Pular para o conteúdo principal

PAPER PRONTO UNICEALVES PFD WORD

Seminário Interdisciplinar:

Introdução à Pesquisa

(MOB100)

Paper

Tutor: Eng. Agr. Marcelo Rosa

O que é um Paper?

O paper, posi+on paper ou posicionamento pessoal é um pequeno ar+go cien5fico a respeito de um

tema pré-determinado. Sua elaboração consiste na discussão e divulgação de idéias, fatos, situações,

métodos, técnicas, processos ou resultados de pesquisas cien5ficas (bibliográfica, documental,

experimental ou de campo), relacionadas a assuntos per+nentes a uma área de estudo.

Na elaboração de um paper, o autor irá desenvolver análises e argumentações, com obje+vidade e

clareza, podendo considerar, também, opiniões de especialistas. Por sua reduzida dimensão e conteúdo,

o paper difere de trabalhos cien5ficos, como monografias, dissertações ou teses.

O paper deve ser redigido com estrita observância das regras da norma culta, obje+vidade, precisão e

coerência. Devem ser evitadas as gírias, expressões coloquiais e que contenham juízos de valor ou

adje+vos desnecessários.

Também é preciso evitar explicações repe++vas ou supérfluas, ao mesmo tempo em que se deve cuidar

para que o texto não seja compacto em demasia, o que pode prejudicar a sua compreensão. A definição

do 5tulo do ar+go deve corresponder, de forma adequada, ao conteúdo desenvolvido.

Ler mais: hTps://sosmonografias.webnode.com.br/news/paper-o-que-e-e-como-fazer/

O que compõem um Paper?

RESUMO

A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste em um resumo do mesmo. O resumo deve conter os

principais dados e as conclusões do trabalho.

Palavras-chave: Ar+go cien5fico. Norma+zação. NBR-6023.

1. INTRODUÇÃO

A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e suscinta e deve

descrever os obje+vos do trabalho. Pode indicar os mo+vos que levaram o autor a escrever o trabalho e

pode descrever algumas das informações já existentes sobre o mesmo assunto.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema

abordado, iden+ficando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo

com Perovano (2016), a revisão permite a iden+ficação de questões e temas, bem como a verificação de

assuntos ainda não pesquisados.

O que compõem um Paper?

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o +po e a quan+dade das

observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistema+zada. Quando se estuda

um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são

relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise

esta5s+ca.

5. CONCLUSÃO

A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às

conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. Quando os resultados não forem

inteiramente conclusivos, isto deve ser apontado.

REFERÊNCIAS

Ao elaborar as Referências do seu trabalho, lembre-se de que as obras devem ser apresentadas em

ordem alfabé+ca!.

Citações em um trabalho cien8fico

§ Citações diretas curtas

§ Citações diretas longas

§ Citações indiretas

Citações

As citações têm muitos obje7vos, dentre os quais destacam-se:

• sustentar as ideias do autor do texto;

• desenvolvimento do raciocínio;

• corroboração das ideias ou da tese que o autor defende;

• permi7r a iden7ficação do legí7mo “dono” das ideias apresentadas;

• possibilitar o acesso ao texto original. 

CITAÇÕES DIRETAS

Nas citações diretas ocorre cópia literal do texto original, ou seja, você

transcreve o fragmento tal e qual ele se encontra na obra que você está

consultando.

Para tanto, você deve prestar atenção nos seguintes aspectos enquanto está

digitando o fragmento no seu trabalho: ortografia, maiúsculas e minúsculas,

pontuação, grifos e completude (veja se você não esqueceu de digitar

nenhuma palavra ou frase).

Diretas Curtas: não ultrapassa 3 linhas;

Diretas Longas: maior que 3 linhas;

CITAÇÕES DIRETAS CURTAS 

CITAÇÕES DIRETAS LONGAS 

CITAÇÃO INDIRETA:

A citação indireta ocorre se, ao consultar os originais para fazer seu paper,

você optar por não fazer cópia ao pé da letra e sim produzir um texto com as

suas palavras, mas com o mesmo sen7do do texto do autor.

Vamos verificar um exemplo de citação indireta :

Tafner (2004) trata do estudo de sete formas verbais alternantes para a

expressão da futuridade, a par7r de dados das sessões plenárias dos Estados

do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 


Referências Bibliográficas

Segundo a ABNT 6023 (2002, p.1) as referências “fixam a ordem dos

elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e

apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de

informação”.

Ou seja,

As referências são a origem de onde você re7rou as suas citações. Toda vez

que você fizer uma citação, seja ela direta ou indireta, curta ou longa, a origem

da citação deverá constar no final do seu trabalho ciendfico, nas REFERÊNCIAS. 

Referências Bibliográficas

E quais são os elementos necessários para compor uma referência?

São aqueles encontrados em uma ficha catalográfica:

Elementos essenciais:

Autor(es); Título da obra; SubFtulo da obra (se houver); Edição; Local;

Editora.

Além dos elementos essenciais, existem os elementos complementares:

Coleção; Série; Número de ISBN; Número de páginas; Edição exclusiva para

assinantes. 



Seminário Interdisciplinar:

Introdução à Pesquisa

(MOB100)

Escrevendo um Paper

ESCOLHENDO O TÍTULO

Vídeo 01

Escolhendo o +tulo

1. Tema de acordo com sua ap/dão ou curiosidade;

2. O Trabalho deve contribuir com algo na sociedade;

3. Curto para leitura rápida do leitor:

• Leitor rejeita Btulos longos;

4. Deve ser fiel ao conteúdo do trabalho:

• Não iludir ou confundir o leitor pelo Btulo;

5. Deve evidenciar o assunto, o problema ou a conclusão:

• Leitor já saber o que vai iden/ficar pelo Btulo;

Escolhendo o 8tulo

• Exemplo:

• Conceito do trabalho:

APRESENTAR AO LEITOR A DEFINIÇÃO E USO DE IMAGENS DE SATÉLITES

PARA COMPOR ATRAVÉS DO NDVI DE DIFERENTES ÉPOCAS DA ÁREA,

ZONAS DE MANEJOS PARA AMOSTRAGEM DE SOLO MAIS

DIRECIONADAS ÀS VARIAÇÕES DO TALHÃO;

• Título:

COMPOSIÇÃO DE ZONAS DE MANEJOS ATRAVÉS DE IMAGENS

MULTESPECTRAIS TEMPORAIS DO SATÉLITE CBERS-4

• Palavras chaves:

NDVI. ZONAS DE MANEJO. CBERS-4.

Seminário Interdisciplinar:

Introdução à Pesquisa (MOB100)

Escrevendo um Paper

1. INTRODUÇÃO

Vídeo 02

Tutor: Eng. Agr. Marcelo Rosa

Escrevendo a INTRODUÇÃO

Conteúdo da Introdução

A introdução é a parte do ar0go cien3fico em que o autor informa

o que foi pesquisado e o porquê da inves0gação.

É local para precisar aspectos par0culares da pesquisa, tais como a

jus0fica0va para a sua realização, a originalidade e a lógica que

guiou a inves0gação.

Algumas questões auxiliam na redação. De que trata o estudo? Por

que foi feito? O que vai nos mostrar? Por que deve ser publicado?

h"p://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_ar"ext&pid=S1679-49742012000400017

Escrevendo a INTRODUÇÃO

1. Chame a atenção para o assunto global da pesquisa:

- Agricultura: a importância no mundo e no Brasil;

- Faça a ligação com a cultura ou com a praga/molécula estudada;

2. Chame a atenção para o foco do seu trabalho:

- Praga/Produto/Manejo: a importância disso dentro da

Agricultura/Cultura;

3. Sempre trazendo dados e referências sobre cada citação colocada no

texto, dados concretos que mostram a importância do seu assunto global e

foco da pesquisa;

Escrevendo a INTRODUÇÃO

4. Expressar o problema e sua hipótese:

- Expressar através de publicações:

- “Segundo FULANO (2020), a cada safra os produtos

u<lizados no controle do percevejo marrom, vem

perdendo sua eficiência...”

- “...pesquisas recentes (Fulano et al, 2020) demonstram

que o uso de desalojante junto ao inse<cida tem

melhorado significa<vamente a eficiência do produto...”

Escrevendo a INTRODUÇÃO

5. Expressar o obje0vo da pesquisa:

- Sua pesquisa é bibliográfica: logo estamos buscando o

conhecimento e a compreensão do assunto;

- Para isso devemos u0lizar verbos no infini0vo de acordo

com o processo cogni0vo: CONHECIMENTO E

COMPREENSÃO;

Esta pesquisa tem como obje0vo apontar os inse0cidas químicos

registrados para a cultura da soja, u0lizados no controle do

percevejo marrom, bem como sua eficiência neste controle.

Esta revisão bibliográfica tem como obje0vo iden0ficar as

metodologias u0lizadas como ferramentas de avaliação da

qualidade fisiológica da sementes de soja na propriedade rural.

Apresentando o

problema!

Chamando a atenção ao

assunto global!

Trazendo o assunto foco!

Apresentando a hipótese!

Metodologia pode ser

adicionada na

introdução!

Hipotese!

ObjeFvo!

Seminário Interdisciplinar:

Introdução à Pesquisa (MOB100)

Escrevendo um Paper

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Vídeo 03

Tutor: Eng. Agr. Marcelo Rosa

Escrevendo o REFERENCIAL TEÓRICO

O que é do Referencial Teórico?

A fundamentação teórica consiste na revisão de textos, ar6gos, livros, periódicos, enfim, todo

o material per6nente à revisão da literatura que será u6lizada quando da redação do trabalho.

É o momento de ler, selecionar, interpretar e discu6r o material da pesquisa.

A fundamentação teórica consiste em embasar por meio das ideias de outros autores aspectos

teóricos de sua pesquisa.

De acordo com Mello (2006, p. 86), “a fundamentação teórica apresentada deve servir de base

para a análise e interpretação dos dados coletados na fase de elaboração do relatório final.

Dessa forma, os dados apresentados devem ser interpretados à luz das teorias existentes”.

Escrevendo o REFERENCIAL TEÓRICO

Conteúdo do Referencial Teórico

Conteúdo deste tópico deve ser formado pelo seu conhecimento adquirido em

sua pesquisa bibliográfica, e para cada conteúdo que você escrever, deverá

estar embasado e fundamentado em algum texto de algum autor;

Esse fundamento dever ter uma citação do autor e referenciado em

referências bibliográficas;

Aqui não devemos inventar coisas, somente o que aprendemos na pesquisa

sobre o assunto, comentando a citação.

Escrevendo o REFERENCIAL TEÓRICO

Conteúdo do Referencial Teórico

A maior parte do texto escrito deve ser de sua autoria, com cerca de 20 a 30%

de citações e 70 a 80% de sua autoria: 2 a 3 linhas de citação para 7 a 8 linhas

de sua autoria;

O ideal é u7lizar uma citação para cada ideia que for desenvolver;

Para ficar um texto de leitura fácil, obje7va e agradável, use:

- Frases com até 20 palavras;

- Parágrafos com até 4 linhas;

- Tópicos com no máximo 300 palavras.

Escrevendo o REFERENCIAL TEÓRICO

Dicas

1. Divida seu referencial teórico em tópicos (2.1, 2.2, 2.3...);

2. Pesquise citações em seus materiais sobre esses tópicos;

3. Escreva as citações entre esses tópicos;

4. Preencha os espaços vazios sobre essas citações.

Escrevendo o REFERENCIAL TEÓRICO

Exemplo

Seminário Interdisciplinar:

Introdução à Pesquisa (MOB100)

Escrevendo um Paper

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Tutor: Eng. Agr. Marcelo Rosa

Escrevendo o MATERIAIS E MÉTODOS

Nesta parte do trabalho, que segue a introdução ou referencial teórico, os autores descrevem

o 6po e a quan6dade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua

coleta, registro e avaliação.

Exemplos:

Este estudo de cunho inves.ga.vo foi construído através do levantamento de informações

encontrados na literatura já existente. Foram realizadas pesquisas bibliográficas por meio

dos livros disponíveis no acervo da Biblioteca .... da Universidade X e também foram

consultados ar.gos originais e relevantes na internet sobre o tema ...

Para a coleta das informações necessárias optou-se por pesquisa bibliográfica que abrange

publicações avulsas, jornais, livros, bole.ns, revistas, sites, monografias e teses tendo como

finalidade entrar em contato com todas as informações sobre o assunto, chegando a

conclusões inovadoras.

Seminário Interdisciplinar:

Introdução à Pesquisa (MOB100)

Escrevendo um Paper

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Vídeo 04

Tutor: Eng. Agr. Marcelo Rosa

Escrevendo o RESULTADOS E DISCUSSÃO

O que é?





É aqui que você escreve o que descobriu em suas

pesquisas, e estabelece relações de causas e

consequências entre as informações, fazendo inferências,

/rando conclusões sobre cada tópico estudado.

Escrevendo o RESULTADOS E DISCUSSÃO

- Nesta etapa que iremos apresentar, comentar e

interpretar os resultados da pesquisa;

- Na revisão escrevemos uma descrição de tudo, aqui

iremos fazer uma dissertação sobre os resultados;

- Iden/ficar relações entre os ar/gos/capítulos;

- Aqui sua capacidade de análise vem à tona, e pode te

dar uma 10 ou até um Zero.

Escrevendo o RESULTADOS E DISCUSSÃO

- 1º passo: Recapitular as etapas do seu trabalho;

- 2º passo: informar os resultados coletados;

- 3º passo: iden/ficar e mostrar relações encontradas;

- 4º passo: confirmar ou refutar sua hipótese;

- 5º passo: responder o problema.

BONS

ESTUDOS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur