Pular para o conteúdo principal

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF






PREZAD@ALUN@!
LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC.

TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word).
Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança.

ATENÇÃO!

A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC.
Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos.
Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos seletivos/concursos ou progressão de carreira com a informação de que já possuem a certificação.
Para aqueles que irão se inscrever em concursos ou participar de designações, é recomendado que o curso já esteja concluído antes da inscrição/participação ou que conclua o curso em tempo hábil para esta finalidade.
Reiteramos sobre o prazo de 30 dias para a correção do TCC, “após a confirmação de recebimento do trabalho”.




CRITÉRIOS PARA ENVIO DO TCC:
1º - Tempo mínimo para conclusão do curso; *O envio do TCC também está sujeito a análise do documento de conclusão da graduação (data da colação de grau).
2º - Todas as avaliações realizadas e com média de aprovação;
3º - Toda documentação exigida entregue e confirmada no portal pelo setor de DOCUMENTAÇÃO;
4º - Pagamento até a penúltima mensalidade.

PARA CURSOS DA MODALIDADE INTENSIVA:
Poderá enviar:
- Carga horária de até 720 H - a partir de 2 meses e 15 dias
- De 740H a 840H - a partir de 3 meses e 15 dias
- De 850H a 1000H - a partir de 5 meses e 15 dias de curso

OBS.: SE HOUVER ALGUMA PENDÊNCIA GENTILEZA, REGULARIZAR ANTES DE ENVIAR O TCC. 
*Consulte a 3ª Cláusula do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.


Em caso de dúvidas estaremos a sua disposição!                  


IMPORTANTE
LOCAL DE ENVIO DO TCC
O CAMPO DE ENVIO DO TCC FICA ABAIXO DA SESSÃO DAS AVALIAÇÕES, EM “APRESENTAÇÃO DO TCC”, em seguida > EXERCÍCIO: Envio do TCC > Início do exercício > anexar o arquivo em DOC ou DOCX (Word), ENVIAR TAREFA.

 






O TCC ENVIADO VIA PROTOCOLO NÃO SERÁ ACEITO.

               
 

           MODELO DO TCC ABAIXO

UTILIZÁ-LO NA FORMA COMO SE APRESENTA. SEM INSERÇÃO DE NOVOS TÓPICOS, COMO: SUMÁRIO, FOLHA DE APROVAÇÃO, ETC.


TCC, trata-se da sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Portanto, este poderá ser um artigo, uma monografia, uma tese, um projeto, etc...
Para nossos cursos de pós-graduação é exigido que seja elaborado um artigo científico.


NOME DA FACULDADE
(FACULDADE QUE ESTÁ MATRICULADO(A) (Arial fonte 12)



NOME DO CURSO
(Coloque aqui o nome do seu curso de pós em Arial fonte 12)




           NOME COMPLETO (d@ alun@) (Arial fonte 12)

                                  



   TÍTULO DO TCC (Arial, fonte 12)

Caixa de Texto: OBSERVAÇÃO: Não será necessário colocar nome do Orientador. (retirar essa caixa de texto)








                                        
                                             CIDADE (d@ alun@)         (Arial, fonte 12)
ANO (de envio do TCC)

TÍTULO DO TCC: LETRAS DO TÍTULO MAIÚSCULAS, NEGRITO, ALINHAMENTO CENTRALIZADO, ESPAÇAMENTO SIMPLES, LETRA ARIAL Nº 12

Autor[1], (digitada em letra tamanho 12)


Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

“Leia o texto da declaração acima atentamente e deixe-o no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.
Em caso de dúvidas sobre plágio, retorne aos materiais na disciplina de Metodologia Científica na seção SOBRE PLÁGIO” e refaça a leitura. (Poderá remover esta orientação em amarelo)


RESUMO-  O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto de acordo com a NBR 6028. Este modelo apresenta as instruções para a preparação de artigo. Os autores devem segui-lo para a preparação de artigos originais em formato Word. O artigo poderá ser pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. O tema é de livre escolha devendo estar relacionado ao curso. O resumo deve ter entre 100 a 250 palavras em espaçamento simples com fonte Arial, tamanho 10, cor preta. O texto será composto pelos elementos: RESUMO; INTRODUÇÃO; DESENVOLVIMENTO; CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS. O trabalho deverá ter no mínimo 08 e máximo 16 páginas.

PALAVRAS-CHAVE: Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira Palavra (3 a 5 palavras, separadas e terminadas por ponto).






1         INTRODUÇÃO

O artigo poderá ser pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. Deverá conter no mínimo 08 e máximo 16, a contar do Resumo até Conclusão. Artigos fora do limite de páginas serão recusados. As páginas deverão ser de tamanho A4, com ambas margens 3cm superior e esquerda, e 2cm para margens direita e inferior.  O tema é livre devendo ser pertinente ao curso.
O corpo do artigo deverá ser formatado em coluna única justificado. Os parágrafos iniciam com recuo de 1,25 cm da margem. Utilizar Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve ser digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Usar um espaço após cada título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver.
A introdução é basicamente seu Projeto resumido e escrito de uma forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu Projeto finalizado, pois usará quase todos os elementos que você fez aqui na introdução.
Sugerimos elaborar a INTRODUÇÃO conforme estrutura abaixo, a mesma não deve conter citações.
1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto.
3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC.
4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses.
5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.
6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa.
7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa.
A numeração de páginas é opcional.
Esse modelo foi baseado na NBR 6022/2018

2         DESENVOLVIMENTO

Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. O elemento textual chamado desenvolvimento é a parte principal do artigo científico, caracterizado pelo aprofundamento e análise pormenorizada dos aspectos conceituais mais importantes do assunto. É onde são amplamente debatidas as ideias e teorias que sustentam o tema (fundamentação teórica), apresentados os procedimentos metodológicos e análise dos resultados em pesquisas de campo, relatos de casos, dentre outros. Divide-se em seções e subseções, conforme a ABNT NBR 6024.
Poderá optar por:
Artigo de Revisão Bibliográfica: analisa e discute informações já publicadas. Assim, antes de começar a revisão bibliográfica, leia os chamados “livros clássicos” sobre o tema, para descobrir/relembrar os conceitos e as ideias principais relacionados ao seu trabalho. As principais fontes a serem consultadas para a elaboração da revisão bibliográfica são artigos em periódicos científicos, livros, teses, dissertações e resumos em congresso.
Dê prioridade (nesta ordem) a:

(i) artigos publicados em periódicos internacionais;
(ii) artigos publicados em periódicos nacionais reconhecidos;
(iii) livros publicados por bons editores;
(iv) teses e dissertações,
(v) anais de conferências internacionais;
(vi) anais de conferências nacionais.

Artigo original: publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
Um trabalho de conclusão de curso geralmente começa pela definição do tema geral. Dentro dele, encontra-se uma delimitação que resultará num problema – a questão que a monografia pretende responder – e em objetivos – o que se pretende alcançar.
·       Abordagem quantitativa
Quando se trata de um trabalho quantitativo, os questionários e os formulários costumam ser bastante utilizados. Esses instrumentos geram um volume de informações maior, podendo servir de base para estatísticas.

·       Abordagem qualitativa
Métodos qualitativos envolvem menos quantidade e mais aprofundamento das questões desenvolvidas na monografia. Utilizam-se entrevistas e observações da realidade para que o pesquisador registre suas próprias impressões.
A partir dessa construção, tem-se o esboço dos procedimentos que serão necessários para a execução da pesquisa. Eles envolvem, primeiro, o levantamento teórico. É nessa hora que se buscam fontes para entender o que já foi estudado sobre o assunto. Podem ser livros, artigos, reportagens, documentos oficiais, teses e dissertações.
Deve-se conter no mínimo 06 referências (Todas as obras citadas no artigo acadêmico devem estar referenciadas na bibliografia). Em caso de artigo utilizados como referências, deve-se escolher trabalhos recentes, dos últimos 10 anos. Autores clássicos podem ser citados, sem restrição de ano da obra. Demais referências como livros e outros, não é exigido serem dos últimos 10 anos.
1.               Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc. )
2.               Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc.
3.     Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é:
a)       para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica);
b)       para a pesquisa de campo (original): indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros.

2.1       Ilustrações

É opcional. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.
Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração.

Exemplo:

Mapa 1 - Fronteiras do Brasil
Fonte: IBGE (2016)

2.2       Sigla

A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.
EXEMPLO: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

2.3       Tabelas

São opcionais. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520.

2.4       Paginação

Não é obrigatória. Se for enumerar, deve-se começar a partir do RESUMO, contando-se a partir da folha de rosto na margem superior direta.

2.5       Citações

2.5.1     Citação direta
Quando se transcreve textualmente parte da obra do autor consultado. O texto deverá vir entre aspas duplas. Além do autor e data também deverá ser indicada a página da consulta.
Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada.
Exemplos:
1.          Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a "[...] relação da série
São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara."
2.          Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de maio”, de A Semana: “Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).
Devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplos: 
                                                    i.     Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]” ou “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).
                                                   ii.     Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”
Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas (fonte 10) espaçamento simples. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo.
Exemplo:
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).
Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:
a)  supressões: [...]
b)  interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]
c)  ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.
Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.
Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada.
Exemplos: 
1.              “[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
2.              “[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]” (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).
Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.
Exemplo:
“Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).
O autor faz uma descrição usando suas próprias palavras se baseando na informação de um autor consultado interpretando o que foi lido, sem alterar em profundidade o que foi lido. Não é obrigatório indicar o número da página onde foi lida a citação, mas o autor e ano de publicação, sim. Citações de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. 
Exemplo:
- Duas análises, a de Lemos (1978) e a de Yahn (1983), apontam para o baixo impacto dos periódicos de radiologia e agricultura respectivamente, […]

2.6       Citação de Citação de Acordo com as Normas ABNT

Citações desse tipo devem ser utilizadas apenas quando não existir a possibilidade de obter o documento de referência original. A expressão apud (em itálico) significa citado por, conforme, segundo.
a) Quando o autor é parte integrante do texto:
Exemplo:
Olson (1977, p. 23 apud SMITH, 1991, p. 86), afirma que “nossa capacidade para produzir e compreender tal linguagem falada é, na verdade, um subproduto do fato de sermos alfabetizados”.
b) Quando o nome do autor aparece ao final da citação:
Exemplo:
“Nossa capacidade para produzir e compreender tal linguagem falada é, na verdade, um subproduto do fato de sermos alfabetizados”. (OLSON, 1977, p. 23 apud SMITH, 1991, p. 86).

3         CONCLUSÃO

A conclusão é um fechamento do trabalho estudado, respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na Introdução, onde não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente.
@ alun@ deverá utilizar esse modelo para o TCC.

4         REFERÊNCIAS

4.1       Como Fazer Referências de Acordo com as Normas ABNT


Na primeira parte do artigo vimos o que é citação e como cada uma deve ela ser feita. Agora, serão mostrados os tipos de referência e como monta-los. A definição de referência segundo as normas ABNT é: “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”.

4.2       Elementos Fundamentais de Acordo com as Normas ABNT

·        Autor;
·        Título da obra;
·        Local;
·        Editora;
·        Data de publicação.

4.3       Referências de Obras com Apenas Um Autor de Acordo com as Normas ABNT

Sobrenome, Inicial do Nome, se for nome composto, Inicias dos dois nomes, Local de publicação, editora e ano de publicação.
Exemplos:
PAULANI, Leda Maria. Modernidade e discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005.
PAULANI, L. M. Modernidade e discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005.

4.4       Referências de Obras com até Três Autores de Acordo com as Normas ABNT

Sobrenome, Inicial do Nome, se for nome composto, Inicias dos dois nomes, Local de publicação, editora e ano de publicação.
Exemplo:
CARPENTER, R. P.; LYON, D. H.; HASDELL, F. A. Análisis sensorial en el desarrollo y control de la calidad de alimentos. Zaragoza: Acribia, 2002.

