Pular para o conteúdo principal

RESPOSTAS



1.














Um hábito fundamental a ser desenvolvido pelo estudante de graduação é o hábito da leitura. Através da leitura, o aluno aprofunda os conhecimentos adquiridos em sala de aula e familiariza-se com o vocabulário técnico das obras especializadas. Ler com assiduidade eleva ainda a capacidade de redigir com presteza e objetividade. Vale dizer que o maior desafio para o aluno ao se deparar com a necessidade de elaborar um trabalho científico não está no domínio de normas técnicas como as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas no domínio da redação. Uma maioria simplesmente não sabe escrever, fato que denuncia a ausência do hábito de leitura. Ademais, no Brasil, muita gente ingressa no ensino superior sem o pleno domínio da língua portuguesa. A partir dessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
 a)A leitura de artigos científicos nacionais ou em nossa língua materna, o português, contribui pouco para o estímulo à pesquisa.
 b)Livros com no mínimo 600 páginas e tamanho de fonte 8 são considerados bons instrumentos para estímulo à escrita e à criatividade.
Ícone representando resposta correta c)A leitura de livros e artigos científicos técnicos são de fundamental importância para desenvolver a criatividade de projetos de iniciação científica.
 d)Livros de ficção científica não são recomendados para o estímulo à criatividade, principalmente no mundo acadêmico.

2.Todos os conhecimentos são importantes para entendermos a ciência e a sua influência em nossa formação. Existem alguns tipos de conhecimentos e cada qual com características particulares. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O senso comum trata de questões superficiais.
(    ) O conhecimento teológico é baseado em dogmas inquestionáveis.
(    ) O conhecimento científico não necessita de um método ou de uma sistematização.
(    ) A ciência faz parte da nossa vida e nós usamos os seus benefícios no mundo atual.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)F - F - V - F.
Ícone representando resposta correta b)V - V - F - V.
 c)V - F - V - F.
 d)F - V - V - V.

3.No filme "Sociedade dos Poetas Mortos", sugerido como dica para aprofundar os estudos sobre o conhecimento e a pesquisa, o professor acredita no lema ?carpe diem?, que significa ?aproveite seu dia?. Dentro dessa perspectiva, o professor incentiva os acadêmicos a pensarem "fora da caixa", e libertarem-se de padrões preestabelecidos, o que os faria avançar no conhecimento. Com base na história do filme, analise as afirmativas a seguir:

I- Com métodos inovadores, desperta a sede por conhecimento dos acadêmicos em uma tradicional escola preparatória.
II- No filme, fica claro que, para avançarmos em nosso nível de conhecimento, é preciso quebrar paradigmas.
III- Olhar os problemas sob uma ótica otimista e, por outro ângulo, é fundamental para gerar conhecimento.
IV- Toda mudança e/ou quebra de paradigma é fácil de ser aceita e, por isso, alunos e professores não tiveram resistência na escola.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta b)As afirmativas I, II e III estão corretas.
 c)As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 d)As afirmativas I, III e IV estão corretas.

4.Os gregos muito contribuíram para a civilização atual em termos das artes, filosofia e educação. Alguns conceitos filosóficos ainda hoje são empregados. Para os gregos, ?Paideia? era sinônimo de:
 a)Conhecimento para uma vida realizada em sua plenitude, portanto sem limites do que queremos fazer.
Ícone representando resposta correta b)?Mens sana in corpore sano?. Um ser humano completo e sadio tanto de corpo como de mente.
 c)Que todos os homens deveriam adotar a filosofia como estilo de vida e aprendizagem.
 d)Que as pessoas deveriam ser servos de Deus e fiéis aos preceitos e mandamentos do Cristianismo.

5.Ciência significa tomar conhecimento, estar informado de algo. O conhecimento científico tem características específicas. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I- O conhecimento científico tem a característica de ser inspiracional, com inspiração divina.
II- O conhecimento científico é a arte de pensar, refletir, repensar o que já foi pensado.
III- O conhecimento científico é uma forma de ciência ativa, investigativa e crítica.
IV- O conhecimento científico é gerado pela lógica e criatividade.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)As afirmativas III e IV estão corretas.
 b)As afirmativas II e III estão corretas.
 c)As afirmativas I e II estão corretas.
 d)Somente a afirmativa IV está correta.

6.No curso de sua história, o homem sempre buscou a felicidade plena, em harmonia com a natureza. Desde os primórdios, no convívio consigo mesmo e com o outro, ele adaptou-se ao mundo através da utilização dos recursos naturais. O avanço do conhecimento e da ciência proporcionaram isso. Apesar de inúmeros progressos, a utilização dos recursos da natureza não foi harmoniosa, e aos poucos vemos as consequências desse processo insustentável. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- O senso comum não pode ser utilizado para gerenciar o ambiente natural.
II- O senso comum pode e deve ser utilizado para prever catástrofes ambientais.
III- A ciência garantiu ao homem avançar no uso dos recursos, culminando a níveis elevados de produção.
IV- Pesquisa e ciência são fundamentais para o entendimento da natureza, buscando melhorar a inserção do homem no meio ambiente.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)As afirmativas I e II estão corretas.
 b)As afirmativas I e III estão corretas.
 c)As afirmativas I e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta d)As afirmativas III e IV estão corretas.

7.Vivemos em um ambiente que condiciona e determina todas as suas manifestações. E este caráter de dependência se verifica inicialmente com relação à natureza, de onde busca suprir as suas necessidades. Além disso, é neste ambiente natural que busca a constante compreensão do mundo em que vive, elevando seu status à condição de ser criativo e incansável. Assim sendo, o filósofo Edmund Husserl definiu a condição ?vertical? do homem sobre o mundo. Este conceito filosófico pode ser determinado quando:
 a)O mundo será sempre uma versão imparcial e ilimitada sobre a realidade, sendo possível obter o conhecimento de maneira completa.
 b)O papel da ciência e da pesquisa está relacionado à busca de respostas iniciais.
 c)A busca pelo conhecimento faz com que a consciência do homem o projete como ser horizontal.
Ícone representando resposta correta d)O homem eleva-se sobre o mundo natural pela sua consciência e pelo espírito criativo, sendo a ciência fruto desta verticalidade.

8.Certamente, em algum momento de sua trajetória acadêmica, você teve um texto ou um trabalho devolvido com algum parágrafo sublinhado e com indicações como: "Qual a fonte?", "Quem disse isso?", "Qual a referência?", o que pode ter passado a frustrante impressão de que não se pode dizer nada, no ambiente acadêmico, que já não tenha sido dito por alguém. Por isso, é importante apresentarmos "vozes" que apoiem as ideias que estamos defendendo, que confirmem a veracidade, credibilidade do que estamos afirmando. Considerando o texto apresentado, relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:

I- O texto do acadêmico deve dirigir-se para a perspectiva de que as citações validam os pontos de vista abordados e desenvolvidos no processo de pesquisa.
II- Uma vez que, vindas de fontes científicas e confiáveis (por isso a necessidade de fazer uso de livros e textos especializados, os quais já passaram por um crivo avaliativo) agregam peso científico às conclusões chegadas.
III- É importante que o acadêmico mencione, também, as citações que apoiam o texto desenvolvido, e não o contrário.
IV- As citações são como "testemunhas" que nos ajudam na defesa de nossas teses. As obras não podem ser utilizadas em excesso ao longo do texto.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a)As sentenças III e IV estão corretas.
 b)Somente a sentença I está correta.
 c)As sentenças II e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta d)As sentenças I, II e III estão corretas.

9.O grave problema do plágio no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em faculdades de todo o país, retrata exatamente a dificuldade do aluno com a redação. Copiar um texto sem referenciar a autoria original, fazendo-se passar pelo autor, é um ato antiético, antipedagógico e, sobretudo, é um ato ilícito previsto em lei. Na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias, o estudante pode e deve fundamentar seus dizeres com citações de autores nacionais e estrangeiros, porém sempre fazendo as devidas referências. Considerado o texto apresentado relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:

I- Um trabalho acadêmico, diferente de um TCC, não precisa levar em conta as citações dos autores no que concerne a um assunto específico.
II- Trabalhos acadêmicos, não importa a tipologia, devem ser amparados por citações e obras de autores diversos.
III- O hábito da leitura estimula a criatividade e também é requisito fundamental de um estudante universitário.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
 a)Somente a sentença III está correta.
 b)Somente a sentença I está correta.
 c)Somente a sentença II está correta.
Ícone representando resposta correta d)As sentenças II e III estão corretas.

10.Atualmente, no papel da universidade não se destacam apenas as atividades de ensino. Cada vez mais relevante é o seu papel na pesquisa e extensão. Na ciência, deve gerar conhecimento, e nas ações extensionistas aproxima-se da comunidade de entorno, contribuindo com sua responsabilidade social. Desta forma, analise as afirmativas a seguir:

I- Professores e universidades não devem apenas se preocupar com a transmissão de conhecimento.
II- O professor pesquisador não contribui de forma efetiva para a transmissão de conhecimento.
III- Atividades de extensão aproximam as faculdades da comunidade, levando o conhecimento de senso comum.
IV- As universidades levam conhecimento científico para as comunidades através de ações extensionistas.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)As afirmativas III e IV estão corretas.
 b)As afirmativas II e III estão corretas.
Ícone representando resposta correta c)As afirmativas I e IV estão corretas.
 d)As afirmativas I e II estão corretas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...