Guia para elaboração de Artigo Científico UNINTER UNINTER Caro aluno, Esse guia tem como objetivo lhe indicar os caminhos para a produção do TCC II – Artigo Científico. Leia-o com atenção e vá aos poucos elaborando seu trabalho. Um artigo científico é a discussão de um tema, de forma organizada, estruturada e fundamentada, seguindo as normas da ABNT. Você poderá escrever sobre qualquer área da Administração (Gestão de Pessoas, Financeira, Logística, Produção, Estratégia, Qualidade, Financeira entre outras). Depois de definido a área, o próximo passo é pensar em um Tema, pois cada área é ampla e lhe dá inúmeras possibilidades de pesquisa e escrita. Uma vez definido o tema de seu artigo, é hora de construir seu problema de pesquisa, para tanto, consulte o e-book disponibilizado para entender melhor do que se trata. É na verdade sua inquietação, a que pretende responder ao final do seu trabalho. Geralmente é apresentado em forma de pergunta. Escolha qual metodologia irá utilizar para pesquisar e produzir o artigo, no e-book há descrição detalhada das possibilidades metodológicas existentes. Isso tudo feito, comece a pesquisar materiais que lhe darão suporte na produção do artigo. Você pode consultar os livros que recebeu durante sua graduação, nossa biblioteca virtual, a biblioteca do Polo, outras bibliotecas. Também pode utilizar a internet, mas com parcimônia, seu artigo deve ser fundamentado teoricamente com autores de livros e outros artigos científicos. Artigos fundamentados exclusivamente com base em sites e blogs não serão aceitos e serão zerados. Se no artigo enviado constar no mínimo um parágrafo que seja plágio de outros trabalhos, que é quando se copia e cola material produzido por outro, ele será zerado, pois se alguma nota for atribuida ao restante do trabalho demonstrará que a Instituição concorda com aquela situação. Desta forma, faça um artigo autoral, simples, mas efetivo. O trabalho pode ser feito em até 03 alunos, desde que cursem a mesma Oferta, oferta é o código que consta ao lado do nome da disciplina. Caso não sigam essa regra, um dos trabalhos será zerado, sendo considerado plágio do outro que tiver postado. Essa norma foi instituida pois não conseguimos corrigir e dar notas a trabalhos postados em diferentes disciplinas/ofertas. E somente apresentar nomes e RUs nos comentários na hora da postagem não basta para que consigamos atribuir nota. O artigo deve ter obrigatoriamente no mínimo 10 páginas e no máximo 15. A seguir, neste Guia, apresentamos todas as seções de um artigo científico, bem como, as explicações devidas de cada um com exemplos que lhe ajudarão a elaborar o seu. Bom trabalho. Coordenação de TCC – Administração – UNINTER. Guia para elaboração de Artigo Científico 2 Título do artigo Nome do autor1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como sua formatação geral. O Resumo deve iniciar-se com a descrição sucinta do objetivo do artigo e do objeto da pesquisa, enfatizando de forma clara sua contribuição para a comunidade a que se destina. Em seguida, deve ser caracterizada e descrita, de forma sucinta, a metodologia empregada. Por fim, sintetizam-se os principais resultados. O Resumo deve ter apenas um parágrafo. O resumo deve conter 250/300 palavras, em fonte Arial, tamanho 11, justificado, espaçamento entre linhas simples 1,0. Palavras chave: Artigo científico, Modelo, Orientações metodológicas. Devem ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo. 1. Introdução Ela deve ser escrita depois do restante do trabalho finalizado, assim já se tem a visão geral, o conteúdo que foi trabalhado, suas seções, pontos fortes e os que ainda precisam de mais pesquisa. Logo, faça o trabalho e quando estiver concluindo elabore a Introdução. O objetivo deste documento é esclarecer aos alunos o formato que deve ser utilizado no artigo a ser desenvolvido, individualmente ou em até 03 alunos, como requisito para conclusão do curso de Administração. Este documento serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. A bibliografia utilizada para a elaboração desse artigo deverá ser composta por livros e artigos científicos atuais sobre o tema escolhido pelo autor. Não serão aceitos fundamentação com conteúdos de sites e blogs. Para se inspirar e não COPIAR, coloque no google o título provisório de seu artigo seguido da sigla PDF, ele trará outros artigos, isso lhe permitirá ver quais assuntos tratataram, quais autores utilizaram, como fizeram algumas citações e principalmente a conexão entre as diversas seções. Utilize para produzir e fundamentar o artigo científico os livros que foram disponibilizados durante o curso, a biblioteca virtual, a biblioteca do Polo de Apoio. Utilize também o https://books.google.com.br/ lá aparecerão livros com partes visíveis e disponíveis. Não copie e cole, faça a fundamentação teórica, que consiste em Guia para elaboração de Artigo Científico 3 expressar seu ponto de vista por si só ou baseando-se em algum autor e depois deve apresentar as devidas citações das obras/livros utilizados, sejam elas diretas e/ou indiretas. Como na maioria dos textos da produção acadêmica, o artigo deve ser composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão (BRUNO, 2007). A Introdução descreve sucintamente aspectos que demonstram a relevância do tema, sua atualidade e pertinência à área de estudo. Deve-se iniciar a Introdução apresentando fatos e dados extraídos da revisão da literatura que produzam o encaminhamento lógico por intermédio do qual iremos ratificar/confirmar a relevância de nossa abordagem, assim como sua atualidade. As Referências, ao elucidarem autores, escolas de pensamento e revistas científicas, revelam, ao mesmo tempo, a pertinência do tema e do problema de estudo à área temática. Na Introdução deve constar o Problema de Pesquisa que se pretende elucidar e/ou responder no decorrer do artigo. Ele é apresentado em forma de pergunta e consiste na inquietação que o autor tem em relação ao tema pesquisado. Exemplo: Qual são os melhores métodos de seleção de pessoas para se identificar competências comportamentais em um processo seletivo? A resposta ou respostas à essa pergunta estarão no Desenvolvimento ou Conclusão do Artigo. Ainda na Introdução, devem ser informados aspectos básicos metodológicos, que orientem o leitor sobre o método de investigação empregado, suas limitações e vantagens para a consecução dos objetivos do estudo. Utilize como base o E-book Metodologia do Trabalho Científico, disponibilizado dentro de uma das aulas do TCC II. A Introdução culmina na descrição sucinta das seções do artigo, que compõem a etapa de Desenvolvimento, e apresenta suas principais conclusões. Por exemplo: A organização deste artigo apresenta-se da seguinte forma: a seção dois (primeira seção após a Introdução) oferece uma breve revisão de conceitos sobre X, enfocando Y e Z. A seção três discute a noção W especificando a área de abordagem [enfoque de interesse]. A seção quatro reporta as evidências do estudo empírico, documental, ou bibliográfico. A seção cinco apresenta nossas considerações finais, resumindo os principais resultados e sugerindo possíveis e desejáveis desdobramentos futuros. Os resultados permitem concluir que os grupos A e B sofrem influências dos fatores L e N quando as forças F e G estão presentes. Na parte Desenvolvimento, são apresentadas as seções descritas anteriormente. A seguir, é apresentada uma citação direta, a qual já explicíta do que se trata esta seção: O desenvolvimento é a parte nuclear do trabalho, por vezes denominada corpo do trabalho. Nesta parte, discute-se o problema apresentado na introdução, bem como aspectos da metodologia utilizada para a realização do estudo. De acordo com as características do problema, das técnicas utilizadas e do estilo do autor, pode-se dividir o desenvolvimento em partes ou capítulos, e cada capítulo em subtítulos ou itens sem perder a unidade do trabalho. Não há uma regra válida para se processarem as divisões das partes, capítulos ou subtítulos para todos os trabalhos, indistintamente. Entretanto, observa-se que as subdivisões devem ser realizadas em função da exigência de logicidade (sic) e da necessidade de clareza. Ruiz (1978) observa que a divisão mais adequada Guia para elaboração de Artigo Científico 4 para cada trabalho deve surgir de sua própria natureza, de sua contextura ou de sua maior ou menor complexidade (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2007, p.47). Deve-se ressaltar que a Introdução nos artigos é título da primeira seção. O Desenvolvimento, entretanto, não consiste no título das partes subseqüentes. Estas receberão títulos próprios e serão numeradas, seqüencialmente, iniciando-se pela seção dois. O trabalho encerra-se com a seção Conclusão, seguida das Referências, aonde serão apresentadas obras e fontes consultadas e utilizadas no decorrer do Trabalho.. 2. Formatação geral O artigo completo deve ter no mínimo 10 páginas. O limite máximo é de 15 páginas, contando com os elementos pré textuais, textuais, bem como os pós textuais. A margem lateral esquerda e a margem superior devem ter 3,0 cm e as margens inferior e lateral direita devem ter 2,0 cm. O tamanho de página deve ser A4. Na seqüência, o passo a passo, será especificado em relação à formatação. Título: deve estar na primeira linha da primeira página, centralizado, letra Arial tamanho 15, em negrito, com a primeira letra em maiúscula e demais letras em minúscula. Nomes dos autores: o primeiro autor deve vir duas linhas abaixo do titulo, centralizado, com letra ARIAL, tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúscula, em negrito. Nas linhas seguintes, repetir o procedimento para os demais autores, se for o caso. Resumo: duas linhas abaixo do nome dos autores, o resumo deve ser escrito em português, em torno de 250/300 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 11, justificado, com espaçamento simples entre linhas 1,0. Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informados no máximo três termos indicativos do conteúdo do artigo, em português, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúscula, separados entre si por vírgula ou ponto. Deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, em itálico. Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 12, em negrito. O título da primeira seção deve ser posicionado duas linhas abaixo das palavras-chave. Corpo do texto (Introdução, Desenvolvimento e suas seções e Conclusão): o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte ARIAL, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento de 1,5 entre linhas. Guia para elaboração de Artigo Científico 5 No caso do uso de listagem de tópicos, o marcador a ser utilizado é este que aparece no início desta frase; Caso queira utilizar listas numeradas (1, 2, 3.. ou a, b, c..), devem ser utilizados os mesmos recuos que aparecem nesta lista com marcadores; Após as listas, deixar um espaço simples, como aparece a seguir. No caso de divisão em seções, sua ordenação deve seguir o sistema de numeração progressiva, com subtítulos de caráter informativo. Recomenda-se evitar o excesso de subdivisões cujos títulos devem ser curtos e adequados aos aspectos relevantes do conteúdo. Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé para referências que deverão constar do final do trabalho, seguindo as normas da ABNT. Normas para redação e formatação: deverão ser observadas as normas da ABNT para redação e apresentação de trabalhos acadêmicos. Caso outras informações que o aluno precise sobre formatação não constem desse material, o acadêmico deve fazer buscas em sites especializados e respeitados, para decidir a forma correta de apresentar sua produção. O maior erro dos alunos é em lugar de fazer um artigo autoral, que tenha sido produzido por ele, fazer cópias de sites, blogs e de outros artigos. Geralmente esses trabalhos são zerados. É necessário na Fundamentação Teórica buscar livros que deem suporte para se escrever o trabalho, fazendo citações diretas e indiretas. O trabalho deve, obrigatoriamente, ser postado em WORD, caso não seja, não será corrigido. Pesquisa descritiva é uma das classificações da pesquisa científica, na qual seu objetivo é descrever as características de uma população, um fenômeno ou experiência para o estudo realizado, segundo o site Significados (s/d)1 . Neste caso, apresentam-se os resultados coletados por meio da coleta dos dados, através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas na seção Apresentação e Discussão dos Resultados, seção que pode ser um subitem do Desenvolvimento. 3. Elementos de apoio: formatação de tabelas, quadros, figuras e outros Figuras, quadros, tabelas, ilustrações podem ser incluídos no corpo do texto. Não devem possuir títulos, mas legendas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras, Quadros e Tabelas. Esses objetos e suas respectivas legendas devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, Figura 1). Para as legendas, deve-se utilizar fonte ARIAL, tamanho 10, com a palavra Figura (ou Tabela ou Quadro), seguida do número e do título correspondente, localizando-se sob a figura que representa. Não devem ser incluídas ilustrações que não sejam citadas no texto. 1 Disponível em https://www.significados.com.br/pesquisa-descritiva/ acesso em 03/02/20 Guia para elaboração de Artigo Científico 6 Figura 1 – Exemplo de figura Nos quadros e tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte ARIAL, tamanho 12 (mesmo tamanho de fonte do texto). No entanto, caso o quadro tenha muita informação, pode-se utilizar a fonte ARIAL, tamanho 10. O estilo utilizado no interior de Quadros e Tabelas deve ser o estilo normal, o qual pode ser editado (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme a necessidade. O Quadro 1 apresenta o formato indicado para os quadros, enquanto que a Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. Atentar para o fato de que as Tabelas são os únicos objetos cujo título precede a imagem, de acordo com normas do IBGE. Quadro 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa Fonte: (Adaptado de MAYS, 1996 apud GREENHALG, 1997) Tabela 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa Fonte: (Adaptado de MAYS, 1996 apud GREENHALG, 1997) Guia para elaboração de Artigo Científico 7 4. Citações e formatação das referências Para citações, deverá ser utilizada a norma ABNT NBR 10520. Para as referências, a norma ABNT NBR 6023 deverá ser empregada. A norma que se padroniza a redação de artigos científicos é a ABNT NBR 6022. De acordo com Bruno (2007), citar a literatura é muito importante. Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no parágrafo a seguir. Na verdade, citar/utilizar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser considerado plágio (BELTRANO, 2002), se apenas um parágrafo no trabalho todo for cópia, sem referência, de outro autor, isso por sí só já é passível de reprovação ou de se zerar o trabalho. 4.1- CITAÇÕES 4.1.1- Citação Direta As citações podem ser feitas na forma direta ou na indireta. Na forma direta devem ser transcritas entre aspas, quando ocuparem até três linhas impressas, onde devem constar o autor, a data e a página, conforme o exemplo: “A ciência, enquanto conteúdo de conhecimentos, só se processa como resultado da articulação do lógico com o real, da teoria com a realidade”.(SEVERINO, 2002, p. 30). As citações de mais de um autor serão feitas com a indicação do sobrenome dos dois autores separados pelo símbolo &, conforme o exemplo: Siqueland & Delucia (1990, p. 30) afirmam que “o método da solução dos problemas na avaliação ensinoaprendizagem apontam para um desenvolvimento cognitivo na criança”. Quando a citação ultrapassar três linhas, deve ser separada com um recuo de parágrafo de 4,0 cm, em espaço simples no texto, com fonte menor (geralmente tamanho 10): Severino (2002, p. 185) entende que: A argumentação, ou seja, a operação com argumentos, apresentados com objetivo de comprovar uma tese, funda-se na evidência racional e na evidência dos fatos. A evidência racional, por sua vez, justifica-se pelos princípios da lógica. Não se podem buscar fundamentos mais primitivos. A evidência é a certeza manifesta imposta pela força dos modos de atuação da própria razão. No caso da citação direta, deve-se comentar o texto do autor citado, e nunca concluir uma parte do texto com uma citação. No momento da citação, transcreve-se fielmente o texto tal como ele se apresenta, e quando for usado o negrito para uma palavra ou frase para chamar atenção na parte citada usar a expressão em entre parênteses (grifo nosso). Caso o destaque já faça parte do texto citado usar a expressão entre parênteses: (grifo do autor). 4.1.2- Citação Indireta A citação indireta, denominada de conceitual, reproduz ideias da fonte consultada, sem, no entanto, transcrever o texto. É “uma transcrição livre do texto do autor consultado” (ABNT, 2001, p. 2). Esse tipo de citação pode ser apresentado por meio de paráfrase quando alguém expressa a ideia de um dado autor ou de uma determinada fonte. A paráfrase, quando fiel à fonte, é geralmente preferível a uma longa citação textual, mas deve, porém, ser feita de forma que fique bem clara a autoria. Guia para elaboração de Artigo Científico 8 4.1.3- Citação de citação A citação de citação deve ser indicada pelo sobrenome do autor seguido da expressão latina apud (junto a) e do sobrenome da obra consultada, em minúsculas, conforme o exemplo Freire apud Saviani (1998, p. 30). 4.2- Notas de Rodapé As notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos, tecer considerações, que não devem ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Referem-se aos comentários e/ou observações pessoais do autor e são utilizadas para indicar dados relativos à comunicação pessoal. As notas são reduzidas ao mínimo e situar em local tão próximo quanto possível ao texto. Para fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se os algarismos arábicos, na entrelinha superior sem parênteses, com numeração progressiva nas folhas. São digitadas em espaço simples em tamanho 10. Exemplo de uma nota explicativa: A hipótese, também, não deve se basear em valores morais. Algumas hipóteses lançam adjetivos duvidosos, como bom, mau, prejudicial, maior, menor, os quais não sustentam sua base científica. 5. Conclusão Neste trabalho apresentamos elementos essenciais para a apresentação de um artigo científico. Espera-se que o presente modelo auxilie os alunos a formatar corretamente seus trabalhos acadêmicos, padronizando a estrutura dos diferentes artigos científicos a serem apresentados como avaliações para disciplina de TCC II do curso de Administração. ADAPTADO DE: MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Disponível em: http://www.ufrgs.br/deds/copy_of_imagens/Manual%20Artigo%20Cientifico.pdf acesso em 16/10/2017 as 11h31m ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Modelo de formatação de artigos. Disponível em: http://www.abepro.org.br/arquivos/websites/8/modelo_artigo_2007.doc. Acesso em 10 mar 2008.
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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