIAS UTILIZADAS DAS NEVES, L.; MODESTO, N. A.; VILELA, L. R. Adoção da gestão da qualidade nas usinas de açúcar e etanol brasileiras. In:... XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO- Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção 2015. PETROKAS, L. A. Orçamento e custos industriais. Editora e Distribuidora Educacional: Londrina, 2017. PINTO, V. R. C. Engenharia de métodos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL Você deverá elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar INDIVIDUAL - PTI) de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes: 1. Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto; 2. Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência apresentada pelo roteiro a seguir. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. 3. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que você chegou sobre a SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual. 4. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar INDIVIDUAL. Você deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial • CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem alfabética e Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade). • CONTRA CAPA (Nome do aluno e o Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade). • SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Ou seja, o trabalho não deverá ser apresentado em tópicos. O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO 1. O trabalho deve ser realizado INDIVIDUALMENTE. Importante: O cadastro do trabalho deverá obedecer ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. A produção textual deve ter no mínimo 8 e no máximo 15 laudas (páginas). Obs.: Capa, sumário, referências bibliográficas NÃO serão consideradas laudas. 3. Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial 4. Importante: A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o aluno reprovado na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 5. Importante: somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD, não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. Critérios Avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância. Critério Significado Peso / Pontos na A.C. % PTG (3.500) PTI-Seminário (9.500) PTG c/ AP (500) PTI-Seminário c/ AP (6.500) Coerência, clareza e coesão Possui uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% 350 950 50 650 Aplicação dos conteúdos interdisciplinares As ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em cada disciplina do semestre. 40% 1.400 3.800 200 2.600 Riqueza de argumentação Apresenta relação direta com o tema, traduz uma reflexão 20% 700 1.900 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial crítica e contempla os pontos solicitados. 100 1.300 Conclusão Contempla os pontos essenciais da análise do estudo de caso (práticas adotadas e sugeridas); apresenta de fato a resolução da problemática pelo aluno sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. 20% 700 1.900 100 1.300 Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. 10% 350 950 50 650 Observação O seu tutor a distância estará à disposição para orientações na sala do tutor e através de mensagens. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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