ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DE ENTREVISTA, VISITA E OBSERVAÇÕES a) CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO • Em que região da cidade a instituição estagiada está localizada? • Em que datas as observações ocorreram? • Qual etapa de educação (infantil, fundamental ou médio) é ofertada pela instituição? • Atende alunos(as) com necessidades educacionais especiais? b) CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO • Cite as principais características físicas da escola estagiada considerando os seguintes aspectos: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, recursos tecnológicos, acústica, conservação e disposição dos móveis. c) CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS • Qual o número total de alunos? • Como é a comunicação dos alunos com os profissionais de educação da escola? d) CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA Como é o perfil de cada profissional que compõe a equipe pedagógica na escola estagiada? Aqui podem ser citados o diretor, o coordenador, a secretária, o pedagogo, ou seja, os profissionais da equipe pedagógica da escola estagiada. Observar os seguintes aspectos: formação, tempo de serviço, tempo de serviço na escola e experiência na área educacional. Procure analisar, além da aparência, a intencionalidade com que foi planejado cada elemento da organização escolar. Formação continuada: como é o processo de formação continuada (cursos, seminários, conselho de classe)? Como está organizada a hora-atividade na escola? e) CONSELHO DE CLASSE Como é a atuação do professor de Educação Física no conselho de classe? Como acontece o conselho de classe? Lembre-se de que o conselho de classe é um elemento balizador na definição da concepção que orienta a gestão escolar.f) REUNIÕES COM OS PAIS Como é a atuação do professor de Educação Física nas reuniões com os pais? Como ocorrem as reuniões com os pais (horário, dia, disposição das cadeiras, pauta da reunião)? Nas reuniões com os pais, acontecem palestras, dinâmicas de grupo? Como acontece a comunicação por escrito com os pais (agenda, bilhetes, avisos)? Como é a participação dos pais nas reuniões escolares? g) ATENDIMENTO AOS PAIS E À COMUNIDADE Como está distribuído o tempo para atendimento às famílias e aos alunos? Em que momento a comunidade participa das atividades da escola? Como está a relação entre docentes e pais? Aponte aspectos relevantes dos espaços físicos observados que podem interferir e/ou contribuir com atividades relacionadas à comunidade? (Exemplo: não há espaço para reuniões) Quais são as demandas e os desafios que a comunidade apresenta? Além dessas atividades de gestão escolar vinculadas ao trabalho da direção e coordenação da escola, outros elementos relacionados à organização escolar devem ser observados. São eles: a. Calendário escolar b. Horários da escola c. Planejamento de ensino d. Memórias de reuniões ou atas e. Critérios para organização das turmas
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
Comentários
Postar um comentário