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TRABALHO PRONTO PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO


 CURSO: Ciências Contábeis PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRODUÇÃO TEXTUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo a este semestre! O presente trabalho tem como objetivo principal a aproximação e a apropriação de conhecimentos das rotinas atribuídas ao contador, por meio de simulação das etapas e procedimentos aplicados ao processo de registro dos fatos contábeis e levantamento das demonstrações financeiras. PROPOSTA DE TRABALHO O que você deverá fazer? Deve ser efetuado a contabilização dos eventos contábeis em uma empresa fictícia, de acordo com os fatos apresentados, aplicando na prática o aprendizado do curso de Ciências Contábeis. Para tanto você deverá utilizar um sistema informatizado, podendo ser um sistema de Gestão Contábil (software contábil) ou planilhas eletrônicas (Excel, BrOffice), devendo apenas observar as formalidades intrínsecas e legais atribuídas a cada relatório e/ou demonstrativo. Conte sempre com seu tutor a distância e com o professor para lhe auxiliar e tirar suas dúvidas. E aí, vamos lá?! CONTEXTUALIZAÇÃO Caro aluno, neste material você encontrará todas as informações necessárias para o desenvolvimento do portfólio do Estágio Supervisionado, releia-o sempre que necessário. Neste trabalho você deverá desenvolver as operações de uma empresa, desde seu processo de abertura, que ocorrerá no dia 01/07/20XX até o fechamento de seu primeiro trimestre em 30/09/20XX, as operações estarão contidas nos tópicos abaixo. Cabe ressaltar que a atividade econômica desenvolvida pela empresa neste trabalho será de COMÉRCIO DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS e o regime tributário a ser considerado deverá ser pelo Lucro Real Trimestral. Dessa forma a apuração das contribuições PIS e COFINS (para fins didáticos) será pelo Regime Não Cumulativo com a apropriação de crédito das referidas contribuições sobre as compras de mercadorias, despesas de depreciação, fretes sobre vendas e energia elétrica. Você deverá desenvolver todas as etapas apresentadas no presente trabalho, desde a apresentação da forma de integralização do capital social e a atividade a ser desenvolvida, até as etapas de contabilização dos fatos contábeis provenientes dos dados apresentados. Será demonstrado a forma de aquisição dos itens de imobilizado e as suas respectivas depreciações subsequentes, depois serão contempladas as etapas de compra e venda de mercadorias, pagamento de duplicatas nas compras a prazo, recebimento de clientes das contas a receber, provisão de tributos federais e estaduais de forma não cumulativa e ao final, a apuração do resultado do trimestre com a apresentação do lucro e a provisão do imposto de renda e da contribuição social. I PARTE – Contabilização Nesta fase, você deverá realizar as operações contábeis da empresa conforme as etapas propostas abaixo. Primeira etapa – Registro contábil da constituição A natureza jurídica da empresa é Sociedade Empresária Limitada. O ramo de atividade é de Comércio Varejista de Artigos de Calçados e Acessórios e a forma de integralização do capital social é totalmente em dinheiro no valor de R$ 800.000,00 e integralizado pelos sócios já no início das atividades da empresa (02/07/20XX). O quadro societário da empresa será composto por dois sócios, Sócio A e Sócio B, cada um com 50% do capital social e ambos são administradores executando atividades na empresa com remuneração mensal a título de pró-labore. Segunda etapa – Registro contábil do Imobilizado Nesta segunda etapa você deverá demonstrar a forma de aquisição do imobilizado da empresa, que deverá ser realizada logo após a integralização do capital social, ou seja, no dia 02/07/20XX, efetuando os lançamentos contábeis referentes as compras destes ativos. Os pagamentos pelas aquisições dos ativos deverão ser realizados dentro do mês de aquisição, considerando que haverá crédito do ICMS (ver legislação pertinente), PIS e COFINS (ver legislação pertinente) sobre estas operações. Deverá efetuar a apuração das despesas mensais de depreciação dos itens adquiridos considerando o início da depreciação já no mês de aquisição. • Para fins de depreciação, considere a tabela a seguir: Veículos 20% a.a. Computadores e Periféricos 20% a.a. Móveis e Utensílios/Máquinas/Equipamentos 10% a.a. Edificações 4% a.a. • A empresa adquiriu os seguintes itens para móveis e utensílios, sendo estes registrados em conta única. Móveis e Utensílios QTDE VALOR UNITÁRIO R$ MESA 2 GAVETAS 4 600,00 ARMÁRIO 5 PORTAS 1 1.000,00 AR CONDICIONADO 2 2.500,00 BEBEDOURO 1 850,00 TELEFONE SEM FIO 4 250,00 CADEIRA GIRATÓRIA 4 450,00 CENTRAL TELEFÔNICA 1 1.000,00 VITRINE EXPOSITORA 6 1.150,00 BALCÃO 5 PORTAS E 3 GAVETAS 1 880,00 ESTOFADOS RECEPÇÃO 2 530,00 MESA DECORATIVA RECEPEÇÃO 1 650,00 BANCOS PARA PROVADORES 5 330,00 EXPOSITOR 10 510,00 PLACA LUMINOSA DE FACHADA 1 3.000,00 PAINEL DE LED 1 4.000,00 • Pela aquisição de computadores e periféricos para o seu escritório: Computadores e Periféricos QTDE VALOR UNITÁRIO R$ IMPRESSORA LEXMARK 2 1.200,00 MICROCOMPUTADOR DESKTOP 5 5.500,00 IMPRESSORA CUPOM FISCAL/NFC-e 1 1.500,00 IMPRESSORA HP LASERJET MULTIFUNCIONAL 1 1.650,00 • Pela aquisição de um veículo: Veículos QTDE VALOR UNITÁRIO R$ VEÍCULO 1 50.000,00 • Pela aquisição de um terreno: Terrenos QTDE VALOR UNITÁRIO R$ TERRENOS 1 100.000,00 • Pela aquisição de edificações: Edificações QTDE VALOR UNITÁRIO R$ EDIFICAÇÕES 1 350.000,00 Terceira Etapa – Compras e Vendas de Mercadorias Nesta etapa você deverá realizar os lançamentos contábeis das compras e vendas realizadas pela empresa durante o trimestre. Todas as compras de mercadorias devem ser lançadas com suas respectivas apropriações dos tributos a recuperar do PIS 1,65%, COFINS 7,6% e ICMS 18%. No registro contábil das operações de compras deverá ser realizado um lançamento por produto em cada mês em dia escolhido por você, as quais deverão ser pagas nas seguintes condições: 30% à vista, 35% para 30 dias e 35% para 60 dias. Os valores das compras para o trimestre estão apresentados na tabela abaixo: *** JULHO AGOSTO SETEMBRO PROJEÇÃO DE COMPRAS VLR UNIT QTDE TOTAL QTDE TOTAL QTDE TOTAL REF-0001 - SAPATO FEMININO SOCIAL 220,00 413 90.860,00 357 78.540,00 245 53.900,00 REF-0002 - SAPATO MASCULINO SOCIAL 170,00 352 59.840,00 291 49.470,00 213 36.210,00 REF-0003 - SAPATO FEMININO ESPORTIVO 160,00 288 46.080,00 238 38.080,00 189 30.240,00 REF-0004 - SAPATO MASCULINO ESPORTIVO 140,00 480 67.200,00 396 55.440,00 246 34.440,00 REF-0005 -SAPATO INFANTIL ESPORTIVO 125,00 160 20.000,00 132 16.500,00 117 14.625,00 TOTAL 1.693 283.980,00 1.414 238.030,00 1.010 169.415,00 No registro contábil das operações de vendas deverá ser realizado umlançamento por produto em cada mês em dia escolhido por você, as quais deverão ser recebidas nas seguintes condições: 50% à vista, 25% para 30 dias e 25% para 60 dias. Os valores das vendas realizadas no trimestre estão apresentados nas tabelas abaixo: VENDAS DE MERCADORIAS *** JUL AGO SET Projeção de Vendas VLR UNIT QTDE TOTAL QTDE TOTAL QTDE TOTAL REF-0001 - SAPATO FEMININO SOCIAL 440,00 250 110.000,00 325 143.000,00 390 171.600,00 REF-0002 - SAPATO MASCULINO SOCIAL 340,00 220 74.800,00 264 89.760,00 317 107.780,00 REF-0003 - SAPATO FEMININO ESPORTIVO 320,00 180 57.600,00 216 69.120,00 259 82.880,00 REF-0004 - SAPATO MASCULINO ESPORTIVO 280,00 300 84.000,00 360 100.800,00 432 120.960,00 REF-0005 -SAPATO INFANTIL ESPORTIVO 250,00 100 25.000,00 120 30.000,00 144 36.000,00 TOTAL 1.050 351.400,00 1.285 432.680,00 1.542 519.220,00 Obs.: Todas as vendas de mercadorias devem ser lançadas com suas respectivas apropriações dos tributos a recolher do PIS 1,65%, COFINS 7,6% e ICMS 18%. Os fretes sobre vendas devem ser calculados utilizando o percentual de 5% sobre o valor bruto das vendas. O valor do frete não está incluso no preço das mercadorias, portanto, você deve realizar os lançamentos dos valores dos fretes de forma separada e considerando como uma despesa com vendas. Sobre os fretes sobre vendas também haverá a apropriação dos impostos (ICMS, PIS e COFINS), valores que serão utilizados como crédito em suas respectivas apurações. Quarta Etapa – Planilha de Controle de Estoques Nesta etapa você deve apresentar as planilhas de controle de estoque (em quantidades), com a demonstração dos estoques iniciais em cada um dos três meses, quantidade de mercadorias adquiridas e vendidas para cada um dos itens do estoque e ao final apresentar a planilha com os saldos finais em quantidade. Na sequência apresentar as planilhas com os valores monetários (quantidades multiplicadas pelos valores unitários) de cada um dos itens separados por mês, também apresentando os estoques iniciais em cada um dos três meses, demonstrar os valores totalizados por mês e por item para as compras, demonstrar os valores totalizados por mês e por item para as vendas e ao final apresentar a planilha com os saldos finais em valores. Para a apuração do custo das mercadorias vendidas (CMV), utilizar o método do custo médio ponderado (CMP). A respeito do Custo das Mercadorias, o mesmo deve ser feito levando em consideração a APROPRIAÇÃO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS sobre as compras (ICMS, PIS e COFINS). Você deve fazer o cálculo do valor que será apropriado como crédito destes impostos e esses valores não devem constar na apuração do custo das mercadorias. Quinta Etapa – Apuração dos tributos (PIS, COFINS e ICMS) Durante esta etapa você deve elaborar as planilhas de controle dos impostos que incidem sobre as vendas, apropriando e elaborando os lançamentos referentes ao débito dos tributos PIS 1,65%, COFINS 7,6% e ICMS 18%. O mesmo procedimento será feito com a planilha de controle destes tributos que também incidem sobre as compras, ou seja, os valores que serão utilizados como crédito na apuração dos impostos. Ao final, apresentar a planilha de apuração para cada um dos tributos, considerando as particularidades de tributação atribuíveis a cada um deles. Ex.: Recuperação de créditos de PIS e COFINS sobre as depreciações, energia elétrica e fretes. Recuperação de créditos de ICMS sobre a aquisição de imobilizado e energia elétrica. Sexta Etapa – Despesas Realizar a contabilização das despesas operacionais conforme a tabela apresentada abaixo considerando os mesmos valores para os meses de julho, agosto e setembro. DESPESAS OPERACIONAIS Administrativo Vendas Descriçã o Total % Valor % Valor Energia Elétrica 2.000,00 100% 2.000,00 0% 0,00 Telefone 1.800,00 100% 1.800,00 0% 0,00 Água e Esgoto 1.000,00 100% 1.000,00 0% 0,00 Honorários Contábeis 3.000,00 100% 3.000,00 0% 0,00 Material de Consumo e de Escr. 6.000,00 100% 6.000,00 0% 0,00 Vigilância Monitorada 4.500,00 100% 4.500,00 0% 0,00 Limpeza e Conservação 1.800,00 100% 1.800,00 0% 0,00 Combustíveis 3.200,00 100% 3.200,00 0% 0,00 Propaganda 15.000,00 0% 0,00 100% 15.000,00 Correios e Telégrafos 700,00 100% 700,00 0% 0,00 TOTAL 39.000,00 24.000,00 15.000,00 A título de despesas financeiras deverá ser considerado como taxa de manutenção bancária o valor de R$ 70,00 a cada mês contabilizado. Você deve também realizar a apropriação dos impostos a recuperar sobre a Energia Elétrica relacionada nas despesas operacionais da empresa, para fins didáticos as alíquotas utilizadas serão: ICMS 25%, PIS 1,65% e Cofins 7,6%. Sétima Etapa – Contabilização da Folha de Pagamento Durante esta etapa, você deverá fazer os lançamentos de acordo com os dados apresentados na planilha disponibilizada abaixo, referente as folhas de pagamento dos meses de janeiro, fevereiro e março. Dessa forma, os lançamentos de provisão dos salários e encargos sociais serão os mesmos para cada um dos meses do trimestre. Não se esqueça de efetuar os lançamentos referente às provisões para férias e 13º salários, pois estes impactarão no resultado e consequentemente na apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro apurado no trimestre. Apresentamos na folha de pagamento, o desconto do vale transporte que se refere a participação do empregado neste benefício, o qual deverá ser lançado a crédito no resultado. O gasto referente a aquisição do vale transporte computado pelo valor mensal de R$ 316,80, deverá ser registrado como despesa operacional. Esse valor se refere ao VT utilizado pelos empregados para seu deslocamento para o trabalho nos 22 dias úteis em cada mês do trimestre. O lançamento desta despesa com vale transporte se faz necessário, pois o desconto em folha se refere apenas ao percentual de participação do empregado, sendo de responsabilidade da empresa, adquirir o vale transporte e fornecê-lo de forma antecipada aos seus funcionários. FOLHA DE PAGAMENTO REFERENTE AO EXERCICIO PRÓ-LABORE DE JULHO A SETEMBRO PROVENTOS NOME Cargo Salário Fixo Comissões DSR s/Com Rem. Total Sócio A Sócio 5.000,00 0,00 5.000,00 Sócio B Sócio 5.000,00 0,00 5.000,00 TOTAIS 10.000,00 0,00 0,00 10.000,00 FOLHA DE PAGAMENTO DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO JULHO A SETEMBRO PROVENTOS NOME Cargo Salário Fixo Comissões DSR s/Com Rem. Total Empregado ADM_01 Gerente Geral 3.500,00 0,00 3.500,00 Empregado ADM_02 Auxiliar Administrativo 2.000,00 0,00 2.000,00 Empregado ADM_03 Serviços Gerais 1.000,00 0,00 1.000,00 TOTAL 6.500,00 0,00 0,00 6.500,00 FOLHA DE PAGAMENTO DO DEPARTAMENTO DE VENDAS JULHO A SETEMBRO PROVENTOS NOME Cargo Salário Fixo Comissões DSR s/Com Rem. Total Empregado VEN_04 Vendedor A 1.200,00 434,43 79,52 1.713,95 Empregado VEN_05 Vendedor B 1.200,00 434,43 79,52 1.713,95 TOTAL 2.400,00 868,87 159,04 3.427,91 TOTAL FOLHA DE PAGAMENTO 8.900,00 868,87 159,04 9.927,91 DESCONTOS INSS % INSS R$ DEP IR V.TRANSP TOTAL DESC SAL FAM LÍQ. A PAGAR 14,00% 700,00 1 261,00 961,00 4.039,00 14,00% 700,00 0 313,14 1.013,14 3.986,86 1.400,00 574,14 0,00 1.974,14 8.025,86 DESCONTOS INSS % INSS R$ DEP IR VL.TRANSP TOTAL DESC SAL FAM LÍQ. A PAGAR 14,00% 490,00 4 26,07 516,07 2.983,93 9,00% 180,00 0,00 120,00 300,00 1.700,00 7,50% 75,00 0,00 60,00 135,00 865,00 745,00 26,07 180,00 951,07 0,00 5.548,93 DESCONTOS INSS % INSS R$ DEP IR VL.TRANSP TOTAL DESC SAL FAM LÍQ. A PAGAR 9,00% 154,26 0,00 0,00 154,26 1.559,70 9,00% 154,26 0,00 0,00 154,26 1.559,70 308,51 0,00 0,00 308,51 0,00 3.119,39 1.053,51 26,07 180,00 1.259,58 0,00 8.668,32 ENCARGOS 20% FGTS INSS 1.000,00 1.000,00 2.000,00 ENCARGOS PROVISÕES 8,00% 28,80% 1/12+1/3 1/12. 36,80% FGTS INSS FÉRIAS 13º SAL ENCARGOS 280,00 1.008,00 387,92 291,67 250,09 160,00 576,00 221,67 166,67 142,91 80,00 288,00 110,83 83,33 71,45 520,00 1.872,00 720,42 541,67 464,45 ENCARGOS PROVISÕES 8,00% 28,80% 1/12+1/3 1/12. 36,80% FGTS INSS FÉRIAS 13º SAL ENCARGOS 137,12 493,62 189,96 142,83 122,47 137,12 493,62 189,96 142,83 122,47 274,23 987,24 379,93 285,66 244,94 794,23 2.859,24 1.100,34 827,33 709,38 Oitava Etapa – Contabilização e Apropriação do Seguro Nesta etapa, você deverá elaborar os lançamentos que se referem a contratação do seguro conforme a apólice disponível abaixo, realizando em seguida os lançamentos de apropriação das despesas com o seguro de acordo com o regime de competência. DADOS DO SEGURADO SEGURADO COMÉRCIO VAREJISTA LTDA. (Ajustar conforme contrato social) CNPJ 11111.111/0001-11 ENDEREÇO Avenida Olímpica, 1200 - Centro - Londrina - PR - CEP 86076-140 DADOS DA APÓLICE VIGÊNCIA: DAS 00 h DE 02/07/2020 ÀS 24 h DE 01/07/2021 NA-400 PLANILHA DE PAGAMENTO DO SEGURO VENCIMENTO VALOR DA PARCELA 02/07/2020 1.250,00 31/07/2020 1.250,00 31/08/2020 1.250,00 30/09/2020 1.250,00 TOTAL PAGO 5.000,00 PLANILHA DE APROPRIAÇÃO DO SEGURO MÊS/ANO PARCELA APROPRIADA DIAS SALDO A APROPRIAR 31/07/2020 416,67 30 4.583,33 31/08/2020 416,67 30 4.166,67 30/09/2020 416,67 30 3.750,00 31/10/2020 416,67 30 3.333,33 30/11/2020 416,67 30 2.916,67 31/12/2020 416,67 30 2.500,00 31/01/2021 416,67 30 2.083,33 28/02/2021 416,67 30 1.666,67 31/03/2021 416,67 30 1.250,00 30/04/2021 416,67 30 833,33 31/05/2021 416,67 30 416,67 30/06/2021 416,67 30 - TOTAL 5.000,00 360 Nota Etapa – Apuração de Resultado Durante esta etapa, você deve apresentar todos os lançamentos que se referem ao encerramento das contas de resultado do trimestre. Após a apuração do resultado, deverá ser realizado o cálculo e a provisão dos tributos sobre o lucro, IRPJ e CSLL, apresentando a memória de cálculo e efetuando os lançamentos contábeis desta etapa. Décima Etapa - Relatórios e Demonstrativos Contábeis Após efetuados todos os lançamentos contábeis do trimestre que foram estabelecidos nas etapas anteriores, você deverá elaborar os demonstrativos contábeis do trimestre. Os demonstrativos devem conter o Livro Diário com os termos de abertura e encerramento, Balanço Patrimonial, DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício, DMPL – Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa (Método direto), Notas Explicativas, Plano de Contas e a Carta de Responsabilidade da Administração. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO 1. O trabalho deverá seguir as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; 2. O trabalho será realizado individualmente. 3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 08 até no máximo 15 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 4. A postagem do arquivo final relacionado ao trabalho no AVA deve ser em um único arquivo. a. O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, o mesmo irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente. b. Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade 5. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico; Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e o seu tutor a distância. ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 10 páginas “sem considerar o apêndice”; A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Introdução • Na introdução deve ser exposta a problemática sobre o tema. • Deverá ser relatado o assunto que será abordado, os objetivos, as justificativas para o desenvolvimento do trabalho. • É aconselhável que a introdução seja elaborada somente após a conclusão do texto. Desta forma, você conseguirá descrever exatamente o que foi feito em todo trabalho. Desenvolvimento • O desenvolvimento é a parte principal do trabalho. • No desenvolvimento, você demonstra que dá conta do tema: aprofunda conceitos, defende ideias e também apresenta ideias de outros autores. Será o momento da revisão bibliográfica e da apresentação, se necessário, das citações, conforme normas da ABNT NBR 10520 – para citações em documentos. • Aqui deve ser contemplado os itens de pesquisa relacionados acima. Conclusão • Aqui então, será o momento da argumentação final, isto é, o seu parecer referente a todo conteúdo estudado para a elaboração e solução dos problemas apresentados no seu trabalho. Referências • Este é o local onde são mencionados todos os livros, artigos, e materiais utilizados para desenvolvimento do trabalho. • As referências utilizadas em todo o trabalho acadêmico, deverá atender a normatização da ABNT NBR 6023 – Informação e documentação- Referência, além de ser referenciada cientificamente, deve corresponder fidedignamente aos autores citados no corpo do trabalho. Apêndice • Todos os materiais e relatórios que complementem o desenvolvimento do seu trabalho. CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita a ser atribuída pelo tutor a distância. • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembrem-se de que seu/sua Tutor/a a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Bom trabalho a todos! Equipe de professores.

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