TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 PLANO DE TRABALHO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Reformulação devido ao COVID-19
. ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I – Plano de Trabalho: A dimensão investigativa e
interventiva do Assistente Social. Análise da realidade institucional e do espaço de
atuação profissional.
A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de
4º/5º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19.
No quadro, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante,
conforme carga horária total do respectivo estágio:
Plano de Trabalho Carga Horária
Realizar leitura obrigatória e estudo dos materiais indicados. 50hrs
Vídeo: Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política
Nacional de Estágio.
10 hrs
Análise da instituição selecionada 60 hrs
Elaboração da Caracterização Institucional 20 hrs
Roteiro para a elaboração do projeto. 10 hrs
Objetivos do Estágio I:
Conhecer a realidade organizacional e aprender a identificar demandas dos usuários,
bem como, os processos de trabalhos ligados a essas demandas.
Identificar as políticas específicas da atuação em Serviço Social e a rede
socioassistencial de atendimento ao beneficiário.
Reconhecer e adotar posturas baseadas no projeto ético-político profissional do
Serviço Social.
Analisar as questões vivenciadas no cotidiano profissional.
Demonstrar conhecimento dos instrumentais teórico-metodológicos do Serviço Social
e sua aplicação prática.
Adquirir, a partir do estudo, atitudes investigativas e proativas para gerar um agir
profissional mais eficiente e eficaz.
1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de
4º/5º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19.
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1.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória
Nos links abaixo estão disponíveis todos os materiais entre textos e vídeos indicados
para prepará-los antes de iniciar esse estudo.
Vídeo (clique aqui): Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política
Nacional de Estágio (produzido pela TV ABEPSS e denominado Graduação em Serviço Social:
Diretrizes Curriculares e a Política Nacional de Estágio).
Texto 1 (clique aqui): Resolução 533/08 CFESS
Texto 2 (clique aqui): Lei nº 8.662/93, especificamente dos artigos 4º e 5º, os quais
tratam das competências do assistente social e das atribuições privativas do assistente social,
respectivamente.
Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, analisando as
principais ideias e seguindo as orientações dispostas no item a seguir.
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1.3 ATIVIDADE: Análise da Instituição Selecionada
Durante o Estágio em Serviço Social I, você deverá observar, caracterizar e analisar
instituições de naturezas variadas, de modo a tomar contato inicial com o campo de atuação
do Serviço Social, conforme as condições concretas presentes nas cidades nas quais estão
situadas.
O foco dessa atividade é a análise institucional, a compreensão das formas de
organização da política social ante as expressões da questão social, bem como, as formas de
organização, gerência do processo de trabalho dos assistentes sociais e o desenvolvimento
das capacidades necessárias aos registros técnicos.
Caso não esteja especificado as atividades do assistente social na instituição que você
escolher, pedimos que realize uma lista com ao menos três atividades hipotéticas que dentro
do contexto da instituição você acredita que o profissional possa desenvolver.
Você deverá escolher uma instituição social de relevância de seu município, ou de
algum município próximo para conhecer a realidade institucional e o objeto de atuação da
instituição, reconhecendo uma situação problema junto à população atendida por meio da
realização de uma Caracterização Sócio Institucional.
Para “conhecer” a instituição você deverá pesquisar por meio do site institucional,
realizar leitura de relatórios de atividades disponíveis online, bem como o plano de atuação
institucional.
Caso nas proximidades de seu município não haja nenhuma instituição com esse
material disponível online para pesquisa, listamos abaixo alguns links de instituições do
Terceiro Setor que possuem atuação relevante e que você poderá utilizar para essa atividade.
Clique nos links abaixo para acessar a página de cada uma das instituições.
Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (clique aqui)
Caritas (clique aqui)
APAE Brasil (clique aqui)
Pequeno Cotolengo (clique aqui)
AACD (clique aqui)
Aldeias Infantis SOS Brasil (clique aqui)
Hospital Pequeno Príncipe (clique aqui)
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1.4 ATIVIDADE: Elaboração da Caracterização Institucional
A partir da leitura realizada, organize seu relatório com os tópicos que seguem,
respondendo as seguintes questões orientadoras:
1 - Contextualização histórica da instituição escolhida
1.1 Identificação da Instituição: nesse momento você poderá contextualizar a instituição
historicamente, ou seja, traçar a história e detectar as suas determinações. Falar da instituição
de acordo com a sua observação através dos documentos pesquisados.
1.2 – Estrutura Organizacional: Buscar responder em forma de texto aos questionamentos:
Quem são seus gestores atuais? Qual a finalidade da Instituição, sua missão, sua área de
atuação (região, município). Poderá apresentar inclusive o organograma da instituição se
houver. Poderá contemplar também estatutos, regulamento, descrição de cargos, política
geral.
2 - Objetivo institucional
2.1 – Natureza dos programas e projetos: quais são os programas e projetos executados,
abordar quais são os objetivos, diretrizes e finalidades organizacionais da instituição. Verificar
a natureza desses programas/projetos;
2.2 – Política Social: Poderá contemplar no seu relatório de caracterização socioinstitucional
com qual (ou quais) política social a instituição está articulada, quais são os programas
desenvolvidos, sua principal atividade; (Ex. Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação,
Meio Ambiente, etc).
2.3 - Recursos Financeiros: Descreva quais são as fontes dos recursos da instituição, seus
parceiros e apoiadores.
3 - Âmbito Institucional
3.1 – Caracterização da População: Quem são as pessoas que utilizam os serviços dessa
instituição? Caracterize-as: (faixa etária/sexo/outros) Quais são esses grupos sociais? Quais
são seus “déficits”, (econômicos, sociais, culturais, demográfico - tamanho das famílias, por
exemplo). Observe e verifique as principais características da população atendida, número de
pessoas atendidas direta ou indiretamente pela instituição, ou Conselho, ou serviço ou outros.
Essas informações podem ser encontradas no relatório de atividade institucional.
3.2 – Processo decisório: Como acontecem as tomadas de decisões na instituição? Foi
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identificado conselho gestor? Há diretoria? Quais os atores envolvidos nas tomadas de
decisões. Lembre-se do que é subjetivo nessa análise e que nem todas as instituições divulgam
essas informações nos sites institucionais. Caso não localize, é necessário justificar.
3.3 – Relação demanda/cobertura do atendimento: Descrever como o serviço é ofertado e
operacionalizado.
3.4 – Serviço Social na Instituição: Descreva como o Serviço Social está inserido na instituição.
3.5 – Cotidiano do exercício profissional: descreva os programas, projetos e ações que são
desenvolvidos pelo Serviço Social;
3.6 – Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais:
multidisciplinaridade, interdisciplinaridade na prática profissional do assistente social ou se
não existe tal relação, por quê?
3.7 – Dimensão ético política: Relacione o exercício profissional e o projeto ético-político
profissional.
As perguntas e respostas devem ser inseridas no relatório final, cujo modelo consta
em seu AVA na pasta da disciplina.
1.5 Relatório do Estágio
Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download das
Orientações para elaboração da produção textual avaliativa do estágio em Serviço Social I e
reunir todo o material organizado e revisto por você sobre a instituição.
Modelo de Organização do Relatório
Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.
Elementos textuais
Inserção de elementos comprobatórios da leitura e compreensão do material acessado
e estudado, com detalhamento das atividades identificadas, seguindo o Modelo
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disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização e justificativa da escolha da
instituição.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os serviços prestados pela
instituição bem como suas principais atividades, conforme Modelo disponibilizado
no AVA.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes do estudo realizado para
essa etapa do estágio.
Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.
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2. ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II – Plano de Trabalho: Elaboração do projeto de
intervenção.
A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de
5º/6º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19.
