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TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 PLANO DE TRABALHO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Reformulação devido ao COVID-19

. ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I – Plano de Trabalho: A dimensão investigativa e interventiva do Assistente Social. Análise da realidade institucional e do espaço de atuação profissional. A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 4º/5º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. No quadro, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante, conforme carga horária total do respectivo estágio: Plano de Trabalho Carga Horária Realizar leitura obrigatória e estudo dos materiais indicados. 50hrs Vídeo: Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política Nacional de Estágio. 10 hrs Análise da instituição selecionada 60 hrs Elaboração da Caracterização Institucional 20 hrs Roteiro para a elaboração do projeto. 10 hrs Objetivos do Estágio I:  Conhecer a realidade organizacional e aprender a identificar demandas dos usuários, bem como, os processos de trabalhos ligados a essas demandas.  Identificar as políticas específicas da atuação em Serviço Social e a rede socioassistencial de atendimento ao beneficiário.  Reconhecer e adotar posturas baseadas no projeto ético-político profissional do Serviço Social.  Analisar as questões vivenciadas no cotidiano profissional.  Demonstrar conhecimento dos instrumentais teórico-metodológicos do Serviço Social e sua aplicação prática.  Adquirir, a partir do estudo, atitudes investigativas e proativas para gerar um agir profissional mais eficiente e eficaz. 1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 4º/5º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. 4 1.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória Nos links abaixo estão disponíveis todos os materiais entre textos e vídeos indicados para prepará-los antes de iniciar esse estudo. Vídeo (clique aqui): Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política Nacional de Estágio (produzido pela TV ABEPSS e denominado Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política Nacional de Estágio). Texto 1 (clique aqui): Resolução 533/08 CFESS Texto 2 (clique aqui): Lei nº 8.662/93, especificamente dos artigos 4º e 5º, os quais tratam das competências do assistente social e das atribuições privativas do assistente social, respectivamente. Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, analisando as principais ideias e seguindo as orientações dispostas no item a seguir. 5 1.3 ATIVIDADE: Análise da Instituição Selecionada Durante o Estágio em Serviço Social I, você deverá observar, caracterizar e analisar instituições de naturezas variadas, de modo a tomar contato inicial com o campo de atuação do Serviço Social, conforme as condições concretas presentes nas cidades nas quais estão situadas. O foco dessa atividade é a análise institucional, a compreensão das formas de organização da política social ante as expressões da questão social, bem como, as formas de organização, gerência do processo de trabalho dos assistentes sociais e o desenvolvimento das capacidades necessárias aos registros técnicos. Caso não esteja especificado as atividades do assistente social na instituição que você escolher, pedimos que realize uma lista com ao menos três atividades hipotéticas que dentro do contexto da instituição você acredita que o profissional possa desenvolver. Você deverá escolher uma instituição social de relevância de seu município, ou de algum município próximo para conhecer a realidade institucional e o objeto de atuação da instituição, reconhecendo uma situação problema junto à população atendida por meio da realização de uma Caracterização Sócio Institucional. Para “conhecer” a instituição você deverá pesquisar por meio do site institucional, realizar leitura de relatórios de atividades disponíveis online, bem como o plano de atuação institucional. Caso nas proximidades de seu município não haja nenhuma instituição com esse material disponível online para pesquisa, listamos abaixo alguns links de instituições do Terceiro Setor que possuem atuação relevante e que você poderá utilizar para essa atividade. Clique nos links abaixo para acessar a página de cada uma das instituições. Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (clique aqui) Caritas (clique aqui) APAE Brasil (clique aqui) Pequeno Cotolengo (clique aqui) AACD (clique aqui) Aldeias Infantis SOS Brasil (clique aqui) Hospital Pequeno Príncipe (clique aqui) 6 1.4 ATIVIDADE: Elaboração da Caracterização Institucional A partir da leitura realizada, organize seu relatório com os tópicos que seguem, respondendo as seguintes questões orientadoras: 1 - Contextualização histórica da instituição escolhida 1.1 Identificação da Instituição: nesse momento você poderá contextualizar a instituição historicamente, ou seja, traçar a história e detectar as suas determinações. Falar da instituição de acordo com a sua observação através dos documentos pesquisados. 1.2 – Estrutura Organizacional: Buscar responder em forma de texto aos questionamentos: Quem são seus gestores atuais? Qual a finalidade da Instituição, sua missão, sua área de atuação (região, município). Poderá apresentar inclusive o organograma da instituição se houver. Poderá contemplar também estatutos, regulamento, descrição de cargos, política geral. 2 - Objetivo institucional 2.1 – Natureza dos programas e projetos: quais são os programas e projetos executados, abordar quais são os objetivos, diretrizes e finalidades organizacionais da instituição. Verificar a natureza desses programas/projetos; 2.2 – Política Social: Poderá contemplar no seu relatório de caracterização socioinstitucional com qual (ou quais) política social a instituição está articulada, quais são os programas desenvolvidos, sua principal atividade; (Ex. Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação, Meio Ambiente, etc). 2.3 - Recursos Financeiros: Descreva quais são as fontes dos recursos da instituição, seus parceiros e apoiadores. 3 - Âmbito Institucional 3.1 – Caracterização da População: Quem são as pessoas que utilizam os serviços dessa instituição? Caracterize-as: (faixa etária/sexo/outros) Quais são esses grupos sociais? Quais são seus “déficits”, (econômicos, sociais, culturais, demográfico - tamanho das famílias, por exemplo). Observe e verifique as principais características da população atendida, número de pessoas atendidas direta ou indiretamente pela instituição, ou Conselho, ou serviço ou outros. Essas informações podem ser encontradas no relatório de atividade institucional. 3.2 – Processo decisório: Como acontecem as tomadas de decisões na instituição? Foi 7 identificado conselho gestor? Há diretoria? Quais os atores envolvidos nas tomadas de decisões. Lembre-se do que é subjetivo nessa análise e que nem todas as instituições divulgam essas informações nos sites institucionais. Caso não localize, é necessário justificar. 3.3 – Relação demanda/cobertura do atendimento: Descrever como o serviço é ofertado e operacionalizado. 3.4 – Serviço Social na Instituição: Descreva como o Serviço Social está inserido na instituição. 3.5 – Cotidiano do exercício profissional: descreva os programas, projetos e ações que são desenvolvidos pelo Serviço Social; 3.6 – Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade na prática profissional do assistente social ou se não existe tal relação, por quê? 3.7 – Dimensão ético política: Relacione o exercício profissional e o projeto ético-político profissional. As perguntas e respostas devem ser inseridas no relatório final, cujo modelo consta em seu AVA na pasta da disciplina. 1.5 Relatório do Estágio Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download das Orientações para elaboração da produção textual avaliativa do estágio em Serviço Social I e reunir todo o material organizado e revisto por você sobre a instituição. Modelo de Organização do Relatório Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • capa; • folha de rosto; • sumário. Elementos textuais Inserção de elementos comprobatórios da leitura e compreensão do material acessado e estudado, com detalhamento das atividades identificadas, seguindo o Modelo 8 disponibilizado no AVA: • Introdução: inserção de texto com a contextualização e justificativa da escolha da instituição. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os serviços prestados pela instituição bem como suas principais atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes do estudo realizado para essa etapa do estágio. Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • referências; • anexos; • apêndices. 9 2. ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II – Plano de Trabalho: Elaboração do projeto de intervenção. A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 5º/6º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante, conforme carga horária total do respectivo estágio: Plano de Trabalho Carga Horária Atividade: Realizar leitura obrigatória e estudo dos arquivos indicados. 50hrs Atividade: Vídeo – O que são indicadores 10 hrs Atividade: Planejamento do projeto social. 20 hrs Atividade: Roteiro para a elaboração do projeto. 60 hrs Atividade: Relatório final de estágio. 10 hrs O objetivo da disciplina é assegurar ao aluno o aprofundamento do exercício da experiência da prática profissional, por meio da compreensão das formas de organização das políticas sociais ante as expressões cotidianas da questão social, propondo um projeto de intervenção que contemple as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e éticopolítica. Objetivos do Estágio II:  Análise de modelo de gestão, planejamento e utilização dos instrumentos técnicos operativos na sistematização da prática profissio-nal.  Proposição de um projeto de intervenção a ser elaborado com base no diagnóstico da realidade organizacional e social.  Apreensão dos instrumentais técnico-operativo, teórico-metodológico e ético- político a serem empregados de acordo com o código de ética do profissional de serviço social. 10 2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o Estágio em Serviço Social II – 5º/6º semestre, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. Primeiramente, devemos retomar que o objeto avaliativo da disciplina de Estágio em Serviço Social II é a apresentação de um projeto de intervenção que contemple:  Aprofundamento da articulação teoria-prática;  Planejamento, enquanto ferramenta de trabalho típica do Serviço Social;  Elaboração do projeto de intervenção na área escolhida. Segundo Mirian Veras Batista (2007) projeto é um documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. Consiste no instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades que serão desenvolvidas, estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais. Para que possamos dar início a esse processo de ensino-aprendizagem, o primeiro passo é compreendermos a importância do planejamento. 2.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória No link abaixo estão disponíveis um vídeo e dois textos indicados para leitura. Vídeo: Assista o vídeo O que são indicadores (clique aqui) Texto 1: Planejamento em Serviço Social: tensões e desafios no exercício profissional. (clique aqui): Faça a leitura do texto e reflita: Por que devemos planejar? Qual a relação do Serviço Social com o planejamento? Para auxiliar nessa reflexão tenha sempre em mãos a Lei 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a nossa profissão. O planejamento é um importante instrumento da gestão social. Texto 2: Planejamento em Serviço Social, autora: Erica Bomfim Bordin Busque por esse título em seu Portal Digital do Aluno acessando Apoio ao Estudo / Biblioteca Digital / Biblioteca Virtual, conforme abaixo: 11 Faça a leitura do Livro indicado, disponível na Biblioteca Virtual. Especificamente a partir da página 117, que trata do planejamento de projetos. Planejar permite realizar rupturas com as ações aleatórias e dispersas na realidade social, muitas vezes sustentadas por ideias superficiais e orientações difusas, dirigidas por espontaneísmo ou ativismo. Por meio do planejamento a instituição/organização prepara-se para o futuro, traça objetivos, define recursos e meios necessários para atingi-lo, ou seja, o planejamento antecede o desenvolvimento do projeto social, percorrendo sua operacionalização e avaliação final. Após a leitura dos materiais indicados, você deverá se preparar para a próxima etapa. 2.3 ATIVIDADE: Conhecer o objetivo de um projeto Utilizando de seus conhecimentos sobre planejamento e Serviço Social, propomos como atividade a elaboração de um projeto social. Projetos sociais visam intervir num fenômeno ou numa situação social, a fim de obter mudanças positivas no sentido das concepções de direitos, qualidade de vida, aquisições culturais, sustentabilidade ambiental, entre outras, tal como os projetos implementados por organizações não governamentais, Estado e empresas privadas. (KAUCHAKJE, 2008, p. 115) Para a elaboração de um projeto é necessário refletir sobre os passos que devem ser seguidos, entender a realidade e suas relações, para que as ações tenham bons resultados. Por isso, antes de tudo ter clareza do que é planejar. 12 Planejar: não é adotar soluções pré-fabricadas, burocráticas, distantes de um projeto social, mas sim estabelecer um futuro desejado, delineando os meios para torná-lo realidade, pois, assim, amplia a nossa compreensão sobre o trabalho a ser feito, aumenta nossa produtividade, identificando a melhor maneira de agir e evitando erros e desperdício de trabalho. Um bom projeto deve contemplar algumas qualidades importantes como clareza e simplicidade na redação, objetividade nas informações, na terminologia e nas especificações técnicas. Deve, sobretudo, ser compatível e coerente em relação à questão a que se destina. Assista novamente o vídeo indicado no ítem 2.2 (clique aqui) Você deverá produzir um texto contemplando a análise descrita a seguir. 2.4 ATIVIDADE: Elaboração do projeto A elaboração de um projeto é uma atividade rotineira para o assistente social, demandada a ele em todas as áreas de atuação profissional. Diante do atual contexto, decorrente das políticas de prevenção ao COVID-19, não será possível estar presente fisicamente no campo de estágio. Mas, mediante a sua experiência com a elaboração da caracterização socioinstitucional no estágio I, bem como, o referencial teórico absorvido ao longo dos semestres de formação do curso de Serviço Social, veja o seguinte cenário: Você foi contratado para atuar como Assistente Social em uma instituição não governamental e seu superior direto, solicita que você, utilizando de seus conhecimentos teóricos-metodológicos, ético-político e técnico-operativo, elabore um projeto para captar recursos financeiros visando aprimorar o trabalho da instituição. É solicitado que você consulte a página da Associação Brasileira de Captadores de Recursos para identificar os editais em aberto, esse é o texto 3 dessa atividade (clicando aqui) O edital escolhido, indica que você deverá elaborar a proposta de projeto que atenda a comunidade ao entorno da instituição em que você trabalha, oferecendo atividades formativas, cursos profissionalizantes, atividades geracionais com crianças, adolescentes e idosos. O recurso financeiro disponível poderá ser utilizado para compra de equipamentos, materiais de consumo e contratação de profissionais. Todas as atividades deverão ser organizadas e executadas no período de 12 meses. Vamos elaborar o projeto? 13 2.5 ATIVIDADE: Roteiro para a elaboração do Projeto. Um projeto, via de regra, segue um roteiro previamente definido. O primeiro passo é apresentar ao leitor do projeto, ou seja, a pessoa que irá aprovar ou não o repasse de recursos financeiros, quem é a instituição que está solicitando. Essa instituição é respeitada? Tem uma história? Como ela está organizada? Então me conte um pouco sobre a instituição. 1. APRESENTAÇÃO: Nesse tópico deverá ser apresentada a instituição que está solicitando recursos. Lembre-se, as informações contidas aqui, em atenção a proposta dessa disciplina de estágio II, deverão ser criadas a partir de sua experiência no estágio I, ou de um modelo por você idealizado. Queremos que você apresente a história de uma instituição, reforçando a importância das muitas instituições não governamentais que estão presentes em todo o território brasileiro e que contribuem de maneira ímpar na defesa e garantia de direitos daqueles que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. 2. JUSTIFICATIVA: Nesse tópico, você aluna(o) deverá responder a 3 perguntas norteadoras: Por quê? Para quê? Para quem? Apresente sua proposta de projeto, inicie caracterizando o público alvo, é uma comunidade? Quantas famílias? Qual a condição social em que essa comunidade está envolta, por que elas precisam receber esse investimento? Convença o leitor da importância do projeto. 3. OBJETIVOS: A proposição de um objetivo, sempre está precedida de um verbo que denota uma ação. O que você pretende fazer? No objetivo geral vá direto ao ponto. Deixe claro o que será feito. Já nos objetivos específicos, indique de 3 a 4 ações que explique ao leitor como será operacionalizado o projeto, ou seja, como alcançar o objetivo geral. 3.1 GERAL: Apresente um único objetivo geral. 3.2 ESPECÍFICOS: Elabore de 3 a 4 objetivos específicos. 4. PÚBLICO ALVO: São as pessoas ou os grupos de pessoas que participarão das atividades propostas no projeto. Lembre-se da exigência do edital. Aqui deverá constar o número de pessoas da comunidade, de crianças, de adolescentes e de idosos. 5. METAS A ATINGIR: Qualifica e quantifica os objetivos tornando-o delimitado, viável e claro. 6. METODOLOGIA (estratégias para atingir os objetivos. Podem-se detalhar as ações em etapas: emprego de técnicas, como pesquisa, entrevista, vivências em grupos, jogos etc. Emprego de instrumentos como questionários, relatórios, material expositivo, cartazes, álbum seriado, fita de vídeo, etc). Para auxiliar na elaboração dos tópicos metas e metodologia, indicamos que sejam elaboradas no modelo de quadro abaixo. Cada objetivo específico é uma meta a ser alcançada. 14 Metas: Descrição: Metodologia 1 Objetivo específico 1 Como será alcançado esse objetivo/meta. Detalhar as ações, que serão transformadas em etapas. 2 Objetivo específico 2 3 Objetivo específico 3 7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (consiste em colocar o tempo previsto para execução das atividades que serão desenvolvidas). Cada etapa definida na metodologia deverá estar presente no cronograma de execução. Importante lembrar que conforme edital, o prazo de execução é de 12 meses. Etapas Mês 01 Mês 02 Mês 03 Mês 04 Mês 05 Mês 06 Mês 07 Mês 08 Mês 09 Mês 10 Mês 11 Mês 12 8. RECURSOS HUMANOS: Pessoas a serem envolvidas na execução do projeto. Nesse tópico deverão constar profissionais que trabalham na instituição criada por você e profissionais que serão contratados. 9. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS (listar colaboradores se houver). 10. AVALIAÇÃO: Como será organizada a avaliação. Haverá reuniões com a comunidade? Serão fornecidos instrumentos de avaliação durante as atividades? A equipe participará da avaliação? Como? Utilize de referencial teórico para propor a avaliação, que deverá ocorrer ao longo do projeto e ao final do projeto. 11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA: Caso utilize referencial teórico, esse deverá ser listado. 2.6 ATIVIDADE: Relatório de estágio Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e descrever as atividades conforme Plano de Trabalho. Modelo de Organização do Relatório Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • capa; 15 • folha de rosto; • sumário. Elementos textuais Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo disponibilizado no AVA: • Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio. Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • referências; • anexos; • Apêndices. 16 3. ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL III – Plano de Trabalho: Avaliação de um projeto de intervenção e a atuação do assistente social. A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 6º/7º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante, conforme carga horária total do respectivo estágio: Plano de Trabalho Atual Carga Horária Atividade: Leitura obrigatória e produção de texto. 30hrs Atividade: Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, equipe técnica, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço. 40 hrs Atividade: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público. 30 hrs Atividade: Relatar sistematicamente e avaliar à luz do referencial teórico alguma das ações realizadas na instituição especificamente pelo assistente social. 20 hrs Atividade: Produzir Relatório do Estágio. 30 hrs O estágio III contempla cumulativamente o conteúdo dos estágios I e II, bem como a sistematização das experiências, por meio da elaboração do relatório final de estágio. Ao final deste processo de estágio, algumas habilidades e competências deverão ser percebidas, dentre elas destacamos: • Conhecer a realidade organizacional e aprender a identificar demandas dos usuários, bem como os processos de trabalhos ligados a essas demandas; • Identificar as políticas específicas da atuação em Serviço Social e a rede socioassistencial de atendimento ao beneficiário; • Reconhecer e adotar posturas baseadas no projeto ético-político profissional do Serviço Social; • Estar capacitado para analisar as questões vivenciadas no cotidiano profissional; • Demonstrar conhecimento dos instrumentais teórico-metodológicos do Serviço Social e sua aplicação prática; • Adquirir atitudes investigativas e proativas para gerar um agir profissional mais eficiente e eficaz. Nesta etapa, você deverá entender como se dá a prática profissional, os limites e 17 possibilidades do agir profissional e criar as habilidades e competências profissionais necessárias para sua formação. Considerando esse cenário atual de prevenção à COVID-19 em que você está impedido de frequentar o campo de estágio e não é possível que você aplique o projeto que desenvolveu e propôs na etapa de estágio II orientamos que, a partir de sua experiência acumulada nas duas primeiras etapas do estágio, observações e trabalhos realizados anteriormente no campo de estágio, bem como todos o conhecimento adquiridos ao longo do curso de Serviço Social:  Reflita sobre as atividades realizadas pelo Serviço Social no local onde você realizou as duas primeiras etapas do estágio;  Relate sistematicamente alguma das ações realizadas na instituição especificamente pelo assistente social.  Avalie uma das atividades que acompanhou nas etapas anteriores de estágio e indique os principais desafios profissionais para o assistente social. Ou seja, você irá refletir, relatar e avaliar uma das atividades que você teve a possibilidade de acompanhar anteriormente junto com seu supervisor de campo no que se refere a prática profissional. 3.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 6º/7º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. 3.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória Nos links abaixo estão disponíveis os materiais entre textos e vídeos indicados para leitura e reflexão. Vídeo 1: O que é monitoramento. (clique aqui) Vídeo 2: Sugerimos o vídeo que trata do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – o qual aborda as dimensões do desenvolvimento humano com dignidade e qualidade. (clique aqui) Texto 1: Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. Sobre a análise e avaliação de Políticas Sociais, indicamos a leitura complementar do artigo da Professora Ivanete Boschetti (clique aqui) Texto 2: Indicadores Sociais na Formulação e Avaliação de Políticas Públicas, Indicamos a leitura do texto, no qual aborda a utilização dos indicadores e os meios de acessar dados 18 estatísticos. (clique aqui) Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os principais aspectos a serem destacados no segmento no qual você realizou o estágio anteriormente, a partir de suas observações e percepções em campo. 3.3 ATIVIDADE: Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço. Para a organização dessa etapa da atividade proposta você poderá se utilizar dos materiais organizados anteriormente nas etapas I e II do estágio. Caso não tenha estado em campo de estágio nas etapas anteriores deverá considerar a instituição escolhida e seus serviços prestados a partir dos documentos relacionados a ela que foram estudados por você. Onde está localizada essa instituição? Qual sua relevância para a comunidade local? Que serviços são prestados? Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social? Lembrando sempre que as perguntas mencionadas são apenas para auxiliá-los (as) no processo de reflexão, não é necessário inserir perguntas e respostas em seu relatório de estágio. 3.4 ATIVIDADE: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público. Sabemos que são muitos os desafios profissionais do Assistente Social em seu cotidiano. Em certos momentos as atribuições e competência privativas são sufocadas pelas demandas emergenciais que obstaculizam o agir profissional. Para auxiliar a reflexão sobre o agir profissional do Assistente Social no campo de estágio, indicamos a leitura das Cartilhas do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS denominadas de “Parâmetros de Atuação”, com ênfase na área em que seu estágio está situado. 1. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (clique aqui) 2. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. (clique aqui) 19 3. Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. (clique aqui) 4. Atuação de assistentes sociais na Política Urbana subsídios para reflexão (clique aqui) 5. Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico subsídios para reflexão. (clique aqui) As cartilhas têm por objetivo possibilitar a reflexão, à luz dos normativas legais da profissão para a atuação do assistente social. Após a leitura da cartilha que diz respeito à política em que a instituição que você realizou estágio está situada, você deverá acessar e assistir o vídeo da Prof. Yolanda Guerra, em palestra proferida em 2016. Vídeo 3: Atribuições, competências e respostas profissionais frente ao contexto das crises do capital – desafios e demandas para o Assistência Social. (clique aqui) Diante desse arsenal teórico, somado a sua experiência no campo de estágio (I e II), responda aos questionamentos norteadores abaixo, contrapondo o conhecimento teórico com a prática cotidiana do assistente social no campo de estágio. O assistente social atua em que âmbito? Qual a principal política pública correlacionada ao serviço? Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social na instituição? Você teve a oportunidade de participar de atendimentos ao público junto com o assistente social? Quais foram suas percepções? Como você avaliaria o serviço prestado? Quais os maiores desafios da prática profissional que você identificou? Relacione os desafios identificados com a conjuntura histórica e política, segundo palestra da Prof. Yolanda Guerra. 20 3.5 ATIVIDADE: Elaboração do Relatório Final de Estágio O relatório final de estágio deverá ser construído levando em consideração dois enfoques: 1. Avaliação das ações realizadas (projetos, programas, atendimentos). Para quem realizou o estágio II dentro de uma instituição e elaborou o Projeto de Ação para aplicação no estágio III, deverá utilizá-lo como subsídio para essa atividade, bem como todos os materiais de anotações e observações por você realizada no campo de estágio. Se você não o tem, deverá preparar o relatório tendo como base suas observações. Avalie as atividades sob o enfoque dos eixos de avaliação: eficiência, eficácia e efetividade. 2. Reflexão sobre o agir profissional: Elabore um texto, fundamentado bibliograficamente, pautado na Lei de Regulamentação da Profissão, no Código de Ética Profissional e também no arquivo de parâmetro para a atuação do assistente social de acordo com a política pública a que o campo de estágio é vinculado. O relatório não deverá ser estruturado como perguntas e respostas. As perguntas presentes no tópico anterior são norteadoras para a elaboração do trabalho. Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas nesse Plano de Trabalho. Modelo de Organização do Relatório Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • capa; • folha de rosto; • sumário. Elementos textuais Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo disponibilizado no AVA: 21 • Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio. Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • referências; • anexos; • apêndices. 22 ANEXO - Links Endereços dos Links de textos e vídeos 1.2 Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=UPgKALe9e9U Texto 1 http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf Texto 2 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm Instituições https://epesmel.org.br/ https://www.caritas.org.br/ http://www.apae.org.br/ https://www.pequenocotolengo.org.br/ https://aacd.org.br/ https://www.aldeiasinfantis.org.br/ http://pequenoprincipe.org.br/hospital/ 2.2 Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=2Ns1Bnmhrn4 Texto 1 http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/11943 Texto 2 Disponível na Biblioteca Virtual Texto 3 Associação de captadores de recurso https://captadores.org.br/category/c40-editais-abertos/ 3.2 Vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=Gr_FJNpuUPs Vídeo 2 https://www.youtube.com/watch?v=STemQeb5pas Texto 1 http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf Texto 2 https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2012.pdf 3.5 23 Textos: 1. http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf 2. http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf 3. http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf 4. http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-SubsidiosPoliticaUrbana-Site.pdf 5. http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESSsubsidios_sociojuridico2014.pdf Vídeo 3 https://www.youtube.com/watch?v=Toai_NpzGXA

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ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis