Manual do PIM V
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Sumário
1. INTRODUÇÃO............................................................................................................................ 3
2. OBJETIVOS GERAIS.................................................................................................................. 3
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIM V.................................................................................... 4
4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO.............................................................................. 5
5. A ENTIDADE EM ANÁLISE ..................................................................................................... 5
6. ESTRUTURA DO PROJETO...................................................................................................... 6
7. APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DO TRABALHO............................................................. 7
8. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO RELATÓRIO........................................ 10
9. DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O PIM V............................................................................. 11
10. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO PIM V.................................................................... 11
11. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO............................................................................................. 12
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Serviço Social
1. INTRODUÇÃO
O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como principal característica o
desenvolvimento de trabalho analítico, com base nos conceitos estudados nas disciplinas
do período, aplicados à prática organizacional.
Seu propósito consiste em propiciar condições para que o aluno possa desenvolver,
de maneira prática, seus conhecimentos teóricos baseados na integração multidisciplinar
(relacionamento entre as disciplinas) e na organização (entidade) escolhida como foco de
estudo, aplicando suas percepções e suas conclusões, sempre por meio da metodologia
científica para produção acadêmica.
Este manual contempla as regras de formatação que devem obedecer às normas da ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas) e que precisam ser rigorosamente seguidas na
preparação do trabalho. Aborda também o conteúdo a ser incluído no trabalho, conforme
as disciplinas do bimestre em curso.
Deve ser considerado que cópias de sites na internet, trabalhos de outras pessoas, trechos
transferidos de toda e qualquer fonte de pesquisa sem as devidas normas de citação da
ABNT são proibidos e reprovam o aluno, mesmo que outros itens de avaliação tenham sido
atendidos.
O título do trabalho deve ser formado pelo nome da entidade, impreterivelmente,
inclusive na sua postagem.
O PIM deve conter o mínimo de 15 páginas de desenvolvimento, contadas a partir da
introdução.
2. OBJETIVOS GERAIS
O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é integrante do Programa Pedagógico dos
Cursos Superiores de Tecnologia da UNIP.
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Manual de Estágio
Os alunos deverão realizar o levantamento das características e dos processos executados
em uma organização ou entidade do setor público, da administração direta ou indireta, dos
governos federal, estadual, distrital e municipal ou, ainda, nas sociedades de economia
mista e outras entidades não governamentais que atuem no setor público da sociedade.
Este trabalho pode ser realizado com base em quaisquer tipos de entidades públicas dos
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O projeto PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos
conhecimentos teóricos adquiridos no curso, com caráter prático complementar do
processo de ensino-aprendizagem.
O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias
organizacionais e com conhecimentos demandados pelas entidades. Para os futuros
profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização
do real papel do gestor, por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos
organizacionais.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIM V
Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características
e das práticas organizacionais de uma entidade do setor público com preocupação
centralizada na gestão de recursos humanos.
Proporcionar condições para que o aluno relacione e desenvolva, de maneira prática, os
conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem.
Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação,
na execução e na avaliação dos modelos administrativos e gerenciais.
É necessário respeitar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica das
disciplinas estudadas no período.
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Serviço Social
4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO
As atividades do PIM V devem ser desenvolvidas em entidades reais, previamente
escolhidas pelos alunos.
Nessas organizações, deverão ser realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos
apontados para cada disciplina.
O aluno pode usar vários tipos de abordagem, como entrevistas, visitas técnicas, uso
de materiais fornecidos pela entidade e questionários respondidos por funcionários e
colaboradores. Os métodos escolhidos no trabalho devem ser informados no relatório do
projeto.
O trabalho pode ser realizado de forma individual ou em grupos de até seis alunos
matriculados no mesmo curso, no mesmo polo ou não.
5. A ENTIDADE EM ANÁLISE
O aluno ou grupo deverá selecionar uma entidade real para a realização do trabalho.
Deverão ser privilegiadas as organizações que estejam “abertas” à atitude empreendedora.
É de extrema importância a escolha de entidades que disponibilizem as informações
necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto aos seus objetos e
às atividades de atendimento ou serviços prestados em qualquer nível da administração
pública (federal, estadual, distrital, municipal) e de quaisquer Poderes (Legislativo, Executivo
e Judiciário).
De forma a atender a necessidade de obter maior eficiência e accountability, as
organizações públicas estão cada vez mais sendo obrigadas a disponibilizar, de maneira
ampla, suas informações, inclusive na internet, o que facilita a escolha de entidades
possíveis de serem estudadas pelos alunos.
Accountability é um componente importante do conjunto de boas práticas de governança
corporativa, como recomendado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa),
disponível no endereço de internet: http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18163:
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Manual de Estágio
Prestação de contas (accountability). Os agentes de governança devem prestar
contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo,
assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando
com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
O aluno pode, eventualmente, recorrer a fundações, autarquias ou instituições sem fins
lucrativos, institutos, como 5s (Senac, Sesc, Senai) ou outras empresas da administração
indireta, que melhor propiciem a exploração dos assuntos atinentes às respectivas disciplinas
do período.
Ressaltamos que a escolha da entidade é determinante para a qualidade do trabalho a
ser realizado e é de responsabilidade dos próprios alunos. Uma escolha inadequada poderá
resultar em perda de tempo e resultados negativos para o próprio trabalho.
O desenvolvimento do projeto contará com a orientação de um professor via fórum de
discussão, pela tutoria presencial do polo e tutoria a distância por atendimento telefônico
(0800 010 9000).
6. ESTRUTURA DO PROJETO
O aluno ou grupo deverá realizar um diagnóstico da entidade ou organização escolhida,
buscando identificar práticas organizacionais relacionadas aos conceitos das disciplinas
estudadas no curso, apontando anomalias e práticas diferenciadas e apresentando sugestões
(obrigatórias) de melhorias das práticas atuais, com a devida fundamentação teórica.
A base deste PIM V é a disciplina Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos
e, portanto, o trabalho deve ser conduzido em entidade vinculada ao setor público,
considerando atividades de elaboração e condução do orçamento do respectivo período,
consoante a legislação em vigor.
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Serviço Social
Os conceitos desta disciplina deverão ser aplicados à realidade da organização estudada,
utilizando também os apresentados nas disciplinas Matemática Financeira e Sistemas de
Informação no Setor Público.
Concluída a fase de pesquisa, o aluno ou grupo deverá organizar os dados, anotar
as informações relevantes e descrever o projeto com suas próprias palavras. Assim, é de
fundamental importância uma correta apresentação dos dados, das fontes de pesquisa, dos
métodos, dos resultados, de suas justificativas e suas conclusões.
Ressaltamos que o Projeto Integrado Multidisciplinar visa ao desenvolvimento da
capacidade dos alunos na análise de processos e de alternativas de solução dos grandes
desafios organizacionais.
7. APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DO TRABALHO
Os alunos deverão apresentar o seu PIM V, formatado com base nas normas de
documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é a agência
reguladora e normativa de publicações técnicas no Brasil.
Portanto, o relatório/trabalho deve respeitar:
7.1 Formato da página
Papel em branco, formato A4 (21 x 29,7 cm).
7.2 Fontes
Arial – tamanho 12 – para todo o trabalho.
Arial – tamanho 10 – para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação,
legenda e fonte das ilustrações e das tabelas.
Arial – tamanho 12 – para TÍTULO (em maiúsculas e negrito). Arial – tamanho 12 – para
subtítulo (em minúsculas).
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Manual de Estágio
7.3 Margens
Margens esquerda e superior de 3 cm. Margens direita e inferior de 2 cm.
Recuo de primeira linha do parágrafo: 1,25 cm (1 Tab.), a partir da margem esquerda.
Recuo de parágrafo para citação com mais de três linhas: 4 cm da margem esquerda.
Alinhamento do texto: opção “justificado” do software MS Word.
Alinhamento de título e seções: opção “alinhar à esquerda” do software MS Word.
Alinhamento de título sem indicação numérica (resumo, abstract, listas, sumário e
referências): opção “centralizado” do software MS Word.
7.4 Espaçamentos
Espaço entrelinhas do texto: 1,5 cm.
Espaço simples em citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências,
resumos, legendas, ficha catalográfica.
Os títulos das seções e dos subtítulos devem iniciar na parte superior da margem
esquerda da folha e serem separados do texto por um espaço de 1,5 cm.
Os subtítulos também devem ser separados do texto por um espaço de 1,5 cm, entrelinhas.
Títulos que ocupem mais de uma linha, a partir da segunda, devem ser posicionados abaixo
da primeira letra da palavra inicial do título.
As referências devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.
A natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área
de concentração devem ser alinhados do meio da folha para a direita em espaço simples e
fonte Arial – tamanho 12.
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Serviço Social
7.5 Paginação
As folhas do trabalho devem ser contadas, sequencialmente, a partir da folha de rosto e
numeradas a partir da introdução.
Os números devem ser escritos em algarismos arábicos e alinhados a 2 cm da margem
direita e da margem superior, isto é, no canto direito da folha.
Apêndices e anexos devem ser numerados de maneira contínua, seguindo a paginação
do texto principal.
7.6 Ilustrações
Indicar na parte superior o termo designado (desenho, esquema, fotografia, gráfico,
mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura e outros), seguido do seu número de
ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos.
Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (obrigatório, mesmo
que seja do próprio autor). Deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do
trecho a que se refere.
7.7 Tabelas
Devem ser inseridas o mais próximo do texto a que se referem e padronizadas conforme
o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
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Manual de Estágio
7.8 Divisões do trabalho/relatório
A estrutura do relatório do PIM V deve ser condizente com a de um trabalho acadêmico,
obedecendo às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e conter:
ƒ Capa;
ƒ Folha de rosto;
ƒ Resumo na língua vernácula;
ƒ Sumário;
ƒ Introdução;
ƒ Desenvolvimento (capítulos referentes às disciplinas do período);
ƒ Conclusão;
ƒ Referências.
Exemplos e comentários adicionais sobre a estruturação do trabalho/projeto são
apresentados posteriormente neste manual.
8. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO RELATÓRIO
Devem ser verificadas as instruções relacionadas ao envio do trabalho no Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir das datas publicadas no calendário acadêmico.
Não se esqueça de que o título a ser colocado no projeto deverá ser o nome da entidade
estudada.
Não serão aceitos, em hipótese alguma, trabalhos após as datas publicadas ou por outros
meios que não sejam aqueles definidos pela UNIP EaD. Portanto, não haverá possibilidade
de entrega do PIM V via e-mail, Correios, Dropbox, fax etc.
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Serviço Social
9. DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O PIM V
Participam do PIM V as disciplinas:
ƒ Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos;
ƒ Matemática Financeira;
ƒ Sistemas de Informação no Setor Público.
A base do PIM V é a disciplina Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, abordando
os aspectos de análise e constatação da pertinência nas entidades pertinentes ao setor
público.
Os conceitos dessa disciplina deverão ser aplicados à realidade da entidade, utilizando
como apoio os conceitos de Matemática Financeira e Sistemas de Informação no Setor
Público.
10. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO PIM V
O PIM V é um projeto integrante do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores
de Tecnologia e corresponde à computação de 50 horas (para cada projeto bimestral),
totalizando 100 horas no semestre, influenciando o controle de frequência e a nota do
aluno, com a aprovação de quem obtiver avaliação igual ou maior que 6,0 (seis).
A nota obtida no PIM afeta também as das disciplinas do próprio bimestre, indicadas no
tópico 9, imediatamente anterior.
O projeto PIM é avaliado considerando os itens relacionados com formatação,
cumprimento de regras de trabalho acadêmico; além de, obviamente, o seu conteúdo e a
integração com as disciplinas do referido período.
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Manual de Estágio
Serão avaliados e comporão a nota atribuída PIM: as descrições e os argumentos dos
componentes do relatório:
ƒ Apresentação geral;
ƒ Resumo;
ƒ Introdução;
ƒ Desenvolvimento (capítulos relativos às disciplinas do período);
ƒ Conclusão;
ƒ Citações e referências.
Caso o aluno obtenha o conceito final menor que 6,0 (seis) ou não envie o projeto
dentro do semestre, ficará em situação de reprovado na disciplina PIM e só poderá reenviar
seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependência (junto à Secretaria Virtual).
Atente para os prazos estipulados pela Secretaria Virtual para a realização das matrículas
nas disciplinas em que foi reprovado.
11. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO
Caso o aluno tenha dúvidas sobre o desenvolvimento do PIM, poderá contatar a Tutoria
a Distância por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela instituição.
A seguir, apresentamos um modelo para a elaboração do PIM V.
UNIVERSIDADE PAULISTA
[Nome(s) do(s) aluno(s) e RA(s)]
(NOME DA ENTIDADE ANALISADA):
PIM V
(Cidade do aluno)
20_
UNIVERSIDADE PAULISTA
[Nome(s) do(s) aluno(s) e RA(s)]
NOME DA ENTIDADE ANALISADA:
PIM V
Projeto Integrado Multidisciplinar V
para obtenção do título de Tecnólogo
em Gestão Pública apresentado à
Universidade Paulista – UNIP
Orientador(a):
(Cidade do aluno)
20_
RESUMO
Como regra geral, o resumo não deve conter mais de 500 palavras e não deve ser
separado por parágrafos, com o conteúdo abordado na forma de texto corrido.
Nesse momento, devem constar as informações mais importantes do trabalho,
como:
objetivo do estudo;
descrição breve dos itens investigados neste PIM (indicando as disciplinas e o que
será investigado em relação a cada uma);
metodologia adotada para a pesquisa das informações.
O objetivo do resumo é fornecer informações que permitam ao leitor identificar
mais prontamente o trabalho realizado.
Poderá ser utilizada pesquisa bibliográfica e/ou informações colhidas nos
contatos com a entidade analisada, como:
nome;
localização;
ramo de atuação.
As considerações quanto à qualificação da entidade (em termos de liderança e de
outros quesitos) devem ser feitas a partir da análise dos dados e das informações,
sendo reservadas para a conclusão do trabalho.
O resumo é concluído com a indicação de palavras-chave que distinguem o
texto/relatório do trabalho.
Devem ser incluídas entre 3 a 5 palavras.
EXEMPLO DE RESUMO
No resumo não deve haver parágrafos. O conteúdo deve ser abordado como texto
corrido. Este tópico deve explicitar o objetivo do resumo e fornecer informações que
permitam ao leitor identificar mais prontamente o trabalho realizado.
Informações mais importantes do trabalho, como: objetivo, descrição breve dos
itens investigados neste PIM (aqui podem ser citadas as disciplinas e o que será
investigado em relação a cada uma) e qual a metodologia da pesquisa, que no PIM
costuma ser pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O objetivo do resumo é
fornecer informações que interessem ao leitor. Cabe uma breve apresentação da
empresa, com nome, localização, ramo de atuação etc. Não deve haver qualificação
da entidade, isto é, dizer que é líder de mercado, que é uma boa organização ou
informações correlatas. As opiniões devem ser colocadas na conclusão do trabalho. O
resumo, como um todo, não deve conter mais de 500 palavras.
Segue o modelo de sumário, a ser incluído no trabalho.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 00
2. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS . 00
2.1 XXXXXXXXXXXXXX ......................................................................................... 00
2.2 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX............................................... 00
3. MATEMÁTICA FINANCEIRA..............................................................................00
3.1 XXXXXXXXXXXX.............................................................................................. 00
3.2 XXXXXXXXXX................................................................................................... 00
4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO.......................................00
4.1 XXXXXXXXXXXX..............................................................................................00
4.2 XXXXXXXXXXXXXXX ...................................................................................... 00
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 00
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................... 00
ANEXO..................................................................................................................... 00
Este é um exemplo de sumário.
O aluno pode alterar apenas os subtítulos de acordo com o que pretende abordar,
porém a ordem das disciplinas não pode ser alterada, visto que a base do trabalho é
sempre a primeira disciplina apresentada no sumário.
1. INTRODUÇÃO
É a parte inicial do texto, em que deve constar a delimitação do assunto tratado,
de forma breve e objetiva.
Aqui, a entidade ou organização estudada deve ser descrita com mais detalhes,
contemplando todos os dados necessários para que o leitor consiga “conhecê-la”,
sendo suficiente, para isso, a utilização de até duas páginas.
Como indicado anteriormente neste manual, deve haver cuidado para apenas
descrever a organização, sem qualificá-la, isto é, sem citar dados que coloquem a
entidade como “excelente”, seja qual for o âmbito, pois opiniões só caberão após a
análise dos dados a serem estudados nos capítulos componentes do desenvolvimento
do projeto.
As qualificações, se forem mencionadas, devem considerar o reconhecimento da
organização em premiações anteriores, comprovadas, ou com base nas informações
trazidas pela pesquisa do aluno, como: é a segunda maior entidade alimentícia da
América no Sul (em seguida, colocar a fonte de onde se extraiu tal dado e a data).
Não devem ser utilizadas informações que denotem aspectos propagandistas,
como: “a melhor organização para trabalhar”, “investimento constante no
desenvolvimento dos colaboradores”, “grande consciência social” etc.
Procure identificar a entidade ou organização, considerando:
o que ela faz;
como faz;
qual o ramo/tipo de atuação;
onde se localiza;
quantos funcionários possui etc.
Em síntese, a apresentação da entidade deve focar dados reais e objetivos.
Nesta etapa do trabalho, aborde também o objetivo do próprio Projeto Integrado
Multidisciplinar, sua importância para a firmação do conteúdo dos estudos do
bimestre, a metodologia de pesquisa e, de forma breve, as disciplinas estudadas
no período e o que será analisado em relação a elas.
Em todo o desenvolvimento do trabalho, ao citar um conceito a ser analisado
e interpretado, como um termo específico da área, explicá-lo, em forma de citação.
Por exemplo: a entidade atua nos moldes de uma organização weberiana, a partir
disso explicar o que é esse tipo de administração e burocracia.
Outro exemplo: a liquidez imediata da organização – o que é
liquidez imediata? O que ela avalia?
Os três próximos tópicos tratam das análises relacionadas com cada uma das
disciplinas deste PIM V.
2. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS
É a disciplina central deste PIM.
O aluno deve identificar a importância da elaboração e da implantação de projetos
nos setores da entidade ou na empresa estudada, escolhendo um ou mais projetos de
interesse social a cargo da entidade.
Essas tarefas estão sendo executadas de forma adequada pela entidade em
estudo?
Como são elaborados os projetos, em termos de técnicas, etapas, formato e
planejamento?
Analisar se e como o gerenciamento dos projetos públicos na entidade considera
aspectos como:
• análise de demandas dos cidadãos usuários dos serviços públicos;
• impacto ambiental, externalidades, custos e benefícios;
• métodos de avaliação: monitoramento, tipos de avaliação, formas de
avaliação;
• contratos, convênios e subvenções de governo, doações de diversas fontes.
É obedecida uma padronização para a realização dos trabalhos?
Quais técnicas e modelos têm sido utilizados para o controle e a divulgação dos
projetos nas diferentes fases do seu ciclo de vida, desde o início até a sua implantação?
Como a entidade pública obedece aos preceitos da legislação e da Constituição
Federal?
Comente a respeito da forma e dos prazos que vêm sendo seguidos para a
elaboração dos documentos pertinentes aos variados tipos de projetos.
Como são controlados os planos e confrontados contra os resultados obtidos
pelos diferentes projetos da entidade?
Como são mensurados e controlados os recursos, notadamente financeiros,
envolvidos no desenvolvimento e na implantação de projetos?
Não deixe de apresentar as sugestões de melhoria para a entidade.
Indique se a entidade participou da elaboração ou da análise de projetos
incentivados, indicando os exemplos dessa atuação.
Os conceitos e os termos técnicos devem ser apresentados sob a forma de
citações.
3. MATEMÁTICA FINANCEIRA
Mostre a aplicabilidade dos conceitos e das técnicas financeiras nas
operações conduzidas regularmente e no planejamento de curto e longo prazo
das atividades da entidade, principalmente no que tange, principalmente, ao
desenvolvimento de projetos.
O estudo do valor do dinheiro no tempo tem aplicação em diversas
operações cotidianas, notadamente relacionadas a aplicações financeiras,
empréstimos, financiamentos concedidos e recebidos de outras entidades,
renegociação de dívidas e até na avaliação da viabilidade financeira de projetos
de investimentos.
Como a entidade faz as suas projeções de caixa e estima os valores dos
recursos financeiros de forma a dimensionar adequadamente os resultados dos
projetos e também de processos conduzidos por ela conduzidos?
Novamente, os conceitos e os termos técnicos devem ser apresentados sob
a forma de citações.
4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Aborde como a entidade define e utiliza tecnologia atual, voltada ao
processamento e ao controle dos projetos e de outras atividades da entidade.
Quais são os principais sistemas de computador ou manuais, adotados pela
entidade e seus públicos-alvo?
Como são elaborados os planejamentos operacionais, táticos e estratégicos
com o uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)?
Como ocorre a interação com os sistemas de outras entidades públicas do
mesmo ou de outro setor de atividades?
Como são cumpridos os objetivos dos diversos programas governamentais
federais, suas características, objetivos e benefícios; tais como aumento de
produtividade, avanço tecnológico, mais transparência e participação popular no
desenvolvimento e no acompanhamento dos serviços prestados à sociedade?
Como têm sido tratados os aspectos relacionados à governança de TIC
(Tecnologia da Informação e Comunicações)?
Tratando-se de unidade pública, quais atividades ou projetos podem ser
enquadrados no conceito E-GOV, ou Governo Eletrônico, que preconiza a
utilização de ferramentas eletrônicas para a melhoria do acesso, acompanhamento
e participação da sociedade nos serviços públicos por meio da internet e de seus
variados recursos?
Quais sistemas gerais de uso geral da administração pública são utilizados
pela entidade?
Como são utilizados e administrados, por exemplo:
Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI);
Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal
(SIORG);
Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPlan);
Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR);
Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP);
Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE);
Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG);
Sistema Integrado de Administração Patrimonial (SIAPA).
Como a entidade utiliza e fornece dados e informações disponíveis na
internet?
Existem e como são usadas intranets na entidade?
Quais funções e atividades demandariam a sua conversão para sistemas
baseados em computador?
Como é feito o desenvolvimento dos sistemas (internamente ou com base
em projetos colaborativos, com outras unidades, da administração pública ou do
setor privado)?
A entidade usa sistemas específicos, por exemplo, os especialistas ou
baseados nos conceitos de inteligência artificial, impressão em 3D etc.?
É usado o conceito de computação ou estoque de dados na nuvem?
Os conceitos e os termos técnicos devem ser apresentados sob a forma de
citações.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
É a parte final do texto, correspondendo a 1 (uma) página, quando devem
ser apresentados os resultados da pesquisa, correspondentes às hipóteses e
aos objetivos levantados para o trabalho.
Neste momento, deve ser feita uma análise crítica da entidade, tendo em
vista o estudo direcionado com base nas disciplinas do período.
É importante que o relatório contemple a apresentação de novas ideias,
sugestões e críticas em relação ao que foi verificado no desenvolvimento do
estudo.
Além das sugestões fundamentadas em conceitos, o aluno pode expor
suas impressões pessoais, extraídas em função do projeto e da entidade.
6. REFERÊNCIAS
As referências deverão constar do desenvolvimento do trabalho em forma de
citação.
Todas as citações deverão estar referenciadas.
Não é permitido extrair conceitos de sites, de cunho não acadêmico.
Sites somente podem ser consultados para obtenção ou confirmação dos dados
da entidade, devendo os conceitos serem retirados do livro-texto ou das referências
bibliográficas da disciplina.
As referências e as citações devem obedecer às normas da ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A UNIP disponibiliza o guia de normalização no endereço
http://www3.unip.br/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao.pdf.
A seguir, são apresentados exemplos de citações e referências.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
Um autor:
SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora,
ano.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Até três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro:
subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano.
PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A; CHAVES, M. “Alegria de saber: Matemática”,
segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995.
Mais de três autores:
Indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.
SOBRENOME, Nome. et al. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local:
Editora, ano.
URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil.
Brasília: IPEA, 1994.
CITAÇÕES
Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. Nas citações, as
chamadas são feitas pelo sobrenome do autor, instituição responsável ou título na
sentença, em letras maiúsculas e minúsculas; e, quando estiverem entre parênteses,
em letras maiúsculas.
Citação direta:
Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
Especificar no texto: página, volume, tomo ou seção da fonte consultada e a data,
separados por vírgula.
Exemplos:
Oliveira e Leonardo (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com
os granitos portifiroides pequenos é muito clara”.
Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de maio”, de A Semana:“Houve
sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o senado voltou a lei, que a
regente sancionou [...]” (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).
Citação direta de até 3 linhas:
Devem estar contidas entre aspas
duplas.
Exemplo:
Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma arte de conservação que
abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”.
Citação direta com mais de 3 linhas:
Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda e fonte (11) que a usada
no texto e sem as aspas. Os espaços entre as linhas devem ser simples.
Exemplo:
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro
nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de
origem. Tipos comuns de teleconferências incluem o uso da
televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência,
utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode
ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993,
p. 181).
Citação indireta:
Baseado na obra do autor consultado. Nas citações indiretas, a indicação das
páginas é opcional.
Exemplo:
Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel no
processo de aprendizagem autodirigida.
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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