No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante,
conforme carga horária total do respectivo estágio:
Plano de Trabalho Carga Horária
Atividade: Realizar leitura obrigatória e estudo dos arquivos indicados. 50hrs
Atividade: Vídeo – O que são indicadores 10 hrs
Atividade: Planejamento do projeto social. 20 hrs
Atividade: Roteiro para a elaboração do projeto. 60 hrs
Atividade: Relatório final de estágio. 10 hrs
O objetivo da disciplina é assegurar ao aluno o aprofundamento do exercício da
experiência da prática profissional, por meio da compreensão das formas de organização das
políticas sociais ante as expressões cotidianas da questão social, propondo um projeto de
intervenção que contemple as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e éticopolítica.
Objetivos do Estágio II:
Análise de modelo de gestão, planejamento e utilização dos instrumentos técnicos
operativos na sistematização da prática profissio-nal.
Proposição de um projeto de intervenção a ser elaborado com base no diagnóstico da
realidade organizacional e social.
Apreensão dos instrumentais técnico-operativo, teórico-metodológico e ético- político
a serem empregados de acordo com o código de ética do profissional de serviço social.
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2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o Estágio em
Serviço Social II – 5º/6º semestre, reformuladas para atender às restrições estabelecidas
durante o período de pandemia COVID-19.
Primeiramente, devemos retomar que o objeto avaliativo da disciplina de Estágio em
Serviço Social II é a apresentação de um projeto de intervenção que contemple:
Aprofundamento da articulação teoria-prática;
Planejamento, enquanto ferramenta de trabalho típica do Serviço Social;
Elaboração do projeto de intervenção na área escolhida.
Segundo Mirian Veras Batista (2007) projeto é um documento que sistematiza e
estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. Consiste no instrumental
mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades que serão desenvolvidas,
estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais.
Para que possamos dar início a esse processo de ensino-aprendizagem, o primeiro
passo é compreendermos a importância do planejamento.
2.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória
No link abaixo estão disponíveis um vídeo e dois textos indicados para leitura.
Vídeo: Assista o vídeo O que são indicadores (clique aqui)
Texto 1: Planejamento em Serviço Social: tensões e desafios no exercício profissional.
(clique aqui):
Faça a leitura do texto e reflita: Por que devemos planejar? Qual a relação do Serviço
Social com o planejamento?
Para auxiliar nessa reflexão tenha sempre em mãos a Lei 8.662, de 7 de junho de 1993,
que regulamenta a nossa profissão.
O planejamento é um importante instrumento da gestão social.
Texto 2: Planejamento em Serviço Social, autora: Erica Bomfim Bordin
Busque por esse título em seu Portal Digital do Aluno acessando Apoio ao Estudo /
Biblioteca Digital / Biblioteca Virtual, conforme abaixo:
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Faça a leitura do Livro indicado, disponível na Biblioteca Virtual. Especificamente a
partir da página 117, que trata do planejamento de projetos.
Planejar permite realizar rupturas com as ações aleatórias e dispersas na realidade
social, muitas vezes sustentadas por ideias superficiais e orientações difusas, dirigidas por
espontaneísmo ou ativismo.
Por meio do planejamento a instituição/organização prepara-se para o futuro, traça
objetivos, define recursos e meios necessários para atingi-lo, ou seja, o planejamento
antecede o desenvolvimento do projeto social, percorrendo sua operacionalização e avaliação
final.
Após a leitura dos materiais indicados, você deverá se preparar para a próxima etapa.
2.3 ATIVIDADE: Conhecer o objetivo de um projeto
Utilizando de seus conhecimentos sobre planejamento e Serviço Social, propomos
como atividade a elaboração de um projeto social.
Projetos sociais visam intervir num fenômeno ou numa situação social, a fim de obter
mudanças positivas no sentido das concepções de direitos, qualidade de vida, aquisições
culturais, sustentabilidade ambiental, entre outras, tal como os projetos implementados por
organizações não governamentais, Estado e empresas privadas. (KAUCHAKJE, 2008, p. 115)
Para a elaboração de um projeto é necessário refletir sobre os passos que devem ser
seguidos, entender a realidade e suas relações, para que as ações tenham bons resultados.
Por isso, antes de tudo ter clareza do que é planejar.
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Planejar: não é adotar soluções pré-fabricadas, burocráticas, distantes de um projeto
social, mas sim estabelecer um futuro desejado, delineando os meios para torná-lo realidade,
pois, assim, amplia a nossa compreensão sobre o trabalho a ser feito, aumenta nossa
produtividade, identificando a melhor maneira de agir e evitando erros e desperdício de
trabalho.
Um bom projeto deve contemplar algumas qualidades importantes como clareza e
simplicidade na redação, objetividade nas informações, na terminologia e nas especificações
técnicas.
Deve, sobretudo, ser compatível e coerente em relação à questão a que se destina.
Assista novamente o vídeo indicado no ítem 2.2 (clique aqui)
Você deverá produzir um texto contemplando a análise descrita a seguir.
2.4 ATIVIDADE: Elaboração do projeto
A elaboração de um projeto é uma atividade rotineira para o assistente social,
demandada a ele em todas as áreas de atuação profissional. Diante do atual contexto,
decorrente das políticas de prevenção ao COVID-19, não será possível estar presente
fisicamente no campo de estágio. Mas, mediante a sua experiência com a elaboração da
caracterização socioinstitucional no estágio I, bem como, o referencial teórico absorvido ao
longo dos semestres de formação do curso de Serviço Social, veja o seguinte cenário:
Você foi contratado para atuar como Assistente Social em uma instituição não
governamental e seu superior direto, solicita que você, utilizando de seus conhecimentos
teóricos-metodológicos, ético-político e técnico-operativo, elabore um projeto para captar
recursos financeiros visando aprimorar o trabalho da instituição.
É solicitado que você consulte a página da Associação Brasileira de Captadores de
Recursos para identificar os editais em aberto, esse é o texto 3 dessa atividade (clicando aqui)
O edital escolhido, indica que você deverá elaborar a proposta de projeto que atenda
a comunidade ao entorno da instituição em que você trabalha, oferecendo atividades
formativas, cursos profissionalizantes, atividades geracionais com crianças, adolescentes e
idosos.
O recurso financeiro disponível poderá ser utilizado para compra de equipamentos,
materiais de consumo e contratação de profissionais.
Todas as atividades deverão ser organizadas e executadas no período de 12 meses.
Vamos elaborar o projeto?
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2.5 ATIVIDADE: Roteiro para a elaboração do Projeto.
Um projeto, via de regra, segue um roteiro previamente definido. O primeiro passo é
apresentar ao leitor do projeto, ou seja, a pessoa que irá aprovar ou não o repasse de recursos
financeiros, quem é a instituição que está solicitando.
Essa instituição é respeitada? Tem uma história? Como ela está organizada?
Então me conte um pouco sobre a instituição.
1. APRESENTAÇÃO: Nesse tópico deverá ser apresentada a instituição que está
solicitando recursos.
Lembre-se, as informações contidas aqui, em atenção a proposta dessa disciplina de
estágio II, deverão ser criadas a partir de sua experiência no estágio I, ou de um modelo por
você idealizado.
Queremos que você apresente a história de uma instituição, reforçando a importância
das muitas instituições não governamentais que estão presentes em todo o território
brasileiro e que contribuem de maneira ímpar na defesa e garantia de direitos daqueles que
se encontram em situação de risco e vulnerabilidade.
2. JUSTIFICATIVA: Nesse tópico, você aluna(o) deverá responder a 3 perguntas
norteadoras: Por quê? Para quê? Para quem?
Apresente sua proposta de projeto, inicie caracterizando o público alvo, é uma
comunidade? Quantas famílias? Qual a condição social em que essa comunidade está envolta,
por que elas precisam receber esse investimento? Convença o leitor da importância do
projeto.
3. OBJETIVOS: A proposição de um objetivo, sempre está precedida de um verbo que
denota uma ação. O que você pretende fazer? No objetivo geral vá direto ao ponto. Deixe
claro o que será feito. Já nos objetivos específicos, indique de 3 a 4 ações que explique ao
leitor como será operacionalizado o projeto, ou seja, como alcançar o objetivo geral.
3.1 GERAL: Apresente um único objetivo geral.
3.2 ESPECÍFICOS: Elabore de 3 a 4 objetivos específicos.
4. PÚBLICO ALVO: São as pessoas ou os grupos de pessoas que participarão das
atividades propostas no projeto. Lembre-se da exigência do edital. Aqui deverá constar o
número de pessoas da comunidade, de crianças, de adolescentes e de idosos.
5. METAS A ATINGIR: Qualifica e quantifica os objetivos tornando-o delimitado, viável
e claro.
6. METODOLOGIA (estratégias para atingir os objetivos. Podem-se detalhar as ações
em etapas: emprego de técnicas, como pesquisa, entrevista, vivências em grupos, jogos etc.
Emprego de instrumentos como questionários, relatórios, material expositivo, cartazes, álbum
seriado, fita de vídeo, etc).
Para auxiliar na elaboração dos tópicos metas e metodologia, indicamos que sejam
elaboradas no modelo de quadro abaixo. Cada objetivo específico é uma meta a ser alcançada.
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Metas: Descrição: Metodologia
1 Objetivo específico 1 Como será alcançado esse objetivo/meta. Detalhar as
ações, que serão transformadas em etapas.
2 Objetivo específico 2
3 Objetivo específico 3
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (consiste em colocar o tempo previsto para execução
das atividades que serão desenvolvidas). Cada etapa definida na metodologia deverá estar
presente no cronograma de execução.
Importante lembrar que conforme edital, o prazo de execução é de 12 meses.
Etapas Mês
01
Mês
02
Mês
03
Mês
04
Mês
05
Mês
06
Mês
07
Mês
08
Mês
09
Mês
10
Mês
11
Mês
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8. RECURSOS HUMANOS: Pessoas a serem envolvidas na execução do projeto. Nesse
tópico deverão constar profissionais que trabalham na instituição criada por você e
profissionais que serão contratados.
9. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS (listar colaboradores se houver).
10. AVALIAÇÃO: Como será organizada a avaliação. Haverá reuniões com a
comunidade? Serão fornecidos instrumentos de avaliação durante as atividades? A equipe
participará da avaliação? Como? Utilize de referencial teórico para propor a avaliação, que
deverá ocorrer ao longo do projeto e ao final do projeto.
11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA: Caso utilize referencial teórico, esse deverá ser
listado.
2.6 ATIVIDADE: Relatório de estágio
Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e descrever as atividades conforme Plano de Trabalho.
Modelo de Organização do Relatório
Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
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• folha de rosto;
• sumário.
Elementos textuais
Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento
das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo
disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• Apêndices.
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3. ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL III – Plano de Trabalho: Avaliação de um projeto de
intervenção e a atuação do assistente social.
A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de
6º/7º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19.
No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante,
conforme carga horária total do respectivo estágio:
Plano de Trabalho Atual Carga Horária
Atividade: Leitura obrigatória e produção de texto. 30hrs
Atividade: Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do
território onde está localizada, equipe técnica, com destaque para a atuação
do assistente social dentro do serviço.
40 hrs
Atividade: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador,
responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço
escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público.
30 hrs
Atividade: Relatar sistematicamente e avaliar à luz do referencial teórico
alguma das ações realizadas na instituição especificamente pelo assistente
social.
20 hrs
Atividade: Produzir Relatório do Estágio. 30 hrs
O estágio III contempla cumulativamente o conteúdo dos estágios I e II, bem como a
sistematização das experiências, por meio da elaboração do relatório final de estágio.
Ao final deste processo de estágio, algumas habilidades e competências deverão ser
percebidas, dentre elas destacamos:
• Conhecer a realidade organizacional e aprender a identificar demandas dos
usuários, bem como os processos de trabalhos ligados a essas demandas;
• Identificar as políticas específicas da atuação em Serviço Social e a rede
socioassistencial de atendimento ao beneficiário;
• Reconhecer e adotar posturas baseadas no projeto ético-político profissional do
Serviço Social;
• Estar capacitado para analisar as questões vivenciadas no cotidiano profissional;
• Demonstrar conhecimento dos instrumentais teórico-metodológicos do Serviço
Social e sua aplicação prática;
• Adquirir atitudes investigativas e proativas para gerar um agir profissional mais
eficiente e eficaz.
Nesta etapa, você deverá entender como se dá a prática profissional, os limites e
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possibilidades do agir profissional e criar as habilidades e competências profissionais
necessárias para sua formação.
Considerando esse cenário atual de prevenção à COVID-19 em que você está impedido
de frequentar o campo de estágio e não é possível que você aplique o projeto que desenvolveu
e propôs na etapa de estágio II orientamos que, a partir de sua experiência acumulada nas
duas primeiras etapas do estágio, observações e trabalhos realizados anteriormente no
campo de estágio, bem como todos o conhecimento adquiridos ao longo do curso de Serviço
Social:
Reflita sobre as atividades realizadas pelo Serviço Social no local onde você
realizou as duas primeiras etapas do estágio;
Relate sistematicamente alguma das ações realizadas na instituição
especificamente pelo assistente social.
Avalie uma das atividades que acompanhou nas etapas anteriores de estágio e
indique os principais desafios profissionais para o assistente social.
Ou seja, você irá refletir, relatar e avaliar uma das atividades que você teve a
possibilidade de acompanhar anteriormente junto com seu supervisor de campo no que se
refere a prática profissional.
3.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de
6º/7º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19.
3.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória
Nos links abaixo estão disponíveis os materiais entre textos e vídeos indicados para
leitura e reflexão.
Vídeo 1: O que é monitoramento. (clique aqui)
Vídeo 2: Sugerimos o vídeo que trata do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – o
qual aborda as dimensões do desenvolvimento humano com dignidade e qualidade. (clique
aqui)
Texto 1: Avaliação de políticas, programas e projetos sociais.
Sobre a análise e avaliação de Políticas Sociais, indicamos a leitura complementar do
artigo da Professora Ivanete Boschetti (clique aqui)
Texto 2: Indicadores Sociais na Formulação e Avaliação de Políticas Públicas, Indicamos
a leitura do texto, no qual aborda a utilização dos indicadores e os meios de acessar dados
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estatísticos. (clique aqui)
Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, analisando as
principais ideias apontadas pelos autores e os principais aspectos a serem destacados no
segmento no qual você realizou o estágio anteriormente, a partir de suas observações e
percepções em campo.
3.3 ATIVIDADE: Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território
onde está localizada, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço.
Para a organização dessa etapa da atividade proposta você poderá se utilizar dos
materiais organizados anteriormente nas etapas I e II do estágio. Caso não tenha estado em
campo de estágio nas etapas anteriores deverá considerar a instituição escolhida e seus
serviços prestados a partir dos documentos relacionados a ela que foram estudados por você.
Onde está localizada essa instituição?
Qual sua relevância para a comunidade local?
Que serviços são prestados?
Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social?
Lembrando sempre que as perguntas mencionadas são apenas para auxiliá-los (as) no
processo de reflexão, não é necessário inserir perguntas e respostas em seu relatório de
estágio.
3.4 ATIVIDADE: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável
por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas do
processo de acolhida e atendimento junto ao público.
Sabemos que são muitos os desafios profissionais do Assistente Social em seu
cotidiano. Em certos momentos as atribuições e competência privativas são sufocadas pelas
demandas emergenciais que obstaculizam o agir profissional.
Para auxiliar a reflexão sobre o agir profissional do Assistente Social no campo de
estágio, indicamos a leitura das Cartilhas do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
denominadas de “Parâmetros de Atuação”, com ênfase na área em que seu estágio está
situado.
1. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social
(clique aqui)
2. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. (clique aqui)
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3. Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. (clique aqui)
4. Atuação de assistentes sociais na Política Urbana subsídios para reflexão (clique aqui)
5. Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico subsídios para reflexão. (clique aqui)
As cartilhas têm por objetivo possibilitar a reflexão, à luz dos normativas legais da
profissão para a atuação do assistente social.
Após a leitura da cartilha que diz respeito à política em que a instituição que você
realizou estágio está situada, você deverá acessar e assistir o vídeo da Prof. Yolanda Guerra,
em palestra proferida em 2016.
Vídeo 3: Atribuições, competências e respostas profissionais frente ao contexto das
crises do capital – desafios e demandas para o Assistência Social. (clique aqui)
Diante desse arsenal teórico, somado a sua experiência no campo de estágio (I e II),
responda aos questionamentos norteadores abaixo, contrapondo o conhecimento teórico
com a prática cotidiana do assistente social no campo de estágio.
O assistente social atua em que âmbito?
Qual a principal política pública correlacionada ao serviço?
Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social na instituição?
Você teve a oportunidade de participar de atendimentos ao público junto com o assistente
social? Quais foram suas percepções?
Como você avaliaria o serviço prestado?
Quais os maiores desafios da prática profissional que você identificou?
Relacione os desafios identificados com a conjuntura histórica e política, segundo palestra
da Prof. Yolanda Guerra.
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3.5 ATIVIDADE: Elaboração do Relatório Final de Estágio
O relatório final de estágio deverá ser construído levando em consideração dois
enfoques:
1. Avaliação das ações realizadas (projetos, programas, atendimentos).
Para quem realizou o estágio II dentro de uma instituição e elaborou o Projeto de Ação
para aplicação no estágio III, deverá utilizá-lo como subsídio para essa atividade, bem como
todos os materiais de anotações e observações por você realizada no campo de estágio. Se
você não o tem, deverá preparar o relatório tendo como base suas observações.
Avalie as atividades sob o enfoque dos eixos de avaliação: eficiência, eficácia e
efetividade.
2. Reflexão sobre o agir profissional:
Elabore um texto, fundamentado bibliograficamente, pautado na Lei de
Regulamentação da Profissão, no Código de Ética Profissional e também no arquivo de
parâmetro para a atuação do assistente social de acordo com a política pública a que o campo
de estágio é vinculado.
O relatório não deverá ser estruturado como perguntas e respostas. As perguntas
presentes no tópico anterior são norteadoras para a elaboração do trabalho.
Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas nesse Plano de Trabalho.
Modelo de Organização do Relatório
Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.
Elementos textuais
Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento
das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo
disponibilizado no AVA:
21
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.
22
ANEXO - Links
Endereços dos Links de textos e vídeos
1.2
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=UPgKALe9e9U
Texto 1
http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf
Texto 2
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm
Instituições
https://epesmel.org.br/
https://www.caritas.org.br/
http://www.apae.org.br/
https://www.pequenocotolengo.org.br/
https://aacd.org.br/
https://www.aldeiasinfantis.org.br/
http://pequenoprincipe.org.br/hospital/
2.2
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=2Ns1Bnmhrn4
Texto 1
http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/11943
Texto 2
Disponível na Biblioteca Virtual
Texto 3
Associação de captadores de recurso
https://captadores.org.br/category/c40-editais-abertos/
3.2
Vídeo 1
https://www.youtube.com/watch?v=Gr_FJNpuUPs
Vídeo 2
https://www.youtube.com/watch?v=STemQeb5pas
Texto 1
http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf
Texto 2
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2012.pdf
3.5
23
Textos:
1. http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf
2. http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf
3. http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf
4. http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-SubsidiosPoliticaUrbana-Site.pdf
5. http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESSsubsidios_sociojuridico2014.pdf
Vídeo 3
https://www.youtube.com/watch?v=Toai_NpzGXA
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