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TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM)


Manual do PIM V Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Sumário 1. INTRODUÇÃO............................................................................................................................ 3 2. OBJETIVOS GERAIS.................................................................................................................. 3 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIM V.................................................................................... 4 4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO.............................................................................. 5 5. A ENTIDADE EM ANÁLISE ..................................................................................................... 5 6. ESTRUTURA DO PROJETO...................................................................................................... 6 7. APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DO TRABALHO............................................................. 7 8. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO RELATÓRIO........................................ 10 9. DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O PIM V............................................................................. 11 10. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO PIM V.................................................................... 11 11. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO............................................................................................. 12 3 Serviço Social 1. INTRODUÇÃO O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como principal característica o desenvolvimento de trabalho analítico, com base nos conceitos estudados nas disciplinas do período, aplicados à prática organizacional. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o aluno possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos baseados na integração multidisciplinar (relacionamento entre as disciplinas) e na organização (entidade) escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e suas conclusões, sempre por meio da metodologia científica para produção acadêmica. Este manual contempla as regras de formatação que devem obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e que precisam ser rigorosamente seguidas na preparação do trabalho. Aborda também o conteúdo a ser incluído no trabalho, conforme as disciplinas do bimestre em curso. Deve ser considerado que cópias de sites na internet, trabalhos de outras pessoas, trechos transferidos de toda e qualquer fonte de pesquisa sem as devidas normas de citação da ABNT são proibidos e reprovam o aluno, mesmo que outros itens de avaliação tenham sido atendidos. O título do trabalho deve ser formado pelo nome da entidade, impreterivelmente, inclusive na sua postagem. O PIM deve conter o mínimo de 15 páginas de desenvolvimento, contadas a partir da introdução. 2. OBJETIVOS GERAIS O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é integrante do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da UNIP. 4 Manual de Estágio Os alunos deverão realizar o levantamento das características e dos processos executados em uma organização ou entidade do setor público, da administração direta ou indireta, dos governos federal, estadual, distrital e municipal ou, ainda, nas sociedades de economia mista e outras entidades não governamentais que atuem no setor público da sociedade. Este trabalho pode ser realizado com base em quaisquer tipos de entidades públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O projeto PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais e com conhecimentos demandados pelas entidades. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais. 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIM V Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e das práticas organizacionais de uma entidade do setor público com preocupação centralizada na gestão de recursos humanos. Proporcionar condições para que o aluno relacione e desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, na execução e na avaliação dos modelos administrativos e gerenciais. É necessário respeitar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica das disciplinas estudadas no período. 5 Serviço Social 4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO As atividades do PIM V devem ser desenvolvidas em entidades reais, previamente escolhidas pelos alunos. Nessas organizações, deverão ser realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina. O aluno pode usar vários tipos de abordagem, como entrevistas, visitas técnicas, uso de materiais fornecidos pela entidade e questionários respondidos por funcionários e colaboradores. Os métodos escolhidos no trabalho devem ser informados no relatório do projeto. O trabalho pode ser realizado de forma individual ou em grupos de até seis alunos matriculados no mesmo curso, no mesmo polo ou não. 5. A ENTIDADE EM ANÁLISE O aluno ou grupo deverá selecionar uma entidade real para a realização do trabalho. Deverão ser privilegiadas as organizações que estejam “abertas” à atitude empreendedora. É de extrema importância a escolha de entidades que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto aos seus objetos e às atividades de atendimento ou serviços prestados em qualquer nível da administração pública (federal, estadual, distrital, municipal) e de quaisquer Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). De forma a atender a necessidade de obter maior eficiência e accountability, as organizações públicas estão cada vez mais sendo obrigadas a disponibilizar, de maneira ampla, suas informações, inclusive na internet, o que facilita a escolha de entidades possíveis de serem estudadas pelos alunos. Accountability é um componente importante do conjunto de boas práticas de governança corporativa, como recomendado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), disponível no endereço de internet: http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18163: 6 Manual de Estágio Prestação de contas (accountability). Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis. O aluno pode, eventualmente, recorrer a fundações, autarquias ou instituições sem fins lucrativos, institutos, como 5s (Senac, Sesc, Senai) ou outras empresas da administração indireta, que melhor propiciem a exploração dos assuntos atinentes às respectivas disciplinas do período. Ressaltamos que a escolha da entidade é determinante para a qualidade do trabalho a ser realizado e é de responsabilidade dos próprios alunos. Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e resultados negativos para o próprio trabalho. O desenvolvimento do projeto contará com a orientação de um professor via fórum de discussão, pela tutoria presencial do polo e tutoria a distância por atendimento telefônico (0800 010 9000). 6. ESTRUTURA DO PROJETO O aluno ou grupo deverá realizar um diagnóstico da entidade ou organização escolhida, buscando identificar práticas organizacionais relacionadas aos conceitos das disciplinas estudadas no curso, apontando anomalias e práticas diferenciadas e apresentando sugestões (obrigatórias) de melhorias das práticas atuais, com a devida fundamentação teórica. A base deste PIM V é a disciplina Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos e, portanto, o trabalho deve ser conduzido em entidade vinculada ao setor público, considerando atividades de elaboração e condução do orçamento do respectivo período, consoante a legislação em vigor. 7 Serviço Social Os conceitos desta disciplina deverão ser aplicados à realidade da organização estudada, utilizando também os apresentados nas disciplinas Matemática Financeira e Sistemas de Informação no Setor Público. Concluída a fase de pesquisa, o aluno ou grupo deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e descrever o projeto com suas próprias palavras. Assim, é de fundamental importância uma correta apresentação dos dados, das fontes de pesquisa, dos métodos, dos resultados, de suas justificativas e suas conclusões. Ressaltamos que o Projeto Integrado Multidisciplinar visa ao desenvolvimento da capacidade dos alunos na análise de processos e de alternativas de solução dos grandes desafios organizacionais. 7. APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DO TRABALHO Os alunos deverão apresentar o seu PIM V, formatado com base nas normas de documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é a agência reguladora e normativa de publicações técnicas no Brasil. Portanto, o relatório/trabalho deve respeitar: 7.1 Formato da página Papel em branco, formato A4 (21 x 29,7 cm). 7.2 Fontes Arial – tamanho 12 – para todo o trabalho. Arial – tamanho 10 – para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legenda e fonte das ilustrações e das tabelas. Arial – tamanho 12 – para TÍTULO (em maiúsculas e negrito). Arial – tamanho 12 – para subtítulo (em minúsculas). 8 Manual de Estágio 7.3 Margens Margens esquerda e superior de 3 cm. Margens direita e inferior de 2 cm. Recuo de primeira linha do parágrafo: 1,25 cm (1 Tab.), a partir da margem esquerda. Recuo de parágrafo para citação com mais de três linhas: 4 cm da margem esquerda. Alinhamento do texto: opção “justificado” do software MS Word. Alinhamento de título e seções: opção “alinhar à esquerda” do software MS Word. Alinhamento de título sem indicação numérica (resumo, abstract, listas, sumário e referências): opção “centralizado” do software MS Word. 7.4 Espaçamentos Espaço entrelinhas do texto: 1,5 cm. Espaço simples em citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, resumos, legendas, ficha catalográfica. Os títulos das seções e dos subtítulos devem iniciar na parte superior da margem esquerda da folha e serem separados do texto por um espaço de 1,5 cm. Os subtítulos também devem ser separados do texto por um espaço de 1,5 cm, entrelinhas. Títulos que ocupem mais de uma linha, a partir da segunda, devem ser posicionados abaixo da primeira letra da palavra inicial do título. As referências devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. A natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração devem ser alinhados do meio da folha para a direita em espaço simples e fonte Arial – tamanho 12. 9 Serviço Social 7.5 Paginação As folhas do trabalho devem ser contadas, sequencialmente, a partir da folha de rosto e numeradas a partir da introdução. Os números devem ser escritos em algarismos arábicos e alinhados a 2 cm da margem direita e da margem superior, isto é, no canto direito da folha. Apêndices e anexos devem ser numerados de maneira contínua, seguindo a paginação do texto principal. 7.6 Ilustrações Indicar na parte superior o termo designado (desenho, esquema, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura e outros), seguido do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (obrigatório, mesmo que seja do próprio autor). Deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. 7.7 Tabelas Devem ser inseridas o mais próximo do texto a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 10 Manual de Estágio 7.8 Divisões do trabalho/relatório A estrutura do relatório do PIM V deve ser condizente com a de um trabalho acadêmico, obedecendo às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e conter: ƒ Capa; ƒ Folha de rosto; ƒ Resumo na língua vernácula; ƒ Sumário; ƒ Introdução; ƒ Desenvolvimento (capítulos referentes às disciplinas do período); ƒ Conclusão; ƒ Referências. Exemplos e comentários adicionais sobre a estruturação do trabalho/projeto são apresentados posteriormente neste manual. 8. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO RELATÓRIO Devem ser verificadas as instruções relacionadas ao envio do trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir das datas publicadas no calendário acadêmico. Não se esqueça de que o título a ser colocado no projeto deverá ser o nome da entidade estudada. Não serão aceitos, em hipótese alguma, trabalhos após as datas publicadas ou por outros meios que não sejam aqueles definidos pela UNIP EaD. Portanto, não haverá possibilidade de entrega do PIM V via e-mail, Correios, Dropbox, fax etc. 11 Serviço Social 9. DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O PIM V Participam do PIM V as disciplinas: ƒ Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos; ƒ Matemática Financeira; ƒ Sistemas de Informação no Setor Público. A base do PIM V é a disciplina Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, abordando os aspectos de análise e constatação da pertinência nas entidades pertinentes ao setor público. Os conceitos dessa disciplina deverão ser aplicados à realidade da entidade, utilizando como apoio os conceitos de Matemática Financeira e Sistemas de Informação no Setor Público. 10. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO PIM V O PIM V é um projeto integrante do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia e corresponde à computação de 50 horas (para cada projeto bimestral), totalizando 100 horas no semestre, influenciando o controle de frequência e a nota do aluno, com a aprovação de quem obtiver avaliação igual ou maior que 6,0 (seis). A nota obtida no PIM afeta também as das disciplinas do próprio bimestre, indicadas no tópico 9, imediatamente anterior. O projeto PIM é avaliado considerando os itens relacionados com formatação, cumprimento de regras de trabalho acadêmico; além de, obviamente, o seu conteúdo e a integração com as disciplinas do referido período. 12 Manual de Estágio Serão avaliados e comporão a nota atribuída PIM: as descrições e os argumentos dos componentes do relatório: ƒ Apresentação geral; ƒ Resumo; ƒ Introdução; ƒ Desenvolvimento (capítulos relativos às disciplinas do período); ƒ Conclusão; ƒ Citações e referências. Caso o aluno obtenha o conceito final menor que 6,0 (seis) ou não envie o projeto dentro do semestre, ficará em situação de reprovado na disciplina PIM e só poderá reenviar seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependência (junto à Secretaria Virtual). Atente para os prazos estipulados pela Secretaria Virtual para a realização das matrículas nas disciplinas em que foi reprovado. 11. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO Caso o aluno tenha dúvidas sobre o desenvolvimento do PIM, poderá contatar a Tutoria a Distância por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela instituição. A seguir, apresentamos um modelo para a elaboração do PIM V. UNIVERSIDADE PAULISTA [Nome(s) do(s) aluno(s) e RA(s)] (NOME DA ENTIDADE ANALISADA): PIM V (Cidade do aluno) 20_ UNIVERSIDADE PAULISTA [Nome(s) do(s) aluno(s) e RA(s)] NOME DA ENTIDADE ANALISADA: PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP Orientador(a): (Cidade do aluno) 20_ RESUMO Como regra geral, o resumo não deve conter mais de 500 palavras e não deve ser separado por parágrafos, com o conteúdo abordado na forma de texto corrido. Nesse momento, devem constar as informações mais importantes do trabalho, como:  objetivo do estudo;  descrição breve dos itens investigados neste PIM (indicando as disciplinas e o que será investigado em relação a cada uma);  metodologia adotada para a pesquisa das informações. O objetivo do resumo é fornecer informações que permitam ao leitor identificar mais prontamente o trabalho realizado. Poderá ser utilizada pesquisa bibliográfica e/ou informações colhidas nos contatos com a entidade analisada, como:  nome;  localização;  ramo de atuação. As considerações quanto à qualificação da entidade (em termos de liderança e de outros quesitos) devem ser feitas a partir da análise dos dados e das informações, sendo reservadas para a conclusão do trabalho. O resumo é concluído com a indicação de palavras-chave que distinguem o texto/relatório do trabalho. Devem ser incluídas entre 3 a 5 palavras. EXEMPLO DE RESUMO No resumo não deve haver parágrafos. O conteúdo deve ser abordado como texto corrido. Este tópico deve explicitar o objetivo do resumo e fornecer informações que permitam ao leitor identificar mais prontamente o trabalho realizado. Informações mais importantes do trabalho, como: objetivo, descrição breve dos itens investigados neste PIM (aqui podem ser citadas as disciplinas e o que será investigado em relação a cada uma) e qual a metodologia da pesquisa, que no PIM costuma ser pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O objetivo do resumo é fornecer informações que interessem ao leitor. Cabe uma breve apresentação da empresa, com nome, localização, ramo de atuação etc. Não deve haver qualificação da entidade, isto é, dizer que é líder de mercado, que é uma boa organização ou informações correlatas. As opiniões devem ser colocadas na conclusão do trabalho. O resumo, como um todo, não deve conter mais de 500 palavras. Segue o modelo de sumário, a ser incluído no trabalho. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 00 2. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS . 00 2.1 XXXXXXXXXXXXXX ......................................................................................... 00 2.2 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX............................................... 00 3. MATEMÁTICA FINANCEIRA..............................................................................00 3.1 XXXXXXXXXXXX.............................................................................................. 00 3.2 XXXXXXXXXX................................................................................................... 00 4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO.......................................00 4.1 XXXXXXXXXXXX..............................................................................................00 4.2 XXXXXXXXXXXXXXX ...................................................................................... 00 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 00 6. REFERÊNCIAS ................................................................................................... 00 ANEXO..................................................................................................................... 00 Este é um exemplo de sumário. O aluno pode alterar apenas os subtítulos de acordo com o que pretende abordar, porém a ordem das disciplinas não pode ser alterada, visto que a base do trabalho é sempre a primeira disciplina apresentada no sumário. 1. INTRODUÇÃO É a parte inicial do texto, em que deve constar a delimitação do assunto tratado, de forma breve e objetiva. Aqui, a entidade ou organização estudada deve ser descrita com mais detalhes, contemplando todos os dados necessários para que o leitor consiga “conhecê-la”, sendo suficiente, para isso, a utilização de até duas páginas. Como indicado anteriormente neste manual, deve haver cuidado para apenas descrever a organização, sem qualificá-la, isto é, sem citar dados que coloquem a entidade como “excelente”, seja qual for o âmbito, pois opiniões só caberão após a análise dos dados a serem estudados nos capítulos componentes do desenvolvimento do projeto. As qualificações, se forem mencionadas, devem considerar o reconhecimento da organização em premiações anteriores, comprovadas, ou com base nas informações trazidas pela pesquisa do aluno, como: é a segunda maior entidade alimentícia da América no Sul (em seguida, colocar a fonte de onde se extraiu tal dado e a data). Não devem ser utilizadas informações que denotem aspectos propagandistas, como: “a melhor organização para trabalhar”, “investimento constante no desenvolvimento dos colaboradores”, “grande consciência social” etc. Procure identificar a entidade ou organização, considerando:  o que ela faz;  como faz;  qual o ramo/tipo de atuação;  onde se localiza;  quantos funcionários possui etc. Em síntese, a apresentação da entidade deve focar dados reais e objetivos. Nesta etapa do trabalho, aborde também o objetivo do próprio Projeto Integrado Multidisciplinar, sua importância para a firmação do conteúdo dos estudos do bimestre, a metodologia de pesquisa e, de forma breve, as disciplinas estudadas no período e o que será analisado em relação a elas. Em todo o desenvolvimento do trabalho, ao citar um conceito a ser analisado e interpretado, como um termo específico da área, explicá-lo, em forma de citação. Por exemplo: a entidade atua nos moldes de uma organização weberiana, a partir disso explicar o que é esse tipo de administração e burocracia. Outro exemplo: a liquidez imediata da organização – o que é liquidez imediata? O que ela avalia? Os três próximos tópicos tratam das análises relacionadas com cada uma das disciplinas deste PIM V. 2. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS É a disciplina central deste PIM. O aluno deve identificar a importância da elaboração e da implantação de projetos nos setores da entidade ou na empresa estudada, escolhendo um ou mais projetos de interesse social a cargo da entidade. Essas tarefas estão sendo executadas de forma adequada pela entidade em estudo? Como são elaborados os projetos, em termos de técnicas, etapas, formato e planejamento? Analisar se e como o gerenciamento dos projetos públicos na entidade considera aspectos como: • análise de demandas dos cidadãos usuários dos serviços públicos; • impacto ambiental, externalidades, custos e benefícios; • métodos de avaliação: monitoramento, tipos de avaliação, formas de avaliação; • contratos, convênios e subvenções de governo, doações de diversas fontes. É obedecida uma padronização para a realização dos trabalhos? Quais técnicas e modelos têm sido utilizados para o controle e a divulgação dos projetos nas diferentes fases do seu ciclo de vida, desde o início até a sua implantação? Como a entidade pública obedece aos preceitos da legislação e da Constituição Federal? Comente a respeito da forma e dos prazos que vêm sendo seguidos para a elaboração dos documentos pertinentes aos variados tipos de projetos. Como são controlados os planos e confrontados contra os resultados obtidos pelos diferentes projetos da entidade? Como são mensurados e controlados os recursos, notadamente financeiros, envolvidos no desenvolvimento e na implantação de projetos? Não deixe de apresentar as sugestões de melhoria para a entidade. Indique se a entidade participou da elaboração ou da análise de projetos incentivados, indicando os exemplos dessa atuação. Os conceitos e os termos técnicos devem ser apresentados sob a forma de citações. 3. MATEMÁTICA FINANCEIRA Mostre a aplicabilidade dos conceitos e das técnicas financeiras nas operações conduzidas regularmente e no planejamento de curto e longo prazo das atividades da entidade, principalmente no que tange, principalmente, ao desenvolvimento de projetos. O estudo do valor do dinheiro no tempo tem aplicação em diversas operações cotidianas, notadamente relacionadas a aplicações financeiras, empréstimos, financiamentos concedidos e recebidos de outras entidades, renegociação de dívidas e até na avaliação da viabilidade financeira de projetos de investimentos. Como a entidade faz as suas projeções de caixa e estima os valores dos recursos financeiros de forma a dimensionar adequadamente os resultados dos projetos e também de processos conduzidos por ela conduzidos? Novamente, os conceitos e os termos técnicos devem ser apresentados sob a forma de citações. 4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO Aborde como a entidade define e utiliza tecnologia atual, voltada ao processamento e ao controle dos projetos e de outras atividades da entidade. Quais são os principais sistemas de computador ou manuais, adotados pela entidade e seus públicos-alvo? Como são elaborados os planejamentos operacionais, táticos e estratégicos com o uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)? Como ocorre a interação com os sistemas de outras entidades públicas do mesmo ou de outro setor de atividades? Como são cumpridos os objetivos dos diversos programas governamentais federais, suas características, objetivos e benefícios; tais como aumento de produtividade, avanço tecnológico, mais transparência e participação popular no desenvolvimento e no acompanhamento dos serviços prestados à sociedade? Como têm sido tratados os aspectos relacionados à governança de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações)? Tratando-se de unidade pública, quais atividades ou projetos podem ser enquadrados no conceito E-GOV, ou Governo Eletrônico, que preconiza a utilização de ferramentas eletrônicas para a melhoria do acesso, acompanhamento e participação da sociedade nos serviços públicos por meio da internet e de seus variados recursos? Quais sistemas gerais de uso geral da administração pública são utilizados pela entidade? Como são utilizados e administrados, por exemplo:  Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI);  Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal  (SIORG);  Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPlan);  Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR);  Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP);  Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE);  Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG);  Sistema Integrado de Administração Patrimonial (SIAPA). Como a entidade utiliza e fornece dados e informações disponíveis na internet? Existem e como são usadas intranets na entidade? Quais funções e atividades demandariam a sua conversão para sistemas baseados em computador? Como é feito o desenvolvimento dos sistemas (internamente ou com base em projetos colaborativos, com outras unidades, da administração pública ou do setor privado)? A entidade usa sistemas específicos, por exemplo, os especialistas ou baseados nos conceitos de inteligência artificial, impressão em 3D etc.? É usado o conceito de computação ou estoque de dados na nuvem? Os conceitos e os termos técnicos devem ser apresentados sob a forma de citações. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS É a parte final do texto, correspondendo a 1 (uma) página, quando devem ser apresentados os resultados da pesquisa, correspondentes às hipóteses e aos objetivos levantados para o trabalho. Neste momento, deve ser feita uma análise crítica da entidade, tendo em vista o estudo direcionado com base nas disciplinas do período. É importante que o relatório contemple a apresentação de novas ideias, sugestões e críticas em relação ao que foi verificado no desenvolvimento do estudo. Além das sugestões fundamentadas em conceitos, o aluno pode expor suas impressões pessoais, extraídas em função do projeto e da entidade. 6. REFERÊNCIAS As referências deverão constar do desenvolvimento do trabalho em forma de citação. Todas as citações deverão estar referenciadas. Não é permitido extrair conceitos de sites, de cunho não acadêmico. Sites somente podem ser consultados para obtenção ou confirmação dos dados da entidade, devendo os conceitos serem retirados do livro-texto ou das referências bibliográficas da disciplina. As referências e as citações devem obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A UNIP disponibiliza o guia de normalização no endereço http://www3.unip.br/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao.pdf. A seguir, são apresentados exemplos de citações e referências. EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS Um autor: SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Até três autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano. PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A; CHAVES, M. “Alegria de saber: Matemática”, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995. Mais de três autores: Indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. SOBRENOME, Nome. et al. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano. URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994. CITAÇÕES Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. Nas citações, as chamadas são feitas pelo sobrenome do autor, instituição responsável ou título na sentença, em letras maiúsculas e minúsculas; e, quando estiverem entre parênteses, em letras maiúsculas. Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Especificar no texto: página, volume, tomo ou seção da fonte consultada e a data, separados por vírgula. Exemplos: Oliveira e Leonardo (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos portifiroides pequenos é muito clara”. Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de maio”, de A Semana:“Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o senado voltou a lei, que a regente sancionou [...]” (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583). Citação direta de até 3 linhas: Devem estar contidas entre aspas duplas. Exemplo: Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma arte de conservação que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”. Citação direta com mais de 3 linhas: Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda e fonte (11) que a usada no texto e sem as aspas. Os espaços entre as linhas devem ser simples. Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferências incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181). Citação indireta: Baseado na obra do autor consultado. Nas citações indiretas, a indicação das páginas é opcional. Exemplo: Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel no processo de aprendizagem autodirigida.

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