4.5       Referências de Obras com Mais de Três Autores de Acordo com as Normas ABNT

Sobrenome, Inicial do Nome do Autor que aparece em primeiro lugar, se for nome composto, Inicias dos dois nomes, seguido da abreviação et al., Local de publicação, editora e ano de publicação.
Exemplo:
CARVALHO, F. J. C. et alEconomia monetária e financeira: teoria e política. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2007.

4.6       Referência de Citação da Citação de Acordo com as Normas ABNT

Caso seja utilizada em seu trabalho uma citação retirada de um livro, ou seja, citação da citação, é preciso incluir na lista referência:
a) Referência ao documento não consultado seguida da expressão apud (em itálico) seguida da referência do documento consultado.
b) Referência ao documento consultado. No qual a citação foi retirada.
Exemplos:
OLSON, D. R. From utterance to text: the bias of language in speech and writing. Harvard Educational Review. v. 47, n. 3, p. 257-281, 1977 apud SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

4.7       Referência a Obra de Responsabilidade de Uma Pessoa de Acordo com as Normas ABNT

Nesse caso a obra é de responsabilidade de um Editor (Ed), Compilador (Comp.), Organizador (Org.) ou Coordenador (Coord.).
Exemplos:
HENRIQUES, R. (Coord.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.
PARKER, Richard et al. (Org.). A AIDS no Brasil: 1982-1992. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 1994.

4.8       Referência de Obra com Autoria de Entidade Coletiva de Acordo com as Normas ABNT

a) Quando as entidades coletivas são, por exemplo, órgãos governamentais.
Exemplo:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS DE DESENVOLVIMENTO. Bancos de desenvolvimento: modelo institucional. Rio de Janeiro: 1983.
b) Quando a entidade possui denominação genérica, precedido órgão superior ou jurisdição geográfica a qual pertence.
Exemplo:
BRASIL. Ministério da Cultura. Conselho Nacional de Direito Autoral. Legislação de normas. 3. ed. rev. aum. Brasília, 1985.

4.9       Referência de Obra com Autoria Desconhecida de Acordo com as Normas ABNT

Título, Local de publicação, editora e data da publicação.
Exemplo:
ESTUDIOS sociodemograficos de pueblos indígenas. Santiago de Chile: CELADE, 1994.

4.10   Como Fazer Referências de um Livro de Acordo com as Normas ABNT

Para fazer referência de um livro deve-se escrever da seguinte forma: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplos:
ROGANTE, S. Mercado financeiro brasileiro: mudanças esperadas para adaptação a um ambiente de taxa de juros declinantes. São Paulo: Atlas, 2009. (Série academia empresa, 6).
NABUCO, J. Cartas aos abolicionistas ingleses. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1985. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000058.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2009.

4.11   Como Fazer Referências de um Capítulo de Livro de Acordo com as Normas ABNT

a) Quando o autor é o mesmo do capítulo e do livro:
Coloca-se ___ no nome do autor na segunda repetição.
Exemplo:
SANTOS, M. A organização interna das cidades: a cidade caótica. In:___. A urbanização brasileira. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1996. cap. 11, p. 95-97.
b) Quando o autor do capítulo não é o autor do livro:
Exemplo:
TEIXEIRA, M. L.; ZACCARELLI, L. M. Os desafios da atuação socialmente responsável. In: HANASHIRO, D. M. M. et al. (Orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. cap.5, p.155-180.

4.12   Como Fazer Referências de Monografias, Dissertações e Teses de Acordo com as Normas ABNT

Coloca-se o SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.
Exemplos:
CARNEIRO, N. M. Q. Procedimentos básicos para o planejamento de uma indústria de biscoitos, enfocando a legislação sanitária de alimentos do estado de Minas Gerais . 2004. 90 f. Monografia (Especialização em Nutrição e Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2004.
ALVES, J. E. D. Transição da fecundidade e relações de gênero no Brasil. 1994. 298 f. Tese (Doutorado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994.

4.13   Como Fazer Referências de Trabalho Apresentado em Evento de Acordo com as Normas ABNT

Faz-se, SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do trabalho apresentado seguido da expressão. In: TÍTULO DO EVENTO, nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos, etc.). Local: Editora, ano de publicação. Página inicial – final da parte a ser referenciada.
Exemplo:
CARVALHO, M. M. A.. O balanço social: um novo olhar sobre o relatório contábil do futuro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 16., 2000, Goiânia. Anais... Goiânia: Conselho Federal de Contabilidade, 2000. 1 CD-ROM.

4.14   Como Fazer Referências de Periódicos de Acordo com as Normas ABNT

Periódicos são considerados as publicações que tem divulgação regular. Podem ser revistas cientificas, jornais e afins.
Faz-se, SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Título do periódico. Local de publicação (cidade), volume, número, nº fascículo, páginas inicial-final, mês e ano. Artigos de periódico:
a) Referência a uma revista segundo as normas ABNT:
Exemplo:
APPOLINÁRIO, F. Para onde caminha o estudo do comportamento organizacional? Revista de Economia e Administração, São Paulo, v.7, n.3, p. 262-267, jul.- set. 2008.
b) Referência de artigos de jornais segundo as normas ABNT:
Exemplo:
FURBINO, Z. Corretores surfam na onda do boom imobiliário. Estado de Minas, Belo Horizonte, 13 jul. 2009. Caderno Economia, p. 10.

4.15   Como Fazer Referências a Legislação de Acordo com as Normas ABNT

Exemplos:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

4.16   Como Fazer Referências a Entrevista e E-mail de Acordo com as Normas ABNT

a) Referência de entrevista segundo as normas ABNT :
Exemplo:
FERNANDES, L. O motor do desenvolvimento. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 141, p. 12-17, nov. 2007. Entrevista concedida a Neldson Marcolin.
a) Referência de e-mail segundo as normas ABNT:
Exemplos:
MORAFF, Steve. Jongg CD. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por mtmendes@ism.com.br em 8 jan. 1997.
BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA UFMG. Departamento de Planejamento e Divulgação. Defesa de dissertação[mensagem institucional]. Mensagem recebida por bibface@face.ufmg.br em 03 abr. 2008.

4.17   Como Fazer Referências a um Website de Acordo com as Normas ABNT

Exemplos:
JENKINS, H. The official weblog of Henry Jenkins. Massachusetts, EUA. Disponível em: <http://henryjenkins.org>, Acesso em: 08 fev. 2010, 14:13:30.
PETROBRÁS. Página institucional. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br>, Acesso em: 13 dez. 2009.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Galeria dos presidentes. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br/info_historicas>, Acesso em: 17 jan. 2010.
UNITED NATIONS. International laws. Nova York, EUA. Disponível em: <http://www.un.org/eng/law>, Acesso em: 30 nov. 2009. 24

4.18   Notas de rodapé de Acordo com as Normas ABNT

Destinam-se a prestar esclarecimentos, comprovar, justificar ou esclarecer informações que não devem ser incluídas no texto de forma a não interromper a sequência lógica da sua leitura. De acordo com as normas da ABNT:
a) A enumeração deve ser sequencial.
b) Texto com espaço simples e a fonte tamanho dez, utilizando filete de 5 cm, a partir da margem esquerda.
c) Notas com mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma que destaque o expoente.
Assim, encerramos o nosso artigo sobre as Normas da ABNT, fizemos um resumo de como devem ser elaboradas as citações e referências em seu trabalho científico. Vimos também como fazer a formatação, tipo de fonte, margens e alinhamento, de acordo com as normas ABNT. Com esse artigo esperamos ajudar a todos que buscam informações sobre como redigir trabalhos corretamente dentro das normas ABNT para normalizar e padronizar suas pesquisas, e assim passar credibilidade não só a nível nacional, como internacional, o que acaba contribuindo diretamente para o desenvolvimento de nosso país em nível de pesquisa.




[1] E-mail do autor